Navegando por Palavras-chave "Implantes de mama"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSomente MetadadadosAvaliação da contratura capsular pós-inclusão de próteses mamárias de silicone de superfície lisa e texturizada em porcos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2003) Minami, Eliza [UNIFESP]; Koh, Ivan Hong Jun [UNIFESP]A contratura capsular é considerada uma importante complicação pós-inclusão de próteses nas mamas. Um dos principais fatores relacionados com a ocorrência de contratura capsular é a característica da superfície da prótese. Objetivou-se comparar próteses mamárias de silicone de superfície lisa com próteses de superfície texturizada em porcos, avaliando a contratura capsular nos períodos de 30, 60, 180 e 270 dias pós-operatórios. Foram avaliados 33 porcos da raça Landrace, pelo método de tonometria por aplanação e pela histologia. Cada animal recebeu duas próteses mamárias de silicone: uma com superfície lisa e outra com superfície texturizada. posicionadas nas paredes torácicas direita e esquerda, acima da aponeurose muscular. Foi realizada análise de variância com medidas repetidas (a = 0,05). As cápsulas formadas ao redor de próteses de superfície lisa apresentaram maior pressão à tonometria (p = 0,0036) e também maior espessura (p = 0,0398) ao longo dos períodos avaliados quando comparadas às de próteses de superfície texturizada. Tanto pressão quanto espessura total das cápsulas em torno de próteses de superfície lisa aumentaram com o decorrer do tempo, e foi observada relação direta entre aumento da espessura das cápsulas e aumento da contratura capsular (coeficiente de Pearson = 0,627, p < 0,01). As próteses texturizadas apresentaram tendência a contratura capsular menos intensa e a menor aumento da espessura da cápsula ao longo do tempo. Além disso, observou-se maior ocorrência de metaplasia do tipo sinovial e de hiperplasia do tipo vilosa nas próteses texturizadas. Estes achados podem justificar a menor incidência de contratura capsular com o uso de próteses texturizadas quando comparadas às lisas. O aumento da espessura total da cápsula ocorreu às custas da camada não-colagenosa. A camada colagenosa não mostrou diferenças estatísticas ao longo do tempo quanto à espessura, apresentando substituição de fibras tinas por fibras grossas nos períodos tardios (180 e 270 dias), em ambos os tipos de prótese. Assim, na prótese de superfície lisa, o aumento progressivo da espessura da cápsula, com maior concentração de fibras colágenas (p = 0,0107) e maior agregação de fibras grossas em relação à prótese texturizada (p=0,034) foram fatores associados a maior incidência de contratura capsular quando comparada à texturizada.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Biocompatibilidade dos implantes de mama com superfície de espuma de silicone(Universidade Federal de São Paulo, 2021-07-14) Achilles, Rodrigo Bredariol [UNIFESP]; Ribeiro, Daniel Araki [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9969803499258672; http://lattes.cnpq.br/6653322268021794; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este estudo teve como objetivo estudar a biocompatibilidade do implante de mama com superfície de espuma de silicone, a partir da citotoxicidade, resposta inflamatória, colágeno produzido e compará-lo com outros dois tipos de implante disponíveis no mercado: nanotextura e microtextura. Para o teste de biocompatibilidade, foi empregado o teste de subcutâneo em roedores. Nesse estudo, foram utilizados 30 ratos machos (Rattus, norvegicus, albinos, Wistar) distribuídos em três grupos (10 animais por grupo), com 2 implantes em cada animal: o grupo 1 recebeu o implante com superfície de nanotextura, o grupo 2 com microtextura e o grupo 3 com espuma de silicone. Três animais de cada grupo foram sacrificados no 7º e 15º dias, e quatro animais sacrificados no 30º dia pós-implantação. Para o estudo in vitro, foram utilizados fibroblastos murinos L929 expostos às superfícies de espuma de silicone, micro- e macrotextura. Nessa avaliação, foram realizados os testes do MTT e Alamar Blue. No estudo in vitro, a espuma de silicone demonstrou potencial citotóxico em fibroblastos um pouco maior que as outras texturas nos primeiros dias pós-implantação, mas sem significância estatística no teste do Alamar Blue. Na avaliação microscópica, a nanotextura apresentou sinais de alta celularidade mesmo no 30º dia, a microtextura e a espuma de silicone apresentaram uma resolução da resposta inflamatória mais rápida, com amadurecimento precoce do tecido conjuntivo e diminuição da celularidade. A mesma resposta foi observada na coloração picro-sirius, com uma maturação mais rápida do colágeno no grupo da espuma de silicone. Desta forma, a espuma de silicone apresentou boa compatibilidade tantos nos ensaios in vitro como in vivo, mostrando-se uma boa opção de textura para implantes de mama.