Navegando por Palavras-chave "Epistemologia"
Agora exibindo 1 - 19 de 19
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A Aceitação do Enunciado Básico: Uma Análise da Ideia de Progresso(Universidade Federal de São Paulo, 2021-11-16) Machado da Silva, Luiz Ben Hassanal; Tossato, Claudemir Roque; http://lattes.cnpq.br/8975233146980191; http://lattes.cnpq.br/8256039078838614Nossa investigação tem como objeto o problema da base empírica tal como proposto por Popper no capítulo 5 da obra The Logic of Scientific Discovery. Buscamos esclarecer, em especial, os desdobramentos de sua solução convencionalista. Pensamos que o convencionalismo como fundamento do enunciado básico é rico em interessantes consequências para uma concepção de ciência que resiste aos limites formalistas da epistemologia popperiana. Essa investigação nos traz os elementos práticos da pesquisa científica ao centro do debate epistemológico. A prática científica surge como fundamento da aceitação do enunciado básico, de tal maneira que essa aceitação é pensada como um processo concreto que envolve decisões, temporalidade e noções que dizem respeito à organização social da comunidade científica. A dimensão social da atividade científica conduz a limitação do formalismo falseacionista e aponta para elementos políticos, sociais e mesmo ontológicos da atividade científica. Novamente a leitura de Popper se faz relevante. A mobilização de conceitos que apontam para a organização científica, em torno de elementos tais como progresso como crescimento do conhecimento e aproximação da verdade, revela-se de particular interesse para nosso problema. O processo de aceitação do enunciado básico se apresenta como condicionado pela organização social da comunidade científica e assim ele se torna importante para lançar alguma luz nas fronteiras epistemológicas da pesquisa científica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A crise da objetividade, a epistemologia popperiana e o “programa de Heisenberg”(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-05) Silva, Luiz Ben Hassanal Machado da [UNIFESP]; Tossato, Claudemir Roque [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Nessa investigação nos concentraremos no período de consolidação da teoria quântica, sobretudo naquilo que toca o livro A Lógica da Pesquisa Científica, de 1934. O centro da investigação é à crítica de Popper ao pensamento indutivista e subjetivista de Heisenberg, que por meio de considerações da filosofia da linguagem e com o apoio de defensores da filosofia positivista, construiu com outros partidários da chamada Interpretação de Copenhague a interpretação hegemônica da teoria quântica. O dedutivismo realista de Popper , apresentado no livro Lógica da Pesquisa Científica, visa combater essa visão, através de uma defesa da objetividade e do realismo que escapou dos limites da Epistemologia e ganhou ares éticos. Popper defendeu a Interpretação Estatística, que é um ramo da teoria corpuscular. Demonstraremos como que a interpretação acerca do alcance da Epistemologia opõe esses pensadores. Para Heisenberg a objetividade devia ser deixada de lado, a partir da constatação empírica do Princípio de Incerteza. O método científico deve, segundo o físico alemão, limitar os conceitos da linguagem clássica e aplica-los nas descrições dos fenômenos quânticos segundo as limitações operacionais dos conceitos. Para Popper, a metodologia dispensa questões linguísticas e apreende o método científico como sendo baseado na testabilidade, o que impõe que a análise epistemológica seja feita somente após a teoria ter sido conjecturada. Investigaremos a partir do pensamento de Popper e veremos como sua defesa do falseacionismo impõe uma interpretação da teoria quântica diferente daquela preconizada por Heisenberg.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Crítica da Razão Napë: Reflexões a Partir de Práticas e Cosmologias Yanomami(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-13) Marin, Mateus de Almeida [UNIFESP]; Caiaffo, Stéfanis Silveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3188249650749589; http://lattes.cnpq.br/4387731727971604; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O objetivo desta pesquisa foi explorar o tema das práticas que são agrupadas em torno do termo “xamanismo”, as possibilidades de discussão a respeito da produção de conhecimento e criação de mundos possíveis no sistema capitalista e no aparato teórico- metodológico presente na academia, contrastando com as práticas ditas “xamânicas”. Primeiramente foi feita uma revisão bibliográfica a respeito das origens dos termos “xamã e xamanismo” e de suas utilizações ao longo da história da Antropologia e das demais Ciências Humanas e Sociais. A pesquisa, neste primeiro movimento, discute criticamente a utilização desta palavra para agrupar práticas diversas que se originam em culturas às vezes radicalmente distintas. Em um segundo momento, escolheu-se um conjunto de práticas específico, essas realizadas pelos povos Yanomami presentes na Amazônia brasileira, para se fazer um aprofundamento do tema. A partir da leitura de obras de referência, entramos na discussão e no detalhamento deste determinado conjunto de práticas e da cosmologia que lhe é inerente. O trabalho se conclui com uma discussão a respeito de saúde, a partir de cosmologias divergentes da ocidental, especificamente a Yanomami, e as práticas de construção e explicação do cosmos, epistemologias e possibilidades de pensar uma sociabilidade que não destrua Hutukara ou, como a chamamos, o “mundo”.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Epistemologia da Informática em Saúde: entre a teoria e a prática(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008-03-26) Colepícolo, Eliane [UNIFESP]; Pisa, Ivan Torres [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Epistemologia da Informática em Saúde: entre a teoria e a prática. Eliane Colepí-colo. 2008. CONTEXTO. O objetivo dessa pesquisa é compreender a epistemologia da área de Informática em Saúde (IS) por meio de um estudo comparativo entre aspectos teóricos e práticos desta disciplina. MATERIAIS E MÉTODOS. O estudo foi dividido em 3 eta-pas: estudo estatístico, estudo terminológico e estudo epistemológico. O estudo esta-tístico envolveu o desenvolvimento e uso de robô para extração de metadados de arti-gos científicos da base PubMed, assim como a mineração de textos destes resumos de artigos, utilizados para estatísticas e análise posterior. O estudo terminológico visou o desenvolvimento de um tesauro especializado em IS, aqui denominado EpistemIS, que, integrado ao MeSH, serviu como base ao estudo estatístico. O estudo epistemo-lógico começou com o estudo dos metaconceitos da ação e pensamento humanos (MAPHs), que são arte, técnica, ciência, tecnologia e tecnociência. A seguir, realizou-se o desenvolvimento de um método epistemológico, baseado nas obras de Mário Bunge, para classificação epistemológica de conceitos da área provenientes do tesau-ro EpistemIS. Uma pesquisa de opinião com a comunidade científica da área foi reali-zada por meio de questionário na web. RESULTADOS. Obteve-se: uma caracteriza-ção dos MAPHs, mapas de sistematização do conhecimento em IS, classificações epistemológica e em MAPHs da IS, um mapa do conhecimento em IS e o consenso da comunidade sobre a epistemologia da IS. Por fim, foram calculadas estatísticas relati-vas: às classificações epistemológica e em MAPHs em IS, à integração entre o corpus de análise (437.289 artigos PubMed) e o tesauro EpistemIS. CONCLUSÃO. A partir de argumentos teóricos e práticos concluiu-se que a Informática em Saúde é uma tecno-ciência que se ocupa de solucionar problemas relativos aos domínios das Ciências da Vida, Ciências da Saúde e do Cuidado em Saúde, por meio da pesquisa científica in-terdisciplinar e do desenvolvimento de tecnologia para uso na sociedade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Evidências epistemológicas da estrutura do conhecimento sobre administração em enfermagem(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-16) Meneses, Abel Silva de [UNIFESP]; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8695765272291430; http://lattes.cnpq.br/8999919138611020Objetivo: Definir e validar o conteúdo das 37 unidades de conhecimento que integram a taxonomia “Estrutura do Conhecimento sobre Administração em Enfermagem”. Métodos: Trata-se de pesquisa teórico-metodológica utilizando a técnica Delphi para validar 37 unidades de conhecimento construídas segundo o saber sobre Administração em Enfermagem comunicado durante meio século de produção científica da pós-graduação brasileira. Empregou-se os referenciais teóricos de Ludwik Fleck sobre estilo e coletivo de pensamento e de Ingetraut Dahlberg sobre teoria do conceito, além dos pressupostos de definição terminológica da ISO 704:2009. O texto dos enunciados foi lapidado por cotejamento com a literatura científica pertinente e submetido ao processo de triangulação por três cientistas da Administração em Enfermagem. Em seguida foram submetidos à apreciação de um painel de 21 juízes que julgaram o conteúdo segundo escala psicomética cuja validação pode ser mensurada pelo índice de validade de conteúdo > 0,78 e parâmetros de coeficiente Kappa > 0,61. Resultados: Todas as 37 Unidades de Conhecimento foram validadas com índice de validade de conteúdo acima de 0,80. Vinte e seis (70,3%) Unidades de Conhecimento alcançaram validação maior que 0,95, sendo elas, ‘Prática de Administração de Recursos Políticos’, ‘Políticas de Saúde’, ‘Estrutura Organizacional e suas Relações’, ‘Liderança’, ‘Dimensionamento’, ‘Tomada de Decisão’, ‘Educação Permanente’, ‘Sustentabilidade (Gerenciamento de Resíduos)’, ‘Prática de Administração de Recursos Físicos’, ‘Prática de Administração de Recursos Tecnológicos e de Informação’, ‘Prontuário do Cliente’, ‘Teorias da Administração’, ‘Comunicação e suas Tecnologias’, ‘Métodos de Intervenção’, ‘Bases Ideológicas e Teóricas’, ‘Arquitetura e Logística’, ‘Avaliação de Desempenho e Retenção de Talentos’, ‘Mudança, Conflito e Negociação’, ‘Prática de Administração de Recursos Financeiros’, ‘Manuais, Formulários e Sistemas de Informação e suas Tecnologias’, ‘Filosofia do Serviço de Enfermagem’, ‘Prática de Administração de Recursos Materiais’, ‘Previsão e Aquisição’, ‘Prática de Administração de Recursos Humanos’, ‘Distribuição e Controle’ e, ‘Produtividade’. Outras seis (16,2%) Unidades de Conhecimento atingiram índice de validade de conteúdo de 0,90, ‘Recrutamento e Seleção’, ‘Planejamento’, ‘Segurança do Cliente e Profissionais’, ‘Orçamento e Faturamento’, ‘Poder e Cultura Organizacional’ e, ‘Supervisão’. ‘Custos’ (2,7%) atingiu índice de validade de conteúdo de 0,86, ‘Prática de Administração de Recursos’ e ‘Mercado de Trabalho e Áreas de Atuação’ (2,7%) tiveram índice de validade de conteúdo de 0,85 e, ‘Motivação’ e ‘Auditoria’, (2,7%) chegaram ao índice de validade de conteúdo 0,81. Todas as 37 unidades de conhecimento alcançaram valor Kappa superior a 0,79. Conclusão: As 37 unidades de conhecimento foram validadas pelos juízes com índices de validade de conteúdo elevados e valor Kappa com alta confiabilidade. O produto espistemológico pode servir de referência para construção de novas evidências sobre Administração em Enfermagem e principiar a formulação de teorias que representem os fenômenos desse campo do saber de enfermagem.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Incomensurabilidade: uma questão epistemológica ou de linguagem(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-03) Sperandio, Caio Sievers [UNIFESP]; Tossato, Claudemir Roque [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O debate sobre o progresso linear do conhecimento toma um grande papel na filosofia da ciência, tendo como uma de suas principais figuras Thomas S. Kuhn com sua tese de incomensurabilidade. Porém, a incomensurabilidade é o tema mais polêmico dos trabalhos de Kuhn, geradora de criticas de relativismo e irracionalismos. Devido a essas críticas, ou por uma evolução natural do pensamento de Kuhn, a tese da incomensurabilidade encontra dois momentos, segundo comentadores como Robson Guitarrari. Em sua primeira formulação ela possui um patamar mais amplo, porém, posteriormente, Kuhn defende uma incomensurabilidade local, dando uma maior ênfase para a linguagem. A presente dissertação analisa três questões referentes à incomensurabilidade: é possível manter a tese da incomensurabilidade? As causas que levaram a essa mudança de perspectiva da incomensurabilidade? e se é possível não cairmos em um relativismo? Para tanto, apresentamos, brevemente, a dinâmica científica defendida por Kuhn, passando pelo período pré-paradigmático, paradigmático e de revolução cientifica para, só então, tratar propriamente da questão da incomensurabilidade. Para essa empreitada, utilizaremos dos textos de Thomas Kuhn, deixando claro os dois momentos da incomensurabilidade e, partindo da análise de comentadores, apresentaremos as críticas e defesas a essa tese.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Interdisciplinaridade em cursos de pós-graduação pela visão dos coordenadores das ciências ambientais no contexto brasileiro: um conceito em construção(Universidade Federal de São Paulo, 2024-10-10) Almeida, Tainã Teixeira [UNIFESP]; Farias, Luciana Aparecida [UNIFESP]; Semensatto, Décio Luis [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0510421593724951; http://lattes.cnpq.br/3004797761865074; http://lattes.cnpq.br/3042084459890846É um consenso que a área de Ciências Ambientais é (ou pelo menos deveria ser) intrinsecamente interdisciplinar, pois a complexidade dos fenômenos e problemas socioambientais vêm se avolumando e se agravando, trazendo perspectivas sombrias para o século XXI que só podem ser resolvidas a partir da integração de mais de uma área do conhecimento. Mas qual seria a concepção e características da interdisciplinaridade em cursos de pós-graduação avaliados na área de Ciências Ambientais do Brasil? A compreensão das concepções do que seria interdisciplinaridade e a compreensão da origem de possíveis diferenças poderiam contribuir para o amadurecimento de programas de pós-graduação que objetivam se consolidar como interdisciplinares, além de ampliar a compreensão a respeito dos conflitos que se estabelecem entre diferentes áreas do conhecimento na práxis de um projeto interdisciplinar. Dentro dessa perspectiva, o objetivo da presente pesquisa foi conduzir uma reflexão aprofundada a respeito das possíveis concepções existentes em torno do conceito “interdisciplinaridade” dentro de programas de pós-graduação de Ciências Ambientais no contexto brasileiro. O estudo também partiu do pressuposto inicial de que ainda existe uma falta de consenso em torno do que seria a multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade entre pesquisadores de diferentes áreas em programas de pós-graduação na área de Ciências Ambientais. O que poderia ser consequência ainda de um cientificismo acrítico da razão instrumental utilitarista, o naturalismo generalista e o romantismo ingênuo na observação do objeto “Meio”/”Meio Ambiente”/”Natureza”. Esta pesquisa teve caráter misto exploratório, adotando-se o método de análise documental e entrevistas estruturadas. Foram entrevistados 33 os coordenadores(as) de cursos de pós-graduação alocados na área de Ciências Ambientais, bem como analisados os documentos da Área de Avaliação Interdisciplinar e de Ciências Ambientais. Durante o trabalho e por meio do processo de movimento de categorização dos dados foi possível extrair quatro categorias de interdisciplinaridade: a) Interdisciplinaridade Acrítica; b) Interdisciplinaridade Pragmática-Resolutiva; c) Interdisciplinaridade Sistêmico-Crítica; d) Interdisciplinaridade Libertária-Emancipatória. O pressuposto inicial do estudo também se confirmou positivamente, de que apesar do conceito de interdisciplinaridade ser intrinsecamente associado à área de Ciências Ambientais, ainda existe pouco amadurecimento em torno do que seria a multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade nos programas participantes. Estes apresentaram uma diversidade de abordagens e estratégias, refletindo as diferentes necessidades regionais e contextos institucionais. A interdisciplinaridade foi uma característica comum, mas variando na forma como é implementada e compreendida.
- ItemSomente MetadadadosMichel foucault e a constituição do corpo e da alma do sujeito psicológico no curso o poder psiquiátrico(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-02-27) Robles, Fernando Luis Pereira [UNIFESP]; Silveira, Fernando de Almeida [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O trabalho histórico-filosófico de Michel Foucault destaca as noções de corpo e alma enquanto elementos de embate das complexas relações de saber e poder. Para Foucault, o poder sempre se exerce sobre o corpo, por fim, a alma seria os discursos que atravessam a constituição deste corpo no processo de individualização (conceito de corpo como prisão da alma). Esta pesquisa vem ressaltar do curso ministrado no Collège de France: O Poder Psiquiátrico (1973-1974), aspectos relativos ao corpo e à alma nele presentes, investigando suas articulações no contexto peculiar deste trabalho. Como também, em suas interfaces aos discursos psicológicos e psiquiátricos – e assim à episteme dos saberes psi, sempre em estrita correlação a deslocamentos análogos da natureza do poder, nos contextos histórico-culturais desde o século XVIII até dias atuais. Tal análise se propõe a entender os mecanismos táticos e estratégicos do estabelecimento de um poder anônimo, disperso, asséptico, difuso descrito e conceituado como disciplinar por Foucault, a partir do curso supramencionado, poder este não mais representado por um sujeito forte – o rei - mas no enfraquecimento e docilidade esperado pela obediência voluntária dos indivíduos, estruturados como tal ao serem perpassados pelos discursos formativos dos corpos e almas desde a infância e instituições de disciplina como o exército, escola e etc., assim como de punição e retificação, como os asilos e as prisões, em especial o primeiro e seus desdobramentos, neste estudo. Esta pesquisa, ao estudar o processo de subjetivação a partir do recorte binomial corpo e alma, visa repensar estas relações de poderes e saberes nos trabalhos, práticas e discursos teóricos da área da saúde - ao se tratar dos corpos e ao oferecer cuidado e atenção ao sofrimento psíquico associado às almas. Parte-se da hipótese de que tais práticas arraigadas e incorporadas no corpo e na alma do profissional de saúde implicam na execução - com uma roupagem de boas intenções – de um papel reprodutor e mantenedor de mecanismos de disciplina, segundo a perspectiva foucaultiana, na análise da configuração do poder em suas inserções sobre os saberes psi. É um trabalho teórico, com a leitura analítica e interpretativa da bibliografia destes autores e comentadores, visando à constituição de instrumental teórico-metodológico para aplicação, teórico e prática, no contexto interdisciplinar da UNIFESP – Baixada Santista e perante a comunidade e região de Santos, com especial destaque, na área da saúde (CNPq).
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Neopirronismo De Robert Fogelin: Reflexões Sobre História Do Ceticismo E Epistemologia(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-11-05) Leite, Jefferson Dos Santos Marcondes [UNIFESP]; Smith, Plinio Junqueira [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This Work Is Divided Into Two Parts. The First Part Is Called History Of Skepticism And Neo-Pyrrhonism And The Second Part Is Called Neo-Pyrrhonic"S Epistemology. The First Part Is Concerned With How Fogelin"S Neo-Pyrrhonism Was Formulated And What Are The Main Names Behind His Neo-Pyrrhonic"S Skepticism, Namely The Ancient Pyrrhonians, David Hume And Ludwig Wittgenstein. Thus, The First Part Of The Work, Divided Into Four Chapters, Traces The Relation Of The Fogelian Thought To The Skeptical Thought Found In The History Of Philosophy. One Of The Main Ideas Defended In The First Part Of This Research Is That Its Neo-Pyrrhonism, Besides Depending On Many Teachings Found In The Writings Of The Ancient Pyrrhonians, Also Depends On These Other Authors, Showing Their Influence Is As Fundamental As That Of The Pyrrhonians, Assuming Even The Role Main Part Of Its Reflection. Having Drawn A Profile Of The Influences Of His Position, The Second Part Has The Pretension To Analyze And Defend Fogelin"S Neo-Pyrrhonism Ina
- ItemAcesso aberto (Open Access)OBJETIVIDADES E A RECUSA DO RELATIVISMO: UMA REVISÃO WITTGENSTEINIANA DO CONCEITO DE OBJETIVIDADE À LUZ DA EPISTEMOLOGIA FEMINISTA(Universidade Federal de São Paulo, 2021-12-16) de Lima, Daiana Martins; Carvalho, Marcelo Silva de; http://lattes.cnpq.br/8896651184442343; http://lattes.cnpq.br/5146480262524869Na contemporaneidade tornou-se cada vez mais evidente a pluralidade humana e com a globalização da informação é cada vez mais explícito a ambiguidade de opiniões e significados. Mas, sobretudo, nota-se a existência do privilégio epistêmico, pois a noção de objetividade tradicionalmente valorizada como norma de justificação na ciência não é inocente e traz como consequência o preconceito e a desigualdade epistêmica. O relativismo surge como resposta e solução simplista e descredibiliza o debate. Faz-se necessário a construção de práticas democráticas e a experiência epistemológica feminista tem se demonstrado um importante instrumento crítico e político para a superação de uma epistemologia hegemônica. A experiência de cada grupo importa, pois diz respeito a vida como ela é e suas especificidades. Essa pesquisa defende a existência e incorporação de objetividades no lugar de uma objetividade enviesada por estruturas de poder.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Parâmetros e paradigmas em meta-avaliação: uma revisão exploratória e reflexiva(ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva, 2012-03-01) Furtado, Juarez Pereira [UNIFESP]; Laperrière, Hélène; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); University of Ottawa Faculty of Health Sciences School of NursingThe evaluation of an evaluation is not a mere play on words or simply an investigation into the person who evaluates the evaluation. It is far more than that. It is about how to evaluate the diverse components of the evaluation process and the evaluators per se. In this paper, we discuss some promising possibilities for meta-evaluation in the field of evaluation of programs and services. These include fostering interaction between theoretical and practical production in fieldwork and supporting the definition of methods and strategies in a sector imbued with political interests and a profusion of methodological possibilities, and promoting ethical and scientific rigor in the evaluation practices. We conclude this exploratory and reflective review by raising some historical and political questions related to evaluation and meta-evaluation of programs and services and by criticizing the universalist and egalitarian pretensions contained in some evaluation approaches.
- ItemEmbargoParticipação e diversidade - a construção inclusiva e pluriepistêmica da Saúde Global(não se aplica, 2023-04-01) Furtado, Juarez Pereira [UNIFESP]; https://lattes.cnpq.br/6869345414404363; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Os limites de estratégias participativas na produção de conhecimento, em especial na pesquisa avaliativa, observados a partir de trabalhos por nós realizados, indicou a necessidade de inclusão não só dos conhecimentos, mas também dos modos de conhecer dos diferentes segmentos que tomam parte de um processo colaborativo. Assim, nos parece necessário acrescentar o plano epistemológico às concepções de cidadania que tradicionalmente sustentam o discurso pró-participação. Os referenciais do Encontro de Saberes (José Jorge de Carvalho) e da Colonialidade do Saber (Aníbal Quijano) balizam a condução do projeto. Por meio deste estudo, ainda em desenvolvimento, contemplamos a primeira parte do título do projeto (Participação e diversidade), de ordem epistemológica, considerando questões éticas e teóricas da inclusão de outras epistemes nesta investigação. Já o subtítulo (a construção inclusiva e pluriepistêmica da Saúde Global), de ordem empírica, é contemplado pelo levantamento de reflexões críticas de mestres, inseridos em diferentes territórios, à constituição da Saúde Global, tendo a pandemia de Covid-19 como pano de fundo. Em seu conjunto, espera-se que este estudo subsidie o debate sobre a Saúde Global e também a qualificação dos processos participativos na geração de conhecimento. A linearidade do condensado acima, que ressalta o essencial do caminho percorrido é desmembrada, no presente relatório, expondo os meandros do campo e sua especial complexidade, explicitando elementos nem sempre compartilhados, como aqueles que antecedendo ou, ainda, permanecendo à margem, influenciaram a pesquisa. Tal foi o caso da exposição prévia à realidade dos territórios, fundamental para a nossa formação nos princípios éticos e teóricos dos referenciais citados e no conhecimento dos campo, gerando condições favoráveis à elaboração da versão definitiva e posterior condução do projeto. Trata-se de uma pesquisa em curso e, portanto, de um relato parcial, redigido em estilo próprio para ser mais fiel ao vivido, contendo aspectos descritivos, reflexões e análises preliminares.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Por um gesto de leitura materialista dos conceitos da Avaliação em Saúde no Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-24) Gasparini, Max Felipe Vianna [UNIFESP]; Furtado, Juarez Pereira [UNIFESP]; Barbosa Filho, Fábio Ramos; http://lattes.cnpq.br/4350854052243669; http://lattes.cnpq.br/6869345414404363; http://lattes.cnpq.br/5164267918387599; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A Avaliação em Saúde no Brasil, mais especificamente no âmbito da Saúde Coletiva, tem se constituído enquanto uma prática social que se busca científica a partir de formulações conceituais que operam em e a partir de discursividades específicas. Os conceitos em operação no seu discurso são constructos historicamente determinados, cujos efeitos de sentido constituem as bases que regulam aquilo que é possível e aceitável na prática dita sistemática da avaliação. Partindo de um gesto de leitura materialista e estabelecendo uma questão inicial de investigação acerca da discursividade dos conceitos da Avaliação em Saúde no Brasil, esta tese tem como objetivo contribuir para uma apreensão crítica deste subespaço da Saúde Coletiva, compreendendo o funcionamento ideológico de sua enunciação. Para tanto, direcionamos nosso gesto de leitura materialista em quatro direções: primeiro, à forma como a história da avaliação é contada por meio da sucessão de abordagens e normas, e que constituem uma compreensão não histórica de seu desenvolvimento; segundo, para um período histórico específico, definido em função de acontecimentos já mapeados e registrados que nos parecem fornecer pistas nas quais podemos seguir para compreender aspectos da discursividade da Avaliação em Saúde no Brasil, buscando analisar suas determinações; terceiro, na análise da relação da avaliação com indicadores sociais, dada a força de evidencia com a qual os indicadores se impõem como natural na produção científica da área; e quarto, abordando o conceito de qualidade de Avedis Donabedian a partir das determinações históricas que marcaram o contexto de publicação de sua obra seminal. Compreender a formação do discurso conceitual em torno da prática social da Avaliação em Saúde Coletiva no Brasil e, assim, compreender o funcionamento ideológico de sua enunciação, buscando contribuir para que a Avaliação em Saúde não seja instrumentalizada ideologicamente, constitui a mais modesta contribuição desta tese.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O problema da impregnação teórica para a epistemologia(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-16) Sperandio, Caio Sievers [UNIFESP]; Tossato, Claudemir Roque [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8975233146980191; http://lattes.cnpq.br/8975233146980191Nenhum posicionamento científico é em seu todo imparcial, neutro e objetivo. A metafísica só foi ignorada superficialmente. E, fatores extra científicos não podem ser deixados de lado. Tudo isso é apontado nos trabalhos de Paul K. Feyerabend. Partindo de seus escritos podemos observar que toda a epistemologia é afetada pela impregnação teórica. O desejo positivista de uma leitura direta e objetiva da realidade é uma quimera impossível de ser alcançada. Toda observação encontra-se contaminada desde seus primeiros estágios, bem como a linguagem, por não ser algo natural, mas uma teoria aprendida. Isso posto, a objetividade da ciência não deve ser buscada em sua metodologia ou mesmo nos resultados, mas deve ser inserida na questão inicial proposta. O cientista deve ter clareza em seu objetivo, pois o caminho até ele será influenciado por várias questões, muitas vezes não reconhecidas como tal, mas que não são propriamente parte integrante de seu campo de atuação, nisso se constitui a impregnação teórica.
- ItemSomente MetadadadosProdução científica acerca dos hábitos e práticas alimentares de estudantes universitários: uma revisão integrativa(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-03-13) Silva, João Gabriel Sanchez Tavares da [UNIFESP]; Nakamura, Eunice [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objective: To Analyze The State Of The Art Of Studies On "Eating Habits And Practices Of University Students" From An Integrative Review. Methods: An Integrative Review Was Carried Out, Based On The Prisma Guideline. The Articles Were Searched In The Virtual Health Library And Cochrane Library, Published Between 2000 And 2016. The Data Were Analyzed By A Thematic Content Analysis With Theoretical Articulation For Interpretation, Inference And Discussion Based On Human And Social Sciences References, With Use Of Concepts Proposed By Anthony Giddens And Michel Foucault, Mainly. Results And Discussion: A Total Of 410 Articles Were Found And Included In The Review, Of Which Two Non-Aprioristic Thematic Categories Emerged, With 205 Articles Each, Discussed In Epistemological Terms And In A Critical Sociocultural View. The First One Consisted Of Articles With A More Restricted View On The Biological And Nutritional Aspects Of Food, Mainly On The Food Consumption Of University Students, Which Articles Reinforced The
- ItemAcesso aberto (Open Access)Quilombo Engenho da Ponte(2023-05-12) Furtado, Juarez Pereira [UNIFESP]; https://lattes.cnpq.br/6869345414404363; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Território do Quilombo Engenho da Ponte, município de Cachoeira/BA, apresentado pela líder quilombola Mara Confessor.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Território da Reserva Extrativista de Canavieiras - BA(2023-05-01) Furtado, Juarez Pereira [UNIFESP]; https://lattes.cnpq.br/6869345414404363; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Trata-se de vídeo condensando aspectos do território da Reserva Extrativista de Canavieiras (Resex), localizada no Sul da Bahia. Por meio do depoimento de algumas lideranças e de incursão pelo mangue - importante bioma desta reserva - oferecemos um modo de contextualizar, ainda que minimamente, o território de origem de nosso convidado para a disciplina que compôs parte de nossa pesquisa intitulada Participação e diversidade – a construção inclusiva e pluriepistêmica da Saúde Global.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Território do Assentamento Terra Vista(2023-05-15) Furtado, Juarez Pereira [UNIFESP]; https://lattes.cnpq.br/6869345414404363; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Apresenta o território do Assentamento Terra Vista, no município de Arataca, Sul da Bahia. No vídeo, enfocamos especialmente a liderança de Joelson Ferreira, havendo também depoimentos de precursores da conquista daquelas terras como Solange Brito e Pedro Henrique, dentre outros. Este vídeo foi utilizado como parte das atividades de pesquisa sobre o "local" na "Saúde Global" e precedeu a exposição do mestre Joelson Ferreira em disciplina de PG inserida no processo da referida investigação científica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Território do Kilombo Tenondé(2023-06-12) Furtado, Juarez Pereira [UNIFESP]; https://lattes.cnpq.br/6869345414404363; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Apresentação do mestre Cobra Mansa e de seu território o Kilombo Tenondé. Mestre Cobra Mansa, reconhecido estudioso e professor de capoeira internacionalmente, apresenta o seu local de vida e trabalho, falando de suas questões com o conhecimento acadêmico e aquele das comunidades tradicionais. Fala também de sua vida e engajamento político. Este vídeo antecedeu a aula ministrada pelo mestre na disciplina que abordou as questões interepistêmicas na Saúde Global.