Navegando por Palavras-chave "Ensino Fundamental"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Acurácia e compreensão de leitura e memória fonológica operacional no 2º ano do Ensino Fundamental(Universidade Federal de São Paulo, 2020-12-11) Santos, Marcelo Zambon dos [UNIFESP]; Avila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]; Nepomuceno, Pablo Felicio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8845742802064507; http://lattes.cnpq.br/4265004102490366; http://lattes.cnpq.br/2139877965741317; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Investigar associações entre a compreensão e a acurácia de leitura, a compreensão auditiva e a memória fonológica operacional, em escolares do 2º ano do Ensino Fundamental, segundo o desempenho em compreensão leitora. Método: Este é um estudo retrospectivo, de corte transversal, comparativo, e de análise quantitativa. A partir de consulta em banco de dados, foram analisados os desempenhos de uma amostra randomizada de 195 crianças escolares sem queixas de aprendizado, matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental de escolas privadas e públicas do município de São Paulo. Levantaram-se as respostas corretas das provas de: compreensão de leitura de texto narrativo e leitura oral de palavras isoladas (acurácia), compreensão auditiva (texto narrativo), de memória de curto prazo (span de dígitos em ordem direta) e memória fonológica operacional (span de dígitos em ordem inversa). A amostra foi dividida em dois grupos a partir do desempenho na tarefa de compreensão de leitura: GI (n=68; 66% de acertos ou mais) e GII (n=127, menos de 66% de acertos). Calculou-se o coeficiente de correlação de Pearson (nível de significância adotado em 5%). Resultados: Para a amostra total desse estudo observou-se correlação positiva fraca entre todas as variáveis do estudo (acurácia e compreensão de leitura, compreensão auditiva, memória de curto prazo e memória fonológica operacional), exceto entre a acurácia de leitura e memória de curto prazo. Quanto aos grupos, GI apresentou melhor desempenho em todas as tarefas analisadas em comparação ao GII, além da compreensão de leitura. Nenhuma correlação foi identificada entre memória fonológica operacional e compreensão de leitura. Em ambos os grupos a compreensão leitora associou-se com a compreensão auditiva. Conclusão: As diferentes correlações encontradas, na amostra total e para cada grupo, evidenciaram a ocorrência de processamentos distintos associados à compreensão de leitura, e reafirmam a importância do domínio de estruturas cognitivas e linguísticas para a leitura competente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Alfabetização científica em Geografia: uma análise da proposta curricular do município de Itaquaquecetuba(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-08-19) Silva, Gildo Gomes Da [UNIFESP]; Moraes, Jerusa Vilhena De [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The teaching of Geography has undergone didactic-pedagogical reformulations through the application of new methodologies and more specifically of the active methodologies for the construction of geographic knowledge. Since it was observed in a basic elementary school that most of the students in the 5th grade of Elementary School completed the first part of this modality of education and wound up to the 6th grade of elementary school without appropriating the main basic concepts of Geography such as: landscape, territory, region, place, space. It was proposed to conduct a qualitative documental research in which the municipal curricular proposal of Itaquaquecetuba was analyzed in order to investigate whether the curricular proposal of the first period of the Geography area contributes to the process of scientific literacy and construction of knowledge in this science. In order to do so, it was necessary to analyze the geography elaborated by the Municipal Department of Education of Itaquaquecetuba county, in order to corroborate whether the curricular proposal of Geography was in agreement with the expected objectives of the theoretical references that deal with this subject. A bibliographic review was carried out in the databases of the ERIC platform (Education Resource Information Center and in the database of the CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) platform in which scientific articles, thesis and dissertations were collected, in addition, some works by authors who work on the formation of geographic concepts and the construction of significant knowledge through the application of active methodologies and Scientific literacy in the teaching of Geography were used as theoretical references. These works served as an epistemological apparatus for the theoretical foundation for this research. The collected and analyzed works made it possible as a foundation and theoretical foundation to corroborate the construction of science from a historical perspective and the importance of science as a social-historical construction. The accomplishment of the bibliographical revision enabled a conceptualization of literacy scientific and confirmation of the affirmation of its importance as an active methodology applied to the teaching of Geography as well as a (re) conceptualization of the main geographic concepts. In view of this, it can be seen that some conceptual gaps have been found in the curricular proposal of Geography for Elementary School in Itaquaquecetuba county both in relation to the curriculum conceptualization as well as the geographical concepts that are presented to the teachers through the curricular proposal. This determines the urgent need to construct a curricular pedagogical proposal that assures teachers the possibility of constructing together with the students of this grade of teaching, a scientific-practical-culture in the school.