Navegando por Palavras-chave "Enfermagem familiar"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A conjugalidade na gestação de gemelares com diagnóstico de malformação(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-12-23) Machado, Selma Eloy [UNIFESP]; Horta, Ana Lucia de Moraes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6589995987863639; http://lattes.cnpq.br/1060231558692747; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A conjugalidade está presente em diferentes fases do ciclo de vida familiar e está relacionada à vivência compartilhada do casal. A espera de um filho traz muitas expectativas, fantasias, medos e exigirá do casal uma nova divisão de tarefas e de cuidado da criança, podendo ser considerado um momento de estresse conjugal. Embora habitualmente o casal se prepare para uma gestação única, por diferentes motivos esta pode ser múltipla e em alguns casos vir acompanhada de um diagnóstico de malformação O objetivo é compreender a trajetória conjugal na gemelaridade com diagnóstico de malformação congênita em um dos filhos. O método utilizado foi o de pesquisa qualitativa, constituindo-se como um Estudo Clínico Qualitativo. Foram entrevistados dois casais com parto há pelo menos três anos de gêmeos com diagnóstico de malformação na gestação. A coleta de dados se deu, a partir do contato telefônico inicial, por meio de 3 entrevistas, com construção do genograma e de escultura familiar, que foram gravadas e o material produzido e fotografado. Os dados foram analisados por meio da análise temática. Dos resultados da análise dos dados, surgiram as seguintes categorias: Construindo a conjugalidade e se preparando para a parentalidade; Vivenciando o impacto da gravidez e da gemelaridade; Vivenciando o diagnóstico de malformação; Vivenciando o luto de um dos filhos; Vivenciando a gestação, o pós parto e fazendo planos para o futuro. Concluiu-se que a notícia da gestação de gêmeos foi bem recebida pelos participantes, embora tenha sido um susto. O diagnóstico de malformação foi impactante, porém proporcionou maior união entre o casal e família e foi vivido com otimismo. A relação pré-gestacional, a trajetória de companheirismo dos casais entrevistados, associados ao apoio psicológico que tiveram durante a gestação, auxiliou positivamente na vivência e adaptação do casal à parentalidade, ao diagnóstico de malformação e à preservação da conjugalidade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Consulta de enfermagem em puericultura: a vivência do enfermeiro na Estratégia de Saúde da Família(Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, 2011-06-01) Campos, Roseli Márcia Crozariol [UNIFESP]; Ribeiro, Circéa Amália [UNIFESP]; Ohara, Conceição Vieira da Silva [UNIFESP]; Saparolli, Eliana Campos Leite [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The objective of this study was to understand the meaning that the nurses working in the Family Health Strategy assign to the nursing consultation in child care. The theoretical framework was Symbolic Interactionism, and the methodological was the Grounded Theory. Data collection was performed with seven nurses by means of a semi-structured interview and participant observation. The comparative data analysis identified the conceptual category: Promoting individual and collective changes by means of comprehensive care. It was found that nurses value the nursing consultation in child care, they consider it important and acknowledge its potential to promote significant comprehensive changes regarding children, their families, and in the context of the community, in the preventive as well as in the curative aspect, and thus they feel fulfilled. Nevertheless, nurses deal with personal and structural difficulties, and are affected by the beliefs, values and social conditions of the assisted population, and, therefore, recognize they need better preparation to perform this activity.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Cuidado centrado na família no contexto da criança com deficiência e sua família: uma análise reflexiva(Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem, 2012-03-01) Barbosa, Maria Angélica Marcheti; Balieiro, Maria Magda Ferreira Gomes [UNIFESP]; Pettengill, Myriam Aparecida Mandetta [UNIFESP]; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Departamento de Enfermagem; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This theoretical-philosophical study addresses Family-Centered Care and the practice of healthcare teams in caring for children with disabilities and their families. The birth of a child with a disability brings