Navegando por Palavras-chave "Ferimentos e lesões"
Agora exibindo 1 - 20 de 29
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Acesso a curativos e bandagens para o tratamento de feridas no Brasil por meio da judicialização(Universidade Federal de São Paulo, 2024-03-15) Nobre, Vera Patricia Carneiro Cordeiro [UNIFESP]; Taminato, Monica [UNIFESP]; Gamba, Monica Antar [UNIFESP]; Oliveira, Lavinia Santos de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3703502378106601; http://lattes.cnpq.br/4395274190819954; http://lattes.cnpq.br/3626639720691828; http://lattes.cnpq.br/4676403423960251Cada vez mais indivíduos têm recorrido ao Poder Judiciário em busca de insumos hospitalares e tratamentos para feridas, deslocando questões de saúde para os tribunais e gerando debates sobre o papel do Judiciário na garantia de serviços médicos. Objetivo geral: Analisar a judicialização do acesso a curativos e bandagens para o Tratamento de Feridas no Brasil e no Estado de São Paulo. Objetivos específicos: Caracterizar as demandas judiciais relacionadas ao fornecimento de curativos e bandagens para o tratamento de feridas no Brasil e descrever as demandas judiciais em primeiro e segundo grau de Jurisdição, impetradas junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) relacionadas ao fornecimento de curativos e bandagens para o tratamento de feridas. Método: estudo com abordagem quali-quanti, descritivo e interpretativo. Dados extraídos no sitio eletrônico do Painel de Estatísticas Processuais de Direito da Saúde e em Sentenças e Acórdãos com trânsito em julgado no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), no período de 2020 a 2023. Resultados: a maioria dos processos judiciais que buscam garantir a eficácia das políticas públicas de saúde se refere à proteção de direitos já incluídos no SUS. O tempo de tramitação dos processos judiciais na área da saúde desempenha um papel crítico na eficácia da judicialização, influenciando diretamente o acesso dos indivíduos a tratamentos e serviços de saúde. As demandas judiciais analisadas envolvem itens que, para o Estado, não acarretariam desequilíbrio financeiro. Conclusão: A judicialização configura um canal essencial para acessar o direito social à saúde, demonstrando que não se trata de uma invasão à competência dos demais Poderes da República, mas sim uma resposta legítima diante das deficiências no sistema de saúde. Recomendamos o desenvolvimento de estratégias para a garantia do acesso aos recursos para o tratamento de feridas de forma equitativa através da rede de atenção.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Acidentes na infância e adolescência: frequência, características e fatores relacionados(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-03-31) Filocomo, Fernanda Rocha Fodor [UNIFESP]; Ohara, Conceicao Vieira da Silva [UNIFESP]; Harada, Maria de Jesus Castro Sousa [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8504535783271530; http://lattes.cnpq.br/4605728272646234; http://lattes.cnpq.br/7522328886136917; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo geral: analisar as ocorrências de acidentes em crianças e adolescentes atendidos em um pronto-socorro pediátrico no Município de São José dos Campos, Estado de São Paulo. Métodos: pesquisa transversal, descritiva, correlacional. Amostra de 2.421 registros de atendimentos de crianças e adolescentes, de zero a 13 anos, que sofreram acidentes no período de 01/09 a 31/12/2013. Resultados: a frequência dos acidentes correspondeu a 12,1%; houve predominância do sexo masculino (62,5%); a faixa etária mais acometida foi a de 10 a 13 anos (33,6%), seguida de cinco a nove (32,1%), de um a quatro (28,2%) e dos menores de um ano (6,1%). O tipo de acidente mais frequente foi queda (48,7%), seguido de contato com objetos (16,5%) e acidente não identificado com lesão indefinida (10,60%). Foi significante a associação de acidentes envolvendo ingestão ou introdução de corpo estranho e faixa etária (p=0,021), sendo a de 1 a 5 anos a de maior