Navegando por Palavras-chave "Letramentos"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Compreendendo as práticas de letramento no teatro escolar numa escola pública: significados e efeitos(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-04) Sousa, Sulamita Oliveira de [UNIFESP]; Vóvio, Cláudia Lemos; http://lattes.cnpq.br/6082754427382954; http://lattes.cnpq.br/4400849704438900No contexto escolar, o teatro permite a potencialização de códigos sociais e oportuniza práticas de letramento e atuação no universo textual, para além do texto. Partindo dessa premissa, alguns estudos têm se dedicado a tratar dessas questões em conjunto, mostrando que o teatro escolar, relacionado ao letramento, adquire diferentes significados e efeitos, sendo ora utilizado como estratégia didática para o ensino de conteúdos escolares, ora como arte pela arte, ou seja, privilegiando a autonomia da arte, desligando-a de razões instrumentais, pedagógico-didáticas ou morais, focalizando a experiência estética. Nesse sentido, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), advém de uma Iniciação Científica apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP (Processo no.: 2022/04849-0), prevê a identificação de práticas de letramento realizadas em vivências de teatro para crianças matriculadas no ciclo de alfabetização, no Ensino Fundamental. Busca-se especificamente compreender como se configuram essas práticas, se há consequências, e quais seriam, para a trajetória escolar das crianças, além dos sentidos atribuídos a essas práticas pelos participantes. Para tanto, mobilizou-se um quadro teórico advindo dos Novos Estudos do Letramento, de vertente sociocultural e histórica (STREET, 1995; KLEIMAN, 1995; SOUZA, 2009; MARCUCCI, 2019; RIZZATTI, 2012; MACEDO, 2020; HAMILTON, 2000; BARTON, 2000; TERRA, 2013; SOUZA E VÓVIO, 2005), e as contribuições advindas da história do teatro e de sua inserção na escolarização (BRECHT, 1978; BERTHOLD, 2001; GOMES E AQUINO, 2019; SOUZA, 2008; BARROSO; 2017; DESGRANGES, 2006; SANTOS, 2002). Adotou-se uma abordagem qualitativa de inspiração etnográfica, com vistas à observação participante de vivências de teatro, apoiada em registro adensado em notas de campo, fotografias e aplicação de entrevistas em atores que tomam parte dessas vivências. O campo da pesquisa deu-se num Projeto teatral de uma Associação Cultural pública, em parceria com uma escola pública municipal, em São Paulo, durante os meses de Agosto de 2022 à Janeiro de 2023, totalizando 24 horas de imersão. Os resultados elucidam as descrições e caracterizações dos eventos de letramento encontrados e a configuração e análise das práticas de letramento na Associação pesquisada: 1) Roda de conversa da vivência teatral; 2) Produção de esquetes teatrais; 3) Produção de uma peça teatral; 4) Assistir espetáculos com debates entre atores e espectadores. Foi possível constatar, ainda, que o trabalho realizado não possui um viés pedagogizante do teatro. Além disso, também explicitou-se a existência de multiletramentos na Associação, o que proporciona às crianças uma ampliação de letramentos. Espera-se que os resultados possam colaborar para reflexões sobre os letramentos em outros âmbitos, para além da escola, considerando os diferentes sentidos atribuídos pelos participantes a essas práticas e seus possíveis efeitos sobre suas trajetórias. Agradecemos à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) pelo apoio por meio de concessão de bolsa de pesquisa e asseveramos que as opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Contação e narração de histórias em contexto escolar: o estado da questão entre os anos de 2011 e 2021(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-13) Portis, Mariana Antunes; Vóvio, Claudia Lemos; http://lattes.cnpq.br/6082754427382954; http://lattes.cnpq.br/2972170206305154Este trabalho apresenta uma análise das pesquisas acadêmicas acerca da contação/narração de histórias em contextos escolares, na Educação Básica, com recorte temporal do período de 2011 a 2021. A pesquisa, de caráter qualitativo e documental, tem como objetivo geral analisar a produção científica sobre contação/narração de histórias entre os anos 2011 e 2021, no Brasil, a fim de compreender como tem sido definida e quais finalidades assume em pesquisas articuladas à Educação Básica, bem como identificar as contribuições desses estudos no contexto escolar, a partir da elaboração deum Estado da Questão. Para fundamentar esse estudo, adotamos a abordagem sociocultural e histórica dos Estudos do Letramento, advinda dos Novos Estudos do Letramento (NEL), especialmente as contribuições de Street (2014, 2004), Barton e Hamilton (2004), Kleiman (1995), Graff (2016), Kleiman e Assis (2016), Vianna et al. (2016), Kleiman e Sito (2016), entre outros. Este trabalho resultou em uma sistematização de dados produzidos de acordo com alguns critérios como: regionalidade, ano de produção, instituição de origem. Observamos que os significados atribuídos à contação/narração variam entre o ensino de conteúdos escolares, experiência