Navegando por Palavras-chave "Humanization"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Acompanhantes ou infernizantes? A difícil interação entre o técnico em enfermagem e a família do paciente hospitalizado(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014) Silva, Maria Cristina Ferreira Carlos Rodrigues da [UNIFESP]; Ribeiro, Circea Amalia Ribeiro [UNIFESP]; Borba, Regina Issuzu Hirooka de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2024656916005253; http://lattes.cnpq.br/2300731487624854; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4457085P5; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este estudo, de abordagem qualitativa, teve como objetivos compreender o significado atribuído pelo técnico em enfermagem à vivência de interagir com a família do paciente hospitalizado e conhecer se o técnico em enfermagem já interagiu com algum conteúdo relacionado ao cuidado da família. Utilizou-se como referencial teórico o Interacionismo Simbólico e metodológico a Análise Qualitativa de Conteúdo. Os participantes foram nove técnicos de enfermagem de duas instituições assistenciais e, as estratégias utilizadas para a coleta de dados foram: a observação participante e a entrevista semiestruturada. A análise comparativa dos dados permitiu a identificação da categoria conceitual ACOMPANHANTES OU INFERNIZANTES? A DIFÍCIL INTERAÇÃO ENTRE O TÉCNICO EM ENFERMAGEM E A FAMÍLIA DO PACIENTE HOSPITALIZADO e revelou que o Técnico em enfermagem considera a interação com os familiares muito difícil e, até mesmo, complicada, pois estes cobram e reclamam demais quando não são atendidos de imediato, fazem algazarra e ?bagunça?, além de atrapalharem, infernizarem e fiscalizarem ao invés de ajudar, embora reconheçam a importância da presença do familiar para que o paciente seja melhor assistido e também ao próprio profissional. Por falta de conteúdo sobre o tema família em sua formação e vida profissional, o técnico em enfermagem reconhece que o único conteúdo desenvolvido foi a humanização, o que não condiz com sua realidade profissional, pois não consegue relacionar os conceitos relativos à humanização às questões da interação com a família. O estudo revelou ainda que, frente a essa situação, o técnico em enfermagem desenvolve estratégias para se relacionar sem atrito com os familiares. Reitera-se a importância da inclusão do conteúdo sobre a temática da família nos cursos de formação de técnicos em enfermagem e nas instituições de saúde.
- ItemRestritoO brincar como direito da criança no ambiente hospitalar: um caminho de enfrentamento à internação(Universidade Federal de São Paulo, 2021-11-17) Oliveira, Beatriz Mendes de [UNIFESP]; Bertuol, Carla [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3892883364774794; http://lattes.cnpq.br/2368364859677970; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta monografia reflete sobre a temática do brincar enquanto direito da criança hospitalizada e potencial caminho de enfrentamento da condição de hospitalização, o qual se desdobra também na promoção de bem-estar no âmbito da internação, decorrente da interação, possibilidade de expressão, convivência e diversão. Seu objetivo primário é ressaltar a importância de se assegurar o brincar enquanto direito da criança internada, e como meio de promoção de saúde diante da internação. Vale-se de considerar, que o brincar promove também a ressignificação do cenário de internação e processo saúde-doença, visto que é um ato universal, que pode proporcionar o exercício do protagonismo da criança enquanto envolvida na brincadeira. Para realizar essa reflexão, parte-se do contexto de uma enfermaria pediátrica do SUS, de um hospital do município de Santos, por meio da atuação do Programa de Educação Tutorial (PET) Saúde da Criança da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - Campus Baixada Santista, unido ao estudo realizado do livro Amar e Brincar – Fundamentos Esquecidos do Humano – do patriarcado à democracia, de Humberto R. Maturana. O trabalho busca a articulação com referências que abordam historicamente o brincar enquanto direito e enquanto ato fundamental para o desenvolvimento da criança; e com a análise retrospectiva da prática do brincar no hospital; é válido salientar, que espera-se aqui registrar e constatar a eficácia gradual do efeito da garantia do direito de brincar em um cenário marcante de incertezas, temores, como o da hospitalização na infância, trazendo consigo, concomitantemente a possibilidade de mudança de perspectiva desse momento vivido em um hospital, assim como um ambiente mais humanizado para pacientes, no caso, as crianças e seus