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise e desenvolvimento de jogos digitais: a matemática do ensino fundamental e seus registros de representação semiótica(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-11-19) Pereira, Sabrina Alves [UNIFESP]; Linardi, Patricia Rosana [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloIn the scenario of difficulties of several students in the context of learning mathematics, it has stood out as an alternative, the increase in the potential of technologies, among them, digital games. In this sense, this research aimed to analyze digital games for the teaching and learning of mathematical content of Elementary Education and to develop a prototype of a mathematical digital game in the context of Financial Education. For that, some of the references adopted were Rodrigues (2014), which presents Technical and Pedagogical Aspects of digital games and Duval (2006, 2012), which deals with cognitive processes of learning mathematics in his Theory of Registers of Semiotic Representation. With a qualitative approach, complemented by quantitative data, the methodological procedures consisted of four phases. In phase 1, four platforms containing mathematical digital games were chosen, resulting in a total of 104 games, with some general characteristics being presented, among them the Content fields in which they were classified: Counting and basic operations, Financial, Generalization, Geometric, Metric systems and Information treatment. In phase 2, six categories of analysis of Technical and Pedagogical Aspects were defined, in which these games were classified, they are: Genre (Action, Adventure, Racing, Strategy, Puzzle, Quiz); Advertising (whether or not they present advertising at the beginning or during the game); Random (whether or not they present randomness at each restart); Explanation (present or not explain content); Feedback (whether or not it provides a correct answer); and Register or Transformation (it presents only registers or transformations of registers of semiotic representation in the form of Treatment, in the form of Conversion or in both forms). Considering that these Technical and Pedagogical Aspects do not qualify or disqualify the games, potentialities and challenges of these categories were also discussed. In phase 3, the games classified in each Field of content were grouped in the categories of analysis of Technical and Pedagogical Aspects. In addition, the importance of the Fields for Mathematics Education was discussed, also presenting examples of the analyzed games, explaining the Registers of Semiotic Representation identified. And in phase 4, in theoretical terms, the development of the digital game was also based on Morais (2003). Python programming language studies were carried out to develop the ‘Universo Financeiro’ prototype, similar to a board game. The ‘Universo Financeiro’ presents as didactic purposes learning by having fun through a game, with a fictional narrative plot about Financial Education, exploring Mathematical contents, through different representations. It sought to explore the defined Technical and Pedagogical Aspects, to contemplate different Registers of Semiotic Representation and Transformations in the form of Treatment and Conversion at various times. It is hoped that the results of this research can contribute to the use of digital games as an alternative for teaching and learning mathematics by exploring the visual potential of these media and for parents, guardians, teachers, researchers and students to choose games. In addition, it is believed that this work can be used to analyze other games and to think about the development of future educational digital games.
- ItemAcesso aberto (Open Access)ASPECTOS INCLUSIVOS ABORDADOS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-13) Lacerda, Aline; Menezes, Maria; http://lattes.cnpq.br/5073759192209623; http://lattes.cnpq.br/6018194164037901Tendo em vista a importância da articulação entre Educação Inclusiva e livro didático, a pesquisa se enquadra no contexto da teoria crítica de currículo que questiona a neutralidade e as relações de poder que envolvem o recorte do conhecimento proposto no currículo escolar. Desta forma objetivou identificar e discutir o tratamento dado à perspectiva da Educação Inclusiva em livros didáticos da Educação Básica, particularmente em duas coleções do 2.º ano do Ensino Fundamental I, aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD, buscando observar, também, nestas propostas a existência ou não de adaptações curriculares. Foi eleita como metodologia, a abordagem qualitativa de acordo com Marconi e Lakatos (2018a), a partir da análise de conteúdo, segundo Bardin (2016). O desenvolvimento da pesquisa exigiu um levantamento bibliográfico e em documentos; deste modo a fundamentação teórica apresenta os interlocutores centrais da pesquisa, para o debate sobre Educação Inclusiva: Freitas (2019), Booth e Ainscow (2012) e Carvalho (2018), sobre formação docente Nóvoa (2017), para a perspectiva curricular, Sacristán (2017); discorre-se ainda sobre a história do livro didático, de acordo com Gatti Jr.