Navegando por Palavras-chave "Escrita"
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A arte na educação de crianças não letradas: a construção de narrativas visuais a partir dos quadrinhos(Universidade Federal de São Paulo, 2024) Barbosa, Gabriela Hernandes [UNIFESP]; Araujo, Betania Libanio Dantas; http://lattes.cnpq.br/3104010388590983; http://lattes.cnpq.br/3286851030755700O presente trabalho teve como propósito investigar as possibilidades que as histórias em quadrinhos oferecem na construção do conhecimento de crianças não letradas, com foco nas cores e expressões artísticas no processo educacional. A pesquisa defende que os quadrinhos, como linguagem multimodal, são ferramentas eficazes no desenvolvimento da expressão e compreensão visual, estimulando a criatividade, a interpretação e a comunicação. Ao integrar elementos gráficos e textuais, as histórias em quadrinhos facilitam a construção de significados e a formação de narrativas pessoais, permitindo que as crianças se envolvam ativamente no processo educativo. O estudo teve como propósito demonstrar que o uso de quadrinhos promove a atenção, o engajamento e a capacidade crítica das crianças, destacando seu impacto positivo tanto na aprendizagem quanto no desenvolvimento socioemocional.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Avesso do Avesso, sua mais completa tradução. A Vida apátrida em Vilém Flusser(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-19) Silva, Vanice; Carvalho, Marcelo; http://lattes.cnpq.br/8896651184442343; http://lattes.cnpq.br/1502700051655579O engajamento de Flusser à língua portuguesa que se apresenta em Língua e Realidade pressupõe uma crença no projeto de uma pátria brasileira, cujo resultado frustrante é o desengajamento tanto da sociedade brasileira quanto do valor de pátria, de um modo geral. Em consequência disso, Flusser escolhe a condição apátrida e revê o modo de engajamento que muda de foco: do engajamento à língua pátria passa a engajar-se com as línguas de seus companheiros de jornada. Será ressaltado como a tradução é o procedimento ontologicamente necessário para o engajamento em ambos os casos, sendo o meio pelo qual podemos ligar língua e condição apátrida. Com isso, é possível reconhecer que apatridade no sentido flusseriano remete à língua. Como essa transição se passa no contexto brasileiro tomaremos como referência o relato de Bodenlos, sua autobiografia filosófica, onde Flusser descreve seu processo de engajamento e desengajamento da sociedade brasileira. Há uma espécie de turning point nesse processo que liga sua filosofia primeira à filosofia dos media, posterior e mais famosa.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Bateria de avaliação de habilidades e competências lingüísticas, de escrita e de leitura: estudo piloto(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-02-18) Kida, Adriana de Souza Batista [UNIFESP]; Ávila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Apresentar um piloto de bateria de testes de avaliação de leitura, de escrita e de habilidades e competências receptivas, expressivas e metalingüísticas de linguagem oral relacionadas com o aprendizado e investigar sua confiabilidade como instrumento de mensuração do desempenho de crianças de oito a onze anos e onze meses. Método: Foi elaborado um instrumento, contendo 44 itens de teste, organizados em cinco escalas de avaliação: de Linguagem Oral Receptiva, de Linguagem Oral Expressiva, de Metalinguagem, de Leitura e de Escrita. Para o estudo da confiabilidade desse instrumento foram selecionadas 100 crianças (64 meninas) de Escolas da Rede Pública com idade de 8 a 11 anos e 11 meses. Vinte (12 meninas) participaram do estudo inicial de aplicabilidade, que resultou na versão piloto da Bateria. Posteriormente, esta versão foi utilizada na avaliação das demais 80 crianças (52 meninas). As respostas obtidas foram analisadas e computadas para a atribuição de escores de item, que permitiram o cálculo dos escores por habilidade e competência (ehc) e do escore por escala (ebe). Estes escores foram submetidos a análise estatística sendo utilizados para a obtenção do coeficiente alpha de Cronbach, empregado para estudar a confiabilidade do instrumento. Complementarmente, procedeu-se o estudo das correlações entre os itens, realizado por meio da obtenção do coeficiente de correlação de Pearson. Adotou-se, neste estudo, nível de significância de 0,05. Resultados: Na análise da consistência interna obteve-se =0,386 para a Escala de Linguagem Oral Receptiva, =0,467 para a Escala de Linguagem