Navegando por Palavras-chave "Health education"
Agora exibindo 1 - 20 de 80
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEmbargoA educação para a morte e os cuidadores do morrer: reflexões sobre a formação em saúde a partir de Montaigne(Universidade Federal de São Paulo, 2024-07-11) Tiossi, Cassio Monson [UNIFESP]; Terra, Vinícius Demarchi Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9363038565270698; https://lattes.cnpq.br/8734648403579943; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Nem sempre a subjetividade humana tomou da morte a condição qual problema emergente, e nunca como na contemporaneidade verificamos tão grandes esforços no tento de interditá-la. O mapeamento de uma genealogia deste fenômeno e, a partir de hermenêutica montaigniana, a formulação de um conjunto de reflexões que perpassa a formação em Saúde no sentido do bem-morrer, pois aquele que aprendeu a morrer também aprendeu a viver, resumem o objetivo deste trabalho.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Acesso e permanência no ensino superior: perfil dos alunos da área da saúde no Vale do Ribeira(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-09-24) Monma, Aline Tatiane Almeida [UNIFESP]; Poletto, Patricia Rios [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7170962317109623; http://lattes.cnpq.br/6834320490284164; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O Vale do Ribeira é uma região muito rica em biodiversidades, porém seus índices socioeconômicos são os mais baixos do Estado de São Paulo. Na região há somente uma faculdade presencial na área da saúde, que funciona durante o período noturno. O projeto objetivou compreender a possível influência dos aspectos socioeconômicos e da formação prévia no ensino médio com a permanência no ensino superior, dos estudantes matriculados nos cursos da área da saúde de uma instituição de ensino superior privada, situada no Vale do Ribeira. Teve como objetivos específicos: caracterizar o perfil socioeconômico dos estudantes matriculados nos cursos da área da saúde; explorar junto aos estudantes aspectos de sua formação prévia no ensino médio e sua relação com a permanência no ensino superior; e conhecer e compreender os aspectos dificultadores para permanência dos estudantes no ensino superior. Método: a investigação foi do tipo exploratório descritivo, transversal com abordagem qualitativa. Teve como instrumentos o questionário socioeconômico e a entrevista semiestruturadas, as coletas de dados foram realizadas após o aceite do termo livre esclarecido. Os resultados encontrados evidenciaram as dificuldades enfrentadas no ensino superior devido a baixa qualidade do ensino médio e a baixa renda socioeconômica, porém esses fatores não foram relevantes para a desistência do curso. O fator Motivação foi o mais relatado para a permanência dos discentes para a permanência no ensino superior. As informações obtidas no estudo trouxeram indicadores para proposição de estratégias que podem melhorar o acolhimento e aprimorar a permanência dos discentes e conclusão do curso de graduação.
- ItemEmbargoAdaptação transcultural e validação para o Português do Brasil da escala “Objective Structured Assessment of Laparoscopic Salpingectomy” (OSA-LS)(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-27) Amorim, Andrea Giroto [UNIFESP]; Sartori, Marair Gracio Ferreira [UNIFESP]; Ruano, José Maria Cordeiro; http://lattes.cnpq.br/8840004947952367; http://lattes.cnpq.br/2545470341657690; http://lattes.cnpq.br/4450762751949968O ensino cirúrgico estrutura-se no aprendizado com educação, treinamento e avaliação baseados em evidência e proficiência. Nesse contexto, a avaliação de cirurgiões ginecológicos em laparoscopia é um desafio. A escala OSA-LS (Objective Structured Assessment of Laparoscopic Salpingectomy) foi criada em 2008 com a proposta de avaliar o desempenho em cirurgias laparoscópicas ginecológicas. Trata-se de um método sistemático, estruturado e objetivo para avaliar o cirurgião em treinamento e assim, para ter esta ferramenta disponível para uso no Brasil propusemos a adaptação transcultural. O objetivo deste trabalho foi traduzir, adaptar e validar para a língua portuguesa do Brasil a escala OSA-LS. Seguimos a metodologia proposta pela Organização Mundial da Saúde e após concluir as etapas de tradução, reunião com especialistas, retrotradução e ajustes finais, chegamos a uma escala disponível para ser validada em nossa realidade. Na etapa de validação, foram utilizados vídeos de salpingectomias laparoscópicas realizadas por cirurgiões iniciantes, intermediários e experientes. Os vídeos foram coletados entre agosto/2018 e março/2020, fornecidos por cirurgiões que operaram pacientes acompanhadas no ambulatório de Videolaparoscopia Ginecológica do Hospital São Paulo – UNIFESP. Três laparoscopistas ginecológicos experientes utilizaram a escala OSA-LS traduzida na avaliação dos vídeos e opinaram sobre o entendimento da mesma. Os avaliadores não encontraram dificuldades ao utilizar a versão adaptada transculturalmente da escala OSA-LS. A avaliação independente e cega dos vídeos demonstrou que a ferramenta foi capaz de diferenciar bem os grupos, com notas bastante distintas entre iniciantes, intermediários e experientes. Entretanto, a medida do grau de concordância entre os três observadores mostrou uma variação importante. Este achado limita o uso da escala em nosso meio como uma ferramenta objetiva capaz de avaliar o aprendizado laparoscópico. Apesar do processo de tradução e adaptação transcultural da escala OSA-LS para o português do Brasil ter sido finalizado com sucesso, o uso desta escala em nossa realidade não se mostrou válido, com grande discrepância entre os avaliadores.