(2004) e Munakata (2012), assim como é proposto um breve histórico sobre o PNLD a partir da explanação dos diversos decretos que organizaram esse programa ao longo dos anos, bem como por meio das contribuições de Caimi (2018), foi apresentado uma síntese sobre a legislação que fundamenta a Educação Especial. Um dos principais resultados alcançados refere-se ao reduzido espaço reservado aos aspectos da Educação Inclusiva e das propostas de adaptação curricular presentes nos livros didáticos, isto porque evidenciou-se apenas duas ocorrências de adaptações curriculares e uma baixa incidência dos seguintes aspectos da perspectiva inclusiva: marcos legais, valores, sugestões para uma boa convivência, combate ao preconceito e discriminação, referência à pessoa com deficiência, diversidade humana e discussão sobre desigualdade social. Merece destaque, apesar de pouco promissor, três livros: um de Língua Portuguesa, um de História e outro de Ciências, os dois primeiros, por terem apresentado ocorrências na maioria dos aspectos pesquisados, já a obra de Ciências, pelo motivo oposto, visto que não trouxe registros em nenhum dos tópicos analisados. Ao final, conclui-se que propor sugestões de adaptações curriculares e desenvolver temáticas inclusivas nos manuais didáticos pode contribuir com as demandas da Educação Inclusiva, com a finalidade de possibilitar que o livro didático sirva como instrumento para ampliar o trabalho inclusivo apresentando subsídios e propondo reflexões.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Associação de medidas microestruturais na macroestrutura de narrativas orais de escolares típicos do 4º e 5º do Ensino Fundamental(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Pires, Mariana de Sousa Moreira [UNIFESP]; Avila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4265004102490366; https://lattes.cnpq.br/0753042558180136Objetivo: Investigar a associação de elementos microestruturais sobre a macroestrutura de narrativas orais de escolares típicos do 4º e 5º ano do EF I e identificar se idade, sexo e escolaridade interferem nessa relação. Método: Foram analisadas 152 narrativas de escolares matriculados no 4º (n=77) e 5º ano (n=75) do Ensino Fundamental I (78 meninos e 74 meninas; média de idade=122,01; DP= 6,81). As narrativas foram analisadas e pontuadas em suas macroestruturas segundo os elementos: cenário; tema; enredo; desafios; resolução; abertura e fechamento. As seguintes medidas de microestrutura foram calculadas com o uso da ferramenta computadorizada NILC-Metrix: diversidade de palavras de conteúdo; diversidade de palavras funcionais; média de idade de aquisição; preposições por sentença; palavras por sentença; similaridade semântica – pares de sentenças; similaridade semântica – sentenças anteriores. Correlações entre as medidas de macro e microestrutura foram investigadas por meio do teste de correlação de Pearson. Para investigar a associação das medidas de microestrutura sobre a macroestrutura, foi construído um modelo de regressão linear múltipla tendo a pontuação total de macroestrutura como variável dependente. Para cálculo do tamanho do efeito do modelo de regressão, realizou-se a conversão da estatística F para o coeficiente r (valor significante no nível de 5%). Resultados: foram encontradas correlações positivas e negativas entre elementos da macroestrutura e da microestrutura das narrativas analisadas. As variáveis diversidade de palavras funcionais: 8,9% (F = 15,814, p < 0,001, r = 0,323) e Honoré: 5,3% (F = 9,538, p = 0,002, r = 0,256) se associaram de forma significante a pontuação total da macroestrutura. Conclusão: As melhores narrativas também apresentaram valores mais elevados de elementos linguísticos. As variáveis de complexidade lexical, Honoré e Diversidade de Palavras Funcionais, se associaram a macroestrutura das narrativas orais elaboradas pelos escolares do 4° e 5° ano do Ensino Fundamental. As variáveis idade, escolaridade e sexo não influenciaram a relação entre micro e macroestrutura das narrativas analisadas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os ciclos de aprendizagem na reorganização curricular do município de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-08-26) Giannichi, Heloisa Maria De Morais [UNIFESP]; Silvestre, Magali Aparecida [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This research sought to characterize the alternatives the pedagogical staff of a region of the city of São Paulo created to implement the so called “Learning Cycles”, proposed by a municipal program "Mais Educação". The overarching aim of this research was to understand the reorganization of the elementary education curriculum that occurred from 2013 to 2016 in the Municipal Schools of São Paulo. To achieve such aim, first we made a brief historical report of its inauguration. Then we analyzed the curricula and forms of curricular organization that municipal schools have experienced. Finally, we explored the document published by the management of 2013-2016 on the implementation of the learning cycles. This document presents the definition of the organization of nine years of elementary education in three modules: Literacy cycle (1st to 3rd year); Interdisciplinary Cycle (4th to 6th year); Authorship cycle (7th to 9th grade). To compose our theoretical background, we used the concepts of curriculum developed by Tomaz Tadeu da Silva (2006, 2007), Gimeno Sacristán (2017) and the concepts of cycles explored by Perrenoud (2004) and Jefferson Mainardes (2007, 2009). As specific objectives, this research sought to know the factors that intervened this curricular reorganization, to analyze the different concepts cycles proposed in the municipal context, and to describe ways that the pedagogical staff of schools have found to implement the cycles and establish relationships between practices and theoretical contributions. To collect these data, we first gave a questionnaire to be answered the pedagogical coordinators of the northern region Sao Paulo. Second, we conducted interviews with six of them to understand the paths and challenges they have found to accomplish this curricular proposal. The analysis of these data followed a qualitative approach. Our analysis revealed that the schools, according to their possibilities, are in the process of implementing the learning cycles, but the pedagogical staff still perceive many obstacles and have many doubts about how to reorganize the curriculum according to what is demanded by the learning cycles.
