Navegando por Palavras-chave "Fintechs"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A influência da inovação em modelos de negócio derivada do open banking no aumento da concorrência entre instituições do Sistema Financeiro Nacional (SFN)(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-16) Marcantuono, Lucas [UNIFESP]; Santos Júnior, Durval Lucas dos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6145352110768276; http://lattes.cnpq.br/5965775988926064O Sistema Financeiro Nacional (SFN) tem sido continuamente impactado por avanços tecnológicos, como o surgimento e a expansão de fintechs, tanto no Brasil quanto no exterior. Diante desse cenário, este trabalho busca compreender e analisar de que forma a inovação em modelos de negócios, decorrente da implementação do Open Banking no Brasil em 2021, tem potencial para aumentar a concorrência no SFN. A pesquisa foca em avaliar o ambiente competitivo do sistema financeiro nacional e como novos modelos de negócios podem estimular e intensificar essa concorrência, promovendo maior dinamismo e eficiência no setor.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise do Marco Regulatório das Fintechs de Crédito no Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Al Shara, Melissa Mota [UNIFESP]; El Khatib, Ahmed Sameer [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4342154115808776O objetivo deste trabalho é apresentar e analisar o marco regulatório das Fintechs de crédito no Brasil. A abordagem incluirá uma análise da história e composição do Sistema Financeiro Nacional, a constituição dessas sociedades, o panorama regulatório das instituições financeiras e sua integração no Sistema Financeiro Nacional. A relevância do tema está centrada no impacto significativo do desenvolvimento das Fintechs e suas implicações nos setores jurídico-regulatório e econômico-financeiro, impulsionando o mercado de crédito e gerando pressão sobre as instituições financeiras tradicionais. O marco regulatório das Fintechs de crédito no Brasil, abordado pelas Resoluções nº 4.656/2018 do Banco Central, ainda é considerado recente, tornando essencial a discussão sobre a eficácia das normas criadas com o intuito de democratizar o acesso aos serviços financeiros e promover a livre iniciativa e concorrência no mercado. A análise aprofundada abordará o funcionamento do Sistema Financeiro Nacional, o surgimento e conceito das Fintechs, em especial as voltadas para crédito, suas vantagens competitivas e as modalidades de financiamento permitidas pela regulamentação. Dentro desse contexto, considerando a evolução tecnológica e o surgimento das Fintechs como uma nova entidade no sistema financeiro, tornou-se essencial para os órgãos regulatórios o enfrentamento do desafio de promover a democratização do acesso ao crédito para a sociedade e o mercado de forma segura e ágil.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise do mercado bancário e desenvolvimento das FinTechs e outros novos competidores no setor financeiro do Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-02) Baptista, Gabriel Luis Maciel [UNIFESP]; Barufi, Ana Maria Bonomi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8792689789987001; http://lattes.cnpq.br/8243737243520772Esta pesquisa visa compreender em que medida o advento das fintechs e outros novos competidores representa uma mudança disruptiva no setor financeiro e como o torna mais competitivo e inclusivo. Estudando as características do mercado bancário não só no Brasil, como também no contexto internacional, no qual o processo de atuação das fintechs e bigtechs no mercado já se encontra mais avançado, são identificados os fatores que condicionaram a concentração e pouca competição no setor financeiro por décadas, tornando-o ineficiente do ponto de vista de redução do custo e melhoria da qualidade dos produtos. São estudadas também no trabalho as formas como esses novos competidores operam, os benefícios que eles podem trazer ao setor e as reações das instituições incumbentes ao aumento da competição. Como contribuição principal, o presente trabalho traz o cálculo do custo de intermediação financeira no Brasil, seguindo metodologia adotada em estudos realizados em outros países. As principais conclusões indicam que esse custo decresceu nos últimos anos, o que pode ser um efeito da maior competitividade observada no setor.
- ItemRestritoCrédito e consumo: uma análise da relação entre as inovações no mercado de crédito e o setor varejista no período 2011 a 2019(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-10) Motta, Kauê Moris [UNIFESP]; Guidugli, Sidival Tadeu [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5954169554746455A partir da crise do subprime em 2008, a economia global tem testemunhado modificações importantes do setor bancário e das instituições financeiras em como conduzir o mercado de crédito de forma mais eficiente e segura. Nesse contexto, diversas transformações e inovações tecnológicas estão mudando a maneira como o setor financeiro orienta a relação entre crédito e consumo no Brasil. Dito isso, a presente dissertação busca compreender de forma mais específica a relevância do surgimento das fintechs e bancos digitais para o desempenho do setor varejista, sobretudo nos anos 2011-2019, período de forte expansão das fintechs e que antecede o início da pandemia da COVID-19. A fim de atingir o objetivo desejado, a obra utiliza a metodologia exploratória e a estatística descritiva para fundamentar a análise teórica e dimensionar a relação entre crédito e consumo no país. Como resultado, foi observado que as inovações financeiras tendem a impactar o setor varejista através de um mercado de crédito mais eficiente e inclusivo, no qual transborda seus efeitos para o ritmo de consumo das famílias e desempenho do comércio.
