Navegando por Palavras-chave "Ensino Superior"
Agora exibindo 1 - 20 de 38
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Acessibilidade e inclusão na Universidade Federal de São Paulo: uma análise de dados em dashboard(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-18) Lemes, Thieny de Cássio [UNIFESP]; Dias, Marina Oliveira de Souza [UNIFESP]; Oliveira, Tiago de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8390665307472965; http://lattes.cnpq.br/1040073160928250; http://lattes.cnpq.br/9244476014242005As universidades brasileiras vêm gradativamente promovendo condições de acesso e permanência aos estudantes com deficiência em seus espaços. Neste sentido, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) aprovou em 2018 sua Política de Acessibilidade e Inclusão. Com o objetivo de atender as demandas, foram criadas a Câmara Técnica de Acessibilidade e Inclusão e os Núcleos de Acessibilidade e Inclusão nos campi, estes últimos com foco na identificação das demandas locais e implementação de ações. Diante desse cenário surge a necessidade de consolidação, gerenciamento e constante atualização das informações relacionadas ao público atendido. Assim, o objetivo desta pesquisa é construir um protótipo de dashboard que apresente informações necessárias para que os integrantes destes órgãos da Universidade tenham mais agilidade na tomada de decisões e também consigam ser mais assertivos em suas ações. A proposta metodológica que serviu de base para o desenvolvimento desta pesquisa é a Design Science Research, a qual foi dividida em seis etapas: (1) identificação do problema e sua motivação, (2) definição dos objetivos da solução, (3) design e desenvolvimento do artefato, (4) demonstração do artefato, (5) avaliação e (6) comunicação. Os resultados obtidos indicam que o dashboard desenvolvido tem grande potencial para fornecer uma visão holística das informações, uma maior integração entre as ações desenvolvidas nos campi da Instituição e um apoio ao processo de tomada de decisão. Recomenda-se para trabalhos futuros a expansão do dashboard, de forma a disponibilizar informações de todos os públicos atendidos pela Política de Acessibilidade e Inclusão da Unifesp, e o aprofundamento na questão da acessibilidade do dashboard, de maneira a permitir o acesso e compreensão das informações por qualquer usuário, independentemente de sua condição física, sensorial ou intelectual.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Acessibilidade para os estudantes com discalculia do desenvolvimento: orientações para o ensino superior e pós-graduação(ProPGPq - Unifesp, 2024-11-14) Merino, Sibele Medeiros; Sacaloski, Marisa; Santos, Flavia Heloísa dos; http://lattes.cnpq.br/9477397514354196Trata-se de um ebook que aborda o que é a discalculia, avaliação, diagnóstico, legislação de suporte à educação inclusiva e orientações práticas para docentes e discentes sobre os ajustes necessários para estudantes do Ensino Superior e pós-graduação quanto aos aspectos didático pedagógicos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise das taxas de desistência e permanência nos cursos de Ensino Superior do Brasil durante a pandemia de COVID-19.(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-19) Salmeron, Gabriela de Oliveira [UNIFESP]; Santos, Danilo Braun [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0385940090974523O objetivo da presente pesquisa é mensurar os impactos da COVID-19 em taxas de desistência e conclusão dos cursos de Instituições de Ensino Superior do Brasil. As bases utilizadas para realização do trabalho foram disponibilizadas tanto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) com informações dos cursos, quanto pelo Ministério da Saúde com informações de óbitos por município. Com o intuito de encontrar melhores resultados, juntamos as duas bases e obtivemos uma base final agrupada por curso e data de referência e informações de COVID-19 em nível municipal. Em primeiro lugar, realiza-se uma análise exploratória dos dados, a fim de entender como cada variável se comporta e quais são seus possíveis padrões, e em seguida os modelos de regressão linear são escolhidos para estimar o impacto da COVID nas taxas citadas. O principal resultado obtido é que conforme a quantidade de óbitos no ano de 2020 por COVID-19 aumentava, a Taxa de Conclusão do mesmo ano diminui e a Taxa de Desistência aumenta.