Navegando por Palavras-chave "History of science"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A "produção do frio" e a pós apropriação do frasco Dewar: disputas, colaborações e discórdias em uma narrativa histórica para o ensino de ciências(Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-15) Cardeira, Francisco Aparecido [UNIFESP]; Forato, Thaís Cyrino de Mello [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1268757747150909; http://lattes.cnpq.br/7985549236507194Esta pesquisa de cunho teórico, adotando a análise documental de fontes historiográficas primárias e secundárias, para estudar alguns antecedentes históricos do desenvolvimento e da posterior apropriação dos conceitos e técnicas envolvidos na criação do artefato científico, Frasco Dewar (Dewar flask - 1892). Inicialmente pensado para pesquisas com a liquefação de gases, sua idealização foi patenteada por Reinhold Burger (1866-1954) para o uso como artefato social e comercial, a garrafa térmica (Thermosflasche - 1903), o que motivou disputas e controvérsias. Para compreender tal contexto, pesquisamos alguns aspectos filosóficos, conjecturas científicas e sondagens da mente humana que contribuíram para a liquefação dos gases ditos permanentes e motivaram o desenvolvimento do Frasco Dewar, elaborado por James Dewar (1842-1923). Suas configurações lhe davam as propriedades de bloquear as três formas de transferência de calor, por condução, convecção e radiação. Tais características propiciaram a liquefação do gás hidrogênio, sua manutenção em estado líquido e motivaram as apropriações posteriores de seus conceitos termodinâmicos. Assim, o objetivo deste trabalho foi estudar este episódio histórico buscando elementos pertinentes para a formação de professores(as) de ciências, que pudessem mobilizar aspectos controversos de apropriação de ideias, refletir sobre juízos de fato e de valor, além de favorecer o aprendizado de conceitos científicos, de epistemologia das ciências e sobre influências que a prática científica e seus produtos recebem de seu contexto social. Como resultado, foi elaborada uma narrativa histórica para docentes formadores(as) de professores(as), destacando conceitos científicos, aspectos da natureza das ciências, epistêmicos e não epistêmicos, com enfoque sobre a ética na apropriação de invenções. Como desdobramento, espera-se que tal narrativa possa ser implementada em um curso de Graduação em Ciências - Licenciatura, sobretudo nas trajetórias temáticas de Física e de Química, em disciplinas de Práticas Pedagógicas e em disciplinas específicas de cada área que tenham o foco em conceitos, teorias e modelos científicos, nas quais tal perspectiva historiográfica favorece reflexões sobre a natureza das ciências e as práticas científicas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise do tema “Modelos atômicos” em livros didáticos do PNLD 2021 pelas lentes da história da ciência(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-03) Sewaybricker, Henrique de Melo [UNIFESP]; Antunes-Souza, Thiago [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2333371957286724; http://lattes.cnpq.br/0189576514699413O presente trabalho teve como objetivo analisar os de livros didáticos do PNLD 2021, focalizando na abordagem do tema “modelos atômicos”, baseada nas concepções da História da Ciência. Embora seja um tema há muito estudado no campo da Educação Química, a revisão bibliográfica demonstrou que não há estudos sobre a edição mais recente do PNLD. A análise dos livros ocorreu por meio de quatro dimensões, sendo elas: Vida dos Personagens (VP), Abordagem das ideias (AI), Evolução da Ciência (EC) e Quem Faz a Ciência (QFC). As categorias foram elaboradas para possibilitar a análise de diferentes aspectos da História da Ciência. Os resultados apontam para uma semelhança na abordagem das categorias VP e QFC entre os livros analisados, sendo utilizados apenas dados bibliográficos simples na introdução dos cientistas. Em relação à EC percebe-se que prevalece uma visão linear e acumulativa da ciência, no qual a abordagem inicia-se a partir do pensamento grego sobre a matéria e vai até o modelo de Bohr. Por fim, a categoria AI é a que mais difere um livro do outro, no caso da editora SM e Moderna o assunto é tratado em um único capítulo, a editora Scipione apresenta os modelos em dois capítulos distintos, enquanto a editora FTD optou por apresentar o tema no formato de linha do tempo com os “principais marcos” do desenvolvimento atômico.