Navegando por Palavras-chave "Family Nursing"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)The family in face of the elderly's reality of living alone(Assoc Brasileira Enfermagem, 2017) Perseguino, Marcelo Geovane [UNIFESP]; de Moraes Horta, Ana Lucia [UNIFESP]; Ribeiro, Circea Amalia [UNIFESP]Objective: to understand the family dynamics in face of the reality of the elderly living alone. Method: study of qualitative approach with theoretical reference of symbolic interactionism that involved interviews with families. Data were analyzed by thematic analysis. Results: six families participated in the study. The discourse analysis originated the following categories: The family respecting their decision making
- ItemAcesso aberto (Open Access)Práticas educativas em saúde : a concretude do trabalho dos enfermeiros da estratégia de saúde da família(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014) Ramos, Carlos Frank Viga [UNIFESP]; Tanaka, Luiza Hiromi Tanaka [UNIFESP]; Araruna, Raimunda da Costa; http://lattes.cnpq.br/3328667670494092; http://lattes.cnpq.br/9047748805998095; http://lattes.cnpq.br/6598758856726217; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O objeto estudado foi sobre as práticas de educação em saúde realizadas pelos enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Objetivos: compreender o significado das práticas de educação no processo de saúde-doença, identificar possíveis fatores facilitadores ou dificultadores à realização destas práticas, na perspectiva dos enfermeiros das Unidades de Saúde da Família (USF), e construir coletivamente propostas para a realização de práticas educativas em saúde com os enfermeiros da USF. Metodologia: pesquisa de abordagem qualitativa foi desenvolvida pelo método da pesquisaação, realizada em 11 USF da zona urbana do Município de Cruzeiro do Sul (Acre-Brasil). A coleta de dados se deu em duas fases, sendo a primeira por meio de entrevista semiestruturada, com 12 enfermeiros. Na segunda fase, pela técnica de Grupo Focal (GF) com 12 enfermeiros. Foram realizados três encontros, cada um com duração de uma hora e trinta minutos, sendo coordenador o próprio pesquisador e a observadora uma enfermeira docente da Universidade Federal do Acre (UFAC). Análise e Resultados: A técnica de análise dos dados teve como base a análise de conteúdo, na abordagem temática. Resultaram cinco unidades temáticas: 1- Dicotomia entre o saber e o fazer; 2- Práticas educativas do enfermeiro na ESF tendo como determinante o processo saúde-doença; 3- Estratégias para ensino e aprendizagem no cotidiano do enfermeiro; 4- Propostas para melhoria das ações educativas; e 5- Atenção à Saúde do Homem. Discussão: na perspectiva dos enfermeiros colaboradores, a prática educativa no processo de saúde-doença é importante para garantir a promoção à saúde e prevenção a doenças a ser realizada por meio de estratégias educativas grupais, visitas domiciliares regulares, orientações nas consultas e práticas educativas inovadoras com a participação da comunidade. No entanto, os enfermeiros mostraram dificuldades de implementá-las devido à alta demanda de atendimento na unidade, falta de estrutura para realizar essas práticas, falta de qualificação profissional e autonomia diante do processo de organização do trabalho. Os enfermeiros realizam ações educativas centradas na demanda dos problemas de saúde da comunidade, visitas domiciliares direcionadas aos pacientes acometidos por doenças que impossibilitam o seu deslocamento até a unidade e consultas de enfermagem, predominantemente pré-natal e exame Preventivo do Colo Uterino (PCCU). O Programa de Atenção à Saúde do Homem foi destacado por ser pouco efetivo e necessita melhoria da ação educativa. Considerações finais: A participação dos enfermeiros no GF proporcionou a reflexão sobre as práticas educativas no processo saúde-doença e cuidado. Foram construídas propostas para viabilizar ações educativas em suas unidades, voltadas para o processo saúde-doença e da necessidade do apoio da gestão da ESF do município e da UFAC. Os resultados deste estudo foram discutidos com os enfermeiros da zona urbana e rural, que confirmaram a fidedignidade dos dados apresentados, juntamente com o gestor municipal e a representação da UFAC na figura do próprio pesquisador.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Self-efficacy scale for the establishment of good relationships with families in neonatal and pediatric hospital settings(Univ Sao Paolo, 2017) Cruz, Andreia Cascaes [UNIFESP]; Angelo, Margareth; dos Santos, Bernardo PereiraObjective: The purpose of this study was to develop and test the psychometric properties of the Self-efficacy Scale for the Establishment of Good Relationships with Families in Neonatal and Pediatric Hospital Settings. Method: Methodological study grounded on self-efficacy theory was conducted in three phases: conceptual and operational definition (review of the literature and interviews with the target population), content validity (opinion of five experts e three clinical nurses), and exploratory factor analysis and internal consistency reliability (cross-sectional survey with a valid sample of 194 nurses). Results: A ten-point Likert scale with 40-item was designed and one item was excluded after review by experts. Three factors emerged from the exploratory factor analysis. The Cronbach's alpha for all items was 0.983 with item-total correlations in the range 0.657 to 0.847. Cronbach's alpha value if item deleted were less than or equal to 0.983. Conclusion: The final version of the scale demonstrated psychometric adequacy. It is a useful tool to be administered in the clinical, educational and research nursing fields to measure nurses' self-efficacy beliefs concerning the establishment of good relationships with families.