Navegando por Palavras-chave "Inclusão escolar"
Agora exibindo 1 - 14 de 14
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A inclusão de estudantes com deficiência na escola de Pedagogia Waldorf(Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-27) Maziero, Lidiane Cristina; Martins, Edna; http://lattes.cnpq.br/1795407379797629; http://lattes.cnpq.br/8094916410629531No Brasil, a inclusão de pessoas com deficiência é defendida por meio de legislação específica e políticas públicas que asseguram direito de acesso à saúde e à educação. Contudo, crianças e jovens alunos ainda enfrentam dificuldades para ter a garantia de acessar uma escola igualitária e justa, com práticas pedagógicas efetivas, sem barreiras arquitetônicas e atitudinais. Compreendendo que a Pedagogia Waldorf tende a se diferenciar das metodologias e abordagens pedagógicas e possui como uma de suas premissas a inclusão de todos os estudantes em suas diferenças e em suas individualidades, esta pesquisa teve como objetivo compreender como ocorre a inclusão de ex estudantes com deficiência em escolas de Pedagogia Waldorf. Partindo de uma metodologia de pesquisa qualitativa, o trabalho investigativo ocorreu por meio de entrevistas com professores, com famílias, alunos e ex-alunos com deficiência, maiores de 18 anos que frequentaram escolas de Pedagogia Waldorf brasileiras. A análise dos dados demostrou que, apesar de a Pedagogia Waldorf possuir algumas características distintivas em sua metodologia, como o conteúdo programático e as estratégias de ensino, o estudo indica que ela se depara com desafios comparáveis às escolas convencionais no que se refere à inclusão de crianças com deficiência. Tornou-se claro que há barreiras, tanto físicas quanto atitudinais, entre colegas, educadores e responsáveis ao lidarem com a presença e interação de alunos com deficiência.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A presença de crianças com deficiência na educação infantil(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-09) Silva, Analice Santos; Freitas, Marcos Cezar de; http://lattes.cnpq.br/6855478178963979O trabalho descreve a experiência de uma estagiária em um programa de inclusão em escolas municipais de São Paulo, focando na prática da educação inclusiva com uma criança diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O conceito de "Educação Inclusiva" na prática escolar é um processo contínuo e, por vezes, desafiador. Após o final do século XIX, as escolas passaram a adotar métodos homogêneos, apesar das diferenças individuais entre os alunos. A motivação para explorar a inclusão na educação infantil surgiu de um estágio na Prefeitura de São Paulo, em parceria com o CIEE. Durante o estágio em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), foram levantadas questões sobre inclusão versus acessibilidade, e a complexidade de integrar crianças com necessidades especiais, como a Cecília, uma menina com TEA. O estágio revelou que, embora a escola ofereça recursos físicos e pedagógicos adaptados, como rampas e salas de recursos especializadas, a inclusão efetiva vai além das adaptações físicas. A rotina e a interação social são fundamentais para a integração, e a inclusão de Cecília exigiu uma abordagem personalizada para suas necessidades específicas. A experiência destacou a importância de uma formação contínua para os profissionais de educação e a necessidade de adaptar o currículo para atender às diferenças individuais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A acessibilidade e a oferta do atendimento educacional especializado – AEE(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-19) Pagnez, Karina Soledad Maldonado Molina• Módulo 4: A acessibilidade e a oferta do atendimento educacional especializado – AEE -- Este módulo oferece uma discussão conceitual e prática a respeito da acessibilidade e o atendimento educacional especializado, a conceituação de atendimento educacional especializado - relação entre educação especial como modalidade educacional e escola regular. Traz uma reflexão sobre acessibilidade e recursos tecnológicos disponíveis para a inclusão escolar do aluno com deficiência e uma avaliação de necessidades e/ou habilidades educacionais específicas dos alunos.
