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- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise do Perfil de Estudantes Ingressantes da Universidade Federal de São Paulo - 2017(UNIFESP, 2017) Leonardi, Fabrício Gobetti [UNIFESP]; Rosa, Anderson da Silva [UNIFESP]; Mihara, Antonio [UNIFESP]; Martins, Camila Bertini [UNIFESP]; Redigolo, Carine Savali [UNIFESP]; Kinker, Fernando Sfair [UNIFESP]; Mariano, Flávia Cristina Martins Queiroz [UNIFESP]; Quadros, Isabel Marian Hartmann de [UNIFESP]; Cespedes, Juliana Garcia [UNIFESP]; Azzalis, Lígia Ajaime [UNIFESP]; Oliveira, Luzia Pedroso de [UNIFESP]; Borçato, Marcelo Curci [UNIFESP]; Minhoto, Maria Angélica Pedra [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3004028271204597Este relatório representa o trabalho da Cepeg (Comissão de Estudos do Perfil do Estudante de Graduação da Unifesp) referente aos dados institucionais coletados no ano de 2017 dos(as) estudantes ingressantes na graduação. A aplicação do questionário, a tabulação, a confecção de tabelas e gráficos, as análises e estudos têm demandado um vigoroso cronograma de encontros e reflexões na missão de conhecer melhor esses(as) estudantes que têm acessado a Universidade Federal de São Paulo. Este relatório também inclui, quando possível, comparações com o perfil dos ingressantes dos anos anteriores.
- ItemSomente MetadadadosAvaliação E Intervenção No Processo De Aprendizagem: O Olhar De Graduandos Da Área Da Saúde Da Universidade Federal De São Paulo - Campus Baixada Santista(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-10-19) Paula, Yara Aparecida de [UNIFESP]; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Higher Education Has Undergone Profound Changes In Recent Decades, And This Movement Has Been Setting A New Stage With New Characteristics And New Demands. The Objective Of This Study Was To Investigate The Perception That The University Students, From The Health Area Of Unifesp Campus Baixada Santista, Do About The Self-Conduction Of The Learning Process And About The Impact Of Intervention Program To Promote Self - Regulation Developed In Workshops And Individual. 299 Undergraduate Students In The Courses: Physical Education, Physiotherapy, Nutrition, Psychology, Occupational Therapy And Social Work. We Adopted The Constructs Of The Cognitive Social Theory, As A Theoretical Reference, Especially The Concepts Of Self-Regulation Of Learning And Self-Efficacy. The Exploratory Research, Of Quantitative And Qualitative Character, Was Carried Out In Three Stages. In The First One, The Students Answered The Instruments: Academic Life Assessment Scale - Eava; Inventory Of Learning Self-Regulation Processes - Ipaa;
- ItemEmbargoEfeitos do Tai Chi e Chi Kung na Qualidade de Vida e na Cognição de Estudantes Universitários: uma revisão narrativa(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-30) Aguião, Luis Felipe Santos Alvarez de [UNIFESP]; Ribeiro, Alessandra Mussi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7373640456805525; http://lattes.cnpq.br/8849269689868074; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)As práticas corporais chinesas (TCC), como o Tai Chi e Chi Kung, têm em comum entre si o cultivo da longevidade por meio da realização de movimentos naturais em busca de manter uma vida em equilíbrio, tanto de modo fisiológico quanto de modo psicossocial e espiritual. Dessa forma, estas práticas levam o indivíduo ao desenvolvimento de uma consciência do estado de presença e uma melhor tomada de decisão. Ao longo dos últimos anos pesquisas tem mostrado que estudantes universitários apresentam alto risco de agravamento da saúde e suscetibilidade à diversas doenças, como transtornos de ansiedade e humor. Assim, é importante investigar os fatores de risco relacionados a piora da saúde mental de indivíduos entre 20 e 24 anos de idade, e propor estratégias não farmacológicas para a melhora da qualidade de vida destes indivíduos. Este estudo tem como objetivo realizar uma revisão narrativa baseada em estudos sobre os efeitos da prática de Tai Chi e Chi Kung na qualidade de vida e na cognição de estudantes universitários. Para tal, foi realizada uma busca baseada em estudos publicados entre janeiro de 2013 e março de 2023 em português, inglês e espanhol nas bases de dados: PubMed, BVS Salud, Embase, Scopus, Web Of Science, Cochrane Library (Trials) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Os critérios de inclusão foram estudos que envolveram estudantes universitários entre 18 e 30 anos de idade, que realizaram práticas de Tai Chi e/ou Chi Kung, e que tiveram seus aspectos físicos e mentais