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise do desempenho acadêmico dos estudantes da EPPEN(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-03-25) Santos, Andreia Trinca Dos [UNIFESP]; Onusic, Luciana Massaro [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The educational social policies implemented since the 21st century have allowed the excluded sections of the population to have equal conditions for access and permanence to higher education. The creation of a reserve of vacancies for students coming from public education in the Federal Institutions of Higher Education brought significant changes at the Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).Thus, the objective of this study is to verify if, at the end and during the course, the academic performance of the quota students and the non-quota students is equivalent in the undergraduate courses of the Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) of Unifesp. In order to achieve this objective, a documentary analysis of the terms of adhesion of Unifesp to the Sistema de Seleção Unificado (SiSU) was carried out, obtained information from the Pró-reitoria de Graduação (Prograd) and statistical analyzes based on the Coeficiente de Rendimento (CR) of the students who joined EPPEN in 2013 and 2014.The relevance of this study is justified by the recent changes in the profile of the students in the federal higher education network. The methodological definitions used define the approach of the study as quantitative with the use of the case study method and the quantitative data comparison technique. In order to conduct the study, six propositions were drawn up in order to outline the profile of EPPEN students in several aspects, with three subdivisions: formed, ongoing and dropping out. In order to highlight the proposed comparison, statistical models were developed through multivariate data analysis techniques using the IBM-SPSS software. The results show that the majority of the students entered the EPPEN by the wide competition, with ages between 17 and 19 years, studied in private school and is female. There is a 34.25% evasion rate. Of the 613 enrollees in the 78 period they completed their studies, most of them female. It was also verified the inexistence of significant differences between the academic performance of quota and non-quota students, and those who studied in public and private schools, thus, it is concluded that the similarity in performance corroborates the importance of quota policy as a tool to combat social inequalities.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise dos motivos de evasão dos estudantes de graduação na área da saúde(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-04) Cunha, Andrea Peres Caboclo [UNIFESP]; Rossit, Rosana Aparecida Salvador [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3333865775403342; http://lattes.cnpq.br/9156584890725164; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A proposta do estudo é analisar os motivos de evasão dos estudantes em seis cursos de graduação da área da Saúde (Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional) da Universidade Federal de São Paulo-campus Baixada Santista (UNIFESP-BS), no período de 2014 a 2018. A pesquisa de abordagem documental, descritiva-analítica e teve como base para a coleta de dados o requerimento oficial de cancelamento da matrícula, o banco de dados institucional e o Questionário de Evasão utilizado pela Secretaria de Graduação do campus. Nos requerimentos de cancelamento foi possível utlizar os dados pessoais, como ano de ingresso, curso de origem, ano de desistência e nº de matrícula, além de obter os motivos informados pelos estudantes que os levaram ao cancelamento de sua matrícula, já os dados de estudantes que foram desligados pela instituição, devido ao descumprimento das normas regimentias vigentes, foram obtidos pelo banco de dados acadêmicos da Unifesp. Esses dados foram inseridos em planilha de Excel® para que pudessem ser analisados. Para os dados obtidos pelo Questionário de Evasão, foi criado um formulário eletrônico na plataforma Google (Googleforms) para que respostas pudessem ser inseridas, o que permitiu armazenar e organizar em planilha gerada automaticamente pelo aplicativo. Todos os dados foram analisados e classificados por meio da técnica de análise de conteúdo. Foi possível verificar que questões relacionadas à conjuntura nacional da Educação no Brasil, questões pessoais de adaptação e identificação com o curso e questões financeiras, além do não cumprimento das Normas Regimentais, se destacaram como principais motivos para a evasão no campusdentro do recorte temporal pesquisado. A análise e compreensão dos motivos de evasão apresentam aspectos que podem auxiliar a gestão dos cursos de graduação e do campus para a criação de estratégias e tomada de decisões e assim implementar ações na perspectiva de identificar os motivo-causa e minimizar a ocorrência de evasão nos cursos de graduação da saúde daUNIFESP-BS.