acompanhantes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Compreendendo a inserção do trabalho voluntário no ambiente hospitalar : contribuições para a humanização do cuidado(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015) Batista, Maria Beatriz de Souza [UNIFESP]; Carmagnani, Maria Isabel Sampaio [UNIFESP]; Ribeiro, Circéa Amália [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2300731487624854; http://lattes.cnpq.br/9000331959925216; http://lattes.cnpq.br/0408255954683641; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este estudo teve como tema o trabalho voluntário em um hospital de ensino e sua relação com a humanização hospitalar. Objetivo: compreender a inserção do trabalho voluntário e suas interações no ambiente hospitalar. Metodologia: estudo descritivo com abordagem qualitativa, cujo referencial teórico foi o Interacionismo Simbólico, a estratégia para o tratamento dos dados foi a Análise Qualitativa de Conteúdo. Foi realizada entrevista semiestruturada com cinco coordenadores de projetos de humanização do Hospital São Paulo Hospital Universitário da Universidade Federal de São Paulo, e a observação participante das atividades dos respectivos voluntários onde se buscou conhecer a experiência do voluntário, o significado e sua percepção sobre as interações com os pacientes e profissionais do hospital, suas dificuldades e percepções sobre seu trabalho no contexto da Política Nacional de Humanização. Resultados: os voluntários sentem-se motivados pela oportunidade de ajudar outras pessoas, que buscam recursos e capacitação para desenvolver o trabalho voluntário, de forma contínua e com qualidade. A interação com os profissionais evolui com o passar do tempo; acham que a relação dos gestores com os voluntários influencia positivamente os profissionais. Eles se percebem contribuindo com a humanização e transformando o ambiente hospitalar por meio das diversas formas de interação com os pacientes e profissionais, utilizando Terapia Assistida por Animais, meditação e várias modalidades de arte terapia. Os entrevistados percebem o trabalho voluntário, como uma ferramenta de transformação social e sentem-se gratificados por estarem realizando um trabalho importante e prazeroso, em que podem interagir com o paciente e o profissional ao mesmo tempo. Recebem carinho e gratidão dos pacientes e profissionais do hospital e percebem um benefício pessoal inestimável que se reflete em sua humanização. Considerações Finais: este estudo trouxe algumas considerações sobre o processo de humanização no Hospital São Paulo ? Hospital Universitário/Universidade Federal de São Paulo e a importância do trabalho voluntário nesse processo. A análise dos depoimentos e da observação participante mostrou que o voluntariado é uma experiência mágica, traz benefícios a todos os envolvidos e contribui para a humanização do hospital.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Cuidado incomensurável dos profissionais de enfermagem: a interação com os familiares acompanhantes no processo de internação(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-07-29) Onoe, Edna Kinue Nishimura [UNIFESP]; Tanaka, Luiza Hiromi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9047748805998095; http://lattes.cnpq.br/4367801261362513; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Estudo de abordagem qualitativa cujo objetivo foi: compreender o significado atribuído pelos familiares acompanhantes em relação ao atendimento prestado pelos profissionais de enfermagem em um hospital privado; fundamentado no referencial teórico-metodológico do Interacionismo Simbólico. Os participantes foram 25 familiares acompanhantes de um hospital geral. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados, conforme a técnica de Análise de Conteúdo Temático, que permitiu a identificação da categoria conceitual ?Cuidado incomensurável dos profissionais de Enfermagem: a interação com os familiares acompanhantes no processo de internação?. A codificação dos dados permitiu a elaboração de quatro categorias temáticas: Relacionando a qualidade do atendimento com a qualificação do trabalho da equipe de enfermagem; Sentindo a necessidade de ter referência para o cuidado; Sendo acolhido pela enfermagem e Familiares vivenciando suas necessidades e de seu familiar. O significado que os familiares acompanhantes atribuíram como símbolos na proposição do atendimento prestado pelos profissionais de enfermagem foram: o acolhimento, a atenção, o vínculo, a confiança e a segurança. Percebem a equipe de enfermagem como uma categoria profissional bem treinada, tendo domínio em suas ações de forma padronizada com boa interação entre eles. Valorizam