ocorrência e tendo como principais agentes envolvidos: moeda (25,4%) e grãos (9,5%). Nas colisões, a maioria das crianças e adolescentes estavam em um veículo automotor e em condições inadequadas quanto ao posicionamento e utilização de equipamento de segurança (30,4%). Verifica-se a associação (p<0,001) entre faixa etária e parte do corpo acometida, em crianças de até um ano de idade, o segmento cefálico/pescoço foi o mais atingido (75,0%), enquanto nos adolescentes de 10 a 13 anos, foram os membros superiores e inferiores (aproximadamente 30,0%). Em relação aos procedimentos intra-hospitalares realizados, observam-se: Raio-X (67,6%), avaliação de um médico especialista (52,7%); imobilização ortopédica (25,9%); tomografia computadorizada (10,5%) e curativo ou sutura (8,5%). A alta foi o desfecho mais ocorrido (84,0%), seguido por observação no próprio pronto-socorro (10,5%), internados em UTI ou enfermaria pediátrica (4,2%) e um caso de óbito. Conclusão: os acidentes tiveram alta incidência, acarretando um impacto para a população e para o setor saúde do município estudado, incluindo número elevado de atendimentos e, por consequência, custo, sem considerar os aspectos emocionais que são incalculáveis.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Adaptação transcultural e mensuração da validade e confiabilidade do Functional Capacity Index (FCI)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-08-31) Yamada, Marina Peixe [UNIFESP]; Whitaker, Iveth Yamaguchi [UNIFESP]; Zanei, Suely Sueko Viski [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8404189458594038; http://lattes.cnpq.br/4954772252354513; http://lattes.cnpq.br/7743557129893916; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: adaptar culturalmente para o português e validar o instrumento de medida de capacidade funcional, o Functional Capacity Index (FCI), à realidade brasileira e verificar as propriedades psicométricas, confiabilidade e validade do instrumento adaptado em pacientes com lesões traumáticas um ano após o acidente de trânsito. Método: pesquisa metodológica que envolveu tradução/retrotradução, adaptação transcultural, incluindo-se avaliação semântica, idiomática, conceitual e cultural e validação do FCI. A versão final foi aplicada a um grupo de pacientes vítimas de trauma após um ano da alta hospitalar. Para verificar a confiabilidade foi utilizado o Coeficiente Alfa de Cronbach. Para a avaliação da validade de construto discriminante comparou-se dois grupos, caso e controle. Para a validação concorrente aplicou-se o índice de Katz e para a verificação da validade convergente, o questionário Injury Severity Score (ISS). Resultados: Após a tradução do instrumento, do total de 58 itens avaliados, oito (13,8%) não apresentaram concordância entre os tradutores. Na retrotradução, seis (10,3%) apresentaram palavras diferentes do original, porém com significados semelhantes. Na avaliação pelo comitê de especialistas, cinco itens (8,6%) não alcançaram a taxa de concordância maior que 90,0%. Após a aplicação do instrumento final, a consistência interna de todos os domínios que compõe o FCI, verificada pelo Alfa de Cronbach, mostrou-se aceitável (? ? 0,7); os valores do FCI correlacionaram-se de forma moderada e significante com os valores do índice de Katz (r = 0,387 e p = 0,006); observou-se que não houve correlação significante entre os escores ISS e FCI (r = - 0,118 e p = 0,415); os valores do FCI foram estatisticamente maiores no grupo caso em comparação ao grupo controle (p<0,001), confirmando a validade de critério discriminante. Conclusão: A adaptação transcultural do instrumento de avaliação da capacidade funcional, FCI, para o português do Brasil, aplicado às pessoas que sofreram acidente de trânsito um ano após a alta hospitalar, permitiu concluir que o instrumento final mostrou resultados satisfatórios quanto à confiabilidade. Em relação à validade, os resultados quanto à validade de critério concorrente e de construto discriminante indicaram resultados favoráveis a sua utilização.
