Navegando por Palavras-chave "Intervention Studies"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSomente MetadadadosAnemia ferropriva na primeira infância: intervenção com atenção primária à saúde em comunidades carentes(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1999) Devincenzi, Macarena Urrestarazu [UNIFESP]; Sigulem, Dirce Maria [UNIFESP]Uma das atividades desenvolvidas pelo Projeto Favela-UNIFESP/EPM, e a identificacao e tratamento de criancas anemicas, residentes em favelas de Vila Mariana, no municipio de São Paulo, tendo como caracteristica basica o atendimento periodico, a nivel domiciliar. A populacao atendida e composta por criancas de 6 a 36 meses de idade, tendo sido avaliadas, 263 entre julho de 1995 e dezembro de 1997. A identificacao dos anemicos se faz atraves da realizacao de mutiroes e visitas domiciliares, onde se obtem o valor da hemoglobina atraves do uso de um hemoglobinometro digital portatil - Hemocue. O ponto de corte utilizado e de 11,Og/dl, recomendado pela Organizacao Mundial de Saúde. Nesse periodo foram acompanhadas 122 criancas anemicas em retornos de 15, 30, 60 e 90 dias, onde foram fornecidas orientacoes de carater nutricional e administracao de sulfato ferroso. A dose utilizada foi de 3Omg de ferro elementar por dia, por um periodo de tres meses. Ao final, a crianca foi submetida a nova dosagem de hemoglobina. A prevalencia de anemia ferropriva em menores de 36 meses foi de 63,1 por cento , sendo que quanto ao sexo, 59,8 por cento das criancas anemicas pertenciam ao feminino e 66,6 por cento ao masculino. Quanto a faixa etaria, o maior percentual foi encontrado entre criancas de 6 a 24 meses, cerca de 70 por cento . Entre os anemicos, encontrou-se 43,9 por cento de casos mais graves de anemia, com valores de hemoglobina inferiores a 9,5 g/dl. Nao houve diferencas estatisticas entre criancas anemicas e nao anemicas em relacao a escolaridade materna, proporcao de baixo peso ao nascer, tempo mediano de aleitamento materno exclusivo e total, epoca de Introdução de alimentos e estado nutricional em relacao aos indicadores peso/idade e estatura/idade. Na avaliacao dietetica tambem nao houve diferenca estatistica significante entre anemicos e nao anemicos quanto ao consumo mediano de calorias, proteinas, ferro e vitamina C. Este so diferiu em relacao ao ferro e a densidade de ferro da dieta quando a analise foi feita por grupo etario, sendo que entre as criancas menores de 12 meses os valores foram significantemente inferiores aos das maiores. Quanto a biodisponibilidade de ferro nas refeicoes observou-se que esta foi baixa em mais de 50 por cento dos casos, sem diferenca estatitica significante entre anemicos e nao anemicos. Em relacao ao tratamento das criancas anemicas, houve incrementos significantes no valor da hemoglobina em 76 por ...(au)
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os ciclos do dengue em São Paulo e o modelo de intervenção(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-03-27) Matos, Marina Ruiz de [UNIFESP]; Goldenberg, Paulete [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este estudo utiliza o modelo ecológico para avaliar a situação epidemiológica do dengue no Estado de São Paulo de 1985 a 2005. Apresenta como discussão central as dificuldades de aplicação de um modelo de controle que prevê homogeneidade de práticas na diversidade de contextos da vida urbana contemporânea. Para esta análise foram buscadas as origens e utilização do modelo ao mesmo tempo em que se ocorreram mudanças nas relações sócioeconômicas e políticas no espaço urbano do Estado de São Paulo. Foram utilizadas informações da epidemiologia da doença, da instalação e permanência do Aedes aegypti e da ação dos serviços públicos, destacando-se a busca pela participação nas ações de controle e erradicação.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Fatores preditores do alcance das metas de um programa de intervenção em nipo-brasileiros(Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, 2010-06-01) Camargo, Marilia Alessi Guena de; Franco, Laercio Joel [UNIFESP]; Gimeno, Suely Godoy Agostinho [UNIFESP]; Ferreira, Sandra Roberta Gouvea [UNIFESP]; Sartorelli, Daniela Saes; Universidade de São Paulo (USP); Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The aim of this study was to identify baseline factors associated with achieving goals after a 12-month lifestyle intervention program in a Japanese-Brazilian population, using adjusted logistic regression models. In 2005, 321 participants were overweight. The odds [OR (IC95%)] of reaching the goals after 12 months of intervention were directly related to female gender [2.35 (1.34, 4.13)] and older age [1.03 (1.00, 1.06)] and inversely related to baseline morbidity [0.33 (0.14, 0.77)]. Of the 261 sedentary individuals, achieving the goal for physical activity was inversely related to working [0.44 (0.17, 0.95)]. No baseline predictors were found for reaching the goal of fruit and vegetable consumption or saturated fat intake after 12 months. At baseline, women, older individuals, and individuals without diseases or not working showed increased odds of achieving the goals after 12 months of the lifestyle intervention.