o conhecimento sobre a doença, as orientações e o convite à participação dos familiares nos cuidados, simbolizando a competência, a parceria e a qualificação dos profissionais de enfermagem. Entretanto, necessitam que o paciente seja cuidado pelo mesmo profissional durante a internação e na UTI há um distanciamento que precisaria ser revisitado. O enfermeiro é visto como a liderança da equipe, mas não como uma referência para o cuidado. Desvela-se a importância da inclusão da temática na reflexão da prática humanizada do cuidar nas instituições de saúde. Um cuidado considerado ainda invisível à própria enfermagem e, sobretudo, aos gestores de hospitais porque estas ações mostradas no estudo são, na maioria, silenciosas e incomensuráveis.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação como prática da liberdade: reflexões sobre a possibilidade da educação humanizadora nas prisões(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-25) Barboza, Layla Lucy [UNIFESP]; Graciano, Mariângela [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8133929640899337; http://lattes.cnpq.br/1649812589071629O objetivo deste trabalho é analisar a possibilidade da educação humanizadora nas prisões. Para tal, busca-se compreender a desumanização nas instituições totais, a humanização na perspectiva freiriana e a educação dialógica como potencial humanizador. Esta pesquisa procura responder às seguintes questões: como a educação pode ser humanizadora nas prisões?; por que devíamos defendê-la nessa perspectiva, e não sob a ótica da ressocialização? A pesquisa é de abordagem qualitativa, caracterizando-se como pesquisa bibliográfica. Como principais referenciais teóricos tem-se: Foucault (2014), Davis (2018) e Aguirre (2009), para tratar sobre as prisões; Goffman (1987, 2004), Mendonça (2006) e Freire (2019, 2020) para compreender a desumanização; Duarte e Sivieri-Pereira (2018), Julião (2011, 2017) e Graciano (2010) para aprofundar a história da educação nas prisões e problematizar o discurso da ressocialização; Freire (2013, 2019, 2020) para compreender a humanização. A internação em instituições totais envolve diferentes processos de desumanização, que têm consequências sociais e psicológicas. Na perspectiva freiriana, a massificação, o assistencialismo, a invasão cultural e a educação bancária são meios desumanizadores, porque alienam, coisificam o povo e inibem o desenvolvimento da consciência crítica e da participação popular na sociedade. A desumanização, para Freire, é uma realidade histórica e uma viabilidade ontológica, o que quer dizer que, se há viabilidade para a desumanização, há viabilidade para a humanização. Para o autor, a verdadeira vocação dos seres humanos é a de ser mais – humanizar-se. A conscientização, o diálogo, a utopia e a multiculturalidade são pressupostos humanizadores desenvolvidos por Freire. A educação na perspectiva dialógica pode concorrer com os processos de desumanização nas prisões porque serve à libertação. A educação intencionalmente libertadora é resistência à desumanização nas prisões porque promove a conscientização crítica e a problematização do mundo e das relações homem-mundo, possibilitando a emancipação subjetiva e objetiva dos sujeitos. Finalmente, há experiências que mostram a possibilidade de humanização nas prisões por meio da educação dialógica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A experiência estética da literatura como meio de humanização em saúde: o Laboratório de Humanidades da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)(UNESP, 2013-03-01) Bittar, Yuri [UNIFESP]; Sousa, Maria Sharmila Alina De [UNIFESP]; Gallian, Dante Marcello Claramonte [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This study focused on the Humanities Laboratory of the Center for History and Philosophy of Health Sciences, Federal University of São Paulo (UNIFESP). Our objective was to analyze how this educational activity, which is grounded on the aesthetic and reflective experience promoted by reading classic literature, act and impacts on healthcare students and professionals, thereby giving rise to humanistic training and humanization within healthcare. Starting from qualitative methodology, based on participant observation and on the participants' oral life histories, this study sought to assess and understand how an educational activity based on humanities can be proposed as a way towards humanizing healthcare. Our results showed that this was an effective approach, in that the esthetic experience promoted by reading the classics created an effect among the Humanities Laboratory participants, thereby producing reflective momentum that resulted in changes at both professional and personal levels.