Navegando por Palavras-chave "Equipe de enfermagem"
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- ItemSomente MetadadadosAcidentes ocupacionais e situação de risco para a equipe de enfermagem(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1999) Souza, Marcia de [UNIFESP]; Vianna, Lucila Amaral Carneiro [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6124111600274508; http://lattes.cnpq.br/5582803854689230Realizou-se um estudo baseado nos referenciais da Epidemiologia e da psicopatologia do trabalho, em tres hospitais da rede publica e dois da rede privada do Municipio de São Paulo, com os objetivos de verificar e comparar os coeficientes de incidencia dos acidentes relacionados com materiais perfuro-cortantes, ocorridos no ano de 1996, assim como os fatores de risco que interferiram em tais acidentes. Os dados foram coletados diretamente das fichas de acidente de trabalho e atraves de entrevistas com as/os acidentadas/os, tendo sido observadas 373 fichas de acidentes e realizadas 89 entrevistas. Os hospitais da rede privada apresentaram coeficiente de incidencia significantemente maior (91,9/mil) que os hospitais da rede publica (33,2/mil). Em relacao ao numero de empregos, 93 por cento das/os acidentadas/os provenientes da rede privada, possuiam apenas um emprego, contra 30,4 por cento das/os da rede publica. A maioria eram mulheres (89O/o), cuja media da faixa etaria variava entre 37,3 e 47,2 anos; a media do tempo de formacao profissional nos hospitais privados era inferior a oito anos. Os acidentes ocorreram, em geral, apos quatro horas trabalhadas, nas unidades de intemacao, nao sendo observada diferenca entre os turnos de trabalho. As agulhas foram responsaveis por 77,5 por cento dos casos e em apenas em 46,1 por cento dos acidentes, as/os profissionais estavam utilizando luvas. Os acidentes ocorreram durante (28,4 por cento ) ou apos (37,0 por cento ) a execucao de um procedimento e, em 26,7 por cento dos casos, o objeto causador havia sido desprezado ou r 4 esquecido em local improprio. Os fatores de risco que interferiram nos acidentes foram relacionados as situacoes de risco real (falta de material apropriado, sobrecarga de atividades - responsabilidade do empregador); suposto (falta de conscientizacao apesar dos programas de educacao continuada - empregador supoe que se conhece as normas) e, residual (falta de observacao das medidas de biosseguranca - responsabilidade das(os) profissionais)
- ItemAcesso aberto (Open Access)Acompanhante de adulto na Unidade de Terapia Intensiva: uma visão do paciente(Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006-06-01) Maciel, Márcia Rodrigues [UNIFESP]; Souza, Mariana Fernandes De [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)OBJECTIVE: to identify whether or not adult clients would benefit from a companion when admitted to an Intensive Care Unit (ICU). The study variables included gender, age, marital status, educational level, disease acuity, and the number of admission to the ICU. METHODS: this was a descriptive study. Data were collected using semi-structured interviews. Participants included 138 adult clients admitted to an ICU for at least 24 hours. RESULTS:the majority of the participants were male (55.1%). Approximately 59% of the participants reported a preference for the presence of a companion. There was a significant association between a preference for a companion and the number of ICU admission (p = 0.03). There was also a significant association between the female gender and the preference for a companion (p = 0.05). The remaining variables were non-significant. CONCLUSION:the study's findings suggest the need to ask adult clients if they desire a companion on admission to an ICU.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ambiente do centro de terapia intensiva e o trabalho da equipe de enfermagem(Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem, 2011-12-01) Chavaglia, Suzel Regina Ribeiro; Borges, Cristiana Machado; Amaral, Eliana Maria Scarelli Do; Iwamoto, Helena Hemiko; Ohl, Rosali Isabel Barduchi [UNIFESP]; Universidade Federal do Triângulo Mineiro Centro de Graduação em Enfermagem Departamento de Enfermagem; Unimed Departamento de Medicina Preventiva; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This is a descriptive exploratory study with a quantitative approach. It aims to characterize the environment of the Intensive Care Center (ICC) in regard to its physical area, material resources and equipments, and to identify factors concerned to the work of nurses. It investigates environmental factors that contribute to an aesthetically harmonious, functional and humanized space and that favor the performance of nursing work. The units that make up the ICC meet the recommendations of the National Health Surveillance Agency (ANVISA) in the evaluated items. he following favorable work conditions were highlighted: thermal conditions, color of the ceiling, walls and floors, luminosity. The following unfavorable work conditions were highlighted: outdoor spaces, privacy and individuality of clients and noise. The conclusion is that the facilities of the units meet the minimum recommendations of ANVISA. Both favorable and unfavorable environmental work conditions were identified. The creation of better environmental conditions allows a better staff performance, influencing positively quality, safety, and job satisfaction.