about a crisis that affects the entire family, shaking its identity, structure, and functioning. Family members find themselves unprepared to cope with or manage this new way of being a family; the child with a disability does not meet expectations, there is change of roles, and families may even break apart. The Family-Centered Care Model can support strengthening of the family, encouraging their potential, and promoting empowerment. Although this model recognizes the family as a unit of care, a gap remains between theoretical knowledge and its application into clinical practice by health professionals, revealing the need for further research to indicate a means to transfer knowledge of this kind.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Cuidados desenvolvidos pelos pais de lactentes correlacionados com Denver II(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-06-29) Rocha, Mariana Almeida [UNIFESP]; Borba, Regina Issuzu Hirooka de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2024656916005253; http://lattes.cnpq.br/6411308566119568; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: Human development can be understood as a summation of phenomena, the products of the relation between intrinsic and extrinsic factors, such as the environment in which it is inserted, the alimentation, a healthy relation with other human beings and attention to their basic needs. Children develop themselves by interacting with people, institutions, day care centers, schools, communities, families, among others. The poor environment in stimulus for the child decreases the chances of an adequate child development, and for it to be considered a place of good quality, it should promote physical security, protection against diseases, supply basic necessities and offer diferent experiences. Objective: To know the care activities in environments that are related to child development and correlate with the Denver II outcome. Methods: Qualitative research carried out with parents of children from 30 days to 11 months and 29 days how were attended at the Nursing Consultation in Child Care at the outpatient clinic of the Cruz de Malta Assistance Center. The method: Case study was used, and as a theoretical reference the Manual for Surveillance of Child Development Context of Integrated Management of Prevalent Diseases in Childhood. Results: The results demonstrate a relationship between the care from parents and child development, noting that these activities reflect positively or negatively the results of Denver II. Of the six case studies performed, five presented children with a Normal result in Denver II; It was verified that the children live in environments with positive characteristics and their parents take good care stimulating the development of the children, with emphasis on playful activities. But in one case, negative health care factors were identified, which did not compromise Denver II's performance, but it can compromise the development in the future, pointing out needs for interventions, and monitoring through further reviews. One case revealed negative traits in daily care, with Suspect outcome in Denver II. Final considerations: In the Nursing consultation in Child Care, the nurse must be able at an opportune moment to detect unfavorable factors of care with the parents and intervene to promote child development in the home environment. Facing this question, it is suggested a research that investigates how mothers understand and put into practice the nursing orientations related to the care and promotion of their children's development.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A experiência de vulnerabilidade da família da criança hospitalizada em Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos(Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, 2011-08-01) Côa, Thatiana Fernanda [UNIFESP]; Pettengill, Myriam Aparecida Mandetta [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The objective of this study was to understand the vulnerability experienced by the family of children hospitalized in a Pediatric Intensive Care Unit (PICU). The Symbolic Interactionism and the Concept of Family Vulnerability were the frameworks used to understand this experience. Qualitative Content Analysis was used. Data was collected through interviews and observation with 11 families of children hospitalized in a PICU of a university hospital in São Paulo. Six analytical categories regarding the family experience emerged. The categories were compared to the conceptual categories of Family and Vulnerability, and revealed the elements that defined the concept within this context. The child's hospitalization in a PICU triggers intense suffering within the family, as it refers to the possibility of losing their child. Thus, the power and the autonomy of the family in relation to their child are reduced, intensifying the feeling of vulnerability.
