Navegando por Palavras-chave "Flow assurance"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo da formação de hidrato durante a produção de petróleo em águas profundas e ultraprofundas(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-07) Oliveira, Amábilli Reis De Simoni [UNIFESP]; Lazzari, Michele Fripp [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2414512283260987; http://lattes.cnpq.br/6009512300766607; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP);A produção de petróleo em campos offshore apresenta muitos desafios e um deles é a garantia de escoamento. O termo foi criado pela Petrobras nos anos 90 para lidar com problemas de deposição de parafinas no campo de Albacora, da Bacia de Campos. Nesse contexto, os maiores problemas encontrados consistem no bloqueio do fluxo de fluidos produzidos em virtude da deposição de orgânicos e inorgânicos, e formação de hidratos de gás nos dutos de elevação e escoamento da produção. Através de simulações numéricas de garantia de escoamento no software ALFAsim, o presente trabalho visa investigar a formação de hidratos mediante a diferentes condições de tempo na parada de produção de poços de petróleo que acontece em águas profundas e ultra-profundas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo do comportamento do fluxo de golfadas durante a produção de petróleo offshore(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-27) Martins, Suellen Silva [UNIFESP]; Rotava, Elói [UNIFESP]; Lazzari, Michele Fripp [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2414512283260987; http://lattes.cnpq.br/7351436036418241; http://lattes.cnpq.br/2736294198445770; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Com a crescente demanda global por petróleo, as empresas estão cada vez mais explorando grandes profundidades oceânicas. Nas últimas décadas, o Brasil tem se destacado neste setor em razão dos sucessivos avanços tecnológicos obtidos na área. Contudo, com a expansão do segmento offshore em águas profundas e ultra profundas, grandes desafios são enfrentados durante a produção, como o rompimento dos risers, danos nos equipamentos por fadiga e instabilidades de fluxo. O fenômeno do fluxo de golfadas é oriundo do escoamento multifásico de óleo, gás e água, transportado dos reservatórios até a plataforma de produção, sendo caracterizado pela mudança periódica de pressão e fluxo de gás-líquido provocando flutuações na pressão interna da tubulação. Vários métodos são aplicados para atenuar essas adversidades, fazendo com que haja grandes investimentos no desenvolvimento de novas tecnologias para a otimização e mitigação dos problemas que envolvem as atividades de E&P. Ferramentas computacionais para simulação de escoamento multifásico em oleodutos são de grande importância para a determinação da viabilidade técnica da produção em campos petrolíferos. Portanto, neste estudo é proposto a inferência do fluxo de golfadas terrenas através da interpretação da Análise de Sensibilidade do gráfico da vazão sendo possível indicar a evidência da ocorrência de golfadas no escoamento da produção, com o objetivo de atenuar o problema através da otimização da válvula choke no topo do riser, fazendo uso de um simulador numérico de garantia de escoamento. Dessa forma, o estudo proposto de viabilidade concluiu que a inserção da válvula choke é uma maneira adequada e eficiente para mitigar o escoamento em golfadas quando operada na abertura de 77,5%.
- ItemEmbargoEstudo sobre a deposição de parafina durante a produção de petróleo(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-07) Marcantonio, Laura Roberta [UNIFESP]; Lazzari, Michele Fripp [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2414512283260987; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A indústria petrolífera enfrenta diversos desafios para realizar a exploração e produção de hidrocarbonetos, pode-se citar a garantia de escoamento como um fator crucial nessa indústria. Garantir que não ocorra a interrupção da produção é um desafio diário, e um dos problemas é a deposição de parafinas nas linhas de produção de petróleo em águas profundas e ultra profundas. São utilizados métodos químicos, térmicos ou mecânicos para retirar as acumulações presentes em linhas, a decisão pela utilização de um método ou uma combinação de métodos é feito considerando diversos fatores que influenciam na deposição de parafinas. O presente trabalho apresenta e discute diversos casos de ocorrência de parafinas no mundo todo, assim como os métodos utilizados na mitigação desse problema.