- ItemSomente MetadadadosCompreensão de leitura e habilidades de linguagem e memória segundo as redes de ensino(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-02-27) Rebello, Beatriz Meira [UNIFESP]; Avila, Clara Regina Brandao De [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloObjective: Characterize according to the education network, the performance profile in memory and language tasks and to identify possible associations of these skills with reading comprehension in 5th grade students. Method: CEP/UNIFESP: 0742/2018. Prospective, cross-sectional and quantitative analysis. Participated a total of 78 students (boys and girls) enrolled in the 5th grade of public and private elementary school. The participants did not present any complaints or indicators of low school performance and were also screened for the value of the oral reading rate and evaluated through the application of specific tests. The performance of the networks was compared according to the variables: oral comprehension, expressive and receptive vocabulary, working and short-term memory, reading accuracy and reading comprehension. The t-Student test was applied and Pearson's correlation coefficient was calculated. A multiple linear regression model was also fitted using the least squares method. The value for statistical significance was set at p <0.05. Results: Significant differences were detected between the distribution of the Receptive and Expressive Vocabulary tests, phonological short-term Memory and Accuracy in the two types of network. In these, the values in the public network were lower than in the private network. In the public network, reading comprehension was shown to be correlated with oral comprehension tasks, vocabulary, phonological short-term memory and work memory. In the private school system, reading comprehension was correlated only with phonological work memory evaluated with pseudowords. The phonological work memory evaluated with sequences of digits was the task that most explained the performance in reading comprehension, regardless of the school network. Conclusion: The two education networks differed in terms of language skills, memory and correlations investigated. A better performance was observed in receptive and expressive vocabulary and phonological short-term memory in the private school system. A greater number of associations of language and memory skills with reading comprehension found in the public network also differentiated the performance of the two networks. The task of operational phonological memory (in the repetition of digits in reverse order) was the best predictor of Reading Comprehension regardless of the school system.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A compreensão de professores de Educação Física sobre saúde e suas implicações no planejamento da prática pedagógica(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-28) Lima, Juliane Pereira [UNIFESP]; Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5847188428462650; http://lattes.cnpq.br/9846194311487104; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Os objetivos do estudo consistem em avaliar a compreensão de professores de Educação Física de escolas públicas e privadas de ensino fundamental de rede municipal e estadual de São Paulo sobre saúde, bem como compreender as implicações dessa compreensão no planejamento da prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Participaram do estudo nove professores de Educação Física de ambos os sexos e de qualquer faixa etária, do ensino fundamental lotados em escolas públicas e privadas do Brasil. A coleta de dados envolveu aplicação de um questionário virtual disponibilizado em redes sociais e na página da Unifesp Campus Baixada Santista, sendo abordadas questões abrangentes relacionadas ao perfil docente, além de aspectos específicos no que tange a concepção de saúde e sua consideração no planejamento pedagógico. A análise dos dados se deu por categorias não apriorísticas. Em termos de resultados, temos profissionais de Educação Física com graduação concluída em instituições públicas entre os anos de 1998 e 2014, além de, possuírem pós-graduação entre os anos 2000 e 2021 e tempo de atuação no âmbito escolar acima de quatro anos. No que se refere à concepção de saúde, as respostas convergiram para o bem-estar e condições de vida das pessoas, vislumbrando uma relação com a Educação Física a partir da conscientização, relação causal com o exercício físico, autoconhecimento, fomento de melhorias, aptidão física e prática de atividade física. Todos afirmam que a temática saúde é considerada no planejamento pedagógico, tendo como objetivos: reflexão crítica; conscientização; fomento de melhorias, e; experimentação. Nesse sentido, os conteúdos elencados pelos professores estão relacionados com a cultura corporal, exercício físico, doenças, aspectos orgânicos funcionais, nutrição, qualidade de vida e sedentarismo, benefícios do exercício físico, higiene e lesões, sendo estes selecionados a partir da Base Nacional Comum Curricular, dos interesses e demanda da comunidade e/ou dos alunos, bem como das diretrizes municipais e/ou estaduais de cada unidade escolar. No que se refere à avaliação, os professores afirmaram avaliar seus estudantes a partir dos critérios de participação e aproximação/distanciamento com o conteúdo desenvolvido, a partir dos instrumentos de observações e registros da rotina discente, provas, trabalhos, discussões e avaliação física. Conclui-se que os professores compreendem saúde numa perspectiva restrita, implicando num planejamento que se alinha às pedagogias tradicionais da Educação Física, entretanto, com flertes à pedagogia crítica.