- ItemSomente MetadadadosO autismo infantil e a educação escolar(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010-12-06) Santos, Jucélia Souza [UNIFESP]; Petri, Renata [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9386446512033448; http://lattes.cnpq.br/5192622588694126; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This paper analyzes the possibilities of school inclusion and socialization of autistic children in the regular school environment, using as theoretical reference for psychoanalysis. Is not meant to point out methods that could be used as models in this process, not persuaded that the inclusion must reach all children. The motivation of this work is to show that the educational and social inclusion need not depend forever and only administrative measures to happen, even though this process of giving the special child the opportunity to be included in school and in society is linked to the legal and compliance with laws and declarations. To this end, we present, first, the constitution of the subject from the language and the interference of another primary. Based on major theoretical psychoanalysis, we show that this process occurs mainly by inclusion of children in a culture established by the language and the importance of this activity and investment in other vital construction of subjectivity. It is also necessary to present the infantile autism and its characteristics, from medical theories that act as discourse prevalent in education as well as the psychoanalytical study to finally have the possibility to include a child with autism based on the approach to these two aspects.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O capacitismo e a (ex)inclusão de pessoas com deficiência: percepções de usuários de rede social(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07) Menezes, Vitória Vasconcelos de [UNIFESP]; Martins, Edna [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1795407379797629O capacitsimo é um termo recente que está relacionado à manifestação de discriminação estrutural e preconceito contra pessoas com deficiência, com base em suas habilidades ou incapacidades, atingindo as diversas esferas da sociedade, desde o acesso a oportunidades educacionais e de emprego até a participação plena na vida social. Com base nisso, o presente trabalho tem o objetivo de analisar percepções sobre o capacitismo e a inclusão e pessoas com deficiência em suas mais diversas manifestações, considerando que este conceito tem impactos substanciais no processo de escolarização e inclusão social desta população. A relevância deste estudo é justificada pelo contínuo avanço de pesquisas acadêmicas e científicas que abordam o capacitismo como elemento cultural que impacta a vida das pessoas com deficiência nas esferas sociais. Por meio de abordagem metodológica qualitativa do tipo exploratória, este trabalho realizou-se a partir de pesquisa de campo em redes sociais da internet, uma vez que esses ambientes têm sido amplamente utilizados pelos usuários ao longo da última década. Com ênfase na rede social “Facebook”, a partir do conteúdo de uma publicação, foram analisados 388 comentários relativos à postagem, destacando os relatos pessoais e as diversas percepções sobre as manifestações do capacitismo, em três categorias. Os resultados indicam que o capacitismo é significativamente prevalente nas esferas da inclusão social, destacando o mercado de trabalho e a escola como campo de maior impacto. Tal manifestação, a partir da percepção dos usuários da rede social tem significado uma barreira importante para a inclusão social e escolar de pessoas com deficiência em nossa sociedade, evidenciando processos de discriminação e segregação.
- ItemAcesso aberto (Open Access)"A escola é meu refúgio" Crianças e adolescentes refugiadas e o contexto educacional: uma revisão bibliográfica(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-12-05) Santos, Ariane Monteiro Barbosa dos [UNIFESP]; Galvani, Debora [UNIFESP]; Silva, Carla Cilene Baptista da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7118155019861351; http://lattes.cnpq.br/9874847063643955; http://lattes.cnpq.br/2378705510101910; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre a temática do refúgio e o contexto educacional nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe de Ciências da Saúde e no Portal de Periódico CAPES/MEC de publicações (março a junho de 2019). Parte da pesquisa também foi composta pela busca de documentos especificamente em duas fontes relacionadas às políticas e diretrizes que tratam do refúgio: o ACNUR por se tratar de um órgão da ONU que lida com essas problemáticas; e a Prefeitura de São Paulo por ser a única que está em um processo de desenvolvimento de uma política voltada para os refugiados. Posteriormente, para a análise e sistematização dos dados obtidos, as informações foram organizadas em um banco de dados em relação à autoria, ano e periódico de publicação e país de origem. Na seleção dos documentos foram considerados como critérios de inclusão aqueles que abordassem 1) o tema refúgio, especificamente envolvendo crianças e adolescentes; 2) obtivesse enfoque dessa população no ambiente escolar; 3) relatasse quais as consequências que o refúgio afetaria nessas crianças e/ou adolescentes. Após a leitura na íntegra dos textos, apenas 10 foram utilizados por abranger os critérios de inclusão. Os artigos foram agrupados em três categorias de análise que mais apareceram durante a revisão e dessa forma foram apresentados mais detalhadamente, sendo elas: desafios da imigração e interculturalidade, crianças e/ou adolescentes e retrato da comunidade escolar. A análise da produção bibliográfica possibilitou a visualização de fragmentos do panorama amplo que é o refúgio e suas implicações. Embora fragilizado o corpus pesquisado, foi possível destacar a importância da comunidade escolar para as crianças e adolescentes refugiados.