Navegando por Palavras-chave "High school"
Agora exibindo 1 - 16 de 16
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Abordagens sobre energia nuclear na escolaridade básica(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-19) Caetano, Eduardo Ferreira [UNIFESP]; Pommer, Wagner Marcelo [UNIFESP]; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4526545D2; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4366970E6O presente trabalho se propôs a discutir possíveis abordagens sobre o tema da Energia Nuclear no entorno da escolaridade básica. No decorrer do desenvolvimento do texto buscou formular um arcabouço teórico inserido na proposta da transposição didática de Chevallard (1999) que poderá contribuir com o trabalho docente, isto é, com a prática do professor em sala de aula. Nesse sentido, foram ilustradas algumas aplicações importantes do uso da Energia Nuclear e seus princípios com intuito de apresentar os benefícios para que, de modo geral, ela possa contribuir para a formação do conteúdo conceitual do tema aliado aos conhecimentos didático. Com base em alguns trabalhos pesquisados, selecionamos algumas propostas didáticas para a utilização no ambiente escolar que podem ser adaptados e principalmente servir como inspiração para se trabalhar Energia Nuclear com os alunos do ensino básico. Com isso, acreditamos poder contribuir para divulgação de um assunto expressivo no cenário mundial que não remeta somente à importância econômica, isto é, energética, mas também nas relações internacionais. E por fim, o desenvolvimento deste trabalho ajudará a preparar cidadãos críticos que entendam a importância sobre essa tecnologia para o desenvolvimento de um país.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A adolescência em pauta na construção de políticas educacionais: a reforma do "novo" ensino médio(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-19) Soares, Heitor Augusto Maldonado [UNIFESP]; Silva, José Alves da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4588641761085779; http://lattes.cnpq.br/3806230965112297Em constante processo de idas e voltas, o ensino médio brasileiro teve uma nova reforma em 2017. Em comum a quase todas as reformas de ensino médio, está o frequente esquecimento das questões envolvendo o adolescente no contexto escolar. Na atual reforma de 2017, foram propostas alterações significativas no currículo, incentivadas por setores privados da sociedade e por uma visão de adequação ao adolescente a um mercado de trabalho precário. Por outro lado, consolidam-se as pesquisas sobre adolescência no contexto escolar. Neste contexto, esta pesquisa tem por objetivo principal dar destaque às questões adolescentes envolvidas no ensino médio brasileiro. Para atingirmos este objetivo, nossa pergunta de investigação é: como (ou se), o adolescente aparece em documentos oficiais relacionados a este novo ensino médio e em publicações recentes de pesquisadores da área sobre o tema, levando em consideração a literatura acerca de adolescência no contexto escolar? Para respondermos à nossa pergunta, buscamos fazer uma pesquisa documental em publicações referentes à reforma e uma pesquisa bibliográfica acerca de como o adolescente aparece nas publicações acadêmicas sobre o novo ensino médio. Os nossos resultados apontam para um avanço ainda incipiente da discussão das questões de adolescência nas pesquisas educacionais referentes à reforma do ensino médio, enquanto nos documentos oficiais os temas são omitidos ou, ainda mais grave, aparecem deturpados em relação aos que os referenciais sobre adolescência e escola defendem. Esperamos contribuir com o entendimento da importância de se tomarem decisões que considerem a adolescência também nas políticas educacionais relacionadas ao ensino médio.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise da contextualização do tema alimentos nos livros didáticos de química no ensino médio(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-30) Rigobello, Adriana [UNIFESP]; Martorano, Simone Alves de Assis [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3872820602594598; https://lattes.cnpq.br/0347104699317130A química orgânica é considerada por muitos estudantes, principalmente do ensino médio, como uma área muito difícil da química isso porque seu ensino normalmente se baseia na memorização de fórmulas e funções orgânicas, onde raramente este conteúdo está relacionado ao cotidiano desses estudantes. Por isso, acreditamos ser importante proporcionar aos estudantes uma visão mais contextualizada da química, que os