Navegando por Palavras-chave "Fotografia"
Agora exibindo 1 - 20 de 49
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aplicativo para o auxílio à padronização do registro fotográfico em cirurgia plástica(Universidade Federal de São Paulo, 2023-09-27) Manente , Márcio Mendes [UNIFESP]; Garcia, Elvio Bueno [UNIFESP]; Pedroso, Juan Carlos Montano [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6144921962327705; http://lattes.cnpq.br/5558512244477786; http://lattes.cnpq.br/0395946439775988Introdução: A fotografia clínica se tornou um importante instrumento de comunicação, sobretudo na era dos Smartphones. A padronização da fotografia em Cirurgia Plástica é desafiadora e deve ser realizada de forma sistematizada e padronizada, para alcançar a sua finalidade como documentação científica. Objetivo: Desenvolver um aplicativo para smartphones que auxilie na padronização da fotografia em Cirurgia Plástica. Métodos: Estudo descritivo transversal, elaborado com base no método de Design Thinking (DT). Descobrir: revisão da literatura em bases de dados Pubmed, Cochrane, Medline, SciELO e LILACS, no período de 01 de janeiro de 2000 a 01 de março de 2023, e busca de anterioridade, de aplicativos semelhantes, na App Store, Play Store e Google. Foram encontrados 1098 artigos, sendo selecionados 23. Na busca de anterioridade foram encontrados 3 aplicativos, mas com características distintas às do aplicativo desenvolvido neste trabalho. Questionários foram criados e aplicados a cirurgiões plásticos e desenvolvedores de aplicativos. Definir: realizado brainstorming entre os orientadores e orientando. Desenvolver: elaboração conjunta do aplicativo móvel com desenvolvedores especialistas em aplicativos. Entregar: Foi feita a validação do produto com questionário para softwares já validado e traduzido. Resultados: O Body Picture é um aplicativo para smartphone, fluido, responsivo, em idioma português. Possui moldes fotográficos para cada região corporal e orientações para padronização da fotografia em Cirurgia Plástica. Suas principais funções são: 1) Catalogação; 2) Auxílio à padronização da posição dos pacientes, ângulos fotográficos e enquadramento; 3) Corte e montagem automáticos; 4) Função de cronofotometria. Conclusão: Foi desenvolvido o aplicativo móvel Body Picture.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Apropriação e montagem: As fotografias de Sofia Borges das esculturas de Edgar Degas no MASP(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-10) Godoy, Bruna Mozini [UNIFESP]; Araujo, Virgínia Gil; http://lattes.cnpq.br/8687854675231868A pesquisa estuda as fotografias das esculturas do artista francês Edgar Degas (1834-1917) realizadas pela artista e curadora brasileira Sofia Borges (1984) para a exposição “Degas: Dança, política e sociedade”, no Museu de Arte de São Paulo (MASP), entre o final de 2020 e início de 2021. Analisamos os retratos a partir do corpo como linguagem nas fotografias de Sofia Borges, especialmente as imagens da obra “Bailarina de catorze anos”, única escultura exibida na trajetória de Edgar Degas em vida. São abordados os diálogos e fricções entre as esculturas de Edgar Degas e as fotografias de Sofia Borges, incluindo a circulação das fotografias da artista brasileira nas instituições e exposições de arte. Para as reflexões sobre questões sociais e de gênero abordados pela artista em seu processo alegórico de apropriação da escultura, consideramos sobretudo o fato do trabalho ser realizado por uma artista contemporânea que é mulher e propõe lançar um olhar feminino crítico à obra de um artista engajado no realismo social, na Paris capital do século XIX. Para a análise das imagens, dialogamos com autores da história da fotografia, tais como Walter Benjamin, Susan Sontag, Roland Barthes, Philippe Dubois, Rosalind Krauss e Georges Didi-Huberman, destacando ainda as historiadoras da arte Annateresa Fabris e Norma Broude, esta professora emérita da American University, em Washington, D.C., e estudiosa da obra de Edgar Degas. Utilizamos diversos ensaios constantes no próprio catálogo da exposição e realizamos extensas pesquisas de maneira virtual, incluso nos sítios eletrônicos do MASP e da artista Sofia Borges, e consultas aos artigos em revistas acadêmicas disponíveis na internet.