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Breast-Q® em reconstrução mamária com implante(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-07-29) Aguiar, Isabella de Carvalho [UNIFESP]; Veiga, Daniela Francescato [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3380300231532979; http://lattes.cnpq.br/3380300231532979; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Background: Breast cancer is the second most common cancer worldwide and the most prevalent among women. Breast reconstruction plays an important role in the quality of life of patients with breast cancer. Purpose: To assess health-related quality of life and patient satisfaction after breast reconstruction with implants, using the BREAST-Q® in the late postoperative period. Methods: One hundred and fourteen women, aged 30 to 55 years, in the late postoperative period (range, 6-24 months) were selected to participate in this cross-sectional study, and were allocated to either the mastectomy group (n = 57) or reconstruction group (n = 57). The Brazilian version of the BREAST-Q®, a patient-reported outcome measure, was completed by all participants. Results: The mean age of patients was 46.6 and 44.3 years (P = 0.4080) in the mastectomy and reconstruction groups, respectively. All patients underwent chemotherapy and 6% and 11% of patients underwent radiotherapy (P = 0.2929) in the mastectomy and reconstruction groups, respectively. Patients in the reconstruction group reported higher satisfaction with breasts (P ? 0.0001) than those in the mastectomy group. However, no significant between-group differences were found in physical (P = 0.1616) and sexual (P = 0.5128) well-being, and satisfaction with the surgeon (P = 0.7147), medical team (P = 0.7488), and office staff (P = 0.8733). Conclusion: Breast reconstruction with implants increased patient satisfaction with breasts, but had no effect on patients? physical and sexual well-being, and satisfaction with the treatment received.
- ItemSomente MetadadadosQualidade de vida e auto-estima em pacientes submetidos a mastoplastia de aumento(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2002) Abla, Luiz Eduardo Felipe [UNIFESP]; Sabino Neto, Miguel [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP]No periodo de janeiro de 2001 a marco de 2002, 40 pacientes com hipomastia, entre 18 e 50 anos, sem qualquer procedimento cirurgico previo nas mamas, foram selecionadas consecutivamente, segundo lista de espera. Foram realizadas avaliacoes na fase pre-operatoria e apos dois e quatro meses da cirurgia. Para avaliar as alteracoes da mastoplastia de aumento na qualidade de vida das pacientes, utilizamos o questionario The Medical Outcomes Study 36-item ShortForm Health Survey (SF-36), instrumento de avaliacao de Saúde generico, composto por 36 itens que compreendem a qualidade de vida em oito dimensoes, e a Escala de Auto-Estima Rosenberg, instrumento especifico de avaliacao de qualidade de vida, formado por 10 questoes abrangendo um unico dominio, a auto-estima. Para o SF-36, cada dimensao foi analisada individualmente e apresentou um escore que variou de zero a 100, sendo zero o pior estado de Saúde e 100 o melhor. Para a escala de auto-estima, apenas um valor era obtido e que variou de zero a 30, sendo zero o melhor estado de auto-estima e 30 o pior. A analise descritiva para os dados socios demograficos utilizou medidas resumo como media, desvio padrao e proporcao. A analise inferencial foi realizada atraves da analise de variancias com medidas repetidas (ANOVA), sendo complementado pelo metodo de Bonferroni. Foi empregado o coeficiente de correlacao linear de Pearson. A media de idade foi de 29,1 anos (20 a 43 anos), sendo 62,5 por cento abaixo dos 30 anos. Todas as pacientes eram eutroficas com nivel de escolaridade medio (47,5 por cento) e superior (52,5 por cento), 75 por cento brancas e 65 por cento solteiras. O volume medio das proteses de gel de silicone foi 213,3m1, e o volume medio das drenagens apos 72 horas de aspiracao continua foi 200,1 ml. Nao houve complicacoes. A cirurgia para aumento das mamas acarreta alteracoes positivas tanto na esfera fisica, quanto psicologica e social das pacientes. Tivemos alteracoes positivas significantes em cinco dos oito aspectos avaliados pelo SF-36, e o escore medio da escala de auto-etima passou de 7,65 no preoperatorio para 3,90 no quarto mes pos-operatorio. Em nosso estudo o SF-36 e a Escala de Auto-Estima Rosenberg mostraram-se validos para avaliar o estado de Saúde das pacientes com hipomastia e detectar mudancas positivas na qualidade de vida destas mesmas pacientes apos a mastoplastia de aumento
