Navegando por Palavras-chave "Enfermeiras"
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- ItemSomente MetadadadosAtividades referentes ao aleitamento materno desempenhadas por enfermeiras e auxiliares de enfermagem que trabalham em bercario e em sistema de alojamento conjunto de 7 hospitais de Porto Alegre, RS, 1981(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1982) Oliveira, Vera Lucia Cannavezi de [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação do comportamento gestual e conhecimento sobre lombalgia em enfermeiras(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014) Morimoto, Hisa Costa [UNIFESP]; Natour, Jamil [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A lombalgia e um problema de Saúde publica em todo o mundo, sendo uma das principais causas de morbidade. Particularmente, nos profissionais de enfermagem, esta condicao esta relacionada a absenteismo e processos de litigio, onde o estresse emocional, fisico e psicossocial no ambiente de trabalho sao fatores determinantes para o encadeamento da dor lombar. Objetivos: O objetivo geral do estudo e avaliar o conhecimento da doenca e o comportamento gestual em enfermeiras lombalgicas e comparar com enfermeiras sem lombalgia. Os objetivos especificos sao correlacionar o conhecimento sobre a doenca e o comportamento gestual com dor, funcao fisica e qualidade de vida. Material e Metodos: O estudo e observacional do tipo transversal com grupo controle. Foram avaliadas 120 enfermeiras do Hospital São Paulo, sendo 60 enfermeiras com dor lombar e 60 enfermeiras sem dor lombar consideradas controles. Os grupos foram pareados pela idade. No grupo lombalgia foram incluidas enfermeiras em atividade, com idade entre 18 e 65 anos que atuem em setor hospitalar (enfermarias, pronto-socorro e/ou unidades de terapia intensiva) com carga horaria minima de 6h/dia e que tinham tido dor lombar na maioria dos dias nos ultimos tres meses, com dor maior que 3 cm na Escala Numerica de Dor (END). No grupo controle foram incluidas enfermeiras com as mesmas caracteristicas, sem dor lombar. Enfermeiras em situacao de litigio, com cirurgia previa de coluna e/ou gestantes sao excluidas do estudo. Os instrumentos de avaliacao utilizados foram: o Teste de Comportamento Gestual (TCG), o Low Back Pain Knowledge Questionnaire (LKQ), questionario que avalia o conhecimento sobre lombalgia), END, Roland & Morris Disability Questionnaire (RM) para avaliacao da incapacidade funcional e o SF-36 para avaliacao da qualidade de vida. Resultados: A media de idade dos grupos foi de 31 anos. No grupo lombalgia, a media de dor avaliada pela END foi de 5,6 cm e a media do escore do RM foi de 2,7 pontos. Nao houve diferenca estatisticamente significante nos valores do LKQ e no escore do TCG entre os grupos (p=0,531; p=0,292 respectivamente). Em contrapartida, encontramos que os valores dos dominios capacidade funcional (p<0,001), limitacao por aspectos fisicos (p=0,015), dor (p=0,001), estado geral de Saúde (p=0,015), vitalidade (p<0,001) e Saúde mental (p=0,001) do SF-36 sao significativamente menores no grupo lombalgia. Conclusao: As enfermeiras com lombalgia nao apresentam diferenca quanto ao comportamento gestual e conhecimento sobre lombalgia quando comparadas com enfermeiras sem dor lombar. Entretanto, as enfermeiras com lombalgia tem pior qualidade de vida. Nao houve correlacao do TCG e o LKQ entre dor e funcao fisica
- ItemAcesso aberto (Open Access)Comparativo de personagens da história da enfermagem brasileira(Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009-06-01) Furukawa, Patrícia De Oliveira [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este artículo es una reflexión sobre la historia de los profesionales que se destacaron en la enfermería. Para ello, la búsqueda se llevó a cabo en algunos personajes que hicieron mucho para la enfermería y la salud en el país. El análisis de las historias de estas enfermeras puesto de manifiesto en hechos común como: la ruptura de paradigmas relacionado con el matrimonio, la formación en instituciones de renombre, la ocupación en puestos de gran importancia, la participación en asociaciones profesionales expresiva, a si como una relación con la formación de calidad. A través de sus biografías, se puede ver que a pesar del contexto político de la época han favorecido la formación de esas enfermeras, mucho esfuerzo y dedicación fueron necesarios para esas trayectorias de éxito, que cooperaron en la consolidación de la enfermería brasileña.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O conhecimento científico como valor no agir do enfermeiro(Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, 2005-12-01) Domingues, Tania Arena Moreira [UNIFESP]; Chaves, Eliane Corrêa; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade de São Paulo (USP)This study with the objective to know the as values that supports the action of the nurse. It was a qualitative research based on hermeneutic. Data were obtained by means of an interview recorded by eight nurses working at the Hospitalization Units of the Hospital São Paulo. By means of the meaning obtained from speeches, it was possible to identify knowledge scientific a mean to obtain safety in the acting and to assure power.
