Navegando por Palavras-chave "Inglaterra"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)As gravuras de William Faithorne: Oliver Cromwell, os soberanos e a representação régia nos impressos das guerras civis inglesas à restauração(Universidade Federal de São Paulo, 2018-12-04) Hachisu, Michelle Mayumi [UNIFESP]; Lima, Luís Filipe Silvério [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1254684857020143O período das Guerras Civis Inglesas foi de intensa criação, circulação e demanda de panfletos e gravuras de personagens e acontecimentos políticos. Com o aumento do interesse de uma parcela maior da população e os impressos sendo mais acessíveis e difundidos, houve uma imensa produção iconográfica em torno dos personagens mais relevantes desse cenário político. Nesse momento, um dos gravuristas mais relevantes na Inglaterra foi William Faithorne, que produziu, durante todo o período da guerra civil até a Restauração, variadas gravuras representando desde monarcas até figuras militares e religiosas. Com o objetivo de estudar as construções iconográficas empregadas para representar diferentes personagens e o papel desse tipo de fonte e técnica no século XVII, a análise de gravuras produzidas por Faithorne entre 1636 e 1691 permitiu, ao observar as formas de representar, pensar a iconografia utilizada na época e as diferenças existentes entre elas, sobretudo em comparação com a imagem de Oliver Cromwell, figura política inédita, icônica e controversa na história e historiografia inglesa. Percebemos, por meio do levantamento de gravuras, a discrepância das gravuras sobre Cromwell em relação ao resto da produção de Faithorne, que pode nos indicar uma tentativa de enquadrar o Lorde Protetor em uma iconografia já existente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Henry Dunning Macleod e a contraposição à economia política: novos significados para riqueza e moeda na Inglaterra de 1850(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-05) Gasperini, Yasmin Silva [UNIFESP]; Leite, Rosangela Ferreira; http://lattes.cnpq.br/0298306729871970; http://lattes.cnpq.br/7449022428405964A teoria econômica clássica estava no seu apogeu quando o debate bancário inglês se iniciou, dialogando diretamente com a Currency School e com a Banking School. A intenção do economista Henry Dunning Macleod (1821-1902) era reescrever a ciência econômica, dando novos significados para os conceitos de valor, riqueza, moeda e crédito. O economista defendeu uma ciência econômica indutiva e não dedutiva, tendo como principal objeto o valor subjetivo das trocas de bens (materiais ou imateriais) em sua argumentação, excluindo de sua teoria questões que envolviam trabalho como fonte de toda a riqueza de uma nação, seja na renda da terra ou da produção mercantil. O trabalho era elemento central e constitutivo da teoria do valor-trabalho recorrente para os autores clássicos da Economia Política. Este TCC tem como objetivo analisar a obra A Dictionary of Political Economy (1859) de Macleod e compreender como o economista revisitou as obras clássicas para fundamentar a sua Teoria do Crédito.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A infância de William Morris(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-17) Leite, Júlia Beatriz Fernandes [UNIFESP]; Tatsch, Flavia Galli; http://lattes.cnpq.br/0478383494161646; http://lattes.cnpq.br/7411682281780430Esta pesquisa visa ser o levantamento da vida pessoal, em especial da infância e primeiros anos escolares, do designer e escritor William Morris. Esses primeiros anos de vida são essenciais para compreender algumas das principais referências que Morris utiliza em seus trabalhos artísticos, como seus móveis, papéis de parede e seus livros escritos. A pesquisa foi elaborada a partir de um levantamento bibliográfico, em especial, as biografias de William Morris, escritas sob perspectivas muito distintas entre si. Entre essas biografias estão The Life of William Morris vol. 1 e 2 (1899), de J. W. Mackail, e William Morris: A Life for Our Time (1994), de Fiona MacCarthy, e o livro William Morris: Romantic to Revolutionary (1955), de E. P. Thompson. A pesquisa também visa introduzir esse renomado nome do design e da luta socialista para dentro do campo nacional da história da arte, visto que importantes debates, pesquisas, além de exposições sobre a figura de William Morris continuam a ter grande relevância internacional e constante produção em diversas áreas de estudo das artes e história da arte, além de outros campos que permeiam-o.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os livros de emblema ingleses: gravuras religiosas e a disputa confessional (1569-1612)(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-16) Kumada Imaeda de Carvalho, Jéssica Lury; Lima, Luís Filipe Silvério; http://lattes.cnpq.br/1254684857020143; http://lattes.cnpq.br/5024234484698322Esta monografia tem como objetivo a localização, seriação e análise de gravuras, que apresentem temática religiosa, contidas em livros de emblemas ingleses, impressos durante os anos de 1569 até 1612. Período que a Inglaterra passava pela Reforma Religiosa e pela consequente disputa confessional, advinda da divisão da fé cristã, entre católicos e protestantes que procuravam maneiras de fortalecer seus espaços na sociedade por meio de materiais impressos. Dos diversos materiais existentes, escolhemos como fonte especificamente os livros de emblema por terem a característica particular de articular texto e imagem para transmitir uma mensagem de moral que deveria instruir o leitor. Por isso, essa pesquisa pretende compreender questões da disputa confessional inglesa através do estudo de gravuras religiosas e políticas existentes em livros de emblema ingleses, ou seja, publicados em inglês durante o período especificado.
- ItemSomente MetadadadosWilliam Caxton e a Edição do texto The Chronicles of England: Uma estratégia de legitimação da causa York na Guerra das Duas Rosas. 1471-1480(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013) Abbruzzini, Victor Rodrigues [UNIFESP]; Fernandes, Fabiano [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5297278590369732; http://lattes.cnpq.br/6402388232110503; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This monograph has as main objective to study the role of printed propaganda as a mean of consolidating the legitimacy of Edward IV after its recapture the throne in 1471. We will use as its primary source the book The Chronicles of England, published by William Caxton in 1480, that besides the editor function held in his career marketer and diplomat a relationship of close proximity to the York dynasty. Also seek to discuss ways of propaganda that were used by Edward IV and its allies to secure the throne in that period called War of the Roses (1455 - 1485), who is considered by history as a landmark in the history of England fifteenth.