avaliados. Os critérios de exclusão foram artigos duplicados, protocolos de ensaios clínicos, estudos de viabilidade sem resultados estatísticos referentes aos desfechos analisados, revisões, teses, dissertações e resumos. Um total 1.530 estudos foram encontrados e, após aplicação dos critérios, 13 estudos foram incluídos nesta revisão. A maioria dos estudos teve uma maior participação geral de mulheres e uma média de 130 ± 39 participantes por estudo. Cinco estudos avaliaram a saúde mental e dois estudos avaliaram indicadores de saúde física. Nove estudos avaliaram ansiedade, estresse e qualidade de sono e para tanto usaram instrumentos como PSQI, DASS-21 e WHOQL. Além disso, apenas um estudo avaliou cortisol salivar, memória e aptidão cardiorrespiratória, dois estudos avaliaram tempo de resposta, força e propriocepção. Os resultados encontrados sugerem que estas práticas podem melhorar o desempenho dos estudantes em tarefas cognitivas e na percepção de tempo. O Tai Chi e Chi Kung são estratégias terapêuticas não-farmacológicas com potencial para o manejo de saúde física e mental em estudantes universitários.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Esporte e universidade: desafios de ser estudante e atleta.(Universidade Federal de São Paulo, 2019-09-25) Santoro, Renato Paulin [UNIFESP]; Padovani, Ricardo da Costa [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5442923292795249; http://lattes.cnpq.br/3941712561744154; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O nível de exigência física e psicológica sobre um atleta de alto rendimento está cada vez mais elevado. A busca constante por melhores resultados e marcas deixa evidente a tensão psicológica que atletas estão submetidos ao longo do desenvolvimento de sua trajetória esportiva. Compreender como percebem a qualidade de vida e quais são os recursos de enfrentamento que normalmente empregam para lidar com os estressores constituem importantes variáveis para estudiosos e profissionais da área do esporte. Nesta perspectiva, o objetivo do presente estudo foi investigar a percepção da qualidade de vida e os recursos de enfrentamento de atletas universitários. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP (2.124.122). Participaram do estudo 8 atletas do gênero masculino, praticantes de futsal e jiu-jitsu de uma instituição de ensino superior da baixada santita. Instrumento: Roteiro de Entrevista semiestruturada. A coleta de dados foi realizada individualmente, com duração média de 50 minutos. O grupo investigado foi composto por atletas solteiros, residindo em sua maioria em república. A maioria dos participantes foi do curso de Educação Física. Três participantes relataram receber patrocínio. Todos relataram histórico de lesão esportivo. O afastamento da modalidade esportiva decorrente da lesão esteve associado a sensação de perda de oportunidades esportivas. Constatou boa percepção da qualidade de vida entre os participantes. Verificou-se diferentes estratégias de manejo do estresse e da ansiedade em situações de competições. Dentre as estratégias destacaram: escutar música, rezar, pensar no que poderia fazer durante a partida. Mencionaram que no dia anterior as competições procuram manter uma alimentação saudável e evitam pensar na competição. Família, namorada, treinador e amigos foram as fontes de apoio mais citadas. Quatro participantes relataram ter recebido atendimento psicológico específico para melhoria do desempenho esportivo no passado. Fica evidente importância de desenvolver programas e projetos na área da psicologia esportiva para essa população de atletas.
- ItemRestritoO estudante de graduação no contexto da educação interprofissional em saúde: experiências discentes no programa de educação pelo trabalho para a saúde (PET-SAÚDE)(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-18) Soares, Patrícia Danielle Feitosa Lopes [UNIFESP]; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7402359906381953; http://lattes.cnpq.br/5865773328805872; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A Educação Interprofissional (EIP) é a ocasião em que membros de duas ou mais profissões aprendem em conjunto, de maneira interativa, com o objetivo de garantir um cuidado colaborativo de qualidade aos usuários, famílias e comunidade. Objetivou-se descrever experiências de Educação Interprofissional de estudantes de graduação no PET-Saúde Interprofissionalidade; realizar uma análise da literatura nacional sobre Educação Interprofissional na Graduação em Saúde no Brasil; caracterizar o perfil de estudantes em termos de idade, gênero, raça/cor, área de formação e período do curso