Navegando por Palavras-chave "Internet das Coisas"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRestritoArtificial Immune System Approach for an Intrusion Detection System for the Internet of Things(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-16) Almeida, Maíra Baptista de [UNIFESP]; Rosset, Valerio [UNIFESP]; Carvalho, André Carlos Ponce de Leon Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/9674541381385819; http://lattes.cnpq.br/4783303936149244; http://lattes.cnpq.br/2317906488741286A Internet das Coisas ou IoT (Internet of Things) é um dos paradigmas tecnológicos com rápido crescimento nos últimos anos. No entanto, os esforços para tornar e manter esse ambiente seguro não avançam da mesma forma. Conforme o número de nós de dispositivos de IoT cresce novas ameaças aparecem. Sistemas de Detecção de Intrusão, ou SDIs, são um mecanismo clássico de segurança de redes, porém não são facilmente aplicáveis no contexto de IoT devido aos recursos limitados que esse paradigma dispõe. Baseado nos preceitos clássicos dos SDIs esta dissertação busca introduzir uma arquitetura de segurança capaz de proteger a rede de IoT. A arquitetura em questão é inspirada na teoria de Sistemas Imunológicos Artificiais devido a sua natureza distribuída. A arquitetura de segurança proposta inclui módulos com tarefas especializada , distribuídos através das diferentes camadas da rede (Nuvem, Névoa e Borda). Esses módulos possuem diferentes objetivos, como monitoramento de regiões da rede, agregação de informações, treinamento e armazenamento de modelos de classificação automática, assim como controle de recursos. O módulo de monitoramento, nomeado nesta dissertação como Célula Monitora, classifica o tráfego da rede de IoT, agindo como um detector de anomalias. Usando um conjunto de dados próprio para tarefa de desenvolvimento de SDIs, um detector de intrusão foi implementado baseado numa abordagem distinta combinando Aprendizado Federado e Aprendizado Ativo. Para lidar com um grande número de características no conjunto de dados, o número de características foi reduzido em um passo de seleção de características. Diferentes algoritmos de classificação foram utilizados, e sua eficiência foi avaliada através de métricas estatísticas. O método combinado, chamado de Aprendizado Fed-Active, obteve uma porcentagem de acurácia balanceada de 97,6%.
- ItemRestritoDesenvolvimento de sistema de monitoramento com IoT de baixo custo para equipamentos médicos(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-04) Camargo, Mariana de Campos [UNIFESP]; Aoki, Fabio Gava [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6236265885750159Com o aumento crescente da quantidade de equipamentos médico-hospitalares (EMH) em estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS), cresceu também a necessidade de monitoramento desses equipamentos. Os responsáveis pela boa gestão dos equipamentos médicos necessitam ter um banco de dados completo sobre o uso e manutenção destes equipamentos. O conhecimento do histórico do dispositivo permite ao gestor tomar decisões sobre aquisição, manutenção e descarte, garantindo aos pacientes e profissionais da saúde o bom funcionamento do equipamento. O uso da Internet das Coisas (do Inglês Internet of Things - IoT), aliado ao sistema com tecnologia de identificação por rádio frequência (RFID) embarcada, possibilitam, desse modo, a criação de sistemas que rastreiam, monitoram e produzem históricos de EMHs. O presente projeto visou desenvolver um protótipo para rastreio de EMH de baixo custo utilizando IoT através de radiofrequência para o monitoramento dos equipamentos em EAS. O desenvolvimento de um protótipo de baixo custo foi possível através do uso de um microcontrolador conectado à rede Wi-Fi para envio das informações do leitor RFID a um banco de dados na nuvem. O dispositivo de monitoramento possibilitou a geração de três grandes fontes de dados, além de uma resposta em tempo real ao usuário através de código de cores por meio de leds quando a tag é identificada pelo leitor. O protótipo desenvolvido foi suficiente para controlar um sistema de identificação por radiofrequência de tags passivas e confiável para transferir os dados obtidos de forma segura via Wi-Fi a uma base. A interação entre microcontrolador, leitor RFID e internet possibilitou o rastreio dos ativos hospitalares através de uma planilha na nuvem e cruzamento de informações fornecidas pelo responsável do setor formando um banco de dados das principais informações do equipamentos médico-hospitalares presentes da EAS.