auxilie na aprendizagem dos conceitos científicos. Esta dissertação de Mestrado, tem como objetivo geral, entender como o tema Alimentos aparece nos livros Didáticos de Química da terceira série do Ensino Médio e analisar o grau de Contextualização desses livros. Foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo análise documental. Para análise do grau de contextualização foi utilizado como referência a literatura da área de ensino de Química e para análise dos dados a As categorias propostas por Silva (2013). As ideias de contextualização são baseadas em três grandes grupos de discussão: Contextualização como exemplificação, ou entendimento, ou informação do cotidiano; Contextualização como entendimento crítico de questões científicas e tecnologias relevantes que afetam a sociedade e Contextualização como perspectiva de intervenção na sociedade. Pela análise dos livros foi constatado a predominância da abordagem dos conceitos da Quimica na Contextualização como exemplificação, ou entendimento, ou informação do cotidiano.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Uma análise dialógica da proposta curricular do Estado de São Paulo: significados e atravessamentos(Universidade Federal de São Paulo, 2020-02-07) Freitas, Dante Augusto Assis Ribeiro de [UNIFESP]; Magalhães, Anderson Salvaterra; http://lattes.cnpq.br/7806510956818017; http://lattes.cnpq.br/1833212970440992Nesta dissertação de mestrado, investigam-se os impactos da oscilação conceitual acerca do entendimento de língua e linguagem na Proposta Curricular do estado de São Paulo de Língua Portuguesa para o Ensino Médio, dos anos 2008, 2010/2012, considerados como enunciados concretos. Do ponto de vista dialógico da linguagem, entende-se o currículo paulista em uma cadeia enunciativo-discursiva constituída por enunciados que regulamentam tanto o funcionamento quanto a organização da escola, por meio de documentos oficiais. Ademais, esses enunciados também se apresentam na prática efetiva em sala de aula por intermédio dos materiais destinados a professores e alunos. Nesse sentido, o currículo escolar do estado de São Paulo, no ano de 2008, 2010/2012, são objetivados como Proposta Curricular, Caderno do Professor e Caderno do Aluno. Tais documentos efetivam-se em um campo discursivo híbrido cuja constituição se dá entre os campos político-partidário e pedagógico-acadêmico. A seleção deste currículo de 2008, 2010/2012 deve-se ao fato de que foi implementado para estruturar e organizar toda a rede estadual de ensino no estado de São Paulo. A análise demonstra que o tensionamento conceitual ocorreu na cadeia enunciativo-discursivo dos enunciados tomados como objeto de análise, isto é, o currículo e os Cadernos do Professor e do Aluno. A oscilação do conceito de língua/linguagem se apresentou no material curricular como um código a ser assimilado e como participação no mundo verboideológico, na cadeia, no instante em que se analisou o fragmento do enunciado deflagrador: os Cadernos do Aluno e do Professor e não no currículo. Dito isso, tanto na versão do ano de 2008 quanto na de 2010/2012 da Proposta Curricular, a presença de vozes sociais de conjunturas distintas, na posição autoral, caracterizou a tensão discursiva, evidenciada pelo processo analítico. Os resultados deste estudo mostram que a oscilação entre língua e linguagem também se deve ao fato da pluralidade de vozes sociais na posição de autoria no documento, posicionando o professor eticamente responsável pela eficácia do novo currículo. Para que se pudesse chegar a esse resultado, foram mobilizados os estudos de Bakhtin (2016; 2018), Volóchinov (2016; 2017) e Medviédev (2016) para a compreensão da Proposta Curricular enquanto um enunciado integrante de uma cadeia enunciativa-discursiva. Além de Goodson (2013; 2018), Malanchen (2016), Sacristán (2000), Saviani (2011; 2013; 2016) para o entendimento de currículo escolar.