Navegando por Palavras-chave "Esporte"
Agora exibindo 1 - 20 de 42
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise da fadiga muscular localizada em atletas e sedentários através de parâmetros de freqüência do sinal eletromiográfico(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008-04-30) Santos, Marcelo Cláudio Amaral [UNIFESP]; Arida, Ricardo Mario [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Though the analysis in the frequency domain of the Electromyographic Signal (EMG) was used in the characterization of the localized muscular fatigue process their application, specifically the Median Frequency (MF), is rarely explored in the sports. The objective of this study was to verify the viability in the application of the EMG signal, through of the frequency domain analysis, as parameter for determination and differentiation of the behavior of located muscle fatigue. Two groups of subjects one characterized as athletes (n=12) and other as sedentary (n=12), were submitted to analysis based in procedures executed in three different experimental situations, all involving the isometric exercise modality: i) maximum test for determination of the Maximum Voluntary Isometric Contraction (MVIC); ii) fatigue test, 35 sec. sustained load of 80% of MVIC; iii) recovery test, 10 sec. sustained load of 80% of MVIC; where was monitored the behavior of MF in the first three (Fmedi) and last three seconds (Fmedf) of the EMG signal of anterior tibial muscle during the fatigue test. During the 10 seconds of the recovery test MF was calculated regarding the whole period (Fmedr) this parameter was used to calculate the Recuperation Muscle Index (RMI). The results showed that Fmedf presented a low value in relation to Fmedi in both groups (p <0.05). Also the value of Fmedi and Fmedf for the athlete group presented larger higher value in comparison with the sedentary group (p <0.05). The mean value and standard deviation of RMI for the athlete group were 62.1% ±28.7 and for sedentary group was 55.2% ±27.8 (p>0.05). In general terms the results presented in this study allow inferring the viability in the application of the frequency domain parameters of the EMG signal for the determination and differentiation of the located muscle fatigue behavior.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise das capacidades físicas e perfil antropométrico de praticantes de futevôlei amador(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-14) Lopes, Mariana Ciasca [UNIFESP]; Guerra, Ricardo Luís Fernandes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3856113753837921; http://lattes.cnpq.br/6476915409698462; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O futevôlei é uma modalidade esportiva genuinamente brasileira e o número de praticantes vem crescendo cada vez mais. De caráter intermitente, é caracterizada por exigir diversas capacidades físicas de seus praticantes, como potência muscular, agilidade, tempo de reação e técnica, para o desenvolvimento dos fundamentos e boa prática, porém, a literatura pouco trata sobre o perfil antropométrico e capacidades físicas, especialmente em atletas amadores. Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar o perfil antropométrico e de capacidades físicas de atletas amadores de futevôlei, e se há ralação entre essas variáveis. Foram recrutados trinta praticantes de futevôlei amador com média de idade de 22,73 ± 3,05, anos e mensuradas a estatura (Est), massa (MC) e composição corporal, além da agilidade (AGL), velocidade (Vel) e potência no salto vertical (Squat Jump –SJ e Counter Movement Jump-CMJ). Os resultados demonstraram que o grupo teve em média 176,13 ± 6,96m de Est, 74,70 ± 11,14kg de MC, 24,03 ± 2,88 kg/m² de IMC, 14,31 ± 3,15 % de MG, 60,62 ± 7,58kg de MM, 61,68 ± 2,37 % de Água Corporal, TMB de 1888,60 ± 241,02 Kcal, Potência Relativa do SJ de 51,48 ± 9,10 e Potência Relativa do CMJ de 53,37 ± 9,13. Também demonstrou haver correlação negativa entre % de MG e potência relativa do SJ (-0,49) e CMJ (-0,52) e, correlação positiva entre MM e potência relativa do SJ (0,88), CMJ (0,86) e Tempo de prática (0,37). Conclui-se que o perfil antropométrico e de capacidades físicas está dentro da normalidade e é similar ao de atletas amadores de outras práticas e, que há relação entre composição corporal e capacidades físicas dos atletas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise das variáveis da classificação visual esportiva que influenciam o desempenho de atletas com deficiência visual(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-12-16) Calegari, Flávia [UNIFESP]; Winckler, Ciro [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2067947156482139; http://lattes.cnpq.br/9007577610315658; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O objetivo deste trabalho foi analisar a produção cientifica relacionada as variáveis da classificação visual esportiva. Foi realizada uma revisão de literatura na base de dados LILACS, com os descritores esportes, exercício, acuidade visual e campos visuais. Foram analisadas seis publicações que abordavam a função visual, sua interferência no desempenho motor e sua relação com o meio esportivo, com sujeitos de ambos os sexos, independente de terem ou não deficiência, a partir de 1990. De acordo com os achados, os sistemas de classificação devem promover a participação no esporte garantindo equidade de condições, minimizando o impacto da deficiência sobre o resultado da competição, porém, a classificação visual se baseia em avaliações clinicas e dependentes da honestidade dos atletas para categoriza-los de acordo com suas limitações visuais, sujeito, portanto, a injurias e questionamentos. É preciso aprofundar os estudos e reestruturar o sistema de classificação visual, fazendo com que esse se baseie em habilidades motoras e na capacidade visual funcional, garantindo as premissas da concorrência justa
