Navegando por Palavras-chave "Jovens"
Agora exibindo 1 - 13 de 13
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Condições de acesso e permanência de jovens e adultos com deficiência na EJA(Universidade Federal de São Paulo, 2024-07-12) Silva, Karine Fernandes; Freitas, Marcos Cezar; http://lattes.cnpq.br/6855478178963979Este trabalho analisa as condições de acesso e permanência de jovens e adultos com deficiência na Educação de Jovens e Adultos (EJA), entendida como uma modalidade educativa reparadora. A EJA é voltada para pessoas que, por diversos motivos, foram privadas de concluir a educação básica no momento adequado. Ao longo desta monografia será abordada a origem e evolução da EJA no Brasil, bem como as razões que levaram à necessidade de uma modalidade de ensino específica para jovens e adultos, além dos desafios enfrentados na implementação da EJA como política pública efetiva. Além de examinar o percurso histórico das pessoas com deficiência no Brasil, analisando a trajetória de exclusão e negação de direitos enfrentada por essas pessoas e a interseção entre a EJA e a Educação Especial (EE). Ademais, apresenta um panorama das políticas públicas direcionadas ao acesso e permanência do público-alvo da Educação Especial na EJA. Apesar dos avanços, as pessoas com deficiência e os educandos da EJA ainda enfrentam barreiras significativas, reflexo de uma longa história de negligência e discriminação. O objetivo é analisar as iniciativas governamentais, os marcos legislativos e os programas específicos implementados para assegurar que pessoas com deficiência possam não apenas acessar, mas também permanecer e concluir sua escolarização na modalidade EJA.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Construção e desenvolvimento de um grupo de jovens e adolescentes na atenção básica em saúde: uma experiência de estágio supervisionado em um cenário de mudanças no NASF-AB(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-06) Nascimento, Caio Rodrigues do [UNIFESP]; Castro-Silva, Carlos Roberto de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0357820757162104; https://lattes.cnpq.br/4260442373722529; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Relata-se neste trabalho a experiência derivada do estágio supervisionado em Psicologia, da UNIFESP, realizado em uma Unidade de Saúde da Família (USF) em Santos, em meio ao contexto de desestruturação do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB). Descreve-se no estudo a formação e condução de um grupo de jovens e adolescentes na Atenção Básica (AB), e destacam-se as dificuldades e conquistas surgidas ao longo do processo. Durante os encontros, os participantes puderam trabalhar e explorar questões como lazer e ocupação do espaço público, escola e habilidades sociais. Ademais, no relato ressalta-se a potencialidade e a importância do trabalho com essa população na AB, ao mesmo tempo em que se evidencia os desafios trazidos pela precarização do NASF-AB e a falta de recursos. As considerações finais enfatizam a necessidade de fortalecimento de ações que assegurem a qualidade e a continuidade do trabalho com jovens e adolescentes na AB, a despeito dos obstáculos encontrados
- ItemAcesso aberto (Open Access)Consumo de polivitamínicos e minerais entre jovens e adultos(Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-13) Silva, Bianca Oliveira [UNIFESP]; Fonseca, Fernando Luiz Affonso [UNIFESP]; https://bv.fapesp.br/pt/pesquisador/34031/fernando-luiz-affonso-fonseca/Introdução: Os polivitamínicos são suplementos nutricionais formulados com uma combinação de vitaminas e minerais fundamentais para promover o funcionamento saudável do organismo. Embora uma alimentação equilibrada seja a abordagem preferencial para obter nutrientes, os polivitamínicos podem desempenhar um papel crucial na prevenção de deficiências nutricionais. Amplamente disponíveis sem necessidade de prescrição médica, são classificados como alimentos e estão disponíveis em farmácias e lojas de produtos naturais. Objetivo: Descrever como jovens e adultos têm o seu primeiro contato com os polivitamínicos e entender os principais motivos para o início do uso, o tempo de suplementação e o seu estilo de vida dos participantes, o que irá fornecer insights relacionados aos consumidores e suplementos nutricionais no geral. Materiais e Métodos: Os dados utilizados foram coletados pela plataforma Google Formulários. O link do formulário foi divulgado em plataformas como Instagram, grupos de WhatsApp e Facebook, todas via compartilhamento. Os participantes concordaram em participar da pesquisa ao assinar um termo de responsabilidade e autorização. A privacidade deles foi protegida, garantindo o anonimato de todos os envolvidos. Resultados: A pesquisa realizada revelou que a maioria do público é jovem, predominantemente do sexo feminino e reside em São Paulo. Sobre o consumo de polivitamínicos, 56% utilizaram esses suplementos nos últimos seis meses, destacando-se a melhora na imunidade e disposição física como principais benefícios. A indicação médica é o principal motivo para o uso de polivitamínicos. A prática regular de atividade física é comum e a alimentação dos participantes é majoritariamente composta por alimentos minimamente processados. Conclusão: É imperativo promover não apenas o consumo adequado de nutrientes através da dieta e suplementação, mas também a adoção de um estilo de vida saudável que inclua a prática de exercícios físicos como parte integrante da manutenção da saúde e do bem-estar geral.