Navegando por Palavras-chave "Hipertexto"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Hipertexto nas práticas de ensino de língua portuguesa: uma análise de planos de aula do portal do professor do MEC(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-11-30) Pereira, Gabrielle Costa [UNIFESP]; Elias, Vanda Maria Da Silva [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloThis research, whose theme is hypertext in the teaching of Portuguese, aims to analyze how it is addressed in lesson plans available on the Ministry of Education's Teacher Portal. The search is justified because hypertext is a prominent topic in official documents such as the National Curriculum Parameters (PCNs) and the National Common Curricular Base (BNCC), and should be addressed in reading and writing practices in the classroom, in order to contemplate the varied languages that come into its composition. The study research is based on the fact that since then, in the era of digital culture, new challenges have been imposed on education, which makes it necessary to i) explore, with pedagogical objectives, the current technological resources and digital environments; ii) understand the forms of communication, interaction and performance in the world, as well as the cultural impacts that new technologies bring to society; iii) develop new ways of using and learning; iv) training to act in a society marked by constant technological advances. The corpus consists of four lesson plans extracted from the Teacher's Portal, which have hypertext as their object. In this work, hypertext is understood as a construct enhanced by traces of multiple connection between texts, non-linearity, non-delimitation, fluidity, variety of themes, textual genres and languages, resulting from the work carried out collaboratively by users interacting on the networks. In the wake of the discussion on hypertext, the concept of multi-tools is approached, which is closely related to multimodal or multisemiotic texts. In a scenario like the current one, in which the school is no longer the only source of knowledge and information, the practices of writing, reading, interaction and negotiation of meanings of the multiple languages present in the hypertext deserve to be highlighted.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Videoaulas no YouTube® sobre dissertação para ENEM e vestibulares: uma análise de aspectos hipertextuais e multimodais(Universidade Federal de São Paulo, 2020-11-30) Carvalho, Gabriela Gonçalves; Elias, Vanda Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/5556032934598086; http://lattes.cnpq.br/7463542190324930Nesta dissertação temos como objeto de estudo videoaulas no YouTube®, particularmente aquelas dirigidas ao ensino de redação dissertativa para ENEM e vestibulares. Justificamos a pesquisa e a sua relevância, visto que vivemos em uma cultura digital e, como tal, nas diversas esferas de atuação humana, são constantes as mudanças em nossas práticas comunicativas e interacionais propiciadas pelas tecnologias da comunicação e da informação. As perguntas que norteiam a investigação são duas, a saber: (1) Quais traços caracterizam videoaulas no YouTube® como produções hipertextuais? (2) Quais recursos e estratégias multimodais são utilizados em videoaulas no YouTube® voltadas ao ensino de redação? Em decorrência disso, os objetivos da investigação são assim definidos: (i) identificar características que conferem às videoaulas selecionadas a condição de constituir-se como uma produção hipertextual; (ii) analisar recursos e estratégias multimodais em videoaulas sobre ensino de redação dissertativa no YouTube®. Para a análise pretendida, selecionamos três videoaulas, que têm como tema a redação dissertativa para ENEM e vestibular, e recorremos a estudos do texto, do hipertexto e da multimodalidade para a fundamentação teórica da investigação. Resultados apontam que: (i) traços como a multilinearidade, a multimodalidade, a intertextualidade e a interação caracterizam a videoaula no YouTube® como uma produção hipertextual; (ii) recursos e estratégias multimodais que compõem as videoaulas analisadas assumem funções didáticas e interacionais, além de servirem à publicidade da instituição ou de professores que respondem por essas produções. Embora as estratégias hipertextuais e multimodais com funções didáticas e interacionais identificadas na análise sejam peculiares às três videoaulas selecionadas no YouTube® , a possibilidade de uma videoaula ser relacionada hipertextualmente a diversificadas produções multimodais sobre o mesmo tema e, consequentemente, de estudantes poderem construir percursos próprios de aprendizagem no universo da rede, é um aspecto a ser ressaltado no âmbito desta pesquisa.