Navegando por Palavras-chave "Escrita manual"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação da escrita por meio de sintagmas nominais(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-02-20) Arnaut, Mirian Aratangy [UNIFESP]; Avila, Clara Regina Brandao de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4265004102490366; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Construir uma lista de sintagmas nominais que seja capaz de identificar, na escrita sob ditado,de escolares do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, características de processamento fonológico e ortográfico por ano escolar e de indicar possíveis associações entre competências metassintáticas, metafonológicas e ortográficas.Estudo 1.Método: Elaboraram-se uma lista de sintagmas nominais e uma de palavras isoladas que, após procedimentos piloto, foram analisadas por meio da Teoria de Resposta ao Item. Uma amostra randomizada de 275 escolares consideradostípicos foram avaliados por meio de tarefa de ditado dos sintagmas e palavras. Estabeleceu-se uma tipologia de erros de escrita. A Teoria de Resposta ao Item foi novamente utilizada para avaliar a unidimensionalidade subjacente aos itens do ditado de palavras e do ditado de sintagmas e aos tipos de erros propostos. O cálculo da analise fatorial exploratória analisou o padrão e a força da invariância para sexo e escolaridade e, após, para o tipo de erro. Resultados: Uma lista de 17 sintagmas e outra com 21 palavras mostraram padrões predominantemente moderado e médio de grau de dificuldade e de poder de discriminar entre bons e maus escritores. Apenas os sintagmas diferenciaram as crianças por escolaridade. O grau de dificuldade de aparecimento dos erros variou entremoderado e muito difícil com predomínio de grau médio de discriminação. Curvas de Informação Total sobre os constructos avaliados foram obtidas. Medidas descritivas caracterizaram todos os erros encontrados a partir do crivo elaborado. Estudo 2:Método: Testes de processamento fonológico e consciência morfossintática avaliaram 231 dos escolares. Análise fatorial exploratória, foi aplicada para identificar variáveis preditoras da ocorrência de junturas intervocabulares e segmentações indevidas na amostra de escrita sob ditado de sintagmas. Conduziu-se o cálculo do Coeficiente de Spearman para investigar associações entre a ocorrência de junturas e segmentações e as variáveis fonológicas e morfossintáticas. Resultados: Apenas consciência morfossintática e memória fonológica de curto prazo mostraram impacto sobre a segmentação indevida e a juntura intervocabular, respectivamente, embora fortes correlações positivas tenham sido encontradas entre consciência fonológica segmentação indevida. A morfossintaxe mostrou-se variável latente no modelo proposto. Conclusão: Diferentemente da lista de palavras isoladas, a de sintagmas nominais mostrou-se capaz de identificar características da escrita dos escolares, segundo uma tipologia de erros que os categorizapor sua natureza ortográfica, fonológica ou sintático/semântica, diferenciandoos por agrupamento de nível de escolaridade, quanto à condição de melhor ou pior escrita. Junturas intervocabulares e segmentações indevidas estão presentes na escrita de escolares típicos em pequena frequência de ocorrência e estiveram associadas a habilidades do processamento fonológico e à consciência morfossintática. Esta, mostrouse variável latente no modelo proposto para o constructo que prevê habilidades de linguagem subjacentes ao aprendizado da escrita ortográfica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Caracterização de habilidades da escrita em crianças do 5º ano do Ensino Fundamental(Universidade Federal de São Paulo, 2021-04-14) PINTO, ANA; Avila, Clara Regina Brandão de; Rizzutti, Sueli; http://lattes.cnpq.br/1441896240736591; http://lattes.cnpq.br/4265004102490366; http://lattes.cnpq.br/8351516431166804Objetivos: Caracterizar habilidades da escrita de crianças do 5º ano do Ensino Fundamental, conforme os diferentes níveis do rendimento escolar em Língua Portuguesa; identificar o nível do desempenho escolar das crianças; descrever a produção escrita dos escolares, conforme a ocorrência de variáveis linguísticas e o padrão discursivo da escrita; caracterizar os mecanismos subjacentes à escrita por meio de avaliação cognitivo-linguística e, assim como a possibilidade de predizerem o desempenho em escrita e investigar as orientações motivacionais dos escolares .Método:120 meninos e meninas escolares de duas escolas da rede pública (municipal e estadual) do município de São Paulo foram selecionados e agrupados, segundo a média de notas em língua portuguesa, igual ou superior a 6,0 (G1) e inferior a 6,0 (G2). O Teste de Desempenho Escolar - subteste de Escrita classificou G1 e G2, em 04 subgrupos, segundo combinações do RPL (rendimento em Língua Portuguesa) e as classificações médio a superior (a partir de 29 pontos) e inferior (com pontuações até 28). Em seguida, os 04 Subgrupos foram avaliados quanto a; características de produções textuais; habilidades cognitivo-linguísticas preditoras da alfabetização; nível de motivação intrínseca e extrínseca. Os dados foram corrigidos e conduzidas análises comparativas, de correlação e de regressão linear simples. Resultados: Evidenciaram-se resultados significantes no nível de 0,05. No desempenho em escrita ortográfica, alunos do G1 apresentaram melhor desempenho no TDE somente quando desconsiderado o primeiro agrupamento por média do Rendimento em Língua Portuguesa e com a amostra controlada por sexo. As meninas mostraram melhor desempenho em ortografia. Variabilidade de desempenhos foi evidenciada em ambas as escolas. A produção textual mostrou variabilidade de resultados desde produções sem pontuação até outras que pontuaram todos os itens propostos; a comparação entre meninos e meninas e entre as escolas não apontou diferenças entre os grupos. De uma maneira geral meninos e meninas, de ambas as escolas, apresentaram boa pontuação com distribuição em ordem decrescente de pontos de acordo com a piora de desempenho no TDE e RLP (Rendimento Língua Portuguesa). A avaliação da memória imediata apontou média de desempenho superior semelhante entre sexos e escolas. As médias de motivação intrínseca evidenciaram escores superiores na escola Municipal e diferença entre os subgrupos; as de motivação extrínseca foram semelhantes em ambas as escolas, sexo e subgrupo, com baixos níveis de motivação. As variáveis da produção textual escrita e as da avaliação cognitivo-linguística mostraram-se associadas positivamente. As variáveis memória imediata e ditado de pseudopalavras mostraram-se preditoras da escrita ortográfica e a variável TDE-Escrita explicou a variação em produção textual. Conclusão: embora não se possa generalizar os resultados, é possível concluir que para a amostra estudada, independentemente da escola, os níveis de aprendizado da escrita não foram homogêneos, nem todas os escolares alcançaram pleno desenvolvimento da escrita ortográfica ou da produção textual. Mesmo no 5º ano do Ensino Fundamental, nem todos os escolares desenvolveram plenamente, as habilidades de escrita e as suas preditoras nos diferentes níveis avaliados. Capacidades cognitivo-linguísticas do processamento da informação fonológica foram preditivas do desempenho em ortografia e este da produção textual.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Competência ortográfica e metafonológica: influências e correlações na leitura e escrita de escolares da 4ª série(Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2009-01-01) Paolucci, Juliana Faleiros [UNIFESP]; Ávila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)PURPOSE: To study the performance of 4th grade students on reading, writing and phonological awareness tasks. METHODS: Thirty-two 4th grade children (50% of each gender), with ages between nine and 11 years, were evaluated according to the following procedure: anamnesis, reading and writing task (54 linguistic tokens), and phonological awareness task. The students were divided into two research groups and two comparison groups: GPI: carried out the writing task first, and then the reading task; GPII: completed the reading, followed by the writing task; GCI: completed only the writing items; GCII: completed only the reading items. RESULTS: In the writing task, GPII showed the highest rates of correct answers, and GPI, GPII and GCI had better performances in writing high frequency words, followed by pseudowords and low frequency words. The reading evaluation showed that the performances of GPI, GPII and GCII were similar, and GPI and GPII had more correct answers for pseudowords, followed by high frequency words. The correlation between phonological awareness and writing was moderate, while correlations between phonological awareness and reading, and writing and reading were very weak. CONCLUSION: Phonological awareness was moderately correlated to the performance on the writing task, and weakly correlated to the performance on the reading task. The psycholinguistic feature low familiarity determined the highest error averages, both in reading and writing tasks.