- ItemSomente MetadadadosAtendimento pré-hospitalar de crianças e adolescentes traumatizados no município de São Paulo, no período de 1998 a 2001(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2003) Abib, Simone de Campos Vieira [UNIFESP]; Schettini, Sérgio Tomaz [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente estudo analisou dois universos de criancas traumatizadas de zero a 18 anos, atendidas pelo pre-hospitalar no municipio de São Paulo, no periodo de 1998 a 2001. O primeiro e constituido por 604 vitimas atendidas pelas unidades de suporte avancado e o segundo, 12761 vitimas atendidas pelo sistema (unidades de resgate basico e avancado). O objetivo foi avaliar a epidemiologia do trauma da crianca na cidade e tracar o panorama do atendimento pre-hospitalar, no que tange ao atendimento, aos recursos disponiveis, a coleta de dados e ao banco de dados. Os resultados mostram que o perfil da crianca traumatizada atendida pelo pre-hospitalar no municipio de São Paulo e do sexo masculino (70,3 por cento), vitima de acidentes de transporte (62 por cento) e quedas (17,6 por cento). As ocorrencias se deram predominantemente no periodo da tarde (42 por cento) e nos finais de semana. A mortalidade foi de 1,6 por cento no universo Matriz e 9,6 por cento no universo SAMU. A mortalidade foi maior na faixa etaria de 0 a 5 anos e os obitos no local ocorreram em 70 por cento. Um indice para triagem das vitimas e proposto. Embora tenha havido melhorias no atendimento, com menores tempos-resposta durante o periodo de observacao, o sistema de atendimento pre-hospitalar do municipio de São Paulo necessita de redimensionamento de recursos, alem de treinamento especifico para atendimento de criancas. Os resultados mostram que as viaturas de suporte avancado estao sendo bem utilizadas, mas pode-se otimizar ainda mais o seu uso. Sugere-se re-estruturacao do banco de dados e sua reavaliacao constante, para que as modificacoes sejam realizadas conforme a demanda. Deve-se unificar os bancos de dados do pre-hospitalar, dos hospitais e do IML e reavaliar os hospitais de referencia para atendimento da crianca traumatizada, ja que as graves foram predominantemente transportadas para os hospitais da zona oeste
- ItemAcesso aberto (Open Access)Capacidade funcional e a gravidade do trauma em idosos(Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-01-01) Maeshiro, Flávia Lie [UNIFESP]; Lopes, Maria Carolina Barbosa Teixeira [UNIFESP]; Okuno, Meiry Fernanda Pinto [UNIFESP]; Camapanharo, Cássia Regina Vancini [UNIFESP]; Batista, Ruth Ester Assayag [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)OBJECTIVE: Correlate functional capacity in elderly people with the severity of the trauma and compare it before and after the trauma. METHODS: Prospective observational study conducted in an emergency department, comprised of 55 elderly people, age 60 and over, of both sexes, who suffered trauma. The incapacity of patients with functional limitations of various origins was assessed. The research instruments applied at three different times were: the Functional Independence Measure and the Injury Severity Score to assess the severity of the trauma. RESULTS: Functional capacity within 48 hours of the trauma was significantly higher than functional capacity at discharge and after one month. The lower the severity of the trauma was the greater the functional capacity of the aged. CONCLUSION: The functional capacity of the elderly deteriorated during the time of hospital stay and one month after discharge.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Catarata pediátrica pós-trauma(Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 2004-04-01) Leal, Fernando Antonio de M. [UNIFESP]; Tartarella, Marcia Beatriz [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)PURPOSE: To study the pediatric cataract after trauma, it's relation to the kind of the trauma, the time elapsed between trauma and surgery and the correlation between corrected visual acuity and treatment. METHODS: We reviewed the medical records of all patients who presented diagnosis of traumatic cataract between August 1988 and December 2001 at the Congenital Cataract Service of Federal University of São Paulo. RESULTS: Sixty-six patients with diagnosis of pediatric cataract after trauma were studied, corresponding to an incidence of 4.80% of the total of cases attended in the service. Forty-seven (71.22%) were male and 19 (28.78%) were female. Forty-five (53.03%) sustained a blunt trauma, 21 (31.82%) a penetrating one, and 10 (15.15%) were not classified. The mean time between the injury and the surgery was 7 years and 6 months. The main described postoperative complications were uveitis sequels in 13 patients (21.12%) and posterior capsule opacification in 10 (15.15%). The initial and final visual acuity were obtained in 30 eyes. The mean follow-up was of two years, ranging from 1 to 96 months. CONCLUSION: The improvement of visual acuity was statistically significant (Wilcoxon test p < 0.001), being more intense in the eyes submitted to surgical treatment (p < 0.001) than in the eyes submitted to clinical treatment.
