Navegando por Palavras-chave "Emprego Apoiado"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise de Custos para Inclusão da pessoa com deficiência visual no trabalho com processos administrativos em instituições públicas de ensino superior do estado de São Paulo, utilizando a metodologia de Emprego Apoiado(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11) Marques, Débora Cristina Gavira (UNIFESP); Scarpi, Marinho Jorge [UNIFESP]; Regonha, Eduardo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6062616663468747; http://lattes.cnpq.br/4849663856118153; http://lattes.cnpq.br/1738900444348252A pesquisa refere-se à investigação dos custos da empregabilidade dos servidores com deficiência visual em processos administrativos, nas Instituições Federais de Ensino. Para compreensão acerca da inclusão de Técnico Administrativo em Educação com deficiência visual em processos administrativos analisam-se Editais do concurso público, as legislações que versam sobre seus direitos, as verbas destinadas para a sua qualificação profissional e possíveis alterações no ambiente de trabalho. Reflexões sobre acessibilidade, Desenho Universal e o uso de Tecnologias Assistivas com objetivo de facilitar sua participação e diminuição das eventuais barreiras também são apresentadas. A proposta de um profissional especializado em Emprego Apoiado fundamenta-se como ferramenta possibilitadora no processo de empregabilidade do servidor, viabilizando os recursos necessários para o desenvolvimento da função e auxiliando na construção de uma cultura organizacional inclusiva. Por fim, tece reflexões sobre o desafio de calcular os custos da empregabilidade do servidor com deficiência visual nas universidades públicas e apresenta dados que corroboram a necessidade de maior investimento e conhecimento no que concerne a pessoa com deficiência visual.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Levantamento de perfil, cargos, funções, permanência e necessidades da pessoa com deficiência visual nos processos administrativos em instituições públicas de ensino superior do Estado de São Paulo, na visão dos colaboradores das áreas administrativas(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11) Oliveira, Elaine Cristina [UNIFESP]; Scarpi, Marinho Jorge [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4849663856118153; http://lattes.cnpq.br/4974916132063643O trabalho apresentado tem como objetivo o “Levantamento de perfil, cargos, funções, permanência e necessidades da pessoa com deficiência visual nos processos administrativos em instituições públicas de ensino superior no Estado de São Paulo na visão dos colaboradores das áreas administrativas. A dissertação faz uma breve discussão sobre o perfil da pessoa com deficiência visual e a garantia da empregabilidade nos diversos setores destas universidades. Percorre vários assuntos voltados à pessoa com deficiência, suas limitações e potencialidades, a história do cego e a evolução da empregabilidade. A proposta inicial era investigar a percepção dos gestores de pessoas das Instituições sobre o tema, mas, em virtude da baixa adesão ao questionário, foi realizada alteração dos sujeitos da pesquisa, buscando a visão dos colaboradores deficientes visuais das áreas administrativas. Diante desta alteração, as respostas foram recebidas e analisadas, entretanto, com um número menor do que o esperado. Esse estudo permitiu que há necessidade de compreender os papéis e postos de trabalho, facilitando a comunicação e distribuição de tarefas a se desenvolver. Considera-se o treinamento importante para os gestores no recebimento da pessoa com deficiência em sua área de trabalho, a sensibilização do contratante, ainda que as barreiras atitudinais tenham sido poucas apontadas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Manual operacional de admissão e apoio a pessoa com deficiência nos processos administrativos de uma instituição federal de ensino: E-book(Universidade Federal de São Paulo, 2022-10-19) Fortunatti, Marli Kiyomi Tetuya [UNIFESP]; Scarpi, Marinho Jorge [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4849663856118153; http://lattes.cnpq.br/3115447548503150O presente trabalho tem por objetivo a confecção de um manual prático e descritivo para a inclusão e acompanhamento do trabalho de um deficiente visual, admitido por concurso público, para atuar na área administrativa de uma instituição federal de ensino. Para atingir o objetivo foi necessário realizar uma introdução em diversos assuntos, tais como: o conceito da pessoa com deficiência, os níveis de deficiência visual, a metodologia utilizada como Emprego Apoiado, o conceito e uso da tecnologia assistiva, as legislações que contemplam o acesso a pessoa com deficiência visual aos concursos públicos e o dinamismo e funcionamento de setores administrativos dentro de instituições federais de ensino. São diversos conceitos para que possamos atingir o objetivo desse trabalho que é a confecção de um manual prático e descritivo para a inclusão e acompanhamento do trabalho de um deficiente visual na atuação em área administrativa de uma instituição federal de ensino. Este trabalho constitui uma parte da investigação desenvolvida pelo grupo de pesquisa em “Emprego Apoiado à pessoa com deficiência visual em Instituições Públicas de Ensino Superior”, que colaborou com informações relevantes para a confecção deste Manual: ● Levantamento de perfil, cargos, funções, permanência e necessidades da pessoa com deficiência visual nos processos administrativos em instituições públicas de ensino superior no Estado de São Paulo, na visão dos seus gestores – autoria de Elaine Cristina Oliveira; ● Análise de custos para inclusão da pessoa com deficiência visual no trabalho com processos administrativos em instituições públicas de ensino superior no Estado de São Paulo, utilizando a metodologia de Emprego Apoiado – autoria de Débora Cristina Gavira Marques.