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Escolarização e pandemia de COVID-19: o papel das famílias(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-28) Silva, Larissa dos Santos e [UNIFESP]; Kalmus, Jaqueline [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0502853525156607; http://lattes.cnpq.br/3682143198565391; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho tem a finalidade de conhecer como se dá a atuação das famílias nos processos de escolarização de seus filhos em meio a pandemia de COVID-19 e suas estratégias de enfrentamento das possíveis dificuldades advindas desse percurso. No cenário pandêmico, as indicações de isolamento físico levaram ao fechamento das escolas. As famílias tiveram que dar conta de criar formas para que seus estudantes próximos pudessem manter algum contato com a escola, seja buscando as atividades impressas ou através dos meios digitais, além da disponibilidade de tempo para essa mediação. A pesquisa deu especial atenção a esses tópicos, além de ouvir a respeito das formas de exclusão escolar percebidas antes e depois da pandemia. Os processos de exclusão escolar não são fenômenos recentes; pelo contrário, podem ser percebidos na constituição da educação no Brasil ao longo de sua história. Dessa forma, trata-se de uma pesquisa qualitativa em que foram realizadas quatro entrevistas semi estruturadas com familiares de estudantes pertencentes às classes populares e matriculados em escolas públicas de ensino fundamental I da cidade de Cubatão-SP. Para a análise dos dados, foi utilizado o método da Análise de Conteúdo. Foi possível observar a visão das famílias a respeito do fracasso escolar e das dificuldades na escolarização de seus filhos. A falta de acesso aos meios tecnológicos e de políticas públicas em relação à escolarização na pandemia foi apontada como um dos grandes obstáculos nessa relação. Percebeu-se que a busca por estratégias de enfrentamento a essas dificuldades, muitas vezes, causa grande sofrimento. Entre estratégias, foram citadas as chamadas de vídeo com professores, a busca incessante pelo apoio dos familiares e até contratação de professores de reforço. Também foi possível perceber como as famílias dão grande importância à escolarização de seus filhos e se esforçam para atender as demandas da escola, mesmo que isso traga algum tipo de desgaste. A análise das entrevistas apontou um aspecto pouco pesquisado do adoecimento por COVID-19: as repercussões vivenciadas pela família, para além da pessoa doente. Ademais, puderam ser observados esses efeitos também na relação com a escolarização. O trabalho informal, a dupla jornada e a luta por direitos trabalhistas surgiram mostrando a relação das famílias com o trabalho como fator crucial na pesquisa. Por fim, foi percebido que a medicalização e patologização da vida se encontram presentes no cotidiano dessas famílias de forma incisiva.
- ItemAcesso aberto (Open Access)"Eu não quero reproduzir tudo o que vi": percepções de estagiárias de pedagogia sobre a inclusão de alunos com deficiência(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-04) Tiné, Letícia Aparecida Valentim [UNIFESP]; Martins, Edna; http://lattes.cnpq.br/1795407379797629Considerando o processo de inclusão escolar de crianças com deficiência no sistema escolar, este trabalho teve o objetivo de compreender como ocorrem as práticas educativas e a inclusão escolar de alunos com deficiência no contexto das redes pública e privada de ensino, no município de São Paulo. A metodologia de abordagem qualitativa consistiu em entrevistas semi-estruturadas com seis estagiárias que atuavam com crianças com deficiência em sala de aula regular a fim de analisar como os processos de inclusão e/ ou exclusão se dão no cotidiano escolar, compreendendo as relações interprofissionais e os recursos disponíveis para o trabalho educativo. O trabalho foi fundamentado na teoria histórico-cultural de Lev Vygotsky, que considera que as funções psicológicas superiores se desenvolvem a partir das interações sociais das crianças com outras pessoas do seu contexto. A análise dos dados demonstrou que as estagiárias parecem participar ativamente no processo de inclusão de estudantes com deficiência e que, portanto, podem observar e avaliar as incongruências sociais e educacionais presentes no chão da escola em relação ao atendimento reservado ao público-alvo da Educação especial e inclusiva. Os achados desta pesquisa nos dão pistas sobre a importância do estágio na formação docente e nas vicissitudes observadas nas práticas educativas de professores que atuam nos processos de inclusão de estudantes com deficiência.