- ItemSomente MetadadadosContribuição ao estudo do traumatismo arterial do segmento fêmoro-popliteo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1981) Miranda Junior, Fausto [UNIFESP]; Burihan, Emil [UNIFESP]
- ItemSomente MetadadadosEstudo da translocação bacteriana na vigência de choque hemorrágico agudo em ratos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008) Guimaraes Neto, Jose de Freitas [UNIFESP]; Koh, Ivan Hong Jun [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo do reparo do ferimento de colon com o lado seroso da parede de jejuno, utilizando cianoacrilato e cola de fibrina(Colégio Brasileiro de Cirurgiões, 2006-04-01) Fontes, Carlos Edmundo Rodrigues; Taha, Murched Omar [UNIFESP]; Fagundes, Djalma José [UNIFESP]; Prado Filho, Orlando; Ferreira, Marcos Victor; Mardegan, Marino José; Universidade Estadual de Maringá Clínica Cirúrgica; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)BACKGROUND: The present experiment aimed to compare the effect of the use of cyanoacrylate and fibrine glue as adesive on repared colon's wounds with the serosal side of jejuno's wall. METHODS: Forty five male, young adult Wister rats, weighting about 260 g , from the University of Maringá were used.After having been deeply anaesthetized (thiopental was used), the animals underwent a surgery, and a pattern 0,5 cm wound was made, 2 cm away from the cecum, in the caudal location. Group one the wound was repaired by using the jejunal serosal wall and suture.On group two the jejunal serosal wall and fibrine glue was used. Finally on group three the repair was made by using the jejunal serosal wall and cyanoacrylate. The animals were submited to roentgenogram with barium enema on the fourth postoperative day to search for stenosis. On the seventh day, after having been anaesthetized, animals were submited to a laparotomy, segments were collected for both macroscopic and microscopic study. RESULTS: Fibrine glue has shown better result on repair, due to the production of collagen fibres. CONCLUSION: The experiment has come to prove that the wound made on rat's colon can be repaired by the jejunal serosal wall joined to the wound either using the fibrine glue or cyanoacrylate.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Fluxograma para alocação de material de consumo no paciente com ferida traumática em membros inferiores(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-06-30) Sallum, Natasha [UNIFESP]; Calvi, Eliziane Nitz de Carvalho [UNIFESP]; Garcia, Elvio Bueno [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5558512244477786; http://lattes.cnpq.br/4190553604440999; http://lattes.cnpq.br/0214333460501307; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A tecnologia tem avançado no tratamento de feridas em membros inferiores. A circulação terminal e as comorbidades contribuem para a cronicidade de feridas traumáticas. Na rede pública de saúde, em que se trabalha com recursos finitos, a alocação correta destes recursos e seu racionamento é uma necessidade. Objetivo: Estabelecer um fluxograma de tratamento para pacientes portadores de feridas traumáticas abertas em membros inferiores. Métodos: Levantamento de casos operados com ferida traumática aberta em membros inferiores em hospital público terciário em 2015: 50 pacientes. Analisados dados eletrônicos de reembolso por internação destes casos. O repasse médio por internação hospitalar ao paciente com ferida traumática aberta de membro inferior foi de R$ 668,00. Paralelamente, realizado levantamento em almoxarifado dos materiais disponíveis para curativo destes pacientes, e seus custos. No almoxarifado e farmácia do Hospital Municipal estavam disponíveis: papaína, colagenase, hidrogel, carvão ativado, hidrocolóide, hidrofibra e alginato de cálcio. Revisada a literatura sobre estes curativos e desenvolvido protocolo de tratamento. Resultados: Foi desenvolvido protocolo de tratamento na forma de Fluxograma para Alocação de Material de Consumo no Tratamento de Feridas, e divulgado em palestras dentro do Hospital. Conclusão: Desenvolvido fluxograma para tratamento de feridas traumáticas em membros inferiores como ferramenta auxiliar na decisão terapêutica de pacientes internados com feridas em membros inferiores. Descritores: Ferimentos e Lesões, Saúde Pública, Economia Hospitalar.