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Arte e infância: a captura do olhar da criança pequena pelas lentes da fotografia(Universidade Federal de São Paulo, 2024-07-10) Pasquarelli, Estela; Araujo, Betania Libanio Dantas de; http://lattes.cnpq.br/3104010388590983; http://lattes.cnpq.br/1244031471562291Este estudo foi construído a partir de uma experiência fotográfica realizada com crianças de educação infantil, especialmente de 2 e 3 anos, em um colégio construtivista em São Paulo, inspirado nas abordagens de Reggio Emilia e Emmi Pikler. Com base no conceito de Aprendizagem Baseada em Projetos, observou-se o grande interesse das crianças pelos registros fotográficos e audiovisuais, dando início ao projeto "Através dos olhos das crianças pequenas… O que você vê?". Câmeras e materiais de observação não estruturados foram disponibilizados aos bebês para captar o cotidiano através de seu olhar. As experiências fotográficas resultaram em outras propostas derivadas do interesse das crianças nas imagens capturadas por elas. A pesquisa destacou a importância de replanejar a visão dos processos artísticos, promovendo a criatividade e a expressão livre das crianças. Dessa forma, podemos pensar na criança não como um universo vazio de significado e comunicação, mas como um ser pensante e produtor de linguagem. Observamos nesta pesquisa as múltiplas linguagens das infâncias, seja por meio de gestos e movimentos, ou então por meio de linguagens artísticas através do desenho, da fotografia e da exploração sensorial. As produções das crianças servem como registro documental para os educadores, impulsionando o desenvolvimento expressivo de cada criança. A fotografia, como registro documental, passa a ser uma forma de captar as vivências das infâncias, oferecendo um novo olhar sobre o mundo. As expressões linguísticas da criança, sejam elas verbais ou não-verbais, nos convidam a acessar seu cotidiano com curiosidade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Artes visuais na educação infantil(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-07) Botton, Selma; Araujo, Betania Libanio Dantas de [UNIFESP]; Silva, AdrianaMódulo 3: Artes Visuais na Educação Infantil -- O ensino da arte no Brasil: o planejar e o fazer. Este módulo apresenta a compreensão da expressão bidimensional (desenho e pintura) e as experimentações tridimensionais. A leitura do mundo e a expressão plástica pela criança. Os sentidos do traço como gesto experimental e inacabado. A expressão plástica no desenvolvimento e na formação da criança. O olhar do educador sobre a produção plástica de seus alunos. Cinema e Fotografia. O atelier de arte. - Aula 1: O Ensino da Arte no Brasil -- Autora: Selma Botton -- Nesta aula se discute a importância da arte-educação, as transformações dessa área de conhecimento no Brasil, sobre o planejamento escolar e a necessidade da construção de uma prática docente tendo a criança como centralidade. - Aula 2: Planejamento e função da arte -- Autora: Selma Botton -- Nesta aula serão discutidos aspectos como o caráter lúdico da expressão artística infantil, as representações visuais das crianças e algumas teorias a respeito do desenho infantil. -- Aula 3: As Artes Plásticas – Eu vejo, eu toco, eu faço Autora: Betania Libanio Dantas de Araujo -- Nesta aula será apresentado o espaço das artes visuais, propostas e materiais por meio de discussões acerca de planejamento, procedimento e técnica, apreciação, percurso criador da criança, oficina de percurso, organização do ateliê e exposição de arte. - Aula 4: Arte Audiovisual – Cinema e Fotografia -- Autora: Adriana Silva -- Esta aula apresenta a linguagem cinematográfica, fabulações fotográficas e cultura audiovisual na educação infantil. - Aula 5: Arte O Atelier de artes visuais em movimento -- Autora: Adriana Silva -- Nesta aula serão apresentados os aspectos do ateliê de artes visuais em movimento - a experiência audiovisual na educação do olhar para, das e com as crianças.