- ItemAcesso aberto (Open Access)As atividades artísticas no processo de formação em Terapia Ocupacional(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-12-10) Kobayashi, Catherine Michie Mota [UNIFESP]; Maximino, Viviane Santalucia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4009544927681281; http://lattes.cnpq.br/3671468304826017; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)As atividades, como instrumento de trabalho de terapeutas ocupacionais, são abordadas durante a graduação desde o seu início. Entre elas estão as atividades artísticas e práticas corporais. Apesar de muitos diminuírem o valor da arte, corpo e cultura, por não as considerarem como atividades de vida diária nem de trabalho, estas são importantes já que são atividades humanas presentes no cotidiano dos sujeitos, capazes de possibilitar espaços onde os indivíduos possam se reconhecer e serem reconhecidos pelos demais, espaços de subjetivação e expressão, assim, promovendo cidadania e protagonismo da vida dos sujeitos. No curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), situado no campus Baixada Santista, são parte da matriz curricular obrigatória, aulas sobre as diversas linguagens e atividades, que podem ser utilizadas nas intervenções da Terapia Ocupacional em saúde, educação, nos campos social e cultural. No presente estudo, pretendeu-se compreender como a experimentação de práticas artísticas pode contribuir na formação de terapeutas ocupacionais e no resgate ou desenvolvimento de habilidades que capacitem os estudantes para prática profissional. Para tanto foram analisadas aulas e material produzido no módulo denominado Atividades e Recursos Terapêuticos IV: Arte e Corpo, além dos diários de campo da pesquisadora onde foram registradas também vivências com a arte em seu próprio processo de formação.
- ItemEmbargoAtravessando muros, plantando florestas: acesso e permanência indígena nas universidades públicas do Estado de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-07) Moraes, Stephany Santana [UNIFESP]; Assumpção, Raiane Patrícia Severino [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2899447703219719; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa tem como objetivo analisar o acesso e a permanência da população indígena aos cursos de ensino superior público a partir das experiências da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). As reflexões aqui produzidas buscam elucidar quais os desafios na construção de uma universidade pública, que acolha e, também, seja construída por e para os mais diversos povos indígenas do Brasil. As considerações levantadas neste trabalho passam pelo acesso à universidade e dão enfoque à questão da permanência estudantil indígena; trazendo, principalmente, os desencontros epistemológicos e sócio-políticos como empecilhos na construção de um pertencimento e identificação desses sujeitos como parte das universidades públicas. Este estudo se debruça em alguns elementos que envolvem a chegada dos estudantes indígenas no espaço universitário, como os consequentes processos de desterritorialização, afastamento de suas culturas, assim como o contato com um ensino construído a partir de uma epistemologia colonizadora. Como apontamentos finais, fica evidente que há uma escassez na existência de políticas e ações que permitam a existência plena de pessoas indígenas no ensino superior. Mais que isso, demonstra-se necessário pensarmos não somente na inclusão desses sujeitos nos espaços universitários, mas na construção de um outro modo de viver a cultura acadêmica e a produção do conhecimento científico que contemple os saberes dos demais povos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação da Extensão Universitária Curricular no Planejamento Docente(EUPG, 2023-03-23) Silva, Luciane Duarte da; Vieira, Almir Martins; Claro, José Alberto Carvalho dos Santos [UNIFESP]; https://lattes.cnpq.br/0865792662046289; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A partir da publicação da Resolução CNE/CES 7/2018, que trata das diretrizes da Extensão Universitária, novas exigências no planejamento acadêmico têm sido demandadas de docentes e gestores acadêmicos em todas as instituições de ensino superior em seus cursos de graduação. No que se refere à avaliação, as instituições devem elaborar instrumentos para sistematização e registro de suas ações extensionistas, de modo que as transformações no cotidiano universitário contribuam para o processo de formação dos estudantes. Diante deste contexto, este trabalho tem por objetivo apresentar propostas de indicadores a serem criados para o processo de avaliação da extensão universitária curricular como referência para professores no contexto dos cursos de Administração. Por meio de abordagem qualitativa, desenvolveu-se pesquisa de caráter documental, cujos resultados indicaram a necessidade de sistematizar as ações de extensão curriculares em processos sistêmicos institucionais, com ações extensionistas centralizadas em grandes programas e projetos. Concluiu-se que a extensão universitária impacta a formação profissional e cidadã dos estudantes, devendo, portanto, ser considerada no planejamento docente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A avaliação do tutor realizada pelos discentes no Curso de Medicina da Unimontes(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011) Barreto, Nair Amélia Prates [UNIFESP]; Sonzogno, Maria Cecília [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objective: To analyze the meaning assigned by the tutor for the evaluations performed by students of Medical Course at State University of Montes Claros on their performance regarding commitment, responsibility, technical ability, interest in the student individual needs and feedback provided by the students. Methodology: A qualitative, descriptive and exploratory study, whose subjects were 11 tutors of the Specific Content Module of the first and seventh periods of the second half of 2009. Structured interviews with analysis and interpretation of results were used to collect data according to thematic analysis. Results: The tutors were mostly female professors with master's and specialist course; predominance of the 40- hour work week system. Tutors of the first period had higher education and degree and have been working since a long time in the higher education, greater workloads and with more time working in mentoring. All tutors of the 7th period have employment in other institutions. The thematic categories observed in the interviews are: aspects that influenced the choice of tutoring; training in tutoring; knowledge of the evaluation performed by students at the end of each module; tutor´s idea regarding evaluation and tutor´s perception on evaluation via Intranet. Aspects that influenced the choice of tutoring: invitation and needs of the institution, interest in PBL methodology. Only a few teachers were trained; some subjects became tutors observing the action of other tutors. The evaluations performed by the students showed that they were not involved, as well as teachers and administrators were not committed to the results. Regarding the evaluation´s concept aspect, it was observed that all individuals know and understand the importance of conducting such a process, but some teachers are not interested in the students’ evaluations which support the changes. Conclusions: The teacher´s evaluation performed by the students should be a further stimulus for development of skills that allow us to reflect on the thought and criticism about the practice and praxis, on considering the individual and the other, and cooperative strategies on learning and multiple intelligence teaching approaches converging to allow different perspectives and practices of evaluation as a tool to measure the quality of teaching-learning process - aiming the objectives of the course. We expect that these findings will contribute to improve the academic staff´s perception about their role in the construction and curricular organization and therefore in the formation of new physicians, as provided in this Pedagogical Politic Project of this course.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Cartilha sobre estudantes com epilepsia no ensino superior e na Pós-graduação: o que o/a docente precisa saber?(Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - ProPGPq, 2024-12-05) Coordenadoria de Integração , ProPGPq [UNIFESP]; Escritório de Ações Afirmativas, ProPGPq [UNIFESP]; Martins-Berggreen, Haiane Stefane; Sacaloski, Marisa [unifesp]; http://lattes.cnpq.br/3501056496991426Epilepsia é um distúrbio cerebral resultante da predisposição contínua do cérebro em gerar crises epilépticas e pelas implicações neurobiológicas, cognitivas, psicossociais e sociais decorrentes dessa condição, caracterizada pela presença de ao menos uma crise epiléptica (International League Against Epilepsy-ILAE, 2014). Devido à variedade de causas e formas de investigação, “os perfis epidemiológicos variam grandemente pelos vários países e regiões, com prevalências oscilando entre 4 e 10/1000” universitários/as (DIAS, 2011, p. 3). Há inúmeras causas e manifestações da epilepsia.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Conceitos e práticas de ensino e exercício da liderança em Enfermagem(Assoc Brasileira Enfermagem, 2016) Neves, Vanessa Ribeiro [UNIFESP]; Sanna, Maria Cristina [UNIFESP]Objective: to identify, describe and analyze characteristics of leadership, head nurses and participants in the teaching-learning process of leadership in Nursing, according to nurse professors who performed studies on this theme and taught such content between 1972 and 1994 in nursing schools of the state of Sao Paulo, southeastern Brazil. Methods: Thematic Oral History was used. A total of four nurse professors were interviewed, whose reports were submitted to content analysis. Results: the following aspects were approached in this study: the context in which students developed leadership, the influence of previous experiences on leadership qualification, its attributes, the importance of leadership, the value of teaching it, the possibilities of emancipation of a head nurse, the repercussions of teaching leadership for one's professional life, the relationships between qualification and job market, the aspects of teaching qualification and students' characteristics. Conclusion: although not essential for nursing qualification, leadership had a symbolic capital.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Concepção de Educação Física para estudantes de Educação Física da Universidade Federal de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2013-12-16) Mota, Lyara Maria da [UNIFESP]; Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5847188428462650; http://lattes.cnpq.br/6099659789085935; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Os objetivos deste trabalho consistiram em compreender as concepções de Educação Física (EF) e relacioná-las com o plano pedagógico do curso. A pesquisa foi realizada com 63 alunos do curso de EF com idade entre 18 e 40 anos respeitando os seguintes critérios de inclusão: estar matriculado no curso; estar frequentando as aulas e o critério de exclusão de ter cursado o curso parcial ou integralmente em outra Instituição. A pesquisa foi desenvolvida pela abordagem qualitativa e aplicamos um questionário como instrumento de coleta de dados. Como resultado chegamos em 4 categorias: Área de Conhecimento; Área de Intervenção; Área de Reflexão e Não responderam. Obtivemos subcategorias relacionadas à Área de Conhecimento devido à heterogeneidade envolvendo o objeto de estudo como: Movimento humano, Corpo humano, Atividade física, Exercício Físico e Esporte e Não está claro. Na Área de Intervenção obtivemos as seguintes subcategorias como: Qualidade de vida, Saúde e Esporte, Educação do corpo, Não citada. Na Área de Reflexão, a EF é entendida como compreensão e construção do corpo para objetivos particulares. Apresentamos na discussão elementos que caracterizam uma EF mais humana e que compreende uma linguagem sensível do movimento humano. Dessa forma, concluímos que a maioria das respostas dos estudantes vai ao encontro do projeto pedagógico do curso, uma vez que grande parte dos estudantes consideram a EF uma área de conhecimento ou intervenção que lida com o movimento humano, Enretanto, compreende-se a necessidade de considerar o movimento humano em todas as dimensões, tanto na perspectiva das ciências humanas quanto na perspectiva das ciências naturais, evitando assim a preponderância de uma sobre a outra. Ou seja, para assim ser possível valorizar as diferentes formas da expressão humana, a partir da linguagem simbólica do movimento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Da química à bioquímica: conceitos e pré-requisitos para uma melhor aprendizagem(Universidade Federal de São Paulo, 2018) Visciano, Henrique Gomes [UNIFESP]; Gerab, Irani Ferreira da Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2808787853025159; http://lattes.cnpq.br/0623400524465548Biochemistry is a discipline offered in undergraduate health courses whose learning depends on previous knowledge in the field of chemistry, which should be learned during basic education. The objective of this study was to analyze the previous knowledge of chemistry that a graduate of the health area must present to favor the learning of biochemistry from the perspective of teachers. A qualitative descriptive research was carried out through semi-structured interviews with 06 biochemistry teachers for undergraduate health courses at a university with a solid tradition in the training of professionals in this area. To analyze the data was used content analysis of the thematic type. Teachers consider that students are not prepared to learn biochemistry, although with difference according to the course. They reported difficulties regarding the lack of previous knowledge about math and chemistry topics, such as oxreduction and thermochemistry topics, areas indicated as the greatest deficiencies of students. Another obstacle factor was the immaturity of the students. As strategies to alleviate the difficulties are used classes of revision and resumption of the topic when necessary. A script for directed study was developed as a product of this research.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Da RÉ-existência à REsistência: diálogos e tensões entre Ensino Superior, Questão Racial e Serviço Social(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-16) Silva, Brenda Barbosa [UNIFESP]; Batistoni, Maria Rosângela [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6583534535303850; http://lattes.cnpq.br/3372293809910891; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa investiga a origem do ensino superior no Brasil, os processos de resistências de pessoas negras e sua luta no acesso à educação com vistas a sua integração na sociedade de classes e os impactos advindos da ampliação do ensino superior no contexto da contrarreforma universitária e revisita Fundamentos do Serviço Social a partir desse percurso. No primeiro capítulo “As Origens da Educação Superior no Brasil” recuperamos aspectos sócio-históricos que conformam a educação, especialmente a formal e pública no Brasil, caracterizando o caráter étnico-racial de acesso ou não a educação. No segundo capítulo, “Resistências Negras, Educação e ampliação do Ensino Superior” abordamos aspectos sócio- históricos sobre as formas de organização política da população negra, especialmente no que se refere ao acesso à educação e ensino superior, destacando Assistentes Sociais que participaram dessas resistências. No terceiro capítulo, “Questão Social, Questão Racial e Serviço Social recupero aspectos sócio-históricos sobre a gênese e institucionalização do Serviço Social no Brasil, seu fundamento e atuação com a questão social junto a classe trabalhadora e os desafios que se apresentam à profissão a partir da ampliação do acesso de pessoas negras ou pobres ao ensino superior na formação em Serviço Social A pesquisa é de base bibliográfica em fontes secundárias em uma abordagem radicalmente qualitativa, que assume o pesquisador como parte da pesquisa e considera suas vivências na produção de conhecimento, o que nos permite narrar experiências escreviventes em diálogo com a investigação aqui proposta.
- ItemSomente MetadadadosDemocratização do ensino superior? Percepções de estudantes ingressantes pelo sistema de cotas racial na Unifesp Guarulhos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012) Nogueira, Priscilla Lemos [UNIFESP]; Souza, Davisson Charles Cangussu de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9521153041999015; http://lattes.cnpq.br/1444226196491607; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The main objective of this work is to discuss the students perception about racial quota and theirs experience as quotist college students, as well to assess how theirs analyses head for a contemporary literary production about it. The assignment concern discussions about racial relations and black identity construction, connecting it with academic production about introducing racial quota to enter public higher education in Brazil. The objective of this discussion is to identify concepts for creation of questionnaire to interview Unifesp students, Guarulhos campus, who had been admitted to university by racial quota system.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Do acesso a permanência estudantil: políticas de apoio material, acadêmico e simbólico no Brasil(Faculdade de Educação da UFRJ, 2024-04-30) Heringer, Rosana [UFRJ]; Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP]; Toti, Michelle Cristine da Silva [UNIFAL]; Prado, Ruth Maria Moraes Oliveira [IFMA]; Silva, Ana Paula dos Santos da [UNIFESP]; Abdalla, Amanda Aparecida [UNIFAL]; Oliveira, Camila Viviane de [UNIFAL]; http://lattes.cnpq.br/5525365551841212Este estudo faz parte do projeto “Affirmative action and the right to higher education: recent changes, outcomes and political action in Brazil”, desenvolvido pelo LEPES (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior), da Faculdade de Educação da UFRJ, em conjunto com a Ação Educativa, com apoio da Open Society Foundation. A pesquisa teve como objetivo mapear as ações de permanência e assistência estudantil aos estudantes nas sessenta e nove (69) universidades federais (UF) brasileiras, por meio das informações disponíveis nos websites das universidades e dados coletados diretamente com as instituições. Para este trabalho foi reunido um grupo de pesquisadores brasileiros com experiência de pesquisa nos temas propostos. Partimos de um referencial teórico baseado nos seguintes aspectos: emergência dos estudos sobre assuntos estudantis nas universidades federais brasileiras; políticas de permanência e assistência estudantil; histórico das ações de assistência e permanência estudantil nas universidades federais a partir do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES); permanência e assistência como direito; financiamento das ações de permanência e assistência; permanência, assistência e apoio pedagógico; ações afirmativas e demandas por assistência estudantil e apoio pedagógico, entre outros temas (Vargas e Heringer, 2016; Heringer, 2022; Dias et al, 2020; Toti, 2022; Dias, 2021, Prado, 2021; Santos, 2009). Tomamos como ponto de partida o trabalho de Vargas e Heringer (2016) que analisa um levantamento, realizado no primeiro semestre de 2015, das políticas de assistência estudantil nos websites das 63 universidades federais existentes à época. A partir dos dados e revisão bibliográfica realizada, consideramos que as concepções adotadas pelas Pró-Reitorias e suas equipes amadureceu ao longo dos anos (Dias, 2021) na direção daquilo que Vargas e Heringer (2016) já haviam colocado, apresentando, hoje, a concepção de políticas de permanência como responsável por iniciativas mais abrangente do que, simplesmente, as ações de transferência de recursos ou de apoio material. Com base nas estruturas institucionais e ações encontradas na nossa pesquisa, podemos afirmar que a permanência, ou os assuntos estudantis, é concebida como a política voltada a promover a inserção plena dos estudantes na vida universitária, favorecendo a aprendizagem, integração e conclusão do curso. Portanto, ratificamos a definição de que as políticas de assistência estudantil estão contidas nas políticas de permanência, sendo específicas e voltadas a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, mas não esgotando a abrangência das ações voltadas à permanência (Honorato, Vargas e Heringer, 2014).
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação E Trabalho No Brasil: Análise Da Experiência Da Escola Dieese E O Novo Curso De Ciências Do Trabalho(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-04-07) Pereira, Stenia Cassia [UNIFESP]; Abreu, Claudia Barcelos De Moura [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This research aims to analyze the experience of a new undergraduate program, the Bachelor of Work Sciences, offered by a newly created institution of higher education, the DIEESE School of Work Sciences, which features in its pedagogical proposal, to produce knowledge from what is known and from the experience of the student worker. Starting from studies that treat on the relationship between education and work in Brazil, which highlight the logic of the capitalist production method of denying many workers access to theoretical knowledge and its connection with practical knowledge. This research aims to analyze the extent to which the proposed Work Sciences course can submit a counter-hegemonic pedagogy. To this end, the eminently qualitative research, case study on this course, was performed using documentary research, through the analysis of the institutional school reports and documents of DIEESE and its maintaining entity, and interviews with 20 graduates from the first group, who completed the Work Sciences course in the year of 2015. The survey results point to some challenges, in particular because it is a new course and little known, but on the other hand, show, through the reports of the students interviewed, that the curriculum and methodology of the Work Sciences course allowed, among other important issues, to develop a greater theoretical understanding of the reality.
- ItemSomente MetadadadosEducação Em Saúde E Diabetes Mellitus: Práticas Na Atenção Primária(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-04-26) Goncalves, Cristiane Aluiza [UNIFESP]; Brisola, Lidia Ruiz Moreno [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Diabetes mellitus (DM) is one of the most prevalent chronic diseases in the world and its relevance to collective health is associated with high morbidity and mortality and its repercussions on patients' daily lives. As an important chronic condition that challenges the health systems, DM finds in Primary Health Care a privileged scenario for the users care, with a guidance to actions in health promotion. In the interface of these actions, the health education is thought as a way to allocate resources to transform living conditions. However, in spite of the expansion of discourses about health education, their practices didn't reach an expressivity in health services. In this perspective, this study has the objective to characterize the health education actions related to DM in Primary Health Care, with a view to its improvement. This is an exploratory study with a qualitative approach done in a Basic Health Unit of the Southern Region of São Paulo Municipality. The data survey was done with the health professionals who work in the care of people with DM. Data were collected through a semi-structured interview and analyzed using the content analysis. The results indicate contradictions and ambivalences about the conceptions and practices of health education of the professionals, related to the coexistence of the traditional model of education combined with elements of the dialogical model. The main difficulties to adopt a participatory education model were related to the low participation and disposal of users to adhere to the guidelines; to the team integration and to the work management. With a view to the exercise of the educational practices, involving the surpass of transmissive and fragmented teaching, anchored in the biomedical reference, the study alerts to the relevance of the specific preparation of professionals in the scope of educational innovation. So, the incentive of permanent education and interdisciplinary work constitute the new horizons for the renovation of the health education practices in Primary Health Care.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação superior no Brasil e Chile em perspectiva comparada: movimentos opostos?(Universidade Federal de São Paulo, 2019) Giacomini, André de Souza [UNIFESP]; Souza, Luciana Rosa de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9904166775169257; http://lattes.cnpq.br/7347570345007349O atual panorama socioeconômico latinoamericano traz à tona o debate sobre a real importância social da educação como fator para a construção da cidadania na região. Considerando que Brasil e Chile têm processos históricos educacionais distintos, e que, ambos os países sinalizam para movimentos opostos frente às questões educacionais, quebrando os padrões históricos de ambos, qual seja, a pauta neoliberal norteando o debate educacional no Brasil, enquanto no Chile a pressão popular caminhou para a estatização do ensino superior. Assim, este artigo analisa comparativamente se a política pública para educação superior no Brasil e no Chile seguiu uma tendência oposta (privatização no Brasil e estatização no Chile) entre 2000 a 2016. Como metodologia, propõe-se uma análise comparativa de políticas públicas para o ensino superior, com base na teoria das capacitações de Sen (2000).
- ItemSomente MetadadadosO Estágio Curricular Supervisionado Nos Cursos De Graduação Em Enfermagem: Um Retrato Do Ensino No Estado De São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-12-20) Ferreira, Larissa Sapucaia [UNIFESP]; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objective: Understand The Development Of The Supervised Curricular Internship (Sci) In Nursing Undergraduate Courses In The State Of São Paulo. Method: Cross-Sectional, Descriptive, And Quantitative Research. The Study Population Was Composed By The Coordinators Of Nursing Undergraduate Courses In The State Of São Paulo, And 38 Nurses Were Part Of The Sample. For The Data Collection, The Coordinators Received A Semi-Structured Questionnaire Via E-Mail With Questions That Characterized The Courses And Specific Questions About The Implementation And Development Of Sci. The Collected Data Were Organized Into Excel" Spreadsheets And Analyzed By Descriptive And Inferential Statistics Using The Spss 23.0 Program. After Descriptive Analysis, Questions From The Questionnaire That Represented The Implementation Of Orientation From The National Curricular Guidelines (Ncg) For Nursing Undergraduate Courses Were Selected. Each Of The Questions Received A Score In Order To Identify The Schools That Best Meet The Guiding D