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeito do treinamento pliométrico horizontal combinado a sprints repetidos seguido por um período de redução de carga de treino sobre o desempenho físico de jovens atletas de futsal(Universidade Federal de São Paulo, 2021-05-28) Neves, Tiago de Assis [UNIFESP]; Guerra, Ricardo Luís Fernandes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3856113753837921; http://lattes.cnpq.br/8332561293153535; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O futsal é caracterizado por esforços de alta intensidade, com alta demanda física- fisiológica, sendo que os sprints, as acelerações e as mudanças de direção são ações fundamentais para o desempenho durante o jogo, no entanto, pouco se sabe sobre a efetividade do treinamento pliométrico horizontal combinado com sprints repetidos em melhorar o desempenho físico em jovens atletas de futsal masculino, assim como os efeitos da redução das cargas por 4 semanas (em período competitivo). Assim, o objetivo do presente estudo foi verificar a efetividade do treinamento pliométrico horizontal combinado com sprints repetidos, realizado 2 vezes por semana, no desempenho físico e composição corporal de jovens atletas de futsal e como um período de redução de cargas pode modificar as adaptações em resposta ao estímulo do treinamento. Dezesseis jovens atletas da categoria sub-18, foram avaliados através da composição corporal, testes de saltos (verticais e horizontais), mudança de direção (Agility-t test) e velocidade de 10, 20 e 30 metros, em quatro momentos da temporada regular. Significantes diferenças foram encontradas após a 10ª semana (p≤0,001) para todas as variáveis analisadas, exceto para o % de gordura corporal. Após as 4 semanas com redução das cargas, os saltos verticais e a velocidade de corrida de 20 metros tiveram decréscimo (p≤0,05). Em conclusão, 10 semanas com treinamento pliométrico horizontal combinado com sprints repetidos em conjunto com treinamento específico da modalidade foi efetivo em potencializar o desempenho físico de jovens atletas de futsal e modificar a composição corporal. A redução das cargas sem a intervenção proposta e apenas a continuidade do treinamento técnico-tático mostrou a não manutenção dos ganhos nas variáveis de saltos verticais e velocidade de 20 metros.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Entre a proteção e a desproteção: uma análise do desacolhimento institucional de adolescentes(Universidade Federal de São Paulo, 2021-10-22) Nakasone, Pedro Egidio [UNIFESP]; Silva, Maria Liduina de Oliveira e [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8772472007007461; http://lattes.cnpq.br/3477268183677849; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente estudo aborda o desacolhimento institucional de adolescentes pela maioridade civil, analisando as medidas de proteção social e suas consequentes desproteções neste processo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória e qualitativa, a técnica utilizada é a narrativa. Sendo que o objetivo da pesquisa é compreender como ocorre o processo de desacolhimento institucional pela maioridade a partir da trajetória de vida de adolescentes desacolhidos/as, além de analisar as contradições entre a realidade do desacolhimento e as políticas de proteção social instituídas, fazendo o contraponto da história do acolhimento e as garantias a partir da doutrina de proteção integral e a sua efetiva consolidação por meio do acesso à República de Jovens. Assim, foi realizada as narrativas com dois adolescentes, visando subsidiar esse debate, buscando apreender como ocorre esse processo na prática e como eles o experienciaram. A pesquisa é fundamentada na teoria social crítica e na leitura de mundo dos/as adolescentes, onde podem resgatar seus sentimentos e angústias com base na dialogicidade de suas vivências. A partir dos marcadores sociais da diferença, diante da dimensão de nosso país e a realidade experienciada nesse momento entre o desacolhimento institucional e o acesso à República, foi colocada a questão da interseccionalidade das opressões, de forma a dialogar com a classe social, raça/etnia e demais marcadores, compreendendo os dilemas de nosso processo sócio-histórico que tem fundamento no conservadorismo e no racismo estrutural. Assim, a pesquisa apresenta que, apesar de o Brasil avançar na consolidação de um quadro social amplo por meio de políticas de proteção social, há, em grande medida, a fragmentação das políticas e a não