Navegando por Palavras-chave "Jornalismo"
Agora exibindo 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)1983+1984: quando os videogames chegaram(Marcus Vinicius Garrett Chiado, 2016) Chiado, Marcus Vinicius Garrett [UNIFESP]
- ItemSomente MetadadadosAs drogas psicotropicas e a imprensa brasileira: analise do material publicado e do discurso dos profissionais da area de jornalismo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006) Mastroianni, Fabio de Carvalho [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)As drogas psicotrópicas e a imprensa brasileira: Análise do material publicado e do discurso dos profissionais da área de jornalismo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006-01-01) Mastroianni, Fábio de Carvalho [UNIFESP]; Noto, Ana Regina [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O jornalismo exerce um importante papel na construção social da realidade e está diretamente relacionado ao processo de formação da opinião pública. A presente pesquisa buscou unir aspectos quantitativos e qualitativos objetivando analisar e comparar o conteúdo dos textos jornalísticos sobre drogas, publicados na imprensa brasileira nos anos de 2000 e 2003, assim como compreender o processo de construção dessas notícias a partir do referencial de seus autores. Para tanto, foram realizados dois estudos complementares: a) a análise de conteúdo de 2.510 matérias (1.110 em 2000 e 1.400 em 2003) extraídas por clipping dos principais jornais e revistas do Brasil; e b) a análise do discurso dos profissionais da área de comunicação (N=22) autores de matérias sobre drogas, obtidos por entrevistas semi-estruturadas, gravadas e transcritas literalmente. Entre as matérias jornalísticas analisadas verificou-se que tanto para o tabaco quanto para o álcool, predominaram temas relativos a políticas públicas, enquanto que para as demais drogas (maconha, derivados da coca e textos sobre drogas de maneira geral) os textos foram mais restritos às conseqüências negativas do uso e ao tráfico de drogas. Entre os anos de 2000 e 2003 foi observado um aumento de matérias sobre políticas relacionadas ao álcool enquanto que para maconha e cocaína aumentou o número de matérias que utilizaram termos pejorativos. Cerca de metade dos textos analisados em ambos os anos foram do tipo nota. Em relação ao discurso dos profissionais, a maioria considerou inadequada a cobertura jornalística sobre o tema, apontando dificuldades tais como a falta de conhecimento mais amplo sobre o assunto, assim como o tempo escasso para a elaboração de matérias com maior profundidade. Os resultados confirmam o descompasso entre imprensa e epidemiologia, bem como a superficialidade com que um tema tão complexo é tratado. Além disso, para que haja uma cobertura mais adequada do tema é necessária uma maior capacitação dos profissionais da área de comunicação, assim como uma aproximação maior destes com profissionais e acadêmicos da área de saúde.
- ItemAcesso aberto (Open Access)E os atabaques ecoam no jornal: discurso e estratégias de legitimação umbandista através de Leal de Souza - Rio de Janeiro (1920 - 1946)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-02-28) Rocha, Andrea Assuncao Rodrigues [UNIFESP]; Santos, Patricia Teixeira [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This essay aims to reflect and analize the reports by the poet and journalist Leal de Souza in the newspapers Jornal da Noite (1924) and Diário de Notícias (1932), who is considered the first person to write about the belief in the area of Religious Literature of Umbanda. By analizing his writings together with the First National Congress of Umbanda (1941) that took place in the city of Rio de Janeiro, we intend to elucidate about the standardization strategies so that the religion could be accepted socially.
- ItemSomente MetadadadosEx – O jornal da contracultura no Brasil: o futebol como subterfúgio(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-12-05) Perez, Rodrigo [UNIFESP]; Jorge, Janes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3847048096593932; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This paper is an analysis of Ex- Journal, a countercultural joural published between 1973 and 1975. It brings a brief history of the military dictatorship installed in Brazil and describes how it was produced, adressed thematics, form used in editing and how the jornal treated, in indirect and transversal ways, political issues. Then a theme is cut out for analysis. It's treated all approaches of the jornal on the football theme, as used, and demonstrate the intention, of sometimes mislead the reader and draw his attention through the theme for political affairs of edtors.