- ItemSomente MetadadadosDesenvolvimento motor no transtorno específico da aprendizagem(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2021) Souza, Lucyane Dias De [UNIFESP]; Avila, Clara Regina Brandao De [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloPurpose: To describe motor performance profiles of a series of cases of schoolchildren followed up in a speech-language pathology clinic for a specific learning disorder with impairment in reading and writing, and to investigate correlations between the assessed motor skills. Method: CEP UNIFESP-EPM: 008116/2020. This is a cross-sectional descriptive and analytical study. Eighteen children participated, boys (n = 15) and girls (n = 3) with a mean age = 09,21 years (minimum = 06.3 and maximum = 10.6 years old; median = 09,21 years (minimum of 06.3 years and maximum of 10.6 years; median = 09.19 years). These were children treated at the speech therapy lab (Núcleo de Ensino, Assistência e Pesquisa em Escrita e Leitura – NEAPEL) EPM/HSP. They received a multidisciplinary diagnosis of Specific learning disorder of reading (F81.0 – CID 10) and / or writing (F81.8 – CID 10) disorder. They were regularly enrolled from 1st to 5th grade of elementary schools in São Paulo city, in the public school system. They were individually assessed through the application of the Motor Development Scale - MDS, as: fine and general motor coordination, balance, body schema, spatial and temporal organization and laterality. Performances were scored according to MDS. The correlation coefficient between the variables was calculated. The value of statistical significance adopted was equal to 5% (p ≤ 0.05). Results: All participants, with reading and writing disorders, presented negative General Motor Age, considering their age. Depending on the skill, children with reading and writing disorders showed psychomotor delay ranging from 01 to 06 years. Only 06 children showed adequate motor performance in one of the 06 skills assessed. Much lower classification and a serious risk factor, with limitations when performing motor activities in the balance component. Conclusion: Cases with SLD, showed from much lower to normal General Motor Quotient. Body schema, balance, temporal and spatial organization were positively correlated. Balance was the component with the greatest deficit and age lag, but it was not a predictor of the other motor skills assessed.
- ItemAcesso aberto (Open Access)E o corpo, veio hoje?(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-21) Carvalho, Carolina Anjos de; Sanches, Maria Cecília; http://lattes.cnpq.br/8095556895659808O tema desta monografia é o corpo, mais precisamente o corpo do aluno do Ensino Fundamental. Esta pesquisa pretende entender como os professores dos anos iniciais percebem o corpo e suas possibilidades de movimento. Considerando que a concepção científica tradicional é mecanicista, cartesiana, e percebe o mundo partindo de uma diferenciação e repartição entre ambiente e corpo, sujeito e objeto, sentimento e razão, foi necessário partir de uma teoria que considerasse uma unidade entre as esferas. Assim, a visão sistêmica foi utilizada como norteadora deste estudo, já que entende a realidade como uma rede de relações horizontais, intrínsecas e constantemente mutáveis. Na pesquisa, adota-se como referências principais autores como: Antônio Damásio (2011), Helena Katz (1994), Christine Greiner (2012) e Rudolf Laban (1978). O objetivo geral foi possibilitar uma reflexão acerca do entendimento de corpo na escola, visando contribuir para novas possibilidades de ação. Para tal, faz uso de entrevistas semiestruturadas, com duas professoras da rede pública do Estado de São Paulo, que fazem parte do corpo docente de uma Escola Municipal, localizada no município de Guarulhos. A hipótese norteadora se fundamentou no entendimento de que a instituição escolar e as práticas dos docentes acabam por desconsiderar o corpo como unidade dialógica, havendo, assim, uma separação e uma consequente hierarquização, entre o que se é considerado psíquico e os movimentos, considerando o corpo como acessório do processo educativo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação Ambiental em livros didáticos do ensino fundamental: Tendências e abordagens político-pedagógicas representadas em livros do PNLD 2019(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-10) Rabelo, Flávia Silva [UNIFESP]; Braga, Adriana Regina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3465256917218630No Brasil, a Educação Ambiental se institui enquanto política pública educacional por intermédio da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA - Lei 9795/99) (BRASIL, 1999), assim como, se constitui através da integração de outras políticas públicas como é o caso dos Parâmetros Curriculares Nacionais a partir do eixo transversal em Meio Ambiente. Enquanto campo social, a Educação Ambiental indica uma diversidade de contribuições para sua concepção, e ainda, divergências e pluralidades que organizam a amplitude de suas práticas (LAYRARGUES; LIMA. 2011). Buscando compreender as abordagens e representações político-pedagógicas expressas em livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro e Materiais Didáticos de 2019, do eixo interdisciplinar destinados aos 4º’s anos do Ensino Fundamental I, este estudo debruçou-se por meio da análise qualitativa textual (MORAES, 2003) na interpretação de conteúdos em Educação Ambiental expressos nos livros didáticos Àpis (Editora Ática, 2017) e Buriti Mais (Editora Moderna, 2017) a fim de verificar a articulação destas publicações em relação às políticas públicas de Educação Ambiental vigentes. Deste modo, a investigação a partir de uma perspectiva metodológica crítica em Educação Ambiental, pôde-se verificar a integração de balizadores como o PCN (BRASIL, 1997) na elaboração dos materiais investigados, bem como, a predominância da perspectiva político-pedagógica pragmática nas representações e conteúdos analisados.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação empreendedora: revisão sistemática para trazer novas perspectivas para o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos do SEBRAE(Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-03) Ferracioli, Heloisa Alves [UNIFESP]; Santos, Emerson Gomes dos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6587229762373764O empreendedorismo é caracterizado como a arte de transformar sonhos em realidade, estimulando a capacidade criativa e assumindo riscos calculados. Possui algumas vertentes, como a educação empreendedora, caracterizada como o ensino do empreendedorismo. Existem alguns programas de educação empreendedora desenvolvidos pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro as Micros e Pequenas Empresas) no Brasil, de acordo com a faixa etária. O que será abordado neste trabalho, será o JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) programa desenvolvido para crianças do ensino fundamental. O objetivo principal é de trazer novas contribuições para o programa por meio de revisão sistemática. Para isso, foi feita uma pesquisa na base Web of Science, e encontrado 60 artigos abordando educação empreendedora e escola como fator de pesquisa. Após este levantamento, foi feita a leitura de todos resumos e selecionados 11 deles em que a abordagem principal do tema é feita com alunos do ensino fundamental e médio. Ao final da análise foram encontradas quatro contribuições ao programa. Sendo elas: Inclusão de métodos adaptados às crianças com deficiência no programa; Realizar pesquisas frequentes com os alunos para acompanhar o desempenho; Aplicação de medidas atreladas ao empreendedorismo social como empreendedorismo cooperativo; Maior participação da comunidade local, empresas e a família. Com isso foi possível notar que mesmo com as possíveis contribuições o JEPP é um programa bastante completo e importante.
- ItemSomente MetadadadosOs Efeitos Da Avaliação Da Aprendizagem Na Saúde De Educandos Do Ensino Fundamental I: Uma Problematização De Resultados De Pesquisa(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-06-26) Moraes, Victor Dos Santos [UNIFESP]; Silvestre, Magali Aparecida [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Intending to contribute to a questioning of research results, this study aims to understand the effects of learning evaluation in students´s health of the early years of elementary school taking as data dissertations and theses about this subject. Therefore, it is necessary to discuss about what grounds have subsidized evaluation practices developed in this age group classes based on a bibliographical study aimed at the issue of learning evaluation. This is a qualitative research that has as theoretical framework studies of authors such as Luckesi (2011), Souza (2010), Freitas (2013), Rangel (2009), Formosinho (2011), Passone (2014), among others, which discuss about the specific field of evaluation and about the relations between education and health. Thus, this research has developed, in its essence, a detailed survey of the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTC) of the Brazilian Institute for Information in Science and Technology (IBICT) of existing academic papers on the theme discussed which resulted in the final selection of 12 studies, highlighting the correlation between evaluation of learning and the health status of children who are subjected to it. The study sought to understand, in this way, through a methodology anchored on critical interpretivism (BREDO; FEINBERG, 1982; TAYLOR, 1982) and content analysis (BARDIN, 2011), how this phenomenon can compromise the performance of the students and their impact on school trajectories of these individuals, whose results pointed out that systematized practices of evaluation are almost non-existent and those that are explicit are also based on an authoritarian and classificatory evaluation model that ends up provoking a psychological suffering for the students (GONZÁLEZ REY, 1997), making them still more vulnerable to school failure.
- ItemAcesso aberto (Open Access)ELABORAÇÃO CONCEITUAL EM RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE ENSINO FUNDAMENTAL - RELATO DE EXPERIÊNCIA(Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-11) Martins, Edilson Walney [UNIFESP]; Carvalho, Maria de Fátima [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1875338693729537; http://lattes.cnpq.br/3129991268801391Este Trabalho de Conclusão de Curso consiste em relato reflexivo de experiência vivida no âmbito do Programa de Residência Pedagógica no Ensino Fundamental (RPEF) do curso de Pedagogia da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp. Apresenta um panorama descritivo e reflexivo da experiência de estágio curricular destacando a questão da elaboração conceitual. Aborda o tema discorrendo sobre como a questão foi trabalhada, apontando limites e alcances do planejado na mediação de um conceito na interação com o projeto da escola, o planejado pela professora e saberes das crianças do grupo. O relato tem como base os documentos oficiais da instituição e os documentos pedagógicos produzidos no decorrer da RP e registrados em Caderno de Campo, e tem como fundamento a psicologia histórico-cultural de Lev S. Vygotsky.