Navegando por Palavras-chave "Endodontia"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSomente MetadadadosAvaliação da vitalidade pulpar em pacientes com rabdomiossarcoma ou carcinoma de rinofaringe, que receberam radioterapia para controle local da neoplasia(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2021) Lopes, Rafael Paiva [UNIFESP]; Caran, Eliana Maria Monteiro [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloWith the advancement of technology and scientific development, the survival of children undergoing cancer treatment has increased significantly. However, treatment sequelae can manifest even y ears after the end of therapy. Objective: To evaluate the dental pulp vitality of patients with head and neck parameningeal rhabdomyosarcoma and rhinopharyngeal carcinoma who received radiotherapy for local control of the neoplasia. Methodology: Fifteen pa tients were admitted to the study group and thirty patients to the control group. A total of 494 anterior teeth were analyzed. To assess the pulp vitality, use the pulse oximeter apparatus adapted for dental use (which has a sensor "Y"), it being possible to position the buccal and lingual or tongue of the dental element. The pulp sensitivity test was performed by cooling the dental surface, using the refrigerant gas applied with cotton swab to the tooth surface. Results: Student's t test (alpha = 0.05) was used to analyze the mean% SpO2 of the teeth of the study (N = 158) and control (N = 336) groups. The average oxygen saturation obtained in the teeth of the study group was 86.06%, and 90.05% in the control group. Demonstrating a statistically significant difference between groups (p <0.0001). Pearson's correlation test with 0.05 alpha adjustment was used to assess the correlation between the results obtained with pulse oximetry and the degree of sensitivity. The results demonstrate a negative correlation (r = 0.8525; p <0.0001) between the mean% SpO2 and the degree of sensitivity reported by the patients. Conclusions: The levels of pulp oxygenation saturation in irradiated patients were lower when compared to the control group. There seems to be a relatio nship between pulp oxygenation and tooth sensitivity. The lower the oxygen rate, the greater the sensitivity.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Cimentos Portland aditivados para reparação de perfurações radiculares em cães(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010-08-25) Silva Neto, José Dias da [UNIFESP]; Duailibi, Silvio Eduardo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: As perfurações radiculares são acidentes na endodôntia. O tratamento consiste na obturação. O sulfato de cálcio é recomendado como anteparo ao cimento. O agregado de trióxido mineral (MTA) é o cimento mais adequado para obturação de perfurações. O cimento Portland comum tem a mesma constituição química e características estruturais do MTA, incluindo baixa resistência à compressão. Objetivo: Avaliação histológica de perfurações tratadas com MTA e cimentos Portland aditivados com barreira de sulfato de calcio. Métodos: Amostra: oitenta pré-molares, quatro da arcada dentária superior e quatro da arcada inferior de 10 cães machos, sem raça definida, com idade em torno de um a um ano e meio, pesando entre 10 e 15 kg. Após tratamento endodôntico foram realizadas perfurações nas furcas com broca 1016 HL e barreira com sulfato de cálcio. A distribuição dos cimentos nas obturações foi por randomização. MTA Angelus ® (controle), Portland tipo II, Portland tipoV e Portland branco estrutural. Os dentes foram restaurados com resina composta. Após 120 dias de confinamento realizou-se eutanásia e análise histológica. Resultados: Os cimentos CPII, CPV, CPB e MTA não têm significância estatística quanto à neoformação óssea. Conclusão: A análise histológica determinou: adjacente a todos os cimentos houve formação de osso.