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento de um protótipo utilizando uma rede de sensores sem fio de baixo custo para monitoramento ambiental(Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-14) Makita, Daniel Hideaki; Oliveira, Tiago de; http://lattes.cnpq.br/8390665307472965Neste trabalho, foi desenvolvido um protótipo de uma plataforma de Rede de Sensores Sem Fio para realização de monitoramento ambiental atendendo os requisitos do projeto CIGARRA. Foi utilizado um computador Raspberry Pi 3+ como nó coordenador e nos nós sensores foram utilizados um Arduino Uno, Nano e Due. Além dos componentes de hardware, foi desenvolvida uma interface gráfica simples que permite e o gerenciamento da rede, um Bot no Telegram e também uma interface com a plataforma ThingSpeak para possibilitar a visualização dos dados em tempo real pelos usuários.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A internet das coisas como driver para a expansão do portfólio organizacional: o caso da Positivo tecnologia(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-02) Lemos, Leandro Coradi Teixeira de [UNIFESP]; Lucas Júnior, Durval [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6145352110768276A Internet das Coisas, que tem como objetivo conectar as coisas por meio da internet, tem crescido muito nos últimos anos e como consequência cada vez mais dispositivos inteligentes estão fazendo parte das vidas das pessoas, trazendo oportunidades para as empresas expandirem seu portfólio com produtos IoT. Este trabalho tem como objetivo entender como as empresas podem expandir seu portfólio com a utilização da Internet das Coisas, superando desafios como segurança, privacidade, padronização, interoperabilidade, gerenciamento de dados, além de uma adaptação em seu modelo de negócio. Foi realizado o estudo de caso com a empresa Positivo Tecnologia, que comercializa produtos de Casa Inteligente e é a líder de mercado nesse segmento. A metodologia utilizada primeiramente consistiu em aprofundar na revisão da literatura, o instrumento utilizado para coleta de dados no presente trabalho foi a de entrevistas em profundidades por meio de questionários semiestruturados, para análise de dados foi utilizado a codificação por meio dos constructos da revisão da literatura e análise de conteúdo, por fim comparando os resultados da entrevista com a revisão da literatura.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Uso da comunicação Bluetooth como alternativa aos periféricos de entrada utilizados em kits didáticos de FPGA(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-19) Almeida, Gabriel Kenji de [UNIFESP]; Siva Neto, Lauro Paulo da [UNIFESP]; Oliveira, Tiago de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8390665307472965; http://lattes.cnpq.br/3979447098275675; http://lattes.cnpq.br/7155782456127040Este trabalho foi realizado com o propósito de introduzir, por meio de um protótipo, uma solução para auxiliar o aprendizado de Sistemas Computacionais Complexos, em um contexto universitário de currículo diferenciado. Sucintamente, os alunos de Engenharia de Computação da Universidade Federal de São Paulo, ao longo do curso, devem desenvolver um Sistema Computacional contendo processador, compilador, sistema operacional, e realizar um projeto de comunicação digital. Esse projeto é desenvolvido com o kit DE2-115, uma plataforma munida de um FPGA, que consiste em um dispositivo de portas programáveis, e periféricos, que permitem a interação com o projeto desenvolvido, do mesmo modo que um teclado é o meio no qual há a interação com um computador. O presente trabalho tem como objetivo fornecer ao aluno um meio alternativo para realizar essa interação em seus projetos, através do uso de seu celular pessoal para simular os periféricos de entrada. Esta nova abordagem promete facilitar o dia-a-dia do aluno, provendo uma alternativa ao uso dos periféricos do kit DE2-115, de modo a contribuir indiretamente contra o desgaste e problemas de higiene, oriundos do uso prolongado por várias pessoas desses componentes, e até mesmo viabilizar a utilização de kits DE2-115 que possuem defeito em seus periféricos.