- ItemAcesso aberto (Open Access)História e imprensa no processo de redemocratização do Brasil: Conflitos e disputas na cobertura jornalística sobre a Anistia de 1979(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-31) Cavalcante, Juliane; Botelho, Denilson; http://lattes.cnpq.br/5146687526834461; http://lattes.cnpq.br/8976971150159439Essa pesquisa consiste em desenvolver uma análise criteriosa e detalhada da cobertura jornalística sobre a Lei da Anistia promulgada em 28 de agosto de 1979. Valendo-se de um extenso levantamento já realizado do que se publicou em seis jornais de grande circulação no país (Correio Braziliense, Folha de S. Paulo, Jornal do Brasil, O Estado de S. Paulo, O Globo e Tribuna da Imprensa), entre 15 de agosto e 15 de setembro daquele ano, pretende-se investigar o modo como foram abordadas as disputas em torno da definição dos termos da anistia e os embates relacionados a esse processo. Para além do projeto de Anistia encaminhado ao Congresso Nacional pelo governo Figueiredo (1979-1985), diferentes segmentos da sociedade se envolveram nos debates sobre o tema, adotando estratégias variadas de pressão como, por exemplo, manifestações populares e greve de fome. Isto evidencia que a Anistia foi resultado de negociações e conflitos ocorridos dentro e fora da esfera parlamentar, e não de uma iniciativa unilateral do último governo da ditadura iniciada em 1964. Cotejando a cobertura feita pela imprensa, pretende-se dimensionar o papel desempenhado pelos jornais no âmbito desse processo – jornais que também exerceram o agenciamento da história ao defenderem interesses e princípios ideológicos que conformaram o alcance e os limites da Anistia. Por fim, vale ressaltar a relevância dessa pesquisa que aborda um episódio fundamental da história política recente do país, a partir do qual se produziram as bases do silenciamento e esquecimento sobre crimes cometidos pelo Estado durante da ditadura civil-militar vigente entre 1964 e 1985.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Homem Livre Sobre A Terra Livre: O Tipógrafo, O Jornalista Libertário E A Rede Social Do Jornal A Terra Livre (1905-1910)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-02-23) Alvarenga, Lucas Thiago Rodarte [UNIFESP]; Biondi, Luigi [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The Purpose Of This Paper Is To Analyze The Libertarian Anarchist Newspaper, A Terra Livre, Which Was Launched In São Paulo In 1905 And Circulated Until 1910. The Research Prioritizes The Newspaper In Its Conception, Structure And Forms Of Publication, As Well As The Performance Of Its Creators: Edgard Leuenroth And Neno Vasco, Journalists, Anarchists And Important Libertarian Militants Of The Time. This Analysis Seeks To Identify And Understand The Social Networks Formed By Journalists / Readers / Subscribers And Their Role As Contributors To The Circulation Of The Print And To Consolidate The Bases Of The Workers' Movement, As Well As To Analyze The Process Of Dispute Over Literary Culture In San Pablo And Carioca, Evidencing The Hegemonic Movements Of The Newspapers Of Great Circulation By The Circles Of Power In The Civil Society And By The Attempt Of The Working And Suburban Newspapers In Counterbalance These Games Of Power.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Identidade internacional brasileira e a imprensa francesa: uma busca pela originalidade e a virtude da diferença(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-12-16) Rentero, Matheus Morais [UNIFESP]; Terra, Vinícius Demarchi Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9363038565270698; http://lattes.cnpq.br/1728531676829962; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este trabalho trata da identidade internacional brasileira, a partir das narrativas produzidas pela imprensa esportiva francesa. Utiliza como material empírico os artigos editados pelo sítio eletrônico ww.lequipe.fr durante o período de 2010 até o ano de 2014. Compara as representações e narrativas construídas durante o período analisado com as construções identitárias nacional e internacional do Brasil pela interface do futebol brasileiro. O objetivo se trata da discussão das identidades por meio da mídia. A hipótese apresentada é que o discurso da identidade internacional brasileira na mídia internacional estaria mudando, apoiado no contexto pós-moderno o discurso deveria ou poderia não ser mais constante e/ou uníssono. Discute a ambiguidade midiática através do ―falatório‖, a codificação hierárquica da sociedade brasileira, o lugar das Copas do Mundo como tradições inventadas e discurso moderno ressonante, a paisagem mítica criada, e o uso do senso comum nas representações sociais, tudo permeado pelo consentimento. Ainda, traz uma realocação da identidade como diferença. Assim, a ideia fixa do discurso compartilhado de superioridade, estilo, e identidade internacional brasileira pelo futebol estaria sendo revista, não só nacionalmente como internacionalmente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Narrativas de oposição: o periódico Enab Baladi como