- ItemAcesso aberto (Open Access)De concorrentes para parceiros: como bancos estão se transformando ao investirem em fintechs(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-06) Brito, Rafael Cordeiro [UNIFESP]; Oliveira Filho, Bolívar Godinho de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4702666394166112Nos últimos anos foi possível identificar o surgimento e o grande crescimento das fintechs, startups que utilizam de recursos tecnológicos para entregar serviços financeiros diferenciados e digitais para os usuários. As fintechs naturalmente tem impactado o mercado financeiro e mudado a dinâmica deste mercado, se tornando, a princípio, uma forte alternativa aos tradicionais bancos múltiplos. A partir disto, surgiu ideia principal desta pesquisa de identificar se, e como, esse crescimento das fintechs tem impactado os bancos múltiplos, e como os bancos estão fazendo para se adequar a este novo cenário e também a uma nova possível concorrência. Para isto, realizou-se uma pesquisa qualitativa exploratória apoiada em um extenso levantamento bibliográfico do tema, além de notícias e artigos para identificar o posicionamento e movimentação dos bancos múltiplos brasileiros frente a chegada das fintechs no mercado. A partir da pesquisa bibliográfica, identificou-se que as tradicionais instituições financeiras, dentre elas os bancos múltiplos, optaram por investir cada vez mais em tecnologia, visando se adequar às mudanças do mercado e as exigências dos clientes, e não se colocando contra as fintechs. Com isso, os bancos conseguiram associar a credibilidade e confiança que inspiram para seus clientes, por serem instituições centenárias, ao mesmo tempo que se tornaram, nos últimos anos, um dos líderes na criação e incentivo dos programas de aceleração de startups de fintechs. O resultado deste investimento está na mudança para um novo modelo de plataforma, extremamente apoiado em novas tecnologias e em serviços digitais, que busca conectar o conhecimento técnico de cada negócio com uma política voltada a atender as necessidades do cliente, entregando todos os serviços e produtos em um único lugar, seja ele interno ou de um terceiro, de forma cem por cento digital, se tornando os chamados bancos inteligentes. Com isso, foi possível derrubar a expectativa inicial que se tinha de que as fintechs pudessem um dia substituir as grandes instituições financeiras.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Um estudo sobre evidenciação contábil e estratégias de investimento em ativos intangíveis e software nos bancos brasileiros em resposta à expansão das fintechs no país(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-14) Souza, Aline Marques de [UNIFESP]; Fernandes, Francisco Carlos [UNIFESP]; Cei, Nena Geruza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2360609428984805; http://lattes.cnpq.br/3472801221490632O crescimento expressivo das fintechs após a crise de 2008 resultou em diversas transformações no cenário financeiro mundial. Pautadas pela inovação, tecnologia e pela busca da redução de burocracia, comum nas instituições financeiras tradicionais, essas empresas exercem influência relevante. O setor bancário, que lida diretamente com o consumidor final, tem demonstrado resiliência com a entrada constante de novos players no mercado brasileiro. Considerando a relevância da tecnologia para os produtos bancários e o fato de que, segundo diversos autores, como Stewart (1997), Lev (2001), Perez e Famá (2006) e Guthrie, Ricceri e Dumay (2011), os ativos intangíveis estão diretamente associados à geração de valor das empresas no mundo moderno, este estudo buscou investigar de que maneira o investimento dos bancos em ativos intangíveis e em desenvolvimento de novas tecnologias se comportou em resposta à expansão das fintechs. Para isso, foram analisadas as demonstrações financeiras de bancos selecionados a fim de avaliar de forma qualitativa a evidenciação contábil de ativos intangíveis e de software, bem como o nível de informação disponibilizada aos stakeholders, para então construir indicadores de investimentos e expressividade desses ativos associados aos indicadores ROE e margem bruta. Nesse sentido, a pesquisa revelou que existe uma carência na evidenciação contábil das fintechs bancárias, o que prejudica a análise de indicadores. Em contrapartida, os bancos tradicionais apresentam maior nível de qualidade e clareza nas informações contábeis e demonstram um forte direcionamento na construção de novas tecnologias. Todos os bancos tradicionais apresentam aumento no ROE e manutenção da margem bruta, enquanto as fintechs bancárias, embora apresentem prejuízo na maior parte dos períodos avaliados, registram altas margens e melhora na lucratividade conforme se consolidam no mercado. A análise mostra que a divulgação de informação contábil das fintechs bancárias e dos bancos tradicionais possui oportunidades de aperfeiçoamento e que, mesmo com o aumento da concorrência, existe um grande potencial de ganho de mercado e aumento nos resultados.