- ItemSomente MetadadadosCorrelação quantitativa e qualitativa de glicoesfingolipídeos em diferentes estágios da inflamação do tecido pulpar dental(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2002) Carvalho, Maria Cristina Coelho de [UNIFESP]; Takahashi, Helio Kiyoshi [UNIFESP]A proposta dessa tese foi analisar o perfil de glicoesfingolipideos (GSLs) presentes nos tecidos pulpares dentais em diferentes estagios de inflamacao obtidos apos tratamento endodontico e compara-los com o perfil de GSLs de tecidos pulpares normais obtidos apos a extracao de terceiros molares integros. Sessenta amostras de tecidos pulpares foram removidos apos diagnostico clinico e radiografico e subdivididos em cinco grupos) Grupo A (controle) 15 tecidos pulpares sem sinais e sintomas de inflamacao; Grupo BI 15 tecidos inflamados reversivelmente; Grupo C: 15 tecidos inflamados irreversivelmente Grupo D: 7 tecidos necroticos sem area de lesao ossea perirradicular e Grupo D1: 8 tecidos necroticos com area de lesao ossea perirradicular. Apos a realizacao dos procedimentos de extracao e purificacao dos GSLs, as fracoes neutras e acidicas de GSLs foram analisadas por cromatografia em camada delgada de alta resolucao(HPTLC) e quantificadas por densitometria a 525nm. Diferencas quantitativas foram observadas no perfil GSLs entre os tecidos. Celulas de tecido pulpar inflamado apresenta diferenca estatistica significante no total de GSLs por mg de tecido (B > D > A), com excecao do grupo D1 apresentando apenas tracos de GSLs. Diferencas qualitativas foram tambem observadas entre os grupos. No perfil de GSLs neutros dos tecidos inflamados (grupo B, C e D) foram detectados a presenca 1e CMH, CDH, CTH, Globo, nLc4 e H1 Por outro lado no grupo controle nao detectamos a presenca de H1, enquanto que, no grupo D1, nLc4 e H1 nao foram detectados. O grupo B, foi o unico a apresentar reatividade por imunocoloracao de placas de HPTLC ou imunofluorescencia indireta com o MoAb ST-3, indicando que os CMHs dos tecidos do grupo B sao galactosilceramida. 0 perfil de gangliosideos apresentado por todos os grupos foi GM3, GM1 e GD1a, com excecao para o grupo D1, onde GM3 estava ausente
- ItemAcesso aberto (Open Access)Disciplina de endodontia: uma análise a partir da ótica de docentes e discentes de odontologia(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005) Prats, Luciene Duarte [UNIFESP]; Sonzogno, Maria Cecilia [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A Endodontia é uma especialidade da Odontologia que requer muita atenção por parte dos profissionais por sua especificidade. No curso de Odontologia da Universidade Metropolitana de Santos, a Disciplina de Endodontia é bastante atuante e com resultados positivos, apesar de algumas dificuldades no Processo Ensino-Aprendizagem. O ensino de Endodontia passa por transformações assim como toda a Odontologia. Fazem-se necessárias então, algumas mudanças, mas para tal é preciso identificar as possibilidades e limitações do Processo Ensino-Aprendizagem na disciplina de Endodontia. Objetivamos, portanto, analisar este Processo através da ótica de docentes e discentes e assim caracterizar o ensino da Endodontia, no que se refere a conteúdos, carga horária, momento de inserção no currículo, relação teoria e prática e formação docente, além de verificar aproximações entre o programa de Endodontia e as Diretrizes Curriculares Nacionais. Como referencial teórico, usamos como suporte a história da Odontologia e da Endodontia, o ensino da Odontologia e a inserção da Endodontia e as mudanças no ensino superior brasileiro. O estudo teve a participação de 48 alunos que concluíram a Disciplina de Endodontia, respondendo a um questionário e de três professores que, através de a uma entrevista semi-estruturada, manifestaram suas opiniões, limites e possibilidades da disciplina de Endodontia para a formação do cirurgião dentista bem como facilidades/dificuldades no Processo EnsinoAprendizagem. Os dados quantitativos são apresentados sob a forma de gráficos e os dados qualitativos foram divididos em núcleos temáticos. Concluímos que alguns pontos foram bastante esclarecedores outros deixaram algumas questões a serem respondidas e, quem sabe, nos fazer buscar soluções. Quanto ao aprendizado, obtivemos resultados positivos e, ao mesmo tempo constatamos pontos de fragilidade nas relações professor/aluno e no quesito avaliação.