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise da opinião dos profissionais de enfermagem sobre a cultura de segurança em um hospital privado no município de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-11-30) Melo, Eliana Ferreira de [UNIFESP]; Bohomol, Elena [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0048156985550471; http://lattes.cnpq.br/7104431013300179; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Analisar a opinião de profissionais de enfermagem de um hospital privado acerca das dimensões da cultura de segurança do paciente. Método: Trata-se de um survey descritivo e exploratório com abordagem quantitativa, realizado numa instituição hospitalar privada, acreditada, com 310 leitos e diversos setores assistenciais. A equipe de enfermagem constituiu a população e, atendidos os critérios de inclusão e exclusão, a amostra do estudo foi de 190 enfermeiros e 355 técnicos de enfermagem, totalizando 545 (91,2%) profissionais. O instrumento de pesquisa foi o Hospital Survey on Patient Safety Culture da Agency for Healthcare Research and Quality e os dados foram coletados em julho de 2015, após a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo e da instituição hospitalar. Os profissionais foram convidados a participar e os que aceitaram assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para análise dos dados utilizou-se de estatística descritiva, teste Qui-quadrado, análise de variância (ANOVA) e coeficiente Alpha de Cronbach. Foi adotado o nível de significância de 5%. Resultados: A confiabilidade do instrumento foi de 0,64, conferindo nível satisfatório. A amostra foi composta por 37% enfermeiros e 63% técnicos de enfermagem; 53,9% com nível superior; 59,7% trabalhavam na instituição entre um e cinco anos, oriundos de sete unidades assistenciais. Das 12 dimensões avaliadas, as dimensões "Frequência de eventos relatados", "Apoio da gestão hospitalar para segurança do paciente", "Retorno da informação e comunicação sobre os erros" e "Aprendizado organizacional e melhoria contínua" tiveram todos os itens avaliados positivamente. A dimensão "Resposta não punitiva aos erros" teve todos os itens avaliados negativamente. Foram encontradas diferenças significativas em nove dimensões, quando analisadas as opiniões dos profissionais de acordo com sua alocação nos setores; em cinco, quando analisadas de acordo com o tempo de trabalho na instituição; em três, quando analisadas de acordo com o período de trabalho; e em duas dimensões, quando analisadas de acordo com a função de enfermeiro ou técnico de enfermagem. O grau de segurança do paciente foi percebido como muito bom e excelente por 74,4% dos participantes. Conclusão: A segurança do paciente estava presente na cultura organizacional da instituição e foi percebida pelos profissionais de enfermagem, embora houvesse processos de melhoria que poderiam ser incorporados.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação do conhecimento da equipe de enfermagem sobre erros de medicação e terapêutica medicamentosa utilizada em um pronto-socorro infantil(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-06-25) Macedo, Giselle Pinto de Oliveira Sa [UNIFESP]; D'Innocenzo, Maria D'Innocenzo [UNIFESP]; Bohomol, Elena [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0048156985550471; http://lattes.cnpq.br/8539986249567784; http://lattes.cnpq.br/0862271250121926; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Erros de Medicação estão presentes no cotidiano dos profissionais de saúde e acarretam graves consequências ao paciente, incremento no custo das internações, além de problemas no âmbito da organização hospitalar. A administração de medicamentos é um processo dinâmico e complexo, com várias etapas que contempla uma série de decisões específicas e ações inter-relacionadas, capazes de envolver profissionais de toda uma equipe multidisciplinar bem como o próprio paciente. Na faixa etária pediátrica, erros de medicação geram importantes complicações e têm sido relacionados a um maior risco para a ocorrência de iatrogenia. Objetivo: Analisar o grau de conhecimento da equipe de enfermagem sobre o conceito de erros de medicação e terapêutica medicamentosa de acordo com idade, tempo de formação, tempo de trabalho na instituição, categoria profissional, esquema de atuação, turno e regime de contrato. Método: Realizou-se um estudo exploratório e descritivo, no Pronto-Socorro Infantil (PSI) de um hospital universitário, no município de São Paulo. A coleta de dados foi realizada por um período de 60 dias, durante os meses de agosto e setembro de 2012, entre os profissionais de enfermagem do PSI, após a aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa, autorização do Setor de Ensino e Pesquisa e submissão dos instrumentos de coleta para avaliação. Para a realização da avaliação do conteúdo dos instrumentos foi solicitada a participação de um comitê de consultores externos constituída por enfermeiros e professores universitários. Os dados foram armazenados em banco de dados do programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Para a comparação das variáveis quantitativas o teste utilizado foi o não paramétrico de Mann-Whitney e para a comparação das variáveis qualitativas foi utilizado o teste do Qui-Quadrado ou o Exato de Fisher. Considerou-se estatisticamente significante valores de p<00,5. Resultados: Os participantes da pesquisa constituíram-se por 37 profissionais de enfermagem, nove (24,3%) enfermeiros, nove (24,3%) técnicos de enfermagem e 19 (51,4%) de auxiliares de enfermagem. Destes participantes 91,9% eram do sexo feminino, 59,5% deles trabalhavam apenas na instituição da pesquisa e eram contratados em regime celetista, com média de idade de 38 anos, tempo médio de formação profissional de 11,3 anos e tempo médio de trabalho na instituição pesquisada de 7,2 anos. Pode-se evidenciar que os participantes da pesquisa demonstraram conhecimento uniforme e linear sobre o conceito erros de medicação. O quinto item do questionário registrou que 26 (72,9%) dos participantes discordaram e/ou discordaram completamente que atrasos superiores a uma hora correspondem a erro de medicação. Não foi possível observar diferença estatisticamente significativa entre profissionais de nível técnico e de nível superior com relação a esse tipo de erro de medicação. Quanto aos cenários elaborados, pode-se verificar que os participantes apresentam entendimento nivelado e uniforme sobre terapêutica medicamentosa. No entanto, no cenário 3 referente à administração de adrenalina e de outros fármacos, via cânula orotraqueal, devido à ausência de rede venosa, observou-se que houve diferença estatisticamente significante (p<0,05) segundo o teste do Qui-Quadrado, com relação a proporção de acertos entre os participantes da pesquisa e os diferentes esquema de atuação. O grupo de profissionais de enfermagem que trabalham na instituição da pesquisa e que estudam apresentou menor percentual de acertos (42,9%) da resposta esperada do que os demais grupos com diferente esquema de trabalho. Conclusões: A equipe de enfermagem do PSI apresentou maior conhecimento sobre erros de medicação do que terapêutica medicamentosa em situações de urgência. Porém, torna-se necessário a implantação de programas de treinamento e capacitação por parte da educação continuada das instituições, em unidades pediátricas, com o propósito de ampliar o conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre o processo de medicação e assim, garantir a qualidade de assistência e segurança junto aos pacientes pediátricos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Competências do enfermeiro na gestão do conhecimento e capital intelectual(Associação Brasileira de Enfermagem, 2009-12-01) Ruthes, Rosa Maria [UNIFESP]; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The article presents a review of nurse's management competencies and the practical management of knowledge and the human capital and the applicability of the management for competencies. Globalization and competitiveness makes health organizations to search adaptative forms to the transformations of the management. For the nurse it is expected to consider solutions nursing team related to health organizations problems. The management of the intellectual capital must take care that the personnel is applying the knowing in benefit of the organization and the professional growth. If it will not have necessary competences for generalized application of knowledge, this is useless. The nurses must be prepared to evaluate technological, organizational and human resources and to develop competencies, knowledge, abilities, attitudes, and values to plan, to organize, to direct, to control the knowledge in the organizations.