Navegando por Palavras-chave "Fenomenologia"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)As colorações da alma na análise da pessoa humana segundo Edith Stein(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-09-17) Parise, Maria Cecilia Isatto [UNIFESP]; Savian Filho, Juvenal [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Neste trabalho, investigamos o conceito de alma e sua importância para a compreensão da pessoa humana segundo Edith Stein. Mostraremos, a partir de O problema da empatia (1916), A estrutura da pessoa humana (1932) e Ciência da cruz (1942), três obras de momentos distintos da vida da autora, um paralelo entre o modo como ela aprofunda a análise fenomenológica da alma, mantendo-se sempre vinculada ao método aprendido de Edmund Husserl, e sua vivência existencial de relação pessoal com Deus. Constatamos que em sua tese de 1916, O problema da empatia, Edith Stein já havia elaborado uma concepção estrutural da alma que passa a ser ampliada e aprofundada nas demais obras, sem sofrer grandes alterações. Desse modo, a análise fenomenológica do conceito de alma empreendida por Edith Stein nessas obras nos permite apontar para uma notável coerência e continuidade de seu pensamento nos diferentes períodos de sua vida, assim como sua estreita vinculação ao método fenomenológico de Edmund Husserl.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Contra o inconsciente: a crítica de Jean-Paul Sartre à psicanálise freudiana(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-08-12) Silva, Guilherme Cerdeira Lelis [UNIFESP]; Carrasco, Alexandre De Oliveira Torres [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloL’objectif de cette dissertation c’est réfléchir et comprendre le sens de la critique que Jean-Paul Sartre réalise au concept d’inconscient présent à la psychanalyse de Sigmund Freud, surtout dans les écrits de Sartre entre 1933 et 1943. Pour une telle entreprise, nôtre recherche s’articule en trois moments qui correspondent, respectivement, à nôtre trois chapitres : le première, définir le concept d’inconscient, en ayant comme clé de lecture pour conceptualiser l’inconscient le scénario écrit par Sartre en 1958, titré Le Scénario Freud et, en visant à exposer les fondements de la phénoménologie sartrienne, la réflexion sur les concepts de l’intentionnalité et conscience (de) soi. En séquence, dans le deuxième chapitre, nous présentons un étude sur la psychologie phénoménologique départ les œuvres La Transcendance de l’Ego, Esquisse d’une théorie de les émotions et L’Imaginaire avec l’objectif de comprendre la nature de la critique du Sartre à l’inconscient, à partir de l’hypothèse suivante: la critique sartrienne s’agit, en vérité, d’une alternative à la métapsychologie du Freud. Pour finir, nôtre dernière chapitre est destiné à comprendre la critique du Sartre à l’inconscient dans l’ontologie phénoménologique présent à L’Être et le Néant, se concentrant principalement sur le concept de Mauvaise-Foi et dans le méthode de la psychanalyse existentiel.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Corpo, sensível e natureza na última ontologia de Merleau Ponty(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-04-05) Andrade, Eloisa Benvenutti De [UNIFESP]; Carrasco, Alexandre De Oliveira Torres [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)In The visible and the invisible, posthumous work from Merleau-Ponty, for which the preproject was titled The Origin of Truth, is proposed to be a radical exam of our presence on the world. Under the perspective of the visible and invisible, Merleau-Ponty had intended to investigate a certain reversibility of the one who sees and of what is seen, covering, therefore, an original scenery: the expression wherever it is. We start from the hypothesis that the revision of the ideas of sensitive and nature, since The Structure of Behavior (1942) and Phenomenology of Perception (1945), had build one of the starting points to the refinement of that project. In this scope, the aim of this research is to present an investigation about the origins and consolidation of the ontological rehabilitation of the sensible, carried out by the author in the 50’s, and that could be illustrated by the passage of the conception of incarnated subject in the world to the idea of world-being or flesh. Our intent is to trace the steps that conducted Merleau-Ponty to the moment of generality of sensible in itself. Likewise, we seek to make evident that Merleau-Ponty’s project since the 40’s until the elaboration of The Visible and the Invisible (posthumously published in 1964) do not separate the tasks of phenomenology as philosophy from that of the ontology. As he himself wrote in The Philosopher and his Shadow, the ultimate purpose of phenomenology as philosophy of conscience is to comprehend its relation with the non-phenomenology. Thus, it is intended to show that there are no ruptures in theoretical evolution of the philosopher and also, consequently, that his reformulations can be understood as the inner unfolding of his theory culminating in something that we call the last ontology.