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aspectos das contribuições de Niels Bohr para a história da espectroscopia: uma abordagem para a formação inicial de professores(Universidade Federal de São Paulo, 2019) Vasconcelos, Stephanie Siqueira [UNIFESP]; Forato, Thaís Cyrino de Mello [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1268757747150909; http://lattes.cnpq.br/4399144132405902Um dos desafios de se empregar a história das ciências (HC) no ensino está relacionado à carência de ações mais efetivas na formação dos professores. É preciso fornecer subsídios para que estes futuros professores estabeleçam articulações entre a HC e o ensino. Desse modo, foi elaborada, implementada e analisada uma proposta didática com abordagem histórica das ciências, voltada para professores em formação (física e química), na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – campus Diadema. Partindo de estudos teóricos em historiografia da história das ciências e de referenciais teóricos do ensino de ciências e da formação de professores, foi elaborada uma narrativa sobre um recorte histórico, apresentando um enfoque alternativo às narrativas presentes em materiais didáticos, especialmente no contexto da formação inicial de professores, que usualmente reforçam uma visão de uma história linear, elitista, neutra e produtora de provas irrefutáveis, experimentos cruciais e descobertas acidentais. Partindo deste pressuposto, foram enfatizados modelos atômicos pouco conhecidos, aspectos pessoais de cientistas e alguns elementos do desenvolvimento da espectroscopia na elaboração de alguns modelos atômicos do começo do século XX, particularmente analisando elementos das contribuições de Niels Bohr (1885 – 1962). Buscou-se favorecer a contextualização histórica de conceitos de física quântica e química moderna e de modo a permitir também reflexões sobre a prática científica. Os pressupostos teóricos e metodológicos utilizados na delimitação do episódio histórico e na didatização desse conteúdo consideraram elementos para a transposição didática da história e da filosofia das ciências para o ensino de ciências. A elaboração da proposta didática pretendeu promover atividades didáticas que permitam ao futuro professor conhecer, avaliar e utilizar materiais historiográficos, de modo a promover o aprendizado de conceitos científicos e sobre a prática científica. A proposta foi aplicada durante três semanas em dois turnos (vespertino e noturno), nas unidades curriculares de Práticas Pedagógicas de Física II e de Química II. O planejamento, coleta e análise dos dados foram fundamentados por uma metodologia qualitativa de pesquisa do tipo estudo de caso. Visando a triangulação, foram utilizadas cinco fontes de dados: nas transcrições dos eventos críticos das videogravações; respostas escritas pelos discentes a um questionário; planos de ensino elaborados por eles; correção de propostas didáticas entre pares às cegas, utilizando um roteiro e as notas de campo produzidas pela pesquisadora. Esses dados foram analisados de acordo com a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados obtidos mostram elementos formativos promovidos pela proposta didática, tanto em relação a aspectos epistêmicos e não epistêmicos, mas também limitações de se trabalhar o tema tão complexo e dinâmico em poucas aulas. As categorias de mensagens comunicadas pelos licenciandos destacam benefícios para sua formação, por exemplo, em se avaliar um documentário com perspectiva historiográfica ingênua; o aprendizado de conteúdos científicos e a compreensão de aspectos sobre a prática científica utilizando o texto histórico; os benefícios da avaliação entre pares para promover sua metareflexão, assim como desafios para a construção de planos de ensino; de se trabalhar com uma abordagem histórica, e até mesmo obstáculos em relação aos usos da HC. Perante esses resultados observamos que é possível promover situações de ensino que fomentem a reflexão crítica e a vivência de desafios acerca do uso didático da HC, que poderão oferecer subsídios para aqueles professores que optarem pelo uso da abordagem histórica em sua prática. A explicitação metodológica de toda a construção e implementação da proposta traz uma possibilidade de desenvolvimento de elementos formativos sobre a inserção da HC na formação inicial de professores de ciências.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Um estudo sobre o subprojeto PIBID UNIFESP: a história da ciência no ensino de química por meio de sequências de aprendizagem temática(Universidade Federal de São Paulo, 2019) Santana, Estela Ferreira [UNIFESP]; Simone Alves de Assis, Martorano [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3872820602594598; http://lattes.cnpq.br/6676483458474354Uma das premissas para o ensino de Ciências é a alfabetização científica e é a partir da abordagem histórica da Ciência que se pode atingir tal objetivo. Esta pesquisa permeou um estudo sobre atividades elaboradas por alunos de graduação e professores de escolas públicas, participantes de um projeto voltado para formação inicial e continuada de professores, o Pibid. O projeto tinha intenção de desenvolver sequências com abordagem histórica e implementá-las em aulas de Química em escolas públicas. A partir