Navegando por Palavras-chave "Equipe multiprofissional"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Adolescência e Juventude na Atenção Primária à Saúde: os significados e os sentidos atribuídos ao cuidado à adolescência e juventude por profissionais de NASF em Santos-SP(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-26) Anjos, André Souza dos [UNIFESP]; Castro-Silva, Carlos Roberto de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0357820757162104; http://lattes.cnpq.br/3063624994224091; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa procurou compreender os significados e os sentidos atribuídos ao cuidado à adolescência e à juventude (A&J) no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) por profissionais de saúde trabalhadores do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) no município de Santos-SP. Para isso, utilizou a abordagem qualitativa, método descritivo, com a seleção de sujeitos voluntários, num total de sete, com atuação profissional no NASF por no mínimo um ano. Para a coleta de dados, utilizamos o método da entrevista semiestruturada e da pesquisa documental, com o cenário da pesquisa sendo a Seção de Apoio à Saúde da Comunidade (SEATESC) vinculada ao Departamento de Atenção Primária à Saúde, na Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Santos. Entre os resultados obtidos, foi possível constatar os desafios do cuidado em saúde à população A&J, por meio do cuidado médico-hegemônico, a insuficiência da gestão da APS em fomentar ações e diretrizes para o cuidado a esse grupo e a sobrecarga de trabalhadores que têm dificuldades em lidar com a rotina do trabalho diário e, consequentemente, em ofertar cuidado a um público que requer maior empenho. A subjetividade dos profissionais interessados em promover ações à A&J se mostrou insuficiente do mesmo modo. Outros desafios identificados no âmbito da APS para atendimento desse público têm relação com os estigmas, o preconceito e a compreensão limitada da adolescência e da juventude por parte desses trabalhadores da saúde e a presença da desigualdade social produzida pela sociedade capitalista. No entanto, pudemos observar como ponto positivo a potência da intersetorialidade, das tecnologias-leve, do apoio matricial, do protagonismo juvenil e da compreensão não naturalizante da adolescência e da juventude.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aspectos fonoaudiológicos da Síndrome de Crouzon com diagnóstico tardio pré e pós fonoterapia: relato de caso(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-07) Rabelo, Évelyn Silva [UNIFESP]; Ferlin, Flávia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9580080241599017; http://lattes.cnpq.br/6399057302441393Introdução: A Síndrome de Crouzon é uma condição rara causada por uma alteração no gene FGFR2, que leva à ativação constante do receptor 2 do fator de crescimento dos fibroblastos. Esta condição resulta em malformações craniofaciais, caracterizadas pela sinostose prematura das suturas coronal e sagital, bem como a fusão prematura da base craniana. O diagnóstico da Síndrome de Crouzon é feito com base na avaliação clínica do paciente, exames de imagem e exames genéticos. O tratamento multidisciplinar envolve múltiplas cirurgias, terapia fonoaudiológica e tratamento ortodôntico. Devido às anomalias craniofaciais, os portadores da Síndrome de Crouzon podem apresentar alterações na audição, fala, linguagem e motricidade orofacial, além de alterações sensoriais e cognitivas pela privação de crescimento cerebral em indivíduos com diagnóstico tardio. Objetivo: Descrever os aspectos fonoaudiológicos de um caso de Síndrome de Crouzon com diagnóstico e intervenção tardios, submetendo-o às avaliações das áreas de fala, linguagem, motricidade orofacial e audição. Metodologia: Trata-se de um estudo de caso de análise qualitativa, por meio da análise do caso de um indivíduo do sexo masculino, de 5 anos de idade, com Sindrome de Crouzon. Para a descrição dos aspectos fonoaudiológicos foram utilizados os seguintes instrumentos: Anamnese, Protocolo MBGR, ABFW e ADL 2. Descrição dos achados: A Síndrome de Crouzon pode acarretar alterações fonoaudiológicas nos aspectos miofuncionais orofaciais, auditivos, no desenvolvimento de linguagem. Embora as alterações estejam presentes, são possíveis de serem reabilitadas por meio da fonoterapia e da equipe multidisciplinar.