em que estão inseridos; conhecer atitudes de estudantes em relação às experiências interprofissionais desenvolvidas no PET-Saúde Interprofissionalidade. Realizou-se uma pesquisa descritiva, envolvendo: Fase 1) revisão integrativa da literatura nacional de artigos originais publicados entre 2005 e 2020, sobre Educação Interprofissional na graduação em saúde nas instituições de ensino superior brasileiras, nas bases Medline, Pubmed, Cochrane Library, Embase, Web Of Science, Scopus, Science Direct, ERIC e LILACS; Fase 2) aplicação da Escala de Avaliação de Atitudes de Estudantes em Relação à Educação Interprofissional na Graduação em Saúde, construída e validada no Brasil, com 262 estudantes envolvidos em 10 programas PET-Saúde Interprofissionalidade de três estados (Pará, Alagoas e São Paulo), entre outubro de 2019 e outubro de 2020. Para análise dos dados da Fase 1 foi realizada análise de conteúdo do tipo temática e da Fase 2 o software SPSS (Statistical Package for the Social Science) e os recursos estatísticos: medidas de tendência central (média e mediana) para as variáveis quantitativas e proporções para variáveis qualitativas. Os resultados da RI abrangeram 34 manuscritos originais. Identificou-se uma rede construída em nível nacional e com apoio internacional quanto às discussões e pesquisas sobre a EIP, porém com concentração de parcerias entre pesquisadores das regiões Nordeste, Sudeste e Sul e necessidade de ampliação de estudos sobre as experiências nas regiões Norte e Centro-Oeste do país. Evidenciou-se na literatura nacional escassez de estudos longitudinais e de métodos mistos que avaliem mudanças de atitudes, organizacionais e na saúde das pessoas, ou seja, há necessidade de estudos de maior evidência. Em relação aos resultados da aplicação da escala, participaram 262 estudantes do PET-Saúde Interprofissionalidade, dos quais 50% tinham idade entre 22 e 26 anos, a maioria se declarou mulher cisgênero e 46,9% pardos. No Fator 1 - Processo educativo para o desenvolvimento de competências colaborativas, evidenciou-se maior média nos itens 1 e 20 e, no Fator 2, maior média nos itens 1, 3, 5 e 8. O Fator 2 - Relevância da educação interprofissional e interação entre as profissões, foi o que mais se destacou no estudo, tal como verificado no estudo de construção e validação da escala. Evidenciou-se disponibilidade e interesse dos estudantes para a aprendizagem compartilhada, para o trabalho em equipe e para vivenciar experiências de EIP na graduação. O PET-Saúde foi reconhecido como uma experiência de EIP que prepara para o trabalho em equipe e para uma forte relação com a melhoria da atenção à saúde. Contudo, dificuldades envolvendo protagonismo, comunicação, hierarquização e conhecimento acerca das profissões da saúde ainda são fortemente presentes. Evidenciou-se que as atitudes dos estudantes em relação à experiência vivida no PET-Saúde Interprofissionalidade são positivas e favoráveis a programas e projetos curriculares que, intencionalmente, tenham na EIP sua base epistemológica, educacional e metodológica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo normativo do desempenho de leitura medido por meio da tabela MNREAD-P em escolares normo-leitores(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-24) Souza, Yan Jonathan D' Almeida [UNIFESP]; Ferraz, Nívea Nunes [UNIFESP]; Fernandes, Arthur Gustavo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9583719860939399; http://lattes.cnpq.br/0768359963029007; http://lattes.cnpq.br/3521077770188619Objetivos: A habilidade de leitura é um importante fator no acesso social e cultural com importante impacto nas atividades produtivas. Com o avanço da escolaridade e o ganho da familiaridade com as palavras, a leitura torna-se mais rápida e efetiva. Definir valores normativos de desempenho de leitura (acuidade de leitura, velocidade de leitura e tamanho crítico de letra) na tabela MNREAD-P em escolares saudáveis alfabetizados matriculados entre o terceiro ano do Ensino Fundamental e o terceiro ano do Ensino Médio. Métodos: Foram incluídos participantes alfabetizados com idade entre 8 e 18 anos, com acuidade visual apresentada melhor ou igual 20/32 em ambos os olhos para longe e para perto, ausência de desvios oculares manifestos e queixas visuais, assinatura pelos pais/responsáveis do termo de consentimento livre e esclarecido para participação em pesquisa, e que assinaram o termo de assentimento para participação em pesquisa. Foram excluídos os voluntários com presença ou suspeita de dislexia; atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e distúrbios da fala e/ou surdez. Os escolares foram