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Da Ontologia Fenomenológica À Psicanálise & Biografias Existenciais: O Si Como Nervura Dos Conflitos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-05-28) Fujiwara, Gustavo [UNIFESP]; Carrasco, Alexandre De Oliveira Torres [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)En Partant De La Phénoménologie Ce Travail A Comme But L"Identification, À Travers L"Ontologie Phénoménologique, D"Une Nouvelle Image De La Conscience Definit Comme Conscience Présente À Soi Mais Non Identitque À Soi-Même. Dans Ce Domaine De Recherche, Nous Y Verrons Le Jaillissement D"Un "Tissu Conflictuel" Du Pour-Soi Avec L"En-Soi, Avec L"Autre Et Avec Soi-Même. En Faisant Du Néant Une Fissure Intraconscientielle, Sartre Semble Réelaborer, Dans En Sens Ontologique, La Défintion Qu"Il A Formulé Dans La Transcendance De L"Ego: "L"Homme Est Toujours Un Sorcier Pour L"Homme". En Bref, Cette Reformulation Prétend Fonder Au Niveau De L"Immanence De La Conscience (Conscience Préréflexive) Ce Que Dans L"Essais À Propos Du L"Ego Transcendant Était Identifié Comme Le Résultat Fetichiste De La Réflexion Impure (Conscience Réflexive): La Création D"Artifices Contre L"Inexorable Liberté. Donc Sous Les Auspices De Cette Non Coïncidence À Soi-Même, La Démarche De La Conscience Sera De Mauvaise-Foi Et, En Tant Que État In
- ItemAcesso aberto (Open Access)Demonstrações matemáticas e a Educação Básica: um estudo em Hermenêutica Filosófica(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-06-24) Dias Filho, Carlos Alberto Tavares [UNIFESP]; Kluth, Verilda Speridião [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloIn this research we investigated in a phenomenological approach around the guiding question: How to do mathematical demonstrations in basic education didactically? The research was built by an analysis in Philosophical Hermeneutics of mathematical demonstration, understood as tradition, that is, the historical construction of the human collective. In the first moment of analysis, we looked for signs of answers to the guiding question in texts of this tradition that were presented to us, from this moment we built the ground-text, the soil of the analysis. The second moment of analysis consisted of a hermeneutic reading of the ground-text and its organization in the form of questions and answers of what the ground-text reveals to us regarding the guiding question. The questions that are repeated in the ground-text highlight relevant aspects to what we are looking for and make up the open categories. We have three open categories that tell us about the tradition of mathematical demonstrations: P1 - What is the way of being of mathematical demonstration ?; P2 - Is the mathematical proof the only tool that communicates the mathematical truth ?; P3 - How do mathematical statements take place ?. We explain the excerpts of the ground-text that composse each open category, how the excerpts relate to each other and what they explain about the mathematical demonstration. From the construction and analysis of open categories, we perceive five aspects of didactic work with mathematical demonstrations: (a) definition of mathematical demonstration adopted from its purposes; (b) justification for the use of the mathematical demonstration, mainly because of the human limitation of understanding and the temporal limitation; (c) way of constructing the demonstration that is socially accepted as valid today, based on the purpose adopted; (d) the role of argumentation and naive demonstrations compared to formal demonstration and mathematical skills; and (e) the mathematical language, its writing and the language about mathematics. Finally, we summarize our understanding of the listed aspects. In our final remarks, we reinforce the importance of argumentation and mathematical demonstration in basic education.