- ItemSomente MetadadadosCuidar em unidade de internacao: desvelando esta pratica pela percepcao de enfermeiras(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1999) Siqueira, Ivana Lucia Correa Pimentel de [UNIFESP]Este estudo propoe desvelar as acoes realizadas pelas enfermeira de unidade de internacao, e seus atributos, em uma instituicao privada que esta implementando um programa de mudancas com a finalidade de aproximar a enfermeiras dos pacientes. Assim, utilizou-se de entrevistas com sete sujeitos cujos conteudos foram analisados, segundo as propostas da Analise de Conteudo e da Comunicacao nao-verbal. Os achados mostraram que as acoes classificaram se sob tres ambitos: Afetivo, Assistencial e Administrativo. Estas se apresentara imbricadas, inter-relacionadas e transpareceram com diferentes enfases n cotidiano de trabalho. As assistenciais representaram a execucao das atividade tecnicas, incentivadas mediante um processo de empowerment, que habilitou profissional a praticar a assistencia direta pelo desenvolvimento do raciocinio clinico e, entao, a buscar tais atividades. As acoes administrativas destacaram-se em maior numero no papel da enfermeira, prevendo e provendo o Cuidar. Um do resultados localizados foi de que as enfermeiras executavam a administracao d assistencia centrada no paciente e as acoes nao se alinharam aos limites d burocracia. Estas foram as acoes que apresentaram dificuldades em sua execucao no que se refere a negociacao e imposicao de ideias frente aos familiares, equipe de enfermagem e medicos, excetuando-se o paciente. Isto demonstrou necessidade de reforco dos conteudos teoricos e sua adequacao a pratica. A acoes afetivas mostraram-se como um indicador do tipo de assistencia, revelando o comprometimento e presenca do profissional no fazer enfermagem
- ItemAcesso aberto (Open Access)Denúncias de profissionais de enfermagem ao conselho federal de enfermagem na pandemia da Covid-19(Universidade Federal de São Paulo, 2023-03-17) Oliveira, Alessandra Guedes [UNIFESP]; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8695765272291430; http://lattes.cnpq.br/5489492489319502Com a eclosão da pandemia ocasionada pelo SARS-COV-2 no Brasil, a situação precária em que muitos profissionais de Enfermagem trabalharam diariamente ficou em evidência e devido a alta demanda e o não conhecimento da doença, estes trabalhadores tiveram os seus direitos violados e acabaram por recorrer ao Conselho Federal de Enfermagem – Cofen. Identificar estas denúncias é importante a fim de direcionar esforços na elaboração de políticas públicas em situações de pandemia. Este estudo objetivou analisar as denúncias realizadas pelos profissionais de Enfermagem no site do Cofen durante a pandemia da COVID-19, identificando os tipos e suas implicações, as categorias dos denunciantes bem como suas localidades e serviços de atuação. Tratou-se de um estudo documental, descritivo e exploratório com abordagem quantitativa onde foi realizado uma revisão da literatura para embasar a categorização das denúncias feitas a partir da coleta de dados oriunda do Banco de Dados da Ouvidoria do Cofen. Após filtros obtiveram-se 2.684 denúncias que constituiram-se na amostra estudada. Com isso, por meio de uma ficha técnica criada para o estudo, foi realizada a classificação das denúncias com base na esfera do direito violada. Os dados foram transferidos para planilha, em seguida tabulados de acordo com as variáveis tipo de denúncia, categoria do denunciant, estado e região da denúncia, faixa etária e área de atuação do denunciante. As denúncias que não se encaixavam nas categorias foram identificadas com “outros”. Os dados foram analisados pela estatística descritiva, porém em razão das falhas dos dados no Banco de Dados muitos cruzamentos não puderam ser efetuados.Como resultados dez categorias de denúncias foram criadas: 1) Trabalhistas, as quais descreviam fatos em que o direito trabalhista foi infringido;2) Previdenciárias, quando normas previdênciárias foram desrespeitadas; 3) Éticas, quando o Código de Ética de Enfermagem era descumprido; 4) Âmbito Civil que relatavam ocorrências relativas a responsabilidade civil geradoras de indenizações; 5) Constitucionais, quando a CFBR/88 era violada; 6) Penais, quando normas do direito