Navegando por Palavras-chave "FPGA"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSomente MetadadadosDesenvolvimento de um laboratório remoto de FPGA integrado a um ambiente virtual de aprendizagem(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-02-27) Beraldo, Ana Lucia Da Silva [UNIFESP]; Oliveira, Tiago De [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloTeaching Digital Systems is essential in several curricula of undergraduate and technical courses related to the Computing, Electronics, Ellectrics, Electrotechnics, Robotics, Telecommunications, Automation and Control areas. This research project implemented a remote FPGA laboratory for teaching and learning Digital Systems. The laboratory has different characteristics and enables extra-class activities. It was structured with a view to better coupling the teaching-learning process by observing the students’ reality and, for example, allowing the student to choose to view the images of the system faster, saving internet bandwidth. We carried out the implementation of the laboratory at UNIFESP, which has a laboratory for the disciplines of Digital Systems, which currently offers twenty-five computers with 25 FPGA Altera Kits for use with the Quartus Prime Software. The demand for students to use this equipment is higher than the proposed, and not all students can use it during the period of classes. As a final artifact, the remote lab was included in the Moodle virtual learning environment through a plugin. We carried a survey with the students in which them had to indicate their degree of agreement or disagreement on a 5-point Likert scale with questions related to their experience with the use of the remote laboratory. The results were quite positive; the majority of the students answered that the use of the remote laboratory strengthened their practical skills and that they were motivated to carry out the activities by the remote laboratory.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Implementação de uma unidade de efeitos de áudio digital em FPGA(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-24) Santos Junior, Vlademir Celso dos [UNIFESP]; Oliveira, Tiago de [UNIFESP]; Silva Neto, Lauro Paulo da Silva; http://lattes.cnpq.br/3979447098275675; http://lattes.cnpq.br/8390665307472965; http://lattes.cnpq.br/6104070764815872O presente trabalho tratou da implementação de uma unidade de efeitos de áudio digital voltada para o uso em tempo real por meio de um FPGA. Foram implementados seis efeitos de áudio distintos por meio da linguagem de descrição de hardware Verilog, e feitos testes de suas execuções em conjunto com um contrabaixo. Foram analisados os valores de latência obtidos para cada efeito e a conformidade desses com o seu comportamento teórico. Cinco dos efeitos implementados foram considerados próprios para o uso musical, e um deles foi considerado insatisfatório.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Protocolo USB/IP aplicado em contexto educacional para controle remoto de kits de desenvolvimento com FPGA(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-02) Bruno, João Pedro Ballerini [UNIFESP]; Oliveira, Tiago de [UNIFESP]; Oliveira, André Marcorin de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1864836114526818; http://lattes.cnpq.br/8390665307472965; http://lattes.cnpq.br/4706248743105902Este trabalho foi realizado com o propósito de apresentar uma nova solução para auxiliar no aprendizado de sistemas lógicos em um contexto universitário. Integrado a um simulador de circuitos digitais, a solução foi desenvolvida, trazendo a experiência do laboratório prático para dentro de um ambiente híbrido (simulado e remoto). A interface do aluno com um kit de desenvolvimento com FPGA se dá por meio da solução comercial VirtualHere, que é capaz de conectar o kit DE2-115 ao computador do aluno de forma remota e transparente. Esta nova abordagem promete ser menos restritiva e mais responsiva em comparação a solução utilizada atualmente na Universidade Federal de São Paulo. Para isto, foi proposta uma nova arquitetura para atingir estes objetivos. Ao término do trabalho o sistema foi disponibilizado para alunos e ex-alunos os quais avaliaram a solução por meio de um questionário de usabilidade SUS, obtendo uma pontuação satisfatória.
- ItemRestritoSistema eletromecânico para conversão de energia em um protótipo de elevador(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-10) Autuori, Raphaela Gomes [UNIFESP]; Silva Neto, Lauro Paulo da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3979447098275675; https://lattes.cnpq.br/9188844996097503Este trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um protótipo de elevador capaz de reaproveitar a sua energia de frenagem. Avaliando, por meio desse, a eficiência de conversão da energia cinética, produzida durante a frenagem do elevador, em elétrica. Isso é feito com o uso de um FPGA como plataforma de prototipagem, dois motores de passo acoplados no mesmo eixo, um sensor ultrassônico e um circuito para armazenamento de energia. Os resultados indicaram que a quantidade de energia elétrica produzida durante a simulação de sucessivas frenagens foi satisfatória, fornecendo corrente e tensão suficientes para a carga de um bateria AAA, e pode, em escala real, colaborar para uma economia de energia em prédios comerciais e residenciais que utilizam o elevador como meio de transporte.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Uso da comunicação Bluetooth como alternativa aos periféricos de entrada utilizados em kits didáticos de FPGA(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-19) Almeida, Gabriel Kenji de [UNIFESP]; Siva Neto, Lauro Paulo da [UNIFESP]; Oliveira, Tiago de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8390665307472965; http://lattes.cnpq.br/3979447098275675; http://lattes.cnpq.br/7155782456127040Este trabalho foi realizado com o propósito de introduzir, por meio de um protótipo, uma solução para auxiliar o aprendizado de Sistemas Computacionais Complexos, em um contexto universitário de currículo diferenciado. Sucintamente, os alunos de Engenharia de Computação da Universidade Federal de São Paulo, ao longo do curso, devem desenvolver um Sistema Computacional contendo processador, compilador, sistema operacional, e realizar um projeto de comunicação digital. Esse projeto é desenvolvido com o kit DE2-115, uma plataforma munida de um FPGA, que consiste em um dispositivo de portas programáveis, e periféricos, que permitem a interação com o projeto desenvolvido, do mesmo modo que um teclado é o meio no qual há a interação com um computador. O presente trabalho tem como objetivo fornecer ao aluno um meio alternativo para realizar essa interação em seus projetos, através do uso de seu celular pessoal para simular os periféricos de entrada. Esta nova abordagem promete facilitar o dia-a-dia do aluno, provendo uma alternativa ao uso dos periféricos do kit DE2-115, de modo a contribuir indiretamente contra o desgaste e problemas de higiene, oriundos do uso prolongado por várias pessoas desses componentes, e até mesmo viabilizar a utilização de kits DE2-115 que possuem defeito em seus periféricos.