- ItemSomente MetadadadosA família frente a realidade do idoso em morar sozinho(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-11-25) Perseguino, Marcelo Geovane [UNIFESP]; Horta, Ana Lucia de Moraes Horta [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6589995987863639; http://lattes.cnpq.br/6064401296930499; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O crescimento da população idosa no Brasil é acompanhado pela realidade da pessoa idosa em morar sozinha. Este contingente já corresponde a uma parcela significativa da população de idosos e apresenta um acelerado crescimento, levando o Estado e família a repensarem a questão do cuidado a esta população. Objetivo: Compreender a dinâmica familiar frente a realidade do idoso em morar sozinho. Método: Trata-se de um estudo de campo, com abordagem qualitativa tendo como referencial teórico o Interacionismo Simbólico. Os dados foram coletados entre novembro de 2014 a março de 2015, por meio de entrevistas que tiveram a seguinte questão norteadora: Como vocês convivem com a realidade de ter um idoso na família que mora sozinho? Participaram do estudo quatro famílias. Os dados, devidamente transcritos pelo autor foram analisados por meio da análise de conteúdo, tendo como base a análise temática ou categorial. Resultados: Após a análise das entrevistas os dados foram organizados segundo o método de análise proposto, dando origem as seguintes categorias: A família se organizando ao processo de morar sozinho após os 80 anos; A família respeitando as suas tomadas de decisão; A família vivenciando a liberdade do morar sozinho; Discussão: Neste estudo pode-se identificar que a possibilidade de morar sozinho é facilitada pelo preparo da família durante seu ciclo vital familiar. O morar sozinho teve início a pós a viuvez e afastamento dos filhos pelo casamento, onde inicialmente a pessoa idosa é acolhida temporariamente pelos familiares em suas residências durante o processo inicial de luto. Após o retorno da pessoa idosa para a sua residência as famílias elegem um membro como o cuidador familiar para a pessoa idosa. A aproximação do filho cuidador e o afastamento dos demais familiares foi um fato presente em todas as famílias entrevistadas. A família se preocupa com o risco de violência e acidentes que podem ocorrer com a pessoa idosa morando sozinha e reconhecem a necessidade, da pessoa idosa morar com os familiares, mas respeitam a decisão da pessoa idosa em morar sozinha, e criam estratégias para a sua manutenção. A manutenção e reconhecimento das capacidades de independência e autonomia da pessoa idosa são descritos pelas famílias e utilizados como fatores importantes na manutenção do morar sozinho. A possibilidade de morar com os filhos se mostra a principal estratégia das famílias nos casos de dependência. Morar sozinho e poder ter seus familiares próximos traz a sensação de liberdade para a pessoa idosa e família. Tanto familiares quanto a pessoa idosa reconhecem as dificuldades, sobrecargas e riscos apresentados pelo processo de envelhecimento, mas justificam a possibilidade do morar sozinho pela presença da proximidade da família. Considerações finais: Frente a realidade discutida, a enfermagem, como ciência responsável pela elaboração de estratégias de cuidado, deve trabalhar junto ás famílias, auxiliando no planejamento de planos assistenciais baseados na realidade social familiar individual.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Matriz de competências para gerentes de unidades básicas de saúde com estratégia saúde da família(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-11-26) Rodrigues, Patricia Cruz [UNIFESP]; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8695765272291430; http://lattes.cnpq.br/8648324673271735; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este estudo teve como objetivos identificar o perfil dos gerentes de Unidades Básicas de Saúde (UBS) com Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município de São Paulo, identificar as competências necessárias ao processo de trabalho gerencial na ESF sob a ótica destes e propor uma Matriz de Competências (MC) para gerentes de UBS com ESF. Método: Optou-se pela pesquisa exploratória e metodológica com abordagem quantitativa, sendo dividida em 2 etapas. Na primeira etapa que ocorreu de