penal era desobedecidas; 7) Direito do Consumidor, quando normas inerentes ao Código de Defesa do Consumidor eram infrigidas; 8) Administrativas, quando normas do direito público eram violadas; 9) Outras; e 10) Inconclusivas. Foram identificadas e retiradas 38 repetidas. Das 2.684 denúncias de direitos e legislações infringidas aos profissionais de enfermagem nas instituições de saúde durante a pandemia de Covid-19 e identificadas, 1.387 (51,67%) eram relativas a aspectos Éticos e Trabalhistas conjuntos, seguidas de Inconclusiva (521=19%), Outras (119=4,43%) e Éticas (111=4,13%). As denúncias foram ainda agrupadas quando abrangiam mais de uma violação, tendo sido identificadas até cinco na mesma delação (ética, trabalhista, previdenciária, civil e penal n=20 0,74%). A maior parte das denúncias foram feitas por profissionais da região sudeste e do estado de São Paulo (1744=64%).Nos estados de Amapá, Rondônia e Tocantis não houve nenhuma denúncia identificada. Os técnicos de enfermagem (1.036 =38%), seguidos dos enfermeiros (825=30%) é que apresentaram o maior número de denúncias. Os trabalhadores denunciantes eram em número maior da área hospitalar. Concluiu-se que, apesar das fragilidades do Banco de Dados consultado, é possível afirmar que a Enfermagem, como a maior representante trabalhista da área da saúde, teve seus direitos violados em muitos aspectos durante a pandemia da COVID-10, necessitando de ações, principalmente das entidades representativas, a fim de que possam ser assegurados. Os dados apontam ainda para a necessidade de novos estudos que possam aprimorar o Banco de Dados bem como subsidiar ações pelo Cofen. Descritores: Enfermagem; COVID-19; Enfermeiras e Enfermeiros; Recursos Humanos em Enfermagem; Normas Jurídicas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento e avaliação de um instrumento para identificação de risco psiquiátrico no hospital geral(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-03-01) Camargo, Ana Luiza Lourenco Simoes [UNIFESP]; Citero, Vanessa de Albuquerque [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9798707175891242; http://lattes.cnpq.br/3488943414136390; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Desenvolver e avaliar o instrumento “Avaliação de Risco Psiquiátrico” (ARP), para identificação de riscos psiquiátricos e sua gravidade no hospital geral. Método: Dois estudos foram efetuados num hospital geral terciário em São Paulo, Brasil. A ARP foi desenvolvida através do estudo qualitativo etnográfico dos relatos de 300 enfermeiros de unidades de internação clínico-cirúrgicas, obtidos através de grupos abertos, conduzidos por enfermeira treinada, durante 2 meses, nas passagens de plantão. Foram utilizadas duas questões: “Vocês considerariam útil discutir com um psiquiatra situações da prática diária? Quais situações?”. A análise etnográfica dos relatos foi utilizada na elaboração do instrumento. A aplicabilidade da ARP foi medida através de um estudo quantitativo, transversal, no qual todas as 21.007 admissões hospitalares que ocorreram em um período de 6 meses foram submetidas ao rastreio pela ARP, e os riscos identificados pelos enfermeiros discutidos com os psiquiatras institucionais. Avaliou-se a concordância entre enfermeiros e psiquiatras quanto à presença do risco, itens do instrumento e gravidade do risco psiquiátrico, categorizada como leve-moderada-grave, através do coeficiente Kappa, valores preditivos e acurácia diagnóstica. Por fim, foram descritas as intervenções desencadeadas pelos psiquiatras para os riscos notificados. Resultados: A análise etnográfica dos relatos mostrou que os enfermeiros observavam e consideravam útil a discussão com o psiquiatra de situações relativas a riscos psiquiátricos. Através da linguagem descritiva destas situações desenvolveu-se um instrumento com 11 itens, a ARP, inserida na Avaliação de Riscos Global do Paciente, efetuada pelos enfermeiros na admissão e a cada 48 horas durante a internação. Os riscos identificados foram compulsoriamente notificados ao psiquiatra institucional e, através da discussão de caso, um plano de intervenção deflagrado. A avaliação da aplicabilidade do instrumento mostrou que os enfermeiros identificaram 2.820 riscos psiquiátricos, correspondendo a 13,4% de todas as admissões. Foram