articulação intersetorial o que ocasiona em um desacolhimento precarizado diante da desidratação das políticas sociais. O Estado brasileiro assume a proteção social de crianças, adolescente e jovens, mas, ao mesmo tempo, se exime de suas responsabilidades em prol da autorresponsabilização dos indivíduos, em que as políticas só devem ser acionadas quando a população não conseguir via mercado, ou seja, elas passam a ser residuais e focalizadas para determinados grupos sociais. As narrativas expõem que o processo de desacolhimento é somente uma ruptura entre os serviços, sendo que não há uma preparação efetiva, de acordo com as normativas legais, para os/as adolescentes e jovens que completaram a maioridade, e a via eleita para garantir a autonomia é pelo mundo do trabalho. Elas também dialogam com a questão da proteção-desproteção social, porque as medidas adotadas pelos serviços de acolhimento passam pelo crivo da proteção para depois existir uma completa desproteção, principalmente aos/as jovens acolhidos/as na República. Ou mesmo, a partir dos relatos, por meio de determinadas violações objetivas na proteção social pela não inclusão de adolescentes em acolhimento e na República a partir da seletividade jurídica e a inexistência de Repúblicas a nível nacional. Por fim, o trabalho visa trazer o contexto atual do desacolhimento institucional de forma a subsidiar um debate crítico, uma vez que mesmo com a legalização das medidas de proteção há um anacronismo entre a formalização das leis e sua efetivação, demonstrando, portanto, os desafios que estão postos aos/as profissionais que atuam com as medidas protetivas de crianças, adolescentes e jovens; além das desproteções que margeiam o processo institucional.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A família como ordem simbólica(Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2004-01-01) Sarti, Cynthia Andersen [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This text is concerned with questions about working with families, and with young people in the family in particular. It is based on a conception of family as a symbolic reality, which is framed by a story told to the individuals along their lifetime. This story is reaffirmed and re-signified in different moments and places of family life, considering its relation to the external world. In face of diverse social and cultural references, family analysis demands a not always easy act of distancing oneself of one's own references, especially because we tend to confuse family with our family. The text, then, emphasizes the importance of listening to the family narratives from another point of view, different from the professional's or the researcher's, but fundamental and equally legitimate in the elaboration of the experiences lived by families in some kind of situation of vulnerability.
- ItemSomente MetadadadosGrafite Hip Hop e processos de mobilização política entre jovens moradores do Bairro Pimentas, Guarulhos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012-12-04) Kakazu, Paula Harumi [UNIFESP]; Barbosa, Andréa Cláudia Miguel Marques [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1081134523410946; http://lattes.cnpq.br/7018689445813574; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The following study aimed to examine if the young resident of the suburbs, when in contact with the Hip Hop and the graffiti related to this cultural movement, starts to see himself as a political character as it was stated in many studies about this cultural practice. This research focused in discovering if this process of political and social transformation happens by studying the young residents of Pimentas neighborhood in Guarulhos. The field of research was focused on the graffiti workshops that happened in the neighborhood and also interviews with activists from the Hip Hop movement.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Influência do exercício físico executado sob o domínio severo no humor e no bem-estar de jovens(Universidade Federal de São Paulo, 2012-03-23) Miranda, Rafael Eduardo Eustórgio Pinheiro Chagas [UNIFESP]; Antunes, Hanna Karen Moreira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1464519773053362; http://lattes.cnpq.br/6781802136318215Os efeitos do exercício físico realizado sob domínio severo, no humor e bem-estar de jovens foram investigados. Em um modelo de medidas repetidas, foram administrados instrumentos avaliando aspectos de humor, ansiedade e bem-estar, acompanhados por coletas de amostras sanguíneas em momentos distintos (Pré-exercício físico, Imediatamente após, 30min, 60min) em uma situação controle de exercício físico moderado (LVI-30) e duas situações de exercício físico realizado sob domínio severo, envolvendo os tipos; contínuo - até exaustão (TlimI O2pico) e intervalado (IT-I O2pico), em uma bicicleta ergométrica. Houve manutenção do bom estado de humor e bemestar , após a situação controle como esperado, de acordo com sua recomendação atual como promotor de