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Conflitos vivenciados pelos profissionais de enfermagem em unidades de internação hospitalar(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-08-30) Saito, Katya Araujo Machado [UNIFESP]; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: Conflict is inherent in human relationships. Nursing, with the largest contingent of hospital staff, is more prone to conflict and so it must be recognized and managed appropriately. Conflict resolution strategies should be used for this management. Objectives: Adapt and apply the Intragroup Conflict Scale (ICS); Build, validate and apply the Conflict Resolution Strategy Scale (CRSS); To identify the conflicts experienced by nursing professionals in hospital admission units and to verify the strategies used by nursing professionals to solve them. Method: The methodological study was developed from the Adapted Intragroup Conflict Scale (AICS) and built the Conflict Resolution Strategies Scale and validated by experts. The application of the questionnaires, part exploratory and quantitative approach was carried out in four hospitalization units of a philanthropic hospital in the city of São Paulo, Brazil. The period of data collection was from July to September 2015. The sample was 191 people, where 54 were nurses and 137 were nursing auxiliaries and technicians. Three instruments were used: a questionnaire containing sociodemographic data and the two scales. It was adapted to the Intragroup Conflict Scale, built on the Scale of Conflict Resolution Strategies, and validated with 11 specialists through Likert scale. The study was approved by the Research Ethics Committee and all participants signed the Informed Consent Term. Results: The majority of the participants were female (133 = 69.6%), older than 30 years (158 = 82.7%), 6 to 10 years of profession (76 = 39.8%) , with 1 to 5 years of work in the institution (79 = 58.3%), 1 to 5 years of staff (82 = 66.7%) and no other employment relationship (162 = 84.8%). The task conflict among nurses was superior to that of nursing technicians. Cronbach's Alpha of the Conflict Resolution Strategy Scale was 0.746. The strategies more used were competition and collaboration, highlighting the collaboration (p<0,001). Conclusion: For this study, the instrument for the collection of sociodemographic and training data and the Conflict Resolution Strategy Scale were created. The Conflict Intra Group Scale was adapted. Nursing professionals presented greater conflict of tasks than relationships (p <0.001). The mean of the task conflict in nurses was superior to that of the technicians, and it was not possible to identify differences in the averages of the auxiliary with the other categories. The strategies used were competition e collaboration.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Construção do papel educador do enfermeiro a partir da educação on-line: um estudo de pesquisa-ação(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-09-27) Buzzo, Ana Carolina [UNIFESP]; Tanaka, Luiza Hiromi [UNIFESP]; Santana. Carmen Lúcia Albuquerque de; http://lattes.cnpq.br/6606709740942303; http://lattes.cnpq.br/9047748805998095; http://lattes.cnpq.br/6250032485353468; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Analisar a implementação de uma proposta de ensino e aprendizagem que teve como intenção construir o papel do enfermeiro educador realizado pelos próprios enfermeiros da unidade de terapia intensiva a partir do Programa de Educação Permanente On-line, sob perspectiva dos profissionais da equipe de enfermagem. Métodos: Tratou-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, utilizando a estratégia metodológica da pesquisa-ação, tendo Michel Thiollent como referencial metodológico. A fundamentação teórica do trabalho foi embasada na educação on-line, pautada na tecnologia, para apreensão do conhecimento, e na compreensão da importância da construção do diálogo na educação no trabalho, respaldada por Paulo Freire. Para análise e compreensão dos dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo Temática. Foram incluídos no estudo enfermeiros que realizaram cursos on-line da unidade de terapia intensiva da clínica médica com, no mínimo, 6 meses de experiência naquele setor e que aceitaram participar da pesquisa, totalizando quatro colaboradores, em um total de seis enfermeiros, nos quatro períodos. Resultados: A análise dos dados na fase exploratória mostrou que, na visão dos participantes, os enfermeiros que atuavam em unidade de terapia intensiva apresentavam um perfil próprio e eram um instrumento na busca de conhecimento de sua equipe, porém, nem sempre, na formação acadêmica deles, esse papel de educador era desenvolvido e, por isso, existiam dificuldades em sua realização. Outro ponto levantado foi