Navegando por Palavras-chave "Espiritualidade"
Agora exibindo 1 - 20 de 26
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Adesão ao tratamento antirretroviral do paciente vivendo com HIV/AIDS: a influência da espiritualidade e dos parâmetros; comportamentais, imunológicos e da carga viral(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013) Oliveira, Leandro Romani de [UNIFESP]; Leite, José Roberto [UNIFESP]; Kozasa, Elisa Harumi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9887789366520035; http://lattes.cnpq.br/1637392646549001; http://lattes.cnpq.br/5011190377872278; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Ainda existem poucas pesquisas que estudaram a relacao entre espiritualidade e adesao ao tratamento antirretroviral (TARV) em pacientes vivendo com o HIV. Este trabalho objetivou avaliar a adesao ao TARV destes pacientes investigando a influencia da espiritualidade e dos parametros comportamentais, imunologicos e de carga viral. Materiais e Metodos: Este estudo transversal avaliou 101 pacientes ambulatoriais do Centro de Referencia e Treinamento em DST/AIDS do estado de São Paulo (CRT-SP), com diagnostico de HIV e em uso de TARV. A espiritualidade foi estudada considerando suas dimensoes religiosidade organizacional (RO), religiosidade nao organizacional (RNO), motivacao religiosa e enfrentamento religioso. Os parametros comportamentais, imunologicos e de carga viral foram coletados do prontuario e de questionarios validados. Resultados: A avaliacao da dimensao motivacao religiosa nao apresentou correlacao significativa com a adesao ao TARV, todavia, a espiritualidade teve uma associacao negativa a aderencia quando os pacientes pontuaram exclusivamente em sua dimensao RO e positivamente quando pontuaram em sua dimensao RNO, exclusivamente ou associada a RO. A equacao de regressao logistica para adesao acima de 80% ao TARV, com poder esperado de 97% teve em sua composicao a carga viral (OR 1, IC 1-1) o fator autoeficacia (OR 9,4, IC 1,3 u 64,0) e a frequencia com a qual o paciente reza (OR 2,6 , IC 1,27 u 5,6), esta ultima ligada a dimensao RNO e enfrentamento religioso. Conclusao: A espiritualidade tem grande influencia na adesao ao TARV, tanto positivamente quanto negativamente, de acordo com as crencas pessoais do paciente e da dimensao religiosa estudada. A adesao ao TARV acima de 80% teve uma associacao positiva com a carga viral indetectavel e com o nivel de CD4 acima de 500 celulas por mm3. Os pacientes avaliados possuem necessidades espirituais porem estas ainda nao sao reconhecidas e atendidas satisfatoriamente pelos medicos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação do impacto da religiosidade e espiritualidade na qualidade de vida dos pacientes pós-transplante simultâneos pâncreas-rim(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Alberico, Ana Paula UNIFESP; Linhares, Marcelo Moura [UNIFESP]; Posegger, Karin Romano [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7234204383309222; http://lattes.cnpq.br/0461653687573670; http://lattes.cnpq.br/7427108157052032Introdução: O transplante de órgãos é uma experiência que altera a vida dos pacientes, muitas vezes levando a uma série de desafios que englobam aspectos funcionais, estéticos e biopsicossociais. Neste contexto, os indivíduos submetidos a transplantes recorrem frequentemente a mecanismos de coping situacionais, sendo a espiritualidade e a religiosidade escolhas proeminentes. Estes fatores têm demonstrado uma correlação positiva com vários indicadores de bem-estar mental. Para dar início a um trabalho de investigação que visa compreender a influência da espiritualidade e da religiosidade na melhoria da Qualidade de Vida (QV) alcançada através do transplante simultâneo pâncreas-rim, pretendemos investigar se a espiritualidade e a religiosidade são fatores fundamentais para ajudar os doentes a navegar na sua vida quotidiana e no seu processo de recuperação. Métodos: Empregando-se os instrumentos KDQOL – SF 36 – Kidney Disease Quality Control (genérico e específico para doença renal crônica), PAID – Problems Areas in Diabetes (específico para diabetes) e DUREL (Escala de Religiosidade da Duke University) em 103 pacientes pós transplante simultâneo pâncreas-rim, este estudo avaliou o impacto da religiosidade e espiritualidade na percepção do paciente referente ganho da qualidade de vida no pós transplante. Resultados: As médias dos escores referentes à percepção da QV em pacientes que possuem algum tipo de religiosidade ou espiritualidade, e que frequentam uma igreja, templo ou local de oração, assim como os que disseram sentir a presença de Deus ou do Espírito Santo em suas vidas foram respectivamente melhores em relação a Saúde Renal Crônica (80,0; 82,4; 81,1; 84,3; 85,7 versus 32,4; p<0,001) e (82,0; 92,5; 80,0 versus 15,7; p<0,001). Os pacientes que consideraram suas crenças religiosas estarem por trás de sua maneira de viver também perceberam melhoras quanto a Lista de Sintomas e Problemas (p<0,049) e Saúde Renal Crônica (p<0,007). Conclusões: Os pacientes receptores de transplantes simultâneo pâncreas-rim que possuíam algum tipo de crença religiosa ou espiritual apresentaram uma melhor percepção da QV em relação a sua saúde renal crônica e na lista de sintomas e problemas causados pela doença.