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A formação da enfermagem para a realização do procedimento de curativos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-08-27) Paula, Graziela Silva de [UNIFESP]; Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3179063226554474; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Diante do processo de formação profissional de enfermagem destaca-se a prática do cuidado. A formação do enfermeiro requer competências e habilidades, com associação teórico-prático para tomada de decisão imediata. Ainda assim, o enfermeiro é o principal ator no cenário do tratamento de feridas, realizando a avaliação inicial e conduta para encaminhar à referência médica. O curativo consiste no procedimento de limpeza e cobertura da lesão com finalidade de tratamento prevenindo colonização, promovendo cicatrização, evitar infecção, reduzir custos e prejuízos ao paciente. A proposta da pesquisa tem como objetivo analisar o nível de conhecimento do profissional enfermeiro responsável pelo procedimento de curativos, compreender como é feita a avaliação, identificar dificuldades e elaborar produto para organização da assistência na realização do procedimento de curativos. Realizado com abordagem qualitativa descritiva através de entrevistas com análise de conteúdo. Os resultados evidenciam diversidade de faixa etária dos profissionais e tempo de formação acima de 5 anos, entretanto a experiência do contato com o procedimento em questão tornase bem inferior ao tempo de experiência profissional. As respostas obtidas foram agrupadas por similaridade em duas categorias: a formação do profissional enfermeiro, que recebe um conteúdo de acordo com as diretrizes curriculares para atuação de forma generalista; dificuldades do enfermeiro na realização do procedimento de curativos, demonstrando déficit de conteúdo específico, além de problemas com a falta de recursos estruturais, recursos humanos e materiais. Foram elencadas subcategorias: qualidade na formação do enfermeiro, educação permanente em saúde, o cuidado e a prática profissional que permitiram analisar o nível de conhecimento do enfermeiro, assim como identificar as dificuldades possibilitando a elaboração de um produto, sugerindo a confecção de um protocolo de assistência de enfermagem no tratamento de feridas que será ferramenta crucial no processo de trabalho do profissional enfermeiro, contribuindo para uma evolução e assistência especializada e qualificada. Os resultados demonstraram a fragmentação do conteúdo transmitido e a dificuldade de assimilação entre a prática e o teórico, entretanto, as diretrizes são cumpridas na graduação, os conteúdos são transmitidos como propostos, o que verificou-se uma necessidade de segmento nos estudos para algo mais específico, o enfermeiro tem sua formação generalista, e para aperfeiçoar nas técnicas e procedimentos específicos do curativo deve procurar agrupar conhecimentos através de procura em cursos específicos, de pós graduação, extensão, etc.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Incidência de lesões musculoesqueléticas e uma proposta de protocolo de treinamento para prevenção de lesões de soldados do exército brasileiro(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-10-17) Andrade, Michele Zukauskas de [UNIFESP]; Pinfildi, Carlos Eduardo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6370481853776867; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: Because of the high rate of lower limb injuries to army soldiers in respect to their training and physical activities conducted on a regular basis, the present study analyzes the incidence of musculoskeletal injuries to Brazilian soldiers. One of the factors being evaluated is the mechanism of injury. Objective: The purpose of this study is to evaluate the incidence of lower limb musculoskeletal injuries to soldiers to develop a training protocol to prevent the most incident injuries. Method: A sample of 202 new Battalion soldiers was taken, and 103 of these soldiers pursued medical attention. Their records were analyzed according to the diagnostic, location, mechanism of injury, type of treatment, absence from work, and presence of previous injury and recurrence. Result: 112 lesions were diagnosed in 71 soldiers. Joint pain accounted for 55.4% of the diagnoses. The knee was the most affected site while trauma and overload were the most common mechanisms of injury. Drug treatment was used most frequently, accounting for a total of 58% of the cases. The ma jority of the sample obtained a temporary leave of absence from work for a period of 1 to 6 days or not at all. The previous injuries and recurrence were not presented as risk factors for injury. With the data received, we propose a protocol for prevention of injuries to the lower limbs, with reference to the most common mechanisms of injury, relying on exercises used in the literature. Conclusion: This study shows the knee as the most frequent site of injury and joint pain as the most common diagnosis. These results support the creation of a training protocol for the prevention of injury in lower limb, which is suggested to be practiced in future studies.