que, muitas vezes, havia resistência da equipe para novidades, o que dificultava as ações educativas. Foi colocada a necessidade de uma nova proposta de ensino, para complementar a já existente no hospital. Após essa fase, foi realizada uma intervenção com a equipe de enfermagem, com uma nova proposta de ensino feita pelos atores da pesquisa e, dessa ação, resultou uma reflexão sobre o papel de educador do enfermeiro, tanto dos que aplicaram a ação quanto dos que a receberam, havendo um contentamento com relação à metodologia aplicada na intervenção da parte dos que a receberam. Conclusão: A iniciativa do Hospital Universitário da Universidade Federal de São Paulo de criar um programa on-line para capacitar os profissionais foi muito importante, pois atingiu um número maior de capacitados. Porém, é importante o enfermeiro usar recursos educacionais para ajudar na apreensão do conhecimento pelos indivíduos, pois nem sempre há compreensão do conteúdo passado. Quando realizada a educação conjunta, percebemos que há um maior interesse da equipe em participar da construção do conhecimento e percebemos a mudança de comportamento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Demandas do trabalho e controle: implicações em unidades de terapia intensiva pediátrica e neonatal(Associação Brasileira de Enfermagem, 2010-08-01) Fogaça, Monalisa de Cássia [UNIFESP]; Carvalho, Werther Brunow de [UNIFESP]; Nogueira-Martins, Luiz Antonio [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)To compare the demand and control over work of physicians and nurses working in pediatric and neonatal critical care units. Cross-sectional study with 37 doctors and 20 nurses. We used the Job Content Questionnarie. Physicians from the ICU Neonatal differ in social support received from the supervisor (p= 0.01) compared to the ICU Pediatric. ICU nurses of the Neonatal present job insecurity (p= 0.05). Physicians and nurses from the ICU Pediatric differ in control over the work, psychological demands of work, physical effort and support of the supervisor (p <0.05). Physicians and nurses from the ICU Neonatal show statistical differences in control over the work, physical effort and support of the supervisor (p<0.05). The work environment in the ICU'S presents high demand and low control over the work.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Eficiência e eficácia do desempenho da enfermagem em procedimentos técnicos(Associação Brasileira de Enfermagem, 2008-02-01) Munhoz, Sarah [UNIFESP]; Ramos, Laís Helena [UNIFESP]; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This was a non-experimental inter-relational retrospective study that aimed at providing performance indicators for nurses in their decision-making process in team work management. The sample was constituted by 56 ICU in-patient records during the ten first days of admission, measuring efficiency and efficacy of nursing team with relation to technical procedures along nursing work shifts. Results demonstrated efficiency to be as an operational performance indicator, pointing significant variations of amount different of zero in all nursing shifts and variation of value in afternoon shift. In relation to efficacy it is not possible to affirm inefficacy of procedures. It was conclude that the definition of a continuous flow of information allows the managers to handle consistent data in the establishment of a protocol for actions control.
- ItemSomente MetadadadosIdentificação e validação das características definidoras do diagnóstico de enfermagem limpeza ineficaz de vias aéreas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1996) Martins, Ivete [UNIFESP]; Gutiérrez, Maria Gaby Rivero de [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)Liderança e satisfação no trabalho da enfermagem: revisão integrativa(Univ Fed Sao Paulo, Dept Enfermagen, 2017) de Moura, Andre Almeida; Bernardes, Andrea; Balsanelli, Alexandre Pazetto [UNIFESP]; Barboza Zanetti, Ariane Cristina; Gabriel, Carmen SilviaObjective: To identify and analyze knowledge about the relationship between leadership and nursing job satisfaction. Methods: An integrative review of the MEDLINE, CINAHL, EMBASE, PubMed, Web of Science, and LILACS databases to answer the guiding question: What knowledge was produced about the relationship between leadership and nursing job satisfaction in the period from 2011 to 2016? Searches were made to obtain articles, theses, dissertations, and reviews (systematic, narrative and integrative)