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A fotografia contemplativa no Laboratório do Olhar: imagem, experiência e memória(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-12) Bittar, Yuri [UNIFESP]; Liberman, Flávia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8790313628912498; http://lattes.cnpq.br/7039684681468178; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta tese se propõe a percorrer as narrativas produzidas no contexto do Laboratório do Olhar, disciplina ofertada na Universidade Federal de São Paulo, para estudantes de graduação e pós-graduação na área da saúde, buscando contribuir na formação profissional e pessoal, e criar um ambiente humanizador e acolhedor. A disciplina tem como elemento central a fotografia contemplativa - técnica que articula fotografia e meditação através do exercício de um olhar desprovido de julgamento, ancorado em um estado mental aberto e curioso, favorecendo a presença e a atenção à harmonia e à simplicidade no cotidiano. Abordando, a partir de uma perspectiva cartográfica, as turmas realizadas entre 2016 e 2019 — campo de experiência onde colhi os dados —, foram feitas nove entrevistas-ensaios fotográficos, além de utilizadas as fotografias produzidas nos exercícios das aulas, bem como o diário de campo do pesquisador. Levando em consideração a formação, e buscando explorar, nestas narrativas, caminhos baseados em presença, contemplação e discussão em grupo, os alunos foram convidados a participar de uma estratégia aqui denominada contar-criar. Trata-se de uma entrevista-ensaio fotográfico que, partindo do formato de história oral, em articulação com a narrativa fotográfica e com objetos denominados biográficos, propõe a criação de um ensaio fotográfico que é ao mesmo a narrativa de uma trajetória de vida em que o conceito circular de “fazer juntos” conecta olhar, memória e criação. Como base teórica, a tese privilegia alguns conceitos, tais como o de biografema, formulado por Roland Barthes, o de narrativa, de Walter Benjamin, o de experiência, como apresentado por Jorge Larrosa Bondía, assim como memória, presença, gestos menores, articulando-os com perspectivas de humanização e contemplação. Ao re-percorrer os contar-criar, a partir de uma perspectiva cartográfica, emergiram pistas sobre o sentido das experiências vividas, e das repercussões narradas pelos participantes. Assim, pôde-se vislumbrar frestas, surpreender-se com as aberturas produzidas no contar-criar e, a partir disso, evidenciar o potencial criador da estratégia, seja pela quebra do paradigma da separação entre pesquisador-pesquisado, seja pela ampliação do olhar fruto dos insigths dos exercícios de fotografia contemplativa. Em seu desenrolar, a tese sinaliza caminhos que, cruzando diferentes campos, exploram a criação conjunta e a troca de experiências, a contemplação e atenção ao simples, o fazer com o corpo e as profundidades da memória e dos retratos. Tais caminhos se mostram como vias humanizadoras por meio do aprofundamento e da apropriação da própria experiência, da capacidade reflexiva e da ampliação da esfera de atuação no mundo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde(UNESP, 2014-01-01) Lima, Carina Camilo; Guzman, Soemis Martinez; Benedetto, Maria Auxiliadora Craice De; Gallian, Dante Marcello Claramonte [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This paper presents the results from a research project in which the main objective was to ascertain the benefits of including the Humanities Laboratory (LabHum) of the Center for History and Philosophy of Health Sciences (CeHFi), Federal University of São Paulo (UNIFESP) as an elective discipline for promoting humanization in the context of medical and nursing students. The course focused on reflections from reading classics from the literature. Qualitative methods based on hermeneutic phenomenology were used. The results pointed towards the idea that literature enables deflagration of “interpellative experiences”, i.e. moments of self-reflection that are capable of touching and educating to the point at which changes to vision and attitudes are incorporated naturally into the daily routine, so as to promote humanization.