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Comparação de qualidade de vida de renais crônicos antes e após o transplante renal e relação entre espiritualidade e qualidade de vida do transplantado renal(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-12-20) Oliveira, Leticia Meazzini de [UNIFESP]; Belasco, Angelica Goncalves Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1227722843950275; http://lattes.cnpq.br/6013975797908302; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: Chronic Kidney Disease (CKD) is a factor for negative health outcomes when associated with major noncommunicable diseases. Survival rate is widely used to evaluate the success of all treatments available for renal replacement, but the patient's perception of his quality of life (QoL) should be valued in all modalities. Objectives: To compare QOL of renal patients when on dialysis and after renal transplantation and to correlate it with sociodemographic variables; morbidities and spirituality/religiosity to QOL of renal transplant patients. Methods: In 2007, we evaluated the QOL of 477 chronic renal patients submitted to hemodialysis (HD) or peritoneal dialysis (PD). After seven years, the QoL of the patients who were part of the initial sample and received the renal transplant were evaluated using the KDQOL-SF instrument; besides these sociodemographic and economic data, spirituality/religiosity information were collected through the WHOQOL-SRPB instrument. Results: Twenty-seven renal transplant recipients were evaluated, out of a total of 63, 15 of whom underwent hemodialysis and 12 underwent peritoneal dialysis. There was a significant improvement in some dimensions of QoL in the post-transplant period and a positive impact of spirituality/religiosity on QoL in some dimensions. Conclusion: Renal transplantation provided improvement in important aspects of QOL in the chronic renal patient, such as: mental composit, effects of kidney disease and burden of kidney disease. Sociodemographic characteristics such as gender, marital status, race, work situation and religion also influenced these indexes. Practices of spirituality / religiosity positively impacted the QoL of renal transplant patients.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Criação e instalação do Serviço de Capelania Evangélica Hospitalar do Instituto de Infectologia Emílio Ribas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012) Gentil, Rosana Chami [UNIFESP]; Sanna, Maria Cristina [UNIFESP]O presente estudo objetivou conhecer as circunstancias socio-historicas de criacao e implantacao do Servico de Capelania Evangelica Hospitalar (SCEH) de um hospital publico especializado modelo referencia u o Instituto de Infectologia Emilio Ribas, ocorridas na decada de 1990. Essa escolha se deu, entre outras razoes, por ser este o local de atuacao da pesquisadora como visitadora da capelania citada e pelo reconhecimento de que esse hospital tem se ocupado principalmente do paciente com AIDS, cuja assistencia inclui o atendimento das dores fisica e espiritual. Considerou-se que a estruturacao de um servico que desse provimento a assistencia espiritual tornava-se imperiosa nesse contexto, e o entendimento de que a capelania em foco estava assim posicionada apontou a relevancia de tomar sua organizacao como objeto de estudo. Para realiza-lo empregou-se a investigacao historica, implementada por meio de analise de documentos escritos e historia oral obtida em entrevistas realizadas com pessoas chaves para a compreensao do tema. Max Weber foi escolhido como referencial teorico de analise porque e adequado para o entendimento de estruturas organizacionais complexas e pela vinculacao existente entre os escritos desse autor, o pensamento cristao protestante e a organizacao do trabalho. Os resultados foram construidos a partir da analise dos discursos e da critica das fontes escritas e foram organizados em quatro categorias de descricao: Antecedentes Historicos e Primeiros Movimentos de Implantacao do SCEH, Recursos para Instalacao e Funcionamento do SCEH, Atividades desenvolvidas pelo SCEH e Relacionamentos Internos e Externos do SCEH. Concluiu-se que a criacao e implantacao da Capelania Evangelica em foco constituiram uma acao social porque foi implementada por atores que agiram intencionalmente nessa direcao. Essa acao foi desenvolvida sob a orientacao do ideario protestante, que coloca o trabalho como instrumento de sua realizacao e, por isso, o organiza formalmente, o que resultou na estruturacao administrativa desse servico. Isso nao se deu sem resistencia, mas, porque a iniciativa atendeu a necessidade social relevante, foi reconhecida e de certa forma legitimada, concorrendo tambem, para isso, sua vinculacao a uma figura juridica u a Associacao de Capelania Evangelica Hospitalar
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeitos de uma disciplina sobre práticas de atenção plena e espiritualidade em acadêmicos da área da saúde(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-12-20) Araujo, Aline Correa de [UNIFESP]; Tanaka, Luiza Hiromi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9047748805998095; http://lattes.cnpq.br/4932696372953686; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Background: Healthcare Students have high levels of stress during their formation and consequent emotional stiffness, distancing themselves from the patients, families and themselves. Studies on meditative practices or structured learning of selfperception and relaxation techniques, performed during the training of the health professional, have shown positive results under several emotional aspects. In this way, the objective of this research is to evaluate the effects of an elective discipline on "Practices of care for the promotion of integral health: basis in spirituality and neuroscience" for nursing, phonoaudiology and medical students of the Federal University of São Paulo, regarding the handling of emotions. This is a case study with 38 undergraduate students from UNIFESP, divided into two groups: experimental, with 24 students who attended the discipline and control, with 14 students who did not attend. The groups were evaluated in two moments: preintervention and postintervention. The discipline included meditative practices of focused attention, body scanning, attention to breathing, open heart and gentleness, training mindfulness through perceptions of physical sensations, emotions, feelings, and thoughts. The theoretical and practical contents were contextualized with the cultivation of spirituality and the