Navegando por Palavras-chave "Hotspots"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeito de características da paisagem sobre atropelamentos de vertebrados em rodovias do Mato Grosso do Sul(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-29) Silva, Thais Martins da [UNIFESP]; Vieira, Elisa Hardt Alves [UNIFESP]; Semensatto Junior, Décio Luis [UNIFESP]; Freitas, Simone Rodrigues de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4161677878228867; http://lattes.cnpq.br/1622817303276574; http://lattes.cnpq.br/0510421593724951; http://lattes.cnpq.br/9574325333278395O atropelamento de fauna constitui uma grave ameaça à biodiversidade e segurança humana, estando também associado a altos custos econômicos para a sociedade. Entender como a paisagem influencia na ocorrência de atropelamentos pode nortear a escolha dos locais onde a aplicação de medidas mitigadoras seja mais eficiente, assim como otimizar os custos decorrentes de suas instalações. O presente estudo teve como objetivo avaliar a influência de características da paisagem sobre a mortalidade de vertebrados nas rodovias BR-158 e BR-262, estado do Mato Grosso do Sul, e propor medidas de mitigação nos locais avaliados como potenciais para a ocorrência de atropelamentos. Para tanto, foram utilizados dados secundários de coletas semanais realizadas nas áreas de estudo durante os anos de 2016 a 2018. A distribuição geral dos atropelamentos foi avaliada pela ocorrência de hotspots utilizando o método 2D Hotspot Identification, que identifica os trechos com maior intensidade de eventos de colisão. Para a criação dos modelos preditores da paisagem, foram consideradas as medidas de área e distância das classes de uso e cobertura da terra no entorno de 1 km das rodovias, como: agricultura, água, área urbana, campo antrópico, cerradão, vegetação ciliar, silvicultura e vegetação natural em regeneração. Utilizando duas diferentes variáreis respostas (ocorrência de atropelamentos e abundância por segmento), os modelos foram avaliados através da aplicação de Modelos Lineares Generalizados, e selecionados a partir do critério de informação Akaike. Tendo como base a presença de hotspots e elementos preditivos da paisagem, foi proposto um critério de avaliação para a determinação dos locais prioritários para a instalação de medidas mitigadoras como passagens de fauna, redutores de velocidade e placas sinalizadoras. Os resultados mostram que os atropelamentos não estão distribuídos de forma aleatória pelas rodovias de estudo, podendo ser encontrados 12 trechos com maior concentração de mortalidade. Dentre as espécies registradas, Cerdocyon thous (cachorro-do-mato) e Myrmecophaga tridactyla (tamanduá-bandeira) foram as mais atropeladas nas rodovias avaliadas, e a ocorrência de espécies ameaçadas ressalta o valor de conservação da região. De modo geral, os atropelamentos estiveram positivamente associados às áreas de vegetação ciliar, campo antrópico e hotspots, e trechos próximos a fragmentos de cerradão e vegetação natural em regeneração. Características ligadas ao uso antrópico da terra, como silvicultura e agricultura, estiveram negativamente associadas às ocorrências. Através da aplicação dos critérios de seleção para a definição dos locais a serem mitigados, foi identificado o total de oito trechos classificados como prioridade 1, seis trechos de prioridade 2 e 16 trechos indicados como prioridade 3, e propostas medidas de custo-benefício equivalentes aos cenários avaliados. É esperado que o presente estudo possa auxiliar no norteamento de tomadas de decisões em escalas mais amplas, além de trazer alternativas mitigadoras aplicáveis a ecossistemas secos como o Cerrado.