- ItemAcesso aberto (Open Access)Satisfação de pacientes submetidas à reconstrução mamária imediata com o retalho musculocutâneo do latíssimo do dorso e implante mamário(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2007) Dutra, Alexandre Katalinic [UNIFESP]; Sabino Neto, Miguel [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A reconstrução imediata da mama por meio do retalho musculocutâneo do latíssimo do dorso é ainda pouco citada na literatura, particularmente trabalhos que avaliem a percepção da paciente acerca dos resultados. Objetivos: avaliar a satisfação de pacientes submetidas à mastectomia e reconstrução imediata da mama, com o retalho musculocutâneo do latíssimo do dorso; e verificar a relação da satisfação com dados clínicos, tratamento oncológico e cirurgia. Método: Selecionou-se 196 pacientes reconstruídas pela técnica do estudo no Departamento de Cirurgia Plástica Reparadora do Hospital do Câncer (Fundação Antônio Prudente - São Paulo) entre janeiro de 1999 a dezembro de 2005. Foram excluídas as pacientes submetidas a adenomastectomias, cirurgias conservadoras, reconstruções bilaterais ou sem o implante mamário. A avaliação da satisfação geral foi obtida por questionário e a nota pela escala numerada, auto-aplicáveis, enviados via postal. Resultados: Retornaram 178 respostas (diferença de 9,2% entre enviados e recebidos). O tempo entre a data da cirurgia e a data da resposta teve média de 43,8 meses. Noventa e dois por cento das pacientes responderam estar satisfeitas e 90% recomendariam a reconstrução mamária pela técnica do estudo a outra paciente. Conclusões: As pacientes submetidas à reconstrução imediata da mama com o retalho musculocutâneo do latíssimo do dorso associado ao implante mamário demonstraram satisfação pelos resultados. A satisfação das pacientes com a reconstrução imediata da mama não apresentou variação significante conforme as características sóciodemográficas, reprodutivas, clínicas e do tratamento, exceto: estado civil, perfil do implante mamário, complicações pós-operatórias e tempo decorrido da reconstrução.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Treatment of bilateral mammary ptosis and pectus excavatum through the same incision in one surgical stage(Associação Paulista de Medicina - APM, 2012-01-01) Rocha, Fernando Passos da [UNIFESP]; Pires, Jefferson André; Torres, Vinicius Franchini; Fagundes, Djalma José [UNIFESP]; Universidade Católica de Pelotas; Universidade Federal de Pelotas; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)CONTEXT: Congenital deformities of the anterior thoracic wall are characterized by unusual development of the costal cartilages. All these medical conditions are frequently associated with a variety of breast deformities. Several surgical techniques have been described for correcting them, going from sternochondroplasty to, nowadays, minimally invasive techniques and silicone prosthesis implantation. CASE REPORT: The present article reports the case of a young female patient who presented bilateral mammary ptosis and moderate pectus excavatum that caused a protrusion between the eighth and the tenth ribs and consequent esthetic disharmony. The proposed surgical treatment included not only subglandular breast implants of polyurethane, but also resection of part of the rib cartilage and a bone segment from the eighth, ninth and tenth ribs by means of a single submammary incision in order to make the scar minimally visible. Correction through a single incision benefited the patient and provided an excellent esthetic result. CONCLUSIONS: The techniques used to repair bilateral mammary ptosis and pectus excavatum by plastic and thoracic surgery teams, respectively, have been shown to be efficient for correcting both deformities. An excellent esthetic and functional result was obtained, with consequent reestablishment of the patient's self-esteem.