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aspectos da organização do trabalho e da carga psíquica em professores do ensino médio no serviço público(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-12-05) Vieira, Bruna Caroline Guimarães [UNIFESP]; Casetto, Sidnei José [UNIFESP]; Aguillera, Fernanda [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4017876750149256; http://lattes.cnpq.br/3498118188722873; http://lattes.cnpq.br/5531167761699468; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Na sociedade contemporânea o trabalho é algo central, interferindo diretamente no cotidiano, nas relações econômicas, nas relações de poder, na constituição da identidade e até na saúde física e mental dos trabalhadores. De acordo com a teoria da psicodinâmica do trabalho, todo trabalho envolve sofrimento. Entretanto, nem todo sofrimento é adoecedor; o destino desse sofrimento depende de como a organização do trabalho impacta o aparelho psíquico: se permite a descarga psíquica, realizando uma tarefa que gera prazer, este trabalho é considerado equilibrante; se sobrecarrega a carga psíquica, este trabalho é considerado fatigante, podendo levar ao adoecimento. A organização do trabalho se refere à divisão do trabalho, ao conteúdo da tarefa, ao sistema hierárquico, às modalidades de comando, às relações de poder, às questões de responsabilidade etc. Os professores do serviço público são uma categoria com números significativos de afastamento por adoecimento. De acordo com o Censo Escolar e o PNAD do ano de 2009, 82,4% dos professores atuam em escolas públicas. No ensino médio, de acordo com dados do MEC/INEP de 2010, 76,37% dos professores estão atuando na rede estadual, rede esta que comporta também o maior número de alunos de todo o país, 85,87%. Os professores no ensino médio dão aula para 11 turmas em média, e 44,5% trabalham em mais de uma escola, de acordo com os microdados do Censo Escolar/ INEP de 2009. Uma jornada de trabalho ampliada e baixa remuneração são características marcantes dessa categoria, que pode estar mais vulnerável ao adoecimento. Essa pesquisa pretende investigar aspectos da organização do trabalho do ensino médio do serviço público estadual que sejam equilibrantes e fatigantes da carga psíquica de professores, e as possíveis estratégias defensivas por eles utilizadas. Para realização desse objetivo foi realizada uma pesquisa qualitativa, na qual foi realizada uma entrevista semi-estruturada com dez professores que atuam no ensino médio no serviço público estadual do estado de São Paulo. Também foi utilizado o Inventário de Trabalho e Riscos de Adoecimento (ITRA), que consiste em um instrumento com quatro escalas interdependentes que avaliam o contexto de trabalho, o custo humano no trabalho, os indicadores de prazer e sofrimento no trabalho e os danos relacionados ao trabalho. As entrevistas e a aplicação do inventário foram feitas no mesmo dia. Os dados foram analisados segundo a teoria da psicodinâmica do trabalho. Os resultados apontaram que os aspectos equilibrantes para os professores são o aprendizado e progresso dos seus alunos; saber que de alguma forma os inspiram; a autonomia no processo de trabalho; a possibilidade de criatividade; a boa relação com a gestão da escola; a boa relação com os colegas de trabalho. Já os aspectos fatigantes para os professores são o desinteresse e indisciplina dos alunos; a falta de recursos para realizar as aulas; a falta de apoio e de reconhecimento do estado; o excesso de cobranças do estado; a extensa carga horária de trabalho. Já as estratégias defensivas identificadas foram: o excesso de produção pela supervalorização do trabalho; a atribuição de todos os problemas da escola aos alunos; individualismo, realizando o trabalho sem relações; a justificação e o não questionamento das regras da organização do trabalho; a abordagem individualizada dos alunos; o não vínculo com os alunos e colegas; a aquisição, com o próprio dinheiro, dos materiais da escola. A correção dos aspectos fatigantes na organização do trabalho dos professores, potencialmente adoecedores exigiria a atuação do estado com criação de políticas públicas, maior investimento na educação, e valorização social do professor.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Comportamentos relacionados à seletividade alimentar de estudantes do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-24) Nassar, Gabriela [UNIFESP]; Lima, Larissa [UNIFESP]; Bandoni, Daniel Henrique [UNIFESP]; Aragi, Juliana Cesário [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7269765479873905; http://lattes.cnpq.br/6104429791974852; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A adolescência é caracterizada por significativas mudanças físicas e emocionais, que influenciam diretamente os hábitos alimentares. Durante essa fase, as escolhas alimentares são guiadas por diversos fatores. Objetivos: Caracterizar socioeconomicamente os estudantes do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), beneficiários do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e avaliar seus comportamentos relacionados à seletividade alimentar associados à variáveis como sexo, raça/cor e características socioeconômicas. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, exploratório e descritivo, que utilizou um questionário eletrônico para coleta de dados, analisando-os estatisticamente através do teste qui-quadrado de Pearson. Resultados: A partir das análises dos comportamentos relacionados à seletividade alimentar ligado às variáveis, foi verificado que 42,3% das meninas e 27,5% dos meninos relataram recusar alimentos por características como cheiro e sabor. Além disso, 33,9% dos estudantes do grupo branco/amarelo possuem pais que controlam sua alimentação, enquanto esse número é de 24,6% para o grupo indígena/pardo/preto. Notou-se também que estudantes de classes sociais mais altas têm alimentação mais controlada e variada, enquanto aqueles de classes sociais mais baixas apresentaram maior aceitação de novas preparações. Conclusão: Foi possível identificar uma prevalência de comportamentos relacionados à seletividade alimentar entre os adolescentes estudantes do IFSP. Manifestados pela recusa de alimentos por cheiro, sabor e aparência, inapetência ao longo do dia e preferência por grupos alimentares específicos. A análise da variável de diferentes classes sociais revelou um padrão com as classes mais altas relatando uma alimentação variada, com controle parental sobre as refeições e ainda assim preferindo consumir sempre os mesmos alimentos, enquanto classes mais baixas relataram baixa variedade nas refeições, boa aceitação de novas preparações e baixa preferência por algum grupo alimentar específico. Esse pode ser um possível fator determinante do comportamento dos adolescentes, apesar da necessidade de outros fatores que influenciam o desenvolvimento da seletividade alimentar.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Da química à bioquímica: conceitos e pré-requisitos para uma melhor aprendizagem(Universidade Federal de São Paulo, 2018) Visciano, Henrique Gomes [UNIFESP]; Gerab, Irani Ferreira da Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2808787853025159; http://lattes.cnpq.br/0623400524465548Biochemistry is a discipline offered in undergraduate health courses whose learning depends on previous knowledge in the field of chemistry, which should be learned during basic education. The objective of this study was to analyze the previous knowledge of chemistry that a graduate of the health area must present to favor the learning of biochemistry from the perspective of teachers. A qualitative descriptive research was carried out through semi-structured interviews with 06 biochemistry teachers for undergraduate health courses at a university with a solid tradition in the training of professionals in this area. To analyze the data was used content analysis of the thematic type. Teachers consider that students are not prepared to learn biochemistry, although with difference according to the course. They reported difficulties regarding the lack of previous knowledge about math and chemistry topics, such as oxreduction and thermochemistry topics, areas indicated as the greatest deficiencies of students. Another obstacle factor was the immaturity of the students. As strategies to alleviate the difficulties are used classes of revision and resumption of the topic when necessary. A script for directed study was developed as a product of this research.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação física escolar, corpo e saúde no contexto do ensino médio(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-24) Dias, Juliana Rocha Adelino [UNIFESP]; Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5847188428462650; http://lattes.cnpq.br/7724861281779038; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)As aulas de Educação Física na escola têm o papel de promover as práticas corporais e reflexão sobre elas, no que tange ao desenvolvimento do senso crítico dos alunos, para que esses possam reconhecer os múltiplos elementos que influenciam nas suas condições de saúde. Contudo, esse componente curricular tem assumido, muitas vezes, desde sua origem, uma postura que legitima sua existência, apoiada em um modelo orgânico funcional. O corpo, vem sendo encarado numa perspectiva que o coloca em uma condição de propriedade biológica da humanidade. A pesquisa traz para o centro das discussões o corpo e a saúde nas aulas de Educação Física, tendo como objetivos compreender a abordagem da temática corpo e saúde nas aulas de EF e analisar como a comunidade escolar percebe a relação EF, corpo e saúde. Este estudo encontrou na etnografia o seu referencial metodológico e o trabalho de campo desenvolvido por sete meses