Navegando por Palavras-chave "Homossexualidade"
Agora exibindo 1 - 14 de 14
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A homossexualidade e os discursos médico-legais brasileiros do Século XIX: uma análise de atentados ao pudor, de Augusto Olympio Viveiros de Castro(Universidade Federal de São Paulo, 2024-07-29) Santos Junior, Anderson Fabricio dos; Teixeira, Ana Lucia de Freitas; http://lattes.cnpq.br/7293529482131431; http://lattes.cnpq.br/6706320610099690Este trabalho investiga a forma como a taxação do conceito médico de “degenerescência” surge, no século XIX, atrelado à descrição de determinadas práticas sexuais homossexuais, de modo a criar patologias e “desvios morais” que justificassem uma inferioridade atribuída aos sujeitos que manifestavam o que era nomeado como “práticas desviantes” da norma heterossexual. A análise do discurso médico-legal brasileiro de Augusto Olympio Viveiros de Castro, a partir do referencial teórico foucaultiano sobre a sexualidade e as relações de poder presentes na disciplina de corpos, aponta para a forma como se justificavam as desigualdades e mazelas sociais atreladas ao surgimento do capitalismo e ao modelo burguês de família, bem como às relações entre a produção cientificista nacional e suas influências europeias na produção dos discursos médico-legais brasileiros. Nesse sentido, nossa pesquisa visa compreender as relações e implicações entre os conceitos médicos de “degenerescência”, “normalidade” e “homossexualismo” no século XIX.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A Controvérsia Em Torno Do Projeto De Lei 122/2006: Uma Análise Da Oposição De Parlamentares Evangélicos À Criminalização Da Homofobia.(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-02-05) Bortolin, Paula Andrea Gomes [UNIFESP]; Sales, Lilian Maria Pinto [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Bill (Proposition Of Law) Number 122/2006 (Kown In Brazil As "Projeto De Lei 122/2006"), Was Proposed Aiming To Outlaw Prejudice And Discrimination Based On Sexual Orientation. It Suffered Strong Opposition From Evangelical Parliamentarians. Those Agents Opposing The Bill Organized Themselves To Curb It Into Going To Voting. A Series Of Justifications Were Used To Oppose The Outlawing Of Homophobia In The Media, Seeking To Bring Together Strength And Legitimacy To Its Arguments And Positions. The Main Goal Of This Research Is To Map Such Controversy, Focusing The Group Opposing The Bill. This Analysis Pretends To Uncover The Grammar, The Categories, And The General Principles Used In The Speeches And Writings Of The Evangelical Actors (Individual Or Collectives), Looking Out To Understand Which Elements Were Mobilized To Thicken Generality And Reliability To These Perspectives.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Devassos no paraíso: uma interpretação outsider do Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-13) Rossi, Émerson [UNIFESP]; Albuquerque, José Lindomar Coelho [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0312592126188264; http://lattes.cnpq.br/3314048367600656Esta pesquisa investiga a interpretação do Brasil presente na obra “Devassos no Paraíso” (1986), uma história da homossexualidade (masculina) no Brasil, escrita fora do establishment acadêmico, por um militante histórico na época da redemocratização (década de 1980). O estudo tem como objetivo compreender o percurso do autor, descrever as aproximações e distanciamentos em relação às pesquisas antropológicas sobre homossexualidades contemporâneas e mapear diálogos com outras interpretações clássicas do Brasil. A relevância da pesquisa reside na análise de uma obra seminal nos estudos de homossexualidade no Brasil que ao longo do tempo sofreu com altos e baixos em sua popularidade. Foi utilizada a metodologia de descrição densa, conforme teorizada pelo antropólogo Clifford Geertz. A pesquisa revelou uma relação pontual de Devassos no paraíso com o pensamento social brasileiro, destacando referências a Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda e afinidades temáticas com Michel Foucault e Roberto DaMatta. A obra é interpretada como uma crítica à sociedade brasileira, marcada por contradições e repressão.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Dj, Toca O Som!" Entre A Produção De Festas E Subjetividades Na Cena Pop Lgbt De São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-03-02) Almeida, Diego Eugenio Roquette Godoy [UNIFESP]; Lugli, Rosario Silvana Genta [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This Research Explores The Production Of Gender In The Nocturnal Leisure Of The City Of São Paulo. The Method Of Investigation Was The Participant Observation In Five Parties Created And Frequented By Young People That Make Up A Determined Pop Scene Lgbt, Pointing Out Possible Generational Differences Related To Masculine Homosexuality. The Musical Scene As A Theoretical And Methodological Delimitation For The Nighttime Leisure Has Undergone Modifications Based On Avtar Brah Intersectional Approach, Resulting In A Coherent Analytical Framework Regarding The Understanding Of Homosexuality. The Characteristics Of The Boundaries In The Investigated Scene Were: Age / Generation, Social Network Formed By Night People, Gender / Sex, And Musical Style. Five Parties Entered The Scope Of The Research: Hangover, Ratchet, Bug, The People And Plástika. They Occurred In Different Establishments In The City Of São Paulo, Three In The Region Of Augusta And Two In Barra Funda. I Stayed In Field About 100 Hours From December
