Navegando por Palavras-chave "Hospitalized child"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)O ambiente estimulador ao desenvolvimento da criança hospitalizada(Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, 2008-09-01) Bortolote, Giovana Soares [UNIFESP]; Brêtas, José Roberto da Silva [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This study presents a qualitative approach, and used the method of Simple Observation. It was carried out with eight children who were hospitalized in two pediatric units of a school hospital in São Paulo. Its purpose was to learn the stimulating elements for the development of a child in a hospital environment. Besides, it aimed at motivating nursing professionals to adapt the hospital environment to the child. After the analysis of the collected data, categories were organized as: stimulating objects and situations, procedures and inter-relationships. The conclusion is that the nursing team performs an important role as one of the stimulating elements in the hospitalized child care, since they are aware of this role.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O brinquedo terapêutico na assistência à criança hospitalizada: significado da experiência para o aluno de graduação em enfermagem(Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, 1998-04-01) Ribeiro, Circéa Amalia [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This study describes a phenomenological analysis of a nursing under graduated student's discourse, who used the therapeutic play for caring a hospitalized child. The goal of the study was to understand the meaning of the experience for this student.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Mantendo o sonho de incorporar o brinquedo terapêutico no cuidado de enfermagem apesar das dúvidas e dificuldades: vivência de diretoras e supervisoras de educação permanente(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-08-27) Costa, Suely Alves Fonseca [UNIFESP]; Borba, Regina Issuzu Hirooka de [UNIFESP]; Ribeiro, Circéa Amália [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2300731487624854; http://lattes.cnpq.br/2024656916005253; http://lattes.cnpq.br/2374298470721938; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este estudo, de natureza qualitativa, teve como objetivo compreender o significado atribuído pela Diretora de Enfermagem e Supervisora de Educação Permanente de hospitais infantis sobre a utilização do Brinquedo Terapêutico na assistência de enfermagem à criança. O Interacionismo Simbólico foi adotado como referencial teórico e a Teoria fundamentada nos Dados (Grounded Theory) como referencial metodológico. Os dados foram coletados por meio de entrevistas realizadas com cinco Diretoras de Enfermagem e três Supervisoras de Educação Permanente de cinco hospitais infantis do município de São Paulo. A análise comparativa dos dados permitiu a identificação do fenômeno MANTENDO O SONHO DE INCORPORAR O BRINQUEDO TERAPÊUTICO NO CUIDADO DE ENFERMAGEM APESAR DAS DÚVIDAS E DIFICULDADES, e revelou que, para a Diretora de Enfermagem e Supervisora de Educação Permanente, o brincar/Brinquedo Terapêutico é uma ferramenta imprescindível na pediatria; que ela valoriza e reconhece os benefícios de realizar essa atividade junto às crianças hospitalizadas e, assim desenvolve estratégias para incorporá-lo na prática cotidiana do enfermeiro; que neste trajeto vivencia inúmeras dificuldades, entre as quais, falta de tempo, compromisso, e conhecimento dos enfermeiros, assim como, o fato do brincar não ser cultura do enfermeiro, além de ter o receio de criar conflitos com outros profissionais de saúde; mas também interage com algumas situações que favorecem sua implementação como: o fato de alguns enfermeiros terem conhecimento a respeito do Brinquedo Terapêutico e receber apoio da instituição para realizar tal atividade; que ela continua sonhando com o Brinquedo Terapêutico implantado no cuidado à criança. A compreensão dessa experiência oferece subsídios para a enfermagem, no sentido de repensar o modo de cuidar da criança hospitalizada