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Elaboração e desenvolvimento de atividades práticas em ciências com base em planos curriculares federais(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-02) Nogueira, Taluan [UNIFESP]; Forato, Thaís Cyrino de Mello [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1268757747150909A importância da realização de atividades experimentais de ciências nas escolas básicas brasileiras vêm sendo analisada pela literatura especializada há várias décadas. Muitas pesquisas trazem problemas enfrentados pelos professores em serviço, como a estrutura administrativa da escola, a periculosidade, a sobrecarga para o professor, a dificuldade para elaborar um plano experimental, a eficácia pedagógica em relação às aulas teóricas, entre outros. Outro problema relevante está relacionado às mudanças realizadas em orientações curriculares nacionais e estaduais, durante as trocas de governo, por exemplo, atualizações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), implicando a necessidade de reestruturações pedagógicas e laboratoriais. A hipótese desta pesquisa foi que há diversos conteúdos de ciências inseridos nesses planos federais que tenham uma tendência de permanência nas orientações curriculares, independente do governo em questão, e que estes conteúdos podem ser abordados de forma prática. Desse modo, essa pesquisa buscou identificar tais conteúdos e elaborar algumas propostas para auxiliar professores em serviço ou em formação, e, apresentou dois resultados (i) conteúdos que vêm permanecendo em currículos oficiais ao longo de algumas décadas; (ii) propostas de práticas ou experimentos, envolvendo diferentes graus de liberdade intelectual dos estudantes, que podem ser utilizados nos anos finais do ensino fundamental das escolas brasileiras, de tal modo que estes mesmos experimentos possam ser reutilizados em diferentes planos de ensino. Foram selecionados alguns conteúdos e elaboradas, testadas e sistematizadas algumas atividades práticas, buscando oferecer subsídios para os professores em sua prática profissional, oferecendo, também, material para ser utilizado na formação inicial ou continuada de professores.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ensino de Geografia e o livro didático nos anos iniciais do ensino fundamental: educação como prática de liberdade(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-05) Santana, Júlia dos Santos [UNIFESP]; Silva, Jorge Luiz Barcellos da; http://lattes.cnpq.br/9950540154695961; https://lattes.cnpq.br/8258598138727056O estudo em questão é uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória e descritiva, focada na investigação básica. Ele se concentra na importância da Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, explorando a abordagem pedagógica por meio do livro didático. O objetivo principal é entender como esse recurso influencia a percepção dos professores e sua relevância na formação educacional, especialmente considerando o papel do professor polivalente nesse contexto. Utilizando diversas fontes, o trabalho de conclusão de curso está dividido em três capítulos que analisam o ensino de Geografia, o papel do livro didático e sua relação com a concepção de educação como prática de liberdade de Paulo Freire.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Erros de escrita de base fonológica, ortográfica e morfológica no melhor e pior desempenho escolar: efeito do tipo de escola e da série do Ensino Fundamental I(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Rafael, Luana Pereira Conde [UNIFESP]; Avila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]; Aquino, Danielle Dutenhefner de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3586319167585500; http://lattes.cnpq.br/4265004102490366; https://lattes.cnpq.br/6367959133654854Objetivo: Verificar o efeito do tipo de escola e do ano escolar sobre a ocorrência de erros de escrita de base fonológica, ortográfica e morfológica apresentados por estudantes dos primeiros ciclos do Ensino Fundamental de melhor e pior desempenho escolar. Método: Foram analisadas amostras de escrita - sob ditado, de palavras - de 278 escolares matriculados do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública e particular do município da Grande São Paulo. As produções foram agrupadas segundo o melhor ou pior desempenho no TDE II - subteste escrita e analisadas quanto ao tipo e frequência de erro de escrita e segundo o ano escolar. Frequência do erro e efeito do ano escolar e tipo de escola foram analisados. O Teste X2 de Wald calculou os efeitos fixos e interações para as variáveis independentes e testes z com correção de Bonferroni para múltiplas comparações em análises post hoc foram conduzidos (p ≤ 0,05). Resultados: Na rede pública, a frequência de erros fonológicos diferenciou as escritas de cada grupo, em todos os anos escolares, (2°p=0,003 e 3°,4°,5° p<0,001), mas não na rede particular. Os erros diminuíram com o avanço nas séries. A frequência de erros ortográficos diferenciou os grupos. O de pior desempenho apresentou 2,24 vezes mais chance de apresentar esse tipo de erro. A escola particular mostrou 1,92 de chance de redução da ocorrência desses erros. A frequência diminuiu até o 4º ano que mostrou valor semelhante ao 5º ano. A escola pública apresentou maior média do log do número de erros quando comparada à particular (p=0,007). Nos 3°, 4° e 5° anos, o grupo de pior desempenho apresentou maior média de log do número dos erros de base morfológica que o grupo de melhor desempenho (3° ano: p= 0,001; 4° ano: p= <0,001; 5° ano: p= 0,006*). Somente no 2° ano o desempenho dos grupos de melhor e pior desempenho foi semelhante (p= 0,999). Conclusão: O tipo de escola, pública ou particular, e a série mostraram efeito sobre a frequência de erros fonológicos, ortográficos e morfológicos, na amostra de escrita