de critérios desenvolvidos nessa pesquisa foram escolhidas duas sequências de atividades para análise, ambas voltadas para o ensino médio. A análise foi realizada a partir dos parâmetros elaborados por Forato (2009), esses foram esquematizados em perguntas, divididas em três eixos: planejamento, aspectos historiográficos e funcionalidade em sala de aula. Com a análise foi possível julgar as temáticas escolhidas, os aspectos da natureza da ciência trabalhados e a pertinência dos conceitos científicos. Além de contornar possíveis pontos críticos encontrados, isso por meio da reelaboração de atividades guiadas pelos próprios parâmetros, essas compuseram os resultados desse trabalho. Concluiuse que os parâmetros foram um bom instrumento para análise, contribuindo para levantamento de conclusões em relação a abordagens baseadas em História da Ciência. Incluindo a importância da interação entre as áreas histórica e pedagógica para elaboração de propostas com a abordagem estudada. Também foi enunciada a relevância de projetos voltados para formação de professores para práticas envolvendo História da Ciência, pois a abordagem é cercada de pontos críticos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)História da alquimia no ensino: caminhos para introdução de aspectos da natureza da ciência(Universidade Federal de São Paulo, 2016-12-06) Guilger, Fernando de Jesus [UNIFESP]; Forato, Thaís Cyrino de Mello [UNIFESP]; Martorano, Simone Alves de Assis [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3872820602594598; http://lattes.cnpq.br/1268757747150909; http://lattes.cnpq.br/9487910797920826Tendo como base as diversas discussões existentes sobre a importância da história da ciência no ensino (FORATO et al., 2007; MARTINS. A., 2007; MATTHEWS, 1995), e visando atender a problemática da falta de material didático adequado (MARTINS, A., 2007), este trabalho se apresenta como uma possível alternativa para implementação da história e filosofia da ciência no ensino básico, a partir de um episódio histórico. Desta forma, este trabalho contém a análise de um trecho de livro didático de nono ano do ensino fundamental. Esta análise serve de base para a proposição de um texto alternativo ao presente no livro. Este texto alternativo foi utilizado no contexto do PIBID, em turmas de ensino médio, para uma introdução breve à história da alquimia. Tal utilização se deu em conjunto com uma intervenção teatral, e os dados obtidos desta aplicação foram analisados e serviram de base para uma proposta didática com o texto aperfeiçoado. Toda a proposta é permeada pelos parâmetros propostos por Forato (2009), que contemplam requisitos da didática das ciências e da historiografia contemporânea. A análise do trecho didático é feita mediante referencial relacionado à pseudociência e pseudo-história (ALLCHIN, 2004; GILPEREZ et al, 2002) usando como contraponto referencial historiográfico sobre o tema (ALFONSO-GOLDFARB, 2001; AVENI, 1993; FORATO, 2006; YATES, 1964), que também servem de base para o texto alternativo oferecido. Deste modo, mediante os resultados prévios e reflexões obtidas por diversas experiências da graduação, é que este trabalho foi desenvolvido. Tal proposta visa fornecer subsídios ao professor, para que não apenas possa ser aplicada em sala de aula, como também possa servir como material de apoio para abordagens similares. O intuito é que a abordagem da histórica da ciência permita a promoção de reflexão sobre aspectos da natureza da ciência, a partir do contexto histórico escolhido. O objetivo também é abordar o tema da alquimia dentro do seu contexto, de forma que se possa intuir principalmente sobre uma compreensão da ciência enquanto produção sócio-histórica, influenciada e influenciadora de seu entorno sócio-histórico e cultural.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Questão de gênero em um esboço biográfico sobre algumas contribuições de Marta Vannucci para a Ciência(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-25) Santana, Ana Paula Carneiro [UNIFESP]; Forato, Thaís Cyrino de Mello [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1268757747150909A questão de gênero na ciência não é um assunto recente, tendo em vista que mulheres já praticavam ciências muito antes desse enfoque mais atual. Entretanto, existe uma lacuna na história que evidencia um apagamento dessas contribuições. Apesar disso, com o passar dos anos, o tema vem obtendo mais destaque e fundamentação em pesquisas temáticas. Marta Vannucci é um exemplo de que mulheres cientistas existem e são capazes de realizar trabalhos fundamentais para a ciência. A partir de uma carreira sólida e com feitos concretos e reconhecidos, Marta carrega consigo 100 anos de história e praticamente oito décadas de contribuições para a ciência. Este trabalho busca relacionar algumas questões de gênero e a história das ciências, a partir da metodologia da história do tempo presente, bem como enunciar algumas das contribuições de Marta Vannucci para a ciência, buscando também propor ideias para abordar seu trabalho no ensino de ciências e na formação de professores.