com uma turma de 1º ano do ensino médio de uma escola pública em suas aulas de Educação Física. Foram adotados, como procedimentos de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas, análise de documentos e, especialmente, a observação das aulas de Educação Física. Os recursos da coleta de dados nos permitiram realizar algumas inferências. Com relação a abordagem do tema saúde nas aulas de Educação Física foi observado é desenvolvido em uma perspectiva baseada em uma relação direta que associa a prática de atividade física à saúde. No desenvolvimento das aulas de Educação Física foi utilizado, como material de referência, os cadernos disponibilizados pela Secretária de Educação do Estado de SP. Esses temas foram tratados nas aulas em exposições teóricas que repercutiram no sentido de observar a necessidade de treinar o corpo e desenvolver habilidades referentes à aptidão física. As três temáticas abordadas no estudo entrelaçam-se a todo momento, isso gera mútua influência nas noções que delineiam a educação física, o corpo e saúde na escola e repercute no processo ensino-aprendizagem. Espera-se que a realização desse estudo possa ampliar o debate sobre as relações entre a Educação Física e a saúde, marcada por um discurso hegemônico de causa/efeito em que aponta a prática da atividade física como geradora de saúde, bem como o efeito sobre o corpo das práticas e possíveis intervenções da atividade física no contexto escolar.
- ItemAcesso aberto (Open Access)EJA do ensino médio em Diadema - possibilidades e contornos em um ano de pandemia(Universidade Federal de São Paulo, 2021-07-30) Pires, Fernando Ferreira [UNIFESP]; Stoco, Sérgio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1841861158078886; http://lattes.cnpq.br/2139840511266503A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma oportunidade de retorno aos estudos para aqueles que não conseguiram ou não puderam estudar na idade regular. Modalidade de ensino presente no Brasil desde os primórdios de nossa história, foi ganhando diversos contornos ao longo dos séculos. No entanto, o acesso e a permanência na EJA nem sempre é algo fácil. Considerando que no ano 2020 tivemos a pandemia do novo coronavírus que forçou o fechamento das escolas, por se tratar de um ambiente com alto potencial de transmissão, as dificuldades de atendimento pedagógico a este público aumentaram. Estudar, o que já era difícil para o grupo dos jovens e adultos, encontrou agora as barreiras da educação remota. Para a escola e para os educadores essa dificuldade não foi menor. Planejar e executar ações de educação para jovens e adultos de maneira remota exige preparo, rompimento de tabus e direcionamento das instâncias que regem a educação. Esta pesquisa utilizou-se de uma análise das oito escolas que oferecem vagas de EJA no ensino médio em Diadema/SP e tem por objetivo compreender como foi planejado e desenvolvido o trabalho no ano de 2020. Mais especificamente, buscou-se compreender o processo de demanda das vagas, o rendimento escolar, o atendimento e ociosidade das escolas na oferta de vagas, o processo de avaliação dos alunos e a busca ativa para encontrar aqueles em potencial de evasão. Para isso, fizemos um levantamento bibliográfico dos aspectos políticos e legais, em âmbito nacional e estadual, que consideraram a viabilidade de oferta de escolarização nessa modalidade. Para atingir nossos objetivos específicos nos utilizamos de dados extraídos da Secretaria Escolar Digital a fim de compreender como essas situações se desenvolveram em cada escola, e fizemos entrevista semiestruturada com os profissionais de educação que lideraram esses processos para que pudéssemos verificar as possíveis similaridades e/ou discrepâncias nessa atuação dentro da mesma rede de ensino, com a intenção de compreender os limites e as possibilidades de ação na EJA em meio ao caos institucional causado, não só pela pandemia, quanto pela ausência de legislações que orientassem e amparassem as ações na modalidade. Verificamos que, sobrevindo a pandemia, o vazio de orientações para a modalidade forçou com que as escolas tomassem decisões locais dissonantes umas das outras, movimento causado também pela ausência de uma rede de interação entre as escolas de EJA com coordenação e orientação regional ou estadual para gerir os processos, o que reforça, apesar dos esforços de alguns educadores, uma política de exclusão continuada.