benefícios para saúde física e mental. Após TlimI O2pico, houve piora imediata do humor e bem-estar com retorno destes aspectos a partir de 30 minutos. Já no teste IT-I O2pico, houve comportamento imediato de manutenção do humor e bem-estar semelhante ao protocolo LVI-30, com dados adicionais de diminuição na concentração de cortisol e níveis de ansiedade, após 60 minutos de execução, abaixo dos valores basais. Portanto, o exercício físico realizado sob domínio severo, quando executado de maneira intervalada é capaz de promover manutenção de um perfil de saúde mental positiva em jovens fisicamente ativos, podendo tornar um programa de treinamento físico mais atrativo para adesão e manutenção de atividade física regular deste público. Os efeitos do exercício físico realizado sob domínio severo, no humor e bem-estar de jovens foram investigados. Em um modelo de medidas repetidas, foram administrados instrumentos avaliando aspectos de humor, ansiedade e bem-estar, acompanhados por coletas de amostras sanguíneas em momentos distintos (Pré-exercício físico, Imediatamente após, 30min, 60min) em uma situação controle de exercício físico moderado (LVI-30) e duas situações de exercício físico realizado sob domínio severo, envolvendo os tipos; contínuo - até exaustão (TlimI O2pico) e intervalado (IT-I O2pico), em uma bicicleta ergométrica. Houve manutenção do bom estado de humor e bemestar , após a situação controle como esperado, de acordo com sua recomendação atual como promotor de benefícios para saúde física e mental. Após TlimI O2pico, houve piora imediata do humor e bem-estar com retorno destes aspectos a partir de 30 minutos. Já no teste IT-I O2pico, houve comportamento imediato de manutenção do humor e bem-estar semelhante ao protocolo LVI-30, com dados adicionais de diminuição na concentração de cortisol e níveis de ansiedade, após 60 minutos de execução, abaixo dos valores basais. Portanto, o exercício físico realizado sob domínio severo, quando executado de maneira intervalada é capaz de promover manutenção de um perfil de saúde mental positiva em jovens fisicamente ativos, podendo tornar um programa de treinamento físico mais atrativo para adesão e manutenção de atividade física regular deste público.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Instituto Mangueira do Futuro: a importância do programa social apoiado pela Estação Primeira de Mangueira na vida da população mangueirense(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-20) Silva, Maria Eduarda Rodrigues de Andrade da [UNIFESP]; Pereira, Alexandre Barbosa [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9605611752948124O presente trabalho visa apresentar o Instituto Mangueira do Futuro, sediado no Morro da Mangueira e apoiado pela escola de samba Estação Primeira de Mangueira e demonstrar o impacto que este possui na vida de crianças e jovens moradores do Morro. Para que este artigo fosse realizado foram utilizadas diversas fontes teóricas como livros, artigos sobre o tema, Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a partir destas fontes foi possível constatar que o Instituto Mangueira do Futuro foi capaz de desenvolver uma mudança extremamente importante na vida de diversos moradores do morro e, assim, construir sua importância para o Brasil.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Jovens do ensino médio e suas perspectivas em relação à escola(Universidade Federal de São Paulo, 2018-06-28) Almeida, Jacqueline Augusta de [UNIFESP]; Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5091309773899741
- ItemAcesso aberto (Open Access)Módulo 1 - Ambientação ao Moodle(Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP], 2016-03-08) Martins, Adilton Luís [UNIFESP]MÓDULO 1 - Ambientação ao Moodle e introdução ao curso de Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social
- ItemAcesso aberto (Open Access)Seguimento dos parâmetros antropométricos e de desempenho físico durante um período do treinamento de jovens praticantes de futebol(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-12-10) Santos, Caio Henrique da Silva [UNIFESP]; Guerra, Ricardo Luís Fernandes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3856113753837921; http://lattes.cnpq.br/4946241343394970; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O futebol é o esporte mais praticado em todo o mundo. São aproximadamente 265 milhões de jogadores, entre adultos, crianças, amadores e profissionais. Esta modalidade é caracterizada como uma atividade intermitente, de ssa maneira, demanda dos seus praticantes, um eficiente desenvolvimento dos sistemas aeróbios e anaeróbios. O treinamento e a prática regular p ermitirão um bom desempenho na modalidade. O objetivo do presente estudo foi verificar as modificações ocorridas nos parâmetros antropométricos e de desempenho físico de jovens praticantes de futebol de campo, após doze semanas de treinamento esportivo. Participaram 12 atletas, da categoria sub 15 (idade 14,0 ± 0,42) da Associação Atlética Portuários de