- ItemAcesso aberto (Open Access)As fotografias de Lola Álvarez Bravo: representações das mulheres e do México pós-revolucionário (1930-1950)(Universidade Federal de São Paulo, 2024-04-03) Silveira, Mariana Silva [UNIFESP]; Villaça, Mariana Martins; http://lattes.cnpq.br/9020046743817649; http://lattes.cnpq.br/6541134363383020Nesta pesquisa, busca-se analisar os sentidos da representação das mulheres mexicanas apresentadas nas fotografias e fotomontagens de Lola Álvarez Bravo presentes no acervo do Center for Creative Photography e do arquivo González Rendón. Essa produção será analisada historicamente, tendo em vista tanto os debates que ocorriam no meio cultural como as questões relacionadas à mestiçagem, contidas em políticas públicas, em discursos sobre a identidade nacional e em imaginários do México entre os anos 1930 e 1950. Buscamos também compreender a trajetória profissional dessa fotógrafa, levando em conta as questões de gênero, no âmbito da rede de sociabilidade da qual participou, seus engajamentos e os diálogos estéticos com a cultura visual mexicana e internacional deste período.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação postural por fotogrametria em pacientes com escoliose idiopática submetidos à artrodese: estudo piloto(Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2012-03-01) Santos, Lucas de Macedo dos [UNIFESP]; Souza, Tayla Perosso de [UNIFESP]; Crescentini, Milena Carlos Vidotto [UNIFESP]; Poletto, Patrícia Rios [UNIFESP]; Gotfryd, Alberto Ofenhejm; Yi, Liu Chiao [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de SantosINTRODUCTION: Scoliosis is a structural change of the vertebrae three-dimensiona. Quantification of lateral deviation after surgical correction could assist about the prognosis for the evolution of curvature and better direction in rehabilitation. OBJECTIVES: To evaluate and quantify the changes of posture in idiopathic scoliosis patients in the preoperative and postoperative surgical treatment. MATERIALS AND METHODS: Nine patients with idiopathic scoliosis between 11 and 18 years of age were evaluated. The participants were photographed preoperatively and after four weeks of postoperatively. The anatomical points were marked on the skin. For analysis of the photographs, they were transferred to a computer that has installed the SAPO. Statistical analysis was performed using test t pareado. RESULTS: We observed a significant decrease in left axillary angle (EACE) and left angle Q (AQE), an increase in the angle of inclination of the trunk in anterior view (ITA), the angle between the highest point of the manubrium and left trapezius ( TAME), thoracic kyphosis angle of the right (CTD) and lumbar lordosis right and left (LLD and LLE) and the left tibiotarsal angle (ATTE). There was an increase in the distances between C7, T3 and T7 posterior superior iliac spine to the right (DC7, DT3 and T7) and C7, T3 and L4 posterior superior iliac spine to the left (EC7, ET3 and EL4). CONCLUSION: It was observed significant changes in the angles ECAA, AQE, ITA, TAME, CTD, LLD, LLE, and the distances ATTE DC7, DT3, DT7, EC7, and EL4 ET3 four weeks after arthrodesis.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Batuque de umbigada: um estudo de caso sobre a repressão sofrida em Rio Claro na década de 50(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-05) Lopes, Elisa Bicudo [UNIFESP]; Silva, José Carlos Gomes da [UNIFESP]; Jardim, Marta Denise da Rosa [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2834185689970646; http://lattes.cnpq.br/7347972912468964; https://lattes.cnpq.br/9264521923551169Este estudo se refere à compreensão do batuque de umbigada, também chamado de kaiumba, dança afrodiaspórica de origem bantu, em posição de manifestação cultural e ritualística que foi perseguida durante muitos anos. Um dos motivos para tal perseguição corresponde ao elemento encontrado no território bantu africano e presente em diversos outros batuques: a umbigada. Deste modo, a pesquisa analisou o caso de repressão que o batuque de umbigada sofreu na década de 50, na cidade de Rio Claro, por meio de fotografias que agregaram um dossiê policial contra a prática cultural e através de matérias de jornais da época. Com isso, o objetivo foi investigar em que medida a repressão sofrida ocasionou ou impulsionou a diminuição da dança e analisar com qual finalidade as fotografias se apresentam atualmente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Corpas em Operação: análise das