relationship with neuroscience. Elective discipline lasted nine weeks, totaling 36 hours. The techniques of data collection used were group interviews, psychometric scales and participant observation. The following Scales were applied: Perceived Stress Scale (PSS), Mindful Attention Awareness Scale (MAAS), Positive and Negative Affect Schedule X (PANASX) and WellBeing IndexWHO5. Group interviews were conducted at the beginning and end of elective discipline. Participant observations were recorded during the course. The qualitative data were analyzed through the methodology of Content Thematic Categorical Analysis and the quantitative data through descriptive and comparative statistical analysis. As a main result, there were significant changes between preand postintervention in the positive and negative affect scale scores (PANASX). The other variables did not show a significant difference (p> 0.05). The qualitative results revealed five categories of analysis: 1. I am responsible for all, almost like a superhero; 2. Search for selfknowledge and selfcontrol; 3. Difficulty of living the present moment and anxiety to control the future; 4. The meditative practice of mindfulness for selfperception and handling of emotions; 5. The experience marked by kindness and gentleness, for spirituality. Conclusion: the discipline promoted integral health with reduction of negative affections, with abilities for the handling of emotions and the cultivation of spirituality.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Erotismo Sagrado de Rotimi Fani-Kayode - Uma retratística do corpo negro na diáspora africana(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-05) Diniz, Bruna Lopes [UNIFESP]; Fontes Filho, Osvaldo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4167849706894566; httpS://lattes.cnpq.br/4911447152486361In the context of emerging debates about issues of race, diaspora, spirituality and sexuality, the art of Rotimi Fani-Kayode is characterized as a unique and provocative work to think about the black body in contemporaneity. In Fani-Kayode's photography, sexuality becomes a path that allows the ancestral encounter through the mystical experience, wheres the ritual is established as a place of reconnection with this imagined past and which reconfigures itself in the present under the distinct trait of a body in terms of its own desire. Concepts such as “between-being” and “crossroads-body” used to deal with the ambiguity through which the artist leads the black body in the image, thus proposing a new subjectivity from the central point of the crossroads. Therefore, even in this context, to deal with the dynamic, transitory and metamorphic character of the representation of the black body in Rotimi's photography, the concept of “corpo-exusíaco” manifests as a transforming pulsion and subversive potention.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Espiritualidade de famílias com um ente querido em situação de final de vida(Univ Santander, 2017) Miqueletto, Marcelo; Silva, Lucía [UNIFESP]; Figueira, Crislaine Barros; Santos, Maiara Rodrigues dos; Szylit, Regina; Ichikawa, Carolliny Rossi de FariaIntroduction: End-of-life care should be marked by the re-appraisal of the spiritual dimension. Objective: This work sought to understand the role of spirituality in the lives of families with a loved one in end-of-life situation. Materials and Methods: This qualitative research was conducted through semi-structured interviews with 15 relatives of patients with serious diseases cared for in the primary health care network in Sao Paulo, Brazil. The data were organized and analyzed according to the methodological figures of the Collective Subject Discourse technique. Results: Spirituality represents a unique role for the families, as it helps to give meaning to life experiences, above all those directly involved with disease and death. However, they find no space to express those issues with the health professionals, with whom they should have a bond and co-responsibility for care based on integrality. Discussion and Conclusions These families recognize spirituality as a strengthening element against difficulties confronted with the illness, but strongly depend on the health staff's availability to increase their experience.
- ItemEmbargoEspiritualidade e autonomia de pacientes hospitalizados - o papel da enfermagem: um estudo qualitativo(Universidade Federal de São Paulo, 2024-10-03) Barros, Fabio Monteiro de [UNIFESP]; Cândido, Viviane Cristina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4541220233773056; http://lattes.cnpq.br/4782323412684145Neste trabalho, apresentamos uma pesquisa qualitativa que pretendeu investigar a possibilidade do(a) enfermeiro(a) reconhecer a espiritualidade de pacientes hospitalizados e contribuir para potencializála na preservação da autonomia deles; por meio de uma entrevista estruturada e uma com a História Oral Temática com pacientes e profissionais. Como resultado, vimos que pacientes entendem autonomia como um fazer, e relacionam espiritualidade com a postura de enfrentamento da doença e d hospitalização. Alguns profissionais relacionaram a espiritualidade com a autonomia do paciente. Na análise da segunda etapa, as narrativas dos pacientes evidenciaram que a espiritualidade é mais do que um contributo para o enfrentamento, é ela que faz com que eles se lembrem de que são. Embora não haja homogeneidade na postura de individualização do paciente na percepção da sua espiritualidade, uma vez que este assunto nem sempre é valorizado pelos(as) enfermeiros(as), suas narrativas evidenciaram que sim, é possível o(a) enfermeiro(a) reconhecer a espiritualidade do paciente hospitalizado e contribuir para potencializá-la na preservação da autonomia destes, uma vez que a entenda para além do fazer, mas relacionada com as crenças, os valores e a identidade do paciente, o que sugere uma contribuição para o ensino em saúde.