- ItemSomente MetadadadosAnálise do estresse psicofisiológico e da correlação de marcadores de estresse durante a temporada de treinamento de atletas profissionais de futebol feminino(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-11-16) Botelho, Renata [UNIFESP]; Guerra, Ricardo Luís Fernandes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3856113753837921; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The aim of the study was to evaluate the correlations between internal training load (ITL), cortisol, creatine kinase (CK), heart rate variability (HRV) and mood states, and the behavior psychophysiological behavior, over a season of professional women's football professional training. Methods: Twenty-three professional female soccer players were evaluated in five moments of the season: baseline (M1), pre-season (M2), pre-competitive (M3), competitive 1 (M4) and 2 (M5). The instruments and procedures used were: profile of mood states (Brunel Humor Scale), salivary cortisol (SC), creatine kinase, heart rate variability and internal training load. SC was collected immediately after waking (CD) and at night (CN), and the other variables were evaluated in the morning (8 - 11 h). Results: the athletes presented psychophysiological changes throughout the training, which were observed by significant alterations in CK, CS, SDRR index and the Stress, Vigor and Fatigue scales, as well as total mood disturbance (p ≤ 0.05), concomitant with an CIT variation (p ≤ 0.05) throughout the study. The M2 and M3 periods were characterized by intensified CK values (p = 0.001; ES > - 1.31 - M2 and M3), CD (p = 0.007, ES > - 1.06 - M2 and M3), Fatigue (p ≤ 0.05 - M2 and M3) and SDRR index (p = 0.01 – ES = 0.80 - M3). In the M4 and M5 periods, significant decreases in CK (p = 0.001, ES > 1.05 - M4 and M5) were observed, CD (p = 0.024, ES = 0.81 - M4) M5) and Vigor (p = 0.01 M5). On the other hand, the SC showed a significant increase in these two periods (p = 0.001, ES > 0.99 - M4 and M5), concomitant with the increase in weekly ITL in M5 (p = 0.040; ES = - 0.32). In addition, the Tension and Vigor scales obtained positive correlations with SC (r ≥ 0.48) and SDRR index (r ≥ 0.43), respectively, and the Fatigue scale showed no correlation with any stress markers (p ≥ 0.05). Conclusion: the training season of female soccer players caused significant changes in the variables CK, SC, SDRR index and the Tension, Vigor and Fatigue scales. The lnRMSSD and LF/HF indices, and the Rage, Depression and Mental Confusion scales did not vary in the analyzed weeks. In addition, the Tension and Vigor scales obtained moderate and positive associations with SC and SDRR, respectively, and that varied over the periods. Monitoring of ITL and stress markers, analyzed by study is recommended in female soccer players to avoid the accumulation of stress caused by the training season.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Uma análise qualitativa da história de lutadores de jiu-jitsu no esporte(Universidade Federal de São Paulo, 2020-08-31) Oliveira, Bruno Alves Barros de [UNIFESP]; Padovani, Ricardo da Costa [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5442923292795249; http://lattes.cnpq.br/0114306956888634; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O jiu-jitsu brasileiro vem se consolidando como uma importante marca no cenário do esporte no Brasil. Nesta perspectiva, o desenvolvimento de estudos de natureza qualitativa pode ampliar o alcance e o significado do jiu-jitsu entre praticantes na realidade brasileira. O objetivo do estudo foi investigar a percepção de lutadores de jiujitsu sobre a influência da sua prática na expressão do autocontrole e na percepção do bem-estar subjetivo e qualidade de vida do praticante. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP (07506019.2.0000.5505). Participaram do estudo 10 lutadores de jiu-jitsu com idades entre 23 e 40 anos e com tempo de prática variando de 1,6 a 24 anos. A assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido formalizou a participação no estudo. A coleta de dados se deu a partir da aplicação de um roteiro de entrevista semiestruturado, aplicado individualmente, que abordou as seguintes temáticas: interesse e finalidade na modalidade, percepção acerca de mudanças comportamentais individuais e da prática da modalidade como forma de autodefesa. Os dados analisados a partir da análise de conteúdo, modalidade temática. Os núcleos temáticos que emergiram da análise foram: pisando no tatame, em formação, pondo o kimono, ajustando a máquina, saindo na mão, melhor saber e não precisar, do que precisar e não saber e o jiu-jitsu mudou minha vida. Acredita-se que os resultados provenientes deste estudo possam ampliar a visão acerca dos efeitos da prática contínua de jiu-jitsu sobre a percepção da emissão do comportamento agressivo e da qualidade de vida dos praticantes.