- ItemEmbargoMapeamento do uso da música por profissionais de enfermagem em instituições de saúde : revisão integrativa(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-26) Dias, Jéssica Tomé Moreira [UNIFESP]; Souza, Karen Mendes Jorge de [UNIFESP]; Moura, Rita de Cássia dos Reis [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6110529180170948; http://lattes.cnpq.br/6951601140047558Objetivo: Mapear as produções científicas sobre o uso da música, por profissionais de enfermagem, em serviços de saúde. Método: Revisão integrativa nas bases Lilacs, Medline, Web of Science e Scopus com uso dos descritores: música, musicoterapia, equipe de enfermagem, profissionais de enfermagem. Foram incluídas publicações de artigos científicos nos idiomas português, inglês e espanhol, que responderam à questão norteadora, sem o estabelecimento de limites temporais. Resultados: Foram selecionados sete estudos para análise e discussão, apresentando predominância de artigos originários dos continentes americano e asiático. Foram analisados os serviços de saúde, população-alvo, características da intervenção, aplicador, gênero musical e duração. Conclusão: Todos os estudos abordaram a aplicação da música pelo profissional de enfermagem, revelando prevalência no uso em ambiente hospitalar e com a reprodução de músicas pré-gravadas utilizando dispositivos eletrônicos e fones de ouvido. Evidenciou-se a importância do aprofundamento sobre os efeitos fisiológicos da música, bem como o uso correto dos termos de musicoterapia, intervenção musical e música ambiente com seus distintos objetivos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Panorama nacional da prática de profissionais de enfermagem na cateterização intravenosa periférica(Universidade Federal de São Paulo, 2022-10-21) Silva, Bianka Sousa Martins [UNIFESP]; Kusahara, Denise Miyuki [UNIFESP]; Avelar, Ariane Ferreira Machado [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8919300907658980; http://lattes.cnpq.br/2666393667209812; http://lattes.cnpq.br/2331094814667321Introdução: A cateterização intravenosa periférica (CIP) é um procedimento invasivo, de alta complexidade e realizado por profissionais com diferentes graus de formação. Apesar de amplamente utilizada, a CIP não está isenta de riscos, podendo resultar em complicações que impactam no estado clínico e na evolução do paciente. Reconhecer práticas relacionadas à CIP possibilita o planejamento de estratégias que possam maximizar o êxito no procedimento com redução do número de tentativas de cateterização, e consequente promover uma assistência de enfermagem segura e de qualidade. Objetivo: Analisar práticas relacionadas à cateterização intravenosa periférica realizadas por profissionais de enfermagem atuantes nas macrorregiões brasileiras. Método: Estudo transversal descritivo realizado nas cinco macrorregiões do Brasil com amostra não probabilística de 2.584 profissionais de enfermagem (enfermeiro, técnico de enfermagem e/ou auxiliar de enfermagem) que atuavam no cuidado direto ao paciente submetido a CIP. A coleta de dados foi feita por meio de questionário online contendo informações demográficas, experiência e formação acadêmica dos profissionais executantes da CIP, variáveis relacionadas à seleção da veia e do dispositivo de acesso vascular (DAV), à técnica e conceitos relacionados à CIP. Realizada análise descritiva e aplicado o Teste T de Student para amostras independentes, Teste ANOVA 1 fator, Teste de comparações múltiplas de Tukey, Teste de Qui Quadrado para k amostras independentes, análise de resíduos ajustados e Teste da Razão de Verossimilhança considerando nível de significância de 5% e Intervalo de confiança de 95% (IC95%). Resultados: A amostra foi constituída por 1.214 (46,9%) enfermeiros, 1.166 (45,2%) técnicos de enfermagem e 204 (7,9%) auxiliares de enfermagem. Os profissionais que majoritariamente realizam a CIP são os técnicos (média de 9,55 DAVs inseridos/12h) e auxiliares de enfermagem (média de 10,9 DAVs inserido/12h). Parte dos profissionais de enfermagem não realizam cuidados essenciais antes da tentativa de CIP, como higienização das mãos, manejo da dor e preparo do paciente, apesar de terem tido aula sobre acesso venoso periférico durante a formação acadêmica (86,9%) e capacitação no serviço sobre DAV nos últimos 12 meses (75,7%). Dentre os enfermeiros, a maioria (88,8%) utiliza ferramenta clínica para avaliação de rede venosa difícil e 19,9% deles utiliza como critério para seleção de veias periféricas. A obtenção do acesso venoso na primeira tentativa foi a definição escolhida para conceituar o sucesso pela maioria dos técnicos (83,3%) e auxiliares de enfermagem (66,7%), independente da unidade de atuação, já a maioria dos enfermeiros (61,6%) considera sucesso quando após a infusão de 2 mL de cloreto de sódio (NaCl) a 0,9% não se observa no sítio de cateterização sinais de hematoma, infiltração ou dor relatada pelo paciente ou quando após a cateterização se obtém retorno venoso através do DAV. Apenas 25,2% dos enfermeiros responderam que ele é o profissional legalmente responsável pela CIP. O processo formativo dos profissionais de enfermagem é incipiente com conteúdo ministrado de forma superficial e focado na técnica de cateterização venosa. No ambiente laboral foram mencionadas fragilidades no cuidado oferecido ao paciente antes da inserção do dispositivo de acesso vascular. Conclusão: prática de CIP apresenta variações dentre os profissionais executantes, sendo muitas vezes destoantes das melhores evidências disponíveis, demonstrando que o nível de conhecimento dos profissionais de enfermagem ainda é insatisfatório no tocante à referida técnica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Qualidade de vida dos trabalhadores de enfermagem de unidades de terapia intensiva(Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2007-09-01) Paschoa, Simone [UNIFESP]; Zanei, Suely Sueko Viski [UNIFESP]; Whitaker, Iveth Yamaguchi [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)OBJECTIVES: To assess the quality of life of nursing assistants and licensed practical nurses from nine Intensive Care Units and to determine whether their demographic characteristics influence their quality of life. METHODS: This cross-sectional study was conducted in a teaching hospital in São Paulo city, Brazil. The sample consisted of 126 nursing assistants or licensed practical nurses. Data were collected from October to November, 2005. Quality of life was measured with the WHOQOL-BREF tool. RESULTS: The average score on each domain of the WHOQOL-BREF were: Social relations (66.3), psychological (60.8), physical (53.1), and environment (49.4). Among the demographics, age was positively correlated with the physical domain of quality of life, and number of jobs was inversely correlated with the physical, psychological, and social relations domains. There was also a weak correlation between age and number of jobs. CONCLUSION: The scores on the domains of quality of life among the sample of this study were low.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Riscos ocupacionais da equipe de enfermagem no ambiente de trabalho em pronto socorro de hospital universitário(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-07-08) Angeli, João Carlos Pereira [UNIFESP]; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8695765272291430; http://lattes.cnpq.br/5349315444057642; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivos: Este estudo teve como objetivos identificar as condições do ambiente e a iluminação, ruído e temperatura nas instalações físicas de um pronto socorro universitário, investigar quais os riscos ocupacionais a que estão expostos os membros da equipe de enfermagem, verificando suas percepções quanto a estes e propor ações de melhoria. Método: Realizou-se uma pesquisa exploratória com abordagem quantitativa, dividida em 2 etapas. A primeira etapa foi feita com a utilização de observação sistematizada através de roteiro e medições de temperatura, iluminação e ruídos. A segunda etapa com um questionário aplicado à equipe de enfermagem dos diferentes horários de trabalho, cuja amostra consistiu de 48 enfermeiros, 37 técnicos de enfermagem e 52 auxiliares de enfermagem totalizando 137 (70,6% da população total). O questionário continha dados demográficos, de formação e de serviço e questão de múltipla escolha para os riscos, doenças adquiridas e sugestões para melhorias. O projeto foi aprovado pelo Comitê Científico do hospital e Comitê de Ética em Pesquisa institucional, e todos os sujeitos assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Resultados: A observação sistemática demonstrou que algumas instalações do Pronto Socorro estavam em inconformidade em relação às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e as medições de temperatura, iluminação e ruído resultaram em valores acima dos índices recomendados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. A aplicação do questionário mostrou que dos respondentes a maior parte foi de mulheres (97=70,8%), com idade entre 26 a 40 anos (83=60,7%), formada entre 2006 e 2010 (41=29,9%), atuando neste Pronto Socorro há menos de 2 anos (50=36,5%). Os principais riscos a que estão expostos os trabalhadores de enfermagem foram biológicos (sangue, bactérias e secreções), físicos (material perfuro-cortante), e ergonômicos (levantar e sustentar pacientes), que tiverem os percentuais mais elevados apontados nas respostas dos profissionais. As doenças respiratórias (gripe e faringite) foram as mais citadas como tendo sido adquiridas neste setor (73=53,3%). Das 83 sugestões de melhoria para diminuir estes riscos, a maior parte refere-se ao espaço físico e organizacional com 61,3%. Conclusão: No Pronto Socorro estudado foram identificadas inconformidades na área física e em relação a ruídos, calor e temperatura nas instalações, bem como os riscos a que estão expostos os trabalhadores de enfermagem que os percebem e apontam múltiplas sugestões de melhorias. A reorganização dos espaços e processos de trabalho a partir das sugestões pode contribuir para melhorias significativas bem como oferecer melhores condições de trabalho à equipe de enfermagem que atua neste Pronto Socorro.
