Navegando por Palavras-chave "Habilidades"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEmbargoMapeamento de Iiniciativas e programas de habilidades de vida para a prevenção do suicídio: revisão de escopo(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-19) Datrino, Isabella Beatriz [UNIFESP]; Schveitzer, Mariana Cabral [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7760859120743069; http://lattes.cnpq.br/2281768470949980Introdução: O suicídio constitui um desafio para a saúde pública. Embora os indicadores globais tenham apresentado uma redução, a região das Américas apresenta uma tendência oposta, o Brasil destaca-se como o país com o aumento mais expressivo em adolescentes, por isso tem se a necessidade de buscar por alternativas preventivas. Objetivo: Identificar iniciativas que visem o desenvolvimento de habilidades de vida, com foco na prevenção do suicídio entre adolescentes e identificar as características dos programas propostos. Método: Revisão de Escopo usando a sistemática PCC – Público, Conceito, Contexto, que delimitou a pergunta norteadora “Quais as características de programas de habilidades de vida que reduzem a ideação suicida entre adolescentes em serviços de saúde e educação?”. Critério de inclusão: pesquisas qualitativas, quantitativas, método misto, resumos de congressos, documentos oficiais, revisões. Critério de exclusão: o artigo que não tem o público-alvo, o conceito e o contexto selecionado. Fontes
- ItemAcesso aberto (Open Access)Perfil das vagas de estágio de ampla concorrência ofertadas para os graduandos em Administração(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-13) Pereira, Denise Rabelo [UNIFESP]; Azevedo, Marcia Carvalho de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7735307216322291O presente trabalho aborda os requisitos que as vagas de estágio de ampla concorrência solicitam dos candidatos graduandos em Administração, os quais também são aceitos nessas vagas. Além disso, o estudo teve como objetivo a comparação das habilidades mapeadas com a formação que os alunos recebem na Unifesp-EPPEN, com o propósito de verificar se há convergência entre as esferas de ensino e trabalho. A pesquisa foi fundamentada nas definições de tipos de habilidade de Katz (1959), e a metodologia empregada consistiu em uma abordagem de caráter descritivo e exploratório, com coleta e análise de dados primários. Os resultados obtidos revelaram que as habilidades mais requisitadas pelas vagas de estágio nas categorias: habilidades técnicas estão relacionados a conteúdos da área de informática e línguas estrangeiras; as habilidades técnicas na área de administração são voltadas para as áreas de Marketing e Vendas, Finanças e Contabilidade, Análise de Dados e Operações e Gestão de Projetos, Recursos Humanos, algumas das áreas fundamentais da Administração; em habilidades humanas são proatividade, vontade de aprender, comprometimento e responsabilidade, boa comunicação verbal e escrita e bom relacionamento interpessoal; e nas habilidades conceituais são organização, capacidade analítica e resolução de problemas. As implicações práticas deste trabalho são que, os requisitos iniciais das vagas de estágio ofertadas por meio de sites, as quais os graduandos em Administração podem concorrer, são genéricos, incluindo conhecimentos gerais de informática e de línguas estrangeiras e são pouco específicos no que ser refere conhecimentos técnicos específicos na área de administração. As vagas estritas para áreas da Administração foram apenas 14% da amostragem deste estudo. Ademais, em 97% das vagas foram requisitados algum conhecimento em Pacote Office e em 47% era necessário algum nível de domínio em inglês, habilidades complementares às que são aprendidas apenas na graduação em Administração e que são comuns em processos seletivos para diversas áreas e para profissionais das mais variadas formações. Por fim, os resultados obtidos indicam que a EPPEN capacita seus graduados nas habilidades técnicas na área de administração, humanas e conceituais, e que o percurso formativo ofertado apoia os estudantes no processo de desenvolvimento destes dois últimos tipos de habilidade.