Navegando por Palavras-chave "Empoderamento"
Agora exibindo 1 - 16 de 16
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ambiente de prática e empoderamento de enfermeiros de um hospital universitário(Universidade Federal de São Paulo, 2021) Imasato, Lais Hitomi [UNIFESP]; Balsanelli, Alexandre Pazetto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1857033024402274; http://lattes.cnpq.br/6731456418451326Objetivou-se analisar as características do ambiente de prática profissional de enfermagem; mensurar o empoderamento dos enfermeiros e correlacionar as variáveis ambiente de prática profissional e empoderamento dos enfermeiros. Trata-se de um estudo transversal e correlacional realizado num hospital geral de grande porte localizado na zona sul do município de São Paulo, SP, Brasil. Participaram do estudo 56 enfermeiros. Os instrumentos de coleta de dados foram: Ficha de caracterização pessoal e profissional, Versão Brasileira Validada do Nursing Work Index – Revised (NWI-R) e Escala do Empoderamento - Conditions of Work Effectiveness Questionnaire II (CWEQ II) - Versão Brasileira Validada. Os dados foram coletados entre Outubro e Dezembro de 2019 e a análise deles foi realizada com estatística descritiva, além da utilização dos seguintes testes: Tukey, análise de variância e coeficiente de correlação de Pearson com nível de significância de p<0,005. A média total do NWI-R foi de 2,16 [2,01;2,30] e a Escala de Empoderamento - CWEQ-II obteve uma média de 3,39 [3,08; 3,71]. As correlações mais significativas (r > 0,5) foram entre os domínios Autonomia (NWI-R) e Suporte, Poder Formal e Empoderamento global (CWEQ-II); Suporte Organizacional (NWI-R) e Empoderamento global (CWEQ-II); entre Total (NWI-R) e Poder Formal, Poder informal e Empoderamento global (CWEQ-II). Conclui-se, portanto, que o ambiente de trabalho foi avaliado como favorável à prática de enfermagem, assim como empoderamento do enfermeiro e a autonomia profissional possui uma forte relação com a oportunidade de exercer o poder. Logo, as instituições de saúde necessitam investir na autonomia de seus enfermeiros e acreditar em seu potencial para que as oportunidades possam ser aproveitadas a fim de melhorar o desempenho de suas atividades diárias.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Atuação dos coordenadores de grupos de saúde na rede docente assistencial(Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 2010-02-01) Santos, Luciane de Medeiros dos [UNIFESP]; Oliveira, Eleonora Menicucci de [UNIFESP]; Crepaldi, Maria Aparecida; Aurélio da Ros, Marco; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Humanas e Filosofia; UFSC Centro de Ciências da SaúdeOBJECTIVE: To analyze the model for actions by health promotion group coordinators, in primary healthcare units with links to professional training. METHODOLOGICAL PROCEDURES: A qualitative study was carried out in the municipality of Florianópolis, Southern Brazil, in 2001. Four groups were evaluated, over a total of 24 sessions at primary healthcare units. Participant observation was performed to start the fieldwork. The reports were analyzed by means of the technique of enunciative-pragmatic discourse analysis. ANALYSIS OF RESULTS: The types of action among the coordinators that were congruent with the preventive model were: oppression, bench teaching, biologism and higienism, prescription of approaches, blame apportionment, infantilization, reduction of collective problems, denigration of group settings and use of monologue. The types of action consonant with the new promotion model were: facilitation of free expression and autonomy, empathetic communication, constructivism, receptiveness, active listening and promotion of overcoming of violence and alienation. CONCLUSIONS: The coordinators acted primarily by means of the preventive model, without using technical and theoretical resources that allude to group methodology in the field of healthcare. The actions within the preventive and new health promotion models that were identified reveal characteristics that are grounded in, respectively, the ethics of oppression/subordination of users and cooperation/acceptance of users as free and responsible for their choices and consequences.
- ItemSomente MetadadadosA construção do empoderamento de usuários e familiares nas práticas de um centro de atenção psicossocial(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-04-10) Pedroso, Carlos Eduardo [UNIFESP]; Moreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1186084305231587; http://lattes.cnpq.br/7639002170174678; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The Brazilian Psychiatric Reform is a process of reorientation and restructuring of mental health care in the country that involves the creation of new substitutive psychosocial services to the hospital-centered model and in the alignment of those to the conceptual perspective of deinstitutionalization, namely, the deconstruction of madness in the social field as alienation, disability and dangerousness locus where it?s social, scientific, political and culturally recognized. For this, these mental health treatment centers, particularly the psychosocial care centers, are intended to develop practices for the construction of the mentally ills citizenship, through the involvement of users and relatives and the promotion of their autonomy, value and social power. Therefore, it is important to understand, in the current national mental health care public policy, the process of empowerment of users and their families, understood as the increased autonomy and personal and collective power of individuals and groups subject to social oppression. Thus, we produced a participatory qualitative research, which was intended to investigate the construction of the empowerment of users and family members in the practices undertaken by the mental health treatment center from Itanhaém, São Paulo. For this, we conducted historical-documentary survey, participant observation, focus groups with users and families, and production of narratives by the groups in the institution. The research interlocutors participated in the interpretive process of the narratives and the collective experiences in last groups meetings, which enabled the critical and reflective deepening of participants. The information production analysis was built from the dialectical hermeneutics perspective and it was undertaken in four interpretive steps: personal empowerment; group empowerment; community empowerment; and care processes. We concluded that the empowerment process is different among subjects. For participant users, it is produced in the personal appreciation, the development of some self-help strategies, the production of initial networks of mutual help and support, and the creation of joint community actions with professionals. For family interlocutors, empowerment develops only in some practices of the service where they increase their self-esteem, resignify the family member sickening process and create their own care means. The practices of the service studied, also understood as care, provide empowerment of individuals through listening, reception care and group and community strategies that produce horizontal political relations and shared experience and knowledge between professionals and users/family. Contradictorily, the care developed also hinders the process of empowerment of individuals by focusing on drug treatment, hierarchy power relations between the actors, the heteromanagement of decisions and care and, consequently, political centrality in technical and medical professionals. We understand that the tension in care processes corresponds to the contradiction between the different models of care, the hegemonic psychiatric paradigm and the psychosocial care model, which act concurrently in the relationship between professionals and users/family. The empowerment process requires the involvement of all actors, in order to break the oppressive relations to the real increase in autonomy and power of these.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Da SUBORDINAÇÃO ao EMPODERAMENTO: uma análise de letras de rappers femininas(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-09) Casellato, Letícia [UNIFESP]; Bovolenta, Gisele Aparecida [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4488256741200083; http://lattes.cnpq.br/7573578438703690; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este Trabalho de Conclusão de Curso busca evidenciar a relação entre gênero, música e empoderamento feminino, com foco no rap. O rap, como parte do movimento hip-hop, denuncia a realidade social e oferece um espaço para expressão e empoderamento feminino. A monografia busca analisar o que as mulheres do rap estão comunicando ao mundo, desafiando preconceitos e valorizando suas vozes em uma realidade patriarcal; discute ainda a importância do empoderamento feminino, especialmente face a atitudes misóginas e preconceituosas, presentes em nosso cotidiano. O rap se coloca como uma ferramenta informativa e de resistência, proporcionando autoestima e representação para jovens que se identificam com essa forma de expressão artística. A luta pela igualdade de gênero continua, e o rap desempenha um papel fundamental nesse processo. Assim o trabalho está fundado sobre uma pesquisa bibliográfica, e sobre análise das músicas “44 - Mc Luanna”; “O Suficiente - Ajuliacosta/N.I.N.A”; “Pódio - Ebony”; “Diretoria - Tasha e Tracie”, resultando em um aprofundamento sobre a realidade vivida pelas mulheres e a promoção de autonomia pelas artistas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação financeira na educação básica: uma proposta de trabalho para o ensino médio(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-15) Silva, Yan Nicollas Rodrigues [UNIFESP]; Morais, Rosilda dos Santos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8411023309452408Este projeto de pesquisa tem por interesse problematizar a Educação Financeira na Educação Básica com ênfase no Ensino Médio com o objetivo de oportunizar a estudantes ainda nessa etapa da formação situações de ensino e aprendizagem sobre a temática da Educação Financeira de modo que, com informação, formação e orientação, a partir de situações que estejam diretamente relacionadas aos seus cotidianos, possam desenvolver valores e competências mínimas para se tornarem mais conscientes sobre seus ganhos, gastos, consumo consciente e melhor gestão de recursos. A justificativa para a realização deste trabalho se deu disparada, em primeira instância, por uma dificuldade deste autor em lidar com a temática da Educação Financeira e, ainda, pela constatação de que o tema é pouco ou quase nunca abordado na Educação Básica e na Formação Inicial de Professores, temas explorados neste texto. Como resultado deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pretende-se apresentar uma proposta de trabalho com Educação Financeira (EF) no Ensino Médio. Por certo que poder-se-ia ampliar para toda a Educação Básica, mas os limites de tempo de realização de um TCC justificam o recorte. Para o desenvolvimento deste trabalho foram consideradas matrizes teóricas, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pesquisas sobre Educação Financeira e livros didáticos buscando responder às seguintes interrogações: Como trabalhar a Educação Financeira no Ensino Médio visando iniciar estudantes nessa etapa da formação a uma melhor compreensão da gestão de seus recursos? Como, a partir de projetos desenvolvidos no Ensino Médio, se pode promover o consumo consciente do cidadão?
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo de Confiabilidade e Validade da Recovery Assessment Scale (RAS-BR) no Brasil – avaliação da capacidade de superação de portadores de esquizofrenia(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-02-27) Silva, Tiago Ribeiro da [UNIFESP]; Bressan, Rodrigo Affonseca [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Contexto. O conceito recovery, é um processo complexo, individual, de autosuperação, no qual o portador desenvolve uma perspectiva de vida mais esperançosa e realista, desempenhando uma postura mais ativa em seu tratamento e em sua vida. Atualmente no Brasil, não existe nenhum instrumento de recovery traduzido e validado para o português. Dentre os instrumentos de recovery, destaca-se a Recovery Assessment Scale (RAS), auto-aplicável. Objetivos. Este trabalho apresenta os resultados da validação e confiabilidade da versão brasileira da RAS- Recovery Assessment Scale. Método. Para a validação foi realizada a Análise Fatorial Exploratória (AFE) e a Correlação de Pearson e confiabilidade teste-reteste. Resultados. A aplicação do instrumento foi realizada em 104 pacientes do Proesq- ambulatório de esquizofrenia da UNIFESP. A análise fatorial exploratória (AFE) apresentou KMO de 0,812 e o teste de Esfericidade de Bartlett’s, foi significativo (x = 654,129, df = 231, p < 0.000). O Alfa de Crombach apresentou consistência interna de 0,937 para versão completa e 0,878 para a versão reduzida. O teste-reteste (r = 0,70) foi considerado satisfatório e significativo p< 0,001. Conclusão. A partir dos resultados, considera-se a versão brasileira da RAS um instrumento válido e confiável para aferir o processo de superação dos portadores de esquizofrenia.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Grupo educativo junto a pessoas com diabetes: desafios para ampliar o autocuidado e a escuta da equipe da atenção básica(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-07-17) Takayanagi, Irvin Jo [UNIFESP]; Spedo, Sandra Maria [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Diabetes Mellitus is today a major challenge for health systems worldwide, because of its high prevalence and severity of complications, and health education has been recommended by several international and national organizations as a pillar for improving self-care of the person with diabetes. Based on the theoretical framework of health education, empowerment and educational group, an intervention study was developed to discuss and reflect on the repercussions of an educational group for the care of those with diabetes. Objective: to implement and analyze educational process with people with diabetes accompanied in a basic health unit. Study course: a qualitative intervention-study in which an educational group was designed and built with the participation of 11 people with diabetes, coordinated and facilitated by the researcher who played an active role as well, with the support of other professionals from Health Basic Unit. The educational group was developed in 12 meetings using planned dynamics and finalized with a discussion in the conversation wheel about the subjects raised by the participants. In this process, four analytical categories were identified: (a) the senses of eating in the lives of people with diabetes, in which it was possible to evaluate the intimate relationship between the act of eating and life; (b) the meaning of insulin for people with diabetes, in which we evaluate the different meanings of medication use, including those that transcend the patient's simple metabolic need; (c) the negative burden of diabetes and its repercussions on the ways of walking through life, in which we evaluate how the disease negatively impacts people's lives; (d) (un)knowledge about diabetes and the challenges to self-care, in which we evaluate how people incorporate and develop their own knowledge about the disease influencing their self-care; (e) repercussions of the group on the perceptions of people with diabetes, in which we assess the influences of the educational process on the lives of these people. Final considerations: the discussions and reflections in the conversation’s wheels of the educational group, allowed us to contribute to the resignification of the disease in the lives of people with diabetes. And the detailing of the potencies, difficulties and weaknesses of this type of intervention opens the way for other professionals to be influenced and to reflect on their current practices.
- ItemAcesso aberto (Open Access)As mulheres das Comunidades Tradicionais de Terreiro e sua vida cotidiana(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-01) Macedo, Thamires Araújo [UNIFESP]; Ribeiro, Rodrigo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0178487419168789; Não possuiA proposta deste trabalho é apresentar qual o significado do Candomblé na formação de sujeitos sociais femininos a partir de sua cosmovisão e como isso interfere e impacta na vida das mulheres praticantes desta tradição e como elas conciliam suas funções religiosas com sua vida social. Uma vez que tal prática possui uma série de ritos que chegam a durar dias, meses e até anos, trazendo complexidades e necessidades de dedicação quase que integral por parte das adeptas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Mulheres na construção civil: entre deslocamentos e permanências(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-03-12) Landerdahl, Maria Celeste [UNIFESP]; Villela, Wilza Vieira [UNIFESP]; Padoin, Stela Maris de Mello; http://lattes.cnpq.br/6899455553008245; http://lattes.cnpq.br/1311802831007681; http://lattes.cnpq.br/7271883345393960; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O objetivo deste estudo realizado com oito trabalhadoras da construção civil no município de Santa Maria, RS, foi conhecer as repercussões que o trabalho na construção civil traz à vida de mulheres inseridas nesta atividade. É uma pesquisa do tipo exploratória, com abordagem qualitativa. Foi utilizada a história oral temática como dispositivo para produção de dados, cuja entrevista constou de duas questões norteadoras relativas à história das mulheres antes e após sua entrada no trabalho na construção civil. A análise foi realizada ante o referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso de tradição francesa. Os resultados foram analisados com base em processos polissêmicos e em processos parafrásticos presentes nos discursos das participantes, os quais deram origem a deslocamentos e permanências, respectivamente. No nível dos deslocamentos, ressaltam-se discursos que revelam posturas de empoderamento em nível individual; as mulheres percebem que a nova identidade em construção possibilita que ascendam socialmente às custas do ganho econômico. Essa condição as instrumentaliza para enfrentamentos importantes, sobretudo no âmbito laboral, possibilitando deslocamento em outros campos nos quais exista privação de liberdade. No lado das permanências, a discriminação, o preconceito e a desigualdade desvelam contextos que precisam ser permanentemente questionados como forma de superação. O assédio moral aparece marcando o potencial que restringe as mulheres a lugares determinados histórica, social e culturalmente. Conclui-se que a autonomia econômica conquistada e apregoada nas políticas públicas deve ser um meio e não um fim em si mesma; que as políticas públicas em gênero contribuem sensibilizando para transformações necessárias no campo cultural, área que deve sofrer deslocamentos na medida em que as mulheres e a sociedade em geral entenderem a igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres como uma condição básica para o alcance da justiça, da cidadania e do desenvolvimento. É necessário investir em iniciativas que congreguem o empoderamento coletivo nas políticas de desenvolvimento para mulheres e para a sociedade em geral. É preciso, ainda, congregar esse empoderamento comunitário ao empoderamento individual ou psicológico que o dinheiro fornece, de forma a mexer com estruturas sedimentadas, cujos discursos definem e mantêm as mulheres restritas a alguns espaços. É preciso envolvimento e diálogo da enfermagem com outras áreas do saber, de modo a permitir a compreensão do cuidado enquanto construto dinâmico, indo além da percepção biológica que é afirmada e reproduzida no modelo rígido e cartesiano do pensar e do fazer acadêmico. Espera-se que esses resultados contribuam para a avaliação, a (re)orientação e a elaboração de políticas de igualdade de gênero no Brasil.