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A Integração na Atenção Básica à Saúde na Comunidade em um Curso médico: a visão discente a respeito de sua formação humanística(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-09-30) Makabe, Maria Luisa Faria [UNIFESP]; Maia, José Antonio [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A sucessão histórica de modelos curriculares na educação médica apontam para a necessidade de aprendizagem em novos cenários, colocando o aluno em contato com o paciente e suas necessidades desde o início do curso médico. É na prática constante, longitudinal, que este irá desenvolver a gama de competências para sua futura atuação profissional, em um mundo do trabalho que requer atributos tais como criatividade, autonomia na busca do conhecimento, e capacidade de trabalhar em ambientes multiprofissionais. A reflexão assume um papel fundamental, juntamente com uma visão humanística do seu paciente, entendendo e respeitando na sua complexidade. Assim sendo, o presente trabalho teve por objetivo investigar como um programa de inserção longitudinal de estudantes de medicina em cenários comunitários poderia influenciar sua formação humanística. Por meio de questionários e entrevistas, observou-se que a aprendizagem comunitária – particularmente em visitas domiciliárias acompanhando Agentes Comunitários de Saúde – resultou em profundas reflexões sobre a inserção social dos sujeitos como alunos e futuros profissionais. Alguns pesquisados inclusive consideraram o trabalho na atenção básica como uma possibilidade de escolha de Residência Médica. De alguma forma, todos os sujeitos valorizaram a experiência como um importante componente da humanização de suas práticas e reflexões atuais e futuras, demonstrando que o ensino integrado da academia com os serviços pode efetivamente constituir-se em uma estratégia curricular formalmente planejada voltada para uma formação mais global e humanizada na gradação médica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Medo, nervosismo, despreparo, ambivalência: o aluno do curso técnico em enfermagem interagindo com o familiar da criança hospitalizada(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-03-25) Onishi, Juliana Yukari Takahashi [UNIFESP]; Borba, Regina Issuzu Hirooka de [UNIFESP]; Ribeiro, Circéa Amália [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2300731487624854; http://lattes.cnpq.br/2024656916005253; http://lattes.cnpq.br/9266471310835526; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este estudo, de abordagem qualitativa, teve como objetivo compreender o significado de interagir com os familiares da criança hospitalizada para o aluno do Curso Técnico em Enfermagem. Para conduzi-lo, o Interacionismo Simbólico foi adotado como referencial teórico e a Análise Qualitativa de Conteúdo, como o metodológico. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada realizada, individualmente, com oito alunos egressos do Curso Técnico em Enfermagem de uma instituição de ensino localizada no município de Osasco/SP. A análise dos dados permitiu a identificação da categoria conceitual MEDO, NERVOSISMO, DESPREPARO, AMBIVALÊNCIA: O ALUNO DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM INTERAGINDO COM O FAMILIAR DA CRIANÇA HOSPITALIZADA e revelou que, durante o ensino prático, o aluno apresentava-se, muitas vezes, incomodado ao prestar assistência à criança hospitalizada na presença dos familiares. Isso decorre da falta de habilidade técnica, experiência e comunicação adequada para lidar com os familiares, gerando insatisfação dos mesmos, por acreditarem que os estagiários, por serem aprendizes, causarão sofrimento à criança, em especial na realização da punção venosa periférica. Como consequência do despreparo sobre como lidar com o familiar da criança, o aluno chega a definir que a interação com o mesmo não é uma prática de enfermagem; que, para ele, o estágio no hospital tem como objetivo apenas aprender a realizar os procedimentos técnicos. No entanto, o aluno considera os familiares uma ferramenta de ajuda e fonte de segurança à criança, o que o impulsiona a tentar estabelecer uma interação positiva com os mesmos, por meio do diálogo, tranquilizando-os, explicando-lhes os procedimentos e tentando demonstrar segurança em sua execução, além de mostrar interesse pela criança e seu cotidiano. Ele sente-se gratificado quando obtém o reconhecimento do familiar nos cuidados, o que lhe certifica como capaz de lidar com a criança. Conhecer essa experiência, que se encontra expressa nas categorias temáticas do estudo, leva à compreensão da necessidade de inclusão da temática relativa ao cuidado à família na matriz curricular do Curso Técnico em Enfermagem e contribui para reflexões sobre as mudanças positivas desse conhecimento para esse aluno, bem como serve de motivação para realização de novos estudos, por se tratar de assunto pouco explorado na literatura.