- ItemEmbargo"Às suas marcas, vai!" Compreendendo a iniciação esportiva na natação(Universidade Federal de São Paulo, 2024-04-24) Oliveira , Thays Nara [UNIFESP]; Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5847188428462650; http://lattes.cnpq.br/1313740933711441; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Durante muitos anos, o ensino da natação no Brasil foi realizado dentro de um método mecanicista, com maior ênfase no plano técnico do que no pedagógico e, quando o ensino é focado no produto, aspectos como a etapa de desenvolvimento da habilidade do nadar em que o aluno encontra-se, sua faixa etária, seus interesses e possibilidades físicas, não são considerados, o que pode tornar a aprendizagem da natação um processo sem significado e repetitivo para quem aprende, caminhando em sentido oposto há uma pedagogia do esporte, a qual não deve se dar pelo viés simplista de educar as crianças com base no cumprimento de tarefas pré-estabelecidas e metas, mas sim em proporcionar autonomia, descoberta e compreensão de si mesmos, propiciando um equilíbrio pedagógico entre o racional e o sensível. Assim sendo, a iniciação no esporte é um elemento complexo, cheio de sensibilidade que deve considerar uma série de unidades que se coexistem e se inter-relacionam. Ao mencionarmos a iniciação e ensino, relacionando os modelos pedagógicos e a natação, aparenta-se existir uma lacuna em modelos teóricos que deem sustentação a uma pedagogia de ensino, porém algumas práticas metodológicas destacam-se como as correntes global, analítica e sintética ou moderna e também a difundida Metodologia Gustavo Borges (MGB). As estratégias metodológicas a serem adotadas são múltiplas e heterogêneas e variam conforme os objetivos e os conteúdos a ser ensinado. A vista disso, o objetivo do estudo consistiu em compreender o processo de iniciação esportiva da natação com crianças e adolescentes de 7 a 14 anos sob a ótica de seus professores/técnicos. Para tanto, foi desenvolvido um estudo descritivo com abordagem qualitativa, onde participaram professores/técnicos de natação, atuantes no programa de iniciação esportiva (Programa SuperEscola Esportivo), da rede pública da Estância Balneária de Praia Grande-SP. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas semiestruturadas e a análise das respostas dos participantes por categorias não-apriorísticas. Os dados obtidos revelam que, dentro do programa, existe uma subdivisão entre professores/técnicos, local de atuação, iniciação esportiva, iniciação e competição e iniciação esportiva e competitiva para pessoas com deficiência (PCD). Posto isso, os professores/técnicos atuantes no programa SuperEscola, de uma forma geral, têm autonomia e experiência para ocupar-se da natação de forma dinâmica, na qual priorizam as capacidades e necessidades individuais dos alunos, deste modo conversando com os princípios da pedagogia do esporte na iniciação esportiva, deixando claro que esse é um momento crucial para o desenvolvimento físico, cognitivo e social das crianças. Logo, em conjunto, esses professores/técnicos contribuem para a formação de crianças e adolescentes mais ativos e socialmente integrados, proporcionando um traquejo enriquecedor no ambiente aquático, contribuindo significativamente para o avanço e a popularização da natação como prática corporal e esportiva, podendo, desse modo, concluir que o processo de iniciação esportiva, pela ótica dos professores/técnicos do programa, nada para além dos quatro estilos formais e revela ter uma prática que se distancia da convencional, evidenciando, como primeiro plano, o aluno e a diversidade de experiências corporais aquáticas proporcionadas a eles.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação da ansiedade, estado de humor e sono e sua relação com o número de lesões em atletas de ginástica artística(Universidade Federal de São Paulo, 2020-04-24) Bezerra, Roberto Rodrigues; D'Almeida, Vania [UNIFESP]; Silva, Andressa da; http://lattes.cnpq.br/7852712014105032; http://lattes.cnpq.br/7220411418339421; http://lattes.cnpq.br/3915238052196509; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O objetivo do presente estudo foi comparar a relação entre os aspectos psicobiológicos (cronotipo, qualidade de sono, ansiedade e estado de humor) e lesões em atletas de ginástica artística. A amostra foi composta por 37 atletas de ginástica artística, sendo esses distribuídos em dois grupos: Grupo Lesão (N=9) que foi composto por atletas que tiveram alguma lesão no último mês anterior ao início do estudo e o Grupo Não Lesão (N=28) que foi composto por atletas que não apresentaram lesão no último mês. Para avaliar o cronotipo dos atletas foi utilizado o questionário de matutinidade/vespertinidade de Horne & Ostberg; para a qualidade de sono foi utilizado o Questionário de Sono de Pittsburgh, juntamente com o uso do actígrafo e o diário do sono; para avaliar a ansiedade foi utilizado o questionário IDATE e o estado de humor foi avaliado pelo BRUMS. Já, em relação a avaliação das lesões ocorridas nos últimos 6 meses foi utilizado um questionário semi-estruturado que foi composto por informações das lesões e de treinamento. Os resultados foram expressos por meio da análise estatística descritiva e o nível de significância adotado foi de 5%. Foi utilizado o teste de Modelo Linear Geral e o de correlação de Spearman. Pode-se observar que após a análise por meio do Modelo Linear Geral não houve resultados estatisticamente diferentes sob o efeito das variáveis psicossociais e a ocorrência de lesão; mas o Grupo Não Lesão apresentou, em média, maiores escores dessas variáveis quando comparados com os do Grupo Lesão. A correlação de Spearman apresentou uma correlação alta para o Grupo Lesão e baixa para o Grupo Não Lesão para a qualidade de sono e o cronotipo, no qual, os vespertinos tinham pior qualidade de sono (r = 0,794 e r = 0,397, respectivamente). Houve ainda uma correlação entre ter uma maior quantidade de tempo da última lesão e melhor eficiência no sono (r=0,792) e menor número de despertares noturnos (r=-0,845), verificada nos 12 atletas que usaram o actígrafo. Entre as demais variáveis não foram encontradas correlações. Assim, podemos concluir que os vespertinos tinham pior qualidade de sono e que ter maior tempo de ocorrência de lesão predispõem a ter melhor qualidade de sono no aspecto eficiência e menor número de despertares.