recrutados em um colégio da rede particular de ensino fundamental e médio. A avaliação foi realizada na própria escola, durante o período de aulas, incluindo medida da acuidade visual (logMAR) e avaliação da motilidade extrínseca ocular (teste de cobertura) para longe e para perto, e avaliação do desempenho de leitura binocular e monocular na tabela MNREAD-P. Os seguintes parâmetros de desempenho de leitura foram determinados: acuidade de leitura (AL, em logMAR), tamanho crítico de letra (TCL, em logMAR) e pela máxima velocidade de leitura (MVL, em palavras/minuto). Durante a realização do teste binocular foi avaliada também a compreensão de leitura das sentenças lidas, sendo classificada para cada escolar em texto-base, superfície de texto ou modelo da situação, de acordo com o padrão mais frequente. Os parâmetros de desempenho de leitura foram analisados entre os diferentes níveis de escolaridade agrupados: Ensino Fundamental I (3o ao 5o ano), Ensino Fundamental II (6o ao 9o ano) e Ensino Médio (1o ao 3o ano) e o nível de significância foi considerado como p≤0,05. Resultados: Participaram deste estudo 92 escolares (65% meninas) com média de idade de 12,8±2,9 anos. Os limites inferiores de AL foram 0,1 logMAR para o Ensino Fundamental e 0,0 logMAR para o Ensino Médio, em condição monocular e binocular. O limite inferior do TCL foi 0,4 logMAR para todos os níveis de escolaridade em condição monocular e binocular. Os limites inferiores de MVL binocular foram para o Ensino Fundamental I e II e o Ensino Médio, respectivamente, 132 palavras/minuto, 178 palavras/minuto e 227 palavras/minuto; em condição monocular, quando não solicitada a leitura para compreensão do texto, a MVL dos escolares do Ensino Fundamental teve incremento de 10%. O avanço da escolaridade foi significantemente associado à melhora da AL binocular (p=0,014) e monocular (p=0,017), bem como da MVL (p<0,001), porém sem associação com o TCL. Conclusão: Os valores de normalidade de desempenho de leitura determinados neste estudo em escolares saudáveis da educação básica poderão servir de base determinação de déficits na função de leitura em crianças com diversas condições de saúde com impacto na visão e cognição.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Iniciativas de Educação Ambiental voltadas para as mudanças climáticas: a influência do Índice do Desenvolvimento Humano (IDH)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-09) Magami, Dara Satie Alves [UNIFESP]; Costa, Rosangela Calado da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4638308738481562; http://lattes.cnpq.br/0496334254423876Evidências do aumento da temperatura média global têm sido fornecidas há décadas pela comunidade científica e as mudanças climáticas emergem como uma das problemáticas socioambientais de maior importância na atualidade. Diante disso, a sociedade, cujas atividades são as principais causas dessas perturbações, devem responder prontamente, visando à redução de riscos e a prevenção e mitigação das mudanças climáticas em andamento. Sob essa perspectiva, a Educação Ambiental (EA), em seu sentido amplo, revela-se como um instrumento versátil que, valendo-se do conhecimento, busca a sensibilização, o preparo e a adaptabilidade dos que a acessam. Dentro desse contexto, o objetivo deste estudo foi caracterizar iniciativas de educação básica e formal voltadas às mudanças climáticas e relacioná-las ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de seus países de origem. Para isso, foi feita revisão bibliográfica e as iniciativas de educação levantadas foram observadas quanto às variáveis de contextualização (etapa de ensino, país de origem, IDH e ano de publicação) e de abordagem (integração de recursos tecnológicos, trabalho coletivo e/ou individual, práticas integrativas, correntes de Educação Ambiental, abordagem interdisciplinar etc.). Uma vez categorizado o conteúdo – mediante análise de conteúdo –, os dados foram tratados em programa editor de planilhas. De forma geral, as iniciativas apresentam um perfil de ensino mais tradicional; porém, quando observadas às ações de EA sob a perspectiva do IDH, nota-se que as iniciativas que se distanciam desse modelo e apresentam abordagens mais modernas, concentram-se nos países com IDH muito elevado (≥ 0,800) e as mais tradicionais são encontradas entre os países menos desenvolvidos. Conclui-se, por fim, que, embora um ensino tradicional não seja necessariamente inferior ao ensino de caráter mais inovativo, incorporar abordagens inovadoras ao ensino dos países pobres e em desenvolvimento é uma oportunidade de enriquecer as práticas oferecidas e estimular a conscientização e a resposta às mudanças climáticas, sob novas perspectivas.