maio a dezembro de 2012, a população foi composta pelos 270 gerentes de UBS com ESF da cidade de São Paulo, resultando em 199 (74%) que responderam o questionário semi-estruturado. Este foi elaborado com dezessete questões com dados de caracterização e uma sobre as cinco competências que os gerentes consideravam mais importantes para o processo de trabalho gerencial na Saúde da Família. Utilizou-se a ferramenta eletrônica Google Docs® para o envio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e o Questionário, e a análise dos dados foi feita com auxílio da estatística descritiva utilizando o software Microsoft Excel®. Na segunda etapa, foi desenvolvida a pesquisa metodológica para a construção da Matriz de Competências (MC) para os gerentes. Através dos resultados obtidos com os gerentes e extensa revisão de literatura foram apontadas 17 competências, que a seguir foram selecionadas, identificadas as associadas por sobreposição, e descritas as caracterizações da entrega. Resultados: O perfil identificado dos gerentes de UBS com ESF do município de São Paulo foi de mulheres (159=80%), com idade entre 30 e 39 anos (91=46%), enfermeiras (136=68%), formadas de 10 a 20 anos atrás (80=40%), sem pós-graduação em gerenciamento (118=59%) e sem experiência em gestão (109=55%). A maior parte era celetista (175=88%) em instituição parceira/OSS que foram promovidas ao cargo por indicação (87=44%), atua na atenção básica há mais de 10 anos (95=48%), está como gerente há menos de 4 anos (122=61%) e trabalha na mesma UBS há menos de 2 anos (113=57%). O estudo também identificou as XVII principais competências necessárias para o processo de trabalho gerencial da ESF sob a ótica destes gerentes, sendo elas: planejamento e organização (148=74%), liderança (126=63%), trabalho em equipe (124=62%), gestão integrada de processos (84=42%) e desenvolvimento da equipe (82=41%). Uma matriz de competências para gerente de UBS com ESF foi proposta, totalizando-se em sete: (1) gestão do cuidado, (2) gestão de pessoas, (3) gestão de recursos políticos, (4) planejamento e organização, (5) liderança, (6) tomada de decisão e (7) relacionamento interpessoal. Além da definição de cada competência, a caracterização da entrega foi descrita considerando o contexto da ESF, o que trouxe clareza, objetividade e praticidade à esta MC. Conclusão: Foi identificado o perfil dos gerentes de UBS com ESF do município de São Paulo apontando que a maior parte são mulheres, enfermeiras, estão em sua primeira atuação na gestão e sem formação em gerenciamento ou administração. O estudo identificou ainda cinco principais competências necessárias ao processo de trabalho gerencial na ESF sob a ótica destes gerentes, sendo elaborada a Matriz de Competências para gerentes de UBS com ESF. Esta MC oferece subsídios para propostas tanto na educação permanente como nos processos de recrutamento e seleção, possibilitando a reorientação das funções gerenciais neste nível de atenção à saúde.
- ItemAcesso aberto (Open Access)The practice of nurses caring for families of pediatric inpatients in light of Jean Watson(Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, 2014-08-01) Santos, Maiara Rodrigues Dos; Bousso, Regina Szylit; Vendramim, Patrícia; Baliza, Michelle Freire; Misko, Maira Deguer; Silva, Lucía; University of São Paulo School of Nursing; University of São Paulo Department of Mother-Child and Psychiatric Nursing School of Nursing; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); University of São Paulo Department of Collective Health Nursing School of NursingObjective To know the facilities and the difficulties of nurses in caring practice of hospitalized children’s families in the light of Jean Watson’s Theory of Human Caring. Method It was used the descriptive qualitative approach. The data collection was conducted in three stages: presentation of theoretical content; engagement with families in the light of Watson’s theory; and semi-structured interview with 12 pediatric nurses. The interviews were analysed using inductive thematic analysis, being possible to form three themes: Recognizing a framework for care; Considering the institutional context; and Challenges in family’s relationship. Results The theory favored reflections about self, about the institutions and about nurses’ relationship with the family of the child, normalized by a consciousness toward caring attitudes. Conclusion In this process, it is imperative that nurses recognize the philosophical-theoretical foundations of care to attend the child’s family in hospital.