- ItemAcesso aberto (Open Access)“Enfrentei muitas tempestades como professor de Educação Infantil”: homossexualidade masculina e identidade docente(Universidade Federal de São Paulo, 2018-05-31) Oliveira, Vinicius Expedito Mena; Finco, Daniela; http://lattes.cnpq.br/5868721280642490; http://lattes.cnpq.br/6794526005862510Este Trabalho de Conclusão de Curso investiga a relação entre a identidade docente, as relações de gênero e a diversidade sexual no âmbito da Educação Infantil. Discute a construção da identidade docente a partir das experiências de 05 professores homens homossexuais que atuam ou aturam diretamente com a educação e com o cuidado das crianças pequenas, em creches e pré-escolas. Busca compreender qual é o lugar destes profissionais em um espaço historicamente e socialmente construído e dito como feminino. A partir das respostas de questionários semiabertos, a pesquisa analisa as experiências destes docentes buscando compreender as possibilidades, os entraves e os desafios do trabalho educativo com crianças pequenas. Traz o debate a respeito das causas e consequências geradas pelo tanto pelo preconceito de gênero quanto pela discriminação sexual (homofobia), na esfera pública dentro de instituições de Educação Infantil. Busca contribuir para o avanço do conhecimento no âmbito da construção da identidade docente na Educação da Pequena Infância, nas relações de gênero e de respeito à diversidade sexual no combate à homofobia.
- ItemSomente MetadadadosHistoria de vida de um casal homossexual masculino sorodiscordante para HIV/AIDS(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005) Fernandes,Hugo [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)Homens e transtornos alimentares: imagem corporal, comportamento alimentar e sexualidade(Universidade Federal de São Paulo, 2023-02-24) Falcão, Carime Bittar [UNIFESP]; Frutuoso, Maria Fernanda Petroli [UNIFESP]; Cordás, Táki Athanássios; http://lattes.cnpq.br/5000045365489355; http://lattes.cnpq.br/4750299902344077; http://lattes.cnpq.br/2429731466145572; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Os transtornos alimentares (TA) são psicopatologias cada vez mais frequentes, influenciadas pela pressão estética, pelo ideal de magreza e pela enorme quantidade de informações sobre dietas e alimentos. A crescente demanda de cuidado para homens com TA justifica a importância da produção de conhecimento sobre este público, reforçada pelos inúmeros estereótipos que cercam a doença e dificultam a busca por ajuda profissional. Este estudo teve como objetivo identificar a relação dos TA em homens com a imagem corporal, comportamento alimentar e orientação sexual. Trata-se de um estudo qualitativo produzido a partir do registro em diários de campo, cuja fundamentação metodológica se desdobrou da seguinte forma: (A) entrevistas semiestruturadas on-line com cinco pessoas masculinas; e (B) observações, realizadas por meio de encontros virtuais, com oito homens acompanhados pelo GEAHTA (Grupo Especializado em Homens com Transtornos Alimentares). Todos os indivíduos são pacientes do AMBULIM (Ambulatório de Transtornos Alimentares) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Os achados mostram que todos os pacientes têm histórico de inúmeras dietas restritivas ao longo da vida, assim como condutas purgativas, práticas de atividades físicas excessivas, uso de medicamentos e anabolizantes; e apresentam ou já apresentaram relações conflituosas com o peso e o corpo. Os que se declaram homossexuais referem pressão estética sofrida dentro da comunidade LGBTQIA+ e, independente da orientação sexual, os indivíduos negros, gordos, pobres e com características femininas relataram situações de exclusão na comunidade. Os relatos indicam conflitos, que provocam sofrimento entre o que é ser homem e de como performar essa masculinidade na sociedade, principalmente nas relações interpessoais. O acompanhamento do grupo aponta que a regulação das emoções pode melhorar significantemente comportamentos disfuncionais em relação à alimentação, imagem corporal e orientação sexual e que se faz necessário assumir a pluralidade de formas de ser homem para a construção de novas relações com a comida e com o comer.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Juventude religiosa e homossexualidade: desafios para a promoção da saúde e de direitos sexuais(UNESP, 2013-03-01) Silva, Cristiane Gonçalves da [UNIFESP]; Paiva, Vera; Parker, Richard; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade de São Paulo (USP); Columbia University Mailman School of Public Health Center for Gender, Sexuality and HealthThis paper describes religious young people's conceptions of homosexuality, which is important knowledge for informing public policies within health promotion. Based on a constructionism and human rights framework, the study analyzed two focus groups and eighteen interviews with young followers of Afro-Brazilian religions (Umbanda and Candomblé), Catholicism, Anglicanism, Adventist Church of Promise and Assembly of God. Their conceptions about homosexuality took into consideration dogmatic morals and incorporated daily life experiences. Their interpretation of homosexuality therefore placed value on moral guidance from adult religious authorities and other forms of discourse relating to healthcare policies and social movements against sexual discrimination. To differing degrees, each young person reworked the discourse that had been accessed, as religious and sexual subjects. Within these psychosocial dynamics, openness towards health promotion based on human rights was observed, and youth people were seen as protagonists for adaptation of religious codes to singular courses of life and contexts.