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Adesão ao tratamento anti-hipertensivo: dificuldades relatadas por indivíduos hipertensos(Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010-01-01) Figueiredo, Natalia Negreiros [UNIFESP]; Asakura, Leiko [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)OBJECTIVES: To characterize hypertensive patients and to recognize the difficulties to comply with the proposed treatment by the health team. METHODS: The data were collected from medical records and through interviews with 54 hypertensive patients. RESULTS: Among the 54 hypertensive patients, 66.7% were adults female aged between 30 and 90 years. The mean blood pressures (mmHg), systolic and diastolic pressures, were 138 and 83, respectively, but only half of the patients had the blood pressure controlled. There was an association between the disease knowledge and the complying with guidelines for hypertension treatment. The main reported difficulty was following a low sodium diet. Comparing the guidelines prescribed to the patients with those actually followed there was agreement in 37 cases. CONCLUSION: The communication between members of the healthcare team and patients should be improved, and the people involved in the treatment of hypertension need to discuss the difficulties and find ways to resolve them.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1: os desafios do autocuidado(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-27) Moreira, Joselma Silva [UNIFESP]; Jurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4140547211703368; http://lattes.cnpq.br/2332433301055316; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Dentre as doenças crônicas não transmissíveis, o Diabetes Mellitus destaca-se como relevante problema de saúde pública. Especificamente, o diabetes mellitus tipo 1 (DM1), que acomete principalmente crianças e adolescentes, representa um desafio para as equipes de saúde, considerando a faixa etária e todo o impacto diagnóstico - clínico, social e psicológico. Os adolescentes com DM1, em particular, trazem desafios ainda maiores para um resultado terapêutico mais equilibrado nessa fase da vida. As alterações fisiológicas, psicológicas e sociais afetam diretamente o controle glicêmico, e a resistência às medidas de autocuidado aumentam os riscos de complicações a médio e longo prazo. O estudo teve por objetivo compreender os desafios do autocuidado de adolescentes com DM1 e como os serviços da rede municipal de saúde de São José dos Campos/SP se organizam para prestar-lhes atenção integral. Foi realizado um estudo teórico, por meio de revisão narrativa da literatura e análise de documentos oficiais do Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Diabetes, bem como os materiais norteadores das ações do município cenário da pesquisa. Os principais resultados encontrados mostram que nos documentos oficiais consultados e analisados, observamos a tônica das questões sóciodemográficas, das vulnerabilidades e riscos que são em si determinantes também da saúde destes adolescentes. As dimensões e limitações dos cenários epidemiológicos interferem diretamente na tomada de decisão. Em estudos com os adolescentes, estes relatam sua percepção a respeito dos serviços e profissionais de saúde e que isso define o vínculo e a adesão aos projetos terapêuticos propostos. O estudo fundamentou a elaboração de dois produtos educacionais que poderão ser utilizados como ferramenta de educação em saúde. Os produtos elaborados são um podcast e a linha de cuidado com fluxo que possa oferecer um cuidado integral e estimule o autocuidado emancipatório.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aleitamento materno em prematuros: atuação fonoaudiológica baseada nos pressupostos da educação para promoção da saúde(ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva, 2010-03-01) Santana, Maria da Conceição Carneiro Pessoa de; Goulart, Bárbara Niegia Garcia de; Chiari, Brasilia Maria [UNIFESP]; Melo, Adriana de Medeiros; Silva, Érika Henriques de Araújo Alves da [UNIFESP]; Universidade Estadual de Ciências da Saúde do Estado de Alagoas Maternidade Escola Santa Mônica Serviço de Fonoaudiologia; Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade Estadual de Ciências da Saúde do Estado de AlagoasThis paper reports an experience of a speech-language and audiology (SLP) team based on health promotion and education to contribute for the maintainance of exclusive breastfeeding in premature newborns in a high-risk maternity. In the process, a multiprofessional group and individual strategies were combined, producing dialogic settings along with puerperals and their families. Exclusive breastfeeding increased comparing with the last three years before these approach and greater participation of the team and relatives involved in these activities since the pregnant admission until discharge. The analisys of the strategies used allowed the team to identify the most effective actions to improve longer lasting exclusive breastfeeding and those that ought to be reformulated. From a theoretical and methodological point of view, this experience also allowed to observe the limits and possibilities of the actions that are related to closer areas of scientific knowledge and the effective promotion of exclusive breastfeeding in transdisciplinary activities. Considering health promotion and education as a discipline, it means that the efforts are highly directed to act on the people knowledge and self-care, mainly to contribute to the development of critical judgment and ability to decide what would be better and possible in health care and in managing of their own lives.