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A música no ambiente hospitalar: uma experiência de humanização(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019) Souza, Luanda Oliveira [UNIFESP]; Gallian, Dante Marcello Claramonte [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6044992821022223; http://lattes.cnpq.br/4665192452704397; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: Soundscape Studies – defined as any field of acoustic study - aims to analyse how the acoustic environment composed of sounds and noises, influences humans both directly or indirectly. The hospital environment are considered as unpleasant for most of the population, and this is because the treatment form is more associated to the disease than to the subjective aspects of the hospitalized person. In addition, the scientific and technological development of the health field, despite improving medical treatments, culminated in a more distant relationship between the patient and health care professional, turning hospitals into dehumanizing places. Music is an art form that has influenced human being since the dawn of civilization, developed individually or collectively and present practically in almost all cultures. Objective: to investigate the extent to which live music, by modifying the soundscape of that environment, can be a means to make the hospital a more humanized environment. Methodology: in partnership with Saracura Group, participant observation based in ethnographic approach was carried out in the following hospitals: Instituto da Criança do Hospital das Clínicas FMUSP, HCor – Hospital do Coração e Hospital Infantil Sabará, , which enabled the elaboration of field diaries with perceptions related to the modifications of the soundscape and the reactions of people to musical art. After this phase, Oral History of Life method interviews were made with two patients, four patient’s mothers, four health care professionals and two musicians, and the resulting stories were transformed into narratives. The data analyses were based on the narratives and field diaries by the qualitative method of Immersion / Crystallization inspired by the hermeneutic phenomenology. Results: from the collected data the emerged themes were: increase of affectivity visualized in mothers of neonatal patients through lullabies; music tones made the environment more harmonious, assisting patients in serious condition and companions in the complex issue of finitude, the music comforts the situation experienced, reassuring the patient and helping in farewells; and the possibility that the performing musician in hospitals can resignify after having counted on the pain and suffering of the other person. We identified that the hospital soundscape, endowed with noises, alarms and conversations, is harmonized by the music, so that all those involved get rid of the focus on the disease, opening space to experience music. We analysed that melodies were considered audible emotions, so that fundamental elemental properties such as time, space and movement were related to subjective aspects experienced in the hospital. Final considerations: The results indicate that music is one of the few artistic resources that do not spoil the work of health professionals, especially in the ICU, and also collaborates to provide a more serene, comfortable and joyful sector. In this way, themes such as affectivity, human finitude, and expanding of dialogue were discussed from changes in the hospital through live music. Thus, we conclude that musical actions can be a form of hospital humanization.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Papel das narrativas como recurso didático na formação humanística dos estudantes de Medicina e Enfermagem(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-04-19) Benedetto, Maria Auxiliadora Craice De [UNIFESP]; Gallian, Dante Marcello Claramonte [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6044992821022223; http://lattes.cnpq.br/9525523655012879; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: The biomechanical model of teaching and practice of medicine, based on specialization, fragmentation and technology, is responsible for innumerable advantages to patient care and for reducing or abolishing much of human suffering causes by diseases and injuries. However, because it does not consider the subtle dimensions of human being, so important in the way individuals become ill and in healing processes, such a model presents limitations. Although new models have been introduced and incorporated into didactic and clinical settings, one of the consequences of this predominantly biomedical approach is still among the main complaints of health systems users. It is about dehumanization in health. In Brazil, the Unified Health