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A Encarnação do Sentido: A Expressão no Primeiro Merleau-Ponty(Universidade Federal de São Paulo, 2023-04-20) Molina, Rafael [UNIFESP]; Carrasco, Alexandre de Oliveira Torres [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9900707017877536; https://lattes.cnpq.br/6751586025637067Este trabalho tem por objetivo investigar a ideia de expressão na primeira fase da obra de Merleau-Ponty, fase que tem como texto principal a Fenomenologia da Percepção, de 1945. Nesta obra a expressão aparece como gesto linguístico do corpo falante e encontra seu modelo no campo de presença, no movimento de passagem do presente em passado e futuro, dentro do esquema da temporalidade. O que o autor perseguiu nesta fase foi primeiramente afastar as teorias empiristas ou intelectualistas que nos induzem a acreditar em uma exterioridade entre o signo e a significação e nos impedem de reconhecer que “a palavra tem um sentido”. A abordagem da primeira fase leva o autor a falar em “milagre da expressão” e em “potência irracional de produzir significações e comunicá-las”, vocabulário que mais tarde será abandonado à medida que o autor pretende ultrapassar, retomando-o, o trabalho da primeira fase. Na fase final da produção merleau-pontyana, o limite delineado pela espontaneidade expressiva dentro do esquema temporal dará lugar a uma redefinição ontológica do problema, que incluirá uma produtividade da natureza. Em direção ao objeto central do trabalho, partimos de um exame da geração de Merleau-Ponty e dos problemas que ela enfrenta, que levam a geração e o nosso autor a mobilizar criticamente e tomar para si a fenomenologia.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A experiência de ser K-popper no Brasil - Uma visão fenomenológica sobre os Armys(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-24) Mada, Larissa Lumi [UNIFESP]; Cipullo, Marcos Alberto Taddeo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6282653423509113; http://lattes.cnpq.br/1376051481069700; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho se propõe a analisar a influência do BTS - grupo de K-pop - na subjetividade, comportamentos e ações de Armys - fã-clube do BTS - brasileiros a partir de entrevista feita com os sujeitos e analisadas à luz da teoria fenomenológica; visto que os sujeitos existem no mundo e afetam e são afetados por ele e os outros que nele se encontram. Foram levantadas categorias para a análise do fenômeno, interrogando e analisando os sentidos e significados da experiência vivida pelos sujeitos em um determinado tempo, espaço e contexto.
- ItemSomente MetadadadosExpressão artística como construção do sujeito da saúde(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-02-26) Jabur, Sergio Marques [UNIFESP]; Silveira, Fernando de Almeida [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This research studies the practices of health care situating Psychology as a critical social space (the interlacing between perception and narrative language and the constitution of the subject) historical production and perception of the psychological subject. The study intends to describe and analyze the role of subjectivity, of the experiences learned by the subject and the artistic expression in the improvement of health care, including the experience from the perspective of art as productio n of meaning. W e start from thehypothesis that the individual expresses his existence through art, for he is immersed i n a field of presence with his subjectivity, and being subject to the ever-changing process of transformation; narrating his own experiences in life and his self conduct in the world. The existential phenomenological approach in psychology is possible in this research when we consider man's existence based on artistic expression as a possible therapeutic encounter. The study is therefore justified because when we deal with perception and language we refer to what is most special, that is, the subjectivity of relationships. Art is also a manifestation of the beholder, as we look and we are looked at continuously. It is a study which implies a qualitative approach and the way of thinking is mainly based on the readings of works of Merleau-Ponty , with emphasis on Eye and Spirit, and their commentators, aiming at the establishment of theoretical and methodological tools for future application, and other practices in the field of public health, particularly mental health. It is an interdisciplinary study and it refers to the field of psychology and ands deals with man in the world he dwells.