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação em saúde no contexto da assistência ao estudante no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014) Brolini, Gilvan [UNIFESP]; Silva, Gilberto Tadeu Reis da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4356692669319025; http://lattes.cnpq.br/9357047187833883; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A presente pesquisa objetivou analisar a prática de educação em saúde enquanto estratégia de atenção à saúde de estudantes matriculados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR, contexto desta investigação, onde há um ambulatório de atendimento a alunos e servidores no qual atua uma equipe multiprofissional. Com o intuito de ampliar o olhar sobre as práticas educativas em saúde desenvolvidas por estes profissionais, a equipe foi caracterizada, identificando-se o conceito de saúde que norteia sua atuação e quais práticas de educação em saúde ela desenvolve e em quais contextos. Os sujeitos da pesquisa foram os profissionais de saúde que atuam na Coordenação de Assistência ao Estudante do IFRR. Os dados foram obtidos por meio de respostas a questionários elaborados segundo um roteiro semiestruturado. A pesquisa foi desenvolvida segundo a modalidade Estudo de Caso, com abordagem qualitativa. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo, do tipo temática. Os resultados revelam que entre os membros da equipe há distintas concepções e entendimentos, o que evidencia a necessidade de um direcionamento destes profissionais. Assim, sugere-se a implementação de um projeto de capacitação que permita aprimorar práticas educativas voltadas à educação em saúde como estratégia primeira na atenção à saúde dos estudantes desta Instituição Federal de Ensino.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A espiritualidade em cuidados paliativos: estratégia de enfrentamento e conforto para pacientes, familiares e equipe multiprofissional(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-28) Gonçalves, Ana Rita de Araújo [UNIFESP]; Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3179063226554474; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: Os cuidados paliativos consistem em uma abordagem para tratar pacientes com doenças ameaçadoras da continuidade da vida e seus familiares, tendo a espiritualidade como um dos âmbitos a serem abordados e acolhidos. Para tal, tem-se o capelão e/ou líderes religiosos que compõem a equipe paliativista, trabalhando a dimensão espiritual com todos os envolvidos nesta experiência, já que esta é de extrema valia dentro do delicado processo de contemplação da brevidade existencial em meio ao sofrimento. Objetivo: Buscar compreender sobre o enfrentamento dos cuidados de fim de vida e o quanto a espiritualidade proporciona maior conforto aos pacientes, familiares e a equipe. Metodologia: Este estudo trata de uma revisão bibliográfica realizada nas bases de dados Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Índice Bibliográfico Espanhol em Ciências da Saúde (IBECS) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), as pesquisas foram feitas nos meses de dezembro de dois mil e vinte e um (2021) e janeiro de dois mil e vinte e dois (2022), com os descritores “Cuidados paliativos” e “Espiritualidade”. Como critérios de inclusão foram selecionados os artigos dentro da temática, em português ou espanhol, publicados entre os últimos 5 anos, que contemplavam o público-alvo de adultos e/ou idosos e com acesso na íntegra. Sendo aqueles que abordavam a espiritualidade como parte essencial para os pacientes, equipe multiprofissional e seus familiares dentro dos cuidados paliativos. Foram excluídos os periódicos que não estavam em português ou espanhol, sem disponibilidade na íntegra de forma online, que focavam em áreas profissionais específicas, que foram publicados antes de 2016 e que abordavam a pediatria. Para incluir os artigos neste presente estudo, os mesmos foram lidos pelo seu resumo e atendendo aos critérios, separados para leitura total. Resultados: Os achados deste estudo mostraram que a espiritualidade é de suma importância para que os pacientes e seus familiares possam enfrentar o processo dos cuidados paliativos. Para as equipes, algumas pesquisas apontam que elas veem a espiritualidade como facilitadora e condutora das ações paliativistas, enquanto outras sentem insegurança e despreparo para abordar tal temática. Conclusão: A espiritualidade dentro dos cuidados paliativos é vista como estratégia de enfrentamento para os pacientes, familiares e equipe. Esta dimensão oferece conforto, como amparo, força, auxilia na manutenção da esperança e torna os indivíduos mais resilientes.