fotografias de Juca Martins durante a Operação Rondão(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-16) Godoi, Gabriel Lopes Franco de; Barbosa, Andréa Cláudia Miguel Marques; http://lattes.cnpq.br/1081134523410946; https://lattes.cnpq.br/4531393306569443Em 1980, uma operação policial teve como foco a região central de São Paulo com a justificativa de reduzir a criminalidade, no entanto, acabou por se tornar uma perseguição a corpas marginalizadas, principalmente de prostitutas – mulheres cisgênero e travestis. Nesse período, o fotógrafo Juca Martins documentou em imagens as batidas e prisões, que são o ponto principal dessa pesquisa. Interpelando essas fotografias, nossa atenção recai sobre as formas com que as corporalidades presentes existem e se relacionam entre si, além de pensar a sua relação com outros agentes externos como a cidade, as instituições e as relações de poder. Faremos uma análise desses elementos e de como eles expressam modos de viver. Objetivamos com essa pesquisa, a partir das imagens fotográficas, refletir, num primeiro momento, sobre a relação entre sistemas de repressão e a memória e em seguida expandir para pensar sobre a manutenção desses sistemas na contemporaneidade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Enfrentamento à COVID-19 sob o olhar das lideranças comunitárias(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-30) Rocha, Harietha Gabriel [UNIFESP]; Sala, Danila Cristina Paquier [UNIFESP]; Rosa, Anderson da Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0916786723350340; http://lattes.cnpq.br/6367508233142381; http://lattes.cnpq.br/6055587479624033Introdução: Durante a vivência de extensionistas em territórios cobertos pela Atenção Primária à Saúde (APS), foi observado que o cuidado às pessoas em situação de elevada vulnerabilidade social passa por muitos desafios. Com a pandemia da COVID-19 essa situação se agravou, privando pessoas dos direitos humanos e da proteção à vida. Por meio de atividades de extensão universitária é possível propor- cionar espaços dialógicos e uso de ferramentas participativas para desenvolver ações que implicam no acolhimento, comunicação e empoderamento. Objetivo: Neste estudo, objetivou-se compreender as dificuldades e as estratégias de superação vividas por populações vulnerabilizadas durante a pandemia da COVID-19 sob o olhar das lideranças comunitárias; e implementar e avaliar a intervenção do photovoice como estratégia participativa. Métodos: A pesquisa está fundamentada nos pressupostos teórico-metodológicos da Educação Popular na perspectiva freiriana, seguindo o percurso sistematizado pela Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade na qual utilizou-se abordagens qualitativa e quantitativa. Resultados: Foram convidadas 12 lideranças comunitárias e participaram cinco, sendo duas representando o território Americanópolis e três o Jardim Lourdes, na região sudeste de São Paulo. Foram realizados oito encontros por plataforma digital e um presencial. Foram produzidas 61 imagens, sendo selecionadas 17. Os dados qualitativos foram analisados com base no referencial da Análise de Conteúdo Temático proposto por Bardin. Emergiram duas categorias temáticas: é preciso indignar-se e é preciso esperançar. Conclusões: A estratégia do photovoice contribuiu para expressar o enfrentamento das comunidades durante a pandemia e para fortalecer o diálogo crítico entre os participantes. O descaso com a saúde da população e o agravamento das condições de vida gerou indignação com as autoridades públicas. Ações individuais e coletivas de resistência, de solidariedade nas comunidades e a aplicação da vacina, foram modos de superação. Contudo, para construção da Práxis é fundamental o fortalecimento dos conselhos gestores da APS por meio da educação.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Erotismo Sagrado de Rotimi Fani-Kayode - Uma retratística do corpo negro na diáspora africana(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-05) Diniz, Bruna Lopes [UNIFESP]; Fontes Filho, Osvaldo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4167849706894566; httpS://lattes.cnpq.br/4911447152486361In the context of emerging debates about issues of race, diaspora, spirituality and sexuality, the art of Rotimi Fani-Kayode is characterized as a unique and provocative work to think about the black body in contemporaneity. In Fani-Kayode's photography, sexuality becomes a path that allows the ancestral encounter through the mystical experience, wheres the ritual is established as a place of reconnection with this imagined past and which reconfigures itself in the present under the distinct trait of a body in terms of its own desire. Concepts such as “between-being” and “crossroads-body” used to deal with the ambiguity through which the artist leads the black body in the image, thus proposing a new subjectivity from the central point of the crossroads. Therefore, even in this context, to deal with the dynamic, transitory and metamorphic character of the representation of the black body in Rotimi's photography, the concept of “corpo-exusíaco” manifests as a transforming pulsion and subversive potention.