Navegando por Palavras-chave "Identidade Nacional"
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- ItemSomente MetadadadosO Brasil das Festas Modernistas: tradição e modernidade nas representações das festas populares pelo Modernismo Paulista(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011) Toledo, Sarah Ferreira de [UNIFESP]; El Far, Alessandra [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9391456094457114; http://lattes.cnpq.br/7318846850365921; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The research presented below intended to know and understand the representation of popular festivals and celebrations in several productions of the Modernist Movement in the city of São Paulo, between the years 1922 and 1940. Also, the research was conducted in order to understand how these representations were connected to the process of construction of a brazilian identity by the Modernism. Searching for elements that, according to the intellectual participants of the movement, granted to the festivities a national character, the main objective was to identify how these social events took a privileged place in discussions about the national identity in literature and periodicals emerged in the city during this period
- ItemAcesso aberto (Open Access)Futebol, política e identidade nacional: uma análise das copas do mundo entre 1950 e 1958(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-05-17) Souza, Flavio Antonio De [UNIFESP]; Alessio, Marcia Barbosa Mansor D [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This study analyzes the relationship between soccer and politics in Brazilian society. After its popularization in the first decades of the twentieth century, soccer in Brazil was consolidated, in the view of the sports press, as one of the best in the world. The disputes of the World Cups of 1950, 1954 and 1958 are part of the context of the “Era Vargas”, characterized by, among other things, a strong tension between the nationalist project advocated by the ruling group and the liberal project, idealized by opposition groups that often used the mass media as instruments to carry out the political struggle. Therefore, the main objective of this work is to identify the action of communication vehicles linked to political parties in the construction of the idea of "soccer country", as well as in the tensions and political, social, cultural and racial conflicts that permeated Brazilian society at the time.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Ibiri de Nanã e a pia batismal: heranças africanas e identidade brasileira(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-10) Rezende, Mario Miranda [UNIFESP]; Jardim, Marta Denise da Rosa; http://lattes.cnpq.br/2834185689970646; http://lattes.cnpq.br/3335424504979015Esta monografia se debruça sobre o catálogo de uma das exposições produzida durante a gestão de Emanoel Araujo como diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo. A exposição em questão é Arte e Religiosidade no Brasil: Heranças Africanas, realizada em 1997 sob a curadoria do diretor da instituição e de Carlos Eugênio Marcondes de Moura. A partir de uma análise crítica dos textos que se encontram no catálogo e da imagem que compõe a capa, a monografia busca diagnosticar o discurso curatorial que defende uma identidade nacional brasileira marcada pela continuidade de cosmologias e práticas de matriz africana no Brasil. Tendo como fio condutor privilegiado dessas permanências em constante transformação as práticas religiosas de matriz africana e as produções artísticas à elas vinculadas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Identidade em sambladuras: a história no tombamento dos bens da imigração japonesa no Vale do Ribeira, Estado de São Paulo (IPHAN 2008-2014).(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-14) Alves, Pablo Espedito da Cruz [UNIFESP]; Siqueira, Lucília Santos; http://lattes.cnpq.br/0885840108935155A presente monografia tem como objetivo analisar a história construída no processo de tombamento 1565-T-08, do Iphan, intitulado "Os bens da imigração japonesa no Vale do Ribeira, Estado de São Paulo". Simultaneamente, o processo de tombamento tem dois objetivos diferentes, mas complementares: a construção da memória imigrantista como parte da memória nacional, coincidindo com as comemorações dos cem anos da corrente japonesa; a reparação histórica pela repressão sofrida pela comunidade japonesa no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial. O órgão de patrimônio acredita que, ao incluir a herança da comunidade japonesa no Brasil nos cânones patrimoniais da federação, e, portanto, oficializando-a como parte da memória nacional, estaria reparando os erros do governo durante o período do Estado Novo. As escolhas feitas pelo Iphan na constituição do processo denotam a visão do órgão sobre o patrimônio da imigração japonesa no Brasil como algo pouco diverso, privilegiando uma categoria de bem arquitetônico e uma "japonesidade", entendendo-as como legítimas contribuições da cultura nipônica para a construção da identidade brasileira.
- ItemSomente MetadadadosIdentidade nacional brasileira e regionalismo sob o olhar da revista Placar(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012) Profitti, Eric Moreira [UNIFESP]; Franzini, Fabio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3058395202773677; http://lattes.cnpq.br/5904034767810352; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The objective of this research is to analyse the relationship between football and the Brasilian national identity in the 1970s. To do this, we have tried to look at the way the magazine Placar, of the publisher Abril, portrayed the Brasilian people and the regional tensions during their coverage of the World Cup competitions of 1970, 1974 and 1978
- ItemAcesso aberto (Open Access)Javiera Carrera e a construção do estado-nação no Chile: memória e representações biográficas (1862-1911)(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-26) Nunes, Caroline Arantes e Silva; Vilardaga, José Carlos; 1838494280447174; https://lattes.cnpq.br/4096090986648247Esta dissertação tem como objetivo analisar a construção da memória de Javiera Carrera (1781- 1862) em representações biográficas referentes ao final do século XIX e primeira década do século XX e os seus usos na formação da identidade nacional chilena. Como recorte temporal, são utilizados os anos da primeira aparição pública e a última publicação, correspondendo, dessa forma, aos anos de 1862 a 1911. Com o fim das lutas pela independência e o início da formação do Estado Nacional, ocorreram lutas de representação, de construção da história nacional e da identidade nacional. São formulados e reformulados diversos projetos para a construção de um sentimento de pertencimento de uma comunidade, uma nação. Dessa forma, foram criadas comemorações cívicas, que por meio de espetáculos públicos criariam uma teatralidade nacional, estando inseridos nesses os heróis e heroínas da nação. Para essa trama nacional, o movimento e as lutas pela independência são considerados um momento de concepção do Chile republicano, e os heróis da independência seriam os pais fundadores. A partir de uma nascente historiografia que se propunha a narrar a história a partir de fatos e feitos militares e políticos, ocorreu o nascimento de um panteão cívico, que seria composto pelos “grandes homens”. As obras biográficas, nesse momento, se apresentariam como uma forma de tornar a história oficial mais próxima dos leitores. Por meio desse gênero, a história estaria presente, porém, o destaque seria a vida do biografado. No decorrer do século XIX e início do XX, foram escritas diversas obras que se propunham a retratar os heróis nacionais e homens ilustres. Entretanto, mesmo que não correspondendo ao mesmo número das obras referentes a figuras masculinas, também foram publicadas obras destinadas a mulheres ilustres. Entre estas, Javiera Carrera costuma ser descrita como uma figura de destaque. Mesmo que nessas obras Carrera tenha sido apresentada como a irmã de patriotas, nas biografias ela é retratada como uma mulher que esteve ativamente envolvida com o processo de independência chilena. Como exemplo de caridade e abnegação, como uma verdadeira matrona chilena. Nesse sentido, Javiera Carrera teria uma trajetória digna de ser apresentada às jovens chilenas através de obras biográficas, servindo, assim, de exemplo como uma patriota e mãe republicana.