Santos. Durante o período de treinamento nenhuma capacidade biomotora foi privilegiada. As sessões tinham duração de 90 minutos minutos, envolvendo atividades técnicas, táticas e físicas. Não houve interferência do pesquisador no programa de treinamento elaborado. Os parâmetro s antropométricos avaliados foram os seguintes: estatura, massa corporal e índice de massa corporal, além de duas dobras cutâneas (triciptal e subescapular)subescapular). Já para a avaliação das características de aptidão física, utilizou se de testes de potência aerób ia e anaeróbia, velocidade, flexibilidade e salto vertical Para a análise dos dados coletados foi utilizado o programa estatístico SPSS v.17. Inicialmente, aplicou se o teste Shapiro Wilk para verificar a normalidade da amostra. Quando considerada normal, foi empregado o teste t de Student. Quando julgado não normal adotou se o teste Wilcoxon para conferir as possíveis alterações das variáveis investigadas no período estudado. Os dados foram expressos em média e desvio padrão. Os principais resultados apontaram para maiores valores de estatura, a queda da porcentagem de gordura corporal ainda que tenham aumentado os valores de massa corporal e IMC e, para a s modificações nas variáveis de desempenho físico, com aumento significativo apenas na variável salto vertical Esses resultados indicam que o programa de treinamento de 12 semanas aplicado em jovens jogadores de futebol pode ter influenciado nas alterações encontradas
- ItemAcesso aberto (Open Access)Tecnologias Sociais na escola pública com jovens: sobre as invenções coletivas e fazeres singulares(Universidade Federal de São Paulo, 2021-06-28) Silva, Daniela de Andrade da [UNIFESP]; Borba, Patrícia Leme de Oliveira [UNIFESP]; https://orcid.org/0000-0002-9654-8593; https://orcid.org/0000-0002-7093-2730; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A presente pesquisa está vinculada às ações desenvolvidas junto a jovens populares urbanos por meio de um Projeto de Extensão “Juventudes e Funk na Baixada Santista: Territórios, Redes, Saúde e Educação” em parceria com Escolas Públicas na cidade de Santos. Justificativa: Tecnologias sociais podem ser entendidas como procedimentos, técnicas, metodologias e recursos que são desenvolvidos junto à comunidade (no caso desse projeto, com os alunos da escola que a extensão acompanha desde 2014) e potencializam suas capacidades, visando a transformação social desses sujeitos através das ações propostas nas atividades e oficinas realizadas. Objetivo: (re)conhecer algumas das contribuições do projeto de extensão na formação dos estudantes da graduação e também visa pontuar algumas discussões e explicitação das contribuições da Terapia Ocupacional Social na criação das tecnologias sociais, explicitando as contribuições dessa área de conhecimento e também apontando alguns dos desafios imbricados pelo trabalho interdisciplinar. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória que reuniu material a partir de diferentes fontes, a saber: acesso e sistematização do banco de atividades desenvolvidas no decorrer dos anos de 2014 a 2019, disponíveis no @drive do projeto de extensão, leitura e análise dos diários de campo dos estudantes de graduação dos cursos de psicologia, serviço social e terapia ocupacional participantes do projeto juventudes e funk; entrevistas com 4 extensionistas da extensão que se disponibilizaram a participar da pesquisa ; Os resultados foram analisados a partir da descrição, composição e comparação das informações coletadas , à luz dos referenciais teóricos que fundamentam os temas-guia do trabalhado, de maneira a permitir e relacionar tecnologias sociais, juventude e adolescência, escola e terapia ocupacional social. Resultados: Foram construídas três eixos analíticos: situando contextos singulares: escola pública e universidade, apresentaremos as singularidades dos campos onde foram planejadas e executadas as atividades da extensão; componentes para o fazer grupal que discutirá como se dava a dinâmica do grupo e as singularidades dos vínculos criados entre os participantes e os executores das oficinas e sua importância para a condução dos objetivos da oficina; os sentidos dos espaços criados pelo projeto de extensão e a potência dos afetos à leitura da terapia ocupacional social no qual a discussão se dá em torno das oportunidades de debates e compreensão destes lugares provocados pelas atividades previamente planejadas e como os afetos que atravessam estes encontros foram sendo acolhidos, entendendo as contribuições da terapia ocupacional social no âmbito da produção de cuidado, um cuidado democrático. Conclusões: Localizar e nomear contribuições do núcleo específico da Terapia Ocupacional Social em um campo interdisciplinar é uma tarefa complexa embora necessária, mas de fato só é possível quando parte da realidade concreta e da escuta sensível dos atores envolvidos na ação, e nesse sentido a escuta de extensionistas de outras áreas foi fundamental para o caminhar desse processo.