Navegando por Palavras-chave "Enade"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Formação superior de qualidade: o que revelam os dados do Censo?(SoU_Ciência, 2022-03) Bielschowsky, Carlos Eduardo; Minhoto, Maria Angélica [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5908924999836595; http://lattes.cnpq.br/6564510847928702O Ministério da Educação (MEC) acaba de publicar a sinopse do Censo da Educação Superior de 2020, com resultados que nos pareceram preocupantes, tanto no que se refere ao setor público, quanto ao privado. Para avaliarmos mais detidamente a qualidade da formação oferecida nos cursos de graduação brasileiros, exploramos aqui algumas tendências relacionadas ao comportamento das matrículas, por ano e por modalidade de ensino (presencial ou à distância), e o desempenho de estudantes matriculados nos 10 maiores grupos privados no Exame Nacional do Desempenho do Estudante (Enade), no ciclo 2017-2019.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A importância das cotas raciais e sociais no Brasil: uma reparação histórica necessária(SoU_Ciência, 2021-12-02) Centro de Estudos Sociedade, Universidade e CiênciaVamos falar sobre cotas? Com convidados (as) especiais, o Centro de Estudos SoU_Ciência propõe um debate sobre a importância da política de cotas raciais e sociais nas universidades públicas, ainda mais diante do cenário de retrocessos na educação. Além de ser uma questão de direitos humanos e de reparação histórica por anos de exclusão, a transformação promovida pelas cotas tem reflexo significativo no perfil da comunidade universitária, cada vez mais diversa e inclusiva. Nesta live, confira também a apresentação dos primeiros levantamentos de dados sobre política de cotas em estudo inédito feito pelo SoU_Ciência. Convidados (as): Emir Sader - Professor da UERJ Joana Célia dos Passos - Professora da UFSC e SoU_Ciência Joana Guimarães da Luz - Reitora da UFSB Alexandre Conegundes Jr. - Cientista Social pela UFG Matriarcak - Poeta/Slammer/Rapper Mediação: SoU_Ciência
- ItemAcesso aberto (Open Access)A importância das cotas raciais e sociais no Brasil: uma reparação histórica necessária. Relatório Técnico(SoU_Ciência, 2021-12) Centro de Estudos Sociedade, Universidade e CiênciaO presente relatório técnico apresenta os resultados obtidos pelo grupo de pesquisadoras/es vinculadas/os ao Tema 1 do Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência - o SoU_Ciência, na Linha de Pesquisa 2: Perfil e Trajetória Estudantil na Educação Superior e apresentados no evento virtual realizado no dia 2 de dezembro de 2021 “A importância das cotas raciais e sociais no Brasil: uma reparação histórica necessária”. O debate foi transmitido pelo canal do YouTube do Centro e continua disponível para as pessoas interessadas (Youtube.com/SOUCIENCIA). Foram apresentados dados preliminares inéditos, produzidos pelo grupo sobre a mudança de perfil de estudantes do ensino superior da área da saúde, que participaram das provas do Enade em 2013 e em 2019. Para este trabalho foram utilizados os microdados do Enade de 2013 e 2019, referentes aos ciclos de avaliação da área da Saúde. O objetivo foi comparar a evolução do perfil dos estudantes e o desempenho das instituições com presença válida de uma seleção de cursos e instituições de ensino superior públicas federais e privadas, no Brasil. Dentre as instituições públicas federais, selecionamos 15 no total, sendo 12 pelo critério de maior número de matrículas no ano de 2019, segundo os dados do Censo da Educação Superior. Adotamos o mesmo critério para a seleção das universidades privadas: maior número de matrículas, em 2019, por região do país. As análises demonstraram que ocorreu uma importante alteração no perfil de estudantes que acessam o ensino superior, alteração que vem ganhando corpo e teve um fortalecimento a partir da Lei de Cotas. O aumento do número de estudantes provenientes da escola pública não alterou o desempenho das universidades, ao contrário, a maior parte delas teve um ganho na nota média da prova de conhecimentos específicos se comparadas as provas de 2013 e de 2019 do Enade. https://souciencia.unifesp.br/ Versão atualizada: 04/2024
- ItemAcesso aberto (Open Access)Mineração de dados educacionais para identificar a influência de fatores socioeconômicos no desempenho dos estudantes em exames avaliativos nacionais(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-20) Kojio, Kazuhiro Daiti [UNIFESP]; Musa, Daniela Leal [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8606503911561836; http://lattes.cnpq.br/6736528206305304A mineração de dados educacionais é uma ferramenta de extrema importância e pode auxiliar governos no desenvolvimento de políticas públicas efetivas na área da educação. No Brasil uma rica fonte de informações na área de educação são os microdados de exames nacionais, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), disponibilizados anualmente, que contém diversas informações dos candidatos. Portanto, este trabalho explora o processo do KDD (Knowledge Discovery in Databases) para extrair conhecimentos a partir dos dados do ENEM e do Enade. Utilizou-se o algoritmo Apriori para extrair regras que associam os fatores socioeconômicos com o desempenho dos candidatos. A análise foi feita utilizando os dados do ENEM entre os anos de 2019 a 2022 e os dados do Enade entre os anos de 2016 a 2019, o que possibilitou verificar quais regras persistiram em todos estes anos. Assim, este trabalho identifica quais fatores socioeconômicos desempenham grande influência no desempenho dos candidatos.