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ambulatório de dificuldades escolares e o papel na formação do residente de 1o ano em Pediatria - Unifesp(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010-09-29) Lahterman, Betina [UNIFESP]; Puccini, Rosana Fiorini [UNIFESP]; Ventura, Renato Nabas [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5727130288077458; http://lattes.cnpq.br/1088228713801713; http://lattes.cnpq.br/0479463136228094; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: a dificuldade escolar é determinada por um conjunto de causas e fatores bastante complexos. O ambulatório de dificuldades escolares da Unifesp tem como finalidade atender a essa demanda crescente e proporcionar ao residente de 1o ano de pediatria a experiência de atendimento, em equipe multiprofissional, às crianças com essa queixa, na atenção básica em saúde. Objetivos: avaliar o papel que o ambulatório tem desempenhado na formação do residente de 1 o ano em pediatria em relação à assistência a essas crianças e à concepção dos mesmos a respeito do papel do pediatra na equipe multiprofissional. Métodos: estudo transversal descritivo, realizado no período de fevereiro de 2008 a janeiro de 2010 no ambulatório de dificuldades escolares situado em Embu – SP. População: universo de 40 residentes do 1º ano de Pediatria (2008 e 2009) da Unifesp. A coleta de dados quantitativos e qualitativos utilizou: 1) questões estruturadas e perguntas abertas para identificação das expectativas em relação ao estágio; 2) testes para avaliação do conhecimento dos residentes sobre temas relacionados às dificuldades escolares, antes e após o estágio; 3) entrevista gravada para obtenção de dados referentes à concepção do residente sobre o papel do pediatra na atenção às crianças com dificuldades escolares. Dos 40 residentes participantes do estudo, 18 residentes (2008) participaram de todas as etapas e 22 (2009) somente da avaliação de conhecimento. Para análise das respostas às questões abertas e entrevistas gravadas utilizou-se a técnica da análise de conteúdo. Resultados e discussão: Os discursos dos residentes, no início do estágio, revelaram reconhecimento da importância dessa demanda para o pediatra, preocupação no entendimento da gênese das dificuldades escolares e no seu manejo e expectativa de que o estágio oferecesse condições de aprimoramento para o atendimento; manifestaram, também, compreensão em relação à necessidade da equipe multiprofissional na abordagem das dificuldades escolares. A maioria dos residentes (77,8%) avaliou o estágio como ótimo e bom e reforçou a importância do mesmo para a formação do pediatra. Os discursos obtidos por meio das entrevistas gravadas revelaram reconhecimento de que o pediatra deve compor a equipe multiprofissional, permanecendo, porém, em parte desses discursos, concepção de que seu papel é de triador para outras especialidades e de responsável pela doença orgânica. Em relação às avaliações de conhecimento, não houve melhora do desempenho em relação ao início do estágio. Questões conceituais sobre temas relacionados a afecções que cursam ao lado de dificuldades escolares, porém menos freqüentes na prática do atendimento, e aquelas que tratam da utilização de instrumentos mais empregados por outros profissionais apresentaram porcentagens de erros superiores a 30%. Conclusões: os resultados indicam que o Ambulatório de Dificuldades Escolares atua positivamente na formação do residente no que se refere ao reconhecimento da importância dessa demanda para o pediatra e da necessidade de uma atuação multiprofissional, porém há deficiências na aquisição de conhecimento sobre o tema.
- ItemSomente MetadadadosAprendizagens compartilhadas na residência multiprofissional em saúde(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-02-25) Perego, Maira Gabriela [UNIFESP]; Batista, Nildo Alves [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The aim of this study was to investigate the perception of the residents, preceptors and tutors of the Health Multiprofessional Residency in the campus of Baixada Santista about the training for team work from the standpoint of the integrality of the care. In order to achieve what was proposed, an exploratory research was conducted, with descriptive and analytical nature, cross-sectional type, and a quantitative approach aiming at expanding the researches and knowledge on this subject. The research was approved by the Ethics Research Committee under the number of protocol 513.735, dated January 22 2014. The context of the research was the Health Care Multiprofessional Residency of Baixada Santista campus, considering graduates of the years 2010, 2011 and 2012, as well as the preceptors and tutors of the Program. From the universe of the research population (70 professionals) 62 have participated on the research, which corresponds to 88,6% of the general population. All participants have signed the Term of Free and Informed Consent. In order to achieve one of the research?s goals, a Likert-type attitudinal scale was built, applied and then validated by statistical methodology; the scale presented four options of answers varying from ?I fully agree? to ?I fully disagree?, with the values attributed to each of the options varyi ng from 1 to 4. The full agreement was scored 4 points and the full disagreement was scored 1 point, thus reflecting the perception and comprehension of the respondents in the assertions made. The presented partial results are 1) a tool for evaluation of shared learning in the Multiprofessional Residency from three factors/dimensions: Shared Learning in the Multiprofessional Residency, Training for Team Work and Development of competences for Collaborative Practices. The scale has presented 95,24% of validated assertions (only one loss) and a reliability coefficient of 93%. 