Navegando por Palavras-chave "Hallyu"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A Cultura Coreana como instrumento de Soft Power da Coreia do Sul: Uma análise sobre a Hallyu(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Gavioli, Sara Maria da Silva [UNIFESP]; Pecequilo, Cristina Soreanu [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5954827203430383O objetivo desse trabalho é explorar a vertente cultural da Coreia do Sul conhecida como Hallyu ou onda coreana como seu principal instrumento de soft power no sistema internacional. Nesse sentido, e a luz dos conceitos de soft power, diplomacia cultural e pública, a análise englobará o processo histórico pós Segunda Guerra Mundial e o papel do Estado em universalizar a cultura do país como principal aparato de desenvolvimento interno e externo, além das características e fomentadores que possibilitaram sua globalização. Para a composição do trabalho será utilizada a metodologia de análise literária de teóricos e estudiosos no geral sobre os conceitos e processos que envolvem a temática, incluindo artigos, relatórios governamentais e informações qualitativas oriundas de instituições públicas e privadas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A experiência de ser K-popper no Brasil - Uma visão fenomenológica sobre os Armys(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-24) Mada, Larissa Lumi [UNIFESP]; Cipullo, Marcos Alberto Taddeo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6282653423509113; http://lattes.cnpq.br/1376051481069700; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho se propõe a analisar a influência do BTS - grupo de K-pop - na subjetividade, comportamentos e ações de Armys - fã-clube do BTS - brasileiros a partir de entrevista feita com os sujeitos e analisadas à luz da teoria fenomenológica; visto que os sujeitos existem no mundo e afetam e são afetados por ele e os outros que nele se encontram. Foram levantadas categorias para a análise do fenômeno, interrogando e analisando os sentidos e significados da experiência vivida pelos sujeitos em um determinado tempo, espaço e contexto.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O fenômeno Hallyu: a cultura sul-coreana como instrumento de soft power no século XXI(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Sernagiotto, Felipe Azevedo [UNIFESP]; Pecequilo, Cristina Soreanu [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5954827203430383O tema de nosso trabalho é o uso da dimensão cultural por parte da Coreia do Sul para o desenvolvimento de seu soft power. Dessa forma, tratamos nesse artigo do processo de internacionalização da cultura sul-coreana observado nas últimas décadas, denominado também de onda coreana ou Hallyu, explicando alguns de seus motivadores e identificando qual o papel do Estado sul-coreano para o avanço desse processo, e por fim tratando de seus principais resultados para o incremento do soft power e da diplomacia cultural sul-coreana. Concluímos a partir de nossa pesquisa que o Estado sul-coreano teve função importante para alavancar o processo da Hallyu globalmente, o qual ao longo do século XXI contribuiu para a expansão do soft power sul-coreano, com o uso ativo da dimensão cultural pelos governos do país em termos diplomáticos e de economia criativa. Neste trabalho, utilizamos uma metodologia baseada em revisão de literatura que inclui pesquisas sobre o tema, mas também relatórios divulgados por agências sul-coreanas importantes no fomento da cultura do país doméstica e globalmente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Hallyu: O K-pop como instrumento de diplomacia cultural e soft power(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Siqueira, Maíra Prado de [UNIFESP]; Costa, Karen Fernandez [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0680877261356609O principal objetivo desta pesquisa é o de estudar o uso do produto cultural K-pop como forma da Coreia do Sul exercer Diplomacia Cultural e Soft Power nas Relações Internacionais. Por meio disto, busca-se compreender de que forma o K-pop foi originado a partir do hibridismo da cultura coreana e das influências culturais externas, quais atores estão envolvidos no seu desenvolvimento e de que forma este se constitui como uma ferramenta de Diplomacia Cultural e Soft Power. A hipótese da pesquisa é que o desenvolvimento do K-pop foi utilizado como uma ferramenta de Diplomacia Cultural e de Soft Power, fazendo parte de estratégia impulsionada pelo governo coreano, como forma de atingir e consolidar o National Branding da Coreia, ou Hallyu, no exterior. Nesse aspecto, o passado não imperialista do país, bem como hibridização presente na Hallyu, foram fatores que favoreceram a projeção do K-pop inicialmente em países asiáticos e, com o avanço da internet e das redes sociais, no mercado ocidental. O trabalho fundamenta-se em ampla revisão bibliográfica e utiliza fontes primárias e secundárias, aplicando o método hipotético-dedutivo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Parasita: um estudo de caso do soft power sul-coreano e sua repercussão global(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-10) Chester, Fernanda de Oliveira [UNIFESP]; Pecequilo, Cristina Soreanu [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5954827203430383O cinema sul-coreano ganhou reconhecimento global graças às estratégias de soft power adotadas pelo governo sul-coreano. Este artigo explora essa dinâmica, utilizando "Parasita", vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2020, como estudo de caso. Soft power, conceito introduzido por Joseph Nye, refere-se à capacidade de influenciar através da cultura e valores, sem recorrer à coerção. A Coreia do Sul promove sua cultura por meio da "Onda Coreana" (Hallyu), que abrange K-pop, dramas e cinema. Investir na indústria cultural, incluindo cinema, K-pop e dramas coreanos, é visto como uma forma de projetar uma imagem positiva da Coreia do Sul globalmente, moldando percepções e fortalecendo laços interculturais. O filme "Parasita", dirigido por Bong Joon-ho, exemplifica essa estratégia, demonstrando como o sucesso cultural pode se traduzir em influência internacional. Além de seu reconhecimento cinematográfico, "Parasita" contribuiu para a projeção da imagem sul-coreana em escala global, fortalecendo os laços interculturais. Embasado em revisão bibliográfica, o estudo busca compreender o impacto dos investimentos na indústria cultural sul-coreana em seu soft power, com destaque para o sucesso de "Parasita".