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Erros de base fonológica na escrita: codificação de surdas e sonoras, segmentação e juntura vocabular(Academia Brasileira de Audiologia, 2014-09-01) Arnaut, Mirian Aratangy; Hackerott, Maria Mercedes Saraiva; Bueno, Gabriela Juliane; Nepomuceno, Pablo Felício; Ávila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade Paulista Departamento de Publicidade e PropagandaPurposeThe present study investigated the characteristics of phonological information processing as manifested in the writing of dictated syntagmas, capable of indicating possible correlations and the predictive impact between the analyzed orthography errors (coding of voiced and voiceless phonemes, undue segmentation and word junction) according to the school system. MethodEighty children from both genders, aged between 6 and 11 years, were selected from those regularly enrolled between the 2nd and 5th years of primary education, in both public and private schools in the municipality of São Paulo. The participants wrote, as dictated to them, 34 noun syntagmas composed of high frequency words. ResultThe three types of error were correlated with one another according to different patterns in each school system. In the public schools, voice-voiceless coding errors and undue segmentations were positively correlated. Perception characteristics directed to the metric foot and the syllable might have influenced the children’s performance. As for the results in private schools, the perception of the phonological word, phonological phrase and intonational phrase might have influenced the correlations between errors of the voiced-voiceless type and junctions. ConclusionVoiced-voiceless coding errors, word junction and undue separation manifested differently between private and public schools, regarding writing performance. Only in private schools could the voiced-voiceless coding errors predict those of word junction and hypersegmentation.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estimulação de leitura combinada com ETCC para a escrita ortográfica na dislexia: estudo de caso(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-09) Aeschlimann, Sabina Maria [UNIFESP]; Avila, Clara Brandão de [UNIFESP]; Ciola, Isabela de Castro [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1296511951755380; http://lattes.cnpq.br/4265004102490366; http://lattes.cnpq.br/7164078284479450INTRODUÇÃO: Apesar da literatura indicar que a coocorrência da disortografia nos quadros de Dislexia do Desenvolvimento (DD) é relativamente comum, há pouca evidência sobre a eficácia das intervenções para a melhora da ortografia e da fluência na escrita nesses casos. Mais recentemente, a literatura vem associando o tratamento terapêutico para DD à Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC). Ela facilita a evolução do quadro e a aderência ao tratamento. OBJETIVO verificar se a intervenção cognitivo-linguística multinível voltada para as habilidades de leitura, associada à ETCC, leva a melhoras na ortografia de um escolar com diagnóstico multidisciplinar de DD. MÉTODO: Relato de caso de um menino de 08 anos de idade matriculado no 3º ano do Ensino Fundamental (TCLE assinado – CEP/UNIFESP: 0998/2021), sem terapia fonoaudiológica prévia à estimulação. Na avaliação anterior à aplicação do protocolo apresentava leitura de palavras isoladas e de texto dois desvios padrões abaixo da média e predominância de erros de omissão de letras e sílabas, erros de correspondência fonema-grafema regulares e predominância da hipótese de escrita silábica. Foi aplicado um protocolo de 10 sessões (intervalo de 2 dias) de estimulação das habilidades cognitivo-linguísticas e de leitura de palavras de escrita regular e de baixa, média e alta frequência, combinada com a ETCC. RESULTADOS: A estimulação cognitivo-linguística voltada para a leitura associada à ETCC levou à redução de erros de escrita de natureza fonológica. A hipótese de escrita predominante passou de silábica para silábica-alfabética. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A ETCC combinada à estimulação de habilidades de leitura levou a mudança no padrão de erros naturais, com evolução da hipótese de escrita, maior precisão da correspondência fonema-grafema e desenvolvimento da rota fonológica. A frequência de erros do tipo T2 (omissão ou adição de segmentos) foi reduzida significativamente um mês após a intervenção na escrita de palavras regularas, dependentes de regras, irregulares e pseudopalavras.