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Revisitando Gil-Pérez e colaboradores (2001): uma análise sobre a visão consensual da natureza da ciência(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-25) Roda, Rodolfo Moreno Guidil [UNIFESP]; Martins, Roberto de Andrade; Testoni, Leonardo André [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1385972728034443; http://lattes.cnpq.br/1303182900555819; http://lattes.cnpq.br/6403784436770939Ao final do último século, a Natureza da Ciência recebeu um papel de destaque dentro da área de Ensino de Ciências. Sua inserção no ensino é frequentemente justificada por sua relação com a alfabetização científica. É defendido por diversos autores que uma compreensão adequada da Natureza da Ciência contribui não apenas à alfabetização científica do indivíduo como também para sua formação como cidadão. Existem um grande número de vertentes e concepções da Natureza da Ciência e, dentre elas, destaca-se a chamada “visão consensual”, defendida por autores como Norman Lederman, William McComas e Daniel Gil-Pérez. No contexto brasileiro, popularizou-se no começo do século XXI um trabalho publicado pelo professor Gil-Pérez e seus colaboradores, contendo um levantamento de visões deformadas do trabalho científico e aspectos considerados consensuais da Natureza da Ciência. O objetivo deste trabalho foi analisar produções a respeito da Natureza da Ciência e os aspectos aparentemente consensuais que foram apresentados em trabalhos que são considerados fundamentais nessa área, em especial aqueles apresentados em Gil-Pérez et al. (2001) e, ao compará-los entre si e a trabalhos mais recentes, compreender a relevância da discussão de uma visão consensual da Natureza da Ciência para a área do Ensino de Ciências. Para este fim, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o assunto, assim como um levantamento dos artigos que utilizam Gil-Pérez et al. (2001) como referência através da plataforma Google Scholar. Os trabalhos foram divididos em 2 períodos para facilitar sua análise e após a organização e análise dos dados, através da Análise de Conteúdo, foi possível identificar pelo menos 4 categorias de trabalhos relacionados à Natureza da Ciência, com base nas citações à Gil-Pérez et al. (2001): 1) Investigação de Visões a respeito da Natureza da Ciência; 2) Críticas ou Propostas alternativas à Visão Consensual; 3) Relação entre a Natureza da Ciência e a História da Ciência; 4) Natureza da Ciência através de uma abordagem CTS. Concluímos afirmando que escolher a visão consensual ou outra abordagem depende do educador e um problema mais urgente a ser enfrentado seria o combate às visões inadequadas de Ciência.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A utilização de história e filosofia das ciências como possível agente de rompimento de barreiras sociais(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-11) Bezerra, Taísa Veloso Barreto [UNIFESP]; Testoni, Leonardo André [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1385972728034443; http://lattes.cnpq.br/6237986456789512The presence of the female gender in the history of science is rarely noted and it is important to say that the appearances of women, mostly, boil down to Marie Curie and several reasons influence her visibility in the scientific world. The fragmentation, distortion and false sense of linearity of scientific thought contribute to a point of view in which women are erased, as for other minority social classes. The article below allows a reflection on the approach of History and Philosophy of Science, the patriarchy and comics as an active methodology in the teaching-learning process in elementary school. We sought a relationship between history of science and women in science, looking forward to the comprehension of the process in which science is made as complex, demystifying and denying the stereotip of the scientist itself, showing the main role of women in the history of science, during science teaching and searching strategic methods for the teacher to identify ways to bring history of science and social questions to the class while being capable of teach the main content, following the official state documents. With that mindset, the present article is based on the social representation theory by Moscovici, studied by Arruda (2002), and the ideas of the new history of science, taking by the main references the articles by Baldinato and Porto (2008) and Forato et al. (2011), then outlining a critical discussion on the use of history and philosophy of science in the art of breaking down social boundaries and criticizing the stereotypes seen in scientists.