- ItemEmbargoFenomenologia da existência: que coisa narro quando sou? Uma travessia pelas margens do ser-aí(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-13) Rolim, Marcela de Salles [UNIFESP]; Silveira, Fernando de Almeida [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4032075843318626; http://lattes.cnpq.br/5298990467150906; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este trabalho é um convite para vivenciar as possibilidades de ser do Dasein (ser-aí) e das múltiplas identidades representadas nos heterônimos de Fernando Pessoa. Pensar em modos de existir oferece uma perspectiva que vai além da concepção de um ser imutável: neste cenário, a singularidade de cada existência é reconhecida como uma jornada em constante construção e transformação. Assim, nesta monografia, busca-se explorar a experiência humana sob a ótica fenomenológica da existência, com o apoio das conjecturas ontológicas de Martin Heidegger em Ser e Tempo (2012) e das representações do ser fragmentado em Fernando Pessoa. A partir da temática heideggeriana do ser-aí e sua variante coletiva, o ser-com, bem como das personalidades múltiplas de Pessoa, examina-se a complexidade e fluidez do ser, em constante projeção no mundo. Esta abordagem destaca tanto o ser-no-mundo de Heidegger quanto a pluralidade interna de Pessoa, revelando as ambiguidades e potencialidades que tecem o próprio "eu". O ensaio, assim, estimula o reconhecimento da natureza dinâmica do ser, que se expressa na busca de tornar-se aquilo que se é, à luz dos existenciais do Dasein e das identidades narrativas poéticas de Pessoa.
- ItemSomente MetadadadosFenomenologia da percepção extracorpórea: uma análise de comportamentos e crenças das experiências fora do corpo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-02-26) Medeiros, Gabriel Teixeira de [UNIFESP]; Silveira, Fernando de Almeida [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Several authors point out concepts and dif f er ent etiologies for the phenomen on of Out of Body Experiences ( OBE) . The present study aimed to describe and analyze the OBE from the lived experience , listing different experiences called OBE or similar but not considered OBE, comparing them with each other and wit h the scientific concept of OBE, and investigating the meanings given to these, as well as its role in everyday life of those who claim to pr actice them in or der to explore the variety of experiences named as OBE. Twenty - six people were interviewed and divided into two gr oups of thirteen re spondents who claim to experience OBE and those who claim they have never experienced them . We used content analysis, adopting Merleau - Ponty as the main theor etical framework for the interpr etation of the data . Ther e was gr eat similarity bet ween experience s in both groups , however, only to those who understand such experiences as OBE showed, on average, more closely relationship with their experiences and an important role of these in their daily lives , compared to the group who did not under stand their experiences as OBE. The role of these experiences showed particular importance for cases of coping such as chronic disease, with risk of death; and disinterest in life.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Fenomenologia e Psicologia fenomenológica em Sartre: uma arqueologia dos conceitos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-12-09) Fujiwara, Gustavo [UNIFESP]; Carrasco, Alexandre de Oliveira Torres [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este trabalho pretende investigar a passagem da fenomenologia à psicologia fenomenológica em Jean-Paul Sartre. Para esta lida, analisar-se-á conceitos presentes em La transcendance de l’Ego, Esquisse d’une théorie des émotios, L’Imagination e L’Imaginaire. Da primeira obra fenomenológica, procuraremos restituir o corolário fundamental da consciência, a saber: a intencionalidade. Isso feito, procuraremos, em Esquisse, identificar as possíveis diferenças teóricas em relação ao ensaio de 37 quando das análises acerca da consciência emotiva. Ao passarmos para as duas obras seguintes, veremos que a questão da hylé da imagem mental sinalizará uma análise profunda acerca da consciência imaginante. Nosso itinerário, iniciando-se na consciência perceptiva, passando pela consciência emotiva e chegando à consciência imaginativa, pretende identificar, em termos eminentemente fenomenológicos, o que significa afirmar que a intencionalidade é, pari passu, a liberdade radical da consciência. Haveria, nestes termos, lugar para uma passividade nos quadros da fenomenologia sartreana?