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista: análise de produções da Revista “Educação Especial” (2010-2020)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-19) Borgo, Allana Júlia Martins [UNIFESP]; Martins, Edna; http://lattes.cnpq.br/1795407379797629Nos últimos anos, o aumento no número de estudantes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem gerado uma maior demanda por recursos educacionais especiais. Isso inclui a necessidade de salas de aula inclusivas, materiais adaptados e maior investimento na formação de professores. Diante deste cenário, o objetivo deste trabalho foi identificar produções acadêmicas referentes à inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visando explorar e analisar como tem ocorrido a inclusão de crianças no contexto escolar, destacando suas implicações práticas, desafios e benefícios. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo e quantitativo que enfocou os modos de definição do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seu impacto sobre a educação escolar de crianças presentes nessas produções científicas. A pesquisa bibliográfica envolveu a busca por produções do campo da educação, referentes ao período 2010-2020 e foi realizada a partir de artigos publicados na “Revista Educação Especial”. O estudo constatou a existência de pesquisas que fazem referência ao diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sua relação com aspectos da educação de crianças, abordando questões relacionadas com a formação de professores, às adaptações curriculares e às estratégias pedagógicas no contexto escolar, além da importância do apoio familiar nesse processo. Assim, as considerações elaboradas pelos autores nos permitem refletir sobre o tema e a emergência de pesquisas educacionais que apontam para o âmbito da inclusão escolar e para a construção de outras formas de pensar a escolarização de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que promovam ações para criar um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo para todos os alunos, independentemente de suas características e necessidades específicas.
- ItemSomente MetadadadosInclusão escolar, deficiência intelectual e educação infantil: Uma discussão dos subsídios do MEC sobre o tema (1996-2010)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010) Cirilo, Camila Paixão [UNIFESP]; Carvalho, Maria de Fátima; http://lattes.cnpq.br/1875338693729537; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This dissertation has its foundations based in the many questions arisen by the issue of the scholar inclusion of children with disabilities, related to what we have learned in this pedagogy course and how through its teachings the actions of professionals are guided in the field of scholar inclusion for these children. It is proposed to seek, lift, highlight and discuss among which the MEC (Ministry of Education and Culture) has to offer on this subject, the recommendations and suggestions, explicit and implicit in the official discourse on the inclusion of children with intellectual disabilities in early childhood education. To accomplish this survey, we chose a temporal cut that comprehends the period from the promulgation of the “LDBEN” (Law of Directives and Bases of National Education) in 1996, through 2010, highlighting the range of materials which is aimed for the teaching of children with intellectual disabilities and from this set, selecting those that are directed to early childhood education and describe them by setting its specificity, its provenance, authorship and objectives. The discussion goes through the similarities, differences and contradictions that these materials keep among themselves and about the ways of thinking about child development and early childhood education which have based our academic formation through out our pedagogy course. To approach these issues and the relationship between early childhood education, child development, intellectual impairment and school enrollment, we have worked with contributions from the sociology of education and cultural-historical psychology of Vygotsky, based on the contributions from Brazilian researchers from these theoretical stream‟s debate. In this dissertation‟s survey process, it has taken place the realization, among other things, that the scope of the subsidies provided by the MEC for "early childhood education - school enrollment - intellectual disability" has not been properly addressed, characterizing the lack of reference to the specificities that define intellectual disabilities and childhood education. This observation has allowed us to reflect on our initial assumptions, expectations and goal seeking, questioning them and going forward onto the building, through and implementation of this monograph‟s dissertation program, of the knowledge, and subsidies which allow us to think differently about children with intellectual disabilities, their development and education.