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Elaboração de uma sequência didática com foco no tema drogas visando o ensino médio: uma abordagem CTS(Universidade Federal de São Paulo, 2019) Mitami, Fabio Riuiti [UNIFESP]; Simone Alves de Assis [UNIFESP], Martorano; http://lattes.cnpq.br/3872820602594598; http://lattes.cnpq.br/0741098116349366É possível perceber diversas pesquisas, tanto no Brasil quanto em outros países, que trabalham com CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade), mostrando as vantagens de se trabalhar com essa orientação, sendo uma delas proporcionar o desenvolvimento de um cidadão que tenha decisões com responsabilidade social relativa a ciência e à tecnologia. A partir disso, desenvolveu-se uma pesquisa que tem por objetivo elaborar um material didático, no caso uma sequência didática CTS com o tema drogas, para professores do ensino médio. Selecionou-se o tema “drogas”, pois ele possibilita trabalhar questões controversas, em consequência é possível trazer discussões acerca de conceitos científicos, além de trazer pontos reflexivos desse tema para sua vida. É de grande importância salientar que os conceitos científicos são sempre subordinados ao tema, ou seja, o propósito de CTS é trazer a ciência para as perspectivas pessoais provenientes dos seus ambientes sociais, tecnológicos conduzindo ao desenvolvimento das capacidades de pensamento crítico e a tomada de decisões. O apoio metodológico utilizado são pesquisas referentes a área CTS, fundamentando a seleção do tema e na proposição da sequência didática. Como resultado desta pesquisa temos a elaboração da sequência didática, além de sua aplicação parcial, que pode apoiar outras pesquisas relativas a encaminhamentos dessa área.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O ensino de estruturas moleculares a partir da Alfabetização Midiática e Informacional.(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-23) Nogueira, Maria Thereza de Miranda Vianna Nogueira [UNIFESP]; Martorano, Simone Alves de Assis [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3872820602594598; http://lattes.cnpq.br/0015851529478427Atualmente, os estudantes da escola básica convivem com vários tipos de mídias, o que pode influenciar o aprendizado deles. De acordo com os documentos desenvolvidos pela UNESCO, a Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) é necessária, para que o cidadão seja alfabetizado midiaticamente, com o objetivo de, por exemplo, escolher ou julgar as informações que chegam até ele por meio da mídia. Desta forma, é também importante no ambiente escolar. Assim, o objetivo principal desta pesquisa em Ensino de Ciências, que apresenta caráter qualitativo, é o de elaborar e aplicar uma Sequência Didática (SD) para estudantes do ensino médio, com o foco na Alfabetização Midiática Informacional (AMI) a partir das Diretrizes do currículo da UNESCO. O tema central, na qual foi desenvolvida a SD, foi as estruturas moleculares, tendo como base o Currículo de Ciências da Natureza do Estado de São Paulo, para que haja alinhamento com as habilidades e competências presentes neste documento. Este material foi desenvolvido e planejado dentro de 10 aulas de 45 minutos, apresentando atividades diversificadas que fazem uso de recursos midiáticos, além do simulador phet.colorado, que foi denominado de Sequência de Aprendizagem Temática (SAT), tendo como referência os trabalhos desenvolvidos pelo subprojeto PIBID Química entre os anos de 2014-2018 na UNIFESP DIADEMA. Espera-se que esse material possa contribuir para o processo de ensino e aprendizagem além da formação de um cidadão mais crítico em relação ao uso das mídias.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo de vetores no ensino médio para resolução de problemas(Universidade Federal de São Paulo, 2018-06-28) Chalega, Josimilson de Freitas [UNIFESP]; Paschoa, Vanessa Goncalves Pereira [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This paper presents a proposal to introduce the study of vectors in High School that is motivated by the fact that the time spent with the presentation of vectors for this level is rewarded with greater ease in the approach of some topics, in the resolution of problems and generalization of these solutions. The concept of vector is introduced from both the geometric (collection of equipotential segments) and algebraic (characterized by coordinates) with approaches consistent with the level of High School. Some exercises are presented to compare the resolution of problems without the use of vectors and the use of vectors.