- ItemSomente MetadadadosO vínculo afetivo na UTI neonatal: uma questão de reciprocidade da tríade mãe-prematuro-equipe de enfermagem(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1999) Barbosa, Vera Lucia [UNIFESP]; Stefanelli, Maguida Costa [UNIFESP]O objetivo do autor foi compreender a vivencia cotidiana dos componentes da equipe de enfermagem de uma unidade neonatal hospitalar que permite a participacao da mae na assistencia ao recem-nascido prematuro. O vinculo mae-filho e a participacao da mae em bercario constituiram o referencial teorico deste estudo. O referencial metodologico adotado foi o etnografico e dentro deste a etnoenfermagem, como preconizada por Leininger. Os dados foram obtidos por meio de observacao participante e entrevista etnografica, apos o consentimento informado e assinado pelos membros da equipe de enfermagem. O respeito ao rigor e principios eticos da pesquisa, foram observados durante o processo. A imersao nos dados permitiu a construcao dos descritores culturais que evidenciaram o tema cultural: O vinculo afetivo na UTI neonatal: uma questao de reciprocidade da triade mae-prematuro-equipe de enfermagem sustentado pelos subtemas Conviver com a ambivalencia: valorizando a participacao e sentindo-se incomodada e O amor a causa: sustentando a reciprocidade e superando a ambivalencia. O retomo aos dados e temas permitiu identificar a reciprocidade como paradigma a ser validado e implementado nas unidades de terapia intensiva neonatal, que envolvem prematuros e a participacao das maes no cuidado destes. Esta reciprocidade e perneada por sentimentos de ambivalencia e amor, vivenciados pela equipe de enfermagem
- ItemAcesso aberto (Open Access)Vivenciando a comunicação entre a equipe de enfermagem e os pais de recém-nascidos de alto risco: um estudo de caso(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2003) Guareschi, Ana Paula Dias Franca\ [UNIFESP]; Ohara, Conceição Vieira da Silva [UNIFESP]; Barbosa, Vera Lucia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4102012168382473; http://lattes.cnpq.br/4605728272646234; http://lattes.cnpq.br/4209449928426580A unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) e um local de tecnologia avancada onde encontramos equipamentos que auxiliam na assistencia ao recem-nascido grave, que embora sejam necessarios para salvar vidas, podem criar um ambiente ameacador para os pais de RN de alto risco. Para a equipe de enfermagem atuar na UTIN e necessaric superar varios desafios e dentre esses, destacamos o dominar toda a parafernalia tecnologica e realizar cuidados ao trinomio recem-nascido-mae-pai, alicercadas em uma visao holistica. Nos ultimos tempos, a presenca dos pais na UTIN, tem sido cada vez mais frequente o que nao contribuiu para a reducao da angustia e ansiedade vivenciadas por eles neste momento critico. A comunicacao e uma estrategia essencial para dar inicio, manter e fortalecer o relacionamento entre equipe de enfermagem e os pais, criando assim um elo forte entre os pais que necessitam de cuidados psicoi emocionais e a equipe qualificada para proporcionar este apoio. Face ao exposto, c objetivo deste estudo foi conhecer como se da a comunicacao entre a equipe de enfermagem e os pais de RN de alto risco. A opcao metodologica escolhida foi o estudc de caso, realizado em uma UTIN de um hospital escola da cidade de São Paulo. A analise das observacoes e entrevistas nos permitiu a construcao das seguintes categorias: Comunicacao Terapeutica e Comunicacao Nao Terapeutica. Os resultados demonstraram que houve quase o mesmo numero de cenas descritas de comunicacao terapeutica) e nao terapeutica Na comunicacao terapeutica' os aspectos mais observados foram a utilizacao de tecnicas de comunicacao verbal dos grupos de expressao e clarificacao. Na comunicacao nao-verbal cinesica, o aspecto mais citado foi o olhar e da proxemica, foram os tipos de distancias Na comunicacao nao terapeutica) os aspectos relevantes foram os modos de comunicacao verbal) desconfirmacao e negacao. Outro aspecto ressaltado, o toque foi pouco observado entre a equipe de enfermagem e os pais de RN de alio risco. 0 desafio da equipe de enfermagem e aprender mais sobre comunicacao manifestada pelos pais, buscando decodifica-las nas suas formas...(au)