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Práticas educativas em saúde : a concretude do trabalho dos enfermeiros da estratégia de saúde da família(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014) Ramos, Carlos Frank Viga [UNIFESP]; Tanaka, Luiza Hiromi Tanaka [UNIFESP]; Araruna, Raimunda da Costa; http://lattes.cnpq.br/3328667670494092; http://lattes.cnpq.br/9047748805998095; http://lattes.cnpq.br/6598758856726217; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O objeto estudado foi sobre as práticas de educação em saúde realizadas pelos enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Objetivos: compreender o significado das práticas de educação no processo de saúde-doença, identificar possíveis fatores facilitadores ou dificultadores à realização destas práticas, na perspectiva dos enfermeiros das Unidades de Saúde da Família (USF), e construir coletivamente propostas para a realização de práticas educativas em saúde com os enfermeiros da USF. Metodologia: pesquisa de abordagem qualitativa foi desenvolvida pelo método da pesquisaação, realizada em 11 USF da zona urbana do Município de Cruzeiro do Sul (Acre-Brasil). A coleta de dados se deu em duas fases, sendo a primeira por meio de entrevista semiestruturada, com 12 enfermeiros. Na segunda fase, pela técnica de Grupo Focal (GF) com 12 enfermeiros. Foram realizados três encontros, cada um com duração de uma hora e trinta minutos, sendo coordenador o próprio pesquisador e a observadora uma enfermeira docente da Universidade Federal do Acre (UFAC). Análise e Resultados: A técnica de análise dos dados teve como base a análise de conteúdo, na abordagem temática. Resultaram cinco unidades temáticas: 1- Dicotomia entre o saber e o fazer; 2- Práticas educativas do enfermeiro na ESF tendo como determinante o processo saúde-doença; 3- Estratégias para ensino e aprendizagem no cotidiano do enfermeiro; 4- Propostas para melhoria das ações educativas; e 5- Atenção à Saúde do Homem. Discussão: na perspectiva dos enfermeiros colaboradores, a prática educativa no processo de saúde-doença é importante para garantir a promoção à saúde e prevenção a doenças a ser realizada por meio de estratégias educativas grupais, visitas domiciliares regulares, orientações nas consultas e práticas educativas inovadoras com a participação da comunidade. No entanto, os enfermeiros mostraram dificuldades de implementá-las devido à alta demanda de atendimento na unidade, falta de estrutura para realizar essas práticas, falta de qualificação profissional e autonomia diante do processo de organização do trabalho. Os enfermeiros realizam ações educativas centradas na demanda dos problemas de saúde da comunidade, visitas domiciliares direcionadas aos pacientes acometidos por doenças que impossibilitam o seu deslocamento até a unidade e consultas de enfermagem, predominantemente pré-natal e exame Preventivo do Colo Uterino (PCCU). O Programa de Atenção à Saúde do Homem foi destacado por ser pouco efetivo e necessita melhoria da ação educativa. Considerações finais: A participação dos enfermeiros no GF proporcionou a reflexão sobre as práticas educativas no processo saúde-doença e cuidado. Foram construídas propostas para viabilizar ações educativas em suas unidades, voltadas para o processo saúde-doença e da necessidade do apoio da gestão da ESF do município e da UFAC. Os resultados deste estudo foram discutidos com os enfermeiros da zona urbana e rural, que confirmaram a fidedignidade dos dados apresentados, juntamente com o gestor municipal e a representação da UFAC na figura do próprio pesquisador.
- ItemSomente MetadadadosProcurando manter o equilíbrio para atender suas demandas e cuidar da criança hospitalizada(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2004) Pinto, Júlia Peres [UNIFESP]; Ribeiro, Circéa Amalia [UNIFESP]; Ribeiro, Circéa Amalia [UNIFESP]Este estudo de natureza qualitativa teve como objetivo compreender o significado das interacoes vivenciadas pela familia, durante a hospitalizacao de uma crianca de seu nucleo, identificar as demandas da familia e construir um modelo teorico-representativo dessa experiencia. O Interacionismo Simbolico foi adotado como referencial teorico e a Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory) como referencial metodologico. Os dados foram coletados por meio de observacao e entrevistas com cinco familias de crianca hospitalizada por afeccao aguda de bom prognostico; sua analise levou a identificacao de dois fenomenos interativos: Perdendo o controle sobre o seu funcionamento expressa as situacoes vivenciadas pelas familias que sao geradoras de demanda, e Buscando um novo ritmo de funcionamento, demonstra as estrategias empreendidas pela familia no sentido de cuidar da crianca hospitalizada e manter seu funcionamento nessa situacao. A identificacao da categoria central e a construcao do Modelo Teorico Procurando manter o equilibrio para atender suas demandas e cuidar da crianca hospitalizada, teve como base os dois fenomenos e representa a essencia do que significa a experiencia para a familia que vivencia a hospitalizacao de uma de suas criancas
