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- ItemAcesso aberto (Open Access)Artistas franceses no Rio de Janeiro (1840-1884). Das Exposições Gerais da Academia Imperial de Belas Artes aos ateliês privados. Fontes primárias, bibliográficas e visuais (Prefácio: Jacques Leenhardt)(EFLCH-UNIFESP, 2020) Dias, Elaine [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8651231758923233As Exposições Gerais da Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro acolheram um grande número de franceses desde sua abertura a todos os artistas, em 1840. Meio de divulgação de suas obras e promoção de suas carreiras, as Exposições Gerais evidenciavam um conjunto expressivo de artistas residentes na capital da corte. Apontava os endereços de seus ateliês, levava ao público suas habilidades e impulsionava a avaliação dos críticos que, nos jornais, expunham suas opiniões e promoviam um intenso debate sobre suas produções. Entre 1840 e 1884, data da última Exposição Geral do período imperial, um conjunto de trinta artistas participou destas mostras, atuando paralelamente em seus ateliês privados na sociedade carioca. Realizavam encomendas nos mais diversos suportes, exposições privadas, participavam de leilões, abriam escolas de artes, promoviam o desenvolvimento do gosto público e privado, além da afirmação social do artista. O objetivo desta publicação – a primeira da coleção Arte e Circulação - é evidenciar suas atuações no ambiente acadêmico e em seus espaços de criação, trazendo à tona suas biografias, as críticas de artes contidas nos jornais e revistas do período no Brasil e na França, as fontes de arquivo conservadas no Rio de Janeiro e em Paris, as obras produzidas e as fontes bibliográficas. Longe de esgotar esse conjunto de informações sobre os artistas franceses, este livro busca levar aos futuros pesquisadores alguns elementos para a continuidade destes estudos, fundamentais para a compreensão da História da Arte no Brasil no século XIX.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Fontes de contaminação de microplásticos e avaliação de possíveis métodos de tratamento de água e efluentes(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-16) Oliveira, Mariana Silva de [UNIFESP]; Paz, Thais Clear da Silva Ferreira [UNIFESP]; Ribeiro, Katia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6490500674409303Como consequência do consumo excessivo e descarte de materiais plásticos não biodegradáveis no meio ambiente, o crescimento da poluição e contaminação causada por esses componentes se torna preocupante. Um dos principais resíduos e foco da presente revisão, é o microplástico, partícula microscópica com tamanho menor que 5 mm. Essas partículas são divididas em duas categorias: primários, os já produzidos nessa escala para aplicação em cosméticos e produtos de higiene; e os secundários, gerados a partir da degradação de plásticos comuns. Estudos recentes já determinaram a presença desses compostos em ar atmosférico, água potável e em mares e rios, no entanto, pouco se sabe sobre os efeitos na saúde dos seres vivos, podendo ser relacionados a doenças como obesidade e problemas respiratórios. A fim de entender formas de contaminação e de tratamento, foram mapeadas possíveis fontes de emissão de microplásticos no meio ambiente, como aterros sanitários, descarte inadequado de resíduos, estações de tratamento de efluentes e opções de remoção e descontaminação, seja por métodos convencionais como coagulação, flotação ou com o emprego de mecanismos inovadores como partículas marinhas biogênicas. Com o objetivo de analisar os métodos abordados, alguns parâmetros como tamanho e composição dos microplásticos e eficiência de remoção foram comparados. Notou-se que, se tratando de métodos convencionais, já utilizados nas estações de tratamento de água, os métodos de flotação se destacam em relação à eficácia. Já se tratando de métodos biológicos de degradação, o experimento com organosilanos obteve resultados bastante promissores, foram retidos 85% dos microplásticos presentes. Por fim, uma abordagem que combine algum dos métodos físico-químicos com um método de degradação por microrganismos específicos pôde ser sugerida como tema de futuros estudos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os arquivos públicos na cidade de São Paulo e as possibilidades de pesquisa em história da educação(Universidade Federal de São Paulo, 2024) Panizzolo, Claudia; Santiago, Adiana; http://lattes.cnpq.br/7842950333039932; http://lattes.cnpq.br/5688235059377682A coletânea Os Arquivos Públicos na cidade de São Paulo e as possibilidades de pesquisa em História da Educação tem por objetivo apresentar discussões teórico-metodológicas sobre a pesquisa em História da Educação em sua relação com diferentes arquivos. Dá ênfase a pesquisas recentes realizadas nos acervos da cidade de São Paulo, no Arquivo da Memória Documental – MD, no Memorial da Educação Municipal – MEM, ambos da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, no Arquivo Público do Estado de São Paulo – APESP e no Acervo Histórico da Escola Caetano de Campos (AHECC), além de indicar possibilidades de pesquisas a serem realizadas a partir destes acervos. Pretende desta forma ampliar o acesso às fontes e apoiar as pesquisas acadêmicas, favorecendo assim, a construção da história educacional paulistana. Antecedeu a escrita desta obra dois importantes eventos, um realizado no ano de 2020, a poucos dias do isolamento social imposto em razão da pandemia da COVID-19, tendo como locus a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, ocasião em que foi possível compreender melhor a organização do espaço onde está situada a Memória Documental, além de conhecer o acervo com visita monitorada. O segundo evento aconteceu no ano de 2022, de forma presencial devido a flexibilização de protocolos sanitários, no Arquivo do Estado de São Paulo, em que foi possível participar de palestras bem como realizar uma visita guiada pelo Arquivo e compreender os processos de preservação da massa documental.