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo das alterações da postura corporal em indivíduos com escoliose idiopática do adolescente(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010) Silva Neto, Nelson Azevedo da [UNIFESP]; Yi, Liu Chiao [UNIFESP]; Vidotto, Milena Carlos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0334734747375995; http://lattes.cnpq.br/6106154677645509; http://lattes.cnpq.br/1523502276549045; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)INTRODUÇÃO: A postura pode ser definida como o arranjo dos segmentos corporais para uma atividade especifica. O desvio lateral da coluna vertebral a partir de uma linha traçada entre os processos espinhosos de T1 até a linha média do sacro pode desencadear desordens musculoesqueléticas e respiratórias. OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi verificar a correlação entre os valores angulares formados pelos desvios laterais da coluna vertebral com as variáveis quantitativas das alterações posturais analisadas pelo SAPO. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram estudados indivíduos com algum desvio lateral da coluna vertebral, de ambos os sexos, entre 11 e 17 anos de idade, analisados no laboratório de cinesiologia da Unifesp-Campus Baixada Santista. Os participantes foram fotografados seguindo determinações do tutorial do Software de avaliação postural (SAPO). Os pontos anatômicos foram marcados na pele, por meio da fixação de bolas de isopor com auxílio de fita adesiva dupla face. A análise das fotos foi feita pelo SAPO e seus valores correlacionados com os ângulos de Cobb torácico proximal, principal e lombar. RESULTADOS: Os resultados mostraram correlações com as seguintes variáveis: TAMD, TAME, LCD, EACD, ITA, ITP, CTE, AQD. O estudo mostrou correlação entre os valores angulares formados pelos desvios laterais da coluna vertebral com as variáveis quantitativas das alterações posturais analisadas pelo SAPO
- ItemAcesso aberto (Open Access)Fotografia aplicada na pesquisa clínico-cirúrgica(Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia, 2005-01-01) Hochman, Bernardo [UNIFESP]; Nahas, Fabio Xerfan [UNIFESP]; Ferreira, Lydia Masako [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Medical photography is an adequate scientific document when performed on a standard fashion. A proper photography is an important issue on a scientific publication. Plastic surgeons are experts in clinical photography and, frequently, an image is a more significant data than the written part of a paper. The purpose of this article is to describe the principles developed in this specialty. Basic photographic equipment used for clinical pictures is described. Standardized pictures determined by patient position and framing using anatomical references are reported. Using these rules it is possible to compare pre and post operative pictures. Topics such as intra operative pictures in endoscopic surgery, computer fotogrametry and in Experimental Surgery are also analyzed.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Fotografia do território como forma de narrativa e fortalecimento do pertencimento e subjetividade dos sujeitos: um relato de experiência(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-18) Alda, Jady Vilanova [UNIFESP]; Moreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1186084305231587; http://lattes.cnpq.br/6521869418084190; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Pressupondo-se o enlace da psicologia e da fotografia como uma experiência subjetiva que tem potencial para reafirmar a posição dos sujeitos perante o mundo ao seu redor, temos um relato de experiência a partir de uma pesquisa - intervenção cartográfica, realizada com um usuário do CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) sobre seu território. Pelo o olhar do protagonista