Navegando por Palavras-chave "Ensino fundamental"
Agora exibindo 1 - 20 de 20
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Atividade lúdicas em ensino de física: construção de um briquedo de baixo custo para a aprendizagem de mecânica(Universidade Federal de São Paulo, 2019) Yoshimura, Márcio Tomotoshi Sayama [UNIFESP]; Testoni, Leonardo André [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1385972728034443; http://lattes.cnpq.br/6666766278867531Este trabalho de dissertação tem como objetivo investigar vestígios de aprendizagem de ciências, em especial, a mecânica no 5o ano do ensino fundamental. A fundamentação teórica esta baseada no estudos de Vygotsky e em suas colaborações para a interpretação do desenvolvimento humano, a partir das relações estabelecidas com o meio, pelo processo histórico-cultural. Deste desenvolvimento, enfatizamos a zona de desenvolvimento proximal (ZDP) e em especial a interação entre pares, quando os alunos foram colocados diante de uma situação problema. Eles responderam a um préquestionário para aferir o nível de conhecimento de mecânica daquele momento. Nem todas as perguntas foram bem esclarecidas e, para nos auxiliar, os alunos propuseram que fizéssemos algum experimento. Desta ideia, confeccionamos um brinquedo. Eles participaram de todas as fases da montagem e, depois, puderam manusear o brinquedo livremente e por fim, de modo mais orientado. Desta experiência, foi possível notar a interação entre eles e o brinquedo e também entre os próprios estudantes. Ao término da experiência, os alunos conversaram com o pesquisador sobre suas impressões e responderam a um novo questionário. Um ano depois, retornamos o contato com estes alunos para verificar elementos de retenção da aprendizagem de mecânica, a partir da experiência da construção e manuseio do brinquedo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Cognição numérica em estudantes monolíngues do 5º ano do Ensino Fundamental(Universidade Federal de São Paulo, 2022-10-27) Merino, Sibele Medeiros [UNIFESP]; Avila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]; Santos, Flavia Heloisa; http://lattes.cnpq.br/5842894807452055; http://lattes.cnpq.br/4265004102490366; http://lattes.cnpq.br/9477397514354196Objetivo: Avaliar o desempenho de escolares monolíngues do 5º ano do EF em cognição numérica, cálculo mental e resolução de problemas aritméticos, compará-lo quanto ao sexo e estudar a aplicabilidade desses protocolos avaliativos. Método: O grupo de escolares monolíngues foi constituído por 25 crianças escolares (18 meninos), com média de idade 10,6 anos (DP = 0,26 anos), matriculadas no 5º ano do Ensino Fundamental de escola regular da rede particular de ensino. A esse grupo foi aplicada uma bateria de testes padronizados para avaliar processamento numérico e cálculo (ZAREKIR) e o desempenho em cálculos por escrito (TDE II – Aritmética). A cada tarefa do ZAREKIR, o tempo foi cronometrado. Os desempenhos foram analisados segundo os parâmetros de cada teste. Dados descritivos, média e Desvio padrão foram identificados e calculados. Resultados: O grupo monolíngue (GM) foi avaliado pelo TDE II e ZAREKIR e foram encontradas correlações positivas moderadas entre as respostas obtidas pela aplicação dos dois instrumentos. As melhores pontuações nas tarefas de cálculo e resolução de problemas do ZAREKIR associaram-se inversamente ao menor tempo de execução (r =0,71). Conclusão: O grupo de escolares monolíngues apresentou desempenho mediano nas habilidades escolares relacionadas com a aritmética. Meninos e meninas mostraram capacidade matemática semelhante, mas os meninos superaram a precisão e a velocidade das meninas em tarefas aritméticas básicas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Concepções de saúde no livro didático de ciências do ensino fundamental anos finais do município de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2023-03-24) Almeida, Emanoel Vieira de [UNIFESP]; Gouw, Ana Maria Santos [UNIFESP]; Martorano, Simone Alves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3872820602594598; http://lattes.cnpq.br/3359786303402164; http://lattes.cnpq.br/7221238963379912A compreensão a respeito do conceito de saúde e as razões que atuam e definem o quadro de saúde do indivíduo e de uma população em geral são distintas até mesmo entre os profissionais de saúde. Essa compreensão interfere diretamente na escolha das orientações educativas direcionadas à saúde e aplicadas nos diversos setores da sociedade e, entre eles, o espaço escolar. Sendo o(a) professor(a) o(a) principal divulgador(a) de educação em saúde na escola, torna-se necessário analisar se o material didático que ele utiliza em sala de aula contempla de forma adequada o termo saúde. O objetivo deste trabalho é investigar como o termo saúde é apresentado no Caderno da Cidade Saberes e Aprendizagens e Trilhas de Aprendizagens da coleção de Ciências Naturais do Ensino Fundamental Anos Finais da Prefeitura Municipal de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo que será realizada por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin, que utiliza como unidade de registro os trechos de parágrafos que demonstram uma ligação direta ou indireta com assuntos relacionados à saúde. Após o mapeamento dos temas relacionados à saúde, os resultados mostraram que o material didático está inclinado a abordar o conceito de saúde a partir de uma visão ampliada ao relacioná-la às abordagens promoção da saúde e biopsicossocial, visualizando o indivíduo de forma integral, enfatizando a influência dos aspectos biológicos, emocionais e culturais no estado de saúde, demonstrando ainda, uma acentuada diminuição da abordagem higienista. Porém, o modelo biomédico, centrado, principalmente, nos processos biológicos, ainda exerce influência no material didático.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação ambiental e política pública educacional: uma abordagem interdisciplinar na perspectiva da intervenção social a partir do projeto Ocupe a Praça (São Paulo-SP)(Universidade Federal de São Paulo, 2019-02-21) Pereira, Maria Cristina dos Santos [UNIFESP]; Neiman, Zysman [UNIFESP]; Farias, Luciana Aparecida [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3004797761865074; http://lattes.cnpq.br/6435341856481082; http://lattes.cnpq.br/8588914656145970A Educação Ambiental desperta, entre vários atores sociais, a discussão sobre quem são os responsáveis pelos cuidados com o meio ambiente. Nesse sentido, muitas escolas realizam atividades nessa área e tentam construir, junto com seus educandos, conceitos a respeito das responsabilidades com o entorno socioambiental que, por vezes, se refletem em ações positivas para a natureza. Dentro dessa perspectiva, uma escola municipal do ensino fundamental desenvolve várias atividades pedagógicas, dentre elas o Trabalho Colaborativo de Autoria, por meio do Projeto Ocupe a Praça, uma intervenção realizada na Praça Dr. José Ória, localizada no subdistrito de Vila Sônia, São Paulo, Capital. Os resultados do Projeto Ocupe a Praça serviram de dados para a investigação do presente estudo, que teve como objetivo avaliar se a política pública educacional representada pelo Currículo da Cidade, adotado no município de São Paulo, subsidia a corrente de Educação Ambiental Crítica. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, com coleta de dados mediante questionários mistos, levantamento documental do Currículo da Cidade, do Projeto Ocupe a Praça e dos Projetos Político-Pedagógicos da unidade escolar, entre os anos de 2012 a 2017. Os resultados foram tratados conforme a análise de conteúdo com a triangulação de dados. Eles indicaram que o Currículo da Cidade não está apoiando uma Educação Ambiental Crítica. No entanto, esta corrente pode estar presente nos espaços escolares se em seus projetos político-pedagógicos, estiverem contemplados debates e práticas interdisciplinares. Escolas construindo seus próprios currículos com uma abordagem da Educação Ambiental Crítica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação ctsa e o ensino de ciências: uma proposta didática sobre ambientes marinhos e costeiros(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-30) Alves, Grace Victory Bueno da Costa Lima [UNIFESP]; Martorano, Simone Alves de Assis [UNIFESP]; Alitto, Renata Aparecida dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5032799058159962; http://lattes.cnpq.br/3872820602594598; http://lattes.cnpq.br/5172427931277904O meio ambiente é uma pauta política e social urgente, além de ser preocupante a situação em que nos encontramos é parte inseparável da vida. Deve-se aprender não só a reparar os danos, mas, principalmente, entender os mecanismos e relações que podem auxiliar a preservá-lo. Considerando como alternativa educativa a promoção de estratégias de ensino que valorizem a biodiversidade dos ambientes marinhos, o objetivo deste trabalho é analisar as concepções iniciais dos estudantes do Ensino Fundamental de duas escolas do estado de São Paulo sobre ambiente marinho e sua relação com o cotidiano desses alunos. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário com três questões abertas (na plataforma google forms). Esse foi aplicado para 299 estudantes do ensino fundamental II de duas escolas públicas brasileiras. As respostas foram agrupadas por semelhança, para que pudéssemos agrupá-las em categorias. Além disso, a construção de uma sequência didática cujo enfoque foi a integração entre os projetos temáticos Biota/FAPESP – Araçá e Biota/FAPESP – Educação (Proc. 2011/50317-5), visando ser uma proposta para contribuir com o ensino de ciências na perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). O público alvo foram alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II, já que os conteúdos desta área costumam ser aprofundados neste momento na educação básica. Com o intuito de aprimorar a sequência didática, as aulas foram enviadas para avaliação por professores de ciências. Esta foi realizada segundo os critérios de validação desenvolvidos por Guimarães e Giordan (2012). As avaliações foram então agrupadas e analisadas de acordo com cada critério. Como resultado da análise das respostas dos estudantes em relação ao questionário foi possível perceber a necessidade de incluir maiores discussões sobre esse tema nas aulas de ciências com o propósito de oportunizar a ampliação do conhecimento dos estudantes sobre os ambientes marinhos. A sequência foi apontada, de modo geral, como bem estruturada, dinâmica, instigadora e coerente. Porém, houve críticas em relação ao tempo, falta de clareza de alguns dos conceitos abordados, entre outras, essas avaliações foram essenciais para refletir em relação ao que foi proposto e futuramente adaptá-la a diferentes realidades educacionais.
- ItemRestritoEnsaio sobre a utilização de jogos de regras como recurso mobilizador do desenvolvimento socioemocional no Ensino Fundamental(Universidade Federal de São Paulo, 2022-06-22) Abed, Anita Lilian Zuppo [UNIFESP]; Micheli, Denise De [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2246867228137055; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734524Y3O presente ensaio tem como objetivo apresentar e discutir subsídios filosóficos, teóricos e orientações práticas que possam sustentar a utilização intencional, no Ensino Fundamental, de ‘jogos de regras’ (tomando como referência a nomenclatura adotada por Jean Piaget) para estimular o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Tendo como pano de fundo reflexões sobre o paradigma filosófico da pós-modernidade e os referenciais teóricos de abordagem interacionista sobre desenvolvimento humano e processo ensino-aprendizagem, os resultados de uma revisão bibliográfica realizada sobre o tema, as contribuições das neurociências sobre as relações razão/emoção e o modelo de classificação das competências socioemocionais desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna com base no Modelo Big Five, são tecidas reflexões que buscam ampliar a aplicabilidade desse modelo na Educação Básica por meio do potencial mobilizador dos jogos de regras para o desenvolvimento socioemocional. Uma classificação dos jogos de regras quanto ao campo relacional configurado pelas características de suas regras, elaborada por esta pesquisadora há mais de duas décadas, é apresentada e explorada. Levando-se em conta as especificidades do tipo de regras em cada categoria, são tecidas considerações, reflexões e análises sobre as habilidades socioemocionais e as funções executivas mobilizadas pelas experiências do jogar, levantando-se hipóteses sobre a possibilidade de essa taxonomia servir como base para que jogos de regras sejam utilizados, intencionalmente, pelos professores do Ensino Fundamental como recursos promotores do desenvolvimento integral dos seus estudantes, tal qual orienta a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ensino Fundamental: a ausência do brincar em ambiente convidativo ao lúdico(Universidade Federal de São Paulo, 2024) Oliveira, Laryssa Meneses Abreu de (UNIFESP); Serrão, Célia Regina Batista; http://lattes.cnpq.br/5786181991530429Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na modalidade Relato de Experiência, tem como temática a presença (ou ausência) do brincar na prática cotidiana escolar. O período de imersão numa escola da rede pública de Guarulhos, sediada em um dos Centros Educacionais Unificados – CEU, para a realização da Residência Pedagógica no Ensino Fundamental, foi de significativa importância para refletir e buscar compreender o papel do brincar na proposta pedagógica, especialmente de escolas em que o projeto arquitetônico e equipamentos disponíveis são convidativos a atividades lúdicas. Após período de imersão constatou-se que,apesar do espaço e equipamentos disponíveis e convidativos, o tempo dedicado para exploração do parque e áreas verdes para o desenvolvimento de brincadeiras era bastante restrito: apenas uma vez por semana. O brincar parece ser compreendido como atividade menos importante para a formação integral das crianças, podendo inclusive ser preterido. Para o enfrentamento dessa situação e sua superação, acredita-se ser necessário problematizar as propostas de formação inicial de professoras(es) e incluir a temática como conteúdo de fundamental importância para uma prática docente que respeite os direitos das crianças e oportunize as melhores condições para seu desenvolvimento integral e formação humana.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Escala de leitura: proposta de avaliação das competências leitoras(Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2010-12-01) Kida, Adriana de Souza Batista [UNIFESP]; Chiari, Brasilia Maria [UNIFESP]; Ávila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)PURPOSE: To present a range of tests for the assessment of reading skills, and to investigate its reliability in measuring the performance of children from eight to 11 years and 11 months old. METHODS: It was created an instrument containing 12 test items organized into four assessment skills: Knowledge of Letters and Phonographemic Correspondence, Decoding of Isolated Items, Text-Reading Fluency, Reading Comprehension. For the reliability study, 100 children (64 girls) from public schools, with ages ranging from eight years to 11 years and 11 months, were selected. Twenty of these children (12 girls) participated in the applicability study, which resulted in the version of the Reading Scale used in the present study to assess the remaining 80 children (52 girls). The responses obtained were analyzed and scored by item, which allowed the calculation of a score for each assessment skill and the raw score. Data were statistically analyzed to obtain the Cronbach's alpha coefficient, used to calculate the instrument's reliability. Additionally, a study of correlations between items (Pearson's correlation coefficient) was carried out. A 0.05 level of significance was adopted. RESULTS: The internal consistency analysis obtained α=0.866 for the Reading Scale. Correlations between the items were observed in some scales, ranging from weak to strong, and corroborated the alpha coefficient values. CONCLUSION: The Reading Scale was a reliable instrument to measure the reading performance of the subjects.
- ItemRestritoGrandezas e medidas nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um mapa das pesquisas brasileiras em periódicos científicos entre 2011 e 2020.(Universidade Federal de São Paulo, 2021-07-20) Pires, Ana Carolina Ramos [UNIFESP]; Pommer, Wagner Marcelo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4262149292744127; http://lattes.cnpq.br/4648982922880910O presente trabalho teve por objetivo mapear as contribuições apresentadas pelas pesquisas em periódicos científicos brasileiros no período de 2011 a 2020 sobre a temática ‘Grandezas e Medidas’ com foco nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para alcançar nosso objetivo optamos pelo estudo do tipo Estado da Arte. O estudo abrangeu artigos nacionais publicados em revistas eletrônicas dentro do período pré-estabelecido. A coleta de dados inicial foi feita por meio de um levantamento bibliográfico dos artigos no Portal de Periódicos da CAPES e no portal do Google Acadêmico. No âmbito global das duas bases de dados referidas foram selecionados treze artigos científicos para análise. Como resultados ressaltamos que grande parte dos artigos (76,92%) se situaram no período em que houve a promulgação da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017). Ainda, percebemos que 38,46% das publicações são de revistas localizadas na região Sudeste, seguido de 30,78% da região Sul, acompanhado de 15,38% da região norte e número idêntico da região Nordeste. Dentre os sujeitos de pesquisa mais recorrentes encontramos que 50% das pesquisas se focaram em pesquisas envolvendo pessoas (alunos, licenciandos e professores em exercício), seguido de análise em documentos curriculares mais recentes na educação brasileira (28,58%). Ainda, o foco na epistemologia, avaliação e situações propositivas tem, cada um, apenas 7,14%. Com relação as abordagens teóricas, levantamos que 3,6% envolveram o item ‘Avaliações’, 10,7% versaram sobre a ‘Formação de Professores’, 14,3% situaram ‘Documentos Curriculares’, 21,4% consideraram aspectos da ‘Epistemologia e/ou História da Matemática’ e, por último, 50% versam sobre a ‘Didática da Matemática’. Deste modo, o Estado de Arte envolvendo Grandezas e Medidas se mostrou um fator preocupante sobre a pequena quantidade de pesquisas, mas poderá auxiliar os futuros trabalhos em torno do tema.
- ItemSomente MetadadadosA inserção da música nas práticas docentes de pedagogos nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011) Machado, Carolina Prado [UNIFESP]; Jardim, Vera Lúcia Gomes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0982059389262665; http://lattes.cnpq.br/3893692561154198; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)From assumptions that defend the relevance of teaching music into the people formation, this research aims to understand how the music is present in the pedagogical practices of the early years of the elementary school. Aware of the presence of teacher specialists in music in the municipal schools in Guarulhos, the research seeks to counter the reality between two different schools system; the Estate system and Municipal system. So, having in mind the possibilities of this research, it was selected to be analyzed two educational institutes located in Pimentas neighborhood, Guarulhos city.Through the interview semi-structured and research forms to be filled-in, once the target of the research are the teachers and the management team, the investigation took place regarding to the inclusion of music in teaching practice, which allowed the realization of the goals that guide educators to include music in their pedagogical proposal. Likewise, the research sought to scrutinize the factors the justify the presence or absence of music in teaching practices, as well as approaches to the research, in which themes like lack of resources, lack of adequate physical spaces emerged, specially the gaps in the process of teachers training. From the contribution of studies and researches into this area, this paper applies in an effort to engage the assumptions defended through the educational legislation with the reality found, which emphasizes the implementation of public policies that promotes the realization of what has been predicted in legal terms, taking as starting point the specialties of public schools in the current context.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Jogos e competições esportivas na escola sob a ótica de professores de educação física(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-08) Ferreira, Tainá Franz da [UNIFESP]; Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]; Koumantareas, John [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5116738594967496; http://lattes.cnpq.br/5847188428462650; http://lattes.cnpq.br/9492273449717543; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O objetivo do estudo é compreender como os/as professores/as de Educação Física das redes públicas e privada de ensino fundamental do país avaliam os jogos e competições esportivas nas escolas em que atuam. Foi desenvolvida uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Participaram do estudo 19 professores/as de Educação Física do ensino fundamental atuantes na rede pública e privada de ensino. O critério de inclusão consistiu em estar ativo na função do magistério. A coleta de dados se deu por meio de questionário misto disponibilizado virtualmente em redes sociais e na página da Unifesp-Campus Baixada Santista, dissertando sobre: perfil profissional, objetivo de jogos e competições esportivas e os aspectos da prática pedagógica. A análise dos dados se dará por categorias não apriorísticas. Em termos de resultados, os professores relataram, majoritariamente, que o objetivo dos jogos e competições esportivas era o de proporcionar o trabalho em equipe e socialização dos/as alunos/as. Já em relação ao período que realizam os eventos de jogos e competições esportivas, 78,9% realizam no segundo semestre do ano letivo. Já a respeito da divisão das equipes, os professores relataram que, predominantemente, realizam a divisão por turmas. Quando perguntados se todos os alunos participam desses eventos, aqueles que responderam que sim, afirmam que além dos alunos participarem da organização, também demonstram interesse em participar. Já para os professores que responderam que não, esses predominantemente afirmaram que os eventos não são obrigatórios. Referente a pergunta se há diferença entre meninos e meninas, dez professores responderam que sim, afirmando que há diferença na participação, e interesse de cada gênero. Já outros nove professores responderam que não há diferença, sendo possível elaborar uma única categoria: Oportunidades iguais. Referente ao questionamento se os alunos participam do planejamento do evento, 13 professores dizem que os alunos participam desse momento. Quando solicitados a dizerem os pontos positivos dos eventos, os professores relataram a socialização e trabalho em equipe como os mais evidentes. Já sobre os pontos negativos, os professores relatam a indisciplina dos alunos e a falta de apoio dos demais professores. Quando questionados se gostariam de realizar alguma mudança nesses eventos, 11 professores responderam sim a questão, mudanças como incluir mais modalidades e integrar a participação da escola foram citadas. No entanto, outros oito voluntários responderam negativamente à questão. Referente ao questionamento da importância de eventos de jogos e competições esportivas na escola, todos os professores responderam positivamente à questão, e novamente trazem a socialização como fator determinante. Concluiu-se que os(as) professores(as) concebem e avaliam jogos e competições esportivas na escola numa perspectiva de interação social entre alunos, de forma que incentivem o papel da socialização nesses eventos, promovendo trabalho em equipe.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Leitura de palavras e consciência fonológica no 2º ano do ensino fundamental(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2021) Araujo, Maria Iulli Almeida [UNIFESP]; Avila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]; Bueno, Gabriela Juliane [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1696252021935641; http://lattes.cnpq.br/4265004102490366; http://lattes.cnpq.br/8396077808240402; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: É consenso que as habilidades cognitivo linguísticas componentes do processamento fonológico são preditoras do aprendizado da leitura. A consciência fonológica é fundamental para o desenvolvimento da decodificação até o alcance do reconhecimento automático da palavra escrita. A pré-escola e o primeiro ano do ensino fundamental são a época de maior estimulação dessa habilidade metafonológica que ainda pode estar fortemente associada ao desempenho em leitura em ano escolar posterior. Objetivo: identificar correlações entre o desempenho em consciência fonológica e a leitura oral no 2º ano do Ensino Fundamental, de acordo com a velocidade e a acurácia de leitura. Método: Estudo retrospectivo, transversal, de análise quantitativa. Do banco de dados anonimizado, foram selecionadas aleatoriamente informações sobre o desempenho em leitura oral de palavras isoladas de 26 escolares (16 meninas) regularmente matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas do município de São Paulo. Computaram-se os acertos e o tempo total despendido na leitura. Foram calculados os valores dos parâmetros de fluência de leitura e os escolares agrupados segundo o melhor ou pior tempo de execução da tarefa de leitura, a partir da média. Também foi avaliada a consciência fonológica (acertos em tarefa de exclusão fonêmica). Método estatístico: Os valores dos dois grupos foram comparados pelo Teste de Mann Whitney e o cálculo do coeficiente de Spearman investigou a presença de correlação entre as variáveis, nos dois agrupamentos estabelecidos. O valor de significância estatística adotado foi igual a 5,0 %. Resultados: Para nenhuma das variáveis foram observadas correlações estatisticamente significantes. Sendo assim, não houve correlação entre parâmetros da leitura e o desempenho em consciência fonológica. Conclusão: Consciência fonológica e a acurácia na leitura de palavras não se correlacionaram no 2º ano do EF, apesar de haver diferenças entre as pontuações.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Mapeamento das estratégias de acesso, permanência e alfabetização da criança com baixa visão na escola pública regular(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-25) Valezin, Diane de Almeida [UNIFESP]; Ferraz, Nivea Nunes [UNIFESP]; Silva, Paula Baptista Eliseo da; http://lattes.cnpq.br/6907025986447775; http://lattes.cnpq.br/0768359963029007Objetivo:O objetivo deste trabalho foi mapear as estratégias para o acesso, a permanência e a alfabetização de crianças com baixa visão no ensino público regular.Métodos:A busca de informações sobre o acesso e o ingresso do aluno com baixa visão no ensino fundamental das redes estadual e municipal foi realizada nos endereços eletrônicos oficiaisdo Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura do Município de São Paulo, bem como suas respectivas secretarias de educação. As informações referentes às estratégias (ferramentas, projetos e parcerias) de apoio à inclusão educacional foram buscadas nos endereços eletrônicos oficiais do Ministério da Educação do Governo Federal do Brasil edas secretarias de educaçãoestadual e municipal de São Paulo. As informações referentes aos recursos pedagógicos e tecnologias assistivas usados na alfabetização da criança com baixa visão foram levantadas em entrevista com uma professora de atendimento educacional especializado.Resultados: A matrícula no Ensino Fundamental I é obrigatória e deve ser realizada pelos pais/responsáveis no início de cada ano letivo por meio de inscrição em qualquer escola pública, no Poupatempo ou nos endereços eletrônicos da Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo e do Portal de Atendimento da Prefeitura de São Paulo. Os dados do aluno e de seu responsável são armazenados na plataforma Secretaria Escolar Digital, sendo o cadastro único e compartilhado pelos sistemas municipal e estadual de ensino. A partir do cadastramento, o sistema localiza uma vaga com base no sistema de georreferenciamento.A fim de assegurar a permanênciade alunos que necessitam de atendimento educacional especializado, as redes estadual e municipal dispõem de programas voltados para aEducação Especial com atividades, recursos pedagógicos e de acessibilidade.Dentre as ações educacionais inclusivas, a sala de recursos multifuncionais (SRMs) se destaca como uma das principais ferramentas para a alfabetização, permitindo a adaptação de elementos e tecnologias assistivas a serem incorporadas na sala regular para favorecer a aprendizagem e facilitar o dia a dia do aluno. No entanto na SRMs não são trabalhados conteúdos pedagógicos.Conclusões: O mapeamentomostrou que há várias estratégias públicas e serviços disponibilizados pelas redes municipal e estadual de ensino no atendimento educacional especializado. Entretanto outros estudos in locosão necessários para a investigação e odiagnóstico das reais condições dos serviços voltados para a Educação Especial na escola pública regularque possibilitem o planejamento de estratégias de saúde a serem incluídas na programação terapêutica de reabilitação visual e para a efetiva inclusão escolar e educacional da criança com baixa visão.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O lugar da escola na formação docente: o que dizem os professores iniciantes dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas da prefeitura de Guarulhos(Universidade Federal de São Paulo, 2024-04-30) Adão, Adalberto Diré [UNIFESP]; Silva, Jorge Luiz Barcellos da; http://lattes.cnpq.br/9950540154695961; http://lattes.cnpq.br/5907914397397188Esta tese tem por objetivo compreender de que forma se estabelece a formação continuada descrita por professores iniciantes do Ensino Fundamental de escolas da Prefeitura de Guarulhos, considerando o lugar das escolas em que eles atuam como um fator que fornece indicativos acerca da formação desses profissionais. Constituem objeto do nosso estudo professores iniciantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental que integram as escolas públicas municipais de Guarulhos e através da escuta de uma parcela dos professores dessas escolas, buscamos compreender o que eles nos descrevem acerca de suas formações continuadas, levando em conta características dos lugares presentes nesse contexto. Consideramos para tanto oito escolas públicas, situadas uma em cada região do município. A rede municipal de ensino de Guarulhos é caracterizada pela sua extensão, expansão e organização, de modo que consideramos as localizações das escolas e das vivências dos docentes centrais em nosso trabalho, uma vez que os lugares nos quais os processos de ensino são desenvolvidos podem vir a constituir elementos determinantes nas práticas docentes dos participantes envolvidos. Constituem ainda parte importante de nossa base teórico-metodológica para pensarmos a escola os seguintes autores: Bourdieu (1998); Saviani (2005); acerca da formação docente: Freire (1996); Curado Silva (2015); para tratarmos da relação da escola com o território: Lima (2008); Algebaile (2009); para a aplicação de métodos mistos: Trez (2012); Sá-Silva; Almeida; Guindani, (2009); na construção dos mapas: Lefebvre (1976); Harley (1991) e para categorização e análise dos dados: Thompson (2002); Gibbs (2009); Ludke & André (1986). A coleta de dados ocorreu em diversas frentes nas quais buscamos dados através de pesquisa bibliográfica, análise documental, levantamento de dados e por meio de uma entrevista semiestruturada (Triviños, 1987; Manzini, 2023). Foram utilizadas imagens fotográficas captadas por satélite, obtidas por meio do aplicativo Google Earth, e mapas desenvolvidos a partir da base de dados do Centro de Estudos da Metrópole com a utilização do software Terraview e QGIS, seguidos de uma descrição analítica do material, buscando articular através de diferentes linguagens, como mapas, tabelas e gráficos, uma análise do objeto de estudo. Na busca por dados para implementar a análise da distribuição territorial das escolas públicas da rede municipal de ensino na cidade de Guarulhos, foram realizados levantamentos nas bases de dados da prefeitura de Guarulhos, do IBGE e da Fundação Seade, nas quais havia relação na formação de um panorama acerca da distribuição territorial dessas escolas, levando em conta a vulnerabilidade social presente nos locais nos quais estão dispostas. Nesse sentido, ao cruzar dados referentes ao IDEB dos anos iniciais das escolas em questão, é perceptível que há uma correlação dos fatores vulnerabilidade e desenvolvimento da educação nessas localidades. Os professores entrevistados relatam dificuldade em frequentar cursos voltados à sua formação continuada, ao que se nota uma relação entre o local em que os professores iniciantes exercem suas atividades profissionais, como compreendem a sua atuação profissional e desenvolvem suas práticas docentes. Desse modo, é possível concluir que a construção do cotidiano profissional dos professores parece influir nos seus processos de formação continuada e consequentemente em suas práticas docentes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Olimpíada Brasileira de Astronomia: materiais didáticos de astronomia para os professores de ensino fundamental I de escola pública(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-11) Sampaio, Andressa Luz [UNIFESP]; Cruz, Eliane de Souza [UNIFESP]; https://lattes.cnpq.br/3260366390650845; https://lattes.cnpq.br/5928916500490499Este TCC tem como tema as ferramentas didáticas de Astronomia para professores do ensino fundamental I (anos iniciais) para serem utilizadas na Olimpíada Brasileira de Astronomia numa escola pública (OBA). É um projeto que articula 2 TCCs com 1 Mestrado num trabalho colaborativo que enriquece todos os envolvidos e impacta as escolas de forma mais contínua e consistente. O primeiro foco será em escolas públicas, feito por mim Andressa Luz Sampaio, e o segundo foco em escolas particulares, feito pela outra aluna de TCC Aline de Jesus Torres. O mestrado está sendo realizado pela Professora Daiane Carvalho da Silva no PECMA (Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática). Os 2 TCCs serão dispensados do CEP por se tratar de análise e compilação de materiais didáticos e não envolverem seres humanos. O objetivo deste projeto de TCC é analisar e selecionar materiais didáticos existentes sobre astronomia voltados à etnoastronomia (em especial à astronomia indígena) a fim de preparar os alunos de escolas públicas para as provas da OBA. Estas ferramentas didáticas visam auxiliar os professores a ensinarem astronomia nas escolas públicas e privadas, estimulando a participação na próxima OBA, tendo em conta o enquadramento na BNCC e currículo paulista. Esses recursos serão compartilhados de forma online e poderão ser utilizados em futuras de capacitações e formações, entre outras ações. Em um mundo cada vez mais urbano, é crucial preservar o estudo da astronomia valorizando os saberes dos povos originários no geral e em particular, dos indígenas, para que as gerações presentes e futuras possam desfrutar e se maravilhar com o vasto universo que nos rodeia. Dessa forma, o TCC visa contribuir com a compilação de materiais didáticos com foco na astronomia indígena, fortalecendo a presença da OBA nas escolas e favorecendo uma educação mais inclusiva, contextualizada e inspirada para os alunos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Polígonos: uma análise em livros didáticos do sexto ano do ensino fundamental.(Universidade Federal de São Paulo, 2021-01-29) Pinheiro, Alef [UNIFESP]; Pommer, Wagner Marcelo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4262149292744127; http://lattes.cnpq.br/7969071703263002A Matemática porta uma gama de conhecimentos que podem ser explorados. Neste trabalho houve a intenção de fazer uma pesquisa no campo da Geometria, em especial envolvendo o tema de polígonos nos livros didáticos e alguns documentos norteadores do currículo brasileiro. Este estudo teve o objetivo de analisar o tema dos polígonos nos livros didáticos do 6º ano do Ensino Fundamental. A justificativa do tema veio pela minha experiência em unidades curriculares referentes a estágios e práticas pedagógicas. A base do referencial teórico foi apoiada em diversos autores, como Pimentel (2014) e Rezende (2015) e entre outros, que com seus trabalhos foram fundamentais na construção desta pesquisa, e os documentos norteadores da educação básica, sendo os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular, formam os pilares do trabalho. A pesquisa documental qualitativa foi escolhida para a metodologia desta pesquisa, pela natural conexão com objetivo da pesquisa em analisar os livros do sexto ano do ensino fundamental. Ao analisarmos três materiais de diferentes coleções obtivemos resultados semelhantes, levando em consideração os critérios elaborados com base no referencial teórico. Verificamos o conteúdo dos livros nas páginas referentes ao tema, e partindo de uma análise minuciosa, pontuamos algumas considerações que podem facilitar ou dificultar o aprendizado dos estudantes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Prevenção ao consumo abusivo de drogas na escola: desafios e possibilidades para a atuação do educador(Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2015-03-01) Moreira, André; Vóvio, Claudia Lemos [UNIFESP]; De Micheli, Denise [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The use of drugs is a major societal concern, and schools are considered a privileged space for the development of prevention and health promotion. However, the role of education as well as the promotion of preventive actions by teachers is unclear. This paper presents the results of action research conducted in two public schools in the city of São Paulo. We investigated the factors that might hinder the development of preventive actions at school as well as possible and pertinent actions according to the participants’ point of view. Several research tools were used, such as focus groups, training meetings and questionnaires. Teachers working in high schools were the subjects of the study. The assessment of their statements allowed the identification of factors that hinder the prevention of drug use in school and elements that can support training processes for these professionals. In addition, the study revealed that some of their positions and prior knowledge were consistent with the most promising predictive models, such as offering alternatives, health education, changes in the school environment and life skills training. A consideration of the knowledge and social representations of teachers as well as of the factors that hinder the implementation of educational activities may facilitate the development of drug use prevention projects and programs for schools.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Produção textual escrita, função pragmática da linguagem e teoria da mente em escolares do ensino fundamental II(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-03-10) Pinto, Ana Virginia Gomes de Souza [UNIFESP]; Avila, Clara Regina Brandao de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: de caracterizar o desempenho de escolares da 5ª série do EF II em tarefas que avaliam a função pragmática da linguagem, a Teoria da Mente e a compreensão e expressão mediadas pela escrita, segundo a média de rendimento escolar e investigar a existência de correlações entre as variáveis estudadas. Método: Participaram do estudo 60 escolares, com idade entre 10 anos e 10 anos e 11 meses (28% meninos), regularmente matriculados na 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual do município de São Paulo. Os participantes foram agrupados, conforme a média do rendimento escolar em: GI=Grupo de bom rendimento escolar (média entre 7.0 e 10.0); GI=Grupo de Rendimento Escolar Médio (média entre 5.0 - 6.5); e GIII=Grupo de Baixo Rendimento Escolar (média entre 0 a 4.5). Os participantes foram submetidos a três provas de avaliação: 1. Função Pragmática da Linguagem; 2. Análise da Teoria da Mente; 3. Compreensão Leitora. Foram avaliados na própria escola em local e horário determinados pela direção. Após a coleta foram realizadas as análises de acertos e erros do material escrito ou expresso oralmente pelos escolares. Os erros (0 - zero pontos) e acertos (01 ponto) foram pontuados por banca de juízes. Os dados foram analisados estatisticamente por meio do Teste da Razão de Verossimilhança (e Correção de Bonferroni) para comparar os desempenhos dos grupos e pelo cálculo do Coeficiente de Spearman para investigar as correlações. Adotou-se o nível de significância de 0,05 no tratamento estatístico dos dados coletados Resultados: Duas questões de compreensão oral (text connecting) e 01 de gap-filling diferenciaram GI e GIII evidenciando melhor desempenho de GI (p=0,001). Quanto à pragmática, apenas a Questão 3 foi capaz de diferenciar GI de GII, com melhor desempenho do GI. Quanto à Teoria da Mente, foi possível mostrar o melhor desempenho do GI que relatou mais frequentemente a possibilidade do personagem pensar que o empurrão foi por querer (p=0,008) em relação aos demais grupos. Diferentes correlações positivas, com maior ou menor força foram encontradas entre as variáveis das provas e as médias escolares. Conclusão os escolares do GI mostraram desempenho superior ao apresentado pelos demais grupos nas tarefas de compreensão leitora e função pragmática da linguagem. Na prova que avaliou a Teoria da Mente evidenciou-se diferença entre o Grupo I, com melhor resultado em relação aos demais. Foi possível identificar associação positiva entre o rendimento escolar e diferentes tarefas dentre as habilidades avaliadas, principalmente a compreensão leitora e, sobretudo, no grupo de maiores médias.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Programa de orientação fonoaudiológica a professores do ensino fundamental sobre transtornos de aprendizagem(Universidade Federal de São Paulo, 2021) Onuki, Fernanda Caori [UNIFESP]; Sacaloski, Marisa [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3501056496991426; http://lattes.cnpq.br/8876524271129877O fonoaudiólogo que atua dentro da fonoaudiologia educacional é capaz de proporcionar, tanto ao aluno quanto ao professor, um maior desenvolvimento por meio de sua intervenção. Uma dessas formas é por meio de um programa de orientação. O professor é o profissional mais próximo aos alunos e é comum se depararem com casos de dificuldades ou transtornos de aprendizagem. Partindo desses pressupostos, o fonoaudiólogo, como um dos profissionais que intervém nesses casos, pode auxiliar o educador com orientações sobre as formas de identificar sinais e até mesmo sobre como auxiliar esses alunos no cotidiano da sala de aula. Objetivo: Caracterizar o conhecimento dos professores sobre transtornos de aprendizagem e elaborar um programa de treinamento a professores do ensino fundamental sobre os transtornos de aprendizagem e seu manejo na sala de aula. Método: O programa foi desenvolvido com a participação de 14 professores do Ensino Fundamental da Grande São Paulo. Inicialmente, os próprios participantes definiram, por meio de um questionário, o formato mais adequado para participarem do programa. Um outro questionário foi aplicado para caracterizar o conhecimento inicial que os professores tinham acerca dos transtornos de aprendizagem e seu manejo em sala de aula. A partir disso foi elaborado um programa de intervenção, composto por três materiais audiovisuais, para abordar os temas: processo de aquisição da leitura e escrita; transtornos de aprendizagem; e como ajudar o aluno com transtornos de aprendizagem na sala de aula. Resultados: Os participantes indicaram conhecimento sobre a aquisição da leitura e escrita, com heterogeneidade de conhecimentos sobre causas para os distúrbios de aprendizagem e o que poderiam fazer para lidar com os alunos com distúrbios de aprendizagem. Apresentaram maior interesse em conhecer metodologias e adequações curriculares, como identificar e auxiliar em casos de alterações de leitura e escrita, atividades práticas para a sala de aula, recursos para atender necessidade do aluno e estratégias de ensino. A maioria dos participantes optou pelo formato do programa assíncrono. Conclusão: os professores entrevistados apresentavam domínio sobre o conhecimento relativo à aquisição da leitura e escrita e expressaram interesse em obter conhecimentos sobre o manejo do aluno com dificuldades escolares por meio da apresentação de novas metodologias, atividades práticas, adaptações curriculares, formas de identificar e como acolher o aluno com essas dificuldades. O material elaborado seguiu a literatura para informar os participantes a respeito das temáticas propostas, porém não abrangendo todas as questões levantadas por eles.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Uso da ferramenta de multimídia serious games como apoio à educação alimentar em escolares do 4º e 5º ano do ensino fundamental(Universidade Federal de São Paulo, 2018) Carvalho, Renato Conte Pinto de [UNIFESP]; Gouvêa, Lélia Cardamone [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1669637254047655; http://lattes.cnpq.br/3388535300021005The World Health Organization (WHO) considers childhood obesity as one of the most serious public health problems of the 21st century. Playful computer games, but with an educational purpose are called serious games and have been an important technological tool in the education process. This study investigated whether the use of play and educational virtual games in support of healthy eating education by elementary school students reinforced the acquired concepts and helped in the modification of inappropriate eating habits. Objectives: To analyze the use of virtual playful educational games in the orientation about healthy eating in schoolchildren. Specific objectives: - To raise the students' prior knowledge about Healthy Eating before the educational interventions; - To know the cognitive growth of schoolchildren submitted to an expositive class on Healthy Eating; - To evaluate the cognitive growth of schoolchildren in front of the application of two strategies: expository class followed by playful educational games Method: Cross-sectional, descriptive and quantitative study. After approval by the Ethics and Research Committee of UNIFESP, the 4th and 5th grade students, classes A and B, of the Paulistinha School of Education of UNIFESP, who had their parents' permission and wanted to participate, were included in the study and answered a questionnaire with closed questions about healthy eating before the educational action (Pre-test), then participated in the educational lecture of the type dialogical lecture, and answered again the same questionnaire (Post-test). The students of the 5th grade a few days after the lecture were invited to participate in educational games in healthy food, previously selected, according to criteria: gratuitousness, Portuguese language, easy gameplay, education in healthy nutrition. In the statistical analysis of the results were used the tests: Mc Nemar, Quiquadrado, Wilcoxon, Mann-Whitney. Results: 79 students, between 9 and 10 years of age, from the 4th and 5th year of elementary education at Paulistinha School of Education participated in the study. The students of the 4th year had a significantly higher percentage of correct answers in the questionnaire applied after the educational class. For the 4th year A, the percentage of improvement in knowledge (16.2%) was significantly higher than that of worsening (8.5%); for the 4th year B, the percentage of improvement in knowledge (25.3%) was also significantly higher than that of worsening (6.1%). In relation to the 5th grade students, who participated in the game, it was verified that the percentage of correct answers in the pre-test of the 5th year A of 66.6% increased to 79.88%, post-game, a significant increase. And the 5th year B, which in the pre-test had a percentage of 62.4% of correct answers, rose to 67.9% after class, a significant increase and after the game the percentage of correct answers rose to 84.84% significant growth. We found a cognitive improvement, with a higher percentage of correct answers to questions in the post-game, than the answers obtained only with the dialogical lecture. These results indicate the effectiveness of the serious multimedia multimedia tool as an instrument to support food education in these students. Conclusion: Virtual play and educational games have proved to be a useful tool to support nutritional education. There was improvement in the cognitive knowledge of the students after the lecture as educational action in all groups studied and the improvement was statistically significant. The use of virtual games among fifth year students demonstrated the effectiveness of this serious games multimedia tool applied to healthy nutrition, because it presents cognitive improvement, with a higher percentage of correct answers to questions in the post-game questionnaire, than the answers obtained only with the dialogue lecture. The serious games multimedia tool applied to healthy nutrition demonstrated its effectiveness in this study.