Navegando por Palavras-chave "Environmental education"
Agora exibindo 1 - 20 de 31
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A Poética de Manoel de Barros e a educação socioambiental(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-11) Eleuterio, Theodor Stephan Hupfeld; Neiman, Zysman [UNIFESP]; https://lattes.cnpq.br/6435341856481082; http://lattes.cnpq.br/4699319095338889O objetivo central do presente trabalho é analisar a obra poética de Manoel de Barros e verificar possíveis contribuições para a área da sustentabilidade e da educação sócio ambiental. A metodologia usada neste estudo envolveu uma revisão da literatura sobre a obra de Manoel de Barros. Assim foram analisados diversos poemas de Manoel de Barros, filmes, músicas, ensaios e críticas sobre o autor, além de estudos científicos que exploram a relação entre poesia e educação ambiental. Foram também usadas tentativas poéticas próprias de interação com os escritos de Manoel de Barros Os resultados da presente pesquisa mostram que a poesia de Manoel de Barros é um rico acervo para a educação ambiental. As principais contribuições identificadas são relacionadas a sensibilização para natureza, a crítica ao antropocentrismo, a linguagem poética como ferramenta pedagógica e a valorização do “ínfimo”. Conclui-se então que a poesia de Manoel de Barros representa, não somente um rico patrimônio cultural imaterial do povo brasileiro e de todos aqueles que tem acesso a sua obra, mas também oferece um farto material de inspiração e apoio para a educação ambiental e a sustentabilidade, pois ao valorizar a natureza, se utilizar uma linguagem poética rica e original, sendo Manoel de Barros, um autor que contribui para a formação de uma consciência ambiental crítica e engajada. Sendo assim, o uso da poesia de Barros em atividades pedagógicas, com certeza, pode promover uma aprendizagem mais significativa e prazerosa, estimulando principalmente a criatividade, o pensamento e o desenvolvimento de uma relação interdependente, mais harmoniosa com o meio ambiente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Abordagem dos serviços ecossistêmicos culturais na educação e ensino de ciências(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-11) Sinkevicius, Júlio César [UNIFESP]; Candiani, Giovano [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9950995765229751Cultural Ecosystem Services (CESs) are processes that play a fundamental role in promoting human well-being, providing a variety of benefits from nature. CESs are offered by natural areas, such as native forests, reserves and preserved forests, as well as by artificial environments created by humans, such as parks, community gardens and gardens. Among the countless benefits that human beings enjoy from these ecosystems are: public health, cognitive development, regulation of the local microclimate, well-being, preservation of fauna and flora species, promoting contact between the population and nature, in addition to enabling the realization of research and scientific studies, leisure and culture. The present work is a bibliographical research of a descriptive qualitative nature, in which the literature will analyze how CESs can contribute in the context of education and teaching. The results obtained show that by recognizing and valuing CESs as a teaching strategy, students are encouraged to develop a deeper, contextualized scientific education, recognizing the importance of biodiversity, the interdependence of ecosystems and the cultural and social dimensions of the relationship with nature. It was possible to characterize that the CESs approach to teaching becomes a great ally to education, promoting the integration of content, interdisciplinarity and appreciation of cultural issues. However, there are challenges for the inclusion of CESs in education and teaching to occur efficiently.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise da educação ambiental em cursos de Licenciatura em Ciências(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-13) Passos, Roberto da Silva [UNIFESP]; Bonini, Hélio Elael [UNIFESP]; Cruz, Eliane de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5928916500490499; http://lattes.cnpq.br/0454985988605652; http://lattes.cnpq.br/5964626375228319Este trabalho de conclusão de curso visou analisar a Educação Ambiental nos cursos de Licenciatura em Ciências que são cursos com diferentes habilitações realizados em universidades públicas de nível federal no Brasil. O objetivo foi comparar os 10 projetos pedagógicos de cursos de Ciências das universidades federais com as legislações ambientais vigentes e normativas da formação de professores. A avaliação dos projetos pedagógicos foi realizada com base na legislação federal de educação ambiental e nas diretrizes e bases para a formação de professores. Os dados obtidos foram separados em tabelas com as unidades curriculares que trabalham a educação ambiental, carga horária, obrigatoriedade, e presença na ementa, nos objetivos e em outras áreas do projeto pedagógico. Por fim, verificou-se, basicamente, que os projetos pedagógicos tendem a tratar a educação ambiental apenas como um tópico dentro dos cursos, não objetivando desenvolver o tema como determinado, principalmente, pela legislação federal. Para a melhoria desta condição, seria necessário repensar os projetos pedagógicos que formam os professores de ciências incluindo a educação ambiental como tema intrínseco a todos os conteúdos desenvolvidos no período da graduação. Desta forma o futuro professor sairia capacitado a desenvolver a temática, conforme determinado pela legislação, com seus futuros alunos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aurora: proposta de um jogo sobre sustentabilidade para discutir conceitos de física na educação ambiental(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-22) Engelmann, Sarah Moutinho [UNIFESP]; Vieira, Rui Manoel de Bastos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7458884068779779; http://lattes.cnpq.br/1029668284425203Com a importância da educação ambiental crescendo nas escolas, pouco nota-se a Física como frente de estudo, sendo os cursos de Química e Biologia responsáveis por essa abordagem. Além disso, jogos didáticos estão ganhando cada vez mais espaço nas metodologias de ensino como forma de aprendizagem ativa, garantindo o protagonismo dos alunos no processo de ensino–aprendizagem e maior interação entre os estudantes. Unindo essas duas premissas, elaboramos um jogo didático de educação ambiental com recursos da disciplina de Física, trazendo conhecimento das duas áreas acadêmicas, da divulgação científica, de equipamentos domiciliares sustentáveis e de ficção científica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação da adoção da cultura oceânica no ensino formal como ferramenta de educação ambiental para o desenvolvimento sustentável no município de Guarujá - SP, Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-13) Castro, Sandayara Campos de [UNIFESP]; Sakurai, Cledson Akio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1944141304162246; https://lattes.cnpq.br/0841030137028577; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A educação ambiental para o desenvolvimento sustentável deve ser integrada e contínua em todos os níveis de ensino, desde a primeira infância até ao ensino secundário, incluindo a educação especial e a formação para adolescentes e adultos. Os currículos escolares devem ser complementares e articulados com os contextos locais e regionais. A Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável,pelas Nações Unidas enfatiza a importância da ciência na sociedade e no combate às mudanças climáticas. Em Guarujá-SP, a Cultura Oceânica é parte integrante do currículo escolar, com o objetivo de compreender a influência dos ecossistemas marinhos e terrestres e promover o desenvolvimento sustentável local. A integração da Cultura Oceânica no Projeto Político Pedagógico pode contribuir para o ensino de Ciências da Natureza no Ensino Médio, seguindo uma metodologia específica. Portanto, a educação básica desempenha um papel fundamental no desenvolvimento humano e na construção de conhecimentos capazes de transformar a realidade local.
- ItemRestritoAvaliação de sustentabilidade do Plano de Desenvolvimento e Proteção ambiental (PDPA) da Represa Billings: um estudo aplicado ao município de Santo André (SP)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-11) Barbalho, Jhéssica Saminês [UNIFESP]; Duarte, Carla Grigoletto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1016205399128245; http://lattes.cnpq.br/7421956376375748Surgido no século passado, o conceito de desenvolvimento sustentável evoluiu com o tempo e se mantém como temática relevante para os debates sobre o modelo de sociedade que temos atualmente. Nesse sentido, é necessário que sejam desenvolvidos e aplicados métodos capazes de avaliar o quanto estamos avançando em temas-chave para a sustentabilidade, para auxiliar no direcionamento dos esforços de melhorias. O Estado de São Paulo, em um cenário de evolução urbana desenfreada, escassez hídrica, aumento demográfico e poluição de corpos hídricos, se viu no papel de implementar medidas que fossem mais incisivas para assegurar a qualidade da água e frear as ocupações desordenadas. Nesse contexto, foram criadas as Áreas de Proteção de Proteção e Recuperação de Mananciais (APRM), como foi no caso da Bacia do Reservatório Billings, um referencial hídrico na Região Metropolitana de São Paulo, a partir da Lei nº 13.579/2009 (Lei Específica da Billings), que definiu a obrigatoriedade da criação do Plano de Desenvolvimento e Proteção Ambiental. Santo André é um dos municípios que compõem a APRM Billings, com cerca de 55% do seu território inserido na bacia e possui uma série de particularidades e potencialidades no apoio da gestão e melhoria da qualidade da água da represa. Esse estudo teve como objetivo desenvolver uma avaliação de sustentabilidade do Plano de Desenvolvimento e Proteção Ambiental da Bacia Hidrográfica da Represa Billings, em um estudo de caso para o município de Santo André, a fim de identificar fatores que possam servir como elementos de investimento e melhoria. A partir de um mapeamento amplo de temas baseado no método de análise desenvolvido por Gibson (2005), foram elencadas duas temáticas chave: a Educação Ambiental e Esgotamento Sanitário. As discussões sobre o Esgotamento Sanitário evidenciaram a necessidade de avanços acoplados às questões de regularização fundiária para que as estimativas de atendimento sanitário sejam de fato condizentes com a realidade. Para a temática Educação Ambiental, a Vila de Paranapiacaba é um ponto de destaque, uma vez que a região em que está inserida conta com importantes Unidades de Conservação e possui forte atuação no ecoturismo. A Vila conta com uma rede de educadores ambientais sólida, que pode ser uma potencialidade a ser explorada e integrada ao Programa Integrado de Educação Ambiental proposto no PDPA, podendo promover informações relativas à APRM, à Vila e ao contexto da cidade e atingir um público mais abrangente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação ambiental e do desafio da interdisciplinaridade com o ensino de ciências(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07) Camelo, Clemil de Sousa [UNIFESP]; Rosalen, Marilena Aparecida de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4999365849570415A importância de investir em Educação Ambiental (EA) foi sendo notada a partir de 1972 em Estocolmo – Suécia, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, onde houve grande repercussão sobre problemáticas ambientais em âmbito global. No Brasil, só obteve êxito com a promulgação da Lei 9.795/99, que aponta que a EA deve permear todos os níveis da educação, ao mesmo tempo que reconhece a instituição de ensino formal – a escola - como parte responsável pela formação de cidadãos éticos, críticos e responsáveis, capazes de desenvolver conhecimentos, valores e condutas que harmonizem a convivência para com a sociedade e o meio que o cerca. Neste sentido, o papel dos educadores assume grande relevância e potencialidade na vida de seus estudantes, incluindo suas concepções sobre questões socioambientais. A temática destaca-se, portanto, ao considerar que a Educação Ambiental deve estar fortemente atrelada às concepções dos educadores. A problemática recai na perspectiva restritiva de que Educação Ambiental e Sustentabilidade concernem somente à área de Ciências na educação básica, premissa que vai contra o instituído em lei, na qual a EA é apresentada como tema interdisciplinar. Nessa conjuntura, a presente dissertação busca compreender questões relacionadas à dificuldade de implementação da EA enquanto frente interdisciplinar de trabalho pedagógico. Para tal investigação, é apresentado um estudo qualitativo, baseado em questionários semiestruturados e entrevistas, realizados com professores, e análise do projeto político pedagógico de uma escola pública de Diadema-SP, configurando uma pesquisa de campo. Os resultados do estudo indicam que muitos educadores possuem um entendimento limitado das concepções que orientam a EA. Apesar dessas limitações, o estudo também revelou aspectos positivos, como o aumento do reconhecimento da importância da interdisciplinaridade por parte de alguns educadores.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação ambiental no âmbito escolar: análise do desenvolvimento da elaboração e aprovação da base nacional comum curricular (bncc).(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-03-15) Oliveira, Lucas De [UNIFESP]; Neiman, Zysman [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)In spite of being an approach foreseen since the constitution of 1988 and regulated by National Guidelines as well as by several instruments of the legislation, Environmental Education was only consolidated in the formal education curriculum (fundamental and average) from the approval of the National Curricular Parameters ( PCN) in the late 1990s. The "Cross-Cutting Environment" theme suggested by the NCPs ensured an interdisciplinary approach at the school level that fulfilled the need for a debate that is extremely important for the current times, and to promote sustainability as a fundamental principle. However, the current federal government is proposing a reformulation in both elementary and middle schools in order to implement a new National Curricular Common Base (BNCC), which was approved and endorsed at the end of 2018 and in which cross-cutting themes Environmental) are not explicitly addressed. This paper aims to describe the process of elaboration and approval of the BNCC seeking to analyze its implication for the future of Environmental Education in formal education. For that, a documentary analysis of the debated versions of the National Curricular Base and other official documents (laws, directives, PCN, and the São Paulo City Hall curriculum) was carried out. In addition to face-to-face and distance discussion BNCC. It was found that the new BNCC does not address the transversal themes of teaching in the way that it should, not giving its due importance, so much that Environmental Education is mentioned only once in the whole file, putting responsibility to education systems and schools contextualized. When analyzing, however, the new Curriculum of the Municipality of São Paulo, it is perceived that this approach is not present satisfactorily either.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação ambiental, sustentabilidade e projetos político-pedagógicos em escolas públicas brasileiras: desafios e possibilidades para a transformação social(Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-29) Silva, Bruna Gimenez da [UNIFESP]; Rosalen, Marilena Aparecida de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4999365849570415O principal objetivo da presente dissertação foi analisar os Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) de cinco escolas públicas, sendo uma de cada região do Brasil, de modo a investigar se e como a Educação Ambiental (EA) e a Sustentabilidade são abordadas nos documentos fundamentais das instituições, além de destacar como a sua integração pode contribuir para a formação de estudantes críticos, sensíveis às questões socioambientais e conscientes de suas responsabilidades nesse contexto, auxiliando na transformação social da sua comunidade. O tipo de pesquisa escolhido para o estudo foi o qualitativo, para que fosse possível analisar de forma intrínseca os significados, motivos, aspirações, crenças, valores, atitudes e interpretações dos conteúdos inseridos nos PPPs que estavam relacionados com a EA e a Sustentabilidade. Como complemento, a metodologia selecionada foi a exploratória, para haver uma maior familiaridade com os fenômenos de interesse. Por meio dos resultados atingidos, compreendeu-se acerca das potencialidades e carências que cada escola participante possui ao trabalhar com a temática, onde foi proposto um pré-projeto de livro sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para gestores e professores de escolas públicas brasileiras, com o intuito de aperfeiçoar os conhecimentos dos profissionais e, consequentemente, aprimorar a inserção da EA e Sustentabilidade nos PPPs e no cotidiano escolar.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação e sustentabilidade nas escolas: uma análise de projetos político-pedagógicos(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-26) Silva, Bruna Gimenez [UNIFESP]; Rosalen, Marilena Aparecida de Souza [UNIFESP]; Garcia, Everton Viesba [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0953319823203066; http://lattes.cnpq.br/4999365849570415; http://lattes.cnpq.br/1978400348193195O objetivo do presente Trabalho de Conclusão de Curso foi analisar os projetos político-pedagógicos (PPPs) de escolas públicas estaduais de Diadema, com a finalidade de verificar se a Educação Ambiental (EA), Sustentabilidade e temas correlatos (como meio ambiente) estão presentes nos documentos norteadores da dinâmica escolar, e em caso positivo, como ocorre seu desenvolvimento. Para esse fim, houve a seleção de cinco escolas de Diadema e foram examinados os seus PPPs. Ocorreu, também, a realização de uma entrevista semiestruturada com uma supervisora de ensino de instituições públicas de Diadema e a elaboração de uma proposta de minicurso a respeito da inserção da EA nos PPPs. A abordagem desse estudo é a qualitativa, onde há a prioridade de se trabalhar a partir da incidência de entrevistas, observações e coletas de dados diretamente no campo. O trabalho integrou o projeto guarda-chuva “Implementação do Observatório de Educação e Sustentabilidade” (ObES) submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP sob o nº CAAE 30237420.8.0000.550. Por meio dos resultados obtidos, foi possível compreender quais as carências e as potencialidades de cada PPP e da comunidade em relação ao seu uso como base, além de proposições que possam vir a auxiliar a comunidade escolar, como, por exemplo, o oferecimento pelo ObES de uma proposta de minicurso, para as escolas, sobre os temas em análise.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Enfoques da educação ambiental voltados ao tema resíduos sólidos na Região do Grande ABC/SP: uma análise baseada na Política Nacional de Resíduos Sólidos(Universidade Federal de São Paulo, 2017-03-29) Alves, Patricia Martin [UNIFESP]; Moraes, Maria de Lourdes Leite de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Solid waste generation in Brazil grew by 4.1% from 2012 to 2013, while the urban population growth rate in the same period was 3.7%. More than half of this amount is generated in the southeast region, being the São Paulo state the largest generator. The Greater ABC region, which is integrated by seven counties, also observed a greater increase in its consumption indices and solid waste generation in recent years, which does not exceed the rate of population growth. Thus, it is extremely important to incorporate practices of conscious consumption and questioning the current productive model, either through education or through the establishment of public policies in the area of solid waste. The National Solid Waste Policy proposes to incorporate more sustainable practices with the objective of non-generation, reduction, reuse, recycling and treatment of solid wastes, as well as adequate disposal of tailings. This study aimed to analyze the approaches given by the Public Power to Environmental Education focused on solid waste in the Greater ABC / SP region. The research has a descriptive character using as methods document analysis, semi-structured interview and content analysis of municipal solid wastes management plans and statistical data relating to generation and destination of residues, the semi-structured interview with the managers of Environmental Education and Solid Wastes from Grande ABC counties and content analisys of the printed materials of environmental education and also of the speeches of managers interviewed.The results demonstrate that the focus of the printed materials analyzed and the environmental education practices exemplified by the interviewed has a pragmatic character. It was also observed that the selective collection is the main theme to be treated in the Environmental Education of the cities evaluated. Regarding solid waste management, it was verified that all the counties participating in the research contemplate in their town plan the mandatory items proposed by Law 12305/2010. Important gaps were observed from the interviews with the managers / heads of Environmental Education and Solid Waste of the counties: inefficient reverse logistics, the problem of construction waste, technical staff and structure not compatible with demand.
- ItemSomente MetadadadosEstabelecendo a conexão entre os gestores das unidades de educação ambiental da Prefeitura de Santos (SP)(Universidade Federal de São Paulo, 2017-03-31) Brito, Claudia Cristiane Giglio [UNIFESP]; Neiman, Zysman [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The present work refers to a social research which had as purpose the establishment of interaction and connectivity between the managers of each Santos City Hall Environmental Education Units, through "Projeto Conexão". During the meetings held in each sectors, diagnosis of the scenarios were built through a participatory process, from the action-research optics, according to the contributions of the responsible for implemented activities by the civic public power. The S.W.O.T. strategy planning tool were used, which corresponds to a indentification, by the actors involved, of an internal factors group (Strengths and Weaknesses) and external factors (Opportunities and Threats), that boosts or blocks the reaching of the sector's goals, allowing to plan the future, based on action strategies. In the units searched, this tool allowed to indentify the pravalence of the driving forces, as well as to construct matrices, which corresponded to the maintenance and development scenarios. The research also made it possible to investigate, through content and descriptive analysis, the implementation of public policies of Environmental Education and the results indicated that, in the county, there are many Environmental Education initiavives, represented in various educational actions, programs and projects, that the municipal government promotes of participates, besides having specific legistation for the subject, but they are very isolated and fragmented, lacking in the construction of a Plan and a Municipal Environmental Education Policy, which integrate and strengthen them. In addition, it was sought to identify, in the managers' speeches, elements that refer to the main micro-trends of Environmental Education, which coexist and dispute the hegemony in Brazil, concluding that the "Pragmatic" and "Criticism" trends standed out in theoretical concepts of these leaders and that they have identified with more than one stream of Environmental Education in their practices, demonstrating the diversity of looks in each context. It was concluded the research allowed to establish interaction and connectivity, as long as the contact between the managers' group is maintained, considering their integration proposals of the activities and promotion of cooperation among the environmental educators of the municipality, as well as for the main foundations of a stream aiming to establish, in fact, a solid institutional base, committed and knowledgeable of its own potentialities and instruments of socio-environmental transformation.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Experimentos ambientais e o novo Ensino Médio: a transposição didática envolvendo processos de tratamento de água(Universidade Federal de São Paulo, 2022-09-20) Souza, Rômulo Pinheiro [UNIFESP]; Viana, Hélio Elael Bonini [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0454985988605652; http://lattes.cnpq.br/7616685604296253A educação ambiental surge em concomitância com a ampliação da preocupação com os problemas socioambientais de origem antrópica, durante a década de 1960 e 1970. Hoje, estes problemas socioambientais se tornaram tão proeminentes que se considera estarmos vivendo no que chamamos de Antropoceno. Características do Antropoceno incluem uma série de perturbações ambientais, dentre elas os impactos de poluição e contaminação da água, substância esta elementar para a vida como se conhece, e é papel da educação ambiental e do professor que a adota, agir de forma sensibilizadora quanto às propriedades e os usos da água. Nota-se, dentro dos currículos oficiais de São Paulo, na Base Nacional Comum Curricular e nos mais novos Itinerários Formativos do Ensino Médio, o papel específico do professor de Ciências da Natureza (e mais especificamente o de química) de abordar a temática de ciclos hidrológicos e poluição, mas não há menções claras de como isto deve ser feito, ou quando estas menções são feitas, requerem aparatos e equipamentos que podem estar fora do alcance do professor de uma escola pública. Necessita-se de uma metodologia que seja capaz de transpor estes conteúdos ambientais de forma adequada para a Educação Básica dentro das limitações que estas possuem, sendo uma destas maneiras experimentos ambientais de baixo custo. Desta forma, o objetivo deste trabalho é propor, a partir de adaptações experimentais, atividades para aulas sobre Águas e Sustentabilidade tendo pertinência com as novas diretrizes curriculares, tanto para o Professor de Química como também para o professor de Componentes Curriculares de Itinerários de Sustentabilidade. A fim de propor uma discussão, a partir destes experimentos, de como transpor e comunicá-los para os tópicos previstos nas aulas do Ensino Médio. Observa-se que, a partir de materiais de baixo custo, é possível executar experimentos sob a temática hídrica e seu tratamento de forma que esta esteja coerente tanto com as habilidades do Novo Ensino Médio e seus Itinerários Formativos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Formação de professores de ciências para a educação para sustentabilidade(Universidade Federal de São Paulo, 2021-07-28) Viesba-Garcia, Everton [UNIFESP]; Rosalen, Marilena Aparecida de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4999365849570415; http://lattes.cnpq.br/0953319823203066O crescimento populacional e os avanços da tecnologia trouxeram para a sociedade contemporânea uma falsa noção de abundância e inesgotabilidade dos bens e serviços da natureza, mas tal pensamento e cultura precisam ser revistos, transformados, e neste aspecto entra a Educação Ambiental (EA) e a Educação para Sustentabilidade (EpS). Assim, esta pesquisa teve como intuito compreender e analisar como é formado o professor de Ciências para o tratamento de questões socioambientais em sala de aula, em especial para a promoção da EpS. Para isto foram selecionados como participantes da pesquisa dois professores de Ciências de uma escola de cada região do município de Diadema, totalizando cinco escolas e dez professores. Os dados foram apresentados e discutidos a partir das análises das respostas dos questionários aplicados aos professores tendo como ponto de análise os documentos norteadores da EA e EpS. A pesquisa evidenciou que o trato da EA e EpS no Ensino de Ciências deve estabelecer relações entre os fatos cotidianos e os acontecimentos no mundo. Concluiu-se que existe uma percepção ilusória de que os professores estão sendo formados com conhecimentos socioambientais que bastam para a vida em sociedade. Contudo, apresentam inúmeras carências formativas que podem se reproduzir na sala de aula com falas sem comprovação científica. A pesquisa contribuiu para compreendermos que a formação de professores apresenta diversas lacunas, contudo, confirma a hipótese de que os professores são potenciais agentes multiplicadores em EA para a promoção da EpS. O estudo não se esgota com a conclusão desta pesquisa. O volume de dados obtidos permitirá o desenvolvimento de outras ações que possam contribuir no campo da Formação de Professores e a Educação Ambiental.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A gestão democrática participativa da escola nas relações socioambientais do território e com a comunidade para além dos muros da escola: a narrativa do Centro de Educação Infantil (CEI) Cidade de Genebra, São Paulo/SP(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Costa, Idelise Martins da [UNIFESP]; Neiman, Zysman [UNIFESP]; Bossi, Andrea de Almeida; http://lattes.cnpq.br/6435341856481082; http://lattes.cnpq.br/0517096485068159; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This study aims to shed light on the current situation of the Juliana de Carvalho Torres Municipal Park, in addition to the mini ecopoint in the COHAB Raposos Tavares/ Jardim Promorar neighborhood, as well as to analyze their impacts for the CEI Cidade de Geneva and the collective collaborations that democratic school management participatory approach can contribute to the collective community and all its agents. Going through environmental education, which must by law be offered from Early Childhood Education, this study also addresses the agenda of environmental racism and how the school, together with the intra and extra-school community, can work together seeking the common and higher good. , thinking about the “good life” of all.