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação de incontinência anal e urinária em mulheres atletas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-09-26) Gomes, Natalia Tavares [UNIFESP]; Sartori, Marair Gracio Ferreira [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objective:The aims wasto determinethe role of high-level sport practice on anal incontinence (AI) and urinary incontinence (UI) in a young nullliparous female.Settings/Patients: case- control study that included 136 women (85 athletes and 51 sedentary) invited to respond questions extracted from validated questionnaires specific to anal incontinence and urinary incontinence. Results: The groups were homogeneous as to age and educational level. The prevalence of anal incontinence was statistically higher in the athletesgroup than in the sedentary group (68,2% versus 13,7%, p<0,001). Between the athletes with AI, 96,5% were classified as anal incontinence (OR=13,03, p<0,001), involuntary loss of gas was more frequent symptom reported. The UI risk was higher in female athletes than control group (34,1% versus 5,9%, p<0,001). Conclusion: The study evidenced a strong correlation between the high- level sport and risk for AI and UI.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Benefícios e riscos da prática de atividade física recreativa e/ou esportiva por pessoas com epilepsia(Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2011-06-01) Vancini, Rodrigo Luiz [UNIFESP]; Lira, Claudio Andre Barbosa de [UNIFESP]; Scorza, Fulvio Alexandre [UNIFESP]; Arida, Ricardo Mario [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Epilepsy is the most common chronic neurological disorder in the world. Pharmacological treatment is essential in the majority of cases. However, nonpharmacologic therapies such as regular physical activity have been studied in the treatment of epilepsy. It was well established that the regular physical activity provides benefits on physical fitness and health. However, people with epilepsy are often discouraged from participating in physical activity programs. This reluctance derived from overprotection of health's professionals and relatives, because there are fears that the practice of physical activity may predispose individuals to traumatic injury or that fatigue resulting from physical effort can precipitate a seizure. Growing evidence shows that regular physical activity is beneficial for individuals with epilepsy, with few findings showing an increase in seizure frequency or risk of injury when the disease is pharmacologically controlled. Therefore, the purpose of this review is to present the possible risks and benefits of regular physical activity for people with epilepsy.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O binômio esporte-saúde sob a ótica de profissionais de educação física(Universidade Federal de São Paulo, 2017-04-10) Koumantareas, John [UNIFESP]; Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5847188428462650; http://lattes.cnpq.br/5116738594967496; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente estudo teve como objetivo compreender a relação na figura do binômio esportesaúde sob a ótica de profissionais de Educação Física atuantes numa Secretaria Municipal de Esportes de um município da Baixada Santista/SP no contexto da não formação de atletas. Na problemática proposta, partiu-se da ideia do referido binômio como conteúdo inerente à formação profissional e consequente prática pedagógica dos profissionais como o discurso hegemônico e legitimador da Educação Física e do esporte na sociedade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa com 9 (nove) profissionais de Educação Física, de ambos os sexos e em qualquer faixa etária, lotados em dois centros esportivos. Nos critérios de inclusão foram considerados: a) formação em Educação Física e esporte há, no mínimo, 2 (dois) anos e b) atuação em projetos esportivos públicos, há, no mínimo, 1(um) ano, levando-se em conta a ideia de maturidade e maior apropriação no que se refere à atuação prática na referida secretaria. Como instrumento de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas acerca do conceito de esporte e saúde; da relação entre o esporte e sua prática no fomento à saúde; bem como sobre as possibilidades de atuação prática no tocante ao esporte e à saúde como conteúdo de ensino. A análise de dados se deu por meio do uso de categorias não-apriorísticas, as quais são obtidas por meio de frequenciamento e relevância implícita na análise de conteúdo. Tal método possibilitou a compreensão de que concretamente, existe uma pluralidade de significações e entendimentos acerca dos conceitos de esporte e saúde, bem como suas possibilidades de atuação e intervenção. Nesse sentido, relacionado ao conceito de esporte foram obtidas 3 (três) categorias, a saber: esporte como um movimento (na ideia da sua simples experimentação); esporte como formador para a cidadania (compreendendo-o aqui como disparador na construção de valores e significados para o exercício da plena cidadania); e esporte como modalidade competitiva (no horizonte de toda e qualquer manifestação esportiva ter como finalidade a competição). No tocante ao conceito de saúde, foram identificadas 3 (três) categorias, como seguem: saúde como bem-estar (compreendida a partir do completo bemestar físico, psíquico e social); saúde como qualidade de vida (na ideia do bom condicionamento físico como pertinente à própria condição de vida das pessoas); saúde como o cuidado com o corpo (na qual, sua construção se deu no sentido do autocuidado e da consequente culpabilização dos indivíduos). No tocante à relação entre esporte e saúde, foram obtidas 3 (três) categorias: esporte como fomentador da saúde (no horizonte do esporte e sua prática como estratégias de fomento à saúde); esporte e saúde como estratégia de socialização (compreendendo-se aqui que a constituição de grandes grupos e a convivência entre as pessoas num sentido amplo); esporte como sinônimo de saúde (na qual, o esporte e sua prática são compreendidos de forma estrita no que se refere como única possibilidade de fomento à saúde). Por fim, relacionado às possibilidades de trabalho com o tema saúde, foi elencada 1 (uma) única categoria, a saber: trabalho em saúde por meio da orientação (destacando que independente de metodologias e estratégias, o papel da orientação em saúde se faz presente no cotidiano dos profissionais). A riqueza de dados obtida nos permite inferir que no universo de práticas e possibilidades de compreensão e intervenção dos profissionais participantes, a diversidade de conteúdo foi recorrente, revelando uma grande quantidade de significados acerca da ideia que se faz sobre a prática pedagógica em Educação Física e esporte no tocante ao fomento à saúde.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Caracterização temporal e técnica das ações do Futevôlei profissional feminino brasileiro(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-25) Ares, Thainá Sudam [UNIFESP]; Guerra, Ricardo Luís Fernandes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3856113753837921; http://lattes.cnpq.br/1060079427453200; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O Futevôlei é uma modalidade esportiva de rede que combina características do vôlei de praia com o futebol e sua prática tem crescido muito nos últimos anos. Porém, ainda não há estudos que caracterizem a temporalidade e ações nos jogos competitivos, especialmente no femininno. Assim, este estudo tem como objetivo caracterizar o padrão temporal e técnico das ações do futevôlei profissional feminino brasileiro. Para tanto, foram analisados os 17 jogos durante o torneio brasileiro Team Águia Footvolley Cup (TAFC) edição de número 35, realizado na cidade de São Paulo, os quais foram transmitidos publicamente na plataforma Youtube. As variáveis temporais analisadas foram: tempo de rally, tempo de jogo total, tempo de bola ativa em jogo, tempo de reposição de bola e relação exercício e pausa. Já as variáveis técnicas analisadas foram: recepção de saque, levantamento, ataque e defesa. Os dados foram tratados e expressos como Média e Desvio padrão. Como resultados temporais observou-se que a média do tempo total de jogo foi de 18 minutos e 29 segundos ± 221,6s , a média do tempo de rally foi de 9,36 segundos ± 1,1, a média do tempo de jogo com bola foi de 04 minutos e 28 segundos ± 268,82s, a média do tempo de reposição de bola foi de 22,60 segundos ± 1,8, a média do tempo total de reposição de bola durante o jogo foi de 12 minutos e 3 segundos ± 153,21s e a relação exercício pausa foi de 1:2. Como resultados técnicos observou-se que a porcentagem da recepção de saque foi realizada em maioria com os ombros (64%) e com os pés (20,61%), o levantamento com os ombros (53,64%) e com os pés (29,15%), o ataque foi realizado em maioria pela cabeça (88,80%) e com os pés (9,02%), a defesa foi realizada em sua maioria com os pés (64,28%) e com os ombros (18,47%).
- ItemAcesso aberto (Open Access)O contexto familiar e sua influência sobre a saúde e o processo de formação de jovens atletas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-11-28) Fernandes, Fernando Truyts [UNIFESP]; Juzwiak, Claudia Ridel [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5232412496774556; http://lattes.cnpq.br/0099542449684006; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A família exerce papel fundamental para que o jovem atleta possa lidar com as situações positivas ou negativas do esporte. Este estudo tem como objetivo identificar como os pais se envolvem no processo de formação do jovem atleta e como os contextos familiares influenciam a prática esportiva e a saúde destes jovens. Trata-se de um estudo qualitativo, no qual se utilizou o método da narrativa. Participaram quatro mães e quatro pais de atletas da categoria sub onze de um clube de futebol do estado de São Paulo, oriundos de outros estados do Brasil. Os responsáveis responderam a uma entrevista de profundidade, semiestruturada, construída a partir de um guia com questões abertas com onze núcleos temáticos criados aprioristicamente, sendo oito deles elaborados com base nos estudos de Teques (2009), o qual avaliou o envolvimento parental no esporte e as influências que os responsáveis possuem no processo esportivo do jovem atleta. As entrevistas foram gravadas e transcritas integralmente. A análise de conteúdo foi realizada em três etapas: inicialmente foi realizada a leitura flutuante para a apropriação do material; posteriormente explorou-se o material, identificando-se os códigos que expressavam o sentido das falas dos entrevistados e, finalmente, realizou-se o processo de interpretação dos códigos obtidos. Após esta análise, os núcleos foram reorganizados conforme o sentido e significado das falas dos entrevistados, sendo reagrupados e gerando cinco núcleos temáticos. O primeiro núcleo,
- ItemAcesso aberto (Open Access)Corpo, subjetividade e esporte: uma experiência do aluno-atleta na Atlética da UNIFESP-BS(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-12-07) Contrera, Natasha Brunhara [UNIFESP]; Guzzo, Marina Souza Lobo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5559657064845007; http://lattes.cnpq.br/6724795933547733; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A presente pesquisa teve como intenção colocar em evidência as forças que atravessam o corpo no esporte, a partir de experiências vividas a partir dos treinos de futsal propostos pela Associação Atlética Acadêmica IV de Junho, na UNIFESP-BS. Força será, aqui, tudo aquilo que atravessa o corpo: os discursos, as instituições, os afetos. Tudo quanto for capaz de borrar nossos contornos e, de uma certa forma, nos compõem enquanto sujeitos. Não só os elementos visíveis ou palpáveis - como as pessoas com quem nos relacionamos - mas também os discursos que eles trazem, a filosofia das instituições e/ou as sensações que tudo isso nos causa. Crê-se que o espaço dos treinos seja um espaço de encontro, atravessamentos e afetos. Para isso, apostou-se na estratégia cartográfica, possibilitando a imersão do pesquisador na experiência de uma pesquisa onde se está sempre em contato com o objeto de estudo. Assim, pretendeu-se cartografar os sentidos que essa experimentação do aluno-atleta produz na formação desses estudantes. A partir dessa pesquisa, foi abordada a experiência do atleta - entendido aqui nem como o de alto rendimento ou o de recreação, mas o atleta universitário, isto é, o atleta que é também aluno em processo de formação. Portanto, esse estudo foi, principalmente, uma tentativa de revelar o atravessamento da vida de aluno e da vida de atleta.