2) The three dimensions are in comfort zone, showing averages of 3,20, 3,21 and 3,25 respectively, without statistically relevant differences for their interpretation. As lines of analysis we have adopted: gender, professional training, job position (divided in tutor, graduate or preceptor) and college education (divided between private or public institution). Only the line of job position has shown a more significant difference, which indicates a more positive perception of the preceptor and the tutor when compared to the multiprofessional residents in all the dimensions studied. The respondents? behavior in each of the validated assertions shows that the Health Care Multiprofessional Residency is a space for shared learning, which develops skills for the health-care professionals to work in teams, starting with the interbranch education. For that, it is important to highlight the importance of shared objectives, of horizontal communication and of institutional support as essential factors to the development of team work. The attitudinal scale statistically validated, product of this research, must also be highlighted, given the importance of evaluating learning and of continuously improving the formation processes in the Multiprofessional Residency, also considering the possibility that this scale might be used in other Programs.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação da Maturidade Organizacional em Gerenciamento de Projetos (OPM3®) em Saúde(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008-11-26) Santos, Luis Augusto dos [UNIFESP]; Marin, Heimar de Fatima [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This work verify the capacity of an organization to undertake projects, and as to identify if the organization it has processes of management and as to implement this project management through currently accepted of world-wide form. For in such a way, the application of model OPM3® in health organization was carried through, which consists of an applicatory one of software with 151 questions that elaborates reports and graphs of the existence or not of these best practices. Applied in a multinational organization, recognized internationally as of excellence in management project, getting one high degree of maturity that can serve as maker for other organizations.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação do impacto de um programa de intervenções para prevenção de infecção do trato urinário associada ao uso de sonda vesical em pacientes transplantados renais(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010-05-26) Regagnin, Dejanira Aparecida [UNIFESP]; Medeiros, Eduardo Alexandrino Servolo de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The urinary tract infection is one of the most ordinary complications after a renal transplant and it may lead to rejection, donor kidney failure, long hospital stay period and increased cost. Although the use of a urinary catheter as its period of stay is considered a risk factor, little has been studied about the nursing staff knowledge to prevent urinary tract infection due to a urinary catheter. Objectives: Evaluate the nursing staff practice and knowledge related to the maintenance of a urinary catheter as the risks of its use, implement an intervention guide and measure its impact on the incidence of urinary tract infection and also on the nursing assistance to patients undergoing renal transplantation. Method: A prospective interventional study was performed in a hospital in São Paulo, from August first 2008 to July 31st 2009, and divided into two phases. In the first phase, which occurred from August 2008 to January 2009, the urinary catheter insertion and the procedures for its safe maintenance were observed and a questionnaire to access the nurses’ information about the subject was applied as well. In the second phase, from February first to July 31st 2009, a group of new actions based on data collected from the first round were implemented, the same questionnaire was applied once more followed by another period of observation which the main purpose was to verify the effect and changes caused by the new guide developed. Results: The nursing professionals’ theoretical knowledge assessment showed a meaningful statistical difference between the distinct study phases such as urethral meatus hygiene procedure (p=0,007), hygiene frequency urethral meatus (p<0.001), the cleaning product used in the hygiene of the urethral meatus (p<0,001), the catheter exchange frequency (p<0,001) and HRIM infection rates (p<0,001) awareness indicating an improvement after the intervention. The practice observation also showed a hand hygiene improvement among physicians: 9,1% of frequency before procedure and 68,2% after the procedure. Among the nursing staff members again positive results were noticed: 26,7% to 48% of hand washing before procedure and 76% to 86,7% after procedure. Better adherence to the use of personal protective equipment comparing 60 to 75% in the first round against 98% to 100% in the second. There were 44 (11,33%) cases of urinary tract infection in the first phase of the study, 26 deceaseddonor while 17 living-donor, which 37 (84,09%) due to urinary catheter presence. The average time between the urinary tract infection diagnosis and the kidney transplant was 13,5 days (5 to 30 days). In both phases, there was a bacterial infection predominance being the gram-negatives responsible for 97,7% of the infections in the first round against 82,25% in the second. E. coli itself was responsible for 34 (32%) cases of infection, followed by K. pneumoniae which caused 18 (16,9%) cases of infection. Conclusions: A meaningful practice and theoretical knowledge improvement can be noticed due to the educational program. Despite all the better results achieved in the second phase of this study, with reduction of urinary tract infection associated with vesical catheter (p=0,674), any impact on decreasing urinary tract infections could be demonstrated.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação do resultado de um programa educativo dirigido a paraplégicos visando o autocuidado relacionado aos déficits identificados na eliminação intestinal(Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2007-06-01) Padula, Marcele Pescuma Capeletti; Souza, Mariana Fernandes De [UNIFESP]; Santa Casa de São Paulo Faculdade de Ciências Médicas; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)OBJECTIVES: To evaluate self-care progress of individuals with paraplegia who attended an educational program regarding 16 intestinal elimination self-care deficits, and to determine the influence of the neurological level of the injury and locus of control on the progress of the self-care. METHODS: A quasi-experimental design was used to conduct the study. The sample consisted of 28 individuals with paraplegia who were assign to usual care group (N = 14) or to the educational program in intestinal elimination self-care deficits group (N-14). Nursing interventions were scored Do = 4, Guide = 3, Support = 2, Teach = 1, Independent = 0. RESULTS: Individuals with paraplegia who attended the educational program had better progress toward self-care than those to the usual care group (p < 0.05). The neurological level of the injury and the locus of control did not influence individuals' progress toward self-care. CONCLUSION: The individuals who attended the educational program progressed satisfactorily toward intestinal elimination self-care actions.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O binômio esporte-saúde sob a ótica de profissionais de educação física(Universidade Federal de São Paulo, 2017-04-10) Koumantareas, John [UNIFESP]; Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5847188428462650; http://lattes.cnpq.br/5116738594967496; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente estudo teve como objetivo compreender a relação na figura do binômio esportesaúde sob a ótica de profissionais de Educação Física atuantes numa Secretaria Municipal de Esportes de um município da Baixada Santista/SP no contexto da não formação de atletas. Na problemática proposta, partiu-se da ideia do referido binômio como conteúdo inerente à formação profissional e consequente prática pedagógica dos profissionais como o discurso hegemônico e legitimador da Educação Física e do esporte na sociedade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa com 9 (nove) profissionais de Educação Física, de ambos os sexos e em qualquer faixa etária, lotados em dois centros esportivos. Nos critérios de inclusão foram considerados: a) formação em Educação Física e esporte há, no mínimo, 2 (dois) anos e b) atuação em projetos esportivos públicos, há, no mínimo, 1(um) ano, levando-se em conta a ideia de maturidade e maior apropriação no que se refere à atuação prática na referida secretaria. Como instrumento de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas acerca do conceito de esporte e saúde; da relação entre o esporte e sua prática no fomento à saúde; bem como sobre as possibilidades de atuação prática no tocante ao esporte e à saúde como conteúdo de ensino. A análise de dados se deu por meio do uso de categorias não-apriorísticas, as quais são obtidas por meio de frequenciamento e relevância implícita na análise de conteúdo. Tal método possibilitou a compreensão de que concretamente, existe uma pluralidade de significações e entendimentos acerca dos conceitos de esporte e saúde, bem como suas possibilidades de atuação e intervenção. Nesse sentido, relacionado ao conceito de esporte foram obtidas 3 (três) categorias, a saber: esporte como um movimento (na ideia da sua simples experimentação); esporte como formador para a cidadania (compreendendo-o aqui como disparador na construção de valores e significados para o exercício da plena cidadania); e esporte como modalidade competitiva (no horizonte de toda e qualquer manifestação esportiva ter como finalidade a competição). No tocante ao conceito de saúde, foram identificadas 3 (três) categorias, como seguem: saúde como bem-estar (compreendida a partir do completo bemestar físico, psíquico e social); saúde como qualidade de vida (na ideia do bom condicionamento físico como pertinente à própria condição de vida das pessoas); saúde como o cuidado com o corpo (na qual, sua construção se deu no sentido do autocuidado e da consequente culpabilização dos indivíduos). No tocante à relação entre esporte e saúde, foram obtidas 3 (três) categorias: esporte como fomentador da saúde (no horizonte do esporte e sua prática como estratégias de fomento à saúde); esporte e saúde como estratégia de socialização (compreendendo-se aqui que a constituição de grandes grupos e a convivência entre as pessoas num sentido amplo); esporte como sinônimo de saúde (na qual, o esporte e sua prática são compreendidos de forma estrita no que se refere como única possibilidade de fomento à saúde). Por fim, relacionado às possibilidades de trabalho com o tema saúde, foi elencada 1 (uma) única categoria, a saber: trabalho em saúde por meio da orientação (destacando que independente de metodologias e estratégias, o papel da orientação em saúde se faz presente no cotidiano dos profissionais). A riqueza de dados obtida nos permite inferir que no universo de práticas e possibilidades de compreensão e intervenção dos profissionais participantes, a diversidade de conteúdo foi recorrente, revelando uma grande quantidade de significados acerca da ideia que se faz sobre a prática pedagógica em Educação Física e esporte no tocante ao fomento à saúde.