- ItemEmbargoIncidência e características das lesões em praticantes de beach tennis: uma revisão sistemática(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-22) Silva, Bianca Guadencio [UNIFESP]; Guerra, Ricardo Luís Fernandes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3856113753837921; http://lattes.cnpq.br/0621357058647853; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: O beach tennis é um esporte recente que chegou ao Brasil em 2008 e, desde então, tem se expandido e se popularizado mundialmente, não se limitando apenas às cidades litorâneas e atraindo praticantes de todas as faixas etárias e gêneros. Embora compartilhe semelhanças com o tênis de quadra, o beach tennis apresenta características únicas, como o solo de areia, os movimentos específicos e equipamentos exclusivos. No entanto, apesar de seu crescimento, poucos estudos têm sido realizados sobre as lesões associadas à prática do esporte. Objetivo: revisar sistematicamente a literatura sobre a incidência e as características das lesões em praticantes de beach tennis, buscando identificar os tipos de lesões mais comuns, suas causas prováveis e fatores de risco associados. Métodos: A revisão sistemática foi conduzida com base na pergunta norteadora: "Quais são a incidência e as características mais comuns das lesões em praticantes de beach tennis, e quais fatores de risco estão associados a essas lesões em atletas recreativos e de alto rendimento?" Os critérios de elegibilidade incluíram exclusivamente artigos científicos que realizassem estudos transversais epidemiológicos sobre lesões em beach tennis, sem restrição de faixa etária ou nível de habilidade. Foram considerados artigos em qualquer idioma, desde que revisados por pares e de publicações confiáveis. Foram excluídos artigos duplicados, estudos que focassem em outros esportes ou que abordassem apenas aspectos técnicos ou de desempenho. A busca foi realizada em 27 de outubro de 2024, nas bases PubMed, LILACS, PEDro, Embase, CAPES, SciELO, Scopus, ScienceDirect e SPORTDiscus, utilizando como palavras-chave principais "beach tennis" e "(injury OR injuries OR trauma OR damage)". Resultados: Três estudos transversais avaliaram a epidemiologia das lesões em praticantes de beach tennis, envolvendo amostras de ambos os sexos. A prevalência de lesões variou entre ombros, cotovelos e joelhos, sendo influenciada pelo tempo de prática e frequência semanal. O risco de viés foi avaliado pela ferramenta AXIS, com todos os estudos apresentando pontuação similar e classificação de Nível 4 de evidência, limitando inferências causais. Conclusão: A conclusão desta revisão sistemática destaca que as lesões no beach tennis (BT) são mais comuns nos ombros, cotovelos, joelhos e pés, com tendinopatias e entorses predominando. A taxa de incidência de lesões varia de 0,82 a 1,81 por 1000 horas de jogo. Já o tempo de jogo, intensidade da prática e o nível de experiência dos atletas estão associados ao aumento do risco de lesão, sugerindo que a gestão da carga pode ajudar na prevenção. Apesar de mais aquecimento entre jogadores lesionados, o alongamento e aquecimento não mostraram diferença significativa na prevenção. Fatores como sexo e idade não foram relevantes para lesões no BT, embora estudos sugiram aumento das lesões com a idade. A literatura sobre BT é limitada, e mais estudos são necessários para embasar abordagens preventivas e comparações com outros esportes de raquete e modalidades de areia.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Injuries Resulted From Breastfeeding: A New Approach To A Known Problem(Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, 2014-04-01) Cervellini, Marina Possato; Gamba, Mônica Antar [UNIFESP]; Coca, Kelly Pereira [UNIFESP]; Abrão, Ana Cristina Freitas de Vilhena [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This study aimed at analyzing nipple trauma resulted from breastfeeding based on dermatological approach. Two integrative reviews of literature were conducted, the first related to definitions, classification and evaluation methods of nipple trauma and another about validation studies related to this theme. In the first part were included 20 studies and only one third defined nipple trauma, more than half did not defined the nipple’s injuries reported, and each author showed a particular way to assess the injuries, without consensus. In the second integrative review, no validation study or algorithm related to nipple trauma resulted from breastfeeding was found. This fact demonstrated that the nipple’s injuries mentioned in the first review did not go through validation studies, justifying the lack of consensus identified as far as definition, classification and assessment methods of nipple trauma.
- ItemSomente MetadadadosA lesão pulmonar induzida pela ventilação mecânica é um processo inflamatório?