produtor de notícias sobre a guerra híbrida na Síria (2016 - 2020)(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-25) Frias, Débora Pinese [UNIFESP]; Osman, Samira Adel; http://lattes.cnpq.br/1041503754281830; http://lattes.cnpq.br/8887677735971805O jornalismo no século XXI conquistou maior espaço enquanto forma de comunicação através da sua inserção nos meios digitais, o que resultou em um maior alcance e disseminação de suas produções, além de facilitar o acesso à informação e o envolvimento civil em sua elaboração. Durante asmanifestações populares que eclodiram nos diversos países do Oriente Médio e Norte da África entre 2010 e 2011, a comunicação digital constituiu uma importante ferramenta de mobilização social e compartilhamento de notícias. Nesse ínterim que o jornal digital Enab Baladi foi criado na Síria, no subúrbio de Darayya, em 2011, após os levantes civis e a violência do regime de Bashar al-Assad escalonar, em resposta ao descontentamento popular. Este contexto histórico ficou amplamente conhecido pela terminologia da Primavera Árabe, no entanto, seus desdobramentos no contexto sírio apresentaram particularidades que levaram a uma guerra híbrida que perdura aproximadamente 13 anos. Tendo esse panorama em vista, a pesquisa de mestrado apresentada buscou investigar sobre a contemporaneidade da Síria, entendendo o processo histórico do país até as manifestações civis de 2011, considerando os acontecimentos que transformaram esse cenário em guerra, quais os aspectos desse conflito e, principalmente, como o jornal Enab Baladi reportou sobre os conflitos nas notícias selecionadas. Os recortes que auxiliaram na triagem dos artigos analisados foram daqueles que possuíam jornalistas mulheres como autoras, com o objetivo de apurar as particularidades de suas narrativas, e que estivessem dentro da temporalidade de 2016 a 2020.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Reforma(s) do ensino médio: uma análise sociológica da cobertura feita pelo jornal Folha de S.Paulo (2016-2023)(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-10) Canesin, Eduardo Marangoni [UNIFESP]; Landini, Tatiana Savoia; Dias, Marcia Regina Tosta; http://lattes.cnpq.br/0562933028337870; http://lattes.cnpq.br/2823197546147775; http://lattes.cnpq.br/9715839947380917O objetivo desta tese é analisar a cobertura feita pelo jornal Folha de S.Paulo (versão online) a respeito da reforma do ensino médio. Tal reforma foi proposta em 2016, via Medida Provisória, pelo presidente Michel Temer e aprovada pelo legislativo em 2017. Em 2023, foi suspensa pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o qual propôs um novo projeto, que alteraria a reforma aprovada anos antes. Para fazer esta análise, começo com a apresentação da reforma, comparando a proposta feita em ambos os momentos (2016-2017 e 2023). A seguir, apresento a quantidade de textos publicados pela Folha de S.Paulo sobre o assunto ao longo de sete anos e meio (de junho de 2016 a dezembro de 2023) e identifico os interlocutores chamados pelo jornal para falar sobre a proposta. Faço, então, a análise de todos os editoriais publicados, apresento panoramicamente as reportagens sobre o assunto e analiso de modo mais detido 14 delas, divididas em sete tópicos, comparando, nas páginas do jornal, 2016-2017 com 2023. O referencial teórico adotado é a teoria habermasiana da esfera pública e a proposta de Sociologia da Comunicação feita por Gabriel Cohn, pautada pela análise das mensagens produzidas. A metodologia se baseia na Análise Crítica do Discurso (ACD) de Van Dijk e de Thierry Guilbert. Após identificar e categorizar os elementos presentes nos discursos do jornal, os principais achados dizem respeito ao fato de se constatar uma mudança nos interlocutores ouvidos, em comparação com pesquisas anteriores sobre o tema, com a atual ênfase nas fontes da sociedade civil. Além disso, verificou-se que, pelos discursos construídos e veiculados, a Folha de S.Paulo atuou como empreendedora política em defesa de tal reforma, apresentando um contexto de crise acentuada para a educação e a economia, a reforma como inevitável para resolver tal crise e descaracterizando os opositores da política em questão.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Virada de Placard: o esporte como crítica social do PCB no jornal Tribuna Popular (1945)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-06) Santos, William Rosendo [UNIFESP]; Biondi, Luigi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8982557411289179Este trabalho estuda a atuação do jornalista Ricardo Serran no jornal Tribuna Popular, pertencente ao Partido Comunista do Brasil (PCB). A partir do estudo e análise da coluna Placard, aliado à historiografia confeccionada em torno do recorte selecionado, buscaremos identificar elementos que apontem para a utilização do esporte, por parte do PCB, como ferramenta política e de mobilização popular em torno do seu projeto na redemocratização do Brasil, em 1945; bem como as aproximações e distanciamentos da postura de Serran às diretrizes editoriais do periódico e do partido.