- ItemEmbargoEspiritualidade e religiosidade em pacientes com diabetes mellitus 2 na atenção primária à saúde(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-04) Sousa, Fernanda Barbero de [UNIFESP]; Okuno, Meiry Fernanda Pinto [UNIFESP]; Sala, Danila Cristina Paquier [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6367508233142381; http://lattes.cnpq.br/6910164256304562; http://lattes.cnpq.br/9327150211678035Objetivos: Investigar a frequência de experiências religiosas e espirituais entre pacientes com DM2; e associá-la com variáveis sociodemográficas e clínicas. Método: transversal, 212 participantes com Diabetes Mellitus tipo 2 na Atenção Primária à Saúde. Aplicado a Escala Diária de Experiências Espirituais e um Questionário Sociodemográfico e Clínico. Resultados: prevalência do sexo feminino (72,3%), da cor parda (85,4%) e preta (95%), da presença de afiliação religiosa (75%), e de 4 ou mais morbidades (91,7%), o nível moderado a alto de experiências espirituais este associado ao sexo (p=0,008), a cor de pele (p<0,001), a ter religião (p<0,001) e multimorbidade (p=0,021). Conclusões: a associação entre ser mulher, ser da cor parda ou preta, ter alguma afiliação religiosa e enfrentar múltiplas morbidades foi significativamente ligada a maiores experiências religiosas e espirituais.
- ItemRestritoEspiritualidade em crianças e adolescentes com comportamento suicida(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-30) Astorino, Isabella Placido [UNIFESP]; Silva, Lucia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5757806649763551; http://lattes.cnpq.br/7373226320234860Introdução. Espiritualidade é um conceito amplo, cuja definição abrange componentes conceituais relacionados às conexões consigo mesmo, com os outros, com a natureza e com o transcendental. Refere-se a recurso que pode trazer equilíbrio a emoções que também emergem durante a experiência de sofrimento decorrente de comportamento suicida em crianças e adolescentes. Objetivo. Explorar a experiência da espiritualidade para crianças e adolescentes com comportamento suicida. Método. Pesquisa qualitativa, realizada nos ambulatórios Conversas de Vida (Centro de Promoção de Esperança e Prevenção de Suicídio) e de Desenvolvimento Integral da Criança e do Adolescente (DICA), junto a crianças e adolescentes com comportamento suicida, com idade entre sete e dezoito anos incompletos. Os dados foram coletados mediante parecer favorável do Comitê de Ética e Pesquisa, por meio de fotoelicitação e entrevistas abertas, audiogravadas e submetidos à análise de acordo com os passos metodológicos da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados. A análise das entrevistas permitiu a definição de expressões chave (EC), agrupadas em 17 ideias centrais representativas da experiência de espiritualidade na vida de crianças e adolescentes com comportamento suicida. Sendo elas: natureza, Deus e natureza, animais, acreditando em Deus, Deus e música, conversando com Deus, crenças sobre Deus, religião, agradecendo a Deus, bruxaria, amizade, conexão com outros, conexão consigo mesmo, se sentindo conectado, diagnóstico, pensamentos de morte e fatores de melhora. As ideias centrais identificadas foram organizadas em quatro temas: A - Relação com a natureza, B - Relação com religiosidade, C - Relação com os outros e D - relação consigo mesmo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A espiritualidade em cuidados paliativos: estratégia de enfrentamento e conforto para pacientes, familiares e equipe multiprofissional(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-28) Gonçalves, Ana Rita de Araújo [UNIFESP]; Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3179063226554474; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: Os cuidados paliativos consistem em uma abordagem para tratar pacientes com doenças ameaçadoras da continuidade da vida e seus familiares, tendo a espiritualidade como um dos âmbitos a serem abordados e acolhidos. Para tal, tem-se o capelão e/ou líderes religiosos que compõem a equipe paliativista, trabalhando a dimensão espiritual com todos os envolvidos nesta experiência, já que esta é de extrema valia dentro do delicado processo de contemplação da brevidade existencial em meio ao sofrimento. Objetivo: Buscar compreender sobre o enfrentamento dos cuidados de fim de vida e o quanto a espiritualidade proporciona maior conforto aos pacientes, familiares e a equipe. Metodologia: Este estudo trata de uma revisão bibliográfica realizada nas bases de dados Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Índice Bibliográfico Espanhol em Ciências da Saúde (IBECS) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), as pesquisas foram feitas nos meses de dezembro de dois mil e vinte e um (2021) e janeiro de dois mil e vinte e dois (2022), com os descritores “Cuidados paliativos” e “Espiritualidade”. Como critérios de inclusão foram selecionados os artigos dentro da temática, em português ou espanhol, publicados entre os últimos 5 anos, que contemplavam o público-alvo de adultos e/ou idosos e com acesso na íntegra. Sendo aqueles que abordavam a espiritualidade como parte essencial para os pacientes, equipe multiprofissional e seus familiares dentro dos cuidados paliativos. Foram excluídos os periódicos que não estavam em português ou espanhol, sem disponibilidade na íntegra de forma online, que focavam em áreas profissionais específicas, que foram publicados antes de 2016 e que abordavam a pediatria. Para incluir os artigos neste presente estudo, os mesmos foram lidos pelo seu resumo e atendendo aos critérios, separados para leitura total. Resultados: Os achados deste estudo mostraram que a espiritualidade é de suma importância para que os pacientes e seus familiares possam enfrentar o processo dos cuidados paliativos. Para as equipes, algumas pesquisas apontam que elas veem a espiritualidade como facilitadora e condutora das ações paliativistas, enquanto outras sentem insegurança e despreparo para abordar tal temática. Conclusão: A espiritualidade dentro dos cuidados paliativos é vista como estratégia de enfrentamento para os pacientes, familiares e equipe. Esta