- ItemSomente MetadadadosPerfil de egressos de um programa de pós-graduação em Distúrbios da Comunicação(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2021) Santos, Claudia Michelle Oliveira Dos [UNIFESP]; Chiari, Brasilia Maria [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloObjectives: The aim of this research was to investigate the profile of the alumni of a Post-Graduation Programme in Communication Disorders and analyze the association between field of study, work and publications. Method: This is a prospective study based on the answers to an electronically sent questionnaire by individuals who had concluded their Master’s, Doctorate and/or Post-Doctorate in Human Communication Disorders at UNIFESP Post-Graduation Programme in the 2009-2018 period. Results: Of the 207 questionnaires sent out to the alumni, 150 were answered and became the sample of this study. Most of the former students were women (97,3%) with an average age at entry of 29,2 years for the Master’s, 34,6 for the Doctorate and 39,5 for the post-doctorate. Nearly half (45,3%) had graduated in Speech, language and hearing sciences at UNIFESP, 48% had taken part in Scientific initiation programmes as undergraduates and most (72%) were from the State of São Paulo. 87,3% published at least one article in scientific journals and Audiology is the area in which most specialized and in which most work (41,3% and 42,7%, respectively).It was found that a grant hardly influenced publishing scientific articles. There was a small statistical difference regarding the average number of publications in the Master’s per area (from 1,000 to 1,286). The average of publication varied a little more in the Doctorate (from 0,308 to 1,571) and (from 0,030 to 0,125) in the Post-Doctorate. The area of specialization has an influence on which area former students work (p<0,001). Taking the sample as a whole, 45,4% teach and regarding those who concluded their doctorate and post-doctorate, most teach (70,3% and 80%) and 85,4% work as clinicians. As to income, most of the alumni (30,7%) declared their monthly salaries ranged from R$5.000,00 to R$8.000,00. Conclusion: As to the profile of the alumni, most are young female adults from São Paulo state and many had studied Fonoaudiologia at UNIFESP and had participated in Scientific Initiation Programmes. Most had published articles in scientific journals and Audiology is the area in which most specialized and work. Being awarded a grant had little influence on number of publication which differed little in relation to chosen area which, in turn, does influence the area in which they work. The alumni work as clinicians and most of the Doctorate and Post-Doctorate teach and do research.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Política Nacional de Humanização (PNH): um estudo a partir de estudantes de medicina.(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-12-10) Storer, Ivania da Conceição Alves [UNIFESP]; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7402359906381953; http://lattes.cnpq.br/1332828818314866; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as concepções dos discentes de medicina da Universidade Federal de Rondônia sobre a Política Nacional de Humanização. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo descritivo-exploratório, realizado com 25 graduandos do 12º período do curso de médico, produzindo-se dados a partir de grupo focal e os analisando na perspectiva do conteúdo, tipo análise temática. Com base nos núcleos direcionadores, foram construídas categorias. A fragmentação no currículo, sinalizada pelos discentes quanto ao ensino teórico e vivência da humanização nas atividades práticas das disciplinas e do internato, especialmente sobre a Política Nacional de Humanização, foi considerada um dos desafios para melhoria da educação médica. Emergiu desta discussão a necessidade de integrar disciplinas de forma a possibilitar um conteúdo programático de natureza interdisciplinar. Assim, buscando ampliar o debate, a criação de um Núcleo de Estudos de Humanidades em Saúde configura-se como o produto desta dissertação de mestrado. Desenha-se um núcleo, onde sejam realizadas rodas de conversas, nas quais alunos e professores possam se expressar a respeito das aprendizagens sobre Humanização e Política Nacional de Humanização. Um espaço para discussões permanentes das propostas curriculares do curso, fomentando e propondo inovações curriculares de modo a ter, na humanização, um potente conteúdo e disparador metodológico para a formação