- ItemAcesso aberto (Open Access)Liberdade e temporalidade na fenomenologia da percepção de Maurice Merleau-Ponty(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-12-15) Zanfra, Beatriz Viana de Araujo [UNIFESP]; Carrasco, Alexandre de Oliveira Torres [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Na obra A estrutura do comportamento, de 1942, Maurice Merleau-Ponty, por meio da noção de estrutura, combate o naturalismo e o intelectualismo, mostrando que o corpo não é um agregado de músculos e de nervos que opera de acordo com a causalidade mecânica e funcional e que a consciência reflexiva não é a única forma da consciência e nem sua primeira manifestação, mas sim dependente da consciência perceptiva e indiscernível do corpo como princípio estruturante. Nesse sentido, no capítulo destinado à questão das relações da alma e do corpo, Merleau-Ponty mostra que todos os problemas a esse respeito se reduzem ao problema da percepção, entendida como "o ato que nos faz conhecer existências" e vê a necessidade da filosofia transcendental ser redefinida a fim de integrar nela o fenômeno do real, sendo tal filosofia a fenomenologia, com a investigação da percepção desempenhando um papel fundamental nela. Em Fenomenologia da Percepção, de 1945, Merleau-Ponty retoma o problema das relações da alma e do corpo abordado no livro anterior, mostrando que a temporalidade resolve tal problema, pois a ideia de subjetividade como temporalidade nos permite ver que o para-si, a revelação de si a si, é o vazio no qual o tempo se faz, e o mundo "em si", que é o horizonte de nosso presente, fazem o problema redundar em saber como um ser que é porvir e passado tenha também um presente, o que acaba suprimindo o problema, já que o porvir, o passado e o presente estão ligados no movimento de temporalização. Sendo assim, a solução de todos os problemas de transcendência se encontra na espessura do presente pré-objetivo, onde encontramos, entre outras coisas, o fundamento de nossa liberdade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Um outro olhar sobre o epiléptico e a epilepsia: uma leitura de o idiota de Dostoiévski(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008-04-27) Lima, Antenilson Franklyn Rodrigues [UNIFESP]; Gallian, Dante Marcello Claramonte [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa enfoca a epilepsia e o epiléptico, a partir de um outro olhar, que se diferencia da abordagem médica, buscando valorizar a experiência do sujeito doente, contrapondo-se e complementando o conhecimento científico. Para isto, a Literatura foi escolhida como instrumento considerado adequado, tanto para o acesso, quanto para a construção de uma outra epistemologia sobre a doença. A obra utilizada, O Idiota, de Dostoiévski, retrata a experiência do portador de epilepsia com a doença e com diversas dimensões da existência humana, apresentando um outro saber que se estabelece como uma contribuição significativa para os profissionais de saúde. Com o objetivo de se construir um outro olhar sobre o epiléptico e a epilepsia, foi adotado o referencial teórico da Fenomenologia, possibilitando uma visão sobre a vivência do portador e a valorização de seus relatos, deslocando-se o foco para a descrição de suas experiências, contribuindo, assim, para a ampliação do conhecimento da doença. Para que esta contribuição se efetive, conclui-se que, a leitura da obra Literária deve ser realizada tanto como exercício da “imaginação simbólica”, quanto da “consciência reflexiva”, fornecendo assim, referenciais que ampliam os horizontes de atuação do profissional de saúde.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Uma perspectiva sobre Edith Stein e a Fenomenologia(Univ Federal Ceara, Programa Pos-Graduacao & Filosofia, 2017) Savian Filho, Juvenal [UNIFESP]This article aims to present a vision of the connection between Edith Stein and Phenomenology, based on the philosopher's own texts and on the understanding of her desire for truth as a desire for objectivity.