dimensão oferece conforto, como amparo, força, auxilia na manutenção da esperança e torna os indivíduos mais resilientes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A espiritualidade no cotidiano da enfermagem neonatal: uma revisão integrativa(Universidade Federal de São Paulo, 2022-10) Silva, Ana Lucia Marques da [UNIFESP]; Reichert, Magaly Cecília Franchini [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6757504420191711; http://lattes.cnpq.br/6802942463056892A espiritualidade possui características e conceitos variados, mas na maioria deles é caracterizada pela busca diária do autoconhecimento, busca de propósitos, conhecimento do outro e consciência de limitações e competências, de modo que o cuidado espiritual, possibilita o desenvolvimento de bem estar e saúde. Este estudo apresenta uma revisão integrativa da literatura, a respeito do tema: “espiritualidade no cotidiano da equipe de enfermagem neonatal”, visando os profissionais de enfermagem, que atuam no cuidado de recém nascidos e sua família. O objetivo foi evidenciar o conhecimento científico sobre o cuidado espiritual prestado no período neonatal pela equipe de enfermagem. Foi realizada busca em cinco bases de dados, dentro do limite cronológico de sete anos (2016-2022). Este levantamento foi realizado no período de dezembro de 2021 a abril de 2022, com o uso dos seguintes critérios: textos completos disponíveis e limite temporal, que possibilitaram a inclusão de oito estudos nesta revisão. Da análise dos estudos emergiram três categorias temáticas: I. Preparo das equipes para o cuidado espiritual; II. Intervenções utilizadas pelas equipes para o cuidado espiritual e III. Cuidado espiritual no enfrentamento do luto. A presente revisão integrativa possibilitou correlacionar o cuidado espiritual prestado ao recém nascido, ao processo de hospitalização em unidades de cuidados intensivos, mostrando que é um tema que possui lacunas a serem pesquisadas e investigadas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Espiritualidade no Cuidado Centrado do Paciente para Estudantes de Fisioterapia(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-06) Cunha, Rebekka Christina Abate de Oliveira [UNIFESP]; Aveiro, Mariana Chaves [UNIFESP]; Poletto, Patrícia Rios [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7170962317109623; http://lattes.cnpq.br/8912160623559438; http://lattes.cnpq.br/4910978018567678; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Esse estudo visou compreender os saberes dos estudantes de fisioterapia sobre espiritualidade no cuidado centrado ao paciente. Métodos: Os participantes foram 40 estudantes de fisioterapia da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, que estão matriculados no estágio obrigatório, e que responderam um questionário virtual com perguntas objetivas que foram elaboradas pela autora a partir da literatura e o questionário World Health Organization Quality of Life - Spiritual, Religiousness and Personal Beliefs (WHOQOL-SRPB) que é composto por 32 itens, organizados em oito facetas: (1) conexão a ser ou força espiritual; (2) sentido na vida; (3) admiração; (4) totalidade e integração; (5) força espiritual; (6) paz interior; (7) esperança e otimismo e (8) fé. Essas oito categorias se agrupam em quatro seções: (1) Conexão Espiritual, Fé, Força Espiritual; (2) Paz interior, Totalidade e Integração; (3) Sentido na Vida, Esperança e Otimismo e (4) Admiração. Resultados: Os resultados foram analisados pelo método descritivo, em que dos 40 participantes, 55% pensam que a espiritualidade influencia muito na saúde do paciente, e 60% relatam ser pertinente abordar a espiritualidade no atendimento, sendo que esse mesmo número se sente pouco preparado para tal abordagem. Além disso, 87,50% relatam que o tema “Espiritualidade e Saúde” deveria ser incluído no currículo de fisioterapia, e os resultados do WHOQOL-SRPB mostraram maior pontuação na faceta “Sentido da Vida” com média de 17,3(±2,2). Conclusão: Conclui-se que os estudantes compreendem e reconhecem a espiritualidade como importante para o cuidado centrado na pessoa, entretanto tem dificuldades em abordar a espiritualidade nas práticas de estágio. Na percepção dos estudantes esse tema deveria ser melhor abordado durante a formação.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Espiritualidade, qualidade de vida e depressão em familiares de idosos com demências(Universidade Federal de São Paulo, 2021-11-05) Vitro, Luana [UNIFESP]; Horta, Ana Lucia de Moraes [UNIFESP]; Cruz, Maria Goreti Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3871183725051999; http://lattes.cnpq.br/6589995987863639; http://lattes.cnpq.br/7808172064528868Objetivo: Associar a espiritualidade com a qualidade de vida e a depressão de cuidadores familiares e compreender a dinâmica familiar quando há um integrante com demência no domicílio. Método: Estudo misto, com estratégia sequencial exploratória. Na etapa quantitativa, foram usados os instrumentos World Health Organization Quality of Life – BREF, Inventário de Depressão de Beck e World Health Organization Quality of Life – spirituality, religiousness and personal beliefs. Na etapa qualitativa, 35 participantes responderam a uma entrevista semiestruturada a partir da seguinte questão norteadora: “Como a espiritualidade contribuiu para o enfrentamento da doença de Alzheimer ou de outra demência de seu familiar?” Resultado: O perfil sociocontextual da amostra foi majoritariamente do sexo feminino, com idade de 17 a 76 anos, curso superior completo e de empregados. A maioria se autoavaliou como saudável, com boa saúde, sem uso de medicamentos e com escore negativo para depressão. O tempo médio de conhecimento do diagnóstico de demência foi de 7,4 anos. Relataram ter apenas um familiar com doença de Alzheimer/demências na família 66,6%. Dos resultados das entrevistas, emergiram três categorias: Organização familiar na promoção do cuidado à pessoa com demência e doença de Alzheimer; Espiritualidade e suas implicações no enfrentamento da demência e doença de Alzheimer e Espiritualidade como fator de proteção na realização do cuidado.Conclusão: A espiritualidade configurou-se como importante fator de enfrentamento para os cuidadores familiares de idosos com demência, bem como um fator redutor do risco de depressão e de melhora da qualidade de vida.