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Parcerias para o empoderamento feminino: uma crítica aos relatórios anuais da ONU Mulheres (2010-2015)(Universidade Federal de São Paulo, 2021) Luft, Luiza de Castro [UNIFESP]; Bigatão, Juliana de Paula Bigatão [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0403944436136199Este artigo objetiva analisar, por meio de pesquisa bibliográfica e análise tipográfica e sob a perspectiva feminista interseccional, os primeiros cinco volumes dos Relatórios Anuais (Annual Reports) da ONU Mulheres datados dos anos de 2010 a 2015, com o propósito de entender o que é empoderamento feminino para a entidade frente à interpretação feminista acerca do tema, muito pautado nos estudos de Cecília Sardenberg e Srilatha Batliwala. Foram analisadas as seções sobre parcerias para o empoderamento das mulheres dos cinco relatórios. Para tanto, o trabalho passa pela contextualização a respeito da Organização das Nações Unidas, desde sua fundação com a Carta de São Francisco, passando por suas iniciativas para a promoção dos direitos humanos e equidade de gênero, até a criação da ONU Mulheres; sobre gênero, as definições do termo “feminismo”, sua breve historiografia pautada na metáfora das ondas, suas vertentes mais disseminadas e o empoderamento das mulheres. PALAVRAS CHAVE: Feminismo. Empoderamento. ONU Mulheres.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Por uma genealogia do conceito de empoderamento(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-12-19) Antonio, Lilian Ribeiro [UNIFESP]; Cyfer, Ingrid [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This research starts from the observation of the growing use of the term “Empowerment”, which appears with pretensions of meaning and discursive origins diverse. The word appears not only on different fronts and sectors of the movements but it has also been present in speeches from companies, banks and other institutions. An interesting example to illustrate the issue, for justification purposes, is the appearance of the term in advertisements for cosmetics companies. On the company's website Avon, there is a section with a small dictionary of important terms when feminism. Among them is the following definition of empowerment: “EM.PO.DE.RA.MEN.TO —It is the individual's ability to perform, by himself, the necessary changes to evolve and strengthen. To take life the way it choose ”(AVON, 2018).
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Programa Renda Cidadã no CRAS Vila Margarida: contextualização e aproximações avaliativas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-12-16) Moraes, Sarah Barbosa Ferreira de [UNIFESP]; Acosta, Ana Rojas [UNIFESP]; Rodrigues, Terezinha de Fatima [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0214861191886771; http://lattes.cnpq.br/4761034356311819; http://lattes.cnpq.br/2491508979944841; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho buscou analisar a operacionalização do programa estadual de transferência de renda denominado Renda Cidadã no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vila Margarida, território localizado no município paulista de São Vicente, através de fundamentação teórica e pesquisa quali-quantitativa, visando estabelecer aproximações avaliativas. Neste trabalho verificamos por meio de estudos sobre a temática e entrevistas semiestruturadas com um grupo de beneficiárias, as hipóteses de que a liberdade dada no emprego do valor do benefício proporciona autonomia, que a educação socioprofissional gera o empoderamento destas mulheres e que a não efetivação do incremento da renda familiar deve-se a fatores ligados à vulnerabilidade social. Foram realizadas também entrevistas semiestruturadas com as profissionais envolvidas na operacionalização do programa Renda Cidadã, objetivando identificar o entendimento que possuem acerca do Programa e apontar as dificuldades apresentadas nas diferentes ações de operacionalização.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Projetos ambientalistas em Ubatuba : circulação de capitais sociais entre estado, ongs e populações tradicionais(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-08-12) Queiroz, Jose Fernando [UNIFESP]; Conparato, Bruno Konder [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)In this dissertation, we analyze the social projects and the preparing, implementing public policies involving a partnership with NGOs, and how it was able to contribute to empowerment the representatives of Cambury quilombola residents and Fazenda quilombola residents. The both resident?s groups live in a Natural Protect Area located in north of Ubatuba denominated Núcleo Picinguaba of Parque Estadual da Serra do Mar (NP-PESM). To achieve our goal, we present a reflection about the period between the creation of first NGO in Ubatuba in 1982, and the process in which this kind of organization focus their actions on social projects realization. We use a combination 2 between the field concept developed by Pierre Bourdieu as an analytical orientation with the measures and method of social network analysis, because in that way we can explain how the disputes in the territory of NP-PESM have structured the Ubatuba?s environmental field and how the conflicts are influencing environmental policy formation and the decision-making process.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Saúde Mental & Arte: o Teatro do Oprimido como ferramenta em saúde mental(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-15) Chaves, Caroline Medeiros [UNIFESP]; Moreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1186084305231587; http://lattes.cnpq.br/5749715276351301; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa tem por objetivo principal analisar a relevância da arte e, mais especificamente, do Teatro do Oprimido na promoção de saúde e no fortalecimento da autonomia de indivíduos que apresentam questões de sofrimento psíquico. Inserido em projeto guarda-chuva denominado “Saúde Mental & Arte: análise sobre o uso de múltiplas linguagens e expressões artísticas para compreensão de seu potencial terapêutico como ferramenta de atuação em Saúde” cujo objetivo primário é compreender a importância da arte, em suas diversas formas de expressão, como ferramenta para atuação no campo da saúde mental. Respaldado pela atual política de saúde mental brasileira, que tem como princípio o cuidado em liberdade em rede de apoio psicossocial e comunitário. A metodologia empregada foi de cunho qualitativo realizada por meio de revisão bibliográfica e uso de entrevista semi-estruturada. As entrevistas foram gravadas e transcritas a fim de proceder análise de conteúdo. Foram realizadas entrevistas com pessoas que utilizam o teatro do oprimido como estratégia de ações no cotidiano profissional. Dentre os aspectos que podemos destacar, encontra-se o empoderamento de indivíduos que vivenciam sofrimento mental intenso, além do surgimento de transformações nas relações sociais e familiares dos mesmos, a partir da desmecanização do corpo por meio de jogos teatrais efetuados nos encontros de grupo de Teatro do Oprimido, do exercício de reflexão acerca do que é opressão e de como se manifesta no cotidiano, da possibilidade de repensar ações a partir da encenação, onde o sujeito tem a oportunidade de revisitar uma situação e “se ver agindo”, da criação de um espetáculo de teatro fórum, no qual surgem possibilidades de ação vindas também dos espectadores, que encontram abertura para entrar em cena e compor com ela, tornando o espaço do palco, inclusive, mais democrático. Acreditamos que este estudo possa auxiliar na disseminação do conhecimento a respeito do potencial da arte no fazer terapêutico em saúde mental, de maneira acessível para a comunidade, tanto dentro quanto fora do âmbito acadêmico.