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Blood pressure control in hypertensive patients within Family Health Program versus at Primary Healthcare Units: analytical cross-sectional study(Associação Paulista de Medicina - APM, 2012-01-01) Martins, Telma Lima; Atallah, Álvaro Nagib [UNIFESP]; Silva, Edina Mariko Koga da [UNIFESP]; Faculdade de Medicina de Petrópolis; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)CONTEXT AND OBJECTIVE: Hypertension is a public health problem due to its high prevalence and long-term cardiovascular complications. In Brazil in 2005, cardiovascular diseases were responsible for 28% of all deaths. Efforts are being made within primary care to achieve adequate hypertension control. The Family Health Program (FHP) has the aims of promoting quality of life and intervening in factors that put this at risk. The objective of this study was to evaluate the rate of blood pressure control among patients followed up at FHP units compared with those at primary healthcare units (PHUs). DESIGN AND SETTING: Analytical cross-sectional study in the municipality of Petrópolis, Rio de Janeiro, from January to December 2005. METHODS: Five hundred patients with a diagnosis of hypertension were included: 250 were being followed up at two FHP units and 250 at two PHUs. The diagnosis of hypertension was based on the Fourth Brazilian Hypertension Consensus, and the patients needed to have been under follow-up at the units for at least 12 months. Patients' blood pressure was considered to be under control if it was less than 140/90 mmHg at the last consultation. RESULTS: Blood pressure was under control in 29.2% (n = 73) at FHP units and 39.23% (n = 98) at PHUs (odds ratio = 0.64; confidence interval = 0.44-0.93; P = 0.024). CONCLUSION: Blood pressure control was better among patients followed up at PHUs than among those followed up at FHP units.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os cenários da prática em saúde na formação do psicólogo: concepções de alunos e supervisores/professores de cursos de psicologia(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-08-26) Poppe, Andrea Regina Soares [UNIFESP]; Falcão, Marcia Thereza Couto [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)INTRODUÇÃO: O processo de avaliação e reestruturação do ensino superior no Brasil a partir da implantação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais preconiza a importância da pesquisa e dos cenários da prática na formação do profissional. O foco da discussão tem se pautado nas características de profissional que se quer e que se precisa para a realidade brasileira. Nas Universidades torna-se pauta a discussão sobre a importância da prática ser reconhecida como eixo, a partir do qual se identifica, questiona, teoriza e investiga os problemas emergentes no cotidiano da formação, congregando estrutura curricular, conteúdos e estratégias de ensino-aprendizagem que possibilitem que a construção do conhecimento ocorra de forma contextualizada. OBJETIVO: Analisar a partir das concepções de docentes e alunos de cursos de psicologia do município de Santos / SP, a contribuição que os cenários da prática relacionados à saúde e vivenciados na graduação oferecem à formação do profissional, no contexto das Novas Diretrizes Curriculares. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Para Produção dos dados considerou-se a metodologia qualitativa numa perspectiva sócio-histórica utilizando-se como instrumentos, a entrevista de tipo semi-estruturada e aplicação de grupos focais. Foram realizadas treze entrevistas com professores e coordenadores de curso, bem como realizados dois grupos focais com participação total de quatorze alunos e mais quatro entrevistas individuais. Os dados foram produzidos nos meses de junho a dezembro de 2008. RESULTADOS: Os participantes da pesquisa consideram positivas algumas mudanças nas diretrizes curriculares para o curso de psicologia, dentre elas, a inserção dos alunos em cenários da prática a partir dos primeiros anos do curso e a possibilidade de cada instituição poder escolher as ênfases que serão oferecidas pelos cursos. Sugerem também a necessidade do aprofundamento da discussão acerca de uma formação mais generalista, bem como de uma prática psicológica mais pautada nos princípios do SUS. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados, bem como dados da literatura, evidenciam que a maioria das universidades ainda está em processo de adaptação de seus currículos para estar em conformidade com o que preconiza as novas diretrizes curriculares. Apesar de todas as controvérsias que permearam o processo de construção das novas diretrizes curriculares para o curso de psicologia, elas se configuram enquanto um significativo avanço, no sentido de que aspiram à mudança do paradigma na formação do psicólogo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Comunicação entre trabalhadores de saúde e usuários no cuidado à criança menor de dois anos no contexto de uma unidade de saúde da família(UNESP, 2015-01-01) Coriolano-Marinus, Maria Wanderleya de Lavor; Andrade, Rebecca Soares de [UNIFESP]; Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]; Lima, Luciane Soares de; Universidade Federal de Pernambuco Departamento de Enfermagem; Fundação Oswaldo Cruz Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade Federal de PernambucoThe study aimed to ascertain the conceptions that health workers and users have regarding communication in caring for children under two years old using the Habermas Communicative Action Theory. This was a qualitative study in which the data-gathering technique consisted of semi-structured interviews with healthcare workers and the caregivers of children under two years old in order to obtain support for studying communication. The data were subjected to thematic content analysis. Two thematic categories were identified an instrumental category, given that its characteristics were geared to the domain and information transfers; and another one called the shared category, since it was understood as communion of knowledge between healthcare workers and users, containing approximations to the assumptions of Communicative Action Theory. It was suggested that changes to the context studied should be made, from the perspective of constructing of communicative dialogue practices.