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Espiritualidade/religiosidade como recurso terapêutico na prática clínica: concepção dos estudantes de graduação em medicina da Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2018) Abuchaim, Sílvia Cristina Borragini [UNIFESP]; Tarcia, Rita Maria Lino [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5091970329164141; http://lattes.cnpq.br/2098927080644605Introdução - O envolvimento religioso/espiritual traz significado e propósito para a vida dos pacientes, principalmente quando se encontram fragilizados pela dor. Este envolvimento pode influenciar decisões médicas devendo ser identificado na anamnese. Existem relatos de dificuldades da tomada de história espiritual por parte dos médicos, predisposição dos pacientes em compartilhar suas crenças e comprovação científica da eficácia terapêutica da religiosidade/espiritualidade na saúde física e mental. Objetivo - Verificar a opinião dos estudantes de graduação em Medicina da Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo, quanto à utilização da espiritualidade/religiosidade do paciente como recurso terapêutico na prática clínica. Método - Abordagem quantitativa do tipo analítica observacional transversal. Questionário padronizado em quatro blocos: perfil sociodemográfico; Índice de Religiosidade da Universidade de Duke; religiosidade/espiritualidade no contexto clínico; religiosidade/espiritualidade no contexto acadêmico, aplicado a acadêmicos do primeiro ao sexto ano. Resultados - A amostra consiste em 72% da população de estudantes matriculados, sendo que 62% possuem afiliação religiosa: 30% católicos, 13% evangélicos, 12% espíritas e 7% outras denominações. Dos 38% restantes, 26% declararam-se agnósticos e 12% ateus. Dos estudantes, 4,2% frequentam instituições religiosas mais do que uma vez por semana, 10% uma vez por semana, 6,4% duas a três vezes por mês, 27,6% algumas vezes por ano, 21,6% uma vez por ano ou menos e 30,2% nunca frequentam. Quanto ao tempo dedicado a atividades religiosas individuais, 4,5% dedicam-se mais do que uma vez ao dia; 17,5% diariamente; 8% duas ou mais vezes por semana; 6% uma vez por semana; 17% poucas vezes por mês; e 47% raramente ou nunca. A centralidade do transcendente na vida é muito forte em 13%; forte em 20,5%; moderada em 21,5%; fraca em 18,5%; e muito fraca em 26,5%. Das questões inseridas no bloco referente ao contexto clínico, “Independentemente de sua crença religiosa, o médico deve respeitar a crença do paciente” e “O médico deve considerar em sua prática clínica as necessidades emocionais, socioculturais e espirituais do paciente, além de suas necessidades físicas” tiveram os maiores escores de concordância, respectivamente 98,6% e 97,0%. Das que constituíram o contexto acadêmico, a que teve maior concordância (83,7%) foi “O cuidado com a dimensão espiritual faz parte do atendimento integral e humanizado ao paciente”. Por outro lado, o grau de discordância com a questão “Um bom médico deve se distanciar do sofrimento do paciente” foi de 90,5%. A assertiva “A proposição de ações didáticopedagógicas relacionadas à dimensão espiritual do paciente na educação médica é relevante” teve concordância média de 61,5% e 27,5% de indiferentes. Conclusões - Nossos resultados sugerem que: 1) os estudantes de Medicina atribuem importância à dimensão espiritual do paciente na prática clínica; 2) os acadêmicos consideram a abordagem da dimensão espiritual do paciente como recurso terapêutico para o exercício de uma prática clínica mais humanizada; 3) 61,7% dos participantes da pesquisa considera relevante, ou pelo menos não é contrária (27,3%), à proposição de ações didático-pedagógicas na educação médica relacionadas à dimensão espiritual do paciente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A formação do profissional de enfermagem frente à dimensão espiritual do paciente crítico(Universidade Federal de São Paulo, 2021-10-25) Palmeira, Aline Fernanda Araujo [UNIFESP]; Neves, Vanessa Ribeiro [UNIFESP]; Lopes, Camila Takao [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4904538541897667; http://lattes.cnpq.br/7132941543481307; http://lattes.cnpq.br/7205121083075036Objetivo: Descrever e analisar a formação dos profissionais de enfermagem frente à dimensão espiritual do paciente crítico. Método: Pesquisa descritivo exploratória, de natureza qualitativa, utilizando a História Oral Temática como referencial metodológico. A pesquisa foi realizada com profissionais de enfermagem, sendo nove enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem, de um hospital universitário da cidade de São Paulo, todos com, no mínimo, dois anos de experiência em Unidade de Terapia Intensiva. Os profissionais foram entrevistados seguindo-se um roteiro de perguntas sobre o perfil sociodemográfico e os conhecimentos a respeito da formação dos participantes quanto à espiritualidade e o atendimento de enfermagem à dimensão espiritual do paciente crítico. Os discursos foram transcritos, transcriados e submetidos à análise de conteúdo proposta por Bardin, na modalidade temática. Resultados: A análise das narrativas resultou em três categorias: Conceito de espiritualidade, que apontou tanto o significado quanto os conflitos conceituais entre espiritualidade e religiosidade; Espiritualidade na formação de Enfermagem, na qual ética, religião e prática profissional foram consideradas fontes de aprendizado; e Espiritualidade na Unidade de Terapia Intensiva, que apresentou entraves ao atendimento espiritual do paciente crítico, como a mecanização do cuidado, o foco nas questões biológicas e a cultura organizacional. Considerações finais: A atuação de enfermeiros e técnicos de enfermagem no atendimento à dimensão espiritual do paciente crítico é fundamentada na ética profissional. No entanto, a ausência do tema durante a formação desses profissionais leva à prática empírica, o que os distancia da prática baseada em evidências.