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Hortas escolares: potencialidades, desafios e novas perspectivas(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-27) Barreiros, Andréia Oliveira [UNIFESP]; Farias, Luciana Aparecida [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3004797761865074; https://lattes.cnpq.br/2157076275004099As hortas escolares são uma das atividades mais populares no Brasil quando se trata de Educação Ambiental (EA) no contexto escolar. Apesar da enorme popularidade das hortas escolares, os estudos também mostraram um número crescente de projetos de hortas que não conseguiram criar raízes, apesar do entusiasmo inicial. As hortas escolares também podem contribuir muito para a conscientização e conscientização em relação à nossa relação com a natureza e o meio ambiente. O objetivo da presente pesquisa foi levantar as principais potencialidades e estratégias na criação, manutenção e utilização das hortas escolares que vêm sendo relatados nos trabalhos publicados em quatro periódicos brasileiros de amplo alcance, dois na área de Educação e dois na área de Educação Ambiental. Este trabalho teve um caráter qualitativo e o método adotado foi uma estratégia adaptada da revisão sistemática qualitativa. De modo geral, os resultados obtidos evidenciaram que a utilização da horta escolar pode ser uma importante estratégia enquanto metodologia ativa, além de favorecer o exercício de percepção, atitudes e valores para uma conexão também afetiva com a natureza/ meio ambiente a fim de uma integração não somente individual, mas coletiva e política para uma sociedade sustentável, alinhados com o currículo da Educação Básica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A interface entre o poder público, universidade e iniciativa privada na criação de um modelo de monitoramento da saúde de praias: estudo de caso em Guarujá/SP(Universidade Federal de São Paulo, 2023-10-23) Pinto, Heloisa Prado [UNIFESP]; Mendes, Vinícius Ribau [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5430672600389568; http://lattes.cnpq.br/7850684875228668; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O município do Guarujá, localizado no Estado de São Paulo/BR, possui grande apelo turístico, sendo suas praias e as áreas de Mata Atlântica preservadas suas principais atrações de lazer. Nesse sentido, se torna essencial para manutenção do turismo e saúde da população do município garantir a saúde das praias e sensibilizar seus usuários quanto a importância do seu papel para intervirem nas decisões sobre o uso adequado da orla marinha em parceria com o poder público. Assim, idealizou-se o Projeto Areia Viva, que consiste na elaboração de um modelo de monitoramento da saúde de nove praias do município do Guarujá e na utilização destes dados para ações de informação e educação ambiental, bem como de gestão da orla. O foco do estudo foi avaliar a qualidade sanitária da areia e da água da praia, em que são monitorados patógenos como Coliformes Totais e enterococos intestinais. Esse monitoramento utiliza amostras quinzenais ao longo de um ano, considerando as modificações dos parâmetros ambientais que ocorrem neste período. O projeto conta com uma estratégia inovadora em sua execução, cuja realização é feita pela parceria entre o Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Prefeitura do Guarujá, com apoio de um conjunto de condomínios residenciais do município. Esta pesquisa avaliou a criação deste modelo de monitoramento, que foi composto por diferentes etapas que envolveram o planejamento, a implementação de parcerias, a montagem do laboratório, a formação/treinamento da equipe para coleta e análise da areia e água das praias, monitoramento para o diagnóstico da saúde das praias e, por fim, atividades de Informação e Educação Ambiental. Para realização das análises bacteriológicas foi montado um laboratório em uma escola pública municipal de ensino básico e para realizá-las foram selecionadas três alunas do curso técnico em Meio Ambiente e em Química desta escola, que receberam orientação e treinamento de professores da Unifesp. Para auxiliar na rotina laboratorial, também foi selecionada uma aluna do Instituto do Mar – Unifesp, que acompanhou as estudantes na rotina laboratorial e que relatou sistematicamente o desenvolvimento das diferentes etapas aos professores da Universidade. Após três meses do início do projeto, as parcerias e todas as rotinas para coletas e laboratoriais foram estabelecidas e foi dado início ao monitoramento das praias. O sucesso na implementação do projeto atesta a potência e viabilidade de unir esfera pública, ensino básico, universidade e iniciativa privada em um projeto que compreende ensino e pesquisa em prol da sociedade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Internet e meio ambiente: uma reflexão sobre educação ambiental durante a pandemia(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-26) Fragoso, Adrienne [UNIFESP]; Farias, Luciana Aparecida [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3004797761865074Com a pandemia se intensificou a utilização da internet para a realização de inúmeras atividades, e dentre estas também as lives e webnários, ocorrendo com os mais diversificados temas e para os mais diversificados fins. Isso não seria diferente com os temas “Meio Ambiente” e “Educação Ambiental”, que desde há algum tempo vêm aparecendo a partir de estratégias que envolvem o uso da internet e redes sociais como forma de se abordar a problemática socioambiental, mas agora também, buscando refletir a respeito do momento pelo qual a humanidade está passando. Vislumbrou-se assim, a partir desta parada obrigatória, uma oportunidade de se aprofundar por meio desses encontros virtuais, as reflexões a respeito da temática socioambiental. Contudo, uma questão surgiu: quem são e quais os interesses dos indivíduos que costumam participar desses “webnários” com a temática socioambiental? O presente estudo partiu do pressuposto que a maioria dos participantes seriam indivíduos que já teriam um interesse prévio na temática. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo geral problematizar o alcance de um “webnário” com a temática socioambiental como ferramenta de sensibilização a ser utilizada na Educação Ambiental. E respondeu a seguinte questão de investigação: será que a facilidade de acesso favoreceria a participação de indivíduos que normalmente não se deslocariam para assistir à uma palestra, por exemplo? Um webnário foi realizado a respeito de um tema na área socioambiental, fazendo ampla divulgação e avaliando o perfil de quem participava por meio da aplicação de um questionário estruturado online. Este trabalho teve caráter qualitativo exploratório na forma de um estudo de caso e pretendeu contribuir nas reflexões a respeito da eficácia de diferentes estratégias de Educação Ambiental. A partir dos resultados obtidos foi possível observar que de um modo geral os participantes que se interessaram pelo evento desenvolvido já traziam alguma pré- sensibilização com a temática socioambiental. Espera-se que este estudo contribuía para aprofundar em alternativas eficazes para o ensino da Educação Ambiental no formato online, assim podendo superar a hegemonia das atuais tendências naturalista/pragmática.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Metodologia para estudo da macrofauna de praias arenosas com alunos do ensino fundamental(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-05) Fonseca, Vinicius Lourenço da [UNIFESP]; Gallucci, Fabiane [UNIFESP]; Ferraz, Mariana Aliceda [UNIFESP]; Cabral, Guilherme Breganhola [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7412216344745501; http://lattes.cnpq.br/8179208642568772; https://lattes.cnpq.br/9710634019842608; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)As zonas costeiras estão continuamente sofrendo com ações antrópicas devido à alta ocupação humana nessas regiões. A biodiversidade das praias e os costões rochosos são os mais atingidos. Para tanto, há uma preocupação em promover uma mudança de percepção da população em relação a estes ecossistemas e a importância de preservação do seu estado natural. Este projeto de educação ambiental propõe o desenvolvimento de um protocolo de estudo da macrofauna na praia do Indaiá, situada no município de Bertioga-SP, como ferramenta de conscientização ambiental. O projeto teve como público alvo os alunos do ensino fundamental da rede pública municipal. Utilizando uma abordagem de educação não formal, apresentamos por meio de metodologias ativas a diversidade faunística que existe na areia das praias, bem como alguns fundamentos básicos da oceanografia. As atividades foram realizadas com o apoio operacional da base da Universidade Virtual do Estado de São Paulo e da Coordenadoria de Educação Ambiental do Município de Bertioga. Foram amostrados organismos para observação, e quantificação em laboratório e elaboradas atividades lúdicas sobre a ecologia destes organismos. O trabalho surge como uma experiência de aproximação de estudantes com o ambiente costeiro e marinho em seu entorno, estimulando a conscientização e preservação do meio ambiente e gerando a oportunidade de mudança de percepção sobre este ecossistema. Não é possível afirmar que a metodologia proposta neste trabalho mostrou-se adequada na promoção da mudança de consciência entre a relação indivíduo-meio ambiente nos alunos, entretanto o contato com as técnicas de pesquisa científica possibilitou um novo aprendizado para eles.
- ItemRestritoMúsica e sustentabilidade: uma oficina de educação ambiental em escola pública(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-12) Estrada, Amanda Andrade [UNIFESP]; Rosalen, Marilena Aparecida de Souza [UNIFESP]; Garcia, Everton Viesba; http://lattes.cnpq.br/0953319823203066; http://lattes.cnpq.br/4999365849570415Há algumas décadas vem-se discutindo globalmente sobre a importância de a humanidade adotar atitudes e posturas sustentáveis, pois o seu avanço só será possível desta forma. A utilização desenfreada de bens e serviços naturais, nos últimos tempos, nos trouxe diversas consequências e impactos ambientais que necessitam ser freados. Para isso são necessárias ações individuais e coletivas que minimizem tais impactos. As ações relacionadas à Educação Ambiental (EA) / Sustentabilidade, realizadas no contexto da educação básica, costumam impactar positivamente. Visando levar benefícios para a comunidade, a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Diadema, conta com a ação extensionista “Programa Escolas Sustentáveis" que visa elaborar e utilizar estratégias de educação ambiental para promover a conscientização sobre sustentabilidade nas comunidades escolares, buscando então a construção de espaços educadores sustentáveis. O presente trabalho é parte integrante do Programa Escolas Sustentáveis e do Observatório de Educação e Sustentabilidade e tem como objetivo descrever e analisar o desenvolvimento de uma oficina pedagógica sobre música e sustentabilidade, a partir do uso de resíduos potencialmente recicláveis para confecção de instrumentos musicais, em uma escola pública na cidade de Diadema.