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Projeto De Uma Psicanálise Ontológica Em Merleau-Ponty(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-12-10) Severo, Daniel Cardozo [UNIFESP]; Carvalho, Marcelo Silva De [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This Work Was Born When Reading A Note Written By Merleau-Ponty. This Note Was Written In December 1960 And Published In Le Visible Et L'invisible. It Is Called "Corps Et Chair " Éros - Philosophie Du Freudisme". On That Note, Merleau-Ponty Expressed The Need To Do One Psychoanalysis Ontological. This Ontological Psychoanalysis Allows Us To Deepen Our Perceptions About Being. However The Ways Taken By Merleau-Ponty To This Proposal Are Very Intricate. Many Important Elements Of The Philosopher"S Thinking Participate In This Call At The Last Gasp Of His Work. Therefore We Had To Tread These Paths To Understand The Note That Sparked Our Interest. The Research Focused On Understanding All The Elements Involved To Build A Psychoanalysis Ontological. While We Doing The Research We Perceive A Specific Use Of Merleau-Ponty Of Psychoanalysis In His Reflections. This Use Has Brought Huge Difficulties To Understand The Importance Of Psychoanalysis For Your Thoughts And The Viability Of The His Project Of To Make An Ont
- ItemAcesso aberto (Open Access)Reinvenções do módulo de Psicologia e Humanismo durante a pandemia: perspectivas do devir-monitoria(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-24) Zuccheratto, Karim Maria Chagas [UNIFESP]; Silveira, Fernando de Almeida [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4032075843318626; https://lattes.cnpq.br/8060202296535510; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A Psicologia, com o decorrer da história, passa por alterações em seus métodos de aplicação e de ensino, conforme surgem novas necessidades. A atualização pedagógica se dá tanto devido à renovação político-social, quanto por influências práticas, como as causadas pela pandemia de covid-19, de início em 2020. Os métodos utilizados para a disseminação do conhecimento são diversos, mas o foco deste estudo se delimita no ensino da Psicologia Humanista, na Universidade Federal de São Paulo, pensando sua adaptação nesse período, a partir de uma visão pautada na teoria de Carl Rogers e aplicada sobre um relato de experiência detalhado da autora deste trabalho. A vivência do projeto de reconstrução do fazer pedagógico, no papel de monitoria do módulo em questão, se deu de forma singular nesse momento disruptivo e este relato se faz como um material de inspiração e registro histórico, para promover reflexão acerca das possibilidades e potencialidades advindas das ferramentas criadas. Dessa forma, pode-se elencar questões a serem discutidas acerca dos diversos impactos decorrentes na transmissão do saber psicológico contemporâneo, com destaque para abordagens psicoterapêuticas cujo ensino, que se pautava primordialmente no contato presencial antes do isolamento, teve de ser reinventado emergencialmente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A relação entre o ser-para-si e o ser-para-outro e a implicação dessa relação para a constituição do problema do “homem” na filosofia de Jean Paul Sartre(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-04) Silva, Flávia Milene Ribeiro [UNIFESP]; Carrasco, Alexandre de Oliveira Torres [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma análise dos conceitos de ser-Para-si e ser-Para-outro e a possível influência que o para-outro possa exercer na constituição do para-si ou seja, na subjetividade do homem. Esses conceitos são de fundamental importância na obra sartreana o Ser e o Nada, estando presente em toda a obra, isso porque esses conceitos nada mais são do que a nossa consciência, envolvendo a nossa subjetividade. Entretanto, para tentar elucidar o modo de operação da consciência a partir da fenomenologia passaremos pela obra a Transcendência do Ego, assim a visão do pensamento sartreano acerca da consciência torna-se mais completa.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Ser-no-Mundo nos Espaços Urbanos Contemporâneos a partir da Obra "Após o Anoitecer" (2004), de Haruki Murakami(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-15) Boas, Isabela Vilas [UNIFESP]; Cipullo, Marcos Alberto Taddeo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6282653423509113; http://lattes.cnpq.br/7722986859984415; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta monografia se propõe a explorar a obra Após o Anoitecer (2004) de Haruki Murakami sob uma perspectiva fenomenológica, articulando os elementos observados com tópicos contextualizadores relacionados à vida urbana na contemporaneidade. Para atingir este objetivo, contou-se com a instrução do Enfoque Fenomenológico da Personalidade proposto por Forghieri (2000) como abordagem, da Literatura Comparada para a análise da obra, e com a realização de pesquisas bibliográficas para apurar produções teóricas dos temas desejados. Compreende-se que, com o simples objetivo de realizar reflexões cabíveis a partir dos temas que não levem a, necessariamente, “lugar algum”, o trabalho caminha entre contemplações do ser, do não-ser, do ser-no-mundo, e do ser-com inseridos em um mundo perpassado por violências e fragmentações.