médica. Acredita-se que a divulgação dos resultados deste trabalho e a corroboração dos achados de outros estudos são necessárias para aprofundar a discussão acerca do ensino médico, o que pode contribuir para uma formação mais humana, contemplada também nos currículos acadêmicos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Saúde mental na Unifesp campus Guarulhos (2015-2019): dilemas e complexidades(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-13) Fernandes, Miriã Galvão; Nemi, Ana Lúcia Lana; https://bv.fapesp.br/pt/pesquisador/17196/ana-lucia-lana-nemi/; http://lattes.cnpq.br/2147631182266546Esta pesquisa é resultado do Trabalho de conclusão de curso, do Departamento de História da Escola de Filosofia, Letras e Ciências da UNIFESP. Nomeada de “Saúde mental na Unifesp campus Guarulhos (2015-2019): dilemas e complexidades”, tem por objetivo investigar o perfil do estudante ingressante e as políticas teóricas e práticas disponibilizadas pela instituição para garantir a permanência e melhor vivência dos alunos com sofrimentos psíquicos dentro do espaço acadêmico, em diálogo com as declarações desses mesmos alunos, para que possamos compreender melhor os dados apresentados, e as lacunas que demonstram complexidade no que diz ao assunto. Para tal, serão usados documentos disponibilizados pela PRAE, como “Considerações sobre o suicídio”, “Política de álcool e outras drogas”, “Política de alimentação”, “código de conduta dos estudantes”, e os relatórios sobre a apresentação de dados do perfil do(a) estudante ingressante da Universidade Federal de São Paulo relacionados à saúde de 2015 a 2019, elaborados pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Pró-Reitoria de Graduação. Ademais, também utilizaremos como parte da documentação entrevistas feitas com os alunos em questão, professores da instituição, e o Coordenador de atenção à saúde do estudante da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), a partir dos códigos de ética da História Oral.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Uso de tecnologias digitais em escolas estaduais paulistas pós pandemia: uma análise documental.(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-13) Andrade, Daiane Morais [UNIFESP]; Rosalen, Marilena Aparecida de Souza [UNIFESP]; Silva Junior, Arnaldo; http://lattes.cnpq.br/4999365849570415Por muitos anos, existiu uma política de incentivo ao uso das tecnologias digitais como ferramentas de participação interativa, construção coletiva de projetos integradores e aplicação de novas formas de linguagem, e muitos autores também defendiam essa concepção, mas as escolas não detinham equipamentos disponíveis, nem pessoas qualificadas para apoiar e estimular os estudantes, por isso, de forma geral, a escola era considerada obsoleta, por não acompanhar os avanços tecnológicos. Durante a pandemia, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC), se viu diante de uma situação, na qual, foram direcionados a investirem na rede educacional do estado com equipamentos modernos, programas, formações de profissionais e estruturas físicas. Neste contexto, criou-se o Programa Educação Conectada com orientações e instruções de como cada escola iria gastar sua verba de maneira que todas elas se apropriassem de equipamentos tecnológicos para o retorno presencial e, assim, os professores poderiam aprimorar suas aulas tornando-as mais dinâmicas e atrativas. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo trazer reflexões a respeito da trajetória, provimento e implementação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação aos ambientes escolares da rede pública estadual de São Paulo, bem como analisar como esses recursos vêm sendo adquiridos, mantidos e utilizados em sala de aula, contribuindo para preparar os estudantes para viver e conviver em um mundo no qual a tecnologia está cada vez mais presente, favorecendo maior autonomia na construção de seu aprendizado. O desenvolvimento do trabalho ocorreu por meio de análise de documentos que aportam à inserção progressiva das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nas escolas. Os estudos e análises realizados no presente trabalho constataram que houve avanços na educação no âmbito tecnológico. Todos os projetos e programas expostos nessa pesquisa possuem contribuições para o desenvolvimento das tecnologias digitais nas escolas públicas, como: fornecimento de novos equipamentos, criação de software, construção de Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb) e Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) para suporte necessário às escolas e formação de professores.