- ItemAcesso aberto (Open Access)Qualidade de vida de cuidadores de idosos com doença de Alzheimer(Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-10-01) Pinto, Meiry Fernanda [UNIFESP]; Barbosa, Dulce Aparecida [UNIFESP]; Ferreti, Ceres Eloah De Lucena [UNIFESP]; Souza, Lídia Ferreira De; Fram, Dayana Souza [UNIFESP]; Belasco, Angélica Gonçalves Silva [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)OBJECTIVES: To evaluate quality of life among caregivers of elders with Alzheimer's disease and to examine the relationship between patients' quality of life score measured with the Katz Quality of Life Index and the relationship between the caregivers' quality of life measured with the SF-36 and depression score measured with the Beck Depression Inventory (BDI). METHODS: This study was conducted in a geriatric clinic (Núcleo de Envelhecimento Cerebral) of the São Paulo Hospital of the Federal University of São Paulo. The sample consisted of 118 patients with Alzheimer's disease and their caregivers. Sociodemographic and cormobidity data and the Katz score of quality of life and the mini-mental status examination (MMSE) score of the patients with Alzheimer's disease were obtained through chart review. Data from caregivers comprised sociodemographic and comorbidity data and the SF-36 score of quality of life and the BDI score of depression. RESULTS: SF-36 scores that were indicative of depression among caregivers were vitality (score = 56.8) and the scores on physical and emotional components were = 58.1, respectively. There was a significantly negative correlation between the caregivers' BDI score and the patients' Katz score, and between the caregivers' SF-36 and BDI scores. There was also a significantly positive correlation between the scores of the caregivers' SF-36 and the patients' Katz scores and between the patient's Katz and MMSE scores. CONCLUSION: The quality of life of caregivers of patients with Alzheimer's disease was compromised, which could influence the quality of care they provided to the patients. The quality of life of the caregivers got worse when the functional capacity of the elders with Alzheimer's disease was compromised.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O significado de ser cuidador familiar de uma pessoa idosa no bairro de Petrópolis na cidade de Manaus/Amazonas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-02-24) Nascimento, Josiani Nunes do [UNIFESP]; Ramos, Lais Helena Domingues [UNIFESP]; Vigeta, Sônia Maria Garcia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3587544311218723; http://lattes.cnpq.br/6912275198722050; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O crescimento da população idosa vem refletindo no aumento do número de pessoas com debilidades físicas, emocionais e, em muitos casos, totalmente dependentes do cuidador para as atividades básicas de vida diária. Em Manaus/Amazonas há um crescimento progressivo do número de idosos, o qual, em sua maioria, é representado por migrante, que veio em busca de trabalho, renda ou melhores condições de vida. Encontramos nessa região geográfica um percentual maior de idosos que vivem com seus filhos do que no resto do país. O objetivo deste estudo é apreender o significado da vivência como cuidador familiar de uma pessoa idosa na cidade de Manaus. O método utilizado foi à estratégia metodológica do Estudo de Caso. Os resultados nos revelaram as características situacionais do familiar que se dispõe a cuidar do seu idoso e se torna um cuidador. Os sentimentos que o predispõem naquele momento em aceitar a posição de apoio social. O cuidador familiar compreende o processo de envelhecimento humano em suas características biopsicossociais e apresenta a rede de apoio social e da saúde ao idoso como uma forma de prevenção a violência à pessoa idosa. Ressaltamos nas considerações finais a visão de família na produção de cuidados à saúde que se configura na família manauara como um produto sócio-histórico. É constituído pela intensa migração nordestina, juntamente com indígenas e mestiços em geral. O cuidado emerge na dimensão do respeito, da sacralidade, da reciprocidade e da complementaridade.