percorremos o território vivido pelo sujeito, narrando em fotografias e videografias aspectos significativos que recontam sua história. Buscou-se estabelecer relações entre o uso da fotografia do território como mecanismo de resgate de memórias, fortalecimento do pertencimento do sujeito em território invisibilizado e como desfecho, a construção de vídeo-narrativa da própria trajetória. A análise se deu a partir do conceito de território existencial. Percebeu-se na utilização da vídeo-narrativa um caminho promissor nas estratégias de cuidado em saúde mental que busquem a arte e a produção subjetiva dos sujeitos. A potência deste trabalho foi agregar conhecimento científico para uma temática que segue em expansão.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Fotografia para extensão e divulgação científica: Cientista por um dia(Carina da Silva Lima Biancolin, 2018-12-01) Gouw, Ana Maria Santos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3359786303402164Registro capturado durante as atividades do programa de extensão Cientista por um dia. Documento iconográfico cedido pela coordenadora Ana Maria Santos Gouw ao curso de extensão 23042 Fotografia para extensão e divulgação científica para ser usado como material de apoio para a atividade final.
- ItemSomente MetadadadosFotografias nos Processos de Tombamento: Olhares sobre São Luiz do Paraitinga(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017) Camargo, Lídia Ananda Ramos Sant’Anna [UNIFESP]; Siqueira, Lucília Santos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0885840108935155; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The main object of this work is to analyse sets of photografs that are included in the processes about the preservation of São Luis do Paraitinga historic center. Two differents institutions produced these preservation processes: CONDEPHAAT, at 1969 and 1982; IPHAN, at 2010. So, the work analyses two sets of photos: the first one, into the states processes, contains 49 images; the second one, into the federal process, contains 324 images. It's important to focus that both institutions collected these sets of images during the course of the preservations processes. To reveal these sets of photos for a second time, by analysing them, looking for the real meaning behind of the photos, it consists our subject.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Fotogrametria e Antropometria direta da região mamária(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010-04-28) Ferrara, Soraia Francisco [UNIFESP]; Hochman, Bernardo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The standard photography documentation has been used as a tool of morphology assessment, becoming a source of objective information when compared with the visual site. The importance of the measurements in the front part of the breast area is due to scientific and juridical aspects, being another auxiliary method of evaluation before and after surgery. The measurement by direct anthropometry (measuring tape, compass …) are routinely used in clinical practice, however the analysis for photogrammetry allows accurate results. Objective: Compare breast measurements by digital photogrammetry and direct anthropometry. Methods: 40 volunteers from female gender, (age range 18-60) had their breasts and arms marked with 14 points, 6 anatomic and 8 anthropometric points. From the points were traced 8 linear segments and 1 angular to each hemi-body. The volunteers were photographed in the standard manner as positioning, framing photographic, correct perspective and scales to software calibration. The photos were then measured by computerized photogrammetry evaluated by direct anthropometry using a tape-measure, compass and protractor. Results: There were differences in all of the measurements taken using the three methods analyzed. Conclusions: There were no equivalencies between the measurements taken by direct anthropometry and computerized photogrammetry; however the analysis of intra examiner showed high predictive value for photogrammetry.