(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1999) Bueno, Patricia Cincotto dos Santos [UNIFESP]; Beppu, Osvaldo Shigueomi [UNIFESP]A ventilacao mecanica tem sido utilizada para salvar vidas , porem altos volumes correntes e altos picos de pressao tem levado a um aumento de complicacoes pulmonares. Foram utilizados ratos machos wistar divididos em tres grupos: Grupo V 7 (n=12) : ratos ventilados com volume corrente de 7 ml/kg do peso corporal e frequencia respiratoria de 50 rpm por 4 horas., grupo V 21 (n=10) : ratos ventilados com volume corrente de 21 ml/kg do peso corporal e frequencia respiratoria de 16 rpm por 4 horas grupo V 42 (n=11) : ratos ventilados com volume corrente de 42 ml/kg do peso corporal e frequencia respiratoria de 8 rpm por 4 horas. Todos os animais foram ventilados com FIO2 a 1OO por cento .Apos o sacrificio dos animais o lavado pulmonar foi realizado para estudo da celularidade , de citoquinas inflamatorias (TNF-a e IL- 1b) de proteinas e Fosfolipidios, foram feitos a curva pressao volume peso umido e peso seco dos pulmoes. Quando houve significancia estatistica os valores foram assinalados com asterisco . Os resultados obtidos respectivamente dos grupos V7,V2l,V42 foram : Peso corporal (g) 418,08;401,80;388,36,.peso umido do pulmao direito (g) I,685 ;I,440;3,621*, peso seco do pulmao direito (g) O,224 ; O,228 ; O,202 ; relacao peso umido/seco do pulmao direito 7,80 ;6,34 ; 18,14*,Proteinas totais (mg) 16,47 , II,32 ; 42,81 *, Proteinas totais/peso seco (mg/g) , 76,06 ;50,51;211,46*.0 valor para o pH na gasometria arterial no periodo basal -7,42; 7,48 ;7,42 2horas-7,39 7,48;7,38 e 4horas-7,37 ; 7,39 ; 7,34 Os valores de PaCO2 em mmHg no tempo basal:38,83 ; 40,30 ;40,21, no tempo 2horas-38,72 ; 39,1 I;42,72 e 4horas- 39,33 ; 39,15 ; 46,43. Em relacao a PaO2 em mmHg no tempo basal-508,07;529,45 ;501,26 ; 2horas 495,67 ;540,55 ;481,76 e 4 horas-516,67 ; 547,19 ; 279,96*.As celulas do lavado pulmonar em mm3 tiveram medias 94,75 ;lO2,00 ; 192,73*.0 diferencial destas celulas foram : Macrofagos ( por cento ) ;68,38 ; 60,36 ; 49,08*, Linfocitos ( por cento ), 7,78 ; 7,91 ; 5,17 e Neutrofilos ( por cento ) 23,84; 31,73 ;@45,75*. A ILI-b nao foi identificada no soro nem no lavado pulmonar . Os valores do TNF-a soro pg/ml foram do grupo V7(110,41) ; V(2198,83) e V42(824,68) e TNF-a lavado pulmonar pg/ml V7(15,67); V2l(l7,43) e V42(134,17*).Os Fosfolipidios totais em mg tiveram medias 1,89 ; 1,84 ; 2,82* respectivamente e a relacao sobrenadante/ precipitado:2,43 ; 2,71; 3,65*.A Capacidade pulmonar total (ml) tiveram medias: V7(19,73) ; V2l(l9,30) e V42(19,09) ...(au)
- ItemAcesso aberto (Open Access)Lesões fatais em trauma numa grande metrópole Brasileira: um estudo de autópsias(Colégio Brasileiro de Cirurgiões, 2011-04-01) Wilson, Jorge L [UNIFESP]; Herbella, Fernando A. M [UNIFESP]; Takassi, Guilherme F [UNIFESP]; Moreno, Danilo G [UNIFESP]; Tineli, Ana C [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)OBJECTIVE: This study aims to review a series of deaths by trauma in a large metropolis. The intention is to identify preventable causes of death. METHODS: We prospectively studied 500 unselected and consecutive cases of death associated with trauma. The study variables were: mechanism of injury, etiology, site of injury, surgical intervention, medical malpractice, damaged organs and the prevention of mortality. The cases were grouped according to the mechanism of injury in: penetrating trauma, blunt trauma, poisoning, drowning, burns and suffocation. RESULTS: We examined 418 (83.6%) males and 82 (16.4%) females (mean age 39 ± 19.6 years, ranging from three to 91 years). Penetrating trauma accounted for 217 (43%) cases, while blunt trauma accounted for 40% of cases. The most common mechanism of injury in death by penetrating trauma was gunshot, representing 41% of cases. Within the set of blunt trauma, the most common mechanism was traffic accident, which represented 22% of total deaths. There were 71 (14%) cases of preventable deaths: thromboembolism in 35 (7%), infectious complications in 25 (5%), medical malpractice in seven (1%) and treatable lesions in outpatients in five (1%). CONCLUSION: This study shows that traumatic death in the city of São Paulo is associated with serious and complex injuries. Prevention of these types of death would be related to the control of violence.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Manual de prevenção e tratamento de lesões por fricção(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-09-12) Torres, Frank da Silva [UNIFESP]; Blanes, Leila [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1898450330418640; http://lattes.cnpq.br/6277252012248716; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Background: Skin tear is a superficial wound limited to the dermis, whose main characteristic is the presence of a skin flap. It has several contributing factors and little information is available on decision-making in routine practice for the management of preventive and therapeutic interventions. Objective: To develop a manual for the prevention and treatment of skin tears. Methods: A literature review on skin tears was conducted for the development of the manual. It was organized into seven chapters on skin tears with topics of interest to the professional. The manual was validated by health professionals specialized in skin tears. The Delphi technique was used as the validation method. Results: Seven experts with master's or doctoral degree validated the manual at two evaluation stages. The content validity index (CVI) was 6.7 for "Objectives", 10.55 for "Structure and Presentation", and 3.7 for "Relevance". The overall CVI was 0.95, confirming the validity of the manual. The manual has seven chapters, 27 pages, and 24 illustrations. Conclusion: A manual for the prevention and treatment of skin tears was developed and validated for use by health professionals.