- ItemEmbargoSignificados sobre autonomia de idosos participantes de um Processo de Inclusão Digital (PID)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-08-26) Santos, Luciane de Medeiros dos [UNIFESP]; Ramos, Luiz Roberto [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)General Objective: To gather social representations regarding the autonomy of elderly people participating in a digital inclusion process (DIP) that was developed through health promotion groups (HPGs). Specific Objectives: To comprehend the meanings ascribed by elderly women and men to their autonomy within their conditions of life; To identify possible influences of the DIP on the meanings ascribed by these elderly people to their autonomy; To put the meanings of autonomy among this population into the context of reflections directed towards empowerment within the field of health promotion. Methodology: Data collection and analysis were performed by means of field observations on participants, interviews with a structured path and discourse analysis. Study subjects: These were elderly people within the Epidoso Project who had expressed a desire to participate in a DIP developed through HPGs. Results: The discourse analysis resulted in construction of analysis categories that correlated autonomy with self-image, intersubjectivity, sexuality, gender, comprehensive healthcare, health promotion and digital inclusion. These categories gave emotional and rational support for autonomous or heteronymous choices. The importance of concepts of cooperation and oppression in building autonomous and heteronymous knowledge/practices was identified. Digital inclusion among elderly people may favor increased cooperative autonomy, health promotion and empowerment. The concept of cooperative autonomy was drawn up to understand social representations regarding elderly people’s autonomy. Final considerations: Cooperative autonomy among elderly people takes shape under the following conditions: they should be cognitively lucid and emotionally willing, at least circumstantially, to live with others; they should know their own and other people’s needs and desires; they should accept and respect the emotions and rationalizations that support the choices of each of the individuals comprising the relationship; they should choose conciliatory actions that allow them to concede some desires that are considered less important (for themselves or for the other person), so that requirements that are considered fundamental can take shape. Access to information and services through digital means does not in itself alone ensure that heteronymous social representations forming the basis for oppressive/paternalistic conditions can be overcome, but it may serve to democratize the knowledge/practices produced in different societies, for increasingly large numbers of individuals. Elderly people qualify digital inclusion as a resource that can be added to their life histories. Through digital resources, such individuals are recognized as up-to-date and included within contemporary society, thus making it possible to satisfy their own and other people’s needs and desires.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Vamos Conversar? Discussão Sobre a Autonomia dos Usuários no Centro de Atenção Psicossocial(Universidade Federal de São Paulo, 2021-06-04) Abad, Audra Liz Magalhães [UNIFESP]; Kinker, Fernando Sfair [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9428178474782359; http://lattes.cnpq.br/7422186476108031; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: Esta pesquisa propôs visibilizar a questão da autonomia dos usuários em hospitalidade diurna (HD) do Centro de Atenção Psicossocial III (CAPS) – Centro, na cidade de Santos, estado de São Paulo. Popularmente a autonomia é caracterizada pelo fato da pessoa ter independência. Porém o referido trabalho foi pautado no conceito de que a autonomia está em ampliar a rede de dependências, de forma a que possamos dar sentido à vida, produzindo as próprias normas. Foi colocado em pauta a importância e os desafios de a equipe técnica fomentar a participação dos usuários na comunidade, espaços e serviços em que estão inseridos, despertando o senso de protagonismo em cada um. Objetivos: Buscou-se investigar e analisar quais as percepções dos usuários acerca de como se dá seu protagonismo e autonomia nos espaços em que estão inseridos, e mais especificamente identificar os usuários que necessitam de ações de fortalecimento com relação a sua autonomia, protagonismo, construção da própria história e de seus cuidados em saúde. Método: A pesquisa foi qualitativa com o grupo focal como instrumento principal para obtenção dos dados. Foram realizados três grupos focais nos meses de julho e agosto de 2019, tratando-se de temáticas diferentes a cada encontro; para o aquecimento de cada grupo foi proposto que os usuários fizessem colagens, desenhos ou frases sobre o tema da discussão central do encontro. Além disso, utilizou-se o diário de campo como produção de dados, sendo estes analisados por meio da análise de conteúdo. Resultados: Através deste estudo pudemos comprovar o quanto a questão da autonomia está presente no cotidiano dos usuários do CAPS que vão atrás de seus objetivos, tecem e expandem suas redes de apoio e seu poder de contratualidade no território em que estão inseridos. Ficou evidente que os usuários da Saúde Mental estão expostos a diversos tipos de violência, principalmente aqueles que vivem em regiões de maior vulnerabilidade e risco social, onde habitam em locais insalubres de quartos coletivos, como os cortiços. Destacou-se ainda que a maioria dos participantes da pesquisa procuram se esclarecer e estabelecem estratégias para adquirir ou pôr em prática seus direitos e, de certa forma, buscam o equilíbrio entre o autocuidado e suas realidades.