Navegando por Palavras-chave "Imprensa negra"
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- ItemRestritoO Menelik e O Menelick 2o ato: permanência da imprensa negra e seu potencial pedagógico para o ensino de história(Universidade Federal de São Paulo, 2024-01-29) Silva, Robson Rodrigues da [UNIFESP]; Vieira, Cleber Santos; http://lattes.cnpq.br/6363945865784406; http://lattes.cnpq.br/3342883184341213Este trabalho propõe um estudo histórico de periódicos da imprensa negra buscando o potencial pedagógico dessas publicações, pensando especificamente no Ensino de História no 9º ano do Ensino Fundamental II. Os periódicos escolhidos são O Menelik, publicado pela primeira vez em 1915, e a revista O Menelick 2º Ato, cujo primeiro número foi publicado em 2010. Em relação ao jornal O Menelik encontramos dois exemplares, números 13 e 14, os quais até o momento de construção dessa pesquisa, não haviam sido abordados em outros trabalhos consultados. Seguindo as ideias de Moura (2019) entendemos a imprensa negra como um grupo específico de resistência que existiu e resistiu a diferentes conjunturas ao longo do século XX e permanece no século XXI. O contexto de surgimento da imprensa negra, dos estudos que a envolvem, bem como seus significados são abordados de acordo com autores como Domingues (2007, 2008a, 2008b), Jacino (2008), Malatian (2018), Ferrara (1986), Bastide (1973). A metodologia de análise das fontes/objetos de pesquisa seguirá os aportes de Luca (2015), Cruz e Peixoto (2007) e Bittencourt (2008). Do ponto de vista do lugar do ensino de História, consideramos a escola como uma instituição no interior de uma estrutura social racista, e buscamos apontar as lutas do Movimento Negro ao longo do século XX e início do XXI que culminaram na aprovação da Lei 10.639/03, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), instituindo no currículo a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira. Analisamos também as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, do ponto de vista de sua construção e dos desafios para sua implementação. As análises propostas neste trabalho entendem que a construção de narrativas históricas, ancoradas no protagonismo negro, fazem parte das disputas de poder envolvidas na escrita da História. Tais reflexões apoiam-se na perspectiva de Trouillot (2016). Nossas análises pautadas nos objetivos e conceitos explicitados, encontraram nos jornais e revistas estudados inúmeros temas pertinentes para a produção de narrativas históricas que valorizem a participação da população negra na história do Brasil. Neste sentido apontamos algumas possibilidades de sequências didáticas baseadas na pesquisa das fontes, além de propostas para a formação de professores de História em uma perspectiva de ensino antirracista. As propostas que fizemos envolvem também relatos de experiências realizadas durante a construção da pesquisa.
- ItemSomente MetadadadosVida, problemas e aspirações do negro: O jornal Quilombo na formação social do negro(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014) Silva, Evandro Gonçalves da [UNIFESP]; Rodrigues, Jaime [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1528186404909984; http://lattes.cnpq.br/5129232017898076; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This monograph examines the integration of blacks in Brazilian society, life, problems and aspirations, through the pages of the newspaper Quilombo whose publication was taken by the Black Experimental Theater (TEN) between the years 1948-1950. For this, we sought to understand the analysis of the sources, the thought, the political strategies and forms of struggle used by members of TEN, that relying on an elitist discourse sought to transform the everyday life of black people in the post-New State period.