excluídas notificações com dados demográficos incompletos (n=36) e notificações não discutidas com o psiquiatra (n=364), sendo a alta prévia a razão mais frequente para a não discussão do risco. Das restantes 2.420 notificações, os psiquiatras consideraram o risco presente em 2.396 casos (99%). Quanto aos itens da ARP, houve uma concordância de 83,7% entre enfermeiros e psiquiatras em pelo menos um item. A avaliação da gravidade do risco mostrou uma concordância de 92,9% para casos leves, 42,9% para casos moderados, e 4,2% para casos graves. Melhor acurácia (89%), valor preditivo negativo (95%) e valor preditivo positivo (43%) foram obtidos utilizando uma categoria dicotômica: risco leve vs risco não leve. As ações desencadeadas pela discussão com os psiquiatras contemplaram predominantemente a orientação à equipe de saúde no manejo dos casos de risco (95,4%), intervenções relacionadas a medicações (48,6%) e orientação sobre medidas de segurança (20,2%). O encaminhamento a interconsulta ocorreu em 9,7% dos riscos, e em 7,5% das discussões o psiquiatra pode sugerir uma hipótese diagnóstica diversa ou adicional à anteriormente referida em prontuário. Conclusão: Foi possível desenvolver um instrumento de avaliação de risco baseado nas observações e linguagem descritiva da população que o utiliza, os enfermeiros. A ARP mostrou ser uma ferramenta útil para a identificação de riscos psiquiátricos e sua gravidade, propiciando intervenções através da discussão de casos com o especialista, sugerindo assim um novo modelo, simples e pragmático, de atenção em saúde mental no hospital geral.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo preliminar sobre a qualidade de vida de médicos e enfermeiros intensivistas pediátricos e neonatais(Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, 2010-09-01) Fogaça, Monalisa de Cássia [UNIFESP]; Carvalho, Werther Brunow de [UNIFESP]; Nogueira-Martins, Luiz Antonio [UNIFESP]; Universidade de São Paulo (USP); Hospital Santa Catarina; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Compare the Quality of Life (QL) of doctors and nurses who work in Pediatric (PED) and Neonatal (NEO) Intensive Care Units, and to evaluate whether there are differences between the QL in the same job category, but differing according to the work unit. This descriptive study was performed with 37 physicians and 20 nurses. The WHOQOL100 was used. Physicians from the PED differ statistically in the field VI (p=0.003) compared with physicians from the NEO. Physicians and nurses from the PED showed a statistically significant difference in field V (p<0.01), while physicians and nurses from the NEO showed a statistically significant difference in field VI (p=0.05). The QL assessment of physicians and nurses working in pediatric and neonatal intensive care units was below the scores found in scientific literature, compared to studies that evaluated patients with chronic pain and mental health disorders, indicating the occurrence of occupational stress.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Leadership styles and personal and professional profile of intensive care unit nurses(Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008-01-01) Balsanelli, Alexandre Pazetto [UNIFESP]; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP]; Whitaker, Iveth Yamaguchi [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)OBJECTIVE: To verify the relation between leadership styles and personal and professional profile of a nurse facing another team member when performing ICU patient care. METHODS: Samples were collected on seven nurses and seven practical nurses working as partners. Throughout three months, the nurses were inquired about the leadership style applied when the practical nurse, under their assessment, performed ICU patient care. RESULTS: Persuasion style prevailed among other styles, followed by determining and sharing between leaders and their subordinated team member. CONCLUSION: In this ICU, nurses stand out due to their persuading situational leadership style where they explain their decisions and provide the opportunity for clarification to the subordinated team. No relation between the nurses' leadership style and their professional and personal profile was shown.