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Explorando a energia nuclear no Ensino Médio: um mapeamento de pesquisas(Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-23) Caetano, Eduardo Ferreira [UNIFESP]; Pommer, Wagner Marcelo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4262149292744127; http://lattes.cnpq.br/0336450184606642O objetivo deste trabalho foi realizar um mapeamento do tema da Energia Nuclear em teses e dissertações acadêmicas brasileiras de 2011 a 2021, envolvendo a Física Nuclear no Ensino Médio. Realizou-se uma fundamentação pedagógica e científica para situar o tema da Energia Nuclear no âmbito da proposta curricular do Ensino Médio. Para a abordagem metodológica, utilizou-se o Estado da Arte, escolhendo-se, dentre 22 pesquisas (1 tese e 21 dissertações) do banco MNPEF (2023) e CAPES (2023). O ato de mapear as documentações tem obtido espaço no meio acadêmico, argumento que nesta pesquisa foi utilizado para identificar e analisar algumas articulações entre a temática da Energia Nuclear e as possibilidades de adaptação para o ensino na Educação Básica. Como resultados da pesquisa, identificou-se que a região Sudeste possui a maior concentração de trabalhos, com 64% da produção. Outro elemento de destaque foi que 82% das produções tiveram o foco científico na área da Física. Foi constatado que o sujeito de pesquisa mais recorrente são estudantes do Ensino Médio, representando 82%, e o objeto de pesquisa mais frequente foi a sequência didática, com abrangência de 91%. As principais abordagens teóricas dos estudos foram Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), com 36%, seguido da aprendizagem significativa, com 18%. A compilação das principais contribuições sobre o conteúdo, métodos e o porquê do ensino de Física Nuclear na Educação Básica evidenciou que, no geral, na categoria ‘o que ensinar’, os resultados mais frequentes apontam para os tópicos de radiação (68%), aplicações da energia nuclear e radiação (55%), benefícios e riscos associados (50%) e acidentes nucleares (45%). Na categoria ‘como ensinar’, despontam as estratégias do uso de vídeos (73%), levantamento dos conhecimentos prévios (63%), exposição oral dos alunos (50%) e o uso de textos (50%). Por fim, na categoria ‘o porquê ensinar’, fornecem uma série de razões e justificativas, mas pode-se resumir a tornar cidadãos mais críticos e conscientes em um mundo cada vez mais moldado pela ciência e pela tecnologia. Verificou-se a ausência de pesquisas que utilizaram a transposição didática de Chevallard (2000).
- ItemAcesso aberto (Open Access)Matemática financeira no ensino médio: uma proposta de ensino contextualizada, utilizando planilhas eletrônicas(Universidade Federal de São Paulo, 2021-12-22) Campos, Simone Tanaka de Almeida Prado [UNIFESP]; Aragão, Gleiciane da Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2376991776742062A complexa situação financeira em que se encontra grande parte das pessoas no nosso país nos faz refletir sobre a necessidade de instruir melhor os nossos jovens para que eles tenham uma vida econômica mais saudável e equilibrada. Por sua vez, a docência desafia o professor a utilizar práticas pedagógicas que contribuam para o alcance da aprendizagem dos alunos. Dessa forma, os objetivos deste trabalho são: conscientizar os professores da necessidade de ensinar matemática financeira com foco na realidade do aluno; incentivar a inserção de novas tecnologias no ensino da matemática financeira; e fornecer material teórico e prático, com o intuito de ajudar o professor a alcançar a meta de ministrar esse conteúdo de forma que faça sentido no universo do estudante. Com o intuito de fornecer para os professores do ensino médio uma fonte de material teórico sobre cálculo financeiro, iniciamos o trabalho com um estudo sobre a origem e a evolução do dinheiro, depois fazemos algumas considerações sobre os principais pré-requisitos da matemática financeira, e em seguida apresentamos os conceitos específicos da área. Por fim, apresentamos uma sequência didática de quatro atividades voltadas para o cotidiano do aluno, tais como conversão de moeda, cálculo de impostos, cálculo de salário, e inflação e poupança, utilizando planilhas eletrônicas e metodologias ativas. Tais ferramentas colocam o aluno como protagonista do processo de ensino aprendizagem, visando proporcionar uma visão nova sobre a matemática financeira, que contribua para despertar o interesse em aprender e avançar nos estudos desse tópico da matemática que está tão presente no nosso dia a dia