- ItemSomente MetadadadosCondições de efetividade de creches públicas e filantrópicas – avaliação de um programa de educação e saúde para educadores(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-10-28) Konstantyner, Tulio [UNIFESP]; Taddei, Jose Augusto de Aguiar Carrazedo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objective: To test the impact of training for educators on the health of children enrolled in public and philanthropic day-care nurseries. Methods: A randomised, institutional, non-blind clinical trial was conducted involving 252 children from eight day-care centres in a sub-district of the city of Sao Paulo, Brazil. An educational intervention was performed in four day-care centres. Interviews with the mothers, collection of blood from the children by digital puncture and anthropometry were performed. The monitoring period was seven months. The chosen indicator for the improvement of health was anemia (haemoglobin less than 11g/dl). An unconditional logistic regression model was set for risk factors for anemia, considering associations with p ≤ 0.05 as statistically significant. The Epi InfoTM 2000 and Stata 10.0 software packages were utilised. Results: The children from the day-care centres that were not subject to intervention presented a risk 2.11 times greater (CI: 1.04 to 4.30; p=0.040) of having anemia at the end of the study independent of the control variables (sex, age, time in the day-care centre, anemia at the beginning of the study, maternal age, use of oral iron supplements, number of siblings, per capita family income, use of antibiotics and the necessity for avoidable hospitalisations) utilised in the construction of the final logistical model. Conclusions: The assessed educational intervention promoted significant changes in the health status of the children, reinforcing the importance of training for professionals who care for young children in day-care centres in developing countries in order to promote child health.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Conhecer para intervir: educação em saúde para cuidadores informais de idosos no Programa de Atenção à Saúde do Idoso – Envelhe-Ser – na cidade de Varginha/MG(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009) Oliveira, Aline Azevedo de [UNIFESP]; Devincenzi, Macarena Urrestarazu [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9369073345790021; http://lattes.cnpq.br/0490971082296164; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente estudo justifica-se diante da rápida mudança do perfil demográfico brasileiro, com o aumento do número de idosos e, conseqüentemente de seus cuidadores, expondo o despreparo do setor público a esta nova realidade, sendo necessária a adoção de medidas que possam combater iniqüidades e desenvolver ações sob um olhar multidimensional. Além disso, a literatura aponta a importância de capacitação de recursos humanos para a assistência dessa população, tanto no âmbito profissional como no domiciliar, e a carência de um consenso sobre a educação de cuidadores e pouca produção sobre os programas na área de saúde do idoso. Nesse sentido, este trabalho procura investigar o processo de educação em saúde para cuidadores de idosos no Programa de Atenção à Saúde do Idoso – ENVELHE-SER - em Varginha - MG, apresentando assim a importância de se conhecer as reais necessidades dos cuidadores e os desafios enfrentados pela equipe multiprofissional central, visando a proposta de diretrizes para elaboração e implantação de grupos de atenção e apoio para cuidadores de idosos informais.. Neste contexto, a pesquisa tratou-se de um estudo quantitativo/qualitativo com foco no processo de educação em saúde para cuidadores de idosos, sob a ótica da equipe multiprofissional central e dos cuidadores de idosos inseridos no Programa de Atenção à Saúde do Idoso – ENVELHE-SER – na cidade de Varginha - MG. Para tanto, optou-se pela aplicação da entrevista semi-estruturada aos cuidadores informais de idosos compreendendo questões que possibilitaram conhecer o perfil dos idosos dependentes e cuidadores, a provisão de cuidados e a educação em saúde desenvolvida pelo programa. Posteriormente, utilizou-se a técnica de grupo focal com os profissionais da equipe do programa, conhecendo sob a visão deles a educação em saúde para cuidadores de idosos. Após a análise de dados, foi possível propor diretrizes para os grupos de atenção e apoio aos cuidadores de idosos a partir de 3 diretrizes referentes aos próprios cuidadores de idosos, aos profissionais de saúde envolvidos e as estruturas do setor público para tanto.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Conhecimento e atitude da população do Hospital São Paulo sobre doação de córneas(Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 2002-12-01) Rodrigues, Adriana Maria [UNIFESP]; Sato, Elcio Hideo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Purpose: To analyze the knowledge and attitude of the general population in order to identify the main deficiencies and to suggest measures to increase the number of cornea donations by the general population. Methods: Study through questionnaire polls answered by 321 people at the São Paulo Hospital. Results: Among the general population, 79.4% said to be cornea donors. The reason for the other 20.6% not to be donors was fear of trade of organ and not to receive proper treatment by the medical staff for being a potential donor. There was a statistically significant difference of knowledge about transplantation between those who said to be donors and those who did not. Conclusion: The authors concluded that better information on corneal transplantation for the general population would be of great help in increasing the number of cornea donations.