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Fintechs e a propensão do usuário brasileiro em adotar novos provedores financeiros(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-26) Hino, Kauanna Naguissa [UNIFESP]; Sato, Renato Cesar [UNIFESP]; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4594924Z4&tokenCaptchar=03AGdBq26HEucqznjGCmUVliPL-QWY33i9VGS9Maelu1gg5_Cd3whxZ95gL6NJbPi2PjG5flfYfqq9bHXfbjQnqSgrlSnoG0qu-WbKsz9UD14xVtqSSy5nWAX5s_u4R52yYb0xMIVH7sgYDgTlQtXTPC68nSY0mmrpUrVRfGTtWhoFCo09-2RpsdWrJWInLQ9KVaemRpBo5tbfrpxVMM5oYKAkn4SCbQRb3cPW0iPurWDtxxGdVQotx0QZ6IGC5eW7GFX8AGILWcN6WG4EulXmHv0jIK5Dw4nCvhtBqma9rIi4dwg2pcrwqq4lD_3-VAyomp1z3c0Omf3ofrl0BiK7yM8TaAirZ6TB3ajpT0uYqQ7YfIyfHlbXZIrtvvr2gGUMsaB0NNPjZ0ElzwahrT-437KwXy6crAGN4c4nJpMmfstdxc8lOaILiU5076xLneI-fyH9eOl9jyDhG8ORUw4ArIUYWMuCbVBEgg; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8743934J8&tokenCaptchar=03AGdBq26k_zEsWWLvKMzvjHdUC6S9fEGJRy3FgwrpM9CLayP4cMaWiWGntGPfJN4TVSvsZtb5ye9d36KxQzKN0UTkbcs4iaYOiEqefAb_zAbV0c97xcv2SoYXV9GYwrGZms28Pp4BHKzz6zYy5ddPa6z0lWb6RpOwQmNlRg3Q5W17eUALYcDlhBM2x2XY_Kf9M_HIBLcA8JX2q4fTNJ8HyBttxyKg_lJb98Fk2bUM_7dg093lia6F01pAkyHdLiDnvwTv-VNyuxfYM_ycT4dzLEUljUXiF7bswtAe7TYAImxEnAcuxHeb6cT0_qlPflPVlxlw9SsFwIVuOdVCgky1w3niF-D5a2jnZf_fH-hzvbW0tJUSOMBKjsfyQtXy5kvFWh2FQD43T9MzHcvfHKzbkgUTFy5-RGEIzAvvENzY3JreVdn3FFVOdy6fXJ3qPtLTqXHJ3QK8nKtntCI0LdRfRqdx0QA2LaLujwAs fintechs estao inovando e impulsionando a transformação no setor financeiro com a proposta de redefinir o relacionamento com o cliente utilizando a tecnologia para prover serviços financeiros mais baratos, eficientes e menos burocraticos. O sucesso destes novos provedores financeiros, que no Brasil, nos últimos anos vem aumentando em quantidade, depende da adoção dos usuários. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo aplicar o modelo de aceitação de tecnologia (Technology Acceptance Model) para identificar as motivações dos usuários em adotar produtos e serviços financeiros ofertados pelas fintechs. Para isto, foram coletadas 584 respostas de usuarios brasileiros de diferentes cidades, e foram conduzidos testes de análise fatorial exploratória e confirmatória a fim de construir o modelo estrutural com as premissas do modelo TAM. Com isso, as hipóteses elaboradas foram validadas e concluiu-se que o fator significativamente influente na determinação da adoção de fintech é a Utilidade Percebida, sendo que a confiança do usuario está relacionada a percepção de inovação e à disponibilidade em explorar o novo, fatores que influenciam na percepção de Facilidade de Uso, que também é um pilar de motivação do usuário na escolha por adotar produtos e serviços de fintechs.
- ItemRestritoFintechs vs bancos tradicionais: parceiros de negócios ou competidores?(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-07) Queiroz, Giovanna Girotto [UNIFESP]; Gallucci Netto, Humberto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0094157918263870O objetivo deste estudo é entender o desenvolvimento do mercado financeiro com a entrada de novos players com foco em tecnologia (fintechs) e sua relação com os bancos tradicionais referente a oferta de produtos e serviços. Procura-se entender se essa relação ficou apenas pautada como concorrência tradicional ou se com o decorrer do tempo ambos uniram esforços como parceiros. Nesse sentido, através de uma profunda pesquisa com consultorias especializadas, artigos e notícias relacionadas ao tema, chegou-se à conclusão de que embora naturalmente fossem competidores, foi inevitável que se tornassem parceiros, estabelecendo uma estratégia de coopetição, onde ambos cooperam, oferecendo o que cada um tem de melhor, porém permanecem competidores a fim de alcançarem melhores resultados, agregando valor aos seus produtos e melhor atendendo seus clientes.