- ItemSomente MetadadadosMasculinidades em desordem: as relações homossexuais no cinema alemão(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-11-28) Cori, Eveline Ivi [UNIFESP]; Rovai, Mauro Luiz [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This research problematizes and discusses the way in which the representation of masculinity and its subjectivations in homosexual characters in German cinema is built, using three films as a privileged material of analysis: Different from the Others (1919) by Richard Oswald and Magnus Hisrchfeld, Coming Out (1989) by Heiner Carow and Free Fall (2013) by Stephan Lacant. The idea is that, through the analysis of such films, we may put into perspectives issues that allow us to address concepts such as identity, gender and representation, in order to understand notions of masculinity and the forms that it assumes in distinct contexts. From this thematic fragment and the selected films, we intend to approach the discourse incorporated by the cinematographic device as well as issues related to certain debates in contemporary society such as gender and sexuality. The main methodological resource is the analysis of the films.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Movimento LGBTQIA+ e conquista de direitos: um comparativo entre Brasil e Coreia do Sul(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-10) Barbosa, Felipe Silva [UNIFESP]; Quinalha, Renan Honório [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5338802143300383; http://lattes.cnpq.br/5338802143300383Este estudo busca entender como são estruturadas as comunidades LGBTQIA+ em países com realidades distintas em diversos aspectos, como o Brasil e a Coreia do Sul, e como as realidades desses países influenciam na construção de uma sociedade internacional segura para as pessoas LGBTQIA+. Para tanto, o trabalho debruça sobre os Princípios de Yogyakarta, buscando entender em que medida cada um dos dois países se aproxima ou se distancia do cumprimento das normas sugeridas, as quais garantem a dignidade e a humanidade de pessoas da comunidade LGBTQIA+ internacional.
- ItemAcesso aberto (Open Access)“Se você não reagir a Santos, ela vai te deixar frustrado”: Percepções de homens homossexuais idosos sobre Santos(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-11) Escorcio, Victor Moreira [UNIFESP]; Dalben, André [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0743727143543352; https://lattes.cnpq.br/5095755329536619; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDUL) classificou a cidade de Santos como a melhor cidade do Brasil para se viver após os 60 anos de idade. Os dados apresentados nos possibilitaram indagar se os idosos homossexuais se sentem pertencentes ao processo social, cultural e financeiro que coloca a cidade no topo do ranking do IDUL. Desta forma, a pesquisa tem como objetivo compreender como homens cisgêneros, homossexuais e com idade igual ou superior a 60 anos se entendem implicados na dinâmica da cidade de Santos. A investigação se classifica como um estudo qualitativo que empregou entrevistas semiestruturadas, realizadas por meio de plataforma online com uma amostragem de 3 participantes. Os resultados das entrevistas foram analisados a partir de duas temáticas: solidão e políticas públicas. Como resultado os participantes expressam principalmente, mas não somente, preocupações acerca da solidão e do envelhecimento, descontentamento pela falta de lugares em Santos, em que esse recorte populacional se sinta a vontade de frequentar, e a falta de identificação com o lugar do ativismo político. A partir dessas analises, Santos aparece marcada pela homofobia e pelo conservadorismo, características que explicitam um desconforto que se concretiza como obstáculo para a convivência homossexual dos idosos na cidade. Levando em conta que Santos possui uma expressiva população com mais de sessenta anos, atentar o olhar para a diversidade desses indivíduos se mostra relevante para a construção de uma sociedade democrática, pluralista e inclusiva.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O significado de família para casais homossexuais(Associação Brasileira de Enfermagem, 2007-10-01) Salomé, Geraldo Magela [UNIFESP]; Espósito, Vitória Helena Cunha; Moraes, Ana Lúcia Horta De [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Pontifícia Católica de São Paulo Faculdade de EducaçãoThis study aimed at understanding the structure and the dynamics of the family of couples constituted by people of the same sex, approaching the basis of its experience. The phenomenological approach was used with interviews. From analysis of the testimonies added to our experiences and readings resulted in two thematic categories: the meaning of the family, constituted by homosexuals and perceiving the impact and the value of the family. Based on the phenomenon understanding, new perspectives are glimpsed, therefore, when somebody you decide to compose a different family of that proposal for the traditional model, he/she also will be creating a new condition, or either, a new type of family. In nursing care it is necessary to be aware for new care needs in order that the different types of family can be attended with the same ethics and respect and also considering the privacy guarantee.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Violência e vulnerabilidade ao HIV/AIDS em jovens homossexuais e bissexuais(Univ Fed Sao Paulo, Dept Enfermagen, 2017) Fernandes, Hugo[UNIFESP]; de Oliveira, Eleonora Menicucci [UNIFESP]; Ventura, Renato Nabas [UNIFESP]; de Moraes Horta, Ana Lucia [UNIFESP]; Daspett, Celina [UNIFESP]Objective: To know the perceptions of young people who identify themselves as homosexuals or bisexuals on experienced violence and identify possible correlations with vulnerability to HIV/Aids. Methods: Descriptive study with a qualitative approach, using the social representation theory and the concept of vulnerability with thematic content analysis, carried out in the immunodeficiency disorder control center of a public university in the Southeast region of Brazil, which provided multidisciplinary care to HIV/Aids patients. Thirteen seroconverted young people aged between 13 and 24 years participated in the study. The selection criterion was men who identified themselves as homosexuals or bisexuals, according to terminology used in the Epidemiologic Bulletin on Sexually Transmitted Diseases and AIDS of the Brazilian Ministry of Health. Results: Four thematic categories were found: "homophobia and bullying", "sexual, domestic, and institutional violence", "search for support", and "love and passion". Conclusion: Young homosexuals and bisexuals experienced repeated situations of abuse throughout childhood and adolescence, perceiving sexual, domestic, and institutional violence as the most painful and difficult to confront, and which correlate to vulnerability to HIV/Aids.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Violência interpessoal contra homossexuais, bissexuais e transgêneros(Universidade Federal de São Paulo, 2021-09-22) Bertini, Pedro Vinicius Rodrigues [UNIFESP]; Fernandes, Hugo [UNIFESP]; Hino, Paula [UNIFESP]; Taminato, Mônica [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6815362006090017; http://lattes.cnpq.br/3626639720691828; http://lattes.cnpq.br/4848621119107833; http://lattes.cnpq.br/3860208475651382Objetivo: analisar o perfil sociodemográfico de homossexuais, bissexuais, travestis e pessoas transgênero vítimas de violência interpessoal em São Paulo – SP. Método: Estudo transversal desenvolvido no Sistema de Informação de Agravos de Notificação com a análise das notificações de casos suspeitos ou confirmados de violência interpessoal do período de 2016 à 2020. A coleta foi feita entre fevereiro e março de 2021. Na análise estatística foram empregados o teste exato de Fischer e método de Holm. Resultados: Foram obtidas 4.828 notificações de violência contra homossexuais, bissexuais, travestis e pessoas transgênero. A faixa etária mais acometida foi de 20 à 34 anos (48,2%), de cor de pele parda ou negra (51,5%), com ensino médio completo (24,7%). Os agressores foram homens (64,5%) com idade entre 25 e 59 anos (56,3%). Homens homossexuais tiveram maior associação à violência física, enquanto que mulheres homossexuais e bissexuais apresentaram maior violência psicológica (p-valor<0,001). Travestis e pessoas com menor escolaridade foram mais vitimizadas. Houve associação da violência física ao sexismo (p-valor<0,003) e da violência psicológica à homofobia ou transfobia (p-valor=0,016). A violência sexual mais comum foi o estupro (p-valor=0,001). Predominaram encaminhamentos à rede de assistência à saúde e profilaxia às Infecções Sexualmente Transmissíveis. Conclusão: Adultos jovens, pardos ou negros, com ensino fundamental ou médio foram as principais vítimas. As agressões ocorreram na residência ou em via pública, provocada por homens mais velhos do que as vítimas, motivados por sexismo, homofobia/transfobia ou por conflitos geracionais. Houve associação ao consumo de álcool pelo agressor.