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Metodologia da pesquisa para enfermeiras: práticas educativas em hospital universitário(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2003) Dyniewicz, Ana Maria [UNIFESP]; Gutiérrez, Maria Gaby Rivero de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4595643076722509; http://lattes.cnpq.br/5844935039152905Os objetivos deste estudo foram fomentar e estimular a participacao de enfermeiras assistenciais, de um hospital universitario, em praticas educativas em Metodologia da Pesquisa, por meio de atividades individuais e, em grupo, para o desenvolvimento de competencias em investigacao cientifica. No referencial teorico-metodologico, descritivo e analitico, aparecem detalhadas a aprendizagem de principios por descoberta, descoberta orientada e tutoramento, segundo Gagne, Bruner, Ausubel e Suchman, incluindo estrategias do ensino humanista, segundo Rogers. Os resultados do processo de ensino e aprendizagem em Metodologia da Pesquisa totalizaram 28 producoes cientificas, concluidas e divulgadas pelas enfermeiras que participaram de cursos e orientacoes individuais. As producoes foram, em sua maioria, relatos de experiencia, pesquisas descritivas e exploratorias, nas linhas de pesquisa Processo de cuidar em Saúde e Enfermagem; Politicas e praticas de educacao e Enfermagem, Gerenciamento dos servicos de Saúde e de Enfermagem e Informacao/Comunicacao em Saúde e Enfermagem. As avaliacoes realizadas com as enfermeiras, ao longo das praticas e ao foral do processo, revelaram que houve aquisicao e aplicacao de conhecimentos de Metodologia da Pesquisa, entretanto foram sujeitas a fatores internos e externos, facilitando e dificultando o processo de ensino e aprendizagem em investigacao cientifica na instituicao. Para as analises, dessas avaliacoes, foram utilizados autores que subsidiaram todo o processo, outros da area de Enfermagem e alguns principios da Teoria da Complexidade de Morin. Dentre as principais dificuldades apontadas pelas enfermeiras estao aquelas relacionadas a falta de conhecimento do principio cientifico da pesquisa; as limitacoes nas condicoes administrativas e de trabalho em Enfermagem na instituicao,...(au)
- ItemAcesso aberto (Open Access)Mulheres negras e profissionais da Enfermagem: quando o invisível torna-se visível e dizível(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011) Lima, Beatriz de Souza [UNIFESP]; Brêtas, Ana Cristina Passarella [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este estudo qualitativo teve como objetivo compreender o significado de ser mulher e negra para as profissionais de Enfermagem trabalhadoras em um hospital de alta complexidade; conhecer a relacao que estabelecem entre o processo Saúde-doenca e a categoria raca/etnia durante o cuidado de si e do outro e; apreender o que conhecem sobre as politicas publicas de Saúde destinadas as mulheres negras. A apresentacao das narrativas foi sistematizada em tres eixos tematicos: (1) Mulher e negra: encantamentos e desencantamentos, (2) Modos e costumes na pratica do cuidado: ser e estar saudavel, (3) Politicas inclusivas do Sistema Unico de Saúde. As questoes de genero estao cada vez mais presentes nas sociedades tidas como democraticas, no limite as desigualdades entre homens e mulheres remontam um passado longinquo marcado pelo forte apelo religioso e pela formacao de um corpo fisico e comportamental feminino. No seculo XV os esparsos estudos cientificos, destinados a Saúde da mulher baseavam-se nas diferencas anatomo-fisiologicas existentes entre o homem e a mulher, ou seja, na condicao reprodutiva representada pelo ciclo menstrual e a gravidez. O recrudescimento das questoes sexistas e o fortalecimento do movimento feminista estimularam discussoes acerca da chamada sociedade patriarcal e machista, pois a mulher tinha sua participacao politica e economica controlada. As mulheres negras somavam a tais demandas a questao racial, pois a mesma atuava como impeditivo a sua insercao igualitaria na sociedade brasileira. Apesar do poder medico sobre os corpos, nos percursos da historia brasileira as praticas de cura, o conhecimento do corpo e a ligacao do ser biologico com o dominio da natureza subexistiram e deram vitalidade e forca dos povos negros e indigenas. A construcao