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Crime, esporte, cultura popular: as práticas, representações e transformações da capoeira em São Paulo (1900-1950)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-30) Maciel, Rafael Blessa [UNIFESP]; Oliveira, Maria Luiza Ferreira de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5124857019211378; http://lattes.cnpq.br/4198774275522728Esse trabalho busca compreender as transformações das práticas e das representações da capoeira na cidade de São Paulo entre 1900 e 1950. Através de um amplo mapeamento das notícias de jornais da cidade e de boletins policiais, estudamos como a capoeira acontecia na cidade e como se transformou, especialmente como os capoeiras lidavam com a dinâmica da prática ser criminalizada pelo código penal. O trabalho analisou fontes policiais que ainda não tinham sido localizadas e discutidas sobre a capoeira na cidade de São Paulo nas primeiras décadas do século XX. Para entender as disputas de representação da capoeira que ocorriam no período, buscamos aprofundar o conhecimento de como intelectuais ativos na cidade na década de 1920 representaram a figura dos capoeiras em seus livros e escritos nos jornais, especialmente Coelho Neto, Monteiro Lobato e J. C. Alves de Lima, homens que trouxeram a discussão da capoeira como símbolo da identidade nacional, como esporte “verdadeiramente nacional”. Ao mesmo tempo, a capoeira ia entrando em novos circuitos na cidade, analisamos os lutadores de capoeira no mundo do espetáculo de finais da década de 1920. Finalizamos o trabalho analisando a feira Folclórica Nacional do Parque da Água Branca realizada em 1949 quando a capoeira teve grande destaque na imprensa, assim como as apresentações do Mestre Bimba ocorridas no mesmo ano no Estádio do Pacaembu. Ao longo dos 50 anos em estudo, a capoeira foi muito presente nas ruas da cidade, especialmente praticada pelos trabalhadores afro-descendentes e brancos, e também por portugueses pobres. Conquistou amplo espaço na opinião pública, foi descriminalizada pelo código penal de 1940 e, ao longo do período, não deixou de sobreviver enquanto manifestação cultural africana envolvendo a música e a dança, preservando a tradição da cultura da resistência escrava.
- ItemAcesso aberto (Open Access)“De onde eu venho copo de plástico é taça”: o futebol como meio de sociabilidade nas periferias de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-19) Alves, Ingrid Guimarães [UNIFESP]; Pereira, Alexandre Barbosa [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9605611752948124; https://lattes.cnpq.br/5412865525227594Com a chegada da industrialização no Brasil, no final do século XIX, a urbanização começou a se intensificar a partir dos anos 1930 e se acentuou na segunda metade do século XX devido ao êxodo rural causado pela mecanização do trabalho no campo. O crescimento urbano, no entanto, não foi acompanhado por políticas públicas adequadas, resultando na ampla formação de favelas devido à carência de moradia adequada e à falta de planejamento urbano. O processo de urbanização irregular foi agravado pela falta de regulamentação do Estado, que permitiu que grandes populações se estabelecessem em áreas periféricas, desencadeando o chamado "padrão periférico de crescimento", no qual a autoconstrução de moradias em terrenos não legalizados se tornou comum. A periferia, caracterizada pela ausência de infraestrutura urbana, passou a ser marcada pela segregação urbana e social, com a população mais pobre vivendo em áreas mais afastadas e menos acessíveis ao centro econômico. A partir da década de 1980, com a redemocratização, movimentos sociais começaram a se articular de forma mais combativa, buscando reafirmar a identidade da periferia como algo positivo e político. Projetos sociais desempenham um papel importante nessas comunidades, promovendo desenvolvimento social, educacional, econômico e cultural. Muitos desses projetos utilizam o esporte, principalmente o futebol, como uma ferramenta de inclusão e socialização para crianças e adolescentes, auxiliando-os a se manterem afastados do ambiente perigoso e muitas vezes marginalizado das ruas. O esporte promove a inserção social, desenvolvimento de habilidades e responsabilidades, além de ser utilizado como uma ferramenta de transformação social. Exemplo disso, são os projetos sociais criados por ex-jogadores de futebol em suas comunidades de origem, com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos moradores da periferia. No entanto, apesar dos esforços, ainda há muito espaço para a exploração do esporte como método de integração social em diversos campos do conhecimento acadêmico. A presente pesquisa destaca o caráter positivo do esporte nas comunidades periféricas, reforçando sua importância como uma forma de inclusão e integração social. O futebol, em especial, é valorizado por suas representações culturais e símbolos, sendo protagonista nas periferias de São Paulo e contribuindo para os estudos urbanos. Através da análise e compreensão do esporte como meio de sociabilidade, espera-se contribuir para o avanço dos estudos nessa área e para uma melhor qualidade de vida nas comunidades periféricas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Economia de Corrida:Comparação entre atletas com deficiência visual da seleção brasileira e seus guias(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-12-13) Costa, Shaeny Gomes da [UNIFESP]; Winckler, Ciro [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2067947156482139; http://lattes.cnpq.br/1451433976250624; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: O esporte paralímpico