- ItemAcesso aberto (Open Access)Sistema reprodutor na EJA e no Ensino Médio: relato de experiência(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-14) Silva, Elina Bruna Sinesio da [UNIFESP]; Rosalen, Marilena Aparecida de Souza [UNIFESP]; Beserra, Bárbara de Freitas; http://lattes.cnpq.br/4999365849570415O ensino de sistema reprodutor é importante tanto para os jovens, quanto para os adultos. O ensino médio é a última etapa para conclusão da educação básica e a educação de jovens e adultos (EJA) é a maneira que inúmeras pessoas que não conseguiram concluir sua escolaridade no período adequado, utilizam para acessar e concluir seus estudos. Em vista disso, o professor encontra um público muito heterogêneo de idades na EJA, enquanto no ensino médio há uma homogeneidade maior de idades. Assim, o professor encontra dificuldades e necessidades de ensino diferentes com cada público, e é necessário que o professor adote maneiras diferentes de ensinar ciências e biologia para cada público. A temática do sistema reprodutor contempla diversos pontos, como: anatomia e fisiologia do sistema feminino e masculino, ciclo menstrual, gravidez, hormônios e métodos contraceptivos. Considerando esse contexto, o objetivo deste trabalho é verificar quais pontos do sistema reprodutor estão sendo trabalhados e quais estratégias didáticas adotadas, considerando dois relatos de experiências - em aula de biologia do ensino médio e em aula de ciências da EJA. A metodologia adotada foi qualitativa. Verificamos que os tópicos ensinados sobre o sistema reprodutor nos dois casos são parecidos, com poucas diferenças, como: variação dos hormônios no ciclo menstrual, métodos contraceptivos, puberdade e gravidez. Em relação às estratégias, temos algumas comuns e outras que foram adotadas apenas no ensino médio, como: trabalho em grupo, estudo dirigido e seminários.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Uso de tecnologias na educação: desafios e soluções em aulas remotas e semi-presenciais de Matemática no ensino médio(Universidade Federal de São Paulo, 2023-02-23) Paiva, Rodolfo Magliari de [UNIFESP]; Rosalen, Marilena Aparecida de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4999365849570415; http://lattes.cnpq.br/2675395182125507A relevância e justificativa do presente tema se dá por conta do cenário global, provocado pela pandemia do COVID-19, onde a Educação e as Tecnologias tiveram que se unir. A pandemia acelerou a possibilidade do ensino remoto e semi-presencial e trouxe novos desafios para o professor, especialmente no Ensino da Matemática. Assim, o objetivo é identificar e analisar desafios e soluções tecnológicos apontados/enfrentados no Ensino de Matemática por professores que atuaram com aulas síncronas ou remotas e semi-presenciais no Ensino Médio em contexto pandêmico de COVID-19. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo, em duas etapas, utilizando a metodologia explicativa, de modo que facilite o entendimento do cenário desafiador e possibilite a recomendação de soluções assertivas. Na primeira etapa, o instrumento de coleta de dados foi um questionário pré-elaborado por meio da ferramenta Google Forms, para que professores de Matemática do Ensino Médio de todo o Brasil, das redes pública e privada, preenchessem, após se sentirem esclarecidos a respeito da pesquisa, que foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Quarenta e quatro professores responderam ao questionário. Da amostra obtivemos que 68,2% buscaram uma formação continuada após a formação inicial em cursos de pós-graduação. 52,3% dos participantes apresentaram uma experiência positiva ao ensinar Matemática de forma remota e semi-presencial. 59,1% dos participantes já utilizavam tecnologias nas aulas antes da pandemia (de forma regular e contínua), porém desafios existiram no processo. Os aprofundamos na segunda etapa, em que participaram cinco dos professores da primeira etapa, em uma entrevista semi-estruturada via Google Meet, verificamos que as principais dificuldades foram o acesso à internet, o conhecimento das tecnologias disponíveis, a ausência de treinamento com as tecnologias e a comunicação com os alunos. A partir da pesquisa realizada, é possível apontar que apesar de mais da metade dos participantes terem formação continuada, utilizarem tecnologias em sala de aula desde antes da pandemia e terem boa experiência com o ensino remoto e semi-presencial, as dificuldades enfrentadas, como o acesso à internet de qualidade, formação continuada com as tecnologias, principalmente com as específicas para o Ensino de Matemática e recursos tecnológicos, poderiam ter sido amenizadas se os docentes tivessem mais apoio de políticas públicas e das instituições de ensino.