- ItemSomente MetadadadosA influencia de fatores psico-socio-espirituais na Saúde mental e cefaleias de moradores da comunidade de Paraisopolis(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012) Lucchetti, Giancarlo [UNIFESP]Objetivos: os objetivos deste estudo foram: avaliar a prevalencia de cefaleias primarias em uma comunidade de baixa renda; investigar a influencia de fatores psico-socio-espirituais na Saúde mental (uso de alcool e tabaco) e cafaleias de moradores da comunidade de Paraisopolis, Brasil e validar para portugues o instrumento de afericao de religiosidade utilizado no estudo (Duke Religion Index - DUREL) Metodos: Foi realizado um estudo transversal de cunho populacional envolvendo moradores da comunidade de Paraisopolis em São Paulo, Brasil. Por meio de entrevistas porta a porta foram aplicados questionarios que continham dados socio-demograficos, questoes relacionadas a cefaleias, depressao/ansiedade (Mini International Neuropsychiatric Interview) e religiosidade (Duke Religion Index). A analise estatistica foi realizada por meio de modelos multivariados e a validacao da DUREL por meio da consistencia interna e validade de constructo. Resultados: Foram avaliados 383 individuos, maioria do sexo feminino (74,4%) e menores de 40 anos (57,9%). A escala de DUREL foi validada com boa consistencia interna (alfa de Cronbach=0,75) e boa validade discriminativa. A prevalencia de cefaleia em geral, enxaqueca, enxaqueca cronica e cefaleia tensional foi de 47%; 20,4%; 8,4% e 6,2%; respectivamente. A enxaqueca foi mais prevalente em mulheres e em pessoas empregadas. Fatores psicologicos como a ansiedade e a ansiedade subliminar tambem estiveram relacionados a prevalencia de cefaleias primarias e, a religiosidade organizacional e nao organizacional estiveram associadas a menor uso e abuso de alcool e menor tabagismo. Conclusoes: A prevalencia de enxaqueca e enxaqueca cronica em moradores de uma comunidade de muita baixa renda e alta e de cefaleia tensional e baixa. Os aspectos psicologicos, sociais e religiosos/espirituais tiveram um impacto tanto na prevalencia de cefaleias quanto no uso de alcool e tabagismo. Esses aspectos devem ser levados em consideracao por profissionais que atuam na area de Saúde e lidam com pacientes psiquiatricos e neurologicos, pois podem influenciar no proprio processo Saúde-doenca desses individuos
- ItemAcesso aberto (Open Access)Intervenções de enfermagem na dimensão espiritual: revisão integrativa(Universidade Federal de São Paulo, 2021-12-13) Bastos, Alice Rodrigues [UNIFESP]; Reichert, Magaly Cecília Franchini [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6757504420191711Objetivo: Esse estudo teve como objetivo investigar e analisar as intervenções de enfermagem no cuidado espiritual que foram publicadas no Brasil do período de 2017 a 2021. Método: Trata-se de uma revisão integrativa para responder à questão de pesquisa: Quais intervenções de enfermagem foram realizadas no cuidado espiritual no Brasil? Foram consultadas as bases de dados: PubMed, BDENF, LILACS, Medline e SciELO. Para a seleção dos estudos foram considerados os seguintes critérios: artigos disponíveis na íntegra, nos idiomas português e inglês e publicados entre 2017 a 2021. Resultados: Foram encontradas 122 publicações no PubMed, 26 na Medline, três na BDENF, um na LILACS e nenhum na Scielo. Após análise dos textos, foram selecionados oito artigos de origem nacional, dos quais foram separados em três categorias temáticas: Intervenções de enfermagem para o cuidado espiritual; Estratégias para o desenvolvimento das intervenções de enfermagem para o cuidado espiritual; Dificuldades para realização do cuidado espiritual. Considerações finais: A presente revisão identificou intervenções que podem ser colocadas em prática no cotidiano da enfermagem, porém são desafios para os enfermeiros: a falta de tempo, a sobrecarga de trabalho, o constrangimento em desenvolver esse assunto com o paciente, o desafio de superar a prioridade do modelo biomédico no cuidado e a falta de treinamento para atender e intervir nas necessidades espirituais do paciente. A lacuna que há na educação de enfermeiros frente ao cuidado espiritual e a capacidade de enfermeiros e estudantes de prestarem esse cuidado reflete as defasagens do cuidado.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Knowledge and attitudes of nursing professors and students concerning the interface between spirituality, religiosity and health(Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo, 2011-10-01) Tomasso, Claudia de Souza; Beltrame, Ideraldo Luiz; Lucchetti, Giancarlo [UNIFESP]; Universidade Nove de Julho Diretoria de Ciências da Saúde; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Associação Médico-Espírita de São Paulo Departamento de PesquisaThis study compares the knowledge and attitudes of nursing professors and students concerning the interface between spirituality, religiosity and health. A cross-sectional study was conducted with 30 nursing professors and 118 students. The results reveal that more than 95% of the participants had some religious affiliation, 96% believed that spirituality considerably influences patients' health, and 77% wished to address this subject. However, only 36% felt prepared for it and most believed that the university did not provide the necessary information. No statistical differences were found between the religious practices of nursing professors and students, though a marked difference was found in their clinical practices and opinions concerning spirituality and its inclusion in the program's curriculum. The most common barriers to addressing such a subject were: fear of imposing one's own beliefs, lack of time, and fear of offending patients.
- ItemSomente MetadadadosQualidade de vida e coping religioso e espiritual de idosos institucionalizados(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011) Vitorino, Luciano Magalhaes [UNIFESP]; Viana, Lucila Amaral Carneiro[UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6124111600274508; http://lattes.cnpq.br/3703970591088361OBJETIVOS: Identificar as caracteristicas pessoais, familiares, sociais, economicas e de Saúde dos idosos de Instituicao de Longa Permanencia (ILP) de Santa Rita do Sapucai e Pouso Alegre - MG; verificar o nivel de qualidade de vida desses idosos; verificar o coping religioso e espiritual desses idosos; avaliar a confiabilidade dos instrumentos de qualidade de vida geral, especifico e coping religioso e espiritual com esses idosos. METODO: A amostragem foi nao probabilistica constituida por 77 pessoas idosas institucionalizadas de duas instituicoes de longa permanencia para idosos nas cidades de Pouso Alegre e Santa Rita do Sapucai ambas de Minas Gerais. As informacoes foram coletadas por meio de um questionario de Caracterizacao Biossocial, Familiar, Economica e de Saúde que e constituida por questoes fechadas. E tres questionarios: WHOQOL BREF, que e um instrumento de QV geral contendo 26 questoes em quatro dominios. O WHOQOL OLD, e um instrumento de QV especifico para idoso com seis facetas com 24 itens. O terceiro de avaliacao do Coping Religioso e Espiritual (CRE) esta formado por 87 itens e duas dimensoes, CRE Positivo (CREP) com 66 questoes e a segunda com o CRE Negativo (CREN) que com 21 questoes. RESULTADOS: Com relacao a amostra estudada, a media de idade foi de 76,6 anos (DP 9,5); possuiam em media 1,9 filhos (DP 3,1). O tempo que residiam na ILPI era de 9,3 anos (DP 5). Observou-se, que (50,6%) eram do genero feminino, 36 (46,8%) eram procedentes de Pouso Alegre e Santa Rita do Sapucai - MG. Cerca de (50,6%) tinham filhos, 62 (81,6%) nao possuir nenhuma escolaridade ou ensino fundamental incompleto, 40 (51,9%) eram solteiros, 57 (74%) referiram serem portadores de doenca cronica e 55,2 (%) possuiam alguma doenca relacionada com o sistema cardiovascular, 60 (77,9%) faziam uso de medicamento diariamente. Quanto a auto-avaliacao do estado de Saúde 56 (72,8%) classificaram como boa a otima e quando comparada ao ano anterior 34 (44,2%)referiram que estava a mesma coisa. Sobre os aspectos religiosos 73(94,8%) praticavam uma religiao, sendo a catolica com 63(86,3%). A avaliacao da QV geral foi de 65,5% com DP( 15,8). O dominio ofisicoo foi o que menos contribuiu, com uma media de 63,2% (DP 22,3), ja o dominio orelacoes sociaiso foi o que alcancou a maior media dentreos demais, com 68% (DP 20,2). A media da avaliacao da QV total por meio do WHOQOL-OLD,foi de 63,2 (DP; 14,9). O dominio Funcionamento do Sensorio foi o que melhor contribuiu para a media obtida 73,7% (DP 22,7), ja o dominio oAutonomiao obteve a menor media, com 56,9 (DP 22). O CRE Total foi de 3,6 (DP=0,3) sendo a sua utilizacao classificada como oaltao. Quanto ao CREP alcancou a media de 3,38;(DP=0,6), considerado um fator omedioo na sua utilizacao, e o CREN obteve a 2,1 de media, (DP=0,5) sendo obaixao a sua utilizacao. A RazCRENP apresentou valores na sua utilizacao de 0,6 (DP= 0,2).Quanto ao fator do CREP oposicionamento positivo frente a Deuso apresentou media de 4,2 sendo classificada como oaltao na sua utilizacao. O valor que menor apresentou utilizacao foi 1,8 de media, sendo, onenhuma ou irrisoriao a utilizacao. Dentre os quatro fatores do CREN detectou-se que o fator que mais contribuiu negativamente foi oposicionamento negativo frente a deuso com media de 3,0 (omediao) e o fator que menor contribui foi oreavaliacao negativa de Deuso (1,7) com utilizacao obaixao. CONCLUSAO: pode-se perceber uma auto-avaliacao positiva da qualidade de vida. Sobre o coping religioso e espiritual, pode-se dizer que os idosos institucionalizados utilizavam as estrategias de enfrentamento religioso e espiritual de forma elevada para a adversidade vivenciada