teve seu início no século XX, e vem se consolidando até os dias atuais. A principal diferença entre o esporte olímpico e o paralímpico é que o segundo conta com sistema de classificação funcional que visa a equidade competitiva dos atletas. Nas provas de pista do atletismo para pessoas com Deficiência Visual (DV) existe atualmente 3 classes, T11, T12 e T13, na qual o atleta pode ou não fazer uso do atleta guia. Atualmente a Economia de Corrida tem se mostrado um eficiente preditor de rendimento, porém pode ser influenciado por uma variedade de dimensões antropométricas. Objetivo: Comparar a Economia de Corrida dos atletas com deficiência visual da classe T11 e seus guias. Métodos: Esse estudo contou com a participação de 6 atletas com deficiência visual da seleção brasileira de atletismo paralímpico, da classe T11, e seus atletas guias. Ambos os grupos realizaram o teste de Consumo Máximo de Oxigênio, separadamente para mensuração dos valores máximo de consumo de O2, e seus limiares. Posteriormente realizaram o teste de Economia de Corrida, simultaneamente, em uma velocidade referente a 85% do máximo atingido pelo atleta com deficiência visual no primeiro teste. As variáveis foram analisadas através do software SPSS 15.0, e foi adotado o teste não-paramétrico de Wilcoxon para comparar as variáveis. O nível de significância adotado foi de p=0,05. Resultados: No teste de Consumo Máximo de Oxigênio foi possível observar que o guia possui maiores valores de ventilação, velocidade e VO2máx (absoluto e relativo), enquanto o DV apresenta maior FCmáx, porém não há diferença significativa. Quando comparado a Economia de Corrida de ambos os grupos é possível possui valores maiores em todas as variáveis, sendo que, o VO2máx absoluto apresenta diferença significativa (0,046). Analisando o VO2máx absoluto obtido no teste de Economia de Corrida e comparando com o de Consumo Máximo de Oxigênio é possível notar que o guia consome 94% do seu VO2máx, enquanto o DV consome 85%, em velocidade submáxima. Conclusão: Mesmo não apresentando diferença significativa na maioria das variáveis ainda sim é possível concluir que o guia possui um maior consumo de oxigênio. O fato do guia obter valores muito altos de Vo2, mesmo em velocidade submáxima, nos leva a crer que, ele deve possuir um maior condicionamento físico don que o atleta com DV
- ItemSomente MetadadadosO efeito da pratica de stand up paddle sobre a aptidão física em pessoas idosas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2021) Osti, Fabiana Rodrigues [UNIFESP]; Guerra, Ricardo Luís Fernandes [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)With the aging process, numerous changes occur in the systems that directly contribute to the decrease in physical fitness related to the health of the elderly. The stand-up paddle has been arousing interest in people of different age groups, including the elderly, and its practice allows the development of physical fitness. The study aimed to evaluate the effect of the practice of stand-up paddle on physical fitness in elderly people. Participated in this research 10 elderly people who underwent tests to assess the static and dynamic balance, flexibility, muscle strength of the trunk, handgrip strength, and aerobic resistance. The practice was carried out for 8 weeks, followed by reevaluation by the same tests. The data were analyzed by statistical tests (p≤0.05). The results showed that with regard to dynamic balance, flexibility and handgrip there was a significant difference, however, this did not occur in relation to the aerobic endurance test. Significant differences were observed in the static balance test in the AP and ML amplitude and speed variables and area both in the united feet position and in the tandem position, both in open and closed eyes, except for the AP amplitude and speed variables in the tandem closed eyes position. . The peak strength for both the extensor and trunk flexor muscles showed a significant difference in the task factor and for the flexors in the task intervention interaction, there was a significant difference in the time of the fatigue task for both and for the time from the beginning of the task to the peak of strength did not present difference as much for the flexor muscles as for the trunk extensors. SUP demonstrated an improvement in physical aptitudes such as flexibility, strength, endurance, it was shown to be an efficient activity for the improvement of components of postural control, improving balance and adequate training for the muscles along the body and especially for the abdominals and muscles. back. SUP can be considered an alternative to improve physical fitness in the elderly.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeito do treinamento pliométrico horizontal combinado a sprints repetidos seguido por um período de redução de carga de treino sobre o desempenho físico de jovens atletas de futsal(Universidade Federal de São Paulo, 2021-05-28) Neves, Tiago de Assis [UNIFESP]; Guerra, Ricardo Luís Fernandes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3856113753837921; http://lattes.cnpq.br/8332561293153535; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O futsal é caracterizado por esforços de alta intensidade, com alta demanda física- fisiológica, sendo que os sprints, as acelerações e as mudanças de direção são ações fundamentais para o desempenho durante o jogo, no entanto, pouco se sabe sobre a efetividade do treinamento pliométrico horizontal combinado com sprints repetidos em melhorar o desempenho físico em jovens atletas de futsal masculino, assim como os efeitos da redução das cargas por 4 semanas (em período competitivo). Assim, o objetivo do presente estudo foi verificar a efetividade do treinamento pliométrico horizontal combinado com sprints repetidos, realizado 2 vezes por semana, no desempenho físico e composição corporal de jovens atletas de futsal e como um período de redução de cargas pode modificar as adaptações em resposta ao estímulo do treinamento. Dezesseis jovens atletas da categoria sub-18, foram avaliados através da composição corporal, testes de saltos (verticais e horizontais), mudança de direção (Agility-t test) e velocidade de 10, 20 e 30 metros, em quatro momentos da temporada regular. Significantes diferenças foram encontradas após a 10ª semana (p≤0,001) para todas as variáveis analisadas, exceto para o % de gordura corporal. Após as 4 semanas com redução das cargas, os saltos verticais e a velocidade de corrida de 20 metros tiveram decréscimo (p≤0,05). Em conclusão, 10 semanas com treinamento pliométrico horizontal combinado com sprints repetidos em conjunto com treinamento específico da modalidade foi efetivo em potencializar o desempenho físico de jovens atletas de futsal e modificar a composição corporal. A redução das cargas sem a intervenção proposta e apenas a continuidade do treinamento técnico-tático mostrou a não manutenção dos ganhos nas variáveis de saltos verticais e velocidade de 20 metros.