Oral Expressiva, =0,531 para a Escala de Metalinguagem, =0,866 para a Escala de Leitura, =0,461 para a Escala de Escrita. O estudo da consistência interna mediante a exclusão de itens apresentou modificações do nível de consistência interna (=0,630) para a Escala de Linguagem Oral Expressiva quando retirado o item 10. Correlações entre os itens foram observadas em algumas escalas, variando de fracas a fortes e corroboraram os valores do coeficiente alpha. Conclusão: A Bateria em sua totalidade de escalas e itens não se mostrou confiável para mensurar o desempenho das crianças da amostra. Contudo, isoladamente, algumas escalas mostraram-se confiáveis para avaliação diagnóstica e para rastreamento, enquanto outras se mostraram promissoras necessitando de revisões. Apenas uma não se mostrou confiável.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Escalas de avaliação da leitura e da escrita: evidências preliminares de confiabilidade(Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda., 2010-12-01) Kida, Adriana de Souza Batista [UNIFESP]; Chiari, Brasilia Maria [UNIFESP]; Ávila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)BACKGROUND: reliability of Reading and Writing Assessment Instruments. AIM: to investigate the reliability of two scales created to evaluate both reading and writing of children with ages between 8:0 and 11:11 years. METHOD: two scales were created: a reading scale, composed of 12 testing items organized into four competency fields (letter knowledge and phonographemic relation, decoding of isolated items, reading fluency, reading comprehension), and a writing scale, with five items organized into three fields (letter writing and graphophonemic relation, codification of isolated items, writing construction). One hundred students (64 girls) from Public Schools, with ages raging between 8:0 and 11:11 years, were selected. Twenty students (12 girls) participated in the applicability study, resulting in the study version of the Scales. These scales were later applied to the remaining 80 students (52 girls). The obtained responses were assessed and computed for score assignment: item scores, competence field score (CFS) and raw scale score (RSS). Data were submitted to statistical analysis: the Cronbach's alpha coefficient was calculated and correlations between items (Pearson's correlation coefficient) were verified. A significance level of 0.05 was used. RESULTS: a = 0.866 and a = 0.461 were obtained for the Reading and Writing Scales, respectively. Correlations between the items were observed, ranging from weak to strong, and confirmed the alpha values. CONCLUSION: the Reading Scale was proven reliable, achieving acceptable levels for diagnostic instruments; the Writing Scale did not present an acceptable reliability level to measure the performance of the tested children.
- ItemRestritoEscuta e Escrita - Uma Experiência Corporal na Interface entre Saúde e Comunicação(Universidade Federal de São Paulo, 2021-07-23) Cocchiaro, Liliane Oraggio [UNIFESP]; Liberman, Flávia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8790313628912498; http://lattes.cnpq.br/2381698779198156; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Pesquisa-intevenção, norteada pelo Método Cartográfico, realizada na interface dos campos da Saúde e da Comunicação. O campo de produção de dados aconteceu em uma série de dez Oficinas "Corpo Escuta e Escrita - Experimentos Textuais Formativos", que reuniram alunos de pós-graduação, envolvidos em projetos de escrita. O objetivo principal foi desenvolver a sensibilidade de profissionais de saúde, aprimorar as habilidades de linguagem e as formas de expressar por escrito e oralmente as experiências de cuidado, problematizando a qualidade da interação, seja ela com as equipes multidisciplinares, os pacientes e/ou acompanhados e seus familiares. Para além das áreas formais, incluiu a investigação a pulsar na interface entre Cuidado e Expressão, como campos da produção humana e suas nuances, com ênfase nos conteúdos que enriquecem as práticas do autocuidado e do cuidar do outro.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Explicando o gesto(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-12-12) Santos, Carlos Eduardo Alves [UNIFESP]; Henz, Alexandre de Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8635317893278680; http://lattes.cnpq.br/0869235627560438; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Os textos que compõem o trabalho são exercícios-itinerários que mapeiam as relações de aprendizado com gestos em múltiplas situações (uma conversa, uma aula, processos de leitura, uma vivência universitária etc.). A ideia-problema de gesto é articulada com uma versão ampliada da metodologia nomeada Plagicombinação, roubada de Tom Zé. Essa articulação é um importante elemento de consistência operatória que percute nas experimentações da escrita.