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A Fotomontagem De John Heartfield E Tina Modotti: Produções Artísticas Na Imprensa(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-05-14) Felden, Adriana [UNIFESP]; Araujo, Virginia Gil [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The Research Analyzes The Works Of John Heartfield And Tina Modotti Who Used Photography As A Means Of Artistic And Political Expression. He Was German, Dadaist And Lived In Berlin. She Was Italian, Precursor Of Modern Mexican Photography, Who Lived In The American And European Continents. Heartfield Was Part Of The Artistic Historical Vanguards While Modotti Was Influenced By Them. Both Used Photomontage As A Strategy For The Diffusion Of Socialist And Revolutionary Discourse. Inspired By Daily Life, They Produced Critical Works Published In The Press Of The Time. John Heartfield Was Editor Of The Arbeiter Illustrierte Zeitung - Aiz Magazine, In Germany. Tina Modotti Was Editor And Photographer Of Mexican Folkways Magazine And The Newspaper El Machete In Mexico City. Each In Its Own Way Sought To Transform The Reality In Which It Lived Through Conflict And Through Art. Two Artists With Different Life Trajectories And Cultures, But With Similar Ideals, Whose Works Dialogued With Each Other.Various Routes With
- ItemAcesso aberto (Open Access)A fotopoética de Graciela Iturbide e o suposto refúgio matriarcal mexicano presente em Juchitán de las mujeres(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-15) Moura, Isabelle de; Barbosa, Andréa Cláudia Miguel Marques; http://lattes.cnpq.br/1081134523410946; http://lattes.cnpq.br/6650606901926046A presente monografia tem como objetivo analisar a poética nas fotografias de Juchitán de las mujeres, entendendo a construção das narrativas quase que estritamente femininas e interpretando, através do olhar fotográfico de Graciela Iturbide, como o gênero transita e se impõe na sociedade zapoteca, configurando toda uma sociedade indígena que mais se aparenta a um matriarcado. As imagens se articulam diretamente com os referenciais bibliográficos utilizados para estudar a disposição social de Juchitán de Zaragoza. A partir dos dados obtidos e das fotografias estudadas, realizamos uma leitura e reflexão sobre a influência do gênero feminino e sobre a ideia de maravilhoso que é atribuída pelos não-nativos à comunidade istmeña.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Habitar um mundo de imagens: reflexões sobre os sentidos e sobre a imaginação por meio das fotografias de Evgen Bavcar(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-05-08) Baroni, Rodrigo Frare [UNIFESP]; Barbosa, Andrea Claudia Miguel Marques [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This research aims to explore and problematize the political and multisensorial dimensions of the photographic image through the case study of the photographs and texts of blind photographer and philosopher Evgen Bavcar. Based on the considerations made by Bruno Latour (2008) and Jaques Rancière (2017), I propose to think of photography as a machine of affections (that is, as a way of producing and engendering differences in the world that produces both a sensory environment and a sensitive medium based on collective assemblages that involve both human and non-human actors, in a process that produces simultaneously: bodies, desires, affections and policies) able to transit between different regimes of visibility.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A imagem no cinema como choque segundo Walter Benjamin(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012-11) Quintino, Oberdan [UNIFESP]; Machado, Francisco De Ambrosis Pinheiro [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O célebre ensaio “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica” de Walter Benjamin salienta a transformação do conceito de obra de arte sob um viés histórico e de produção. Neste sentido, a reprodutibilidade técnica representa uma ruptura com o conceito tradicional de obra de arte quanto aos elementos espaço-temporais que lhe conferem o caráter de obra original e aurática. Nesse contexto, se inserem a fotografia e o cinema que, devido a suas particularidades técnicas, exigem uma nova forma de percepção e recepção da obra de arte, que Benjamin busca caracterizar por meio do conceito de choque. Movimentos de vanguarda do início do século XX, como dadaísmo e surrealismo, exploraram e anteciparam o efeito de choque em suas opções estéticas. Tais fenômenos artísticos se originaram num momento histórico das sociedades modernas industrializadas e de massas, marcado, entre outros, pelo desenvolvimento acelerado da técnica a partir do século XIX e pela crescente penetração desta na vida cotidiana, o que trouxe alterações comportamentais sob vários aspectos, dentre eles a relação entre a experiência individual e coletiva.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »