Navegando por Palavras-chave "Ensino Online"
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- ItemRestritoAprendizagem Baseada na Resolução de Problemas para a Contextualização do Ensino e Promoção da Alfabetização Científica em Geografia: uma experiência Online.(Universidade Federal de São Paulo, 2021-11-25) Garcia, Joines Gustavo Ruiz [UNIFESP]; Moraes, Jerusa Vilhena de; http://lattes.cnpq.br/4696157162108125; http://lattes.cnpq.br/9559118623988378O presente trabalho tem como objetivo investigar indícios de aprendizagem a partir da contextualização do ensino, aproximando conhecimentos prévios e científicos na promoção da Alfabetização Científica em Geografia por meio da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas Online. A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas coloca o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem e, segundo autores como Leite e Esteves (2012) e Castellar e Moraes (2010), pode conduzi-los ao domínio de novos conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais. Utilizando um pacote de soluções digitais, aplicamos nossa proposta de ensino online junto a estudantes de graduação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), durante o curso de uma disciplina semestral. Para efetivar nossa proposta, adotamos como metodologia a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), que possibilita a participação dos integrantes do contexto de aprendizagem na busca de solução para os seus problemas, observando, descrevendo e planejando ações. Para sistematizar nossa busca por indícios de aprendizagem, utilizamos os Indicadores de Alfabetização Geográfica (IAG) (RODRIGUES, 2018), composto por sete categorias do raciocínio geográfico e nível de aprofundamento de cada um destes, mensurados a partir dos conceitos e argumentos utilizados. Além disso, aplicamos um questionário com perguntas fechadas e abertas para autoavaliação e heteroavaliação. Os resultados permitem-nos inferir que a proposta propiciou o desenvolvimento do raciocínio geográfico, da compreensão acerca do funcionamento da ciência e da relação entre a sociedade e seu meio físico, de trabalho em grupo, da comunicação oral e escrita e da capacidade argumentativa, além de ser uma experiência positiva, segundo a avaliação feita pelos estudantes.
- ItemEmbargoFormação interprofissional em saúde em tempos de pandemia: análise do contexto, organização e relações no deslocamento do presencial para o remoto em cursos de graduação(Universidade Federal de São Paulo, 2023-04-14) Silva, Cynthia Girundi [UNIFESP]; Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]; Bettine, Marco Antônio; http://lattes.cnpq.br/7182630037303885; http://lattes.cnpq.br/3179063226554474; http://lattes.cnpq.br/4508065293666406; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Em virtude da pandemia de covid-19 fez-se necessário analisar a formação interprofissional dos cursos de graduação em saúde do Instituto Saúde e Sociedade, da Universidade Federal de São Paulo - campus Baixada Santista, que passaram a ofertar as atividades em formato de ensino remoto emergencial, por meio das Atividades Domiciliares Especiais. Para isso o objetivo desta pesquisa foi analisar a organização e as interações do processo de ensino aprendizagem interprofissional nos cursos de graduação em saúde nos contextos presencial e remoto. Foi utilizado um desenho misto de triangulação concomitante, com uma etapa quantitativa (QUAN) e uma qualitativa (QUAL), a partir da análise dos Eixos Comuns do projeto pedagógico dos cursos, nas quais participaram docentes da Unifesp e estudantes matriculados nestes eixos. Na etapa QUAN os estudantes responderam ao questionário padronizado Readiness Interprofessional Learning Scale (RIPLS)-40, versão brasileira e o Questionário sobre Interprofissionalidade e Processo de Formativo Discente Presencial e Online, criado pelas pesquisadoras para avaliar questões sociodemográficas, de acesso e familiaridade com tecnologias digitais e da interprofissionalidade no processo de ensino-aprendizagem. Já os docentes responderam somente o Questionário sobre Interprofissionalidade e Processo de Trabalho Docente Presencial e Online, para também analisar os fatores acima citados na perspectiva dos professores. Na etapa QUAL os docentes e estudantes foram convidados a participar de entrevistas em profundidade, por meio da técnica de amostragem tipo bola de neve, para aprofundarmos as questões das vivências e demandas geradas no ensino interprofissional devido a pandemia. Ambas as etapas foram realizadas por meio do uso de plataformas digitais. Os dados da etapa quantitativa foram analisados por estatística descritiva e inferencial com auxílio do software IBM SPSS e IBM SPSS-AMOS, e os dados qualitativos foram analisados com a técnica de análise de discurso a partir da hermenêutica comunicativa habermasiana e do discurso coletivo de Lefêvre, com auxílio do software Atlas.ti. Este estudo identificou uma diminuição na disponibilidade para a aprendizagem interprofissional e no estímulo de competências interprofissionais quando comparados os contextos pré e pós-pandemia. Além disso, observamos que o desenvolvimento docente é essencial para a sustentabilidade da formação interprofissional. Foi possível perceber a importância da formação dos docentes e da experiência dos estudantes para apoiar essa proposta formativa, bem como as tensões que existem nas relações entre as diferentes áreas de formação. A pandemia apresentou inúmeros desafios para a formação interprofissional, mas também impulsionou mudanças positivas na relação entre professores e estudantes e na abordagem coletiva para lidar com os desafios. Portanto, é necessário criar espaços para o diálogo e o consenso, com o desenvolvimento dos professores e interações mais horizontais com os estudantes como base para essa discussão pautada na colaboração. Apesar das limitações encontradas nesta pesquisa, este estudo contribui para a compreensão dos desafios e possibilidades da formação interprofissional e pode ajudar na implementação de práticas educacionais mais efetivas e colaborativas.