estética, aproximação literária, prática de leitura compartilhada, prática de oralizar, estratégia de interação docente e discente, acesso a prática de letramento. Tendo como finalidade o ensino de conteúdos específicos, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, o desenvolvimento da oralidade, a formação do comportamento leitor. Percebemos que acontação/narração, além de ser configurada como instrumento pedagógico, é representada a partir de uma intersecção entre linguística, sociologia, pedagogia e até mesmo psicologia. De modo a transmitir conhecimentos, construir significados, formar identidades e estabelecer conexões humanas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Fendas no cárcere:Práticas de Letramento Literário para Remição Penal pela Leitura(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-31) Rodrigues, Victor Silva [UNIFESP]; Vóvio, Claudia Lemos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6082754427382954; http://lattes.cnpq.br/6890308359455548Esta pesquisa reconstitui, por meio de narrativas orais, as práticas de letramento literário para remição penal do Projeto de Extensão “Remição Penal pela Leitura: dos direitos educativos ao acesso à justiça”, da Unifesp (GRACIANO, 2019), bem como os significados atribuídos a essas práticas pelos mediadores de leitura. Esse Projeto foi implementado numa unidade prisional paulista e visava propiciar práticas de leitura e escrita voltadas à remição penal, contribuindo para a ampliação do acesso aos direitos civis, sociais e culturais da população carcerária, por meio do apoio à implementação da Recomendação do Conselho Nacional de Justiça n. 44, de 26 de novembro 2013, para a Remição da Pena pela Leitura. O quadro teórico-metodológico adotado mobiliza as contribuições dos Estudos do Letramento, de abordagem sociocultural e histórica, incluindo as contribuições sobre práticas de letramento a partir do texto literário, a fim de apreender as características, funções e significados atribuídos a essas práticas, e da Teoria enunciativa-discursiva do Círculo de Bakhtin, o que nos filia a uma perspectiva social de linguagem. Mobilizamos ainda conceitos advindos da Teoria Decolonial para compreender os discursos produzidos pelos mediadores e da Sociologia para apresentar o sistema prisional e a legislação que estabelece o direito a remir dias da pena. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, com a participação de sete mediadores – docentes e extensionistas participantes desse Projeto de Extensão, entre 2019 e 2020, com um corpus composto por dados orais, advindos da aplicação de entrevistas semiestruturadas, e escritos, constituído por documentos legais. Como principais resultados, constatamos que as práticas de letramento para remição penal pela leitura no âmbito desse Projeto, apesar de variara em sua configuração de acordo com os grupos que as constituem, produzem fendas no árido solo do sistema prisional e semeiam novos modos de interação com os textos literários, das pessoas privadas de liberdade com os mediadores, e de ambos com suas próprias histórias e experiências. Os efeitos percebidos pelos mediadores são, de modo geral, positivos, e dessas experiências foram semeadas estratégias de mediação da leitura literária e de produção de resenhas, influindo no desenho de políticas em torno do acesso à justiça, como a possibilidade de pessoas não ou pouco alfabetizadas participarem dessas práticas (Resolução 391/2021), e a formação inicial de futuros docentes. Desse modo, os mediadores atribuem ao Projeto a possibilidade de articular a Universidade pública, por meio da ação extensionista, ao Sistema Prisional, a fim de favorecer o desencarceramento e desconstruir representações negativas sobre pessoas que se encontram cumprido penas em regime fechado.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Infográficos em livros didáticos para o ensino de leitura em língua inglesa: uma análise multimodal e sistêmico-funcional(Universidade Federal de São Paulo, 2023-02) Ramos, Maria Beatriz de Azevedo [UNIFESP]; Batista, Maria Eugenia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0832543378873742; http://lattes.cnpq.br/5053638086521538Considerando a importância da leitura multimodal para o desenvolvimento de letramentos, este trabalho tem como objetivo geral apresentar a análise de três infográficos didatizados e das instruções que orientam a leitura multimodal desses textos. Como objetivos específicos (i) identificar o propósito sociocomunicativo, (ii) a composição multimodal, (iii) as estruturas dos infográficos de acordo com as Famílias de Gênero (MARTIN; ROSE, 2008; ROSE; MARTIN, 2012) e (iv) analisar linguisticamente as instruções que orientam as atividades de leitura multimodal sob a perspectiva da Metafunção Ideacional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). Este estudo está fundamentado no aporte teórico-metodológico da Linguística Sistêmicofuncional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014; FUZER; CABRAL, 2014), da abordagem multimodal da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; KRESS, 