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Construção do papel educador do enfermeiro a partir da educação on-line: um estudo de pesquisa-ação(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-09-27) Buzzo, Ana Carolina [UNIFESP]; Tanaka, Luiza Hiromi [UNIFESP]; Santana. Carmen Lúcia Albuquerque de; http://lattes.cnpq.br/6606709740942303; http://lattes.cnpq.br/9047748805998095; http://lattes.cnpq.br/6250032485353468; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Analisar a implementação de uma proposta de ensino e aprendizagem que teve como intenção construir o papel do enfermeiro educador realizado pelos próprios enfermeiros da unidade de terapia intensiva a partir do Programa de Educação Permanente On-line, sob perspectiva dos profissionais da equipe de enfermagem. Métodos: Tratou-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, utilizando a estratégia metodológica da pesquisa-ação, tendo Michel Thiollent como referencial metodológico. A fundamentação teórica do trabalho foi embasada na educação on-line, pautada na tecnologia, para apreensão do conhecimento, e na compreensão da importância da construção do diálogo na educação no trabalho, respaldada por Paulo Freire. Para análise e compreensão dos dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo Temática. Foram incluídos no estudo enfermeiros que realizaram cursos on-line da unidade de terapia intensiva da clínica médica com, no mínimo, 6 meses de experiência naquele setor e que aceitaram participar da pesquisa, totalizando quatro colaboradores, em um total de seis enfermeiros, nos quatro períodos. Resultados: A análise dos dados na fase exploratória mostrou que, na visão dos participantes, os enfermeiros que atuavam em unidade de terapia intensiva apresentavam um perfil próprio e eram um instrumento na busca de conhecimento de sua equipe, porém, nem sempre, na formação acadêmica deles, esse papel de educador era desenvolvido e, por isso, existiam dificuldades em sua realização. Outro ponto levantado foi que, muitas vezes, havia resistência da equipe para novidades, o que dificultava as ações educativas. Foi colocada a necessidade de uma nova proposta de ensino, para complementar a já existente no hospital. Após essa fase, foi realizada uma intervenção com a equipe de enfermagem, com uma nova proposta de ensino feita pelos atores da pesquisa e, dessa ação, resultou uma reflexão sobre o papel de educador do enfermeiro, tanto dos que aplicaram a ação quanto dos que a receberam, havendo um contentamento com relação à metodologia aplicada na intervenção da parte dos que a receberam. Conclusão: A iniciativa do Hospital Universitário da Universidade Federal de São Paulo de criar um programa on-line para capacitar os profissionais foi muito importante, pois atingiu um número maior de capacitados. Porém, é importante o enfermeiro usar recursos educacionais para ajudar na apreensão do conhecimento pelos indivíduos, pois nem sempre há compreensão do conteúdo passado. Quando realizada a educação conjunta, percebemos que há um maior interesse da equipe em participar da construção do conhecimento e percebemos a mudança de comportamento.
- ItemSomente MetadadadosContribuição na graduação em tecnologia para a prática do tecnólogo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-09-30) Santos, Daniel Marques dos [UNIFESP]; Batista, Nildo Alves [UNIFESP]; Ferreira, Beatriz Jansen; http://lattes.cnpq.br/2401449110051240; http://lattes.cnpq.br/9347541615414055; http://lattes.cnpq.br/5363064909749911; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The degree in Technology in Radiology should consider the education of a professional who is able to fully and innovatively develop activities related to diagnostic imaging. They must be trained for the application and development of technological research and innovation, the diffusion of technologies, management of the production processes of goods and services, the development of entrepreneurial skills and process of keeping their skills in line with the world of work. The degree course plays a fundamental role in achieving this. The goal of this research was to analyze the current education and training of the Radiologic Technologist, in relation to the demands of professional practice. To achieve this, a quantitative and qualitative study of a descriptive and exploratory nature was carried out, using 38 Radiologic Technologists that work at the Federal University of São Paulo, São Paulo Campus. Through a Likert-style attitudinal scale, an approximation to reality was carried out and applied to the professionals. The data was subject to the relevant statistical analyses. The research highlighted important issues in the education of a Radiologic Technologist, demonstrating that the technologists show an awareness about the importance of a technical/scientific education linked to strong ethical principles, but they do not acknowledge the presence of this type of education at the institutions where they graduated. They point out that despite the shortcomings in their education they feel able to exercise a humanized care. They identify a lack of workload in internship activities, highlighting in particular the emergency rooms, as well as in the study of a greater range of modalities in diagnostic imaging. They advocate the need for a syllabus that keeps in line with interdisciplinarity, with a strong focus on integration between education and service, from the perspective of developing an interprofessional profile. We hope these results subsidize intervening proposals that may allow the Radiologic Technologist to gain further knowledge and improved training opportunities during the course and upon graduating, and are able to better contribute to the general population as well as the multi-professional team in which they work.