System – with the creation of the National Humanization Policy – and private health systems have sought strategies to face the issue. Certainly, these strategies depend on the presence of well-trained health professionals from a technical and humanistic point of view. The greatest deficiencies concern humanistic education, which starts being promoted in some educational institutions by the teaching of Humanities. Objective: to investigate the effectiveness of the use of narratives – Oral History of Life reports of transplanted cardiac patients and their relatives, medical narratives emerged in Palliative Care and literary narratives – as a source of reflection and didactic resource for humanization of medical and nursing students. Methodology: qualitative methods based on Oral History of Life and Hermeneutic Phenomenology were chosen. The object of study was an elective discipline named Narratives in Health – a way to humanization, which was addressed to two groups of twenty-five medical and nursing students. The data were collected from three sources – participant observation, interviews of students obtained through Oral History Approach and narratives presented by them in a narrative session that represented the final evaluation. The data were interpreted by immersion / crystallization techniques. Results: from the data emerged many subtopics, which were organized in the following major themes: from the death to the rebirth of narrative; breaking the isolation to recognize emotional issues and feelings; empathy; hidden curriculum; from narratives to humanization: educating good health care professionals. Final considerations: the results of didactic experience shows that, in a short period, it was possible to cover many of the essential issues that permeate the life of health professionals. The narratives represented a stimulus and a means for reflection, favouring an improvement of interpersonal relationships, the contemplation of affectivity and the recognition of the constant need for searching meaning in health practices.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Programa de atendimento voluntário na área da saúde para população brasileira de baixa renda(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017) Ribeiro, Joao Paulo Nogueira [UNIFESP]; Riera, Rachel [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0591884301805680; http://lattes.cnpq.br/2546511870436635; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: o Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Contudo, 87% dos usuários qualificam os serviços negativamente. Por outro lado, as Organizações não- governamentais (ONGs) desempenham um papel importante na promoção da saúde, suprindo as carências do sistema. Do ponto de vista dos profissionais de saúde, há uma percepção positiva dos serviços voluntários e muitos profissionais realizam atendimentos gratuitos por conta própria. Porém, muitas vezes eles encontram dificuldades para conciliar o trabalho voluntário com sua rotina. Objetivos: apresentar o processo de criação e desenvolvimento de um programa de atendimento voluntário na área da saúde, disponibilizado por meio de plataforma digital. Métodos: trata-se de um estudo descritivo, transversal utilizando a base de dados do Instituto Horas da Vida. O presente trabalho foi dividido em três etapas: (1) descrição do processo de desenvolvimento do programa de atendimento voluntário na área da saúde desde sua idealização e a evolução ao longo dos anos; (2) descrição dos resultados obtidos com o programa e (3) descrição simples dos resultados gerais do programa na opinião dos usuários. Os dados foram compilados entre 2012 e 2016. Quanto às características dos usuários do programa, os dados apresentados se referem ao período de outubro de 2015 a dezembro de 2016. Resultados: o Instituto demonstrou ser um projeto viável, por meio de uma plataforma digital. O Instituto possibilita que médicos, empresas e profissionais da saúde levem Saúde e Educação à população de baixa renda. Inicialmente, o Instituto assistia três instituições na cidade de São Paulo. Atualmente, o Instituto pode atender mais de 40.000 pessoas em 14 Instituições localizadas em cinco cidades brasileiras. O instituto conta com mais de 1.500 profissionais de saúde, entre médicos, dentistas entre outros profissionais da saúde. Para organizar a estrutura de atendimentos, foi desenvolvida uma plataforma virtual possibilitando a padronização das informações coletadas no momento do cadastro do voluntário. Desde seu início até 2016 foram realizados 14.024 atendimentos, com envolvimento de 1.748 profissionais da área da saúde em 14 ONGs assistidas pelo