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo das correlações entre a função pragmática da linguagem e a produção textual escrita(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-01-28) Paolucci, Juliana Faleiros [UNIFESP]; Ávila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objective: To characterize the performance of students from public and private school using a test of pragmatic function and writing tasks, according to their grade and educational system and investigate the potential correlations between the pragmatic function of language and the production of narrative text. Method: 160 students (96 girls) from 4th to 7th grades of elementary school (ranging between 8 and 12 years old), were screened and evaluated for writing tasks (dictation and textual production) and pragmatic language - Test of Pragmatic Language. Results: In a general analysis comparisons provided an evidence of statistically significant difference, with better results displayed by private school in orthographic performance, but there was no statistically significant difference in the total number of linguistic variables (nouns, verbs, verbs in the past, adverbial phrases, adjectives, time markers and number of words) used in the textual production, except for the time marker "when", more frequent in the productions of 5ths and 7ths grades. The occurrence of complete and incomplete sentences was similar in both educational systems. The 4th grade made more incompletes sentences. There were a greater number of events cited by the private schools. Schools performance improved significantly with grade progression. The private school showed more events. The performance became better with grade progression. The public school showed a fewer number of micro and general macrostructures. Essential macrostructures became more frequent with grade progression. There was no significant difference between the educational system or grade regarding the pragmatic function of language. The total number of orthographic errors under dictation and the number of events correlated negatively. Also the use of the temporal marker “after” and the quotient values of the Test of Pragmatic Language. Better the scores of pragmatic language test parameters, bigger the number of microstructures. Conclusions: Students from the private schools had a better performance regarding orthographic writing and the production of micro and macrostructures of the text. The grade progression influenced the writing tasks’ performance (orthographic, text production and number of essential macrostructures). Forth grade showed more incomplete productions. The identification of macrostructure became better with grade progression. Regarding the pragmatic function of language, the students did not presented differences in the performance of the tasks that evaluated it, no matter their grade or educational system. The statistical analyses indicated the presence of correlation between orthographic writing and the quality of textual production in the aspects of quantity of events and elements of microstructure cited.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Habilidades motoras relacionadas à aquisição da escrita manual em estudantes na fase pós-caligráfica(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-02-24) Marques, Valéria de Cássia [UNIFESP]; Avila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4265004102490366; http://lattes.cnpq.br/9482942748960426; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objective: The present study evaluated the quality of manual writing in motor aspects and speed and readability performance in children and adolescents, in the post calligraphic phase, with and without complaints of handwriting development. Its objective was to investigate the motor skills pattern of the Manual writing in adolescents, post-calligraphic phase, with and without writing complaints and to verify if there are significant differences in writing performance between the groups. Methods: For this, the design was prospective, transversal and quantitative, initially in a convenience sample of 23 children and adolescents aged 12 years to 16 years and 11 months, whose average age was 12 years and 11 months, regularly enrolled in public and private schools, of the regular education network, with and without complaints of learning and writing development. Results: Statistical significance was obtained for the greater writing speed in the group of children without complaints, and the identification of the presence of writing instrument (pencil or pen) in both the sample with and without written complaints considered inferior to the execution of this function. Being the highest percentage of pretensions considered inferior, found in the group with complaints. Conclusion: The variables that proved to have a more agile motor profile in the writing of schoolchildren without complaint in the learning and development of manual writing were identified. There is similarity in performance in the way the letters are traced, in the form of apprehending the pencil and in the posture of upper limb and body, which need to be discussed and traced.