- ItemSomente MetadadadosPerfil de glicoesfingolipideos e (glico)proteinas em lesoes apicais de origem endodontica tratadas com hidroxido de calcio(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2002) Kherlakian, Daniel [UNIFESP]Nesta tese foram analisados os perfis de glicoesfingolipideos (GSLs) e (glico)proteinas de lesoes apicais de origem endodontica tratadas e nao tratadas com hidroxido de calcio. Diferencas qualitativas e quantitativas foram observadas no padrao de GSLs, entre lesoes de origem endodontica tratadas ou nao com hidroxido de calcio. Esta diferenca pode estar relacionada com o efeito do medicamento, no processo inflamatorio/infeccioso que ocorre na regiao perirradicular de dentes que apresentam area de lesao ossea de origem endodontica. Em lesoes tratadas com hidroxido de calcio observou-se a diminuicao de CDH, CTH, globosideo, GM3, GD3, GM1 e aumento de GT1b, em relacao a lesoes nao tratadas. Por eletroforese em gel de poliacrilamida na presenca de dodecil sulfato de sodio (PAGE-SDS), detectou-se a presenca de componentes de massa molecular de 218 kDa, 60 kDa e 29 kDa, em quantidades mais significativas em lesoes que receberam o tratamento com hidroxido de calcio, quando comparadas com lesoes que nao receberam o medicamento. Estes dados sugerem que em lesoes medicadas, alteracoes na sintese proteica e padrao de glicosilacao estariam sendo promovidos pelo hidroxido de calcio. O componente de 218 kDa, presente em quantidade significativamente maior nas lesoes tratadas com hidroxido de calcio em comparacao com lesoes nao medicadas, foi analisado por Western blotting, e sua reatividade com o MoAb CU-1 (epitopo a-GaINAcSer) e com a lectina de Lens culinaris (ligante a-GaINAC), mostrou de forma clara, que este componente e uma glicoproteina do tipo mucina. Exames anatomo-patologicos realizados nas amostras tratadas e nao tratadas com hidroxido de calcio, apresentaram diferencas histologicas evidentes, caracterizadas por uma area mais inflamada, nas lesoes nao tratadas com hidroxido de calcio, contrastando com as lesoes que receberam o medicamento, que apresentavam uma regressao do processo inflamatorio
- ItemAcesso aberto (Open Access)Revisão sistemática sobre efetividade das intervenções odontológicas utilizadas no tratamento de traumatismo de luxação em dentes permanentes anteriores(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006) Belmonte, Flavia Monari [UNIFESP]; Trevisani, Virgínia Fernandes Moça [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloContexto: O trauma dental é comum, ocorrendo principalmente em crianças e adolescentes. Um dos grupos destas injurias são classificadas como luxação dental. Este grupo inclui diferentes injurias, que envolvem trauma onde o dente é deslocado da sua posição original. Estes traumas de luxação são subdivididos em: intrusão, extrusão e luxação lateral de acordo com a direção do deslocamento. Várias intervenções tem sido utilizadas para o tratamento do traumatismo de luxação em dentes permanentes anteriores, mas essas intervenções não são suportadas por forte evidência científica. Objetivos: O objetivo desta revisão sistemática foi avaliar a efetividade das intervenções utilizadas para o tratamento do traumatismo de luxação em dentes permanentes anteriores. Estratégia de pesquisa: Estratégias de pesquisa foram desenvolvidas para a MEDLINE e elaboradas para as seguintes bases de dados: Cochrane Oral Health Group Trials Register, PubMed (1966-2006); EMBASE (1980-2006); Lilacs (1982-2006); BBO (Biblioteca Brasileira de Odontologia) (1986-2006); SciELO (1997-2006). Critérios de Seleção: Todos os ensaios clínicos controlados randomizados ou quasi-randomizados de tratamentos de traumatismo de luxação que apresentem um acompanhamento de no mínimo 12 meses. Coleta de dados e análise: Dois revisores, independentemente, avaliaram a elegibilidade de todos os artigos identificados. Principais resultados: Quatorze estudos foram eleitos, e nenhum ensaio clínico controlado randomizado foi incluído. Obtivemos um grande número de publicações que envolvem relato de casos, série de casos, estudos de prevalência e revisões da literatura, estes trabalhos demonstram, na maioria das vezes, seqüência de tratamento realizada em pacientes traumatizados, utilizando as intervenções existentes, descartando a hipótese da não efetividade das mesmas. Conclusões dos revisores: Não encontramos evidências suficientes para concluir sobre a efetividade das intervenções utilizadas para o tratamento do traumatismo de luxação dental de dentes permanentes anteriores. Mais ensaios clínicos randomizados são necessários para elucidar as intervenções para tratamento de trauma dental.