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Inclusão/exclusão de estudantes autistas no ensino médio e técnico integrado: uma análise das narrativas de professores e estudantes(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-30) Muniz, Mayara Lybia Silva [UNIFESP]; Cruz, Fernanda Miranda; http://lattes.cnpq.br/5963332154182390; http://lattes.cnpq.br/0807391946977323Esta pesquisa investigou os elementos envolvidos nos processos de inclusão/exclusão de estudantes autistas, tendo como foco suas narrativas e as de atores sociais em uma instituição de ensino médio técnico integrado. O objetivo foi compreender como se manifestam, na prática, as políticas de inclusão, as barreiras enfrentadas e as estratégias adotadas para lidar com as especificidades desses estudantes. Metodologicamente, o estudo adotou uma abordagem qualitativa, ancorada em narrativas e entrevistas realizadas com quatro professores e dois estudantes autistas, com a aplicação prévia de questionários a 14 membros da equipe de apoio educacional e professores. Os dados coletados permitiram analisar as experiências e percepções de inclusão/exclusão a partir das estratégias pedagógicas, adaptações realizadas por professores e as vivências escolares dos estudantes autistas. Entre as narrativas, destaca-se um contraste entre o discurso das políticas de inclusão e sua efetivação prática. Professores relataram a necessidade de mais formação e recursos, enquanto os estudantes apontaram a importância de reconhecimento de suas necessidades individuais e experiências, muitas vezes marcadas por práticas inclusivas e excludentes. A partir das análises, a tese discute que, embora haja avanços legais e institucionais, as práticas inclusivas ainda são limitadas por barreiras estruturais e capacitismo. O estudo reafirma a necessidade de uma mudança paradigmática na abordagem da inclusão escolar, promovendo uma prática educacional que celebre a diversidade como elemento central do ambiente pedagógico.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Um jovem com paralisia cerebral na educação de jovens e adultos : relato de experiência : uma carta e muitas reflexões(Universidade Federal de São Paulo, 2018-12-12) Oyama, Larissa Miyuki [UNIFESP]; Carvalho, Maria de Fátima [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1875338693729537
- ItemSomente MetadadadosA literatura especializada sobre a síndrome de Asperger no Brasil (1995 – 2010): um estudo sobre suas contribuições para a educação escolar inclusiva(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-12-14) Nanni, Camila Machado [UNIFESP]; Carvalho, Maria de Fátima; http://lattes.cnpq.br/1875338693729537; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This present monograph proposes a study of the Brazilian scientific production about the educational inclusion of children with Asperger syndrome in schools in our country. Asperger syndrome can be considered relatively new in the field of discuss the Global Development Disorders and has no great expression in debates about education of children with such diagnosis as their inclusion in educational institutions. This research was developed from qualitative analysis of abstracts of dissertations and theses available on the website of CAPES concerning the subject of school inclusion of children with Asperger syndrome. Were found 37 publications from the descriptor "Asperger syndrome" and from those we selected 33 to development of this monograph. Those researches were divided into six groups based on the information provided in their resumes, so we have: one research group that talk about the mental functions of individuals with AS, a second group addresses issues of language, a third group discusses the issue socio-affective, the fourth group includes research related to methods and therapies, the fifth discusses the physical basis for the syndrome and the sixth group discusses diagnosis. We are based on the cultural-historical psychology as a theoretical foundation for this study as well the ideas of greatest exponent, L. S. Vygotsky (1997) are introduced into the text from their commentators, Brazilian researchers. Analyzing those materials was possible to identify the urgent needs for studies that discuss the educational inclusion of children with Asperger syndrome in order to encourage debate about the place occupied by these subjects from the perspective of inclusive education.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Pesquisas e reflexões em inclusão social-educacional(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Fidalgo, Sueli Salles [UNIFESP]; Carvalho, Márcia Pereira de [UNIFESP]; Carvalho, Maria de Fátima [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7030396449564631; http://lattes.cnpq.br/1875338693729537; http://lattes.cnpq.br/5800673429957629Este livro compõe a Coleção Educação e Saúde, elaborada por professores, estudantes e egressos do Programa de Pós-Gradução Educação e Saúde na Infância e na Adolescência (PPGESIA) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Trata-se de uma obra que relata e discute teoricamente alguns dos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Inclusão Social-Educacional e Formação - ISEF - e por alguns colaboradores, desde o ano de 2019, quando o grupo foi registrado e credenciado no CNPq e certificado por sua instituição de origem – a Unifesp -, até este início de 2023, quando publicamos esse volume. Trata-se do volume 6 de 12 obras iniciais que estão sendo lançadas pelo PPGESIA sobre trabalhos desenvolvidos no âmbito desse Programa de Pós-Graduação nos últimos anos, todos versando sobre questões que são caras aos seus docentes e discentes, tais como a formação docente, o processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento, a inclusão social-educacional de pessoas com deficiências ou necessidades educacionais específicas, questões de decolonialidade, entre outros.