Navegando por Palavras-chave "Hard Power"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Diferenças entre o discurso e prática da gestão Trump e o histórico de atuação da política externa dos EUA(Universidade Federal de São Paulo, 2021-09) Gabriel, Lucas Duarte [UNIFESP]; Pecequilo, Cristina Soreanu [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5954827203430383; http://lattes.cnpq.br/0165240547137333O artigo redigido a seguir tem a principal finalidade de compreender o que foi a gestão de Donald Trump em relação a seu discurso e prática e como ela condiz com o histórico dos EUA como uma potência global. Para isso, primeiro é entendida a questão do poder e da hegemonia, depois, os temas que predominaram na política externa dos EUA ao longo dos anos. A partir daí, é feita uma busca por notícias e fontes primárias a respeito do discurso e da prática de Trump para tentar delimitar um padrão para comparações com outros períodos da história. Para concluir, buscamos compreender se Donald Trump representa algo em comum com a política externa dos EUA ou se possui diferenças para com seus antecessores em alguma esfera do poder (tanto em seu discurso quanto em sua prática).
- ItemAcesso aberto (Open Access)Guerra às drogas: ferramenta de expansão do hard e soft power estadunidense(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-05) Xu Gao, Renata [UNIFESP]; Pecequilo, Cristina Soreanu [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5954827203430383O principal objetivo deste artigo científico é estudar a política da Guerra às Drogas, ou "War on Drugs", como instrumento de expansão do soft e hard power estadunidense no Sistema Internacional através da óptica teórica de Joseph Nye. Este trabalho busca focar no contexto histórico do surgimento do controle às drogas, buscando elucidar os inúmeros esforços de expansão da mesma pelos governos estadunidenses a partir de Richard Nixon e conforme o contexto do pós guerra, na qual emprega-se instrumentos de expansão de influência hegemônica como a criminalização punitiva e a transnacionalização militar. Por meio da análise de discursos, e do estudo dos instrumentos utilizados para influenciar os países da América Latina, busca-se demonstrar como se deu a consolidação hegemônica estadunidense nos mesmos. Portanto, busca-se uma análise extensiva da política externa dos Estados Unidos através do método hipotético-dedutivo em uma pesquisa qualitativa das inúmeras maneiras, mas principalmente através da Guerra às Drogas, em que se fazem submeter essas populações.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Projeção de poder dos Estados Unidos no Sistema Internacional: como o petróleo foi traduzido em mecanismos de hard power na balança de poder a for da potência norte-americana(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Viana, Janaina da Silva [UNIFESP]; Hage, José Alexandre Altahyde [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9298810663986704; http://lattes.cnpq.br/5620292368037924O principal objetivo da pesquisa em questão é compreender a trajetória energética dos EUA, a partir dos entreguerras ao se lançarem internacionalmente, através das grandes corporações em regiões politicamente estratégicas, dando enfoque ao Golfo Pérsico, na medida em que o petróleo passa a ser visto como ferramenta de segurança doméstica e política externa. A pesquisa sugere que a utilização estratégica do petróleo pelos EUA desempenhou um papel crucial em sua projeção de poder, envolvendo o controle de reservas, alianças com países produtores e intervenções militares. Desse modo, o projeto analisará eventos significativos nesse período, considerando aspectos geopolíticos e econômicos até a influência do neoliberalismo financeiro na indústria petrolífera e sua hegemonia em questão.