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Habilidades ortográficas e de narrativa escrita no ensino fundamental: características e correlações(Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2011-09-01) Bigarelli, Juliana Faleiros Paolucci [UNIFESP]; Ávila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)PURPOSE: To characterize, according to the school grade and the type of school (private or public), the performance on orthographic and narrative text production in the writing of Elementary School students with good academic performance, and to investigate the relationships between these variables. METHODS: Participants were 160 children with ages between 8 and 12 years, enrolled in 4th to 7th grades Elementary School. Their written production was assessed using words and pseudowords dictation, and autonomous writing of a narrative text. RESULTS: Public school students had a higher number of errors in the words and pseudowords dictation, improving with education level. The occurrence of complete and incomplete utterances was similar in both public and private schools. However, 4th graders presented more incomplete statements than the other students. A higher number of overall microstructure and macrostructure productions occurred among private school students. The essential macrostructures were most frequently found in the later school grades. The higher the total number of words in the autonomous written production, the higher the occurrence of linguistic variables and the better the narrative competence. There was a weak negative correlation between the number of wrong words and the total of events in text production. Positive and negative correlations (from weak to good) were observed between different orthographic, linguistic and narrative production variables in both private and public schools. CONCLUSION: Private school students present better orthographic and narrative performance than public school students. Schooling progression influences the performance in tasks of words' writing and text production, and the orthographic abilities influence the quality of textual production. Different writing abilities, such as orthographic performance and use of linguistic elements and narrative structures, are mutually influenced in writing production.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Hiperléxicos com transtorno de Asperger : caracterização da leitura e escrita de textos e palavras(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2004) Silva, Renata Cristina Dias da [UNIFESP]; Perissinoto, Jacy [UNIFESP]; Chiari, Brasília Maria [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3118172851522969 ; http://lattes.cnpq.br/6591561982003926 ; http://lattes.cnpq.br/6769000901573601Objetivo: Verificar as habilidades de leitura, escrita e consciência fonológica de sujeitos com diagnóstico de Transtorno de Asperger que tenham apresentado histórico de Hiperlexia e investigar possíveis correlações com a idade, nível de inteligência e tempo de escolaridade. Métodos: A amostra foi composta por 16 sujeitos, do sexo masculino com linguagem verbal e idade média de 15.4, cujos pais autorizaram a participação no estudo e relataram que os mesmos haviam começado a ler precocemente sem ensino formal prévio e com pouca compreensão. Todos os sujeitos eram escolarizados, não apresentavam limitações sensoriais e foram encaminhados com diagnóstico de Transtorno de Asperger para as Disciplinas de Distúrbios da Comunicação Humana e de Distúrbios da Audição da UNIFESP-EPM, já tendo sido avaliados o nível intelectual. A testagem foi composta por uma Prova de Leitura em Voz Alta, Avaliação da Velocidade de Leitura, Recontagem de Texto, Prova de Consciência Fonológica, Ditado e Escrita Semi-Dirigida de Textos.Todos os procedimentos foram filmados e gravados, sendo aplicados em duas sessões individuais. Na leitura, foram examinadas as habilidades de exatidão, velocidade e compreensão; na consciência fonológica averiguaram-se habilidades de síntese silábica e fonêmica, rima, aliteração, análise silábica e fonêmica, manipulação silábica e fonêmica, transposição silábica e fonêmica e na escrita avaliou-se a exatidão e a construção semidirigida de textos com base em seqüências de figuras. Resultados: Os sujeitos tiveram alto índice de acertos na exatidão de leitura e escrita, apresentaram grande variação quanto à velocidade e compreensão de leitura, estando deficitárias na maioria dos casos. Na consciência fonológica, de modo geral, tiveram desempenhos abaixo do esperado para a idade, com mais dificuldades nas tarefas fonêmicas. Na escrita de textos houve variações de 5 à 25 nodos. Houve correlação entre o nível intelectual e todas habilidades de leitura, entre a exatidão de leitura e a exatidão de escrita, entre a velocidade de leitura e a compreensão dos textos, entre a consciência fonológica e a construção dos textos, e desta última com a ordenação das figuras. Conclusões: Nestes indivíduos não foi observado um padrão uniforme de habilidades.