- ItemRestritoPercepções dos residentes acerca do programa de residência mutiprofissional em saúde da família e comunidade(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Manjon, Kleber [UNIFESP]; Poletto, Patrícia Rios [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7170962317109623; http://lattes.cnpq.br/5691171287711468Introdução: A formação profissional na área da saúde tornou-se objeto de frequentes reflexões, face à importância de profissionais de saúde habilitados para suprirem as demandas do SUS. Ações que visam modificar o ensino tradicional e tecnicista justificam-se na busca por uma formação com efetiva participação do aluno nos serviços de saúde, construindo vínculos entre instituições e pessoas, gerando cenários de resolução de problemas inerentes ao cotidiano das equipes de saúde. Nesse debate, ganha força a implantação de processos de ensino e aprendizagem mais dialógicos e críticos, que tragam a compreensão da importância da construção de conhecimento com o intuito de transformação social, pavimentando o caminho para atingirmos um SUS universal, integral e equânime. Neste sentido, os programas de residência multiprofissional se desenham como uma convocação para a formação de profissionais de saúde no e para o SUS, ao tornar possível o processo de ensino-aprendizagem na integração ensino-serviço-comunidade, articulados aos princípios da educação interprofissional, promovendo aprendizagem colaborativa e pautada pelas diretrizes do SUS. Objetivo: identificar e analisar a percepção dos residentes a respeito de suas próprias experiências ao longo do processo formação. Método: Trata-se de um estudo de campo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando como instrumento para obtenção dos dados um questionário próprio “tipo Likert”, submetido para avaliação e aperfeiçoamento por juízes especialistas e com experiências nessa ferramenta, e duas rodas de conversa, as quais ocorreram por vídeoconferência. Resultados: Evidenciou-se, nos dados do questionário e nas falas dos residentes durante as rodas de conversa, a existência de dúvidas quanto ao processo avaliativo, a importância da presença e qualificação do preceptor para os processos de aprendizagem, a importância da integração e dos processos de trabalho com os demais membros da equipe para ações efetivas no processo do cuidado, além das reverberações à saúde do residente e suas próprias perspectivas em relação ao futuro profissional. Considerações Finais: Dar voz aos residentes trouxe relatos e reflexões potentes nas interfaces do processo de ensino e aprendizagem e relações residentes-preceptores-equipe multiprofissional, permeando todo o processo desse terreno fértil para a formação profissional, que são as Residências Multiprofissionais em Saúde, as quais seguem com enorme potencial de formar e transformar trabalhadores, saúde e sociedade. O investimento no recurso humano, a garantia de espaços de escuta e fala efetivos para todos os atores, bem como a constante reorganização dos processos organizacionais e avaliativos parecem apresentar-se potentes para consolidação das Residências Multiprofissionais.
- ItemRestritoRepercussões da Intervenção Educativa Multiprofissional no Estado Emocional de Pessoas em Aguardo para a Cirurgia Cardíaca(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-11) Chára, Erika [UNIFESP]; Moreira, Rita Simone Lopes [UNIFESP]; Barbosa, Caroline Bublitz [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2412258927589930; http://lattes.cnpq.br/9682287639705372; http://lattes.cnpq.br/3594801962276633; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Em alguns casos o tratamento mais indicado é uma cirurgia cardíaca. Dentre os procedimentos mais realizados estão a revascularização do miocárdio e a troca valvar. Estas cirurgias cardíacas são complexas, envolvem uma série de procedimentos e por isso torna-se imprescindível um cuidado multiprofissional. Objetivo: estruturar uma intervenção educativa multiprofissional centrada na pessoa, verificar a repercussão dessa intervenção no estado emocional daquele em aguardo para a cirurgia cardíaca e avaliar a satisfação frente a intervenção realizada. Foram realizados 2 estudos longitudinais, pré-experimentais, qualiquantitativos. Método 1: No primeiro realizou-se uma intervenção educativa multiprofissional e posteriormente foi aplicado um questionário semiestruturado para averiguar a influência da intervenção sobre os períodos pré e pós-operatório. Resultados 1: participaram 25 adultos. Todos referiram ser importante a realização de uma intervenção educativa no período pré-operatório, recordaram-se das informações oferecidas no período pré-operatório sobre o pós-operatório, consideraram que isso os ajudou a se comunicarem com a equipe multiprofissional e 88% deles consideraram que a intervenção provocou mudanças em seus sentimentos e/ ou pensamentos relacionados à cirurgia cardíaca e à Unidade de Terapia Intensiva. Conclusão 1: a intervenção realizada no período pré-operatório de adultos em aguardo para a cirurgia cardíaca foi eficaz por proporcionar conhecimento prévio das informações acerca da cirurgia e tratamento, levando a mudança nos sentimentos e/ ou pensamentos relacionados à cirurgia e a Unidade de Terapia Intensiva, melhor comunicação com a equipe e participação ativa do indivíduo no processo de recuperação. Método 2: houve a aplicação das escalas HADS, DASS-21, PANAS, B-MEPS e EMRC antes e após a intervenção educativa multiprofissional e após a intervenção o NPS e uma pergunta aberta “Como foi participar da Intervenção?”. Resultados 2: participaram 44 pessoas. Houve mudanças com significância estatística na ansiedade, depressão, afetos negativos, estresse pré-operatório e medos relacionados à cirurgia entre os momentos pré e pós intervenção com este momento apresentando níveis menores. Além disso, 93% declarou satisfação com a intervenção educativa multiprofissional. Os participantes relataram que receber as orientações os ajudou a se prepararem para o procedimento e para o período pós-operatório em Unidade de Terapia Intensiva e a relação com a equipe multiprofissional através do cuidado realizado por esta mostrou-se um fator positivo importante diante do contexto da hospitalização. Conclusão 2: a intervenção educativa multiprofissional mostrou-se eficaz em modificar os níveis de ansiedade, afetos negativos, estresse pré-operatório e medos relacionados à cirurgia cardíaca, satisfação com a intervenção e os auxiliou a desenvolver recursos de enfrentamento ao momento em que se encontravam.