Navegando por Palavras-chave "Experience report"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Colcha de retalhos: um relato de experiência sobre trajetórias na formação em saúde mental(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-12) Augusto, Ana Clara de Castro Ralize [UNIFESP]; Moreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1186084305231587; https://lattes.cnpq.br/6058108320223907; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O cenário da saúde mental no Brasil, inserido no sistema capitalista e historicamente construído por práticas de tratamento estigmatizantes, discriminatórias e violentas, silencia a voz das pessoas em sofrimento psíquico intenso e as impede de adentrar, pertencer e protagonizar espaços. Diante disso, este trabalho compartilha as vivências e aprendizados de uma estudante de Psicologia da Universidade Federal de São Paulo Campus Baixada Santista, em processo de formação em saúde mental, com ênfase na experiência em participar do Projeto de Extensão Trajetórias: Protagonismo de usuários dos serviços de saúde mental nas ações de ensino-aprendizagem em saúde, o qual valoriza os saberes institucionalmente descartados e luta pela transformação no campo da saúde mental nacional. Para isso, o projeto abre portas para conhecimentos marginalizados, promove ações artísticas, permitindo novas possibilidades de existência, e acredita no apoio mútuo e no afeto como formas de tratamento. Como resistência a movimentos contrários ao processo de reforma psiquiátrica, fortalecidos por forças excludentes e manicomiais, o presente trabalho, em forma de relato de experiência, constrói um espaço de crítica e reflexão acerca da realidade vigente. Nesse processo, simbolicamente organizado como uma colcha de retalhos, em que se recolhem fragmentos de experiências vivenciadas, buscaram-se notas intensivas e descritivas que compõem diários de campo e relatórios finais da extensão. Articuladas com análises a respeito do cuidado em liberdade e movimentos antimanicomiais, as partes que constituem esse trabalho demonstram a importância da participação nesse projeto, sobretudo para uma formação potente e consciente em Psicologia.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Criando laços e tecendo redes: A comprreensão das redes de apoio social a partir da experiência junto às pessoas que vivenciam o sofrimento psíquico intenso(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-09) Ribeiro, Isabela Cristina Padovez [UNIFESP]; Moreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1186084305231587; http://lattes.cnpq.br/6594600592833534; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Muitos estudos se debruçam em investigar a relação entre apoio social e saúde mental, mas poucos são aqueles que o fazem a partir da experiência dos usuários e é isso que esta pesquisa, em contra fluxo, propõe. Busca-se entender quais são os principais componentes da rede socioafetiva reconhecida pela pessoa que vive com sofrimento psíquico intenso; compreender por quais meios se formam e se fortalecem e também qual sua relevância no cuidado em saúde. É um estudo de caráter qualitativo, em que os dados foram obtidos a partir de registro de notas intensivas da pesquisadora durante observação participante em experiências de estágio no campo da saúde mental e também dos encontros do projeto de extensão “Trajetórias: Protagonismo de usuários de serviços de saúde mental nas ações de ensino-aprendizagem em saúde” e analisados pela perspectiva da análise temática. A compreensão dos registros intensivos de notas sobre o saber da experiência vivida junto às pessoas com grave sofrimento psíquico requer processo de aproximação e distanciamento em que é possível inferir o quanto as relações sociais são significativas na condução de vida e cuidado dos usuários. A amizade entre as pessoas tem se apresentado com papel fundamental em suas redes de apoio, principalmente quando se trata de vínculos entre usuários. Além disso, percebeu-se como a arte se faz suporte para muitos usuários e está presente nas redes não só como componente, mas principalmente como construtora das mesmas. A arte por meio de múltiplas linguagens foi temática recorrente nos encontros, oficinas do estágio e também ações do projeto de extensão Trajetórias, evidenciando esses espaços como potentes para a formação e fortalecimento de vínculos. Acredita-se que ao produzir estudos como este, que se baseiam na percepção dos próprios usuários acerca daquilo que os perpassa destacando sua voz e suas concepções sobre a experiência do sofrimento psíquico, contribui-se para quebra da verticalidade da produção científica, auxiliando na democratização do conhecimento e do protagonismo dessas pessoas. Para além disso, investigar as redes de apoio dos usuários se mostra importante para pensar na construção de planos de cuidado que levem em consideração as múltiplas dimensões de cada um e conhecendo alguns meios pelos quais as redes se criam, é possível trabalhar a ampliação destas, o que é muito benéfico para a saúde integral das pessoas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Formação em psicologia na unifesp e reflexos da política de assistência estudantil: uma revisão narrativa e um relato de experiência(Universidade Federal de São Paulo, 2021-01-25) Silva, Edvan Washington Pereira da [UNIFESP]; Moreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1186084305231587; http://lattes.cnpq.br/3129917001769346; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta é uma pesquisa qualitativa cujo objetivo é dissertar a respeito das possíveis interfaces entre as políticas de assistência estudantil na perspectiva da permanência universitária, bem como investigar quais são os tipos de implicações que essas políticas engendram, a partir da inserção inédita de uma nova leva de estudantes em ambientes acadêmicos por meio de políticas de acesso às universidades públicas; por fim, apresentamos uma narrativa sobre a constituição de marcas durante o processo de formação universitária e profissional desse novo perfil discente. Para tanto, propõe-se dois movimentos: primeiro, realizamos um levantamento bibliográfico em bases de dados online sobre textos acadêmicos que abordem os temas de interesse do presente estudo – a permanência estudantil; a análise dos dados foi feita a partir dos artigos encontrados online. Segundo, apresentamos um relato de experiência do próprio autor, versando sobre seu processo de formação no curso de Psicologia na UNIFESP, entre os anos de 2016 e 2020. Este relato tem o objetivo de explicitar, em uma perspectiva particular, as marcas dos processos de permanência estudantil e do impacto das políticas de assistência ao estudante na formação universitária.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Um percurso de formação em psicologia: Cenas de intensidades para uma (trans)formação ético-política(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-12-05) Barbero, Mayara Dandara [UNIFESP]; Moreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1186084305231587; http://lattes.cnpq.br/0807008692334996; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho de conclusão de curso busca relatar e analisar o percurso de formação em psicologia pela Universidade Federal de São Paulo - campus Baixada Santista, realizado no período de 2015 a 2019. Trata-se de um estudo descritivo e analítico sobre o percurso em forma de relato de experiências próprias à formação, sucedidas em diferentes territórios da Baixada Santista. Como fonte de dados são utilizados diversos materiais produzidos neste período, como diários de campo; atividades acadêmicas avaliativas tais como, ensaios e narrativas; relatórios de estágio; registros de experiência, entre outros documentos. A análise temática dos documentos obtidos apresenta as transformações vividas durante o trajeto de modo a expor a interdisciplinaridade e a transversalidade das experiências, indicando um percurso em platôs que possibilita a compreensão de temas centrais que o perpassam, como a inserção em cenas e situações de diferentes territórios percorridos durante a trajetória; o contato com diferentes nódulos de redes formais e informais de indivíduos que possibilitaram compreender suas constituições e articulações; as possíveis configurações, modos de escuta, formas de atuação e intervenção com grupos de diferentes contextos populacionais; reflexões acerca da formação para o trabalho a partir de experiências em equipamentos, serviços e equipes em que houve inserção profícua que possibilitou um modo de agir ético-político como psicóloga; e episódios de envolvimento com a arte durante o percurso de formação e sua utilização como instrumento de trabalho, respectivamente. À vista disso, torna-se tangível a compreensão acerca da formação em psicologia oferecida pela universidade para um agir ético-político congruente com o preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, bem como para um crescimento e transformação pessoal.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Sistema reprodutor na EJA e no Ensino Médio: relato de experiência(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-14) Silva, Elina Bruna Sinesio da [UNIFESP]; Rosalen, Marilena Aparecida de Souza [UNIFESP]; Beserra, Bárbara de Freitas; http://lattes.cnpq.br/4999365849570415O ensino de sistema reprodutor é importante tanto para os jovens, quanto para os adultos. O ensino médio é a última etapa para conclusão da educação básica e a educação de jovens e adultos (EJA) é a maneira que inúmeras pessoas que não conseguiram concluir sua escolaridade no período adequado, utilizam para acessar e concluir seus estudos. Em vista disso, o professor encontra um público muito heterogêneo de idades na EJA, enquanto no ensino médio há uma homogeneidade maior de idades. Assim, o professor encontra dificuldades e necessidades de ensino diferentes com cada público, e é necessário que o professor adote maneiras diferentes de ensinar ciências e biologia para cada público. A temática do sistema reprodutor contempla diversos pontos, como: anatomia e fisiologia do sistema feminino e masculino, ciclo menstrual, gravidez, hormônios e métodos contraceptivos. Considerando esse contexto, o objetivo deste trabalho é verificar quais pontos do sistema reprodutor estão sendo trabalhados e quais estratégias didáticas adotadas, considerando dois relatos de experiências - em aula de biologia do ensino médio e em aula de ciências da EJA. A metodologia adotada foi qualitativa. Verificamos que os tópicos ensinados sobre o sistema reprodutor nos dois casos são parecidos, com poucas diferenças, como: variação dos hormônios no ciclo menstrual, métodos contraceptivos, puberdade e gravidez. Em relação às estratégias, temos algumas comuns e outras que foram adotadas apenas no ensino médio, como: trabalho em grupo, estudo dirigido e seminários.