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Perfil caligráfico e ortográfico de escolares após retorno as aulas presenciais em período de pandemia(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-14) Naitzke, Alina Flávia Corrêa [UNIFESP]; Sá, Cristina dos Santos Cardoso de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9259523998158401; https://lattes.cnpq.br/8999840062770845; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A pandemia de COVID 19 repercutiu de diversas formas em nossas vidas trazendo muitos desafios a todos. Educacionalmente, a suspensão das aulas presenciais que, gradualmente foi retornando ao modo presencial em 2021, impactou diretamente no aprendizado de nossos estudantes. O objetivo deste estudo é avaliar o perfil caligráfico e ortográfico de escolares após retorno as aulas presenciais em período de pandemia. Participaram do estudo 50 crianças brasileiras da cidade de Santos, de ambos os sexos, com idades entre 9 e 10 anos, matriculadas no 4ºano do Ensino Fundamental I de Escolas Privadas. As crianças selecionadas foram divididas igualmente em 2 grupos: Grupo híbrido (presencial e remoto): manteve o estudo remoto e presencial, a partir do segundo semestre do ano de 2021 e Grupo somente presencial: manteve o estudo totalmente presencial, a partir do segundo semestre do ano de 2021. Os professores foram responsáveis pelo encaminhamento das crianças que participaram da pesquisa, e posteriormente responderam dois questionários referentes ao desempenho caligráfico e ortográfico de cada criança selecionada. Na rotina diária, o professor indicou o horário e local para que os protocolos de avaliação com as crianças fossem realizados. As crianças, individualmente, responderam um questionário sobre a qualidade de vida; e em grupo, realizaram atividades de escrita sob ditado, cópia e produção de texto a partir de figura ilustrativa. Os pais responderam um questionário de classificação socioeconômica. Nos resultados verificou-se que com relação a caligrafia e ortografia, a maioria dos professores não referiu queixas a respeito de desempenho de seus alunos, assim como, as crianças quanto a sua qualidade de vida. A avaliação da caligrafia através da escala de Lorenzini não apresentou diferenças significativas entre as modalidades de ensino Híbrida e Presencial. Com relação a ortografia não houve diferença significativa para os erros presentes no Ditado de Figuras e Produção Escrita nas modalidades de ensino. Os participantes da modalidade de ensino híbrido apresentaram diferença significativa para os erros Correspondência Fonema- Grafema dependente de regras (contexto ou de morfologia) e Ausência ou presença inadequada da acentuação nas provas de Ditado de Figuras e Produção Escrita. Os erros Ausência ou presença inadequada da acentuação na mesma modalidade também foram significativos para a Prova de Ditado de Palavras. Os professores não referiram queixas com relação a ortografia assim como, a escrita caligráfica independente da modalidade de ensino.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Uso e conhecimento ortográfico no transtorno específico da leitura(Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2008-01-01) Dias, Rosana Siqueira [UNIFESP]; Ávila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)PURPOSE: To investigate how children with dyslexia use the phonographemic correspondence rule in their writing regardless of context and how they identify and analyze their writing mistakes according to the variables: frequency of occurrence of the linguistic item and school grade. METHODS: The writing errors observed on a task of dictation of high- and low-frequency words and pseudowords were analyzes and compared. Fifty-six students from 1st to 4th grades of private elementary schools were evaluated: 28 with dyslexia (research group), and 28 without writing complaints or deficits (comparison group), paired by age, gender and grade. The reasons for right and wrong answers were taped and compared. RESULTS: The statistic analysis showed that students with dyslexia performed worse than the comparison group. Moreover, there was a decrease in the number of errors with the progression of schooling, especially in high frequency words. Students with dyslexia showed more difficulty to analyze the linguistic items and recognize their correct writing. CONCLUSION: Children with dyslexia had more difficulties in writing and analyzing linguistic items of transparent orthography. The effect of lexical frequency facilitated error identification. The occurrence of errors decreased with schooling progression and varied according to linguistic item.