social e historica do corpo feminino no Brasil sofreu forte influencia da religiao crista, assim nas decadas de 30, 50 e 70 as politicas publicas destinadas as mulheres baseadas no ciclo gravidico puerperal. Desta forma suas questoes especificas atreladas as demandas sociais e aos estudos desenvolvidos, constroem um espaco de elaboracao e execucao de servicos e assistencia em Saúde. O SUS se apresenta como politica de Estado com legitimidade constitucional, por meio dos seus principios doutrinarios e organizacionais o SUS se constitui um sistema publico singular. Dentre as conquistas que o SUS trouxe para a populacao brasileira, destacamos o principio da Equidade, que se coloca como paradigma das acoes de Saúde no SUS por conta de uma avaliacao historica feita pelos seus proponentes e executores da sua politica, onde a chave de leitura reside na constatacao da disparidade social construida pela persistencia do racismo. Sao multiplas e diferenciadas as formas como os aspectos sociais, economicos, politicos e culturais interferem na Saúde das pessoas e comunidades. Soma-se a tal cenario de desqualificacao e invisibilidade a condicao de ser mulher, pois, atrelado a assimetria racial ainda encontramos forte sexismo entre homens e mulheres. Para as narradoras entrevistadas, tais elementos estao presentes em seu cotidiano social, exigindo, portanto, uma contundente postura - por serem mulheres e negras. A equidade racial na Saúde exige desenvolvimento da chamada cidadania, urge que a participacao social nos equipamentos de Saúde seja estimulada, pois as politicas inclusivas devem emergir do cotidiano social das mulheres negras, tais demandas sao os sentidos perceptiveis de suas vidas. Cabe ressaltar que as questoes sexistas sao combatidas quando o empoderamento feminino se fortalece, ou seja, na inclusao da mulher em distintos espacos sociais. Estas conquistas conferem um cenario de autonomia e saber politico. Com a criacao do SUS, e das secretarias especificas a Saúde da populacao negra, as mulheres negras iniciam um arduo processo de inclusao e empoderamento. As narradoras apresentaram em suas falas o desconhecimento por tais politicas, bem como sua operacionalidade. E desafiador em tempos democraticos cujos direitos fundamentais aos cidadaos se encontram em processo de consolidacao, atentar aos caminhos inclusivos. Uma sociedade pautada na igualdade de direitos e na equidade exige uma identidade etnica cultural forte e coesa
- ItemSomente MetadadadosVacinacao de criancas menores de um ano: conhecimento e acoes de enfermeiros(as)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2001) Manasia, Luciane Andrea Homs [UNIFESP]O presente trabalho e um estudo descritivo que teve como objetivo verificar o conhecimento e identificar as acoes relacionadas a vacinacao de criancas menores de um ano, e conhecer algumas percepcoes sobre os servicos primarios de atendimento a Saúde, de enfermeiros(as) que prestam assistencia direta ou indireta a criancas nesta faixa etaria, em cinco instituicoes hospitalares da regiao do Butanta, municipio de São Paulo. A amostra foi constituida de 81 enfermeiro s(as). O instrumento de medida foi o questionario com perguntas estruturadas e semi-estruturadas. A coleta dos dados foi realizada entre os meses de maio e dezembro de 2000. A amostra apresentou medias de 11,4 anos de formado(a) e 7,8 anos de tempo de trabalho no hospital. Os resultados mostram que os(as) enfermeiros(as) tem conhecimento insatisfatorio, ao se analisar o conjunto das seis vacinas do esquema basico de imunizacao, quanto a identificacao destas vacinas, doencas que as mesmas previnem e via de aplicacao. A medida que o conhecimento tornou-se mais detalhado, a amostra apresentou declinio acentuado de respostas corretas e aumento de questoes nao respondidas, com maior incidencia nas vacinas contra hepatite B e contra Hib, provavelmente por terem sido incorporadas ao calendario vacinal em 1998 e 1999, respectivamente. Mais da metade dos(as) enfermeiros(as) estudados informaram verificar a situacao vacinal, orientar e encaminhar as criancas para vacinacao. As unidades basicas da regiao do Butanta nao sao conhecidas por 59,3 por cento dos(as) enfermeiros(as), entretanto, quase a totalidade (95,1 por cento) acha necessario conhece-las