2010) e da Pedagogia com base em gêneros da Escola de Sydney (MARTIN; ROSE, 2008; ROSE; MARTIN, 2012). A abordagem metodológica desta pesquisa é de cunho qualitativo (PAIVA, 2019; DORNYEI, 2007). Os infográficos e as instruções selecionados para compor os corpora encontram-se na seção de leitura de três livros didáticos da coleção English and More! aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático em 2020. Os corpora foram analisados à luz do arcabouço teórico mencionado a fim de atingir os objetivos específicos descritos. O resultado das análises dos infográficos indica que estes contêm elementos em comum em suas composições multimodais: o uso de imagem, de verbiagem e de articulação intermodal. Esses elementos constroem sentidos que encaminham os textos ao propósito do gênero infográfico, que é Explicar, e pode ser realizado por meio de Explicações condicionais (Infográfico I) e Explicações fatoriais (Infográficos II e III). A análise das instruções que orientam a leitura multimodal revela a instanciação por meio de processos materiais que mobilizam ações transformativas e criativas, e processos mentais que criam oportunidades para que os estudantes possam desenvolver habilidades cognitivas a partir da leitura multimodal. No entanto, as instruções pouco exploram os elementos visuais do infográfico. Considerando a noção de letramentos (DIONISIO, 2006; ROJO; BARBOSA, 2015), foi possível vislumbrar a importância das atividades de leitura multimodal a partir de gêneros de texto essencialmente multimodais como o infográfico. Esse estudo busca contribuir para a formação inicial e continuada de professores e formadores, de modo a oferecer subsídios para a construção de conhecimento acerca do papel da multimodalidade no ensino de leitura em língua inglesa.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Práticas de letramento em contextos não formais: possibilidades na (re)construção de identidades e criação de novas narrativas sobre si(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-09-30) Saad, Mayte Ache [UNIFESP]; Vovio, Claudia Lemos [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This research presents two main questions as background: the social disadvantages in which adolescents who live in vulnerable territories are immersed, particularly the ones related to the opportunities of access and dissemination of the uses of writing; and the role of social organizations, situated in the broad and diverse context of non-formal education, which aim to complement the learnings of formal system, in order to contribute to the promotion of human rights and the overcoming of adolescents disadvantageous conditions in the social environment. In this respect, this study concerned an investigation of a group of adolescents, who participate in one of these organizations, located in the district of M´Boi Mirim, in the outskirts of São Paulo, seeking to identify the literacy practices they take part in, as well as to comprehend how they signify these events of uses of writing and construct their identities in this process. Our interest was to verify to what degree these experiences favor the expansion of opportunities of choice and participation of adolescents in a society affected by social inequalities. The theoretical contributions come from the Literacy Studies in a socio-historical and cultural perspective, comprehended as multiple, diverse and marked by power relations, the Cultural Studies that deal with identity construction and the enunciative-discursive approach of the Bakhtin´s Circle. The data used in this qualitative and interpretative research was generated from observation and video recording of these literacy events, the construction of self narratives, the conversation circles with the adolescents, and the semi-structured interviews with the adolescents and the social educator of the group. The results indicate the existance of a plurality of literacy events offered to adolescents, which are permeated by the reception, appropriation and production of multimodal texts, related to the oral expression, the music, the images and the use of the space and body, beyond writing. We identified collaborative practices, where adolescents, focused on their interests, would take different roles related to the social uses of writing, negotiate ideas and actions, position themselves and perform in public mediated by different languages. At the same time, the presence of literacy events marked by social control and tutelage related characteristics, which mobilized school and religious discourses, and those connected to mass cultural models was identified. Despite these challenges, the discursive positions of the adolescents regarding the literacy practices they take part in the social organization reveal they appreciate and recognize the importance of these experiences, which help them expand their possibilities of expressing themselves, participating more actively in diferent spheres (mainly the school sphere) and constructing new paths which allow them to choose and dream.