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Performance, Transgressão e Cidade: estética e ética na pixação e na pichação - um estudo comparativo entre “Graffiti”, de Julio Cortázar e “O rabisco”, de Geovani Martins.(Universidade Federal de São Paulo, 2023-02-28) Reimão, Lucas Torices [UNIFESP]; Vidal, Paloma [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1921642933020819; http://lattes.cnpq.br/3162254048951996A abordagem sobre o universo artístico da pixação revela consigo uma ética e estética, com códigos peculiares, interpelada por um circuito comunitário e ativada por uma performance, com conceitos e comportamentos próprios dessa prática. Por outro lado, a pichação, com ch, embora conjugue certos aspectos similares, transita dentro de uma outra perspectiva estética e ética. Propõe-se, neste trabalho, analisar e compreender os significados e valores destas duas modalidades de arte em suas ações partindo de uma narrativa de experiência, em decifrar palavras pelas edificações de São Paulo, e logo a performance artística, em análise literária, nas narrativas dos contos “O Rabisco” (Martins) e “Graffiti” (Cortázar). A proximidade entre a experiência e a literatura traz o estabelecimento de um circuito comunicativo enigmático, e termos linguísticos autênticos, organização comunitária e atividade performática e transgressora em meio à cidade. O estudo revelou a existência de um sentido comunitário de relações, e sua ética, bem como a complexidade performática que envolve o ato de pixar e pichar, e sua estética, em sua transgressividade. Observou-se o caráter anárquico da atividade e constatou-se que a arte perpetrada nos muros traz consigo um jogo interno de significados interpretativos peculiares e performances próprias.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ponte e contato : produção de conhecimento na antropologia(Universidade Federal de São Paulo, 2018-12-11) Pereira, Bruno Felipe [UNIFESP]; Garcia, Uirá Felippe [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9007367852204014O trabalho consiste em uma análise teórica sobre as formas historicamente construídas de epistemologia da antropologia. A escrita como forma de transmissão do conhecimento adquirido com os nativos para um povo que comunga da mesma cultura do antropologo. A tradução como uma ferramenta que funciona como uma ponte entre duas culturas trazendo os símbolos e sentidos presente em uma para dentro da outra. Complexidade nas relações e a possibilidade de ser atingido por acontecimentos e símbolos presentes em uma cultura que não é a mesma do antropólogo.
- ItemRestritoPrograma de orientação fonoaudiológica aos pais de crianças surdas para estimulação de leitura e escrita(Universidade Federal de São Paulo, 2021) Bravo, Laís Oliveira [UNIFESP]; Sacaloski, Marisa [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3501056496991426; http://lattes.cnpq.br/6823087936162120A leitura e escrita são ferramentas comunicativas fundamentais na nossa sociedade. Quando se trata de pessoas com deficiência auditiva, o processo de construção da escrita apresenta algumas peculiaridades que precisam ser consideradas pelas pessoas que auxiliarão em sua construção. Para tanto, é fundamental o apoio de profissionais e familiares. Contudo, a maioria dos surdos nascem em famílias ouvintes que vão precisar de orientação sobre como oferecer esse suporte. Objetivo: Os objetivos desta pesquisa foram caracterizar o conhecimento dos pais de crianças surdas sobre a alfabetização de seus filhos e as práticas de letramento dessas famílias, bem como elaborar um programa de orientação a pais ou responsáveis por crianças com surdez sobre estimulação de leitura e escrita. Método: Participaram da pesquisa 18 pais e responsáveis (77,7% do sexo feminino) de crianças surdas, alunas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II de escola regular (77,77%), com idades que variaram de 4 a 14 anos. A maioria das crianças apresentava perda auditiva de grau severo a profundo (88,88%) e se comunicava por fala e libras (44.44%). Foi aplicado um questionário eletrônico Google Forms divulgado nas redes sociais. Foram apresentadas aos pais questões abertas, fechadas e mistas a fim de mapear as práticas de letramento