instituto. Quanto ao perfil dos usuários, de maneira geral são do sexo feminino (63%), em sua maioria crianças de até nove anos de idade (38%) (representados por seus responsáveis legais), usuários da rede do SUS (55%), de famílias com renda de até R$1.448 (90%), ensino médio incompleto (31%) e desempregados (62%). De importância, o valor financeiro gerado pela atuação do Instituto em 2016 chegou ao total de R$ 985.979,21. Conclusão: os resultados apresentados no presente trabalho demonstram que o Instituto cresceu ao longo dos anos e tem apresentado resultados positivos. Apesar de algumas limitações e dificuldades, é possível levar saúde e educação em saúde, de forma gratuita e em escala, para a população de baixa renda por meio de um trabalho voluntário estruturado.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os sentidos da humanização para os trabalhadores do Hospital São Paulo: narrativas de história oral de vida(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-07-05) Dal Poggetto, Luziete Maria da Silva [UNIFESP]; Gallian, Dante Marcello Claramonte [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6044992821022223; http://lattes.cnpq.br/1516132877907748; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The National Policy for the Humanization of Health Care and Management (PNH), the adolescence, the consultation, the perception by some and the measurement by few, even by professionals working in the health area and, therefore, is not practiced in its Integrity, and is often misused in protocol maneuvers. In the context of hospital care, the PNH is directed to the SUS base, which brings a revolutionary and transformative process without a health field, provided it is understood and articulated in its process of care, management and care with health professionals and society. The PHN specifically and directly calls on health professionals, patients and managers for this construction, as engines and transformers in their micro and macrosectors, spaces of action. Motivated by the power of the HNP, the objective was to interpret and reflect on concepts, experiences and humanization experiences of health professionals responsible for the development, coordination, management and operationalization of the National Humanization Policy, especially from the Hospital São Paulo Institution, from Life's history. Regarding the methodology, the Oral History of Life was used, with the production of narratives of health professionals who experience within the Institution Hospital São Paulo the PNH in its practice, since it is one of the first hospitals to develop a group of humanizations with supporters of the Ministry of Health. From the narratives, it was perceived a certain interpretive superficiality and, consequently, a practice that is traversed by the field of health at institutional level, that did not transcend to the discourse. However, it was perceived that a system of humanized intrinsic care is developed in a micropolitical action, of the centers of actors-health professionals, in a network of solidarity favorable to the interpellation, if summoned for knowledge and real action, dimensioned by this policy. Innovative approach, which seeks to involve the real authors and actors of care. The oral history was presented in this dissertation as a humanizing process that enabled not only the actors-health professional who participated in these narratives, as well as the author.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Vivências de acadêmicos de enfermagem durante o cuidado prestado às pessoas com feridas(Associação Brasileira de Enfermagem, 2008-12-01) Salomé, Geraldo Magela [UNIFESP]; Espósito, Vitória Helena Cunha [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)To learn about and understand the feelings experienced by nursing students when making bandages during curricular and extracurricular clinical practice. This is a qualitative study, with a phenomenological framework. The guiding question used was: What did you feel while making the bandage? This study revealed that nursing students feel unprepared for making bandages. Students also reported various difficulties; like touching a stranger and associating theory to practice, for instance. They experienced positive emotions, like pleasure, as well as negative feelings, such as distress, insecurity, fear, and embarrassment. We believe that the teacher-student relationship would be improved if a space is created to discuss these experiences. In fact, such as space would represent one form of support, which students need due to the difficulties they have to deal with in this period of their academic education.