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Manual sobre cuidado nutricional em pacientes com feridas crônicas para profissionais de saúde(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019) Alves, Paula Pens [UNIFESP]; Oliveira Filho, Renato Santos de [UNIFESP]; Suzuki, Vanessa Yuri [UNIFESP]; Blanes, Leila [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1109015106402921; http://lattes.cnpq.br/1898450330418640; http://lattes.cnpq.br/3651646377594194; http://lattes.cnpq.br/6630345868537594; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: The follow-up of patients with wounds and healing disorders is fundamental, since the healing process is complex and dependent on the nutritional status of the patient. Objective: To develop and validate a manual on nutritional care in patients with chronic wounds for health professionals. Method: This is a descriptive study on the development and validation of a manual, conducted through bibliographic survey, content preparation, validation with expert judges using the Delphi Technique with Content Validation Index and disclosure. Results: The 38-page, 5-chapter, 46-image “Manual on Nutritional Care in Chronic Wound Patients for Healthcare Professionals” was developed and registered in the ISBN online presentation. The elaborated manual was validated by experts in two cycles by the Delphi technique. In the first cycle the Content Validation Index (CVI) was 0.90, while in the second cycle the percentage of agreement was absolute of the entire manual, with CVI of 1.00. The overall CVI was 0.95, reaching the validation target. Conclusion: The “Manual on nutritional care in patients with chronic wounds for health professionals” was developed and validated.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Measuring trauma severity using the 1998 and 2005 revisions of the Abbreviated Injury Scale(Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, 2014-08-01) Lopes, Maria Carolina Barbosa Teixeira; Whitaker, Iveth Yamaguchi [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Comparar a gravidade das lesões e do trauma mensurada pelas versões da Abbreviated Injury Scale 1998 e 2005 e verificar a mortalidade nos escores Injury Severity Score e New Injury Severity Score nas duas versões.Método: Estudo transversal e retrospectivo analisou lesões de pacientes de trauma, de três hospitais universitários do município de São Paulo, Brasil. Cada lesão foi codificada com Abbreviated Injury Scale 1998 e 2005. Os testes estatísticos aplicados foram Wilcoxon, McNemar-Bowker, Kappa e teste Z.Resultados: A comparação das duas versões resultou em discordância significante de escores em algumas regiões corpóreas. Com a versão 2005 os níveis de gravidade da lesão e do trauma foram significantemente reduzidos e a mortalidade foi mais elevada em escores mais baixos. Conclusão: Houve redução da gravidade da lesão e do trauma e alteração no percentual de mortalidade com o uso da Abbreviated Injury Scale 2005.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Modelo experimental de tratamento de lesao esplênica com adesivo cirúrgico por laparoscopia, em suínos heparinizado(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009) Freire, Dalmer Faria [UNIFESP]; Taha, Murched Omar [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo. Estudar o efeito hemostático do adesivo biológico em ferimento esplênico de suíno heparinizado, aplicado por laparoscopia. Métodos. Foram utilizados 18 animais machos distribuídos em três grupos de seis, I (adesivo biológico + heparina), II (heparina) e III (controle). O Grupo I foi heparinizado e teve a aplicação de 0,5 mL de adesivo no ferimento esplênico, por via laparoscópica; o Grupo II foi heparinizado e não teve o ferimento tratado com adesivo e o Grupo III não foi heparinizado nem teve o ferimento tratado com adesivo. No Tempo 0, 10 e 20 minutos da lesão, foram anotados dados clínicos e hemodinâmicos e colhidas amostras sanguíneas para exames laboratoriais. Em seguida ao Tempo 20m os animais foram sacrificados e laparotomizados. A perda sanguínea intra-abdominal foi mensurada, a lesão do baço foi analisada macroscopicamente e foram colhidas amostras para estudo microscópico das lesões tratadas com adesivo cirúrgico. Na análise estatística aplicaram-se os testes de Kruskal-Wallis, de Mann-Whitney, de Friedman, de Wilcoxon e de Fisher. Resultados. O adesivo biológico aplicado por laparoscopia foi efetivo e eficaz em coibir o sangramento da lesão em todos os animais do Grupo I, mostrando significância estatística em relação ao Grupo II, no qual o sangramento persistiu até a eutanásia. Conclusão. O adesivo biológico aplicado por laparoscopia é eficaz para a hemostasia de ferimento esplênico em suínos heparinizados.