que ocorriam em casa, o tipo de orientação que necessitavam e quais as melhores possibilidades para o formato do programa de orientação fonoaudiológica, bem como sua utilidade para os entrevistados. Resultados: Verificou-se que as crianças eram parcialmente alfabetizadas (44,4%) ou analfabetas (27,8%) e que os pais ajudam seus filhos a realizar as tarefas escolares e leem para seus filhos em casa (94,4%). A maioria dos pais estimula a leitura e escrita dos seus filhos em casa com imagens ou com textos (82,4%), mas não sabem como uma criança surda aprende a ler e escrever (55,6%). A maioria dos participantes (94,4%) mencionaram que gostariam de saber como estimular seus filhos quanto à leitura e escrita. Solicitaram que o material fosse baseado em animações e que fosse encaminhado por WhatsApp. A partir dessas informações, foi elaborado um material informativo que constou de duas animações que abordaram a evolução da escrita, as características da escrita da pessoa com surdez e o processo de estimulação de leitura e escrita. O programa utilizado para a elaboração do material foi a plataforma Powtoon. O material foi encaminhado aos pais por WhatsApp. Os pais relataram que o programa os auxiliou a pensar em novas formas de estimular a leitura e a escrita de seus filhos, sendo avaliado positivamente pelos pais. Conclusão: A maioria dos pais tinha interesse em estimular a leitura e escrita de seus filhos, pois não sabia como fazê-lo. A estimulação oferecida em casa se baseava em mostrar figuras, textos e ler livros de história para as crianças, que eram em sua maioria analfabetas ou parcialmente alfabetizadas. O material elaborado abordou questões de aquisição da leitura e escrita e foi considerado como útil pelos pais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)TDAH, leitura e escrita: modelos neuropsicológicos e de invariâncias(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-10-20) Lúcio, Patrícia Silva [UNIFESP]; Moreira, Hugo Cogo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3049836001727444; http://lattes.cnpq.br/1034049862664412; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)An important research question focuses on the study of comorbidity among mental disorders. Different models have been developed to clarify this interrelation. Furthermore, the findings of studies that determine the prevalence of disorders in different populations generally use direct comparisons between the individuals that compose these populations. This study uses a neuropsychological model to demonstrate a predictive relationship between ADHD symptoms and difficulties of learning to read. In addition, it attests to the validity of the comparisons between subjects with and without ADHD through measurement invariance analysis. Thus, this dissertation is composed of two separate studies, both performed from a community sample of children and adolescents with normal estimated IQ (?70) belonging to 66 public schools of São Paulo and Porto Alegre. Participants (n = 1857; 6-15 years; 47% female) were evaluated in reading, spelling, working memory (visuospatial and verbal), and a forced choice task BIP (2C-RT). ADHD symptoms were evaluated by the DAWBA. Study 1 aimed to investigate the mediation effect of a measure of stimulus discriminability (mean drift) in the relationship between the symptoms of ADHD and reading skills. Sex, socioeconomic status, and memory (verbal and visuospatial) were covariates, and age was the moderator. In a moderated-mediation model, the stimulus discriminability mediated the effect of ADHD symptoms on reading and this indirect effect was moderated by age (the effect was greater among younger children). The findings support the hypothesis that ADHD and reading skills are linked, in young children, for a neuropsychological deficit related to stimulus discrimination capacity. Study 2 aimed to evaluate the invariance of reading and spelling measures between subpopulations of ADHD and typically developing children. The study included 1,935 children with and without ADHD diagnosis (47% girls; 11% ADHD). The invariance of the measurement was investigated by factor analysis for multiple groups (MGCFA) and differential item functioning (DIF) via MIMIC models. Through both methods, the invariance of the reading and spelling measures was certified, demonstrating the comparability of groups of children with and without ADHD in these tasks. The impact of this study for future research on the relationship between reading and spelling skills and the symptoms of ADHD is discussed.