analisada, com maiores frequências de erros no grupo de pior desempenho, na rede pública e nos anos escolares iniciais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino Fundamental(Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2014-03-01) Mári-Kawamoto, Elisa [UNIFESP]; Campos, Luciana Maria Lunardi; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade Estadual Paulista (UNESP)Teaching resources involve different elements used to support the organization of teaching and learning. Among these are the comic books, involving visual aspects, both cognitive and creative, that provide an alternative way to complement the lectures. The aim of this study was to develop and evaluate a comic book entitled Human Body, focusing on the circulatory, digestive, nervous and respiratory systems, to provide an alternative resource for the teaching of the content in the initial years. The material was evaluated with students of the 5th year of elementary education at a public school in the state of São Paulo, through the use of questionnaires. The comic book proved to be valid as a complementary teaching resource for learning in students, enabling reflection on the relevance of the development and use of comics to science education in the initial years.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A importância da formação de professores para a inserção da Educação Ambiental nas escolas públicas de Ensino Fundamental(Universidade Federal de São Paulo, 2019-06-18) Asevedo, Sara Lizandra Oliveira [UNIFESP]; Braga, Adriana Regina [UNIFESP]; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763974H3O presente estudo focaliza como se dá a inserção da Educação ambiental em escolas públicas e sua relação com a formação de professores, em especial, no que diz respeito aos cursos de formação continuada ofertados. Com isso, visa identificar como os professores trabalham a temática ambiental em suas práticas pedagógicas, tomando como base a ideia da transversalidade ou interdisciplinaridade. Nosso objetivo é o de verificar como se dá a realização do trabalho com a Educação Ambiental dentro das escola spúblicas de Ensino Fundamental e como as atividades de formação docente contribuem para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que englobem a temática ambiental. Além disso, interessa-nos observar se os professores se sentem preparados para desenvolver esse trabalho e se para isso contam com o apoio da gestão e comunidade escolar. A metodologia de natureza qualitativa e interpretativa implicou na análise e interpretação dos dados investigados, a começar pelo levantamento realizado de pesquisa acadêmico-científicas que permitiram desenhar um quadro teórico para posterior mapeamento e exploração dos dados apurados. Os resultados obtidos, organizados em quadros e gráficos e analisados com base no referencial teórico do estudo, confirmam parcialmente nossas hipóteses de que a oferta de cursos de formação continuada de professores sobre Educação Ambiental ainda não se constitui como uma verdade absoluta nas redes de ensino. Ademais, a partir da categorização dos dados obtidos com as respostas dadas por professores do Ensino Fundamental I ao questionário aplicado, evidenciou-se que, apesar das demandas da sociedade atual, ainda persistem requícios de uma concepção tradicional de educação que enxerga as questões socioambientais como um conteúdo que é relegado ao trabalho feito somente em datas comemorativas ou em projetos pontuais que não possuem continuidade. Desse modo, a análise dos resultados indica que é necessário oferecer e apontar caminhos para a superação e melhoria das práticas educativas que são, muitas vezes, baseadas em ações fragmentadas e pontuais, tornando os espaços escolares em verdadeiros espaços educadores sustentáveis, que possibilitem a troca, a aprendizagem e a construção do conhecimento de forma constante, investindo e provocando em todos o pensamento crítico e reflexivo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Literatura de cordel e ensino de história: diálogos e possibilidades no Ensino Fundamental(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-04) Costa, Ronie; Botelho, Denilson; http://lattes.cnpq.br/3310378162127688; http://lattes.cnpq.br/3310378162127688Esta pesquisa tem por objetivo investigar os possíveis usos da literatura de cordel no ensino de História, nos anos finais do Ensino Fundamental. A abordagem concentrou-se sobre a produção de folhetos de cordel no Nordeste brasileiro, desde o seu aparecimento, no final do século XIX, até a década de 1920, período em que estiveram em atividade os poetas pioneiros da nossa literatura de cordel. Após contemplar o surgimento da literatura de cordel, suas características e precursores, passou-se a examinar as propostas e possibilidades de trabalho com os folhetos no ensino de História. Considerando que o uso da literatura de cordel nas aulas de História pode favorecer a interdisciplinaridade, a criatividade, o desenvolvimento de habilidades de leitura, oralidade e trabalho coletivo, analisamos 35 folhetos com temáticas da História brasileira durante a Primeira República como: movimentos sociais do campo, rebeliões, a participação do Brasil na Grande Guerra, desigualdades sociais, problemas econômicos, eleições, política, cangaço, costumes, religiosidade, etc. Os resultados da pesquisa apontaram que os folhetos de cordel são uma fonte histórica privilegiada que pode contribuir de forma substancial para o ensino de História, proporcionando um diálogo com o conhecimento histórico dos livros didáticos e da historiografia. A utilização do cordel nas aulas de História pode enriquecê-las e torná-las mais atrativas e estimulantes, contribuindo para experiências de ensino-aprendizagem mais significativas.