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeito do treino de luta (randori) e do teste de esforço em esteira no níveis séricos do fator neurotrófico derivado do encéfalo (BDNF) em judocas de elite(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-08-15) Schor, Breno [UNIFESP]; Arida, Ricardo Mario [UNIFESP]; Silva, Sérgio Gomes da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6571529192321274; http://lattes.cnpq.br/8352745170435172; http://lattes.cnpq.br/9749733469551480; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Background/Aim: Elite judo demands high levels of physical and psychological skills with a high risk of injury due to excessive training. The lack of biological markers to evaluate performance and the acceptable training load are key elements that are required to change this paradigm. The brain-derived neurotrophic factor (BDNF) may be of particular interest in sports medicine for its ability to promote proliferation, survival of various cellular systems and its correlation with improved attention levels. We investigated the plasma levels of BDNF before and after a judo training session (randori) and performed the maximal incremental ramp test in Brazilian elite Judo athletes and assessed a comparison between both exercise stimuli and the sexes. Methods: Forty-six elite Brazilian judo athletes were recruited. Anthropometric characteristics (age, weight, height, body mass index), judo practice time and weekly training load, and the physiological parameters (maximal heart rate, percentage of maximum heart rate predicted for age) and BDNF plasma levels assessed before (baseline) and after (1 minute after exercise) were evaluated. In the first experiment (25 athletes) were submited to a maximal incremental ramp test and in the second experiment (32 athletes) were submited to a judo traing session (randori). The above variables were compared between the two types of exercise stimulus and sexes. Results: Athletes from both exercise conditions presented similar anthropometric carachteristics as judo training time (p = 0.865) and weekly training load (p = 0.142). All athletes reached the anaerobic threshold in both experiments (% HRmax > 85%), with the highest HRmax after ramp test (p <0.0001) compared to Judo training. VO2peak in men (47.5 ± 3.4 L.min-1) was higher than in women (41.8 ± 0.6 L.min-1) (p = 0.006). The plasma levels of BDNF increased significantly after acute Judo and ramp test for total sample, for men and for women. There was no significant difference in the delta BDNF between the sexes, following the judo session and the ramp test. When comparing judo training with the ramp test, a significant increase in the delta BDNF after was observed Judo training (p = 0.003). Conclusion: The training specificity of sport gestures influence the increase of blood BDNF levels. This neurotrophin may be explored as a brain biomarker that focuses on performance enhancement.
- ItemSomente MetadadadosEfeito do uso de biofeedback sobre biomarcadores de estresse em atletas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-06-02) Rolim, André Luis de Sá [UNIFESP]; Spadari, Regina Celia [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)There is consensus among athletes and coaches about the important influence of psychological aspects on performance. In this context, stress has been studied under the perspective that it aims to improve performance in physical and psychological aspects. Peripheral mechanisms of the stress response include the activation of the Hypothalamic-Pituitary-Adrenal axis (HPA) and the sympathetic nervous system (SNS). The SNS determines the heart autonomic balance, which can be assessed by heart rate variability (HRV), while the salivary cortisol concentration is considered a marker of HPA axis activity. The use of biofeedback technique has been mentioned as a potential treatment to reduce stress in sport. However, its effectiveness has not been evaluated yet. The aim of this study was to evaluate the effect of biofeedback on these biomarkers of the stress response. Volunteers practicing cycling, futsal and volleyball were randomly distributed into two groups (control and intervention). Individuals in the intervention group attended 15 sessions of biofeedback, 30 minutes each, three times/week. Salivary cortisol and testosterone levels and the index of perceived stress, quality of life and trait anxiety and state were determined before and after the intervention period. HRV was evaluated after the intervention, during a rest test. The results showed that volleyball players submitted to the proposed training program showed a reduction in anxiety state, cortisol awakening response and area under the curve of cortisol, as well as improved performance in volleyball players. The HRV was equal in intervention and control group. Cyclists tended to increase salivary cortisol concentration at the time of the competition and in the evening and to decrease resting heart rate. The biofeedback training protocol caused no change on indexes of quality of life, perceived stress and salivary testosterone concentration. We conclude that this biofeedback training protocol positively modulates biomarkers of stress in volleyball players, contributing to improved their athletic performance.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »