Navegando por Palavras-chave "Ensino de Geografia"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Alfabetização cartográfica no ensino de geografia: uma reflexão necessária(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-02) Silva, Luana Micaely da [UNIFESP]; Moraes , Jerusa Vilhena; http://lattes.cnpq.br/4696157162108125; https://lattes.cnpq.br/8873795036336752Este estudo investiga a evolução do ensino de Geografia e a importância da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por meio de um levantamento e de análise histórica e crítica de bibliografia e materiais didáticos, examina-se a transição da abordagem tradicional para uma perspectiva mais reflexiva do ensino de Geografia. A metodologia empregada inclui revisão teórica, levantamento na plataforma Capes e análise curricular com foco na análise da implementação do material "Currículo em Ação" no Estado de São Paulo. A pesquisa ressalta a importância da alfabetização cartográfica no ensino de geografia, destacando sua relevância para o desenvolvimento cognitivo dos alunos e sua capacidade de promover uma compreensão mais profunda do espaço geográfico. Os resultados revelam desafios na implementação de práticas eficazes de alfabetização cartográfica, bem como a importância de uma abordagem reflexiva no ensino de Geografia. Este estudo busca contribuir para o aprimoramento da prática docente e para uma educação geográfica capaz de explorar as potencialidades didáticas do cenário contemporâneo.
- ItemRestritoAprendizagem Baseada na Resolução de Problemas para a Contextualização do Ensino e Promoção da Alfabetização Científica em Geografia: uma experiência Online.(Universidade Federal de São Paulo, 2021-11-25) Garcia, Joines Gustavo Ruiz [UNIFESP]; Moraes, Jerusa Vilhena de; http://lattes.cnpq.br/4696157162108125; http://lattes.cnpq.br/9559118623988378O presente trabalho tem como objetivo investigar indícios de aprendizagem a partir da contextualização do ensino, aproximando conhecimentos prévios e científicos na promoção da Alfabetização Científica em Geografia por meio da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas Online. A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas coloca o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem e, segundo autores como Leite e Esteves (2012) e Castellar e Moraes (2010), pode conduzi-los ao domínio de novos conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais. Utilizando um pacote de soluções digitais, aplicamos nossa proposta de ensino online junto a estudantes de graduação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), durante o curso de uma disciplina semestral. Para efetivar nossa proposta, adotamos como metodologia a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), que possibilita a participação dos integrantes do contexto de aprendizagem na busca de solução para os seus problemas, observando, descrevendo e planejando ações. Para sistematizar nossa busca por indícios de aprendizagem, utilizamos os Indicadores de Alfabetização Geográfica (IAG) (RODRIGUES, 2018), composto por sete categorias do raciocínio geográfico e nível de aprofundamento de cada um destes, mensurados a partir dos conceitos e argumentos utilizados. Além disso, aplicamos um questionário com perguntas fechadas e abertas para autoavaliação e heteroavaliação. Os resultados permitem-nos inferir que a proposta propiciou o desenvolvimento do raciocínio geográfico, da compreensão acerca do funcionamento da ciência e da relação entre a sociedade e seu meio físico, de trabalho em grupo, da comunicação oral e escrita e da capacidade argumentativa, além de ser uma experiência positiva, segundo a avaliação feita pelos estudantes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aprendizagen baseada na resolução de problemas, Cibercultura e os Multiletramentos: Potencialidades para a Alfabeização Científica em Geografia(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-03) Medeiros, Lucas Ayub de [UNIFESP]; Moraes, Jerusa Vilhena de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4696157162108125; https://lattes.cnpq.br/4105156200118327O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar indícios de alfabetização científica em Geografia, a partir da metodologia