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Sexualidade de adolescentes com transtorno do espectro autista: uma análise sob a perspectiva dos cuidadores(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-28) Costa, Júlia Travassos [UNIFESP]; Zanni, Karina Piccin [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2301401745605695; http://lattes.cnpq.br/9376286985672187; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A sexualidade na infância é autoerótica, isto é, a criança obtém seu prazer, a partir do seu próprio corpo, mesmo que tenha como objeto de desejo o outro. Ao longo do seu desenvolvimento, vai descobrindo outras formas de prazer e outros objetos, até chegar ao desejo por uma outra pessoa, isto é, o que geralmente desponta na adolescência. Assim, a sexualidade nos atravessa em todas as fases da vida, e em diversos aspectos, sejam eles culturais, sociais, políticos e biológicos. Entretanto existe um estigma quando o assunto é sexualidade e Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou algum outro tipo de deficiência e/ou transtorno. É notável a infantilização e retirada dos direitos sexuais dessas pessoas, em uma sociedade que já carece de informação e estudos científicos sobre educação sexual. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa foi analisar e compreender quais as expectativas e opiniões de mães de adolescentes diagnosticados com TEA sobre sexualidade, além de descrever o papel da sexualidade no cotidiano das famílias. O estudo foi feito em uma Clínica Multiprofissional, localizada no município de Santos - SP, que atende crianças e adolescentes com TEA. Para a coleta de dados utilizaram-se entrevistas semiestruturadas respondidas individualmente por 3 mães de adolescentes, sendo dois deles que frequentam um grupo de habilidades sociais coordenado pela psicóloga da clínica. O embasamento teórico para a análise de dados foi a fenomenologia a partir das perspectivas de diferentes autores. A partir da análise das entrevistas, foram elencadas as seguintes categorias “autismo na família", “namoro, masturbação e adolescência”, "mídia e sexualidade" e “educação sexual e profissões”. Ao fim desse estudo, podemos concluir que a sociedade tem muito o que aprender e trocar com os sujeitos autistas, estes, merecem ter seus direitos afetivos e reprodutivos garantidos e respeitados, e em relação à terapia ocupacional verificou-se que, esta carece de estudos sobre sexualidade e que os adolescentes com TEA, mesmo sendo infantilizados de forma recorrente, não deixam de demonstrar seus desejos e afetos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Verdade e historicidade em Heidegger: continuidades e rupturas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-11-27) Guimaraes, Deborah Moreira [UNIFESP]; Tranjan, Tiago [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)We intend to research how Heidegger thinks of the concept of truth during the 1920s, when he develops his main work, Being and Time (1927), and during the 1930s, when he develops his unpublished work Contributions to Philosophy (Of the Event) (1989). The problem of truth is directly related to Heidegger’s project of a hermeneutic-phenomenological ontology, which confronts the philosophical tradition by challenging different conceptions of truth as adequacy, evidence, and consistency. Heidegger's engagement with Husserl's transcendental phenomenology and Dilthey's historical hermeneutics leads him to the conception of truth as unveiling. Beyond disruptions, we attempt to investigate continuities between Being and Time on one side and Contributions, on the other. We expect to find not a failure in the former, but rather an insufficiency on Heidegger’s questioning of truth. Such insufficiency should be considered within the scope of the transition from the problem of truth to the problem of historicity, since the fields of meaning opened by the world opening existentials are historically constituted. Based on the hypothesis that Being and time must rescue the hermeneutics of the facticity project to consolidate a practical genesis of significance, the objective of this thesis is to explain to what extent historicity becomes the key to read for possible continuities and ruptures. Therefore, this thesis consists of the formulation that the thinking after the turning is capable of realizing the aspirations of existential analytics by realizing that historicity is the basis of the problems of meaning and truth.