da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), que envolve a cibercultura e multiletramentos. A partir de uma sequência didática de Geografia, estruturada na metodologia da ABRP, articulam-se os conceitos da cibercultura e dos Multiletramentos, a fim de identificar indícios de alfabetização científica em Geografia em alunos da 3a série do Ensino Médio. Para efetivar a proposta, adota-se como metodologia a pesquisa-ação, que possibilita a participação de todos os integrantes do contexto de aprendizagem na busca por soluções para problemas propostos, bem como observa, descreve e planeja ações para isso. Realiza-se levantamento bibliográfico na plataforma ERIC (Education Resources Information Center) e revisa-se documentos oficiais que norteiam a Educação Básica brasileira, a fim de auxiliar na elucidação dos caminhos estruturados na pesquisa. Para mensurar os indícios de Alfabetização Científica em Geografia, a partir da sequência didática elaborada, propõe-se a utilização de Indicadores de Alfabetização Científica em Geografia (IACG), compostos por conteúdos do raciocínio geográfico, prática de conhecimento científico e níveis de conhecimento geográfico. Observa-se potencialidade de uma aprendizagem significativa utilizando a ABRP, cibercultura, os multiletrados, mais especificamente da leitura cartográfica, no desenvolvimento da alfabetização científica em geografia. Os resultados obtidos possibilitam pensar a cibercultura, a partir da Web 2.0, como um espaço amplo e complexo dos recursos digitais e, atrelado a isso, identifica contribuições dos multiletrados no processo de alfabetização científica em Geografia, partindo da metodologia da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, tornando a aprendizagem mais significativa ao aluno do século XXI.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O modelo educativo AC-GEO (Argumentação científica a partir de um raciocínio geográfico) e a análise de seu efeito em promover mudanças conceituais.(Universidade Federal de São Paulo, 2023-02-27) Carli, Eden Correia [UNIFESP]; Moraes, Jerusa Vilhena de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4696157162108125; http://lattes.cnpq.br/3182091710973290A tese tem por objetivo investigar e analisar um modelo educativo criado para o desenvolvimento da habilidade de argumentar cientificamente a partir de um raciocínio geográfico, que apresentamos e o denominamos de AC-GEO. Tivemos como questão de pesquisa entender: Em que medida a sequência didática realizada a partir do modelo educativo elaborado para o desenvolvimento da competência de argumentar a partir de um raciocínio geográfico (AC-GEO) favoreceu a mudanças conceituais? Os(as) estudantes que participaram da pesquisa foram os(as) matriculados(as) na disciplina “Fundamentos Teóricos Práticos do Ensino de Geografia”, para o curso de Pedagogia de uma Universidade do Estado de São Paulo, a disciplina ocorreu por meio de plataforma de comunicação digital (Google Meet), por conta das mudanças ocasionadas pela Pandemia de Covid-19. Os dados coletados para a investigação foram: a) a atividade diagnóstica (pré-teste) para identificar os conceitos presentes na apresentação da ideia (hipótese) sobre a solução de um problema cotidiano (“a ocorrência do fenômeno das chuvas de forma diferencial no espaço”); b) Arquivos de gravação de áudio e vídeo referente a etapa em que os estudantes participaram da atividade argumentativa que envolveu o modelo educativo; c) Análise do relatório final (pós-teste) para identificar os conceitos presentes na apresentação dos argumentos sobre o problema (“Pode o planalto da Borborema realmente ser o principal influenciador da área de clima semiárido no Brasil?”). Como meio para analisarmos os dados coletados os interpretamos a partir de: a) um protocolo de análise para avaliação da argumentação em sala de aula (Protocolo ASAC, que será descrito na tese) e; b) da rubrica desenvolvida por Thagard (1992) que será descrito na tese e interpreta os níveis de mudanças conceituais. Essa etapa nos gerou variáveis qualitativas importantes que foram interpretadas por análise de estatística descritiva e testes de correlação de postos de Spearman. As evidências resultado das análises elaboradas nos dão fortes indícios de validação da proposta do modelo educativo AC-GEO, que pode ser utilizada por professores adequando os conteúdos apresentados aos estudantes, apresentando-os a partir de novos conceitos e adequando aos tempos e espaços da escola.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A observação do conceito Paisagem na geografia escolar : experiência com alunos de 5º ano da escola pública de Guarulhos(Universidade Federal de São Paulo, 2018-07-09) Camargo, Jane Alessandra Yamaguti de [UNIFESP]; Moraes, Jerusa Vilhena de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4696157162108125
- ItemAcesso aberto (Open Access)Professores iniciantes de Geografia: a percepção docente acerca da escola pública e das práticas pedagógicas na região metropolitana de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2023-04-27) Gabrelon, Anderson [UNIFESP]; Silva, Jorge Luiz Barcellos da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9950540154695961; http://lattes.cnpq.br/3051604867536754O objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção do professor iniciante de Geografia acerca da escola pública, as práticas pedagógicas e o ensino de Geografia na escola básica na região metropolitana de São Paulo. Os professores de Geografia têm demonstrado dificuldades para atuar pedagogicamente e estabelecer relações entre o conhecimento que pretendem ensinar e o cotidiano dos estudantes. A formação inicial tem se apresentado insuficiente para problematizar os fatores que influenciam os fundamentos e prática dos saberes. No decorrer de nossa trajetória docente notamos a ocorrência destes, dentre outros, problemas que atingem o trabalho pedagógico e o preparo dos professores que iniciam a carreira na escola pública, situação aguçada por meio da interpretação do currículo oficial (BRASIL, 2017), que, ao adentrar na escola, apresenta conteúdos e procedimentos de ensino que não demonstram uma perspectiva de dialogar com o conhecimento com que os alunos chegam às salas de aula. Como aporte teórico-metodológico para ponderar essas preocupações têm-se as contribuições de trabalhos que aproximam as áreas de Geografia (KATUTA, 2007; MARTINS, 2007), Ensino de Geografia (SANTOS, 2005; MOREIRA, 2007), Educação (FRIGOTTO, 1984; ALGEBAILE, 2009), Políticas Educacionais (LIBÂNEO, 2016), Currículo (APPLE, 1994; GOODSON, 2012) e Formação de Professores (MARCELO GARCÍA, 1999; DINIZ-PEREIRA, 2015). O percurso metodológico previsto assenta-se na pesquisa qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994) e os instrumentos de pesquisa documental e bibliográfica (SÁ-SILVA; ALMEIDA; GUINDANI, 2009); e em questionários e entrevistas semiestruturadas (MANZINI, 2004). Ouvimos quatro professores para analisar questões (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) referentes ao curso de licenciatura, a inserção e trajetória formativa, o que pensam sobre a escola pública, as práticas pedagógicas e o ensino de Geografia. Dentre as reflexões almejadas com esses procedimentos, verificou-se como os professores iniciantes interpretam e enfrentam os problemas da docência na escola pública sobre os efeitos do modo de vida urbano-industrial-rentista, o que dizem acerca dos fundamentos geográficos em articulação com as teorias pedagógicas, de que forma pensam a área do conhecimento de sua formação e como constroem pedagogicamente o saber escolar. Este trabalho possibilitou constatar que os cursos de formação de professores de Geografia frequentados pelos participantes desta pesquisa, não estão atentos à problematização do contexto onde o ensino é mediado e com/para quem se realiza. Os professores iniciantes não sinalizaram a perspectiva para (re)planejar as aulas considerando a localização da escola e sua relação com a docência. Diversos são os fatores que influem sobre as possibilidades para os docentes desenvolverem e manterem o vínculo com os estudantes. Os professores indicaram não ter disponibilidade para seguir a formação e pensar sistematicamente o que acontece na escola. As condições de trabalho comentadas com os depoimentos sinalizaram não serem favoráveis ao desenvolvimento de conhecimento acerca da prática pedagógica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O que dizem os (as) professores (as) iniciantes de Geografia na escola pública sobre Ensino de Geografia e Educação das Relações Étnico-raciais na rede municipal de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-16) Fialho, Shirley Roberta Antonio [UNIFESP]; Silva, Jorge Luiz Barcellos da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9950540154695961; http://lattes.cnpq.br/0502609527399760A Lei nº 10.639/03 é considerada, pelos Movimentos Negros brasileiros, como principal instrumento de combate às diferentes formas de racismo presentes no campo educacional. Ensinar e aprender Geografia a partir do padrão brasileiro de relações raciais é um importante campo de investigação tanto para professores (as) quanto para pesquisadores (as). Aprender e ensinar na perspectiva das relações étnico-raciais busca a problematização dos conhecimentos de mundo e saberes tidos como “neutros” e “universais”; requer dos (as) professores (as) a reformulação de questões sobre: qual a finalidade do ensino de Geografia, e por que se ensina Geografia. Desta forma, o trabalho procura analisar o que os (as) professores (as) iniciantes na profissão docente de Geografia da rede municipal de ensino de São Paulo dizem sobre Ensino de Geografia e a Educação das Relações Étnico-raciais. Já os objetivos específicos são: Identificar como os (as) professores (as) concebem a escola pública em que exercem à docência; analisar como o professor entende o ensino de geografia na escola básica e no ensino fundamental; identificar a partir da fala dos professores (as) como eles articulam o ensino de Geografia e a Educação das relações étnico-raciais em suas práticas pedagógicas. Os métodos mobilizados para a coleta de dados serão a pesquisa qualitativa, exploratória, documental e bibliográfica. Na análise de dados, será utilizada a análise de prosa, proposta por ANDRÉ (2003). Espera-se com os resultados desta pesquisa contribuir de forma significativa para um melhor entendimento sobre a percepção de professores (as) iniciantes na profissão docente no que diz respeito ao Ensino de Geografia e à Educação das Relações Étnico-raciais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Reflexões sobre a formação dos professores de Geografia: da cooptação do trabalho docente no programa São Paulo Faz Escola aos usos das TDIC nas escolas públicas paulistas.(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Soares, Alessandro França [UNIFESP]; Silva, Jorge Luiz Barcellos da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9950540154695961; http://lattes.cnpq.br/8804737092304641Nos últimos anos, as escolas públicas paulistas têm recebido grandes quantidades de materiais curriculares no intuito de cooptar o trabalho docente. Estes apresentam, via de regra, a normalização das preocupações da reprodução da ordem capitalista sob o frequente uso do slogan “Sociedade do Conhecimento/Informação”. Com efeito, instituiu-se um circuito fechado entre a implantação dos currículos, o ensino, as avaliações externas e a publicação de metas que ensejam a dimensão concorrencial entre escolas. Paralelamente, observa-se a proliferação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e a sua generalização no conjunto da sociedade. Esta circunstância aponta para um horizonte de extrema complexidade do cotidiano escolar no âmbito de um fenômeno gerador de tensões e contradições. Esse conjunto de interfaces tecnológicas e sua relação com a internet demarcam um período de novas dinâmicas, processos e costumes. Interessou-nos investigar, portanto, a trama de tentativa de transformação do trabalho docente em Geografia, verificada, sobretudo nos últimos anos através da implementação do programa curricular São Paulo Faz Escola (SPFE), num contexto marcado pela disseminação das TDIC. Esta pesquisa abrange a revisão de literatura, a análise bibliográfica de documentos curriculares e as entrevistas com professores de Geografia. De abordagem qualitativa, este estudo sistematiza as informações coletadas mediante a Análise Crítica do Discurso (ACD), método que demonstrou ser mais fecundo no entendimento das